Onde comer em San Pedro de Atacama?

Ta achando que só porque San Pedro de Atacama é uma cidadezinha minúscula no meio do deserto você vai passar fome? Não, pode ficar tranquilo! San Pedro é totalmente focada em atender aos viajantes que passam por lá e claro que uma boa gastronomia também faz parte do que é oferecido.

Infelizmente eu não sou daqueles blogueiros que tiram fotos de todos os pratos, cardápio, preço e anotam até os ingredientes utilizados no preparo, #sorry. As vezes a fome é tanta que nem foto do prato eu acabo tirando.

Excepcionalmente nessa viagem eu até que me dediquei um pouco mais nesse quesito, mas vou ficar devendo nomes e preços… De qualquer forma acho que vou conseguir dar uma visão geral do que você pode encontrar por lá.

La Estaka – Restaurante Café

Cheguei em San Pedro de Atacama no finalzinho do dia. Logo de cara já encarei um terremoto bem forte e fiquei um tempo no escuro. Depois que a luz voltou na cidade eu saí para bater perna e procurar um lugar para comer.

O La Estaka chamou a minha atenção e a do Rafa logo de cara. Até demos uma volta pela rua, mas acabamos voltando nele.

La Estaka - San Pedro de Atacama


Antes de continuar, quero lembrar que o Chile atualizou os requisitos para entrada de viajantes no país. As novas normas já estão valendo e é importante seguir as obrigatoriedades para não ter problemas nas imigração.

Vale destacar que o Seguro Viagem para o Chile, que se tornou um item obrigatório, passou a ser recomendado. É indicado que todos os viajantes devam ter um seguro viagem e, na minha opinião, procure fechar um seguro com cobertura Covid. O Seguro Viagem para o Chile é muito acessível, por isso reforço a importância de contratar e só viajar coberto pelo seguro.


O restaurante é bem legal. Decoração típica daquela região, paredes feitas de uma material que parece barro/argila, chão de pedra e estruturas de madeira. O ambiente é bem agradável e amplo.

No fundo do restaurante havia uma lareira acesa e sobre as mesas taças de vinho a espera dos clientes. O atendimento foi muito bom e solicito.

Eu comi um massa – não lembro exatamente o nome – que lembrava uma lasanha, mas era recheada com frutos do mar. Muito saborosa, recomendo!

O Rafa comeu um prato diferente, servido dentro de um coco – também não lembro o nome. Deixamos o vinho de lado – não é muito recomendável beber nada alcoólico quando vamos visitar lugares muito altos.

Infelizmente não tenho os valores anotados. Digo que não é o restaurante mais barato, mas também não é o mais caro.

*No site do restaurante diz que eles estão fechados para reforma até o dia 10 de outubro. Não sei se essa mensagem é referente a 10 de outubro de 2014 e eles acabaram não atualizando o site, ou se o restaurante ainda está fechado.

O La Estaka fica na Rua Caracoles, 259 – Bem fácil de localizar.

Rancho Cactus

Eu separei o meu primeiro dia em San Pedro de Atacama para explorar a cidade e também fechar os passeios pelo deserto. Nesse vai e vem pelas ruas eu me encantei com o Rancho Cactus. Um lugar todo rústico, que parecia um misto de ferro velho, deserto e restaurante. Olhando a entrada você já pode entender o que eu estou falando…

Rancho Cactus - San Pedro de Atacama

A decoração do lugar é realmente única. O restaurante estava vazio, talvez por não ficar na rua principal – o que não compromete nada, já que ele estava na segunda rua principal – que segue até a praça da cidade.

Rancho Cactus - San Pedro de Atacama

O Rancho Cactus é super exótico! Sério, não dá pra entrar lá e não tirar mil fotos… o lugar é muito maneiro.

Rancho Cactus - San Pedro de Atacama

A comida também era gostosa. Preços e nomes de pratos? Sorry, vou ficar devendo novamente. Eu comi um tipo de sopa grossa, que veio acompanhada de salada de tomate. O Rafa comeu uma torta… confesso que não lembro exatamente como eram esses pratos. Mas lembro que gostei e achei o preço bom.

Rancho Cactus - San Pedro de Atacama

E não, esse copo não era de Chopp, mas sim de suco. Adoro provar sucos diferentes em cidades que visito. O suco também estava bem gostoso.

O Rancho Cactus está localizado na Rua Toconao, 568.

El Toconar

Este é outro restaurante que fica na rua principal de San Pedro. Também não é uma das opções mais baratas da cidade, mas no dia que eu fui com o Rafa estava rolando uma promoção… Era tipo um combo especial que vinha uma pizza e duas bebidas (refrigerantes – se não me engano).

El Toconar - San Pedro de Atacama

A pizza era gostosa e não, não era carne de Lhama. Pelo que o garçon falou esse tipo de carne é super controlada e só restaurantes autorizados podem oferecer. Então essa pizza era de carne de boi mesmo… só não sei se era friboi #risos.

O ambiente do restaurante é legal. Mesas ao ar livre, outras em varandas cobertas e alguns aquecedores espalhados pelo ambiente.

O El Toconar fica na Rua Caracoles, 330

* * * *

Para fechar o post vale lembrar que a maioria dos passeios pelo deserto incluem alimentação, em alguns deles mais de uma: café da manhã, almoço e lanche da tarde – isso pode variar de agência para agência e também de cada passeio.

Em San Pedro você também encontra alguns mercadinhos, onde pode comprar água, bolacha, chocolate e vários outros lanches.

Se ficou com alguma dúvida ou tem alguma outra sugestão de onde comer em San Pedro de Atacama, fique a vontade para deixar um comentário aqui no post.

Eu preparei um post mostrando quanto custa uma viagem para o Atacama em 2015, vale a pena conferir!

Veja também como chegar no deserto do Atacama e confira também todos posts do Chile. Lembre que leitores do blog tem 15% de desconto na contratação do Seguro Viagem, pegue aqui o cupom. E para reservas de hospedagem utilize o Booking, o sistema mais seguro e com os melhores preços para você economizar.

PARA SUA VIAGEM AO ATACAMA
Cadastre o seu e-mail e receba dicas personalizadas até a data da sua viagem. [wpforms id="42433"]
RESERVE SEU HOTEL NO ATACAMA
Booking.com
Sempre que fizer sua reserva, você contribui com o blog Um Viajante e não gasta nada a mais com isso.

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

25 Comentários

  1. melissa

    Seu post seria melhor se tivesse incluído ao menos o preço dos pratos que vc citou em cada restaurante. Pra quem está pesquisando é importante.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Melissa.. sim, ajudaria mesmo… infelizmente não anotei todos. Pra te ajudar fui buscar uma fatura antiga do meu cartão e pelo menos o La Estaka foi passado nele. O valor da conta total, com os dois pratos e os dois sucos (é o primeiro restaurante do post), foi 24.530 pesos, que fechou na minha fatura por R$ 104,71 (valor total para duas pessoas).

      Vale lembrar que o La Estaka é um restaurante mediado de San Pedro. Não é o mais barato, mas também não é o mais caro. Você vai poder gastar menos e até mais…. mas é legal pra você ter uma média.

      Espero ter ajudado.
      Obrigado pela mensagem 😉

      Responder
  2. Eduardo Wanderley

    Muito bom seu site, Robson!
    Vou viajar para o Atacama de 7 a 14 de Fevereiro próximo e as páginas estão sendo bastante úteis.
    Não sei em que época você foi, mas você sabe me dizer se mesmo agora no Verão faz tanto frio assim de madrugada nos Geiseres de El Tatio? Tenho olhado a temperatura à noite e vejo que gira em torno de 15 graus. Nos geiseres seria mais frio?
    Obrigado!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Fala Eduardo, tudo bom… você vai encarar um frio nas Geiseres sim! Eu fui em abril, então não acho que vai ser muito diferente. Na verdade é assim, você sai do Atacama bem cedo, muito antes do sol nascer. Vai para uma altitude bem maior…. Quando chegar no campo geotérmico é que vai encontrar a temperatura mais baixa… provavelmente bem negativa. Mas isso fica assim até o sol nascer.. quando ele aparece já começa a esquentar. Em abril esquentou bem rápido.. na hora do café eu já tinha tirado uma blusa, por isso é importante se vestir em camadas.

      Espero ter ajudado 😉

      Responder
  3. Carolina

    Oi Robson, tudo bem?

    Procurei nos seus posts mas não encontrei. Qual hostel você ficou hospedado? Já fiz várias pesquisas no booking, mas estou muuuuito na dúvida.

    Responder
  4. Alecsander

    Robson, estou de viagem marcada para Santiago e o Atacama em Agosto. Você gastou muito dinheiro com alimentação no Atacama?

    Responder
  5. Heidi

    Oiii, Robson!! Queria passar aqui pra deixar meus parabéns pela sua página! Ela é DEMAIS!!
    Eu e o meu namorado estamos indo pra Santiago e pro Atacama, estou montando todo o roteiro baseado nas suas andanças…Rs, inclusive incluímos o passeio até o Salar de Uyuni também depois que via as fotos e relatos de lá! hehe

    Então, é isso! Desejo tudo de muito bom pra você! E que suas viagens possam inspirar e ajudar cada vez mais as pessoas!

    Abração!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Heidi, tudo bom?? Nossa, você não sabe como um comentário como o seu me deixa feliz!! De verdade mesmo! Desejo que vocês façam uma viagem incrível… aproveitem muuuito cada momento!!! Depois volta aqui pra me contar como foi!!

      E não se esqueça de continuar acompanhando o blog 😉 Um grande abraço pra vocês e boa viagem 😀

      Responder
  6. Lily

    QUE DELÍCIA!!! Deu água na boca!
    No Peru, eu comi muita carne de llama e alpaca. Pareceu-me ser normal, tradicional, sem qualquer tipo de restrição.
    Ótimas dicas, como sempre.
    Anotei todas e quero passar em todos eles!
    Mais algum outro restaurante que você recomende, mesmo que não tenha ido, seja pela fama, seja por ter passado em frente e parecer ser bacana?
    Beijinhos,
    Lily
    Apaixonados por Viagerns

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Lily… tenho mais dicas sim… dessa última viagem!! Tem o restaurante Delícias de Carmen, que é muito bom!! E tem Roots Café.. que é uma cafézinho bem legal em San Pedro 😉

      Anota as dicas aí 😀

      Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Nat, tudo bom?

      Então, alguns aceitam sim! Talvez cobrem alguma taxinha a mais… não tenho certeza. Mas você também pode usar o caixa eletrônico da cidade para sacar o dinheiro do seu cartão… já sai direto em pesos.

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
  7. Natany

    Eu, meu marido e um casal de amigos estamos indo para lá agora em junho/16 e estamos preocupados sobre a quantidade de dinheiro que devemos já levar daqui do Brasil. Se devemos levar dólar ou tentar levar pesos mesmo. Você teria alguma dica? Muito obrigada pela ajuda!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Nat!! Vamos viajar quase juntos hein…. eu vou pro Atacama no dia 15 de junho… vamos nos esbarrar por lá!

      Então.. eu nunca levei dólar pra lá… sempre preferi levar tudo em pesos. Como o câmbio varia, nunca dá pra ter certeza de qual a forma mais em conta… As vezes você consegue uma boa cotação por aqui, e as vezes trocando por lá fica melhor.

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
      1. Natany

        Robson, muuito obrigada pelas dicas!!! Gosto muito dos seus posts. É bem possível que a gente se cruze lá sim, vamos ficar até o dia 16, depois a idéia é fazer o salar de Uyuni e de lá partir para Cusco. Estou em contagem rebaixa, muito empolgada.

        Responder
  8. Rafael

    Robson, beleza?
    No hostel Campo Base tem restaurante? Você chegou a fazer alguma refeição no próprio hostel?

    Obs: Você está indo para lá novamente em junho?
    Chego em San Pedro dia 16! 🙂

    Abraço!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Rafa, beleza e você?

      Então, não tem restaurante não… tem só uma cozinha. Eles servem café da manhã (que nem sempre dá pra aproveitar pois alguns passeios começam bem cedo).

      Se não me engano a cozinha fica a sua disposição para outras horas do dia, caso queira preparar alguma coisa.

      Poww, que show!! Eu chego dia 20!! Ainda vai estar por lá? Vamos ver se nos esbarramos…

      Grande abraço!!

      Responder
      1. Rafael

        Opa, beleza!!
        Dia 20 ainda vou estar por lá sim, finalzinho da viagem pelo Atacama… No dia 22 pela manhã vou para Santiago e fico até dia 26.
        Nos esbarramos por lá!! Hahahaa…

        Abraço!

        Responder
  9. Amanda Pieper

    Olá, gostaria de saber se na maioria dos lugares (restaurantes, lanchonetes, mercados, etc) aceitam cartao de credito?

    Grata
    Amanda

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Amanda, tudo bom? Então, boa parte dos restaurantes aceita sim. Mercado lá é bem simples e acho que não aceita. Nas agências até aceitam, mas normalmente cobram alguma taxa extra.

      Desculpa a demora para te responder, eu estou na Ásia e só agora conseguindo colocar os comentários em dia.

      Bom, se precisar de qualquer coisa é só me dar um grito aqui. Abraçooo!! 🙂

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *