Roteiro de Viagem: Europa

Espanha, França, Alemanha, Holanda, Bélgica e Inglaterra… Seis países, doze cidades e muita aventura em trinta dias na Europa. Confira o roteiro da minha próxima viagem…

Quem acompanha a jornada desse blog sabe que a minha primeira viagem foi pra Europa  quando descobri meu amor por viajar, em março de 2012.

No ano seguinte eu realizei meu segundo mochilão pelo velho continente – uma aventura que transformou minha vida completamente.

Agora, 4 anos depois da primeira viagem, eu estou com tudo pronto para retornar, descobrir novos lugares e rever cidades que marcaram toda essa história.

* * * * *

O novo roteiro vai ser uma mescla da primeira e da segunda viagem – incluindo algumas novas cidades e também um novo país…

Meu terceiro roteiro de viagem na Europa

Meu ponto de entrada na Europa dessa vez será Madrid, a cidade que mais gosto na Espanha.

Madrid, Toledo e Sevilha

Bate-voltas saindo de Madrid já estão confirmados: um para Toledo e outro, um pouco mais esticado, para Sevilha.

De Madrid eu sigo para Barcelona, onde ficarei por quatro dias. A cidade ainda não ganhou o meu amor, confesso! Vamos ver se nessa segunda vez eu me rendo aos seus encantos.

Barcelona e Montserrat

Apesar de não ter uma longa estadia na cidade, eu vou fazer um bate-volta para Montserratque promete ser um dos lugares mais lindos da viagem.

Me despeço então da Espanha e sigo para França…  Ahhh.. Paris… A primeira cidade que visitei fora do Brasil e que guardo um carinho muito especial – já estou contando os minutos para chegar lá.

Paris e Colmar

Saindo de Paris eu vou parar em Colmar, uma cidadezinha linda que fica no leste da França, na região de Alsácia, aos pés dos Vosges. Só de ver as fotos dessa cidade eu já começo a sonhar.

Deixando a França para trás, meu próximo destino é Colônia, na Alemanha. Mais uma cidade que eu sonhava conhecer e finalmente consegui encaixar no roteiro.

Colônia, Alemanha

Outra pausa estratégica na Alemanha será em Düsseldorf, onde vou visitar o café do Dritan Alsela – um dos baristas mais famosos do mundo!!

Seguindo viagem, a próxima parada será Amsterdam, em plena primavera! É impossível não se apaixonar por Amsterdam nessa estação.

Amsterdam e Keukenhof

É claro que uma visita ao Keukenhof não pode faltar… assim como também um retorno para Zaanse Schanse se Deus quiser, dessa vez, com bastante sol.

Saindo da Holanda eu finalmente vou visitar a Bélgica que acabou ficando de fora dos meus dois primeiros roteiros.

A cidade base principal será Brugges, que parece ser deliciosamente linda. Uma passadinha rápida em Bruxelas também está nos planos…

Brugges, Bélgica

E enfim, fechando a viagem, Londres! De volta a terra da Rainha, depois de 4 anos… será que ainda vai se manter no topo da minha lista de cidades favoritas?

Londres, Inglaterra

Pois é…. depois de visitar tantos lugares diferentes e conhecer tantas culturas, vou me aventurar mais uma vez pela Europa. Agora, muito mais maduro e com uma nova forma de ver o mundo, como será que vou enxergar as belezas da Europa?

Outro ponto que também vai ser diferente nessa viagem é que não vou sozinho. Um cara muito especial vai estar comigo… Diogooo!! Eu e ele estamos com alguns projetos para esse ano, que ainda são segredo, mas que tenho certeza que vocês vão curtir muuuuuito!! Aguardem!! 😀 😀

Parceiros da viagem

Muitas empresas conheceram o meu trabalho aqui no blog e estão apoiando essa viagem. Eu gostaria então de destacar cada uma delas e agradecer pela parceria. Esse apoio é fruto do trabalho que venho realizando a quase 5 anos…

Parceiros da Viagem

Muito obrigado pela confiança e muito obrigado também a cada um dos leitores que curte, compartilha e comenta nos posts, ajudando a dar vida ao blog.

Viagem em tempo real…

Se você quiser me acompanhar em tempo real, se liga nessas redes:

Instagram Um ViajanteInstagram

blogumviajante
Se você ainda não segue, faça isso já!!

Snapchat blogumviajanteSnapchat

blogumviajante
Pra você me acompanhar em tempo real!!

Espero que vocês acompanhem a viagem e fiquem ligados nas redes sociais. Quem quiser me mandar dicas para esse roteiro, sugestões de lugares para visitar e o que fazer por lá, fique a vontade para contribuir aqui nos comentários. Valeuuuu!!!! Abraço!!! Qualquer coisa dá um gritoooOoOoo!
*Fotos utilizadas no post: Shutterstock e Robson Franzói. 

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

79 Comentários

  1. Mariana

    Boa tarde. Descobri seu blog em uma pesquisa para minha viagem de janeiro deste ano para Portugal e Espanha. Adorei todas as dicas e segui seus conselhos e roteiros. Adorei seu novo roteiro de viagem e tenho certeza de que vira com bastante coisas lindas para nós, leitores. Como já passei pela maioria das cidades que vai visitar, vim falar que tem vários posts com dicas no meu blog, se quiser dar uma olhada. E, mais uma vez, obrigada pelas ótimas dicas de Portugal e Espanha ?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Mari!! Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Que bom que chegou aqui no blog…. que pena que só vi o seu comentário agora, mas vou dar um passada no seu blog sim!!

      Obrigado pelo comentário 😀

      Responder
  2. Estevao

    Faaaaaaala Robson! Vou acompanhar a viagem de vocês por aqui fera. Que vocês consigam curtir o máximo possível! Como sempre o seu roteiro ficou show! Grande abraço e aproveitem !!! 😀

    Responder
    1. Robson Franzói

      Valeuuu Estavao!!! Acabei de chegar… a viagem foi incrível!!! Desculpa a demora para te responder… só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Nos próximos dias já vou começar a postar… tem muita novidade e aventura para contar aqui no blog 😀

      Grande abraço!!!

      Responder
  3. Andre Ribeiro

    Minha primeira viagem internacional também foi em 2012 e visitei 3 cidades que estão aí no roteiro: Londres, Amsterdam e Paris. Desde já desejando ótima viagem a vocês e ansioso pelas notícias no blog.. Forte abraço..

    Responder
    1. Robson Franzói

      Fala Andre!!! Tudo bom?? Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      A viagem foi incrível!!!! Estou cheio de dicas a aventuras para compartilhar aqui… fica de olho no blog!!! 😉

      Muito obrigado por sua mensagem!!! Abração!!!

      Responder
  4. Vinícius Casaca

    Oi Robson! Mais uma vez, obrigado pelo blog! Me ajudou muito na minha viagem pela Europa! Agora uma dúvida, quanto tempo terá essa sua próxima viagem? Valeu!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Vinícius, tudo certo? Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar da viagem… foi um mês rodando a Europa… só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Estou cheio de dicas e novidades para compartilhar aqui no blog… Fica de olho!!!

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito!! Grande abraço!!

      Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Suuu!!! Não foi dessa vez… mas vou te visitar lá, PROMETOOO!!!!! Manda um beijo pra Rainha Bebete quando chegar lá :*

      Beijooooooo

      Responder
  5. Natália

    uauuuu… vou acompanhar muito!!
    Boa viagem Robson, já estou doida para ver suas novas postagens sobre esses lugares 😀
    ps: quando eu crescer quero viajar muito assim. hauhauhauhau

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Ana!!!!! Italianaaa!!! Só agora vi sua mensagem… acabei de chegar da Europa… um mês por lá… e agora uma lista grande de comentários para responder!! Te espero em Curitiba hein!!?!? Em breve para conhecer o Café do Viajante 😉

      Beijos!!

      Responder
  6. D´lange

    Olá agora na metade de junho pretendo ficar 20 dias na Europa, pretendo começar por `Praga, Alemanha, Holanda, Paris, Espanha, Portugal.
    Pode me dar dicas de hostel e preços
    Obrigada
    D´lange

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi D´lange, tudo bom? Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar da viagem e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Você tem a lista de cidades que vai visitar? Os valores também vão variar de acordo com o seu estilo de viajante…. se prefere hoteis, hostels….

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
  7. tahis lugao

    Ola meu querido!!
    Estou programando um mochilão para EUROPA, a minha principal duvida : terrorismo!!

    Gostaria de saber, quais foram os seus cuidados em relação a isso? Voce evitava alguns lugares? Evitava sair a noite??
    Desde já, agradeço a atenção

    Abraços

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Tahis, tudo bom? Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar da viagem e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Então.. olha, não tomei nenhum cuidado diferente… sei que o terrorismo assusta, mas é algo que não dá pra prever… Ainda acho mais perigoso andar pelas ruas do Brasil do que pela Europa.

      Londres, por exemplo, está em alerta máximo contra o terrorismo desde 2014… Na Bélgica, por conta dos últimos atentados, tinha exercito nas ruas pra todo lado…. Paris também vi bastante.

      Então assim.. dá pra aproveitar normalmente. O que você vai ver é que em alguns lugares vão pedir pra revistar sua mochila e tal… essas coisas… Os controles estão mais rigorosos.

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
  8. Primeira viagem

    Me de um ajuda Robson,tudo bem??Estou com viagem marcada,passaportes ok,financeiro ok, a situação que me preocupada,é questão de hospedagem,tenho um irmão que mora na Espanha,ele esta totalmente legal,só que,nao tem condição financeira de aplicar uma carta convite,então,ele estará me mandando copia da cidadania espanhola e uma copia do contrato da residência dele,Se for perguntado para mim sobre aonde eu ficarei e se conheço alguém,o que eu faço?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Tiago, tudo bom? Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar de uma viagem de um mês pela Europa e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Olha, uma dúvida mais específica a sua…. assim… quando você vai ficar na casa de alguém, o que eles recomendam é a carta convite. Como no seu caso você vai descartar a carta, eu acho que as vezes é melhor você reservar um hotel, pode ser no Booking mesmo, do que tem cancelamento gratuíto, e depois você cancela. Pois eu acho que se você falar que vai ficar na casa do seu irmão, eles podem pedir algumas coisas…. talvez até a carta.. Não sei ao certo… talvez ver direto com o consulado seja uma boa… apesar que acho que eles vão te sugerir a carta. Mas na dúvida faça a reserva em algum hotel…

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Lu, tudo bom? Acabei de chegar dessa viagem, foi durante o mês de abril… só agora estou colocando os comentários em dia… por isso a demora para responder…

      Aproveite o roteiro.. em breve vou fazer vários posts contando a viagem, fica de olho 😉

      Responder
  9. Indiapaje

    Querido, vendo seu blog me bateu uma saudade do mochilão que fiz pela Europa com a Paty. Lembra? Nos conhecemos no hostel em Londres e juntamos um grupo (Eu, vc, Rafael, Paty, Henrique e Thiago) pra explorarmos a cidade. Mande lembranças pra Londres por mim! Boa viagem! Bjs

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oiiii… ahhhh claro que eu lembro!!! Passei por Londres e lembrei muito da gente. Inclusive passei na frente do YHA…. parecia uma viagem no tempo…. Doido né!?! Cada viagem é única… tempos que não voltam… foi muito legal encontrar vocês lá… saudades!!

      😀 Beijooo!!! 🙂

      Responder
  10. Guilherme

    Oi robson! Seu blog é um dos melhores, e sempre recomendo para os meus conhecidos.
    Uma coisa que gosto muito é falar os preços das coisas. Na minha última viagem à Europa isso foi bem importante na hora de planejar (utilizando sua planilha excel heheh)
    Nessa nova viagem, por favor, não deixe esses importantes detalhes de fora.
    Em 2017 farei uma nova viagem e seu roteiro possui vários países que irei. (Alemanha, holanda e inglaterra)
    Obrigado e continue assim!!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Gui, tudo certo? Que bom saber que curte o meu trabalho aqui no blog!! Cuido desse blog com muito carinho! Desculpa a demora para te responder, cheguei essa semana da viagem e só agora estou conseguindo colocar os comentários em dia…

      Pode esperar que vai ter post com os custos sim!!! Fico ligado aqui!!

      Grande abraço!!

      Responder
  11. Gabriela

    Seria legal voce fazer uma atualização dos peços
    como voce fez no primeiro mochilão pela Europa. Tenho certeza que muita coisa mudou, então conta pra gente!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Gabi, tudo bom?? Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar da viagem e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Pode deixar… vou fazer um post com os novos valores… anotei muita coisa nessa viagem 😉 Fica de olho no blog 😉

      Responder
  12. Isabel Teixeira

    Olá,

    Tropecei em seu blog e achei o máximo 🙂
    Düsseldorf vale muito a pena vais adorar… já eu prefiro Barcelona 🙂 🙂

    Gostei muito do que escreveste do meu Porto em Portugal 🙂

    Bjnho

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Isabel, tudo bom?? Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar da viagem e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Ahhhhh eu me apaixonei por Düsseldorf… gostei mais até do que de Colônia…. Agora Barcelona não consegue cair nos meus encantos… Sou mais Madrid!!! 😀

      Agora Portugal é o melhor…. como eu amo esse país!!! 😀

      Obrigado pelo comentário!!!! Beijoooooo

      Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Jé!!! hHAHAHAHAHA…aiii a viagem acabou!! Já estou sofrendo de depressão pós viagem!! 🙁 🙁

      Sonhoooo em voltar pra Tailândia!!! Quem sabe no ano que vem…. mas talvez Índia, que morrooo de vontade de conhecer… mas é segredo, não conta!! 😀

      Fica de olho aqui no blog 😉 E no snap também!! Em junho vai ter mais viagem 😀 😀

      Beijoooo

      Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Aline!! Tudo bom? Claro!! Acabei de chegar da viagem e logo vou começar a escrever sobre ela… pode deixar que vai ter post com os custos sim!!!

      Fica de olho no blog 😉

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
  13. Veruska lemos

    Robson, amei sua viagem…acompanhei praticamente todos os dias pelo Snap, pena q acabou né? Estou ansiosa pelos posts, vou fazer Londres, Edimburgo, Bruxelas, Bruges, Amsterdã e Paris em agosto com meu marido e filha e vou aproveitar muito suas dicas. Que bom q conseguiu pegar sol em Zaanze Schans, tb vou e espero ter essa sorte. Hehhe….adorei tudo! Ah…q máquina fotográfica vc usa? Obrigadaaa

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Vê, tudo bom? Ahhh que superrr que acompanhou a viagem… nem me fale que acabou.. dá até uma tristeza 🙁

      Mas agora é hora de fazer posts contando tudo sobre a viagem.. fica de olho aqui!!

      Ahhh.. eu uso uma Sony a77 e uma Sony RX100 MIII.

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
  14. Elisângela Perdigão

    Oi Robson! Estou adorando o seu Blog…. Já “viajo” por ele há dois dias, quase não trabalho… rsrs
    Mês que vem estarei indo para a Europa e vou fazer um inter rail de 21 dias. Passarei em Portugal (Lisboa e Porto), Inglaterra (Londres), França (Paris), Holanda (Amsterdam), Suiça, (zurich,Lucerna- indicação tua), Alemanha (Colônia e Munique ), Eslovênia (Ljubljana, Bled e Postojna), Itália (Veneza e Milão). Em princípio serão estes os destinos.
    Vi que recentemente você esteve viajando pela Europa, e dentre estes destinos que citei, há algum que você indicaria que não esteja na minha listinha? De preferência algum que esteja dentro desta rota, que é pra não fugir muito…. Afinal será muita coisa pra pouco tempo!
    Um grande abraço!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Eli, tudo bom? Ahhh que suuuuuuper esse seu roteiro hein?? Bastante coisa…. difícil até colocar alguma coisa aí pois não sei se daria tempo…. Não sei como está a sua distribuição de dias…

      Assim… eu fui para Colônia agora e dei um pulo em Düsseldorf… simplesmente AMEI!!! E pertinho de Munique tem füssen, onde tem o castelo de Neuschwanstein e também tem Salzburg, na Áustria… que fica pertinho…

      Mas acho que seu roteiro já tem bastante coisa!! Vai ser incrível!!! Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
      1. Elisângela Perdigão

        Uauuuu!!! Estou com uma expectativa gigantesca! Dentro do meu cronograma já está incluído o castelo de Neuschwanstein (esqueci de mencionar… rsrs). Vou ver se consigo ir à Düsseldorf, já que é perto. Obrigada pelas dicas!!!!!
        Quando será a sua próxima viagem? Bjooos

        Responder
  15. Jessica Nogueira

    Oi, Robson.
    Comecei a acompanhar seu blog na metade do ano passado, numa pesquisa sobre a Tailândia. Meu sonho é conhecer esse lugar.
    Esse ano comecei a te acompanhar pelo snap e simplesmente amei suas publicações sobre a Europa.
    Fiquei triste em não ter te acompanhado pelo snap quando foi pra Tailândia, ia ficar louca hahaha
    Dito isto, apesar de fazer pouco tempo que esteve na Ásia, tem alguma previsão para visitar novamente a Tailândia?
    Agradeço e desejo muuuuuuitas viagens á você, para que eu possa sempre estar acompanhando.
    Beijos

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Jé, tudo bom? Ahhhh que legal ler o seu comentário!! Muito bom saber que acompanha o blog e curte o meu trabalho! Fico muito feliz!!

      Por mim eu voltaria hoje mesmo para a Tailândia.. Que viagem sensacional foi aquele!! A melhor de todas eu acho…

      Penso em voltar pra lá sim… quem sabe no ano que vem.. mas não tenho certeza ainda.. Estou com muita vontade de visitar a Índia!! Deve ser uma loucura!!!

      Fica de olho no blog… muitas novidades e viagens em breve!!

      Bejoooss!

      Responder
  16. Fabíola

    Olá Robson td bem? Preciso de uma ajuda estou querendo partir pra Europa com a mochila nas costas( nem sei como escolher a mochila rsss), para realizar um sonho do meu irmão, pretendemos ficar por lá por volta de 3 meses. Queria dica de mochila e locais para visitar, pois vi q vc conhece bem.
    Desde já agradeço.

    Responder
  17. Gi

    Olá Robson!
    E quais os destinos das suas próximas viagens?
    Meu próximo destino é a Tailândia, por isso estou no aguardo dos seus posts sobre a Ásia 🙂
    Em breve também terei meu blog sobre viagens, por isso quero te fazer um “convite”: sonho em conhecer Egito e Jordânia, mas falta companhia. Seja por falta de interesse em conhecer esses países, medo de viajar para países islâmicos, seja por falta de dinheiro em viajar para o exterior, N motivos.
    Daí eu tive uma ideia: convidar blogueiros de viagem que também tenho interesse em conhecer as Pirâmides do Egito, e a cidade de Petra! Entre outros pontos turísticos, claro!
    Um pacote para lá, saí por volta de 3000 dólares em uma agência de viagens, e eu gostaria de ir pra lá em fevereiro ou março de 2017.
    Que tal?
    Sou a viajante medrosa haha….Não tenho coragem de viajar sozinha, e dizem que especialmente para o Egito, nem é bom mulher viajar desacompanhada. Se tiver interesse me fala, que eu vou tentar angariar um grupo de blogueiros viajantes para embarcar nessa aventura 😀

    Responder
  18. Mayara

    Ola Robson, tudo bem? Primeiramente quero deixar meu Parabéns à você. Seu blog é nota 10. Aqui podemos encontrar todas as dicas possíveis sobre um mochilão. O melhor blog que achei até agora foi o seu.
    Bom, agora queria pedir uma opinião. Esse vai ser meu primeiro mochilão. Vou com meu namorado. Mas eu estou totalmente perdida sobre em qual cidade começar, e qual terminar. Pretendo ficar 20 dias inteiros pela Europa. E as cidades que não quero deixar de fora são; Paris (5 dias) Roma (4dias) Veneza (3) e Amsterdam, munique, bruxelas eu estou pretendo fazer em 4 dias essas 3, Será que consigo utilizando trem? Bate e volta?E também gostaria muito de ir a Madrid e Londres rsrsrs Me dê uma dica por favor. O que você não deixaria de fora desse roteiro?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi May, tudo bom? Ahhh que bom ler o seu comentário… bom saber que chegou aqui e curtiu o conteúdo, fico muito feliz em saber 😀

      Então… decidir as cidades é difícil mesmo. Você já chegou a ver que eu tenho um guia aqui no blog para quem vai fazer o primeiro mochilão? Pode ser uma opção legal para você. Eu falo sobre a escolha dos destinos e a organização do roteiro, bem detalhado… Acredito que te ajude 😉

      Entre Paris, Roma e Madrid são boas cidades para entrar ou sair. Londres não é uma boa opção pois a taxa do aeroporto de lá é uma das mais caras do mundo… eu só descobri isso agora e paguei uma fortuna.

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
  19. Luanna

    oi Robson, você não tem ideia de como seu blog salva a vida da gente hahahaha! as dicas do chile foram otimas, me ajudou bastante, uma pena que não deu pra ir p/ atacama, salar e cia, depois quero fazer uma viagem exclusiva só pra isso! estou pensando no meu proximo roteiro, e quero fazer europa, com ctz tdas essas dicas vão ajudar tambem! obrigada por compartilhar um conteudo tão exclusivo e com tanto detalhe!
    Abraço!

    Responder
  20. Jamila Miranda

    Ola Robson, estou ir a Portugal,com 3 amigas e um gato, pela primeira vez temos reserva de hotel e seguro, 50euro por dia pra 7 dia,E estou em duvida em relação ao gato e com medo de ser barrada por causa to gato e mas ele está com a documentação em dias, o que faço?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Jamila, tudo bom? Olha, confesso que a primeira vez que recebo uma pergunta nesse sentido… Mas ele tem uma caixa de transporte e tal? Se está com a documentação em dia, tem caixa e o hotel que você reservou aceita animais, acredito que não terá problema. Mas será que ele não vai limitar um pouco a sua viagem? Não conseguiria deixar ele em algum hotel aqui mesmo? São apenas 7 dias, será que ele não vai sobre pra ir junto?

      Vale pensar melhor eu acho… apenas uma sugestão.

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
  21. Camila

    Oi, Robson!!
    Vc poderia me ajudar? Vou pela primeira vez pra Londres, Paris, Espanha (Madrid e Barcelona) e Portugal (Lisboa) em novembro. Quantos dias você recomendaria em cada cidade?
    Adoro seu blog!!!
    Desde já, muito obrigada!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Cami, tudo bom? Então, bem resumidamente: Londres 5 dias, Paris 5 dias, Madrid 4 dias (incluindo um dia para Toledo), Barcelona 3 dias e Lisboa 5 dias (incluindo um para Sintra).

      Essas são as sugestões de quantidade mínima em cada cidade… menos que isso seria bem corrido… e quanto mais, melhor!!

      Que bom que curte o blog, fico feliz em saber! Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Lucas, tudo certo? Cara, até tenho, mas hoje eu priorizo os comentários aqui dos posts.. pois é bastante coisa.. aí pra não me perder e conseguir responder todo mundo, foco aqui.

      Tem pergunta no face, no insta, no e-mail.. só falta por carta hahaha.. Manda aqui que eu respondo tranquilo 😉

      Responder
  22. Karoliny Luz

    Oooi Robson, tudo bom? eu sou a Karol, tenho 17 anos e estou planejando o roteiro do meu primeiro mochilão pela Europa, pra daqui a mais ou menos um ano e meio (até lá já vou ter quase 19) kkk, e estou planejando com um amigo que já teve experiências fora (ao contrário de mim que terei o meu primeiro contato com o mundo afora rsrs), e estou muitoo animada!! No meio de pesquisas encontrei o seu blog e já amei! Sou apaixonada por viajens, por experiências, lugares novos, pessoas novas, culturas diferentes! Estou me antecipando o quando antes pra evitar imprevistos, planejando tudo com muita calma, e espero que dê certo! Parabéns pelo blog, é incrível. Que pena que só conheci o blog agora, não pude acompanhar viagens anteriores mas tenho certeza que poderei acompanhar várias outras que virão. Sucesso, beijão!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Karol!!! Tudo bom!?!? Desculpa a demora para te responder… Estou desde julho sem conseguir dar uma atenção aos comentários do blog… No meu último post eu comentei um pouco sobre iss

      Ahh, que show que você tem esse sonho de viajar e que já começou a programar isso com antecedência… é a melhor coisa que você pode fazer. Não desista desse sonho hein!?!?

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui 😉 Beijãooo

      Responder
  23. Kah

    Robson parabens pelo blog, qual conselho vc daria para usar o celular na europa, vou para Londres, Belgica, Paris, Italia… seria mais para usar a internet, desde ja obrigada pelas dicas.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Kah, tudo bom? Olha, eu desisti de comprar chips por lá. Utilizo a internet dos hoteis, hostels e dos restaurantes – quando tempo. Starbucks e McDonalds quase sempre rola um wifi sem dificuldades… E nas lojas da Apple é sempre certo e com uma velocidade ótima!! 😀

      Responder
  24. Elizangela

    Oi Robson. Sempre estou por aqui pegando suas dicas. Fiz o Atacama com sua ajuda. rsrsrs
    Agora estou montando a Europa com a sua ajuda mais uma vez. rsrsrs
    O Roteiro será o seguinte:
    Lisboa 3 dias
    Sintra 1 dia
    Porto 1 dia
    Madrid 2 diastoledo 1 dia
    barcelona 4 dias
    Paris 5 dias
    Holanda 4 dias
    Belgica 2 dias
    Alemanha 3 dias ( esse seria Colonia, Dusseldorf)
    Meu retorno seria por Amsterdam .
    O que vc Acha?

    Eu queria ir de Paris- colmar- Colonia. Pq ai terminaria em Amsterdam. como vc fez esse percurso?
    Obrigada 😉

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Eli, tudo bom!?! Então, seu roteiro está bem distribuído… um pouquinho corrido em alguns pontos, mas nada impossível! Já conseguiu definir o seu roteiro e sequência?

      Eu fiz tudo isso de trem, apenas de Barcelona para Paris que eu fiz de avião (nessa minha viagem mais recente).

      Se ainda tiver qualquer dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  25. Fernanda Coimbra

    Oi Robson,
    Td bem?Primeiro parabéns pelo blog e pelo guia, ficou lindo! Imprimi e fiz uma apostila, tá me ajudando muito. As vezes a intenet tem tanta informação que confunde a gente, rsrs.
    Então queria pedir sua ajuda/idéias…vou viajar com meu namorado, temos no máximo uns 16 dias. Já defini com certeza Paris, Londres e Amsterdam (vou seguir basicamente os seus roteiros) e talvez acrescentar novas ideias/locais de outros cantos, kkk.
    Queria saber se acha que 5 dias em Paris, 4 em Londres e 4 em Amsterdam (com aparada em Bruxelas) daria pra aproveitar bem? Ou se você sugeriria algo mais?
    Também queria saber se sugere algum local especifico para comprar passagens de avião e trem, alberbergues ou hoteis e os passeios nas cidades?
    Muito obrigada pela ajuda! Abraços, Fernanda Coimbra

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Fer, tudo bom? Que bom que chegou aqui no blog e está conseguindo a ajuda que procurava. Então, 16 dias para essas cidades está ótimo. Sua distribuição de dias está praticamente perfeita!

      Eu deixaria 6 dias em Paris (incluindo um para Versailles) / 5 dias para Londres e 4 para Amsterdam. Se conseguir passar uma noite em Bruxelas, acho que seria legal também, só pra poder sair a noite por lá.

      Acho que assim o seu roteiro ficaria fechado e perfeito! Sobre as passagens de avião, você diz a passem saindo do Brasil ou para voar lá dentro?

      Passagens de trem eu já comprei algumas vezes com a RailEurope e deu tudo certo… uma ótima opção, principalmente se for viajar em alta temporada: http://bit.ly/RailEuropeViajante

      Bom, espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  26. Silvana

    Olá, parabéns pelas dicas! Tenho algumas dúvidas e espero que você possa me ajudar!
    Bom, moro no Japão e estou planejando uma viagem ao Brasil, e pretendo fazer uma parada na França para conhecer um pouco da Europa. Não seria uma super viagem planejada, mas sim uma parada rápida de uma semana +ou- para compensar a escala, por isso queria gastar pouca grana! E dentro dessa semana queria visitar Bélgica(que é meu sonho), e Londres! Queria saber se compensa comprar aquele ticket para usar trem à vontade? E queria saber também se você deixa reservado todos os seus hotéis com bastante antecedência?
    Desde já agradeço.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Sil, tudo bom? Então… vamos lá… super legal sua ideia de estender essa escala em Paris. Mas vamos ver quantos dias você realmente teria que ficar para aproveitar bem.

      Em Paris, no mínimo 4 dias… se pensar em visitar Versailles, aí coloca 5 dias. Para Londres, bem corrido uns 4 dias também. Só nisso você teria 8 dias…. será que consegue esticar a viagem mais uns dias para incluir a Bélgica? Já que é seu sonho, eu tentaria colocar uns 2 dias em Brugges + 1 em Bruxelas…

      Nesse caso eu não sei se valeria a pena usar o passe de trem… acho que comprar o ticket individual é melhor no seu caso.

      Sobre as reservas de hotéis… eu costumo fechar isso com uns 2 meses de antecedência ou até mais.

      Bom, espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  27. Myrthes

    Se você aprecia carros, em Dusseldorf não deixe de reservar um tempo para visitar o Classic Remise. Uma fantástica exposição de carros clássicos (há vendas também).

    Responder
  28. Osani Silva

    Oi Robson, oi galera!!!! Vou fazer um mochilão pela Europa em Setembro com mais 3 amigas e gostaríamos de visitar principalmente a França, Inglaterra e terminar na Alemanha, teremos 20 dias para isso saindo de Salvador, mas nem sabemos por onde começar (só que vamos)
    Alguém aqui já fez esse roteiro e pode me dar as dicas???

    Agradeço muito

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Osani!! Tudo bom?? Grande viagem hein… vai ser incrível, tenho certeza!!! Mas fora os países, já pensaram nas cidades? Pensa nelas pra começar a estruturas o roteiro…

      Seguinte, não sei se você viu, mas tenho um guia bem legal aqui no blog… pra quem vai fazer o primeiro mochilão. Acho que pode te ajudar nesse planejamento… dá uma olhada:

      https://www.umviajante.com.br/guia-mochilao

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
  29. Flávia Pontes

    Adorei seu blog ( o melhor que já pesquisei ) e estou precisando muuuuuuuuuuuito de uma ajudinha(ajudooona :). Estou montando meu roteiro pra Europa após ter lido diveeeeeeeeersas informações e preciso de algumas dicas e tua opinião.
    Montei da seguinte forma : Chegada por Paris ( 2 dias – já conheço, quero apenas revive-la:); sigo pra Bruxelas 3 dias ( sendo que 1 dia inteiro e noite pra Bruxelas, 1 dia Bruges (bate e volta) e 1dia Ghent ( bate e volta ou sigo pra Amsterdã daqui, o que vc acha? Pq até então a ideia é voltar pra Bruxelas e sair cedo no dia seguinte); Amsterdã (3 dias), Colonia (1 dia) e Dussserldorf 1 dia ( pensei em fazer bate e volta p colonia, vc acha viavel?), aqui que surge a grande questão, quero ir a Praga e é o percurso mais longo que farei. Li sobre trens noturnos que seria uma ótima pra economizar tempo e dar uma descansada no percurso ( pegando vagão exclusivo pra mim e meu esposo ( isto é, se for viável financeiramente ).- Podes me indicar quais empresas fazem esse percurso e queria ter ideia do valor tbm tanto vagão exclusivo quanto passagem segunda classe mesmo.- Praga (2 dias ), Viena ( 2 dias) e Budapeste (2 dias ).
    A ideia é comprar ida e volta por Paris mesmo, apesar de não ser o indicado, sai beeeeeeeeeeeem mais barato pra gente e ja dei uma pesquisada e voltando de avião de Budapeste para Paris tá saindo por 91,00 (reais) pela Ryanair ( só tenho que ver como fica a questão de bagagem, vc sabe me dizer? Eles cobram fora a parte? ).
    Enfim, Robson, me ajuda ai!:)
    abraços

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Flá, tudo bom?? Que bom que você gosta do blog, fico muuuuuito feliz em saber.. de verdade! Desculpa a demora para te responder, eu estou na Ásia e só agora conseguindo colocar os comentários em dia.

      Então, vou tentar te ajudar… vamos lá…

      Paris 2 dias ok (pois você já conhece) / Bruxelas e Brugges ( eu me hospedaria em Brugges e faria apenas uma bate volta pra Bruxelas… ou passaria duas noites em Brugges e 1 em Bruxelas… teria que cortar Ghent, mas é só uma sugestão). Aí 3 dias em Amsterdam, ok! Aí eu colocaria 2 dias em Colônia e faria um bate volta para Dusseldorf (foi o que eu fiz no ano passado).

      Sobre o trem… bom… normalmente tem trem noturno sim, eu só não consigo confirmar pra você agora pois a minha internet aqui na ilha tá meio zuada. Mas você pode pegar uma cabine para você e seu marido sim, só valores que não consigo ver pra você agora.

      Aí você ficaria 2 dias em Praga, 2 em Viena e 2 em Budapeste. Aqui achei muuito puxado.. você estarão cansados com tantos deslocamentos. Eu cortaria uma delas e deixaria pelo menos 3 noites nas outras duas… acho que vocês aproveitariam melhor dessa forma.

      Sobre a passagem… normalmente a bagagem vai ser cobrada a parte, na hora de comprar a passagem você já vai adicionar os extras.

      Bom… espero ter ajudado… lembre que são apenas sugestões tá 🙂

      Se precisar de qualquer coisa é só me dar um grito aqui. Abraçoo!!!!

      Responder
  30. Roberta

    Oi Robson, primeiro queria dizer que fiquei curiosa pelo blog depois de te conhecer no Café aqui em Curitiba.
    Estou encantada com suas fotos e já amando navegar pelos posts planejando minha próxima viagem.
    Cai aqui nesse post procurando por uma ideia de roteiro, vou viajar ano que vem e quero muito conhecer Amsterdam, mas meu noivo está doido para ir para Toledo. Você acha viável os dois destinos na mesma viagem, Espanha-Holanda? Pela pesquisa que fiz só dá para chegar de avião e o vôo é bem demoradinho… Ai to nesse impasse, alguma dica?
    Beijos!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Rô, tudo bom? Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar de uma viagem e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Que demais saber que chegou aqui depois que visitou o café!!! Espero que tenha gostado 🙂

      Então, Toledo é uma das minhas cidades preferidas… e Amsterdam também 😀 Elas realmente são distantes e você precisaria pegar um vôo, mas eu não vejo muito problema.

      Na minha última viagem pela Europa, que foi com o Diogo (lá do Café), nós começamos por Madrid (visitamos Toledo), depois fomos de trem para Barcelona e de lá pegamos um vôo para Paris. Demos mais um giro e e depois chegarmos em Amsterdam. No seu caso você poderia ir voar direto para Amsterdam. Eu acho que vale a pena sim, se for a vontade de vocês e vocês tiverem tempo para aproveitar bem as cidades 🙂

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui ou passar no café pra bater um papo 🙂 Grande abraço!!

      Responder
  31. Leticia

    Oi Robson! Seu blog foi a inspiração da minha viagem pela Ásia. Agora estou planejando um mochilão pela Europa. Seria possível você disponibilizar um roteiro dia-a-dia!? Muuuito obrigada! Bjs

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Lê, tudo bom? Que bom saber que você foi pra Ásia com as dicas aqui do blog e agora está indo pra Europa. O espírito viajante pegou em você também!! 🙂

      Vou postar mais roteiros por dia sim, pode deixar! 😉

      Responder
  32. Joyce Anny

    Olá, tudo bem?
    Já li quase seu blog inteiro e estou amando.
    Então, vamos fazer nosso primeiro Mochilhão ano que vem! Eu e meu esposo.
    Poderia me dar uma opinião?
    Até então, eis nosso itinerário:
    Londres > Amsterdã > Paris > Veneza > Roma

    Você acha melhor a gente viajar de trem ou de avião mesmo entre os países?
    Pq até então iríamos de avião entre os países e somente de Amsterdã > Paris e Veneza > Roma de trem.
    Qual a sua opinião? Acha que tá legal assim como fiz?
    Ou acha que seria interessante usar trem em todas as rotas.
    Obrigada por compartilhar suas experiencias com a gente. ;D

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Joy, tudo bem e você? Ahhh que legal que vai fazer essa viagem… muito bom!!

      Então, da sua lista eu só não conheço Veneza, mas não é por falta de vontade… sou louco para conhecer.

      Vocês já estão com as passagens compradas? Pergunto isso pois a taxa do aeroporto de Londres é uma das mais caras do mundo.

      Você talvez poderia fazer na seguinte ordem: Paris > Londres > Amsterdam > Veneza > Roma

      Ou manter Londres em primeiro, ficando assim: Londres > Paris > Amsterdam > Veneza > Roma

      São boas opções!

      Eu faria Paris > Londres > Amsterdam de trem. Aí usaria um trem noturno para Veneza (se tiver a opção) ou então avião.

      De Veneza para Roma eu acredito que trem pode ser a melhor forma.

      Enfim, espero ter ajudado! Se precisar de qualquer coisa me dá um grito.

      Abraços!!

      Responder
      1. Joyce Anny

        Obrigada por responder!
        Ainda não compramos nada. Estamos planejando. Quero deixar tudo certinho antes de começar a comprar.
        Depois eu acabei vendo em um comentário seu sobre as taxas de Londres. Daí acabamos mudando nosso itinerário para entrar por Paris.
        Obrigada pelas dicas.
        Queria que fosse tudo de trem por conta da enrolação que é em aeroporto. Trem é muito mais tranquilo. Enfim..
        Não encontrei trem noturno saindo de Amsterdam. Encontrei saindo de Paris.
        Mas vou pesquisar um pouco mais sobre o trem noturno para Veneza, pra tomar uma decisão.

        Obrigada 😉

        Responder
  33. Desiree

    Oi Robson, como está?

    Primeiro preciso dizer que estou amando o seu blog. Ano passado eu e meu esposo fizemos nossa primeira viagem internacional (Paris) e, desde então, nos tornamos “apaixonados por viagens”.
    Desta vez faremos um tour por alguns países da Europa em Janeiro (friiiiiio) e pensamos já em algumas coisas que queremos ver em cada lugar, porém passaremos mais dias em Barcelona do que nos outros países e não sabemos muito o que conhecer por lá (além da Casa Battló, Bairro gótico e, é claro, Camp Nou haha). Pode nos dar dicas de coisas imperdíveis?
    Passaremos por Lisboa, Barcelona, Paris (um amor especial por esse lugar , Berlim e Roma.

    Obrigada 🙂

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Desiree!!! Tudo bem e você? Que delícia de viagem!! Tenho certeza que vai amar!!

      Então, Barcelona tem muuuitas coisas para fazer! Depende muito do seu gosto e do tempo que vão ficar por lá. Tem a Sagrada Família, que eu acho imperdível!! E vale a pena comprar o ticktet pra evitar a fila, vou te passar o link: http://umvia.me/getsagradafamilia

      Esse site é super confiável e vale muito a pena comprar antecipado! Inclusive tem várias coisas de Barcelona e outra cidades que valem muito a pena, até o ticket da visita ao Camp Nou. Vou deixar o link de Barcelona para você: http://umvia.me/getbarcelona

      Enfim, tem muita coisa. Tem museus incríveis, tem a Barceloneta, os mercados, parques… enfim.. muita coisa!!

      Se precisar de ajuda me dá um grito aqui 😉

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *