Viajando de ônibus pelo Camboja!

Como ir de Siem Reap para Phnom Penh e de Phnom Penh para Sihanoukville. Veja como foi minha aventura para chegar em Koh Rong.

Essa foi uma das partes que mais me preocupou em toda minha viagem pelo Sudeste Asiático. Como eu contei no post anterior, eu decidi passar alguns dias em Koh Rong, uma ilha localizada no sul do Camboja.

Chegando em Koh Rong, Camboja

 Veja aqui algumas informações sobre Koh Rong.

Uma aventura para chegar em Koh Rong

Pois é, colocar Koh Rong no meu roteiro foi fácil… o difícil mesmo foi chegar lá.

A única forma de ir de Siem Reap até Koh Rong é de ônibus + barco. Mas o complicado é que não existe um busão direto de Siem Reap até o pier para você pegar o barco –  você precisa primeiro viajar até a capital do país, Phnom Penh, de lá viajar até Sihanoukville e aí então chegar no pier para pegar o barco.

Como chegar em Koh Rong

Bom, eu li muito sobre essa viagem antes de ver que realmente era a única opção – não sei se ler tanto foi a melhor escolha. Eu acabei encontrando muitos relatos sobre os perigos nas estradas do Camboja – perigos de acidentes mesmo.

Não vou esconder isso de você, fiquei realmente preocupado!

Para otimizar o meu tempo, e me deixar ainda mais tenso com a viagem, eu decidi ir de Siem Reap para Phnom Penh em um ônibus noturnoassim eu pegaria o próximo ônibus para Sihanoukville logo que chegasse na capital.

Pesquisei, pesquisei e pesquisei até que descobri que a empresa mais confiável para viajar por lá é a Giant ibis.

Giant Ibis, Ônibus - Camboja

Além de ter bons comentários, possuí ônibus com velocidade controlada, pelo menos segundo descrição no site… por algum motivo isso me deixou um pouco mais tranquilo.

Passagens e horários

Pra não ter nem chances de ficar sem as passagens, eu comprei tudo ainda no Brasil – diretamente no site da empresa: giantibis.com

Viajante de Siem Reap para Phnom Penh

Meu ônibus saiu de Siem Reap às 23h. Era um ônibus com camas para dormir – não tão confortáveis quanto os ônibus leito que temos no Brasil, mas ainda sim foi melhor do que eu esperava.

Ônibus Noturno, Camboja
Olha como eu tava inspirado para tirar foto…

Eu paguei 10 dólares + 1 dólar de taxa pelo cartão de crédito. Hoje verifiquei o preço e a passagem está 15 dólares + 1 dólar de taxa.

A viagem dura cerca de seis horas e meia, então a chegada em Phnom Penh era prevista para 5h30 da manhã – rolou um pequeno atraso e chegamos às 06h15 na capital.

Tomei uns 3 remedinhos e fui dormindo a viagem inteira! Lembro só de ter acordado uma vez durante a noite, olhado pra fora e visto um congestionamento em uma estrada de terra…. só não sei se eu vi isso mesmo ou se foi sonho.. ?

Viajando de Phnom Penh para Sihanoukville

Meu ônibus saia de Pnom Penh às 8h – então deu tempo tranquilo, mesmo com o pequeno atraso do primeiro bus. Por ser da mesma companhia, o local de partida desse segundo ônibus era exatamente onde cheguei.

A viagem até Sihanoukville não é curta… são mais quatro horas e meia até lá! Meu horário previsto chegada era 12h30.

O pior é que rolou atraso e eu acabei chegando em Sihanoukville perto das 14h – sendo que meu barco para Koh Rong saía às 14h30!! Imagina o meu estado dentro do ônibus, tentando perguntar pro motorista se faltava muito tempo e ele não entendendo nada de inglês! Sufoocooo!

Se no primeiro ônibus eu não pude ver muita coisa, nesse eu consegui ver as loucuras pelas estradas do Camboja. Sério, famílias inteiras dividindo espaço em uma moto minúscula…. capacete então, pra quê? E não era algo raro…. era uma atrás da outra… sem falar em cada coisa mais louca que vi eles carregando nas motos… surreal!!

Estradas no Camboja

Enquanto ficada de boca aberta com as estradas do país, o meu ônibus ia parando no caminho para o povo descer…. por isso o atraso!! Tinha uma galera muito lerda para pegar as malas – eu tava quase descendo lá pra despachar o povo mais rápido… 

O meu desespero era maior pois o barco que ia me levar para Koh Rong era do hotel que eu reservei na ilha – e esse barco só faz esse trecho uma vez por dia!

Resumindo, só pra você entender a história: eu precisava chegar na rodoviária de Sihanoukville, de lá ir até uma agência na rua principal da cidade e só então ir para o pier pegar o barco – tudo isso em menos de meeeeia hora!!!!!

Um Viajante atrasado

Quando eu vi que o ônibus parou mais uma vez, e dessa vez em um posto de gasolina, aí eu não aguentei e fui novamente falar com o motorista – não que fosse adiantar algo, mas eu precisava saber se ia demorar muito ou não.

Nessa hora me aparece um motorista de tuk-tuk que entende que eu preciso chegar na rua principal de Sihanoukville e me diz que me leva pra lá mais rápido…

Ahhh mas eu não pensei duas vezes… catei minha mochila e me mandei com o tuk tuk.

Feliz

Eis que o motorista do tuk tuk simplesmente sai da estrada e começa a passar por um lugar muuuuuito estranho…. sem muito movimento, um lugar meio abandonado e com um ar beeeem suspeito.

Ferrou, morri, já era, acabou pra mim, vivi o que deu pra viver… foi o que pensei…

Sequestro? Tráfico de órgãos?? Trabalho escravo?? Juuuuurooo pra você que tudo isso passou na minha cabeça!!!

Chocado!

Como que eu saio de um ônibus, entro num tuk tuk aleatório, sem nem saber onde eu estava no mundo e sem ter certeza pra onde ele estava me levando!?!?! Aaaaah se minha mãe ler isso vai querer me matar!

Felizmente o cara não do tuk tuk não era mal nesse nível… o pior que ele fez foi tentar me deixar em outra agência na rua principal (pra ele ganhar comissão) e tentar me cobrar 50 dólares por uma corrida que não durou 10 minutos… tá boa né querida!?! Pra cima de mim??

Pra cima de mim

Aí foi a minha vez de não entender inglês! Entreguei 5 dólares pra ele, catei minha mochila e me mandei sem olhar pra trás – por sorte eu tinha visto a localização da agência no mapa e era bem próxima de onde ele me deixou. Enfim, estava salvo!

Quando cheguei na agência a moça foi suuuuper atenciosa e fez de tudo para contactar o barco e fazer ele me esperar lá no pier.

No fim tudo deu certo… mas oxê, foi uma baita aventura chegar em Koh Rong!

Bom, a história foi longa, então vou repassar alguns detalhes importantes:

Viagem de ônibus de Siem Reap para Phnom Penh

Companhia: Giant Ibis
Valor da passagem: 15 dólares + 1 dólar de taxa
Tempo de viagem: 6h e 30 minutos
Horário de partida: 23h
Horário previsto de chegada: 5h30
Tipo do ônibus: sleep bus, com camas para dormir. Um lado do ônibus com camas individuais e outro lado com duas camas. Todas as camas no formato beliche… eu fui dormindo em cima, no lado de camas individuais. Recomendo!

Viagem de ônibus de Phnom Penh para Sihanoukville

Companhia: Giant Ibis
Valor da passagem: 11 dólares + 1 dólar de taxa
Tempo de viagem: 4h e 30 minutos
Horário de partida: 8h
Horário previsto de chegada: 12h30
Tipo do ônibus: foi um ônibus de viagem pequeno, com poltronas confortáveis. Único inconveniente foi o atraso por ele parar para os passageiros desembarcarem no caminho.

Comprei as duas passagens no site oficial da empresa: giantibis.com

Dica final: não desça do seu ônibus e peguei carona com um estranho…. vai que você não tem a mesma sorte que eu

Então é isso!! Espero que tenha curtido acompanhar esse post! No próximo eu vou contar mais detalhes do lugar onde me hospedei em Koh Rong. Fica ligado aqui no blog, hein! E não deixe de me acompanhar pelo mundo através do Insta @blogumviajante Beijoooo e tchauuuu!!

mondial-pos-2016

Meu Primeiro Mochilão

About The Author

Robson Franzói é um curitibano de 27 anos, formado em design e obcecado por descobrir coisas novas. Em 2012 decidiu correr atrás dos seus sonhos e no seu primeiro mochilão descobriu sua grande paixão: viajar! Amante também da fotografia, o garoto criou esse blog para compartilhar suas histórias, aventuras e clicks pelo mundo. Suas fotos já estão ficando conhecidas, aproveite e acompanhe o Instragram @blogumviajante

Related posts

3 Comments

  1. Vitor

    Comprei essa passagem da capital para Siem Real também por essa companhia por este site que indicou. Embarco daqui 2 semanas! =)

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Douglas, tudo bom? Eu fui de avião… saindo de Bangkok…

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *