Salar de Uyuni – O cemitério de trens e a volta para o Atacama

Ainda no terceiro dia da viagem, depois de ver o sol nascer no deserto de sal, visitar uma ilha de cactos e tirar todas as fotos que tinha direito, nosso grupo fez uma pausa para o almoço antes de seguir para o destino final da viagem: o Cemitério de Trens de Uyuni.

Cemitério de Trens, Uyuni

Eu que amo lugares diferentes, principalmente para fotografar, estava super ansioso para chegar lá. Confesso que no caminho entre o salar e o cemitério de trens pudemos ver a realidade em que vive o povo boliviano – pelo menos daquela região. Tudo muito simples, humilde e até precário em alguns pontos.

Por fim chegamos ao Cemitério de Trens de Uyuni. Nada mais é do que um ferro velho com maquinas ferroviárias abandonadas, tão enferrujadas pelo tempo que chegam a ser bonitas.

Cemitério de Trem, Uyuni

O Cemitério de Trens faz parte de praticamente todos os tours que passam pelo Salar de Uyuni. Nessa parada temos um tempo legal para explorar o cemitério e tirar todas as fotos possiveis.

Uyuni - Cemitério de Trens
Cemitério de Trens - deserto de sal de Uyuni
Um Viajante no Cemitério de Trens de Uyuni, Bolívia
Uyuni, Bolívia - Cemitério de Trens

Para a grande maioria do grupo a viagem terminava ali. Pra mim e para o Rafael ainda tínhamos mais um dia pela frente – voltando para San Pedro de Atacama. A viagem com esse pessoal foi incrível… sem dúvidas uma das melhores coisas de viajar é conhecer novas pessoas… novos costumes e culturas. Deixo aqui um abraço a todos do grupo – nem todos estão na foto, mas fica registrado aqui

Grupo da viagem - De San Pedro ao Uyuni

Visitando a cidade de Uyuni

Nosso carro para seguir viagem ainda não estava pronto então pudemos dar uma volta pela cidade de Uyuni. Confesso que ví duas realidades bem distintas dento da cidade. Na rua principal, que leva até a igreja, tudo é até bonitinho e arrumado.

Cidade de Uyuni
Cidade de Uyuni, na Bolívia

A praça da cidade é bem organizada e ao redor existem algumas lojas, bares e restaurantes. Vimos também uma casa de câmbio e um mercado. Ao passar pela pela igreja – onde alguns amigos iriam comprar uma passagem de ônibus – a realidade é outra. A cerca de 2 quadras da rua principal o que podemos ver são  pessoas vivendo e trabalhando em condições bem precárias. Enfim, realidades que encontramos quando viajamos.

Uyuni, a cidade - Bolívia

A volta para San Pedro de Atacama

Saímos por volta das 16h00 horas da cidade de Uyuni. O carro da volta não era o mesmo da ida – dessa vez era uma carro bem ruinzinho. Além de ser visivelmente mais velho, o carro estava meio capenga – pelas frestas da porta entrava vento e, claro, poeira.

No carro estava apenas eu, o Rafael e um outro alemão que nem fazia parte do nosso grupo de ida. Passamos por estradas de terra com movimento intenso de caminhões. Fiquei um pouco tenso, mas nosso motorista era um boliviano bem tranquilo e que dirigia bem.

Quando o sol estava começando a se pôr nós paramos na beira da estrada para tirar a famosa água do joelho. Foi a parada mais propícia que já fiz na vida – tivemos uma vista espetacular do pôr do sol. Logo o que era apenas um pit stop para o banheiro se transformou em uma sessão de fotos. Um belo pôr do sol para confirmar que todo o esforço valeu a pena.

Pôr do sol na Bolívia
Espetacular pôr do sol na Bolívia
Pôr do sol de tirar o fôlego

De volta ao carro seguimos viagem sem parar. Continuamos na estrada noite a dentro e alguns horas depois chegamos no último alojamento que passaríamos a noite.

Como já estávamos sabendo – desde quando fechamos a viagem – este seria o lugar mais simples da viagem. Banho quente nem pensar…. nem gelado para falar a verdade.

O quarto era bem simples, assim como o jantar que foi servido: uma canja e um hambúrguer frito. Confesso que até então eu estava comendo igual um avestruz e nada me fazia mal, mas nesse ponto da viagem a coisa apertou. Tenho quase certeza que foi o hambúrguer que desencadeou uma revolta dentro de mim – sim, deu piriri! – Lembre-se: tenha sempre um papel higiênico com você!

Bom, depois de uma noite não tão confortável, era hora de levantar para seguir viagem. Levantamos antes do sol nascer. Sim, nessa hora eu já estava quebrado, moído, destroçado – mas nem um pouco arrependido!

Algumas horas depois chegamos ao posto de imigração da Bolívia. Ali carimbamos novamente nossos passaportes e tomamos o café da manhã – O mesmo do primeiro dia de viagem. Trocamos de carro, deixando o 4×4 e entrando na mesma van que nos pegou no primeiro dia.

Mais uns minutos na estrada e chegamos a fiscalização de entrada no Chile. Dessa vez nossas malas passaram por um raio-x. Uns minutos depois e pronto – estava tudo certo. Voltamos para o carro e por fim chegamos ao estacionamento de San Pedro de Atacama – era ali nosso ponto final. A incrível jornada a ao Salar de Uyuni foi concluída.

Tudo que eu podia pensar era que sim, valeu a pena. Uma viagem fantástica que me mostrou lugares que eu jamais imaginei visitar. Tivemos alguns perrengues no caminho, mas tudo para me lembrar que as melhores coisas da vida são conquistadas com esforço. Eu estava cansado, sim, mas o mais importante: estava feliz!

Fique atento:

Uma última dica sobre essa viagem! Desde o momento que você embarcar você vai receber alguns papéis – os papéis da imigração até os de entrada em parques e reservas na Bolívia. GUARDE TODOS!!!! Sim, algumas coisas você vai precisar apresentar no caminho de volta. Minha tática era colocar todos os papéis no mesmo lugar, assim eu garantia que não ia perder.

A viagem de volta para Santiago

Acha que meu dia terminou lindo assim? Ahhhh, não mesmo. Não tínhamos tempo a perder. Mesmo cansados ainda havia muitos quilômetros para percorrer.

Recaptulando rapidamente: viajamos por horas no dia anterior, dormimos pouco, acordamos as 5 da manhã em algum lugar da Bolívia e seguimos por longas horas até San Pedro de Atacama.

De San Pedro pegamos uma van até Calama – cerca de 1h30 de viagem. Chegamos no aeroporto de Calama e graças a uma confusão com o horário perdemos nosso vôo – fique ligano nos relógios e não marque bobeira. Enfim, mais uma hora esperando!

Embarcamos de Calama para Santiago – cerca de 3 horas de vôo. Pousamos enfim em Santiago e o Rafael me fez pegar o ônibus que leva ao centro da cidade. Agora pensa em um ônibus lotado, mas muuuuuito lotado – claro que eu fui de pé! Juro, não havia humor que resistisse – Eu poderia matar qualquer um que me olhasse torto naquela hora.

Já era bem tarde quando descemos no centro de Santiago e seguimos caminhando em direção ao nosso hostel. Eu confesso: não fazia menor ideia de pra onde estava andando. Liguei o piloto automático e segui o Rafael. Por sorte ele achou um caminho fácil e logo chegamos ao hostel – incrível por sinal.

Depois de um banho para tirar a craca, eu desabei na cama como uma pedra que cai de um penhasco. Que jornada meus amigos! Agora era recuperar as energias para conhecer Santiago!! Muitos posts pela frente

Veja aqui os posts sobre a viagem ao Salar de Uyuni:

Visão geral sobre a viagem de San Pedro ao Salar de Uyuni.

Uyuni, primeiro dia de viagem

Uyuni, segundo dia de viagem

Uyuni, terceiro dia de viagem

 

Mundo Aberto

Mundo Aberto é um projeto dos blogs The Way Travel e Um Viajante para explorar o mundo por mais de um olhar e detalhar cada experiência vivida nas expedições, de pontos turísticos e belezas naturais a informações sobre hospedagem, transporte, alimentação e dicas para aproveitar a viagem.

mondial-pos-2016

Meu Primeiro Mochilão

About The Author

Robson Franzói é um curitibano de 27 anos, formado em design e obcecado por descobrir coisas novas. Em 2012 decidiu correr atrás dos seus sonhos e no seu primeiro mochilão descobriu sua grande paixão: viajar! Amante também da fotografia, o garoto criou esse blog para compartilhar suas histórias, aventuras e clicks pelo mundo. Suas fotos já estão ficando conhecidas, aproveite e acompanhe o Instragram @blogumviajante

Related posts

46 Comments

  1. isa

    Que relato fantástico, Robson! Esse passeio parece realmente incrível. Adoro a forma como você escreve, nos faz viajar junto.
    As fotos do pôr do sol ficaram excepcionais!
    Parabéns pela viagem e pelo blog. E continue compartilhando conosco suas aventuras
    Abraços

    Reply
  2. TATIANA

    Olá Robson! Estou pesquisando sobre o Atacama e o Salar de Uyuni e o seu site é o melhor de todos! Parabéns pelos relatos e principalmente pelas fotos! Você tem talento!
    Pode me dizer que equipamento você usou para fazer as filmagens, pois percebi que a filmagem não estava tremida?
    Você sugere quantos dias em Atacama? E quais passeios em Atacama são imperdíveis?
    Aguardo sua resposta!
    Tati

    Reply
  3. Rodrigo

    Robson,

    ótimo relato.

    Estou pensando em fazer o tour para Uyuni também, e gostaria de voltar para Santiago no mesmo dia que a volta de Uyuni para San Pedro, igual você fez.

    Estou em dúvida quanto aos horários de vôo que eu pego.

    Que horas mais ou menos o tour de Uyuni chega em San Pedro, e qual horário de vôo você pegou ?

    abs.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Rodrigo… o ideal é pegar o Vôo para o fim do dia… lá por 18h30. Foi isso que eu fiz…

      Eu cheguei em San Pedro na hora do almoço… lá por 3 da tarde eu já estava a caminho do aeroporto…. Cheguei com tempo de folga, mas é melhor ter tempo sobrando do que faltando. Lembrando que imprevistos podem acontecer e seu retorno atrasar…

      Abraço!!

      Reply
  4. Natália Carvalho

    Olá Robson!
    Ótimos os seus posts, adorei os detalhes sobre cada pedaço da viagem e, principalmente, o bom humor com que você encarou os perrengues do caminho. Li outros posts sobre a visita ao Salar Uyuni e, sinceramente, vi muita reclamação, mas mochileiro tem que estar preparado pra essas coisa, né?
    Duas perguntas: qual agência você contratou pra fazer a viagem? E no caso de quem não volta para o Chile, como você, como fica o resto do roteiro?
    Obrgada

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Nat… nossa, desculpa a demora para te responder… acho que seu comentário ficou perdido aqui. Então.. eu fiz os passeios no Atacama com a Ayllu e para o salar com a Cordillera Traveller. Para quem não volta para San Pedro a viagem termina em Uyuni, aí você precisa seguir viagem pela Bolívia… Como eu não fiz essa opção eu não tenho um roteiro pra você…. Qualquer dúvida é só gritar aqui…Bjoo

      Reply
  5. Claudia

    Oi Robson! Incrível seu relato. Vou na semana do saco cheio pro Atacama e estou tentando incluir o Salário de Uyuni na viagem. Para tanto, duas perguntinhas:
    – que horas você chegou em San Pedro na volta da viagem? Você foi direto pro transfer que te levou pra Calama? Ou teve que esperar em algum lugar ou pagar por outra diária?
    – existe algum passeio de 1 ou 2 dias para o Salar de Uyuni ou só existe esta opção de 3 noites?

    Parabéns pelo blog e pelas fotos excepcionais. Deixaram no chinelo todos os guias que eu tenho lido.

    Beijos

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Clauu… opa, ótima opção para a sua semana do saco cheio…. Mas por ser só uma semana eu não sei se vai ter tempo de ir até o Salar. A volta você chega perto do meio dia…. mas não tem opção de ir até o salar e voltar com menos de 3 noites. O que tem é um passeio pela Bolívia (sem chegar no salar), onde você passar por lagunas lindíssimas… a laguna verde, a laguna colorado…. Então dá pra tentar encaixar esse passeio… Qualquer dúvida dá um grito!! Bjoo

      Reply
  6. Amanda

    Oi Robson!

    Tenho uma dúvida. Minha viagem já tá toda certa, só falta comprar as passagens e eu ainda to na dúvida sobre a viagem pro Salar… No trecho de volta tu comentou que voltou você, seu amigo e mais uma pessoa. Eu vou fazer essa viagem sozinha e infelizmente fico na nóia com a minha segurança. A viagem pro salar em si é segura pra mulheres fazerem sozinhas? No caso eu farei a mesma coisa que você, vou para o Salar e volto pra San Pedro pra pegar meu vôo em Calama. E outra coisa.. essa viagem pro Salar costuma ter dias certos para sair? Tipo, sexta, sábado e domingo ou é algo bem randômico?

    Obrigada!

    Reply
      1. Daniel

        Olá, tb vou sozinho!
        Na minha progrmação estarei embarcando ao Salar do Uyuni dia 18/10 e chego no Atacama dia 13/10!!! E vc?

        Reply
      2. Gabriele

        Oi Ana! Tudo bem? Eu vou dia 01/11 pra SPA! 5 dias lá e depois o tour pro Salar de Uyuni.
        Você já fechou a sua viagem?

        Bjs

        Reply
  7. Rodrigo Leone

    Olá Robson, tudo bem?
    Fiquei mega interessado em fazer essa mesma viagem que você fez e poder desfrutar de paisagens deslumbrava também. Só que eu pretendo fazer o caminho inverso, começando na Bolívia, pelo Salar de Uyuni e finalizando no Deserto do Atacama, no Chile, até mesmo porque depois pretendo partir para Santiago e curtir um pouco o início da temporada de inverno, em junho.
    Minha dúvida é a seguinte: quanto tempo leva pra fazer uma viagem da do Salar de Uyuni até o deserto do Atacama? 3,4, 5 dias? A viagem é corrida ou da pra aproveitar bem, fazendo alguns mini trekkings ou passos de bike? Ou não é possível?
    Agradeço muito se puder me ajudar nessa parte.
    Um grande abraço e sucesso em suas próximas aventuras.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Rodrigo, tudo certo? Então cara… rola de fazer essa viagem no sentido contrário sim!! Existem algumas agências que você pode contratar pra isso, lá em Uyuni mesmo.. Eu fiz com a Cordillera Traveller e sei que eles tem escritório por lá.. A viagem dura 3 dias/2 noites… Saindo de Uyuni e chegando em San Pedro de Atacama… dá pra aproveitar bem, mas não rola de fazer trekking ou bike… você vai no 4X4 da agência e vai parando em lugares lindos…. ai depois volta pro carro e continua a viagem!

      Hospedagem e alimentação já estão inclusas no passeio!!

      Qualquer outra dúvida é só dar um grito aqui Abraçooo!!! E fica de olho no blog que tem muita coisa nova do Atacama que vou postar

      Reply
  8. Alberto

    Robson, parabéns pelo Post, realmente um ótimo fotografo também, quanto as fotos usou o modo automático ou regulavas a cada foto ? Pretendo Ir em 18/12 , de Camionete até SPA, do Rio Grande do Sul, vou até Santiago depois subo, pretendo deixar ela em SPA, e contratar o Tour , sabes me dizer o valor em dólares que pagaste por esse passeio completo a Uyuni ? é necessário levar Saco de Dormir para o frio ? e qual o seu Blog post que fala do que fazer em SPA , quantos dias vc acha que eu preciso entre o Salar e SPA !
    Desde já agradeço sua resposta !! Grande Abraço !

    Reply
    1. Robson Franzói

      Fala Alberto!! Tudo bom?? Vai ser uma grande viagem hein!?!!?

      Então, pelo que eu vi essa viagem de 4 dias para Uyuni, saindo e voltandoo para San Pedro, fica em torno de 200 dólares – lembrando que hospedagem e alimentação estão inclusas. O Saco de dormir não é obrigatório… eu levei, achei que foi bom… mais confortável dormir no seu próprio saco de dormir!

      Você quer saber o que fazer na cidade de San Pedro em si… ou sobre os passeios para fazer no Atacama?

      Vamos conversando… qualquer dúvida dá um grito aqui

      Reply
  9. Laura

    Robson, seu blog é incrível!!!! Queria saber que horas vc chegou em São Pedro depois de voltar do Salar de Uyuni. Abraço.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Laura, tudo bom? Muito obrigado pelo elogio!! Que bom que chegou aqui e está pegando as dicas…

      O retorno é próximo ao meio dia, se não tiver nenhum imprevisto…

      Qualquer outra dúvida é só me dar um grito

      Reply
  10. Patricia Carvalho

    Robson!!! Delícia de relato!!! Já estou a caminho com cada leitura feita por aqui! Pergunta (talvez) cretina: Quantos dias ao todo? Vi que Uyuni foram 4 dias entre ida e volta… é isso? E mais 4 em San Pedro?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Pati, tudo bom??? Hahaha, que bom que gostou…. Pode perguntar a vontade viu!?!

      Então, é isso mesmo… A viagem para o Uyuni dura 4 dias (3 para ir e 1 para voltar para San Pedro). Você também pode fazer a viagem de 3 dias e não volta, optando então para seguir viagem pela Bolívia.

      Já no Atacama eu recomendo ficar no mínimo 4 dias, para aproveitar mesmo…. Mas por lá tem muita coisa para fazer, dá pra passar semanas!!!! hahaha

      Precisando de qualquer outra coisa é só dar um grito aqui

      Reply
  11. Andrei

    Robson,
    aproveitando o post, que horas normalmente se chega de volta ao Atacama no 4º dia da viagem para Uyuni (retorno de Uyuni para Atacama)?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Andrei, tudo certo? É legal confirmar isso com a agência… mas com a Cordilheira Traveler eu cheguei perto do meio dia em San Pedro…. Normalmente é nesse horário, se não rolar nenhum imprevisto!

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito

      Reply
  12. Jessica

    Robson, muito legal seu post, adorei. Eu estou querendo comprar um pacote bem legal que inclui atacama e uyuni, entretando este passeio começa no atacama e termina em uyuni (não volta pro atacama). Você sabe o que eu poderia fazer neste caso? Tem como eu comprar separado o retorno de uyuni para atacama? Agradeço muitoooooo!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Jessica… tudo bom? Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar de uma viagem de um mês pela Europa e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Olha… não posso te dar certeza 100%… mas assim, lá na cidade de Uyuni tem várias agencias de ônibus (que na verdade não são bem “agências”…. são portinhas bemmmmm simples… mas bemmmm simples mesmo… onde você compra ticket de ônibus). Eu não sei mais detalhes sobre a viagem de ônibus e tal…. talvez seria legal pesquisar um pouco mais sobre isso…

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  13. Letícia

    Olá Robson!
    Primeiramente, parabéns pelo blog! Está nos ajudando muuuiiito a planejar nossa viagem.
    Então, estamos planejando a viagem Atacama / Uyuni /Santiago para dezembro/2016
    Estava olhando os horários de vôos de Calama para Santiago e o horário mais tarde é as 17:30.
    Você acha que dá pra voltar de Uyuni a tempo de pegar esse vôo?
    Obrigada

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Lê, tudo bom? Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar de uma viagem de um mês pela Europa e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Então… sempre podem acontecer imprevistos, mas acredito que dá sim! Na minha primeira viagem deu tempo… agora estou indo pra lá de novo, em junho, e vou fazer Uyuni. A minha volta vai ser igual a sua… também comprei a passagem para o fim do dia…. é pra dar certo!! heheh

      Fica de olho no blog pois até a sua viagem eu já vou postar mais coisas por aqui

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
  14. Luciana lopes maciel

    Olá, Robson. Parabéns pelo Blog, uma referência para as viagens ao Chile e Atacama. Um dúvida. É necessário utilizar o passaporte? Ou apenas com o RG (Carteira de Identidade) consigo passar pela posto de imigração da Bolívia?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Lu, tudo bom? Pode ser RG sim, mas precisa estar em bom estado e ter menos de 10 anos. Eu sempre vou com passaporte, assim ganho meus carimbos de recordação

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
  15. Gabi Garcia

    Oi Robson, td bem?
    Achei fantástico seu blog…muito bom. Estou organizando minha viagem para o Atacama e Salar em Novembro e estou me baseando em quase tudo no seu blog.
    Queria tirar uma dúvida com relação ao Salar. São 4 dias contando saída do Atacama e volta no Atacama? Digo, no 4º dia já estarei no Atacama? Estou perguntando pois queria voltar e ir direto ao Aeroporto e ir pra Santiago, não queria ficar mais um dia no Atacama ou Calama. É possível?
    Eu já comprei passagem de São Paulo- Santiago (15 a 28/11), mas ainda não comprei de Santiago-Calama (Dilema, rs). No mesmo dia vou pro Atacama – daí dia 19 eu iria para o Salar e pelas contas volto dia 22/11 – no mesmo dia consigo ir pra Santiago ou é melhor dormir uma noite em Calama e ir dia 23?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Gabi, tudo bom?? Muuuito obrigado por sua mensagem, que bom que gosta do blog! Desculpa a demora para te responder… Estou desde julho sem conseguir dar uma atenção aos comentários do blog… No meu último post eu comentei um pouco sobre isso…

      Então, o quarto dia é a sua chegada em San Pedro sim. Normalmente você chegar perto do meio dia – se não houver nenhum imprevisto.

      Aí assim… eu já fiz isso que você quer fazer, de comprar a passagem para o mesmo dia. Dá certo, mas é melhor comprar para a noite desse dia. Depois das 19h pelo menos. Tudo dando certo você vai até passar um tempo no aeroporto, mas é melhor do que fazer tudo na correria.

      Bom, se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  16. Herica

    Olá Robson! Adoro seu blog e já aproveitei muitas das suas dicas quando fui pra Europa! Agora estou querendo fazer Chile(Santiago e Atacama)/Bolívia(Salar Uyuni) e queria te perguntar uma coisa: se voce não tinha programação pra fazer na Bolívia pq não fez o caminho inverso do Salar Uyuni(saindo da Bolívia pro Chile)? Desculpa a “intromissáo”…rs

    Reply
  17. Juliana

    Nossa Robson, li tudooooo e adorei. Eu estava pensando em ir até a Bolívia e depois ir pro Atacama, exatamente como aa Herica disse no post acima, no entanto, é complicado e caro chegar até Uyuni de avião. Agora, após ler seus posts, estou chegando a conclusão que fazer bate e volta a partir de San Pedro é uma boa.

    Valeu por compartilhar

    Reply
    1. Robson Franzói

      Opaa, que bom Ju!! Fico feliz em saber que o blog está ajudando!! Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
  18. Rodrigo Mendes

    Bom dia Robson! Excelente blog cara, facilita bastante a quem procura informações. Parabéns. Estou indo daqui a duas semanas para o Chile, fazer Salar – Atacama – Patagônia e tenho algumas dúvidas.

    Quando você foi para o Salar, levou toda sua bagagem ou deixou alguma coisa no hostel?

    Abraços,
    Rodrigo

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Rodrigo, tudo beleza!?!? Que bom que curtiu o blog, fico super feliz em saber!! Então, a bagagem vai com você sim! Eles colocam sua mala maior na parte de cima do carro e só tiram de lá no final do dia, quando vocês chegam onde vão dormir.

      Por isso é importante ter uma mochila menor junto com você, para carregar câmera, água, óculos.. essas coisas. A mala maior fica em cima do carro e você não ter como pegar ela durante o dia.

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
    1. Robson Franzói

      Fala Franco, tudo beleza? Então, tudo vai depender da agência e do tipo de passeio que você quer fazer. Um viagem mais simples, saindo de San Pedro até o Salar e voltando, em 4 dias e 3 noites, custa na faixa de 200 dólares – com hospedagem, alimentação e transporte incluso.

      É uma viagem mais roots…. pra quem curte aventura. Também existem as viagens mais completas… com melhor alimentação… melhores hotéis no caminho e tal. Mas aí é um valor mais alto, por ser uma opção privativa.

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *