Deserto do Atacama – Como chegar?

Existem algumas opções para chegar ao Atacama e tudo vai depender do seu tempo, dinheiro e ponto de partida.

Como chegar no Deserto do Atacama

Saindo de Santiago / De avião

O aeroporto mais próximo de San Pedro de Atacama fica em Calama, e é para lá que você vai se optar em fazer a viagem de avião. Apesar de ser um pouco mais cara eu acredito que é a melhor opção pelo tempo de viagem – o vôo dura pouco mais de 2 horas.

Existem duas companhias que fazem o trajeto – a Sky Airline e a LAN. Já ví alguns comentários de brasileiros que conseguiram passagens bem baratas comprando direto no site “chileno” das companhias. Vale a pena tentar. Caso não consiga, você pode comprar a passagem assim que chegar em Santiago. Os voos são regulares e é fácil encontrar lugares disponíveis.

Saindo de Santiago / De ônibus

O ônibus é uma opção bem mais barata, porém muito mais longa – são quase 24 horas de viagem. Além do cansaço físico, você acaba gastando um bom tempo nesse percurso.

Duas companhias realizam o trajeto: a Tur Bus, que vai até San Pedro de Atacama, e a Pullman Buss, que faz o trajeto até Calama. As passagens giram em torno de 25 mil pesos chilenos.


Antes de continuar, quero lembrar que o Chile atualizou os requisitos para entrada de viajantes no país. As novas normas já estão valendo e é importante seguir as obrigatoriedades para não ter problemas nas imigração.

Vale destacar que o Seguro Viagem para o Chile, que se tornou um item obrigatório, passou a ser recomendado. É indicado que todos os viajantes devam ter um seguro viagem e, na minha opinião, procure fechar um seguro com cobertura Covid. O Seguro Viagem para o Chile é muito acessível, por isso reforço a importância de contratar e só viajar coberto pelo seguro.


Saindo de Santiago / De carro | moto

Também é uma opção para quem tem mais tempo e gosta de aventura. As estradas que levam ao norte do Chile são boas e certamente as paisagens são compensadoras. A liberdade de escolher os pontos de parada também é um diferencial.

De Calama para San Pedro de Atacama

Se você optou por ir de avião, ao chegar no aeroporto de Calama você ainda tem mais um percurso da viagem até San Pedro – são mais 105km. A estrada que liga as duas cidades é muito boa – um asfalto liso que cruza o deserto. No aeroporto de Calama você tem algumas opções para ir até San Pedro:

Taxi + ônibus: talvez a opção mais barata, mas um pouco mais cansativa para quem vem de uma seqüência de voos. No aeroporto de Calama você pode pegar um taxi até o centro da cidade, que vai sair por cerca de $6.000. Já no centro de Calama você pode pegar um ônibus direto para San Pedro por cerca de $3.000.

Transfer: essa foi a opção que eu escolhi. A empresa Licancabur faz o trajeto do Aeroporto para San Pedro de Atacama – te deixando na porta do seu hostel/hotel. O valor é $9.000 somente ida / $16.000 ida e volta *com desconto. Existe um quiosque da empresa no aeroporto de Calama e a saída do transfer é frequente. Caso queira garantir a reserva antecipada clique aqui.

Saindo da Bolívia para o Deserto do Atacama

Muitas pessoas que vão explorar essa região do Chile acabam incluindo a Bolívia no roteiro e eventualmente começam a viagem por lá. O mais comum para quem vem da Bolívia para San Pedro de Atacama é passar pelo Uyuni, o maior deserto de sal do mundo. Para isso é necessário contratar um pacote com uma agência na cidade de Uyuni.

A viagem do Uyuni até San Pedro dura três dias e passa por lugares incríveis. Não vou dizer que é uma viagem fácil – eu fiz o trajeto contrário, de San Pedro para o Uyuni – mas digo que é extremamente compensador. Uma aventura inesquecível!

A agência que eu contratei para fazer essa viagem foi a Cordillera Traveller, que tem seu escritório também na cidade de Uyuni.

Saindo da Argentina para o Deserto do Atacama

Também é comum viajantes fazerem o caminho até San Pedro de Atacama vindo da Argentina. Normalmente partindo das cidades de Salta ou Jujuy. A estrada vem cruzando a Cordilheira dos Andes e chega aos pés do Licancabur – famoso vulcão da região. A viagem, saindo de Salta, custa em torno de $20.000 pesos e dura cerca de 12 horas.

Entre em  contato direto com a agência

Conheço o trabalho da Flávia desde a minha primeira viagem para o Atacama, em 2014. Desde então acompanho o trabalho que ela faz com a FlaviaBia Expediciones e reforço que é uma agência que recomendo com muita segurança.

Eu preciso ser transparente com você e dizer que hoje, em 2020, já não tenho mais contato com a Ayllu, a agência que fechei os passeios na minha primeira vez no Atacama e por isso não tenho como recomendar o trabalho deles. Fiz questão de atualizar essa informação em todos os posts.

A FláviaBia é a agência que eu recomendo no Atacama. Além de ser uma super confiável, ela oferece condições especiais para os leitores do blog. Se puder, lembre de comentar que você viu as dicas aqui no blog - pode falar que conhece o Robson, do blog Um Viajante. Além de receber o desconto, você também contribui com meu trabalho 🙂

Você pode entrar em contato com a agência pelo site oficial ou, ainda mais fácil, pelo formulário abaixo. Basta preencher as informações da sua viagem e ela entra em contato com todos os detalhes.

[wpforms id="42434"]

Para ajudar no seu planejamento veja o post com informações completas sobre o Deserto do Atacama. Lembre-se que para uma viagem de aventura como essa é super importante o Seguro Viagem – leitores do blog tem 15% de desconto, pegue aqui o seu cupom. Lembre-se de utilizar os links do blog para acessar o site dos nossos parceiros: Booking, Mondial e RailEurope.

PARA SUA VIAGEM AO ATACAMA
Cadastre o seu e-mail e receba dicas personalizadas até a data da sua viagem. [wpforms id="42433"]
RESERVE SEU HOTEL NO ATACAMA
Booking.com
Sempre que fizer sua reserva, você contribui com o blog Um Viajante e não gasta nada a mais com isso.

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

71 Comentários

  1. Waquison

    Olá, bom dia! Robson, parabéns pelo blog, dicas incríveis, preciso encontrar um iblog gual ao seu relacionado a Ushuaia, El Calafate e Torres del Paine, conhece algum?
    Gostei de todas as dicas, mas tem uma que me ajudou muito relacionado a ida da Argentina – San Pedro, para baratear os custos voltaria para o Brasil e depois Calama, estou pesquisando o ônibus que leva de Salta a San Pedro, você sabe o nome da empresa?
    Desde já,
    Agradecido.

    Responder
  2. Bruno

    Olá Robson, como vai? Estou indo sabado agora para Atacama. Tive um problema e terei que antecipar a volta. O problema é que segundo a TAM a passagem da LAN de santiago – calama – santiago é não reembolsavel e não permite trocas. Eu terei que antecipar meu voo então queria ver sua dica sobre isso: Comprar só um trecho (calama-Santiago) está muito caro pela LAN. Pela Sky é mais barato eu comprar ida e volta e largar mão da que eu comprei. Uma terceira opção seria chegar em Santiago e tentar comprar a volta no aeroporto. Esse terceira opção é viavel? pela internet a volta esta $120 ou $97 ida e volta (pela Sky). Na verdade meu voo de calama chega em Santiago às 14:00 e o voo de Santiago para Brasil sai às 15:40. To achando muito apertado. (é no programa original so voltaria para o Brasil no outro sabado).
    obrigado mais uma vez.
    abraço

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Bruno!!! Caraa.. mil desculpas pela demora em te responder.. acho que cheguei muito tarde… Na verdade ainda estou meio enrolado com o blog, pra deixar ele em ordem depois da última viagem…. Mas e aí, conseguiu uma solução??? Está no Atacama??

      Responder
  3. bruno

    Fala Robson. To aqui sim cara. Cancelei a passagem e comprei outra da sky airlines qdo cheguei em Santiago. Tomei um prejuízozinho mas nada fora do prwvisto. Chegamos hj do uyuni também. Fomos com a Cordillera. Correu tudo bem. Valeu pelas dicas.
    Abraço

    Responder
  4. Denis L. Ricardo

    Robson, fala ae tudo bom ae?

    Então gostaria tirar dúvida sobre Transfer Lincabur, vale pena reserva para cotar bom preço desconto ida e volta?

    Pois consegui comprar passagem ida e volta pelo site chileno,da LAN foi bom preço e não muito salgado quando tentei comprar no mês outubro e novembro tava cima de 1mil reais, agora comprei foi menos de 1mil reais finalmente, só pouco caro devido taxa que tenso faz parte risos. Essa passagem vai de Santiago para Calama.

    Aguardo resposta sobre transfer se tiver outras bom preços também se souber isso informar-me favor ae.

    Abração!!!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Denis… pelo que eu vi os preços dos tours são todos parecidos… Nessa segunda viagem eu fui com outro transfer… o Transfer Pampa… é muito bom também!! Pode ir com eles 😉

      Abração!!!!

      Responder
      1. Denis

        Fala ae grande um viajante risos.

        Opa pode deixar, irei mesmo Transfer Pampa…

        Exatamente analisei isso sobre o preço dos transfer licanbur e pampa são pouco parecido também FlaviaBia informou e me ajudou para agendar o transfer Pampa e tudo certo. Obrigado pela ajuda viu, suas fontes do blog é muita utilidade para mim viu..Abração!!! valeu pela informação..

        Falta 40 dias para chegar em Chile, que ansiedade grandeza ha ha risos.

        Abração!!!!

        Responder
  5. Debbynha Silva

    Eu vou chegar em santiago dia 28/12 e irei para o atacama dia 02/01.. eu consigo comprar passagem aérea tranquilamente? Porque eu sei que comprando aqui sai bem mais caro…
    valew

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Debby… desculpa a demora pra te responder, esses final de ano está uma loucura.. Eu te respondi no outro comentário…. Entãoo… na minha primeira viagem eu deixei pra comprar no aeroporto, consegui sim… mas gastei mais de 700 reais na passagem de ida e volta (Santiago/Calama). Nesse ano eu comprei direto no site chileno da LAN e paguei cerca de 300…. então acho que vale a pena passar o cartão sim…

      Qualquer outra dúvida é só dar um grito aqui 😉

      Responder
  6. Paula

    Olá, muito boa tarde! Sairei de São Paulo com destino ao Atacama, sabe me dizer se vale a pena ir para Santiago e de lá Calama ou ir direto de São Paulo para Calama? Obrrigada!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Paula, tudo bom??

      Então, você sempre vai ter que fazer escala em Santiago…. O que eu sugiro para você é tentar comprar a passagem de Santiago para Calama no site chileno da Lan. Você precisa de um cartão de crédito internacional e não vai dar pra parcelar, mas o valor vai ser bem em conta.

      Qualquer outra dúvida é só dar um grito aqui 😉

      Responder
  7. Bruno Perrut

    Robson, Marquei uma viagem para o Atacama em Setembro, será minha primeira vez no Chile
    quais são as dicas e o que você recomenda a fazer para chegar em San Pedro do Atacama?
    Obrigado 😉

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Bruno…. tudo bom? Cara, essa viagem vai ser incrível.. pode apostar!!! Minha dica é para você organizar tudo com antecedência… Entre em contato com a Ayllu, diga que é leitor do Blog Um Viajante e eles vão descolar um desconto pra você. Já deixa tudo organizado e quando chegar lá é só aproveitar 😉

      Se tiver qualquer outra dúvida é só dar um grito aqui 😀

      Responder
  8. Julia

    Olá, fiquei apaixonada por tudo no Chile, principalmente por lá ser um dos melhores lugares do mundo pra se observar o céu. Estou perdida em como ir, como comprar passagens, como me hospedar … E também não tenho cartão de credito internacional…. Você poderia me dar algumas dicas? Como comprar minha passagem, onde me hospedar, e como fazer para chegar a San Pedro.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Julia, tudo bom? Então… primeira dica é para você ler todos os post aqui do blog… tem muuuuita dica pra você…

      Se não tem cartão internacional, você vai ter que comprar a passagem do Brasil até Calama direto no site da TAM… Ou então comprar até Santiago e lá no aeroporto comprar para Calama, só que essas formas são um pouco mais caras… Com cartão internacional você consegue economizar comprando direto no site chileno da LAN.

      Vai lendo os posts e conforme tiver dúvidas é só me dar um grito 😉

      Responder
  9. Andrei Pittol

    Robson,
    Tudo bem? Parabéns pelo blog! Super instrutivo e já peguei várias dicas para quando eu for em abril deste ano.

    Uma coisa: minha ideia é ir dia 11/4 para Santiago (partindo do Rio). Todos os voos para lá chegam no final do dia, o que praticamente impossibilita chegar em São Pedro do Atacama no mesmo dia. Você vê algum problema em pernoitar de 11 para 12 em Santiago e pegar o voo para Calama no dia 12/4 logo de manhã? Ainda consigo aproveitar São Pedro do Atacama no dia 12 (contratar a empresa para os passeios e passear pela cidade)?
    Valeu!!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Andrei, tudo bom? Cara, ta super certo o que você vai fazer….. dorme em Santiago e vai cedinho pro Atacama. Aproveita esse dia para conhecer a cidade, tem várias coisas legais por lá… Se duvidar você até consegue fazer um passeio na tarde desse primeiro dia. Se você já for com uma agência fechada seria ainda mais tranquilo.

      A Ayllu Expediciones foi a agência que eu fiz os passeios na minha primeira viagem… Eles oferecem um desconto especial para os leitores do blog. É só entrar em contato com eles e dizer que conhece o Robson, do blog Um Viajante 🙂

      Se precisar de qualquer outra ajuda é só dar um grito por aqui!! 😉

      Responder
  10. silvia

    Olá Robson. Primeiramente, parabéns pelo blog! Seus relatos me ajudarem na viagem pra Ásia no fim de 2015 e agora nas pesquisas pro Atacama em 2016. Só uma pergunta: você chegou a checar se dá muita diferença em deixar pra comprar a passagem pra Calama no Chile?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Sil, tudo bom?? Puts, cheguei a fazer isso sim.. na minha primeira viagem pra lá. Deixei para comprar no aeroporto de Santiago e saiu bem mais caro… foi uns 700 reais ida e volta.

      Comprando no site chileno da LAN você pode mandar até menos da metade disso… é a forma mais em conta!!

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito 😉

      Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Rô, tudo bom? Olha, acho que é fácil sim… só não sei te dizer o valor disso. De ônibus a viagem dura 24 horas, de Santiago até Calama. Eu não sei te dizer exatamente como é o caminho…. os lugares que vai passar…

      Se você for comprar a passagem aérea, compre no site chileno da LAN… é muuuuuito mais barato do que qualquer outro lugar. O site é lan.cl

      Eu já tentei deixar pra comprar no aeroporto e paguei quase o dobro do valor do site….

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder
  11. Gabriel

    Olá Robson. Se possível por favor gostaria de ouvir sua opinião, já que tem experiência em San Pedro. Meu vôo de volta para o BR seria às 17:20. Você acha que daria tempo de eu estivesse retornando do passeio de Uyuni no mesmo dia (hora prevista de chegada às 13:00 em SPA)? Ou ainda se eu aproveitasse para fazer o passeio do Geiser del Tatio na manha desse dia (hora prevista para chegada por volta das 12:30, segundo a agência)? Pergunto pois tenho que considerar também o transfer até Calama. Se puder ajudar, agradeço!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Gabriel, tudo bom? Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar de uma viagem de um mês pela Europa e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Hummm… o seu vôo de volta, saindo lá de Santiago é às 17h20? Acho que não dá tempo não… você vai chegar em San Pedro perto do Meio Dia… aí vai pegar o transfer para Calama, que dura 1 hora… ai tem que pegar o vôo para Santiago, chegar lá, pegar a mala e aí fazer o check-in para o Brasil…. acho que não dá tempo não :/

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  12. rosane

    Oi Robson!
    Gostaria de sua ajuda!
    Queremos visitar o observatório de Paranal e estamos sem duvida sobre quais outros lugares incluir no passeio. O que você sugere que fica dentro da rota? Vi o que você falou sobre Uyuni e me interessei – tinha pensado em ir até santiago e de lá para calama, mas e se fosse para la Paz para ir a Uyuni e de lá até o Paranal, será que daria certo?
    Poderemos ficar até 12 dias e não sabemos se contratamos um passeio através de agencia ou nos aventuramos pelos locais de carro alugado ou ônibus –
    seremos três, eu, meu filho e meu esposo e queremos uma viagem quase mochilão

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Rosane, tudo bom? Então, eu não conheço esse observatório Paranal…. vou ficar te devendo dicas sobre ele.

      Eu conheço gente que já fiz a viagem começando por La Paz… É possível também! Acho que vale a pena ver qual a passagem mais barata.

      Normalmente comprando ida e volta pela mesma cidade sai mais barato… mas aí você tem que pensar na logística de ida e volta para essa cidade.

      Eu ainda não fiz uma viagem de carro por lá… no Atacama e tal. Dá pra fazer sim, mas acho que tem que pesquisar bastante. Também não sei te dizer exatamente como é a parte do salar… talvez um pouco arriscado ir por conta, sem uma agência. Já ouvi falar de pessoas perdidas no salar… é realmente muuuuito grande!

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  13. rosane

    Obrigada Robson!
    Vou seguir sua sugestão e pesquisar mais.
    Acha arriscado eu contratar uma agência de lá, ao invés de uma daqui?

    Responder
  14. Renata

    ola! estou pesquisando os preços para ir p Atacama. Bem… moro na Paraiba e já vinha juntando milhas para esta viagem. Encontrei de Guarulhs para Calama passagens ida e volta por 24.000 milhas TAM. Este valor em pontos esta razoavel?!
    Estou vendo que compensa mais comprar com milhas GRU-Calama em milhas. VocÊ acha que ainda consigo o valor menor desse voo em milhas?

    Outra duvida é que vi inumeros hoteis em San Pedro e pergunto.. vale mais a pena procurar em prox do centro ou nao?!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Renata, tudo bom? Acho que está um pouco salgado. O melhor é tentar ver a passagem por milhas somente até Santiago. Depois você comprar separado a passagem de Sanatiago para Calama.

      A opção mais barata dessa outra passagem você vai encontrar no site da Sky.cl (tem que ser no .cl e marcar que você está no Chile e vai pagar em pesos). Não pode parcelar a compra, mas fica muuuuuuito mais barato 😉

      Sobre os hoteis… eu acho que vale a pena ficar perto do centro sim! Melhor pra sair para comer.. passear e tal. A não ser que você fique em um hotel mais TOP, como o Cumbres, que é afastado mas tem carro pra te levar para o centro – luxo puro!

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  15. William Senna

    Bom dia!

    Tem algum post específico ensinando a comprar pelo site da Lan Chile? Algumas pessoas disseram que no local pra botar identidade tem que pôr o CPF. Preciso marcar que estou no Chile? Mesmo desembarcando em Santiago vindo do Brasil?
    Não teve problemas pra embarcar pra Calama mesmo com os bilhetes sendo comprados como se fosse chileno?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi William, tudo bom? Pode comprar como se estivesse no Chile sim. Sobre o documento, eu coloquei o passaporte e deu certo. Tem gente que bota o RG mesmo e também dá.

      Vou fazer um post com mais detalhes sobre isso. Desculpa a demora para te responder… Estou desde julho sem conseguir dar uma atenção aos comentários do blog… No meu último post eu comentei um pouco sobre isso… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  16. Naiana Carvalho Almeida

    Oi Robson, estou pensando em visitar Santiago e também o Atacama. Será que é melhor eu ir onde primeiro, saindo do Rio de Janeiro ? Vou para Santiago e de lá para Calama (avião) e de Calama, volto para o Rio ou volto para Santiago?
    Obrigada.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Naiana, tudo bom? Então, eu acho mais legal fazer primeiro Santiago e depois o Atacama, pois assim você vai chegar tão cansada em Santiago.

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  17. Alan

    Bom dia Robson!
    Quero fazer uma viagem para o Chile, cerca de 6-7 dias inteiros.
    Saio de Salvador e pretendo ir a Santiago (passar uns 3 dias), Val Paraíso (1 dia) e Deserto de Atacama (2 dias).
    O que você recomenda fazer com relação a vôos? Saio de Salvador direto para Calama ou saio de Salvador pra Santiago? E a volta, será que consigo vôos do deserto direto para o Brasil ou terei que voltar a Santiago. Enquanto menos eu gastar com transporte aéreo, melhor!
    Muito obrigado

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Alan, tudo beleza!?! Cara, puts, dois dias é pouco para o Atacama… acho que você vai desperdiçar tempo indo até lá e vai aproveitar pouco.

      Meu conselho seria para você dedicar mais tempo em Santiago. Visite Cajor del Maipo, que é bem legal!! Não sei qual a época que pretende ir, mas se for no inverno tem o Valle Nevado também… Acho que você aproveitaria mais…

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  18. Cris

    Olá, Robson!
    Estaremos indo em breve visitar o Atacama, entre outras atrações do Chile, mas uma coisa está me preocupando : a altitude, qual sua dica para evitar de passar mal e aproveitar a viagem?
    Obrigada

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Cris, tudo bom? Sobre o efeito da altitude, isso é muito imprevisível. Cada pessoa reage de uma forma.. e cada viagem também é diferente. Eu já fui três vezes pra lá… nas duas primeiras não senti nada, foi de boa.. Agora nessa eu já senti um pouco. Então a alimentação pode interferir, o seu cansaço pode interferir… várias coisas… Mas fechando os passeios com uma agência boa, que tenha oxigênio nos carros, bons guias, te ofereça segurança e suporte… aí é tranquilo.

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
    1. Robson Franzói

      Ooi Carol, tudo bom?! Eu nunca cheguei a alugar por lá, mas já vi caminhonetes grandes, 4×4, que normalmente o pessoal aluga. Não sei te dizer o procedimento e onde alugar, mas já vi elas no aeroporto sim.

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  19. Carol

    Olá Robson, tudo bem?

    Estou me planejando para um mochilão ano que vem, 20 dias (é o que consigo), incluindo Atacama e Uyuni e Peru. Você acha que consigo fazer Atacama e Uyuni em 6 dias? Porque depois quero seguir para Sucre, La paz e Copacabana, antes de ir para o Peru.

    Abraços

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Carol, tudo bem e você!?! Então, assim… a viagem só de ida do Atacama para o salar é de 3 dias e duas noites. Te sobrariam entre 2 e 3 dias completos no Atacama… isso podendo variar com o seu tempo de chegada, tempo para se instalar e tal…. Acho que seria muito corrido, você acabaria não aproveitando tanto o Atacama. Eu sempre digo que 4 dias seria o mínimo para ficar lá…. Mas é apenas a minha sugestão… tenta pensar o que fica melhor pra você.. para o seu ritmo…

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
  20. Ludmila

    Boa tarde, Robson! Gostaria de uma informação. Você saberia me informar como devo proceder para comprar as passagens para Calama (ida e volta) utilizando o site chileno para obter a opção mais econômica? Estamos tentando passar com um cartão de crédito brasileiro. Isso é possível? Agradeço a atenção.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Lud, tudo bom? Então, eu acho que o cartão precisa ser internacional… apesar de já ter visto comentários de pessoas que conseguiram comprar com cartão apenas brasileiro. Eu sempre comprei com internacional e deu certo.

      Vou preparar um post detalhando essa compra, acho que vai ajudar 😉

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  21. Cris

    Olà Robson

    Estou indo pro Atacama, saindo de Foz do Iguaçu-Pr, em janeiro de 2017, estou tentando contato com Ayllu mas não consigo, poderia me passar da Fláviabia( vi comentário seu em outros posts, mas não acho mais), sabe me dizer se é tranquilo para passar a Fronteira entre Argentina e Chile. Parabéns pelo blog!!!

    Responder
      1. Robson Franzói

        Opa… ia responder agora… que bom que achou! Espero que dê tudo certo!!!

        Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

        Responder
  22. Isabela

    Olá Robson, estou por aqui mais uma vez para tirar uma dúvida..

    Estarei retornando da expedição Uyuni no dia 10/02/17, precisao de chegada em SPA as 13hs. Fiquei com receio de agendar voo para santiago neste mesmo dia por causa de algum imprevisto. Dai comprei o voo pela Sky para dia 11/02/17 as 09hs.
    Considerando os preços e qualidade dos hoteis em SPA, vc acharia viável pernoitar em calama no dia 10?
    Pergunta 2 é se acha melhor eu antecipar o voo ja comprado p o dia 10 mesmo e ganhar um dia em santiago? Eu gostaria de fzer a melhor opçao no “custo-beneficio”. Me da uma ajudinha??!?! Abraçooo!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Isa, tudo bom? Então, assim… eu já passeio por isso duas vezes e nas duas eu decidi arriscar: comprei para o mesmo dia. Mas comprei para noite, saindo umas 19h de Calama o vôo. Sempre deu certo, felizmente.

      Eu acho que vale arriscar. Só não sei se vale pagar alguma taxa para alterar o vôo agora. Então, no seu caso, talvez dormir em Calama (para evitar ter que sair de madrugada de San Pedro) seja a melhor opção.

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  23. Isadora

    Olá Robson, tudo bem? Estou fazendo a simulação para ir de Santiago do Chile para SPA pela LATAM Chile, porém, chega no momento de “continuar” para ir para os pagamentos e informa que a página é indisponível. Entendi que conseguiria comprar dessa forma. Realmente, a mesma passagem sai pela metade do preço se comparada pela LATAM BRASIL. Tem alguma dica do que pode ser? Agradeço a atenção.

    Isadora

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Isa, tudo bem? Já tentou de novo? Será que era algum erro no dia que você tentou?

      Caso não consiga, veja os preços com a http://www.skyairline.cl (também marcando como se estivesse no Chile). Ela tem preços até menores que os da Latam.

      Eu já comprei por ela e deu certinho 🙂

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito 😉

      Responder
  24. Marília Almeida

    Oii! Ótimas dicas, mas não entendi bem como funcionou seu transfer do aeroporto de calama para san pedro.
    Ele leva ao deserto e depois pode lhe deixar no hostel?

    Abraço!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Marília, tudo bom? Que bom que curtiu as dicas!!! Então, o transfer vai te levar do aeroporto de Calama até a cidadezinha de San Pedro de Atacama, onde tem os hotéis…. onde você faz a base para visitar os outros lugares do deserto.

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito 😉

      Abraço!!!!

      Responder
  25. SAMUEL

    Boa noite, Robson. Estou programando uma viagem para junho para conhecer o deserto do atacama, bem como o salar de uyuni, na bolívia. quantos dias precisaria para fazer esses dois passeios? o que me aconselha?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Samuel, tudo bom? Então, eu recomendo pelo menos 5 dias no Atacama, para aproveitar bem, e mais os 4 dias da viagem do Salar de Uyuni.

      Com esse tempo você consegue aproveitar super bem a viagem, mas se tiver mais tempo no Atacama, melhor ainda!

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito 😉

      Responder
  26. Karla Spavier

    Olá Robson, tudo bem? Estou indo pro Atacama semana que vem, e conforme recomendações do post, deixamos o trecho aéreo de Santiago para Calama para comprar no aeroporto quando chegarmos lá. Hoje fui dar uma olhadinha nos preços e assustei, ida e volta estão 213.000 pesos, mais ou menos 1.000 reais. Realmente esse é o preço normal pra esse trecho?
    Tambem notei varios voos esgotados, e comecei a ficar com receio. Poderia me esclarecer por favor? Obrigada, abraços!!!

    Responder
  27. Andrea

    Robson, estava olhado deus relatos e notei que o seu era o mais completo entre todos. Apesar disso gostaria de que me ajudasse em uma questão. Vou de viagem com um amigo meu entraremos pela Bolívia e de lá vamos para uyuni fazer o solar, de lá pensamos e voltar e pegar indo para Peru subindo.
    Notei que vc falou que dá para combinar o passeio do solar com o do Atacama, mas não tenho tanto tempo para isso. Será que tem algo de um dia apenas? Só temos 15 dias e queremos chegar em Machu Picchu tambem. Outra coisa qual empresa de turismo que vc recomenda? Obrigada.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Andrea, tudo bom? Que bom que chegou por aqui e curtiu o conteúdo.. fico muito feliz em saber, de verdade!

      Então, entendi a sua ideia… realmente fica complicado ir até o Atacama. Mas acho que existe algum passeio sim de 1 dia (não até o Atacama), mas até alguams lagunas da Bolívia mesmo… não muito distantes do Salar. Não tenho certeza, mas acredito que sim. Aí você pode tentar fechar direto por lá.

      Em Uyuni eu recomendo a Sand Andina, uma agência ótima!

      Bom, espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  28. Renata

    Oi Robson, tudo bom? Estava pensando em ir para o Atacama quando encontrei o seu site … Muito útil, excelente mesmo!! Estava pensando em ficar entre de 13 a 15 dias por lá, assim consigo fazer bastante passeios inclusive o Salar de Uyuni. Você acha que é muito tempo ou é suficiente para conhecer bem o local?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Rê, tudo bom e você? Que bom que chegou aqui e curtiu o conteúdo, fico feliz em saber!! Então, Assim… eu acho que 7 dias no Atacama, talvez 8… já é mais que suficiente.. dá pra fazer muuuuita coisa. Aí joga mais os dias de Uyuni, você pode fechar a conta em 10 ou 11 dias, não precisa mais que isso. Pode jogar os outros 5 dias em Santiago, que é uma delícia de cidade 😉

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  29. Theo Richard

    Fala, Robson! Beleza?
    Estou indo pro Atacama na metade de Out/17 (ficaremos 7 dias inteiros) e o que estou planejando é:
    Chegar em Calama, pegar um UBER (conferi no aplicativo e lá já está rodando) para o centro, fazer umas compras no supermercado e pegar um ônibus de linha para San pedro.
    O que acha disso? Sabe se esses ônibus tem todo dia?
    Valeu pelas infos no Blog, ajudam demais!
    Abs

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Theo, tudo beleza e você? Cara, mil desculpas pela demora em te responder… meus últimos meses foram uma correria!

      Imagino que, se meus cálculos estiverem certos, você está no Atacama nesse momento!?!?

      Eu não cheguei a usar UBER por lá, mas deve ter sim! Acho que essa sua ideia é tranquila de dar certo sim…

      Pelo que eu sei tem ônibus todo dia sim!!

      Espero que curta muito sua viagem. Aproveite ao máximo, o Atacama é um lugar incrível!

      Se tiver qualquer dúvida é só me dar um grito aqui 😉

      Responder
  30. Adriano

    Olá amigo, vc sabe se consigo comprar passagem na hora de Calama para Santiago ? Vou fazer sentido contrario bolivia/chile. Assim não sei quantos dias vou gastar.

    Obrigado.

    Adriano Mendes

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Adriano, tudo bom? É possível sim, mas eu já fiz dessa forma e paguei mais do que o dobro pela passagem. Tenta comprar pela internet quando você decidir a data, vai sair mais em conta!

      Lembra de fazer a compra pelos sites chilenos das companhias, é mais barato! Estou escrevendo um post sobre isso logo vou publicar aqui no blog 😉

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Leidi, tudo bom? Você diz ficar em um Hotel no Atacama ou voltar no mesmo dia? Se for isso, não dá não!! O vôo é de umas 3 horas… saindo de Santiago até Calama. De Calama até San Pedro é mais uma hora… então você precisa na verdade passar alguns dias no Atacama.

      Eu recomendo ao menos uns 4 dias… 5 para ficar mais tranquilo.

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder
  31. Mayara

    Oi, Robson! Sou de Curitiba e estou planejando um viagem para o Chile com umas amigas. Gostaria de saber sua opinião sobre comprarmos passagem multidestinos, de Curitiba à Santiago, Santiago a Calama e a volta destas. Acha que compensa, ou compensa comprarmos ida e volta para Santiago e deixar para comprar as passagens para Calama lá?

    Obrigada desde já,
    Abraços.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Mayara!! Tudo bom? Que legal que é daqui de Curitiba!! Então, não compensa comprar multidestinos não.. e também não comprar lá. Eu tô preparando um post sobre isso para ficar mais fácil.

      Mas o ideal é comprar Brasil até Santiago…. e depois, separadamente, Santiago para Calama. Esse trecho você vai comprar no site chileno da Sky ou da JetSmart. Vou tentar soltar esse post no começo da semana 😉

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder
  32. Paula

    Boa tarde! estou tentando comprar no submarinoviagens um pacote pro atacama mas la só consigo encontrar calama que é o aeroporto de lá porem na hora que seleciono calama o hotel também é em calama e não san Pedro do atacama como estou vendo que tem que ser… será que tem um pacote pra san Pedro saindo de são Paulo dia 28.02 e voltando 06.03.18? e valores em reais?
    Grata.
    Paula

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Paula, tudo bom? Então, eu sugiro você evitar esses pacotes. Quando você compra a passagem combinada, incluindo o trecho para Calama, sai bemm mais caro. Eu tô preparando um post sobre isso para ficar mais fácil.

      O ideal é comprar Brasil até Santiago… depois, separadamente, Santiago para Calama. Esse trecho você vai comprar no site chileno da Sky ou da JetSmart. Vou tentar soltar esse post no começo da semana.

      E não pegue hospedagem em Calama… isso mesmo que você viu… você tem que ficar em San Pedro de Atacama para fazer os passeios.

      Espero ter ajudado. Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito 😉

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *