Um Viajante…

Robs

Bom, não se pode conhecer o mundo lendo um guia de viagens, assim como também não da pra você me conhecer só lendo essa página. De qualquer maneira é um bom ponto de partida, tanto o guia para se começar uma viagem como essa página você me conhecer.

Eu nasci em Curitiba, onde cresci e moro até hoje. Tenho um cachorro chamado Harley, um golden retriever que entrou pra família para encher a casa de alegria.

Sou formado em Desenho Industrial e aprendi muito mais do que eu esperava na faculdade. Descobri o valor de muitas coisas. É incrível como um compasso pode ser caro e como não existe valor para uma tarde com os amigos.

Hoje tenho uma agência de publicidade com dois amigos, a Invente Comunicação. Lá eu passo o dia com pessoas nada normais e corro sérios riscos de ser afetado por essa convivência. Sou apaixonado por fotografia e curto esse hobby por puro prazer e diversão.

Sou viciado em seriados, filmes e livros… Ainda que a correria do dia a dia me mantenha um pouco afastado desses vícios. Mas não vou me estender nesse assunto, vou resumir meus favoritos da seguinte maneira… Um seriado para se rever por toda a vida: Friends; Um filme: Meia noite em Paris; Um livro: Harry Potter; Meu super-herói favorito: Dexter.

Eu sempre gosto de planejar e traçar metas para tudo que vou fazer. Na faculdade eu acredito que a maioria dos estudantes sonham em viajar depois de formados, mas a porcentagem dos que realmente levam esse sonho adiante é muito pequena.

No começo de 2011, poucos meses depois de formado, eu iniciei o planejamento da minha primeira grande viagem. Com uma câmera na mão, uma mochila nas costas e muitos destinos no mapa. Planejei uma viagem por minha própria conta, para ser o meu próprio guia, gestor absoluto do meu tempo e soberano das minhas decisões. Sim, eu me declarei Um Viajante.

Agora eu espero que este blog, onde vou relatar minhas viagens e aventuras seja útil para você que também sonha em ser Um Viajante. Para terminar, deixo aqui as palavras de um escritor norte-americano que me fizeram refletir e ter certeza que eu tomei a decisão correta:

“Daqui vinte anos você estará mais decepcionado pelas coisas que você não fez do que pelas coisas que você fez. Portanto lance fora as amarras. Navegue longe dos portos seguros. Pegue os ventos da aventura em suas velas. Explore. Sonhe. Descubra.”

Mark Twain

About The Author

Robson Franzói é um curitibano de 27 anos, formado em design e obcecado por descobrir coisas novas. Em 2012 decidiu correr atrás dos seus sonhos e no seu primeiro mochilão descobriu sua grande paixão: viajar! Amante também da fotografia, o garoto criou esse blog para compartilhar suas histórias, aventuras e clicks pelo mundo. Suas fotos já estão ficando conhecidas, aproveite e acompanhe o Instragram @blogumviajante

Related posts

128 Comments

  1. Elisangela

    Olá Robson,
    Sou de Curitiba também, fiz uma trip em outubro e na sequencia estarei postando no mochileiros o relato.
    Show de bola seu blog, super organizado.
    Estarei acompanhando
    Um abraço
    Elisangela

    Reply
    1. Nadine Gomes

      Boa Noite, Robson!tudo bem!
      Tenho tentado contato com a Ayllu e não consigo!
      Vc sabe se eles ainda trabalham como hostel?
      Abraços…
      Adorei suas dicas, seu blog é excelente!…Pretendo ir com uma amiga ao Atacama em Abril, comemorar meu aniversário!

      Reply
      1. Robson Franzói

        Oi Nadine, tudo bom? Eles trabalham sim, apesar do foco principal ser a agência de passeios… O hostel deles é quase um quebra galha para os viajantes…

        Eles estão com um volume bem grande de mensagens agora, por conta da promoção que está dando 30% de desconto para os leitores… dá uma olhada aqui:

        http://www.umviajante.com.br/chile/4640-desconto-atacama

        Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito

        Reply
  2. Robson Franzoi

    Oi Elisangela, tudo bom??

    Que bom saber sobre sua viagem!! Vou ficar de olho pra ler o seu relato, é sempre bom conferir as dicas de quem já passou por essa experiência. Obrigado pelos elogios!!

    Grande Abraço!
    Robson

    Reply
    1. Lilian

      Oi, Robson. Tudo bem? Muito maravilhoso seu blog. Estou no Chile e aproveitei várias dicas. Assim como você, amo viajar e tirar fotos. Tenho um blog antiguinho que quero repaginar e gostaria de contar com a sua ajuda. Chame aventurasdelilica mas está desatualizado. O blogspot não é muito bom. Então você poderia me indicar como fez o seu blog? Pagou para alguém criar ou fez sozinho? Qual ferramenta utilizou? Pagou pela sua url? Me ajuda, Robson! Um bj e abraço.

      Reply
      1. Robson Franzói

        Oi Lilian!!! Tudo bom?? Primeiro muuuuuuito obrigado pela mensagem…. que bom que gosta do blog e que as dicas te ajudaram… Então, sobre o blog…. Na verdade eu mesm que fiz tudo… layout e tudo mais… Utilizo WordPress e recomendo, é a melhor plataforma que tem…. e sim, paguei pela URL… que é o domínio….

        Qualquer outra coisa é só dar um grito aqui Bjooooo

        Reply
  3. Michelly

    Oi Robson,

    Te encontrei através do site Mochileiros.Com e me surpreendi quando abri sua planilha com o roteiro da sua viagem para a Europa. Então, eu devo ir para Londres em Abril visitar uma amigona e ainda estou me decidindo quais outros países vou visitar. Pensei de antemão em fazer um roteiro parecido com o seu e, por isso, acabei chegando até aqui. Estou um tanto quanto atrasada no planejamento dessa viagem, mas é que a ideia de ir para a Europa surgiu de repente, pois na verdade eu nem pensava em ir agora e também não tenho muita paciência para me organizar assim, gosto de ter uma ideia na cabeça e ir. Porém, sei que uma viagem como essa não pode ser feita dessa forma. Enfim, o seu roteiro vai me ajudar bastante. De repente, podemos trocar informações ou até mesmo nos encontrarmos em alguma cidade.
    Valeu pelas informações postadas por aqui. Adorei!

    Abraços,

    Michelly.

    Reply
  4. Robson Franzoi

    Olá Michelly, tudo bom?

    Muito obrigado pelos elogios!! Espero que minha planilha ajuda na sua viagem, disponibilizei ela com essa ideia: ajudar outros viajantes, assim como eu também tive muito ajuda para planejar tudo. Boa parte da minha programação está naquela planilha, mas tem muita coisa paralela também. Fiz várias rotas pelo google, “andei” pelas ruas pelo street view e busquei o máximo de informações sobre transporte e algumas dicas de alimentação. Fazendo isso você vai continuar com uma viajem independente, mas vai se sentir muito mais segura. Saber como andar de metrô, se tem que comprar o ticket antes de subir no ônibus ou lá dentro mesmo… esse tipo de coisa… E você acaba economizando dinheiro e tempo, duas coisas muito importantes em uma viagem! Se nosso roteiro se cruzar em alguma cidade quem sabe nos esbarramos por lá!! Uma ótima viagem pra você!!!

    Reply
  5. Bruna

    Olá Robson!
    Curti sua idéia e roteiro.
    Acho que vai ajudar muita gente que também curte viagem e sonha em rodar por aí.

    Só uma dúvida: quanto pretende gastar?
    Abs.,
    Bruna

    Reply
  6. Robson Franzoi

    Então Bruna, tudo bom? Sobre os gastos vai muito de pessoa pra pessoa. Geralmente mochileiros são mais econômicos e só gastam com o que é necessário. Uma boa média é você separar o dinheiro da sua hospedagem e ter no mínimo 50 Euros por dia. Seperado disso tem a passagem de avião e as passagens entre uma cidade e outra na europa. Mas eu já vi relatos de viajantes que gastaram menos e outros que gastaram mais… O ideal é pensar em tudo com bastante antecedência, assim da pra guardar dinheiro com mais calma e aproveitar a viagem da melhor maneira, sem se preocupar muito com o gasto… Depois da viajem vou relatar como foram os meus gastos!!

    Grande Abraço!
    Robson

    Reply
  7. OSCAR

    E AI VELHO ESTOU PLANEJANDO ALGO PARECIDO PRO FINAL DO ANO, A TUA ORGANIZAÇÃO TA SHOW DE BOLA.
    ME DA UMA DICA AI:
    SOBRE DOCUMENTAÇAÕ PARA ENTRAR E SAIR DOS PAISES; SÓ PASSAPORTE E PROVAR QUE VC TA SÓ DE VISITA JA BASTA OU VC SALIENTA ALGO IMPORTANTE.ABRAÇO!!

    Reply
  8. Roberta

    Olá Robson!
    Amei o relato…. já peguei várias dicas pra usar na minha trip que está chegando. Lendo consegui viajar com vc…
    Parabéns!!!!!

    Um abraço, Roberta

    Reply
  9. Tathiana

    Robson,
    Parabéns pelo site. Sensacional!
    Estou começando a traçar meu roteiro pra próxima viagem e suas dicas e comentários estão sendo de grande ajuda.

    Abraços.

    Tathiana

    Reply
  10. Robson

    Oi Wes Sacramento.. tenho muita vontade de conhecer a Índia!! Com certeza é um lugar que pretendo visitar muito em breve!!

    Pessoal, muito obrigado por todos os elogios e mensagens, isso incentiva muito a continuar sempre postando…

    Grande abraço!
    Robson

    Reply
  11. Renato Ramon

    Olá, achei bem interessante seu blog, estou indo estudar na Irlanda, mas preparando meu roteiro “mochilão” e uma das coisas que não vi é o quanto você levou para as viagens.
    E as passagens você pegava promoções fora das temporadas ?

    Abraços, parabens!

    Reply
  12. Suelen

    Oi Robson, achei seu blog hoje por acaso, e tb estou planejando uma viagem à Europa para o ano que vem… Fiquei muito curiosa sobre essa planilha que voce fez e que todos estão comentando, só que não consegui encontrar onde vc publicou… Será que vc poderia me passar o link?

    Abrs!

    Reply
  13. João Pedro Constânci

    Boa Noite
    Estou indo para Portugal onde ficarei 6 meses, vou com o objetivo de estudar na Faculdade de Direito de Coimbra. Depois de terminado esses 6 meses pretendo fazer uma longa viagem doida por toda a Europa. Gostaria de saber de vocês, como eu estarei sozinho, que lugares são indicados para ir beber muito, ou seja, lugares em que “sozinho” possa fazer a viagem mais louca possível.

    Agradeço desde já. Abraços

    Reply
  14. Luana

    Olá Robson,muito bacana o seu site. Estou montando um mochilão de lua de mel pela Europa e suas dicas estão sendo valiosíssimas! rs…
    Fiquei muito curiosa sobre essa sua planilha, onde encontro?

    Reply
  15. Robson

    Oi pessoal, tudo bom? Primeiro deixa eu agradecer aos elogios de todos vocês. Fico muito feliz com as mensagem que recebo.

    Tenho recebido várias mensagens a respeito da minha planilha e posso finalmente dizer que vou conseguir fazer um post sobre ela. Acredito que nesse nos próximos dias vou publicar pra vocês!!!

    Fiquem de olho no blog

    Reply
  16. Edna Bianchi

    Ola Robson, dia 10 próximo viajo com uma amiga (somos duas senhoras) e vamos para Viena,Budapest,Praga,Berlim e Zurique, tem algo de imperdível para nos falar para irmos nessas cidades além do que já escreveu sobre a Áustria? Abraços e muito origada.

    Reply
  17. Robson

    [quote name="Edna Bianchi"]Ola Robson, dia 10 próximo viajo com uma amiga (somos duas senhoras) e vamos para Viena,Budapest,Praga,Berlim e Zurique, tem algo de imperdível para nos falar para irmos nessas cidades além do que já escreveu sobre a Áustria? Abraços e muito origada.[/quote]

    Oi Edna, tud bom? Dos lugares que você vai passar eu já fui para Praga e Zurique… ainda não consegui fazer posts sobre eles, mas são dois destinos que gostei muito. Praga é uma cidade linda e muito rica em história, não deixe de visitar o bairro judeu.

    Zurique eu fiquei apenas um dia. Na verdade foi um bate volta saindo de Berna. Tem um jardim japonês lá que é bem bonito, paga para entrar mas eu consegui entrar na faixa pois estava sem trocado.

    Se você for ficar mais de um dia por lá, tente considerar uma vista à Lucerna ou a Berna.

    Aproveite muito a viagem, vou ficar aqui morrendo de inveja!!

    Reply
  18. kizzy

    Olá Robs,

    Muito legal seu blog, adorei a ideia, acabei de encontrar no facebook, acho o máximo viajar sozinha.
    Adorei as planilhas e as dicas!! Sucesso!!
    Um abraço,
    Kizzy

    Reply
  19. Robson

    [quote name="kizzy"]Olá Robs,

    Muito legal seu blog, adorei a ideia, acabei de encontrar no facebook, acho o máximo viajar sozinha.
    Adorei as planilhas e as dicas!! Sucesso!!
    Um abraço,
    Kizzy[/quote]

    Oi Kizzy, obrigado por visitar o blog!! Viajar sozinho é tudo de bom!! Eu, mais do que qualquer um, super recomendo!!

    Continue acompanhando o blog!!

    Abraço!! o/

    Reply
  20. Robson

    [quote name="Flávia Santos"]Olá Robson!
    Gostei muito do seu espaço! As suas fotos são incríveis!
    Parabéns!! Abraços[/quote]

    Obrigado Flávia!! Continue acompanhando o blog!!

    Abraços!!

    Reply
  21. Sandra Brito

    Olá Robson!
    Farei intercambio em Londres em Outubro de 2014, será a primeira vez que viajo para outro pais. Ficarei 5 semanas lá e gostaria de aproveitar os finais de semana para colocar a mochila nas costas conhecer outros paises da Europa por quais sou apaixonada. Você saberia me dizer qual o melhor meio de transporte que poderia usar para ir de Londres para Praga e Viena? Havia pensado 1 final de semana em cada, o que acha? Estou um pouco perdida na verdade e gostaria de sair daqui com o máximo de pontos organizados (reservas/passagens/enfim…)

    Reply
  22. Renato Kalil

    Amigo,
    Adorei seu blog… que câmera vc usar para tirar fotos em suas viagens? Vc trata elas depois com lightroom? Vc tem alguma dica de compacta para poder carregar por aí???
    Forte abraço e boas viagens

    Reply
  23. Robson

    [quote name="Renato Kalil"]Amigo,
    Adorei seu blog… que câmera vc usar para tirar fotos em suas viagens? Vc trata elas depois com lightroom? Vc tem alguma dica de compacta para poder carregar por aí???
    Forte abraço e boas viagens[/quote]

    Oi Renata, primeiro obrigado pela visita!! Então, hoje eu uso uma Sony A77, e nas viagens uso uma lente grande angular. Olha, eu gosto muito da Sony, então eu indico as compactas deles. Agora se puder investir um pouco mais, mas mesmo assim quiser uma câmera compacta, a Sony tem a linha NEX. Que é uma câmera pequena, mas que você pode trocar de lentes…. Eu até quero uma menor e estou pensando em pegar uma dessas.

    Grande abraço!

    Reply
  24. Elaine

    Olá…achei seu blog procurando sobre Portugal, estou a fim de me jogar por lá no ano q vem…
    7 dias são suficientes ou vc acha corrido?
    Obrigada!

    Reply
    1. Robson

      Então Elaine, 7 dias você consegue visitar Lisboa, Porto e dar um pulo em Sintra. Mas vamos considerar que você tenha esses dias inteiros lá.. sem contar com o dia da viagem, se não você acaba reduzindo para 5 dias e acaba ficando muito corrido. Se conseguir um pouco mais de dias…. talvez uns 10, já poderia aproveitar mais..

      Qualquer dúvida estou aqui.

      Abraços!

      Reply
  25. Daniela Araujo

    Olá Robson!
    Sou de Brasília é a primeira vez que estou navegando no seu site. Parabéns! Excelente.

    Estou planejando uma viagem para Europa para Jul/15. Terei 30 dias de férias e quero gastar todos os dias lá.

    Pretendo ir para: Italia, França, Inglaterra e Espanha (mas acho que ao invés da Espanha vou para Portugal). Minha preocupação é se os passeios que eu quero fazer e os lugares que quero visitar em cada país, dá tempo de visitar todos, quais os mais próximos para não gastar ou andar muito enfim…

    Outra questão, a partir de quando eu posso já reservar os lugares como hostels?

    Vc sabe onde posso ver tudo isso? Se puder me ajudar te agradeço demais.. isso ta tirando meu sossego.. rss..
    Qualquer coisa, pode me mandar um email particular…

    Um abraço e parabéns mais uma vez!

    Reply
  26. Carlos Eduardo

    Olá Robson! Boa noite!

    Gostaria de tirar uma dúvida com você, se possível.

    Estou me preparando para fazer uma viagem no fim desse ano. Termino minha faculdade em Dezembro e ao invés de realizar uma festa de formatura optei por fazer um mochilão na Europa.

    Minha ideia é fazer uma mochilão de 57 dias (entre 13/dez e 08/fev). Tenho uma tia que mora em Milão e um primo que mora em Londres. Irei passar Natal e Réveillon em Londres. Entre os dias 23/dez e 01/jan vou ficar em Londres, caso eu vá. Nesse intervalo eu pretendo ir a Liverpool. As demais cidades que eu gostaria de ir são essas: Paris, Bruxellas, Amsterdã, Berlim, Munique, Hamburgo, Vienna, Zurique, Berna, Genebra, Veneza, Florença, Siena, Pisa e Roma. Se desse tempo eu queria ir a Portugal e Espanha ou Dinamarca, Suécia e Noruega mas minha preferência são essas cidades que eu postei primeiro.

    Fui conversar com alguns amigos e todos falaram que ir a Europa nessa época é muito ruim, escurece muito cedo e é muito frio.

    Então, eu queria uma opinião de vocês a respeito dessa viagem.

    Eu baixei uma planilha que você disponibilizou (que por sinal é muito boa! Parabéns!!!) aqui no site e fiz um “mini” planejamento da viagem que eu queria fazer. Caso você queria dar uma olhada eu mando para você por e-mail.

    Desde já eu agradeço e parabenizo vocês pela página e pelo blog!

    Reply
  27. Thais

    Olá Robson!!
    Seu blog é incrível! Parabéns!
    Estou indo mochilar em Lisboa e adorei sua sequencia de posts. Aproveitarei todas as dicas.

    Só mais uma coisa: Qual câmera você utiliza pra tirar essas belas fotos?? Necessitando adquirir uma… rs

    Beijos

    Reply
  28. Fabielle Martins

    Olá, desse jeito eu apaixono… (risos)
    Nao li td sobre vc mas gostei mt do que li. Suas dicas! E da forma que vc escreve com clareza e objetividade. Bem ne… publicitários… parabéns Deus o abençoe.

    Reply
  29. Marcella

    Oii Robson,
    Gostaria de elogiar o seu blog, eu amo viajar e á muitos anos que sonho em fazer um mochilão pela Europa e agora vou conseguir realizar meu sonho, na verdade ano que vem porque quer viajar no verão então comecei a planejar desde já. Por coincidência estou indo semana que vem para Curitiba.
    O blog está lindo e muito organizado!
    Parabéns!!

    Reply
  30. Debora Tomasi

    oláá Robson,
    Achei seu blog pesquisando sobre mochilão, e entre muitos que me passaram despercebidos o seu me chamou atenção, principalmente pelo seu perfil… Compartilho o mesmo amor por fotografia e o mesmo desejo por ser “Um viajante” ! Tenho milhares de perguntas a fazer haha mas não quero me prolongar aqui .. Queria saber mais sobre como você começou, e você viaja de quanto em quanto tempo mais ou menos ?

    Reply
  31. Bárbara

    Oii Robson

    Estou pensando em fazer um mochilão para o Chile, vi seu blog e adorei seus passeios. Gostaria de saber, se possível, pois não tenho ideia dos gastos para fazer um mochilão parecido com o seu. Podes me ajudar nisso??
    Att.
    Bárbara

    Reply
  32. maria

    Oi..como está em Lisboa, aproveito para ir a Madeira incluido Porto Santo ou arquipélago dos Açores… São outras maravilhas do nosso Portugal

    Reply
  33. Diego

    Olá Robson,
    Parabéns pelo blog e pelas belas imagens. Gostaria de saber qual é o modelo/marca da máquina fotográfica. Sou apaixonado por fotografias tbm..

    Obrigado pelas dicas e por compartilhar tuas aventuras conosco

    Abração!

    Reply
  34. Eliana Cruz

    OiRobson
    Seu blog é o máximo.E daí resolvi te escrever.Meu sonho de consumo é sair por aí , na Europa, conhecendo tudo, passeando, tendo liberdade, etc…..curtindo a vida.Então….eu sei que mochilar é mais coisa de jovem….mas o meu desejo é muito…vou falar a minha idade bem baixinho…57…..mas adoro a liberdade e queria viajar pela Europa…O que vc me fala ? Os itinerários….é possível realizar este sonho? Abraços.

    Reply
  35. Laís

    Olá Robson, estou planejando minha primeira viagem a Europa pro ano que vem e seu blog tem me ajudado bastante. Estou com Barcelona e Bruxelas no roteiro mas não vi nada seu sobre essas cidades (exceto o campo do Barcelona). Você tem algumas dicas ou conhece alguém que tenha?

    Muito Obrigada. Sucesso com o blog!

    Reply
  36. Clara

    Olá Robson!
    Sei que meu destino é viajar para muitos lugares, aqui mesmo na minha pequena cidade procuro lugares novos para ter histórias e fotografias para sempre. Contudo, eu não experiência alguma em como planejar uma viajem. Eu estaria eternamente agradecida se você pudesse me ajudar nesse pequeno problema rs.
    Você e seu blog me incentivaram a definitivamente seguir meu sonho, adorei as fotos e espero que suas viagens fiquem cada vez mais empolgantes!

    Reply
  37. Patrick

    Olá amigo, é incrível as viagens que você faz e as fotos que tira por onde passa.
    Gostaria de poder fazer o mesmo, me dá umas dicas de como você faz para conseguir viajar tanto? rs
    Abraço e Sucesso!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Patrick.. haha, que bom que gosta do blog e das fotos… Então, viajar está ao alcance de todos (um pouco mais caro agora que o dólar está subindo rsrs)… mas ainda está dentro das possibilidades. Basta definir isso como uma prioridade na sua vida

      Reply
  38. Paulo Monteiro

    Fala cara, acompanho o seu blog faz um tempo já e curto muito o que você publica. Achei hoje um video sobre a Colombia que achei legal de compartilhar pra te dar ainda mais conteúdo pro blog, dá uma olhada: http://youtu.be/LybocvoQKvk
    Sucesso!!

    Reply
  39. Bruna

    Olá Robson! Seu blog tem me ajudado tanto!! Preciso muito de um help, poderia me ajudar?!
    Vou ficar 35 dias na Europa. O roteiro que montei é:

    Zurique/Colmar/Paris/Bruges/Amsterdam/Londres/Berlin/Dresden/Praga/Viena/Munique/Veneza/Florenza/Roma/Genebra/Brasil

    O que você acha? Viável? Trocaria alguma cidade por outra?

    Obrigada,

    Bruna

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Bruna, que bom que o blog está te ajudando. Nossa, seu roteiro parece incrível.. vai ser uma viagem fantástica!!

      Dessas cidades eu conheço: Zurique/Paris/Amsterdam/Londres/Praga/Munique/Florenza/Roma… mas todas as que você colocou fora essas devem ser lindas.

      Não sei como está a distribuição de dias para isso…. mas já que vai passar pela Suíça, eu tentaria encaixar Interlaken, talvez no lugar de Genebra. Coloque ao menos 5 dias em Londres e 5 em Paris, para aproveitar bem. Berlin eu não conheço, mas sei que precisa de bons dias por lá também. Roma dá pra se virar com 4 dias. Em Munique não deixe de visitar Füssen e ver o castelo que inspirou a Disney (tem post sobre ele aqui no blog).

      Veja bem como vai ser a logística desses lugares para você não perder tempo com deslocamentos. Showww!! =]

      Reply
  40. Marcus Brisolara

    Olá Robson, boa tarde!

    Primeiramente queria te parabenizar pelo excelente conteúdo de grande ajuda pra quem está planejando o primeiro mochilão, assim como eu.

    Uma dúvida que eu tenho e que não vejo muito falarem a respeito é sobre o idioma, ou seja, em um mochilão pela europa passamos por vários países que tem seus próprios idiomas, que não o inglês, como França, Alemanhã, Holanda, Itália e por aí vai..

    Tu encontrou alguma dificuldade de comunicação em algum desses países apenas falando inglês?
    Tu fala um terceiro idioma que te ajudou?

    Desde já meu muito obrigado!

    Abraços!

    Marcus Brisolara.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Fala Marcus, tudo bom? Então cara, eu só falo inglês e ainda vou te dizer que ele não é lá uma brastemp. Mas não tive dificuldades não… Na Europa eles estão super acostumados a receber viajantes, então são bem tranquilos e nos ajudam bastante. Se bater em uma coisa ou outra é normal, mas faz parte da aventura e no fim tudo dá certo.

      Reply
  41. Alice

    Robson, seu site foi determinante para decidir quanto tempo ficar e em quais lugares ir em cada um dos países da Europa que eu e meu marido escolhemos visitar. Parabéns por sua iniciativa. Abç.

    Reply
  42. Melissa

    Olá Robson, adorei conhecer o seu site e fiquei com um curiosidade: de todas as viagens para a Europa, qual foi a cidade ou país que você mais gostou de conhecer? E por quê?
    Obrigada

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Melissa, tudo bom?? Perguntinha difícil de responder hein… hahaha. É muito difícil escolher um só lugar… a Europa é enorme e cada lugar me conquistou por um motivo diferente. Paris é linda e foi a primeira cidade que eu conheci, tenho um amor especial por ela. Lisboa me recebeu tão bem e me surpreendeu com sua beleza, não só ela mas Portugal em geral. Madrid, é um encanto de cidade e muito bonita também. A Alemanha é incrível e um dos lugares que eu poderia morar facilmente – mesmo não sabendo falar nada em alemão. A Suíça me fez perder o fôlego com tanta beleza e a Itália é irresistivelmente linda…. Enfim… posso ficar horas aqui escrevendo e não vou conseguir escolher a minha cidade favorita. Sou apaixonado pela Europa, simples assim… hehehe

      Reply
  43. Thais

    Olá, Robson.
    Há algum tempo eu acompanho seu blog, saboreando as fotos e textos de lugares conhecidos e não conhecidos
    Suas fotos são lindas e o blog em geral é muito bonito, instrutivo e divertido. Uma inspiração. Parabéns!

    Estou indo para o Atacama no final de Março e gostaria de saber a sua impressão da hospedagem no Ayllu. Li alguns comentários divergentes por ai em relação ao hostel (não as expedições) e fique sem saber em que acreditar…

    Se puder, agradeço muito!
    Abraço.
    Thais

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Thais… tudo bom? Primeiro tenho que agradecer sua mensagem… você não sabe como é bom ler algo assim.. é o que mais dá força para continuar com o blog

      Sobre a hospedagem na Ayllu. Se você quer ficar em hostel, eu recomendo o Hostel Campo Base. Já falei sobre ele aqui no blog. Caso você queria um quarto de casal, com mais privacidade… eu recomendo a Ayllu. Eles tem um quarto com banheiro privativo, cama boa e bem confortável.

      Espero ter ajudado… qualquer dúvida é só gritar

      Reply
  44. Thais

    Olá, Robson.
    Há algum tempo eu acompanho seu blog, saboreando as fotos e textos de lugares conhecidos e não conhecidos
    Suas fotos são lindas e o blog em geral é muito bonito, instrutivo e divertido. Uma inspiração. Parabéns!

    Estou indo para o Atacama no final de Março e gostaria de saber a sua impressão da hospedagem no Ayllu. Li alguns comentários divergentes por ai em relação ao hostel (não as expedições) e fiquei sem saber em que acreditar…

    Se puder, agradeço muito!
    Abraço.
    Thais

    Reply
  45. Ana Andrade

    Olá Robson! Amei o blog! Boas dicas, boas fotos, boas viagens… do melhor mesmo! Parabéns!
    Vou fazer uma viagem pela Europa e a sua ajuda tem sido preciosa!
    Gostava de saber qual é o material fotográfico que usa. A galeria é espetacular!
    Obrigada pela partilha beijo

    Reply
  46. Gi

    Oi Robson!
    Seu blog é muito bom, layout bacana, fácil e intuitivo, e hoje descobri porque: vc é publicitário! rs
    Também adoro viajar, traço metas de viagem para cada ano.
    Tenho vontade de ter um blog para contar minhas experiências de viagem, mas morro de preguiça de criar um….um dia eu vou criar um blog de viagem, só não sei quando! rs
    Minhas experiências de viagem são:
    Dezembro 2007: Viagem combinada de Chile e Peru. Inclui Santiago, Lima, Cusco, and Of Course, Machu Picchu!

    Julho/Agosto 2008: Mix intercâmbio no Japão e outras viagens. No Japão foram várias cidades no intercâmbio (Kyoto, Hiroshima, Nara, etc…), e ao fim do intercâmbio inclui Tókyo, mais China (Pequim, Shangai), Hong Kong, e stop over em NY.

    Dezembro 2009: Dobradinha Los Angeles/Las Vegas

    Junho 2010: Barcelona e Paris

    Dezembro 2010: Cruzeiro incluindo Buenos Aires e Punta Del Leste

    Junho 2013: Cancun e Patagônia Argentina. Lógico que não na mesma viagem!!! rsrs. Mas como só tinha 1 mês de férias, e tinha que tirar 30 dias corridos, e como viajante nata, tem muitos lugares no mundo pra conhecer, pra poucas férias (kkkkk), escolhi Cancun no início…dei um intervalo de duas semanas, e depois parti Ushuaia+El Calafate

    Setembro 2014: Só Itália “básica”, ou seja, Veneza+Firenze+Roma

    Dezembro 2014: Texas

    Já tenho duas viagens confirmadas para 2015:

    Abril 2015: Nova York (Again!) + Washington

    Maio 2015: Grécia+Turquia (Atenas, Santorini, Capadócia e Istambul)

    Mas como viciada em viagens, nem faz a próxima viagem, e já está pensando na next, da next, da next…..meus próximos planos são:

    – Novembro 2015: Dubai+Egito

    – Abril 2016: Londres+Irlanda+Amsterdã

    – Agosto 2016: Deserto do Atacama + Salar de Uyuni

    – Janeiro 2017: Tailândia e Cingapura

    Minha wish list ainda tem India, Polinésia Francesa, Jordânia, etc…Viajar é um vício, e fazer o planejamento dessas viagens, é sempre um prazer para quem gosta! Seu blog contribui bastante para as pesquisas de viagens, parabéns

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Gii… que maneirooooo seu comentário aqui. Nossa, já viajou bastante hein!!??! Eu também sempre volto de uma viagem pensando na próxima….. fazer o que, somo assim!! ahahahah

      Obrigado mesmo por compartilhar… e vamos em frente, sempre viajando (mesmo com o dólar tentando nos derrubar) ahahhaah…

      Reply
      1. Gi

        Ah, fica a dica pra vc que mora em Curitiba, e por acaso estude na graduação ou faça pós na PUC-PR ou UFPR.
        Eu particularmente, nunca tive vontade de fazer intercâmbio, pois na minha cabeça intercâmbio era só pra estudar ou trabalhar, ou seja, o lazer, no caso, as viagens que são meu interesse, ficariam em segundo plano.
        Porém, contudo, todavia, no entanto….. uma conhecida me falou pra entrar nesse programa de intercâmbio da PUC/UFPR/ Okayama Univesity, pois 90% do intercâmbio vc só viaja!!! Daí meus olhinhos já brilharam, e eu resolvi me inscrever pra fazer esse intercâmbio (na época eu fazia pós na UFPR). Depois de fazer o teste de inglês (vc não precisa saber japonês pra fazer o intercâmbio, inglês basta), e a entrevista, fui selecionada para participar do grupo de viagem. E foi a melhor viagem Ever!!! Sério, vc paga suas passagens, e uma taxa de inscrição, depois é tudo por conta da instituição japonesa: hospedagem (hotéis de primeira categoria), alimentação, passeios, transporte (trem bala), tudo do bom e do melhor! E no último dia, eles dão até ingresso pra Disney de Tóquio!
        Vc conhece o melhor do Japão: Hiroshima, Kyoto, Miyajima, várias cidadezinhas bacanas de lá! O Japão é realmente um lugar incrível, que todo mundo deveria conhecer!
        Então pra quem faz PUC-PR ou UFPR (seja graduação ou pós), não pode deixar escapar essa oportunidade!
        Segue o link: http://www.pucpr.br/intercambio/noticia.php?ref=12751&id=2015-02-23_56028

        Reply
  47. Kelly

    Ola Robson

    Boa tarde

    Vi seu blog e adorei o roteiro Sudeste Asiatico + Dubai. Voce poderia compartilhar seu roteiro detalhado por email?

    Desde ja agradeco

    Kelly

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Kelly, estou nesse exato momento indo de Bangkok para o Sul da Tailândia… Quando eu voltar vou fazer um post detalhado do roteiro fica de olho!!

      Reply
  48. Aline

    Olá Robson adorei seu blog. Assim como vc me considero uma viajante. Sou mineira de nascimento e coração. Amo viajar!!! Já viajei por várias cidades do Brasil, tudo sozinha, um destino e uma mochila….agora que ir pra fora do Brasil, explorar novas terras. Só que tenho um pouco de insegurança ainda, você tem alguma dica para me dar??? Abraços…

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Aline, tudo bom? Primeiro muuuito obrigado por sua mensagem, fico super feliz quando novos viajantes chegam por aqui. Então, olha, acabei de chegar de uma viagem incrível – a melhor de todas pra mim – fui sozinho para Sudeste Asiático e sério, foi a melhor e mais incrível experiência da minha vida… foi um sonho realizado. Então o que eu posso te dizer é para não deixar seus sonhos de lado e sim correr atrás deles… O mundo é incrível e tem muitas pessoas boas – nós aqui no Brasil que temos essa ideia que tudo pode ser perigoso (é a nossa realidade)… mas lá fora você vai ver que tem muito mais gente querendo ajudar do que tirar proveito. Espero que você realize seus sonhos e volte aqui para me contar como foi… Um grande abraço!!

      Reply
  49. Keylla

    Olá Robson, tudo bom? Eu tenho um blog a 7 meses, lá eu dou dicas de moda, beleza e viagens, como eu amo o assunto viagem estou montando um post bem legal sobre como viajar de mochila pela Europa, como nunca fiz isso (espero um dia fazer) navegando na net atrás de um conteúdo bacana de quem já fez esse tipo de aventura vim parar aqui no seu blog e seu post me ajudou muito a montar um conteúdo bacana, não esquecerei de menciona-lo no meu blog. Um beijo enorme e adorei seu canto.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Keylla…. te desejo muita sorte com seu blog! Muito obrigado por indicar o blog e pelo seu comentário aqui.. Beijoooo!!!

      Reply
  50. Ricardo Martins

    Bom Dia Robson, tudo bom?
    Primeiramente quero parabeniza-lo pelo incrível blog, as postagens e as fantásticas viagens!
    Uma amiga que está em mochilão pela América me indicou seu blog e pediu que entrasse em contato.
    Farei minha primeira viagem, e então estou meio ansioso e receoso rs, mas é um sonho e bora lá.
    Se possível, gostaria que me ajudasse na elaboração do meu roteiro de viagem, bem como como se locomover, hospedar, o que fazer e média de gasto. E como vi que você fez um roteiro (Ásia) muito parecido com o que programei, vejo que tem muito para contribuir com minha viagem.
    Inicialmente pré programei da seguinte forma:
    IDa: Sao Paulo – Abu Dahbi (8 de dezembro): aqui terei 3 dias, então pensei 1 dia Abu Dahbi e 2 em Dubai.
    Dia 12 pego de Abu Dahbi para Bangcoc: a principio queria fazer a parte de praias, pois dia 12 comemoro aniversário de namoro, entao tenho 7 dias. dai pensei nas praias ali proximo de Krabi e Puket… e depois retorno para Bangcoc, tenho 2 dias la e volto para o Brasil dia 21/12.

    Veja o que pode me sugerir em relação a vistos, hospedagem, como ir de um lugar para outro, o que devo programar, reservar, levar, enfim, todas as dicas que um marinheiro de primeira viagem precisa saber rs.
    Aguardo seu contato.
    Muito obrigado.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Fala Ricardo.. tudo bom?? Então, ainda estou postando sobre a Ásia… vou te dar algumas dicas aqui, mas de uma forma resumida…. os detalhes vem nos posts

      Eu acho 2 dias em Dubai pouco, talvez deixaria Abu Dhabi para outra oportunidade… eu fiquei 4 dias em Dubai e não fui pra Abu Dhabi, vou priorizar isso na próxima viagem.

      Sobre Bangkok tem bastante dicas aqui no blog, dá uma olhada nesse post que vai ter tudo organizado pra você: http://www.umviajante.com.br/tailandia/3598-guia-de-viagem-bangkok

      Sobre as praias, eu super recomendo Railay Beach…. foi minha praia favorita!!! Fiquei em um hotel perfeito que tem quartos surreais – pelo preço, vale muuuuuuito!!! É o melhor hotel que já fiquei na vida…. acredite!!! Ainda vou fazer o post sobre ele, mas aqui está o link pra você reservar: http://www.booking.com/hotel/th/sand-sea-resort.pt-br.html?aid=375355

      Sério – faça o possível para ficar nesse hotel!!

      Para a Tailândia você não precisa de visto…. mas tem que tomar vacina para febre amarela – com mais de 10 dias de antecedência, então não deixa pra última hora!!! Tem que pegar a carteira de vacina internacional para levar…

      Emirados Árabes precisa de visto… eu fiz o meu pelo site da Emirates… Se você comprar sua passagens com eles também vai poder fazer. O meu saiu por 90 dólares – os valores mudam de acordo com a quantidade de dias.

      O hotel que eu fiquei em Dubai também era ótimo e super recomendo – principalmente por ficar perto de uma estação de metrô, segue o link: http://www.booking.com/hotel/ae/akas-inn-apartment.pt-br.html?aid=375355

      Outro hotel que fica na mesma rua e ainda mais perto da estação é o Holliday Inn (mas é mais caro esse): http://www.booking.com/hotel/ae/holiday-inn-dubai-al-barsha.pt-br.html?aid=375355

      E um que eu tentaria ficar, mas não se dizer sobre a qualidade dele é esse aqui – que fica de frente pra estação do metrô: http://www.booking.com/hotel/ae/pride-apartments.pt-br.html?aid=375355

      Eu tentaria ficar nele, sem sobra de dúvidas…

      Espero ter ajudado com essas dicas… no mais fica de olho no blog que vou contar tudo da viagem por aqui Grande abraço!!

      Reply
      1. Ricardo Martins

        Valeuuuuuu pelas dicas Robson.
        Ja estou de olho no blog e aguardando as demais dicas sobre essa viagem incrível.
        Forte abraço!

        Reply
  51. Ricardo Martins

    Boa tarde Robson, blza?
    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo blog e pelas dicas que muito auxiliam na viagem dos seus seguidores!
    Estou planejando minha primeira viagem e ao buscar dicas do destino, uma amiga (Sibelly de Manaus) me indicou entrar em contato com você.
    Entao, irei fazer uma viagem de 15 dias, e nesse destino pensei em fazer da seguinte maneira:
    1. Ida dia 7 de dezembro – Sao Paulo – Abu Dahbi: aqui 3 dias livres antes de ir para a Tailandia. Dai pensei em fazer 2 dias para Dubai e 1 dia para Abu Dahbi. O que recomenda fazer em Dubai? E o que devo planejar/reservar?
    2. Dia 12 Chegada em Bangcoc: A principio como dia 12 comemoro 6 anos de namoro, pensei em fazer primeiro a parte das praias e no final da viagem fazer os dois dias de Bangcoc. Quero fazer aquela parte de praias ali de Krabi e Puket: o que me aconselha?
    3. Dia 21 é retorno para o Brasil. Entao aqui terei 2 dias de Bangcoc.

    Gostaria muito que voce me auxiliasse nessa incrivel viagem. Como é a primeira, estou muito ansioso e com um pouco de receio tambem. Mas quero planejar desde ja para que de tudo certo.
    Resumindo, essas sao as duvidas principais, e se puder me dar umas dicas agradeco muito.

    1. Dubai: dica de hospedagem, do que fazer lá em 2 dias e como se locomover. E como tira o visto?
    2. Praias Tailandia: quais indica, como ir, dica de roteiro (qual ir primeiro e de la quais fazer) e dica de hospedagem.
    3. Bangcoc: dica de hospedagem, o que fazer, transporte…
    4. Outras duvidas: em relacao ao dinheiro, qual melhor a fazer? levar qual moeda? trocar onde?
    5. Em relacao a linguagem como é? o que recomenda fazer? falam em ingles, outra lingua, o que me indica?
    6. Em relacao a comida como foi esses dias la? o que ou onde recomenda comer, ou quais tipos de comidas?
    7. como é usar a internet la? tem wifi geralmente?
    8. como e as bagagens nas empresas? recomenda levar so uma mochila mesmo? ou da uma bagagem de uns 12 kilos?
    9. em relacao aos hoteis, recomenda ja reservar desde ja? se tiver dicas ou o nome dos hoteis que ficou, agradeco.

    Essas sao os principais questionamentos, aguardo seu contato para que me auxilie nessa viagem.,
    Desde ja muito obrigado.
    Ricardo Martins – ricardomartins10@hotmail.com

    Reply
  52. Felipe Braganholo

    Boa Tarde Robson.
    Vou para a Ásia este ano, 15 dias, e queria umas dicas suas.

    1. em relacao ao dinheiro, qual melhor a fazer? levar qual moeda? trocar onde? onde recomenda a troca de dolar?
    e la nos Emirados Arabes e na Tailandia, onde fazer o cambio de moedas?
    2. Em relacao a linguagem como é? o que recomenda fazer? falam em ingles, outra lingua, o que me indica?
    3. Em relacao a comida como foi esses dias la? o que ou onde recomenda comer, ou quais tipos de comidas?
    4. como é usar a internet la? tem wifi geralmente?
    5. como e as bagagens nas empresas? recomenda levar so uma mochila mesmo? ou da uma bagagem de uns 12 kilos?
    6. em relacao aos hoteis, recomenda ja reservar desde ja? em qual site recomenda fazer a reserva, no booking ou no proprio site do hotel?
    aguardo
    obrigado

    Reply
    1. Robson Franzói

      Fala Felipe, tudo certo? Legal que chegou aqui no blog e está buscando dicas da Ásia… estou postando bastante coisa!! Vamos ver no que posso ajudar:

      1- Leve em dólar!! Lá você troca por bahts… Chegando em Bangkok você vai precisar trocar um pouco no aeroporto, mas não troque tudo.. deixa pra trocar o restante em alguma casa de câmbio dentro da cidade…

      Em Dubai eu troquei um pouco no aeroporto e depois acabei sacando de caixa eletrônico em shopping mesmo… Na Tailândia você encontra muitas máquinas para fazer saque, bem tranquilo – caso precise…

      2. Cara, eles não falam inglês muito bem… a dica é tentar falar o mais simples possível. Esqueça as normas de inglês… se quiser a senha do Wifi não adianta você falar: “Olá, eu estou com meu celular e gostaria da senha do wifi, você pode me passar?” Não!!! Apenas mostre o seu celular e diga “wifi”… com um sorriso no rosto e fica tudo certo!

      3. Eu amei a comida da Tailândia!! Não comi insetos, isso é besteira pra pegar turista…. O povo lá não come isso, não é a comida local.. se eles não comem, porque eu vou comer?? haha… Lá tem o Pad Thai, que é uma delícia.. tem também um arroz frito com abacaxi que é uma delicia… normalmente com frango ou camarão. O resto eu não vou lembrar o nome, mas eu arrisquei muito e dei muita sorte.. vale a pena sempre pedir algo diferente…

      4. Normalmente tem wifi sim, em quase todos os lugares…. restaurantes, hotéis… bem susse..

      5. Eu levei um mochilão e mais uma mochila para câmeras… foi bem de boa. Eu fui muuuuuuuuuito econômico na minha mochila, muito mesmo. Lá é muito quente!!! Só leve roupas leves… Eu também me programei para lavar roupa por lá, o que foi ótimo… Eu levei roupa pra 1 semana e fiquei mais de um mês… Comprei umas camisetas por lá também – super baratas..

      6. Recomendo fazer a reserva sim… do nada as coisas por lá podem lotar… Aqui no blog já fiz um post sobre o hotel que fiquei em Bangkok, ainda vai ter muita dica pra entrar aqui… Faça sim a reserva no booking, é a melhor opção… fiz todas as minhas reservas com ele…

      Lembre de fazer suas reservas através do link do blog, assim você dá uma força aqui e nem gasta nada a mais por isso:
      http://www.booking.com/?aid=375355

      Não se esqueça do Seguro Viagem, é outra coisa muito importante por lá – indispensável eu diria!! Você pode comer algo que não te faça bem ou até se machucar em alguma trilha das praias, pedras no mar.. enfim… aqui no blog rola um desconto para leitores, fica a dica aqui:

      http://www.umviajante.com.br/guia-viajante/3654-cupom-desconto-mondial-seguro-viagem

      Espero ter ajudado… qualquer coisa é só dar um grito!!! Abraçoo!!

      Reply
  53. Cris

    Olá Robson!!!
    Parabéns pelo seu blog..e também por suas belas viagens…
    Estou indo para Londres, Paris e Amsterdan. Estou querendo comprar os passeios pela Internet, vi sua indicação do ticket bar, entrei e gostei mais fico um pouco insegura de comprar, se você puder me ajudar agradeço..
    Obrigado desde já sua atenção. .
    Abraços

    Reply
    1. Cristiane

      Olá Robson!!!
      Parabéns pelo seu blog..e também por suas belas viagens…
      Estou indo para Londres, Paris e Amsterdan. Estou querendo comprar os passeios pela Internet, vi sua indicação do ticket bar, entrei e gostei mais fico um pouco insegura de comprar, se você puder me ajudar agradeço..
      Obrigado desde já sua atenção. .
      Abraços

      Reply
      1. Robson Franzói

        Oi Cris… tudo bom?? Pode confiar neles sim… eu já fiz comprar e sempre deu tudo certo… não tem muito segredo… veja o site na versão em português pra facilitar…

        Se tiver algum dúvida é só dar um grito aqui

        Reply
  54. Richard Barbosa

    Olá Robson, tudo bom?
    Acompanho seu blog e muito me interessa o que vem postando sobre a Ásia.
    Vou com uns amigos em Fevereiro lá… Dai vamos fazer Tailandia e Emirados Árabes, e queria umas dicas com voce.

    1. Quando voce vai postar sobre as praias da Tailandia? Vou ficar 8 dias na praia, tem como me sugerir um roteiro (onde iniciar e qual praia terminar)? Saio de Bkk para Krabi e volto de Krabi para Bkk.. entao queria uma dica de quais praias fazer, por onde começar e por onde terminar.
    2. Além desse roteiro queria também dicas de hospedagem para essas praias.
    3. Sobre passeios, quais fazer nas praias…
    4. Sobre Dubai onde recomenda ficar? E quais passeios recomenda fazer la? E compra pela internet ou la mesmo??
    O que sugere ja ir reservado daqui do Brasil? Para ambos os paises? Passagens? Hoteis?…
    Aguardo
    Muitissimo obrigado e parabens pelo blog.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Thiago, tudo bom?? Cara, algumas fotos no blog são de uma Sony A35… as mais recentes são de uma Sony A77 (que infelizmente morreu no Ásia)… E também tem fotos de GoPro e de uma compacta, a Sony RX100 III…. agora estou juntando dinheiro para comprar uma nova, já que a minha morreu

      Reply
  55. Alexssandro Becker

    Olá Robson, tudo bem!?

    Parabéns pelo blog, tens muitas informações boas e uma organização incrível. Eu e minha esposa estamos a morar em Faro, sul de Portugal e iniciamos um blog. Estamos no começo e, portanto, ainda temos muito para aprender. Serás um ótimo exemplo para nós. Se possível, gostaria de firmar uma rede de colaboração entre os nosso blogs!

    Obrigado e continuação de ótimas aventuras/viagens! O mundo é pequeno para um viajante!

    Abraços,
    Alexssandro

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Alexssandro, tudo bom? Acabei de visitar seu blog… bem legal!! Desejo bastante sorte nesse caminho.. eu sou apaixonado por isso aqui e só com muita vontade e carinho é que o resultado dá certo.

      Desejo muitas viagens para vocês… Muito obrigado pela mensagem e por curtir o blog.

      Um grande abraço!!!

      Reply
  56. Cibele Bartholomeu

    Parabéns Robson pelo blog, adorei o video com as explicações e claro a classificaçao das perguntas. Estou embarcando para Santiago e Atacama na proxima semana e foram valiosissimas as dicas sobre $.
    Quanto as suas fotos, dispensam comentários… Obrigada por compartilhar tamanha beleza!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Cibele!! Muuuito obrigado por sua mensagem!! Te desejo uma viagem incrível!!!!! Que você volte cheia de memórias lindas….. e volta aqui para contar como foi

      Reply
  57. Ricardo Martins

    Olá Robson, tudo bom?
    irei para uma viagem na Asia (e meu roteiro ta muito parecido ao que voce fez), entao queria algumas dicas. Em relacao a moeda, estou muito em duvida do que fazer. Tipo qual a melhor opcao que aconselha para usar na Tailandia e Emirados Arabes?
    Tipo levar daqui pra la em dolares? e onde trocar la? na rua, aeroportos?
    Nao queria levar toda a quantidade em especie, entao o que sugere? Levar um pouco em especie, e o restante melhor sacar direto do debito em conta? levar esses cartoes travel money, VTM?
    Aguardo sua dica.
    Muito obrigado

    Reply
    1. Robson Franzói

      Fala Ricardo, tudo bom? Então…. leve dólares do Brasil.. o máximo que você achar confortável e seguro…. Por lá eu trocava em aeroportos (são mais caros, mas as vezes não tem como sair do aeroporto sem nada no bolso) ou trocava nas casas de câmbio que encontrava. Em Dubai eu já estava com poucos dólares, aí eu sacava mesmo… O VTM tem uma taxa alta, mas pelo menos você garante a cotação do dia da compra, então eu acho que vale a pena em alguns caso… pois levar tuuuudo em espécie é complicado mesmo!

      Espero ter ajudado, Qualquer outra dúvida é só dar um grito!!

      Reply
  58. Ana Terra

    Olá Robson! Tudo bem?
    Nem preciso dizer que seu blog é 10!!!
    Estou te escrevendo para te pedir uma ajuda. Assim como vc sou apaixonada por viajar, mas além de mochilao eu sempre busco estudar, trabalhar e morar em paises pra conhecer o máximo da cultura local. Já estudei em 4 paises antes e agora estou na Austrália.
    Estou participando a seleção de uma vaga numa agência de intercâmbio e viagens aqui em Brisbane e só vou ter uma chance de uma entrevista se meu vídeo for um dos 5 mais visualizados.
    Será que você poderia postá-lo em seu blog? Eu tenho até dia 28/9 para conseguir muitas visualizações!
    Segue o link: https://m.youtube.com/watch?list=PLOX55xk26nM7e-KIsDngrY3G5QVA9G1tC&sns=fb&v=BRH7-TpViEE

    Reply
  59. Ricardo Martins

    Olá, Robson. Tudo bom?
    Eu lhe escrevendo novamente rs. Mas é que esse final de semana estou fechando todo o roteiro e a parte de hotéis para a viagem a Tailandia, em dezembro.
    Dai defini as datas e quero muito sua sugestao e ajuda na montagem e definicao das praias.
    Meu roteiro ficou praticamente identico ao seu, pois terei 7 dias (6 noites) para o sul da Tailandia, entao queria sua ajuda para reservar os hotéis pelo booking (o Sand Sea Resort).
    Terei do dia 14 a 20 de dezembro la, ficando em Railay Beach, Maya Bay e Phi Phi Island.
    Como me aconselha fazer? Meu voo sai de Bkk e chega em Krabi dia 14 de manha e retorno de krabi para bkk dia 20 a noite.
    Sendo assim gostaria que me auxiliasse nas datas para a reserva dos hotéis (numero de dias).
    Aguardo
    Muito Obrigado!

    Reply
  60. Elisa de Oliveira

    Olá Bruno, tudo bem ?
    Estou planejando uma viajem a Santiago no feriado do dia 20 do mês que vem. E gostaria de saber o que você recomenda fazer ? Quais passeios ? E qual a melhor localização para se ficar Centro ou Providencia ?

    Reply
  61. Cristina Cavalcanti

    Adorei seu blog. Eu e meu marido estamos planejando uma viagem mochilao a Portugal,no verão. Vc tem ideia de quanto gastariamos nessa viagem? Obrigada.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Cris!!! Tudo bom??? Pode ter certeza que vocês vão amar Portugal… você já tem um roteiro definido?? Dias e tal? Os valores dependem disso e também do estilo da viagem que vocês pretendem fazer… mais econômica, mais tranquila… mais libre, mais gastronômica… enfim, vários fatores… já tem algo definido?

      Reply
      1. Cristina Cavalcanti

        Oi, Robson, td bem? Para essa viagem eu só tenho 3 certezas: 1. minha prioridade será a praia de Nazaré, terra de meus pais, 2. será mochilão e 3. tem que ser beeeem em conta, rs.

        Reply
  62. Ricardo Barbosa

    Boa tarde Robson, tudo bom?
    Eu lhe escrevendo novamente rs. É que minha viagem para a Ásia é no mes que vem, e por tratar -se do primeiro mochilao e por ser Ásia, confesso que ainda estou com muitaaaaaas duvidas e um pouco de medo.
    Acompanho sempre seu blog, as publicacoes, mas por ser mes que vem ja a viagem, gostaria de nesse post tirar algumas duvidas e pegar umas dicas com voce.
    Se fizer uma assessoria, seria muito util para que nao haja erros graves que comprometam minha viagem.
    Vamos la:
    1. Minha maior preocupacao é com a locomocao, transfers, ferry, nas praias da Tailandia. Meu roteiro esta praticamente igual ao seu: Railay Beach, Maya Bay e Phi Phi (mesma quantidade de dias e na mesma ordem que voce fez), voo saindo de Bkk para Krabi, praticamente ida e volta mesmo horario que o seu. Por favor, me instrua sobre a locomocao la, desde a chegada no aeroporto até a chegada no Sand Sea Resort, e principalmente, a locomocao para Phi Phi. Li o post sobre maya bay no seu blog, entao estou com muitaaaa duvida na ida para Phi Phi e tambem na volta para pegar o voo para krabi. Queria saber onde reservar, como reservar, antecendencia, e o prazo que leva cada deslocamento, para que eu nao perca o voo.

    2. Em relacao as malas, como fazer para se descolar de uma praia para a outra? o que recomenda levar? somente mala de costas?
    e quando faz esses passeios, tipo ir para maya bay, depois ir para phi phi etc etc. como proceder com as malas?

    3. para os passeios (4 islands, hong islands, maya bay etc etc, devo reservar daqui ja do Brasil? por onde reservar?

    4. Hospedagem em Phi Phi: o que me diz sobre o Holiday In Phi Phi, e do Phi Phi Island Beach Resort? Estou em duvida em qual dos dois reservar.

    Se possivel, alem destes questionamentos, gostaria que me escrevesse contando tudo que preciso me programar, agendar, levar, fazer, tudo para que de certo essa viagem.

    Muito obrigado Robson.
    Aguardo seu contato.
    Abraços e bom final de semana.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Ricardo… Tudo bom por ai?? Mil desculpas pela demora em te responder… mas vou tentar te ajudar da melhor forma possível.. vamos lá!!!

      Primeiro de tudo… fica calmo que é tudo muito mais fácil do que parece. Na verdade é um pouco difícil quando estamos por aqui, mas lá as coisas são mais simples….

      1. Locomoção nas praias. Praticamente tudo você vai poder ver com o seu hotel ou em algum ponto perto dele. Você vai ver que lá em Railay tem tipo umas agências pequenas com tabelas de horários dos barcos… Eu entrei em uma dessas, bem perto do Sand Sea e comprei minha passagem para Phi Phi. Existe um ponto de encontro, fica quase em frente ao resord. Não tem muito como errar, você vai ver dezenas de pessoas com malas… e o rapaz da agência vai te explicar certinho.

      Você vai pegar um longtail que vai te legar até um barco maior, que vai fazer a viagem até Phi Phi… bem tranquilo.

      Chegando em Phi Phi eu fui até a agência que faz o passeio para Maya Bay… só existe uma que tem esse barco para dormir lá. O mochilão maior você deixa guardado nessa agência…. na sua mala menor você leva apenas o necessário…. uma bermuda, alguma toalha, câmera… etc.

      O passeio em sí é bem roots, mas é uma experiência incrível!!

      2. Sobre a mala.. eu levei um mochilão… com pouquissíma roupa.. tipo, quase nada mesmo. Fiquei mais de uma mês viajando e levei roupa para 1 semana. Lá é muito quente… as roupas tem que ser leves… então já ocupam pouco espaço. Aí eu tinha uma mala menor para levar câmera e tal… Se possível compre uma capa para a sua mochila grande… é melhor ou ela vai sofrer na viagem.

      3. Os passeio você não consegui reservar aqui no Brasil.. é tudo por lá…. dá pra ver direto com o hotel ou então em umas barraquinhas que ficam perto da praia…. você vai ver elas com facilidade… tem umas fotos e tal… se você não achar eles, não se preocupe, eles vão te achar… hahaha

      4. Hospedagem em Phi Phi…. SIMMM!! Recomendo muuuuito o Holiday Inn… sério.. foi a melhor escolha que eu pude fazer… o lugar é muito tranquilo.. lindo… uma equipe sensacional.. me senti um rei por lá… Mas é lugar para quem quer praia bonita e tranquilidade….

      Quando for fazer suas reservas, se possível, utiliza esses links aqui:

      http://www.booking.com/hotel/th/holiday-inn-resort-phi-phi-island.pt-br.html?aid=375355

      http://www.booking.com/hotel/th/sand-sea-resort.pt-br.html?aid=375355

      Assim você dá uma força pro blog sem gastar nada a mais com isso..

      Cara.. no mais é só ir tranquilo… vai ser a melhor experiência da sua vida, pode apostar!! Lembre de usar muito protetor solar… eu usei e mesmo assim torrei. Cuide bem da sua câmera, a minha morreu em Phi Phi…. Use a abuse da sua havaianas.. eu ficava com a minha o dia todo.. sério, o calor é surreal…

      Enfim… espero ter ajudado…. se tiver mais dúvidas pode perguntar… desculpa não te responder antes e não ter conseguido postar tudo antes da sua viagem…. estou em uma correria loucaaaa!! Espero que veja a resposta aqui…

      Grande abraçoo!!!!!

      Reply
  63. Ricardo Barbosa

    Grandeeee Robson. Por aqui tudo na paz =D
    Muitissimooooo obrigado pela resposta do meu post. Nao tem ideiaaaa do quanto voce me ajudou na elaboracao dessa viagem =D
    Foram 3 ou 4 posts que envie, e voce me respondeu me auxiliando muito bem =D
    agora é so aguardar o dia e seguir suas dicas entao =D
    reservei o sand sea e o holliday inn. e sei que sera uma estadia incrivel. assim como voce, meu intuito é praia tranquila, e natureza bela.
    continua seguindo e te acompanhando nas redes sociais, afinal seu blog é incriveeeel.
    tenho certeza que essa sera a viagem mais fantastica que ja fiz =D e a proxima ja pegarei mais dicas com voce hehehe
    obrigado mesmoooo, e sucesso sempre!
    qlq duvida volto em contato.
    forte abraço. ate mais.

    Reply
  64. Lauren

    Oi Robson!

    Seu blog é muito massa!! Aprendi varias coisas e esta me ajudando muito no planejamento do meu sabático.

    Pensei em começar pela Tailândia e seguir viajando até Paris. Você acha muita loucura, bizarro?

    Obrigada por compartilhar suas experiencias!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Lauren!! Tudom bom?? Ahhhh, sabe o que eu acho que é loucura?? Loucura é não viajar!!! Se joga mesmo!!! E espero poder te encontrar em algum lugar desse mundão aí… quem sabe hein… pode ser na Tailândia ou em Paris…. dois lugares que eu amo hahahah

      Eu que te agradeço pelo comentário… se puder ajudar em qualquer coisa, estou por aqui… é só dar um grito!!!

      Reply
  65. Roberto Franco

    boa tarde robson, parabens pelo blog, ótimas viagens, pensando em fazer um parecido para ajudar outros viajantes também, claro que não fui para tantos lugares como vc, mas quem sabe um dia rsrs… queria saber com que empresa vc criou esse design de menus, pois os blogs que eu vejo são muito mais simples, adorei o modo de navegação do seu

    parabens

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Roberto, tudo bom? Que legal que curte o blog e tem vontade de começar o seu… O meu eu mesmo fiz o design e programei, ele é totalmente personalizado em cima do WordPress.

      Qualquer coisa dá um grito aqui,
      grande abraço e obrigado pela mensagem

      Reply
  66. Ricardo Martins

    Ola Robson, tudo bom?
    Eu lhe escrevendo novamente rs.
    Viajo amanha, dia 7, para essa aventura incríveeeel da Asia.
    Com base em todos seus posts e viagens, consegui me organizar e definir meu roteiro, ja que visitarei praticamente as mesmas atraçoes que voce fez.
    Em relacao a Dubaim Abu Dahbi e BKK está Ok.
    So estou ainda com algumas duvidas e perrengues em relacao as praias, do sudeste asiatico. E por isso te escrevo pra tentar esclarecer umas duvidas, antes de viajar.
    1. Primeiro ficarei 3 dias em Railay Beach, no Sand Sea tambem. Em relacao a ida do aeroporto de Krabi até o hotel, como é? O que sugere fazer?
    Mandei email para o hotel, e eles me informaram que tem o transfer do aeroporto ate o hotel por 1500 baths. Aconselha eu reservar com eles? ou pegar algo por la mesmo? é tranquilo essa ida do aeroporto até o hotel? (confesso que estou receoso em relacao a esses deslocamentos entre as praias la =// help me.
    2. E em relacao aos passeios em Railay Beach? comprar por la? no hotel? agencias?
    3. De Railay farei Maya Bay. Como é para ir de railay paga pegar o passeio?
    4. De railay ficarei 3 dias em Phi Phi, no Holiday Inn. E os passeios por la, aconselha comprar onde? e outra duvida é a volta de Phi Phi para pegar o voo em Krabi para Bkk. Meu voo é as 20 horas de Krabi para Bkk. Como faço para ir de phi phi para o aeroporto? E que horario eu teria que sair de Phi Phi para chegar no aeroporto sem atrasos?
    Aguardo suas ajudas e dicas.
    Muito obrigado Robson.
    Abraços.

    Reply
  67. ericotoledo@gmail.com

    Robson, primeiramente parabéns pelo seu blog. Mto bem desenhado e organizado. Com ctz irei acompanhar sempre nas minhas próximas viagens. Vi a dica da Agência de turismo no Atacama e pretendo fechar com ela. A pergunta é o seguinte: Estou indo pro Atacama na 2 quinzena de janeiro. Já fecho os passeios com a empresa agora, ou posso fechar quando chegar na cidade???? Posso correr o risco de não conseguir o passeio por ter limite de pessoas???? Fico no aguardo da resposta. Mais uma vez parabéns.
    Érico Toledo
    Pouso Alegre-MG

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Érico, tudo bom?? Olha, até dá pra fechar por lá… mas eu particularmente prefiro sair do Brasil com tudo acertado… Então pode fechar com a agência sim!!

      Muito obrigado pela mensagem… espero que continue acompanhando o blog

      Se tiver qualquer dúvida é só dar um grito aqui

      Reply
  68. Ricardo Martins Barbosa

    Ola Robson, tudo bom?
    Cara que aventura incriveeeeeeeel foi a Asia. Voltei encantando, apaixonado por aquele lugar, pela cultura, pelo povo, e pela paisagem.
    Superrr recomento ir pra Tailandia.
    Fizemos a viagem conforme fui seguindo seu roteiro e suas dicas, e deu tudo muitooo certo. Obrigado mesmo.
    Agora lhe escrevo para me ajudar em mais uma aventura hehe.
    Em março irei para Europa visitar um amiga que mora na Irlanda. Entao queria pedir umas dicas e sugestoes de roteiro para eu fazer nos dias livres.
    A principio esta assim: saida de sao paulo pra Dublin dia 15, com chegada 16/03, dai dia 17 tem a festa de st Patrick. e depois faria uns 2 dias ali com ela.
    Dai tenho 3 dias livres apos Dublin… dai queria ver o que me recomenda fazer nesses 3 dias…
    depois desses 3 dias vou para Amsterdam, com parada de mais 3 dias… tambem queria saber o que me recomenda, so ficar em Amsterdam ou fazer algo por ali…
    Alem do roteiro do que fazer por la, gostaria que me ajudasse em relacao a locomocao, se melhor ir de aviao, trem ou aquele megabus.
    Aguardo suas dicas.
    Obrigado.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Ricardo, tudo beleza??? Que massa que curtiu a Ásia… não tem como não curtir né??

      Então, vamos lá…. nesses dias livres depois de Dublin, eu procuraria alguma cidade na região para visita… pela Irlanda mesmo (não tenha uma dica certa pois ainda não fui pra lá)

      Em Amsterdam, eu acho que você já vai pegar aberto o Parque das Tulipas, eu até tenho um post detalhado sobre ele aqui no blog. Veja certinho e não deixe de ir.

      Sobre o transporte… olha… eu curto muito viajar de trem.. acho prático, barato e muito maneiro… é assim que eu sempre me viro por lá…

      Bom, espero ter ajudado.. Se tiver qualquer dúvida é só me dar um grito aqui

      Reply
  69. Priscila

    Olá, Robson! Eu e mais duas amigas acabamos de voltar do atacama, é realmente maravilhoso… Usamos várias dicas aqui do blog, e ganhamos até um desconto no restaurante ayllua… obrigada e continue postando as dicas!!!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Opaaa!! Que show Pri!!! Muito bom saber!! Que legal que visitaram o restaurante da Ayllu… é uma delícia lá!!!

      Obrigado por lembrar de mim e voltar aqui para compartilhar sua experiência

      Reply
  70. Marcela Regis

    Oi, tudo bem? Vou para a Tailândia em Março e o seu blog me ajudou muito a organizar meu roteiro, agradeço por isso. Eu queria fazer uma coisa lá que acho que você não citou por aqui, então vim de perguntar: você provou dragonfruit por lá? Sabe onde vende, se acha facilmente? Beijao e parabéns pelo seu trabalho!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Marcela, tudo bom?? Ahh eu não comentei sobre isso, mas comi lá sim… Na verdade não é muito difícil de achar não…. as vezes tem até no café da manhã do hotel… ou em barraquinhas que vendem sucos e frutas….

      Que bom que chegou aqui no blog e gostou do conteúdo…. Muito obrigado por sua mensagem!!
      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito

      Reply
  71. JP

    Parabéns pelo conteúdo Robson! Muito legal e estimulante!

    Vi seus vídeos pelo YouTube e gostaria de saber se é você mesmo que os edita, se sim, qual o programa que você utiliza para editar vídeos com GoPro?

    Desde já agradeço!

    Um Abraço!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande JP, tudo beleza? Que legal que chegou aqui e curtiu o conteúdo Legal que conheceu o canal também… está meio parado por lá, mas estou correndo para fazer mais vídeos.

      Então, eu utilizo o FinalCut PRO para editar todos os meus vídeos… eu mesmo que cuido te tudo

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui

      Reply
  72. Laís Salatiel

    Olá Robson! Tudo bem? Estou indo pela primeira vez para a Europa. Vou desembarcar em Frankfurt porém no mesmo dia já vou de ônibus para Paris. Tenho algumas dúvidas no momento da imigração:
    1. Se perguntarem sobre o que vou ver em Frankfurt, explico que de lá vou para Paris; ou é melhor pesquisar alguns pontos turísticos em Frankfurt e falar sobre eles para facilitar?
    2. Meu irmão mora em Ilmenau/Alemanha, porém ele foi como estudante do programa Ciências sem Fronteiras do governo. Não vou ficar na casa dele. Se me perguntarem se conheço alguém na Alemanha digo que sim; mesmo não tendo a carta-convite porque não vou ficar na casa dele. Ou, digo que não para simplificar? Mesmo sendo mentira é melhor?
    3. Não vou ficar em Frankfurt, somente desembarcar. É bom fazer uma reserva em algum hostel somente para comprovar na imigração? Ou com o comprovante de compra do ônibus para Paris e hospedagem lá fica tranquilo explicar minhas boas intenções (rs) ?
    Se puder me ajudar ficarei muito grata!

    A propósito seu blog tem sido de utilidade ímpar na viagem. Depois volto para contar como foi. Obrigada!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Laís, tudo bom e você? Opaa… primeira vez na Europa.. Tenho certeza que vai curtir muito!

      Então… vamos lá, respondendo suas dúvidas:

      1. Pode dizer que vai pra Paris… sem problemas.

      2. Sobre seu irmão.. assim… se a pergunta for: conhece alguém em Frankfurt? Aí você pode dizer que não… já que seu irmão está em outro lugar. Se for na Europa, você pode dizer que sua irmão está estudando em Ilmenau.

      Quando eu vou, por mais que tenha amigos por lá, eu simplifico dizendo que não conheço ninguém… Mas, no seu caso, como é irmão… não sei se mentiria… até porque ele está estudando lá… e nem é na casa dele que você vai ficar… Então não sei se isso vai fazer diferença.

      3. Não precisa reservar hotel em Frankfurt não… tenha apenas uma hospedagem reservada em Paris.. já que é pra lá que você está indo.

      Espero ter ajudado!! Depois volta aqui pra me contar como foi

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui

      Reply
  73. Bruna

    Robson, sem palavras para o “UM VIAJANTE”, não tenho o que dizer.
    Seus posts tem muitos detalhes, tudo feito com muito carinho para as pessoas que visitam sua pagina.
    Achei um máximo, não saberia nem por onde começar meu roteiro para a Europa se não fosse sua ajuda, nunca fiquei em um hostel nem tinha vontade de ficar, pensava que era tudo sujo, largado com pessoas que nem se fala… Porem você me mostrou que não é bem assim, e me fez lembrar que Europa não é brasil, então obviamente seria mais organizado na Europa !!
    Não seriooo dicar incríveis, de lugares que eu nem pensava e conhecer, mais agora penso !!
    So tenho a te agradecer por ter esse site ou blog (não sei o que é ao certo-pois não fico nesses sites) enfim … Obrigado por me ajudar a encontrar o caminho para a minha viajem !!!
    Muito sucesso para você hoje e sempre !!
    Parabéns Novamente

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oêê Bruna!!! Oww linda!! Que delícia ler o seu comentário… tão bom saber o que o blog ajuda tanta gente… fico feliz da vida em saber!!!

      Desculpa a demora em te responder… acabei de chegar de uma viagem de um mês pela Europa e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Desejo que você faça viagens cada vez mais incríveis!!!! Muito obrigado pela mensagem!! Beijooo!!

      Reply
  74. Letícia

    Olá Robson, tudo bem?
    Pretende ir a Índia ou a China ou conhece alguém que vá?
    Preciso de um parceiro para esses países, mulheres ainda não circulam sozinhas livremente por eles…
    Quero fechar as maravilhas atuais…
    Bjnho.
    Le

    Reply
  75. Eliseu

    Ola Robson! Cara, primeiro de tudo obrigado pelas dicas em seu blog. Esta me ajudando muito no planejamneto da minha primeira viagem p Europa. Meu roteiro sera centralizado em Zurich. 1) Zurich-Paris-Zurich e depois 2) Zurich-Milão-Veneza-Florenca-Roma-Zurich. Segui suas dicas e comprei o Rail Select Pass 3 paises (franca suica italia) pelo site da Rail Europe. O passe chegou tudo certo. O problema agora esta em fazer as reservas. Estou reservando os assentos na Rail Europe mesmo, mas estou achando as taxas administrativas muito caras: chegam dobrar o preço das reservas. Por exemplo, Zurich-Milao a reserva fica por €22 e só de taxas é cobrado mais €20. Ou seja, no geral vou pagar duas vezes pelas reservas. É isso mesmo? Existe alguma forma de reduzir estas taxas? Ou melhor, é mesmo necessario fazer reserva de assento para o trecho 2 do meu roterio (italia)? Muito obrigado.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Eliseu, tudo bom? Essas taxas as vezes são complicadas mesmo. Você pode tentar buscar essas reservas direto na companhia do trem que você vai pegar.. ou tentar ver isso diretamente na estação de trem, lá na Europa. Mas feche as reservar logo nos primeiros dias… pra garantir os lugares.

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
    1. Robson Franzói

      Opa… Muito obrigado Fer!! Muito bom saber…

      Espero que continue aproveitando as dicas do blog para outras viagens

      Reply
  76. Aline Damaceno

    Blog sonho de consumo para quem gosta de viajar haha
    Vi a indicação em outro blog e adorei!

    SHOW DEMAIS

    Reply
  77. Aline

    Boa tarde, Robson.
    Estou mesmo encantada com o seu blog. É fascinante a forma como você nos apresenta suas viagens e de fato a vontade é de se jogar no mundo!! Obrigada pelo carinho com que você escreve, pelos detalhes, pelas dicas, isso realmente facilita muito para quem não tem muita experiência e pretende ser um mochileiro (neste caso, eu!). Parabéns pelo sucesso do blog!!! Ah, já ia me esquecendo! Gostaria de ser um pouco intrometida. As fotos que você posta no site são lindíssimas e a qualidade da imagem é outro nível. É claro que isso deve a uma câmera fotográfica especial. Poderia compartilhar qual a marca/modelo que você utiliza? Desculpa mesmo minha intromissão!!!
    Obrigada

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Aline, tudo bom?!? Ahhh, que delícia ler um comentário assim.. reconhecendo o meu trabalho.. é muito gratificante e o que realmente dá forças para continuar…

      Então, tenho algumas câmeras… Uma GoPRO Hero 3 Black, um Sony a77 e uma Sony RX100 III.

      Não sei se você chegou a ver minha categoria de fotografia aqui no blog, dá uma olhada, tem algumas dicas legais e eu falo sobre o meu equipamento:

      http://www.umviajante.com.br/fotoviagem/

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *