Cerro Santa Lucía, no coração de Santiago

Já começo esse post com uma notícia super legal: em 2015 estarei no Chile pela segunda vez 8). Tive a incrível sorte de aproveitar uma promoção do Melhores Destinos e pegar uma passagem Curitiba / Santiago por um preço surreal: R$ 156,00 + taxas. Dá pra acreditar?? Sim, isso mesmo! Em outubro visitarei novamente este país que me conquistou.

Ainda não sei exatamente qual será o meu roteiro… Não sei se vou ficar por Santiago, se vou até a Ilha de Páscoa, se desço para a Patagônia ou alguma outra opção. São muitas possibilidades e ainda estou pensando no que fazer. O fato é que vou chegar em Santiago e isso me lembrou que eu ainda tenho muito a falar sobre essa cidade linda… então fica ligado no blog que vai ter muita novidade!!

Se você acompanhou meus posts sobre Santiago deve se lembrar de um post falando sobre o Cerro San Cristóbal e o pôr do sol mais lindo de Santiago. Pois bem, hoje vou falar sobre outro cerro da cidade , o Cerro Santa Lucíaque mesmo não sendo tão alto quanto o outro, é surpreendentemente belo.

O Cerro Santa Lucía fica pertinho do centro de Santiago e não muito longe do bairro Bellavista, o meu bairro favorito em Santiago.

Uma das entrada do Cerro Santa Lucía, Santiago
Uma das entrada do Cerro Santa Lucía, Santiago

Como você pode ver nessa foto, o Cerro Santa Lucía é um locar onde os locais gostam de ir para curtir um domingo de sol, sentar na grama, namorar e aproveitar a natureza.

Ao contrario do que parece ao olhar no mapa, o Cerro Santa Lucía é bem grandinho e merece um tempo legal para ser visitado. Ele possui várias entradas – sendo a principal bem próxima a Estação de Metrô Santa Lucía.


Antes de continuar, quero lembrar que o Chile atualizou os requisitos para entrada de viajantes no país. As novas normas já estão valendo e é importante seguir as obrigatoriedades para não ter problemas nas imigração.

Vale destacar que o Seguro Viagem para o Chile, que se tornou um item obrigatório, passou a ser recomendado. É indicado que todos os viajantes devam ter um seguro viagem e, na minha opinião, procure fechar um seguro com cobertura Covid. O Seguro Viagem para o Chile é muito acessível, por isso reforço a importância de contratar e só viajar coberto pelo seguro.


Mas se você estiver vindo de outra direção não precisa se preocupar, pode entrar no parque por qualquer entrada. Eu entrei no Cerro pelo lado oposto dessa entrada principal, onde passa a Rua Merced. Entrando desse lado logo você vai avistar o Castillo Hidalgo, uma construção de 1816 que atualmente é um centro de eventos.

Castilo Hidalgo, Centro de Eventos no Cerro Santa Lucía
Castillo Hidalgo, Centro de Eventos no Cerro Santa Lucía

Seja qual for a sua opção de entrada, todas vão te levar ao mesmo local: o topo do Cerro, onde existe um mirante com uma vista de tirar o fôlego. Mas para chegar lá se prepare e forçar nessas pernas meu amigo.

A cidade se perde em meio a natureza
A cidade se perde em meio a natureza

É legal fazer a subida com calma, pois se for com pressa vai ver que é meio puxado… é escada pra um lado, escada pro outro. Aproveita para curtir a paisagem e todo o visual que a subida vai te proporcionando.

Santigo, vista do Cerro Santa Lucía
Santigo, vista do Cerro Santa Lucía

No caminho até o topo você vai passar áreas de descanso, com bancos e sombras – tudo muito arborizado, que foi a parte que mais gostei. O Cerro parece em recanto da natureza no meio da cidade.

Área de descanso no Cerro Santa Lucía
Área de descanso no Cerro Santa Lucía

Ao chegar no topo, claro.. a vista compensa. De lá você pode ver a cidade inteira e a Cordilheira dos Andes fechando a paisagem.

Cerro Santa Lucía - Santiago
Cerro Santa Lucía – Santiago

Como chegar ao Cerro Santa Lucía

Como eu falei, a entrada principal do Cerro fica próxima a Estação de Metrô Santa Lucía. Mas você também pode facilmente chegar ao cerro descendo na Estação Universidad Católica ou na Bellas Artes. Veja no mapa a localização exata:

Eu não deixaria esse passeio de fora do seu roteiro! Se tiver alguma dúvida ou quiser compartilhar alguma dica com outros viajantes, fique a vontade para deixar seu comentário aqui no post 😉

Mundo Aberto

Mundo Aberto é um projeto dos blogs The Way Travel e Um Viajante para explorar o mundo por mais de um olhar e detalhar cada experiência vivida nas expedições, de pontos turísticos e belezas naturais a informações sobre hospedagem, transporte, alimentação e dicas para aproveitar a viagem.

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

31 Comentários

  1. Nicole

    Acredito sim! Eu consegui Porto Alegre – Santiago por 250 nessa mesma promoção!! Será nossa primeira vez no Chile e planejamos fazer um roteiro bem parecido com o último que você fez para lá. Agora estamos aproveitando muito as dicas e sempre esperando por mais posts de Santiago.. Parabéns pelo blog e obrigada por todas as dicas!

    Responder
  2. Yorrana

    Estou indo a Santiago mês q vem e adorei as suas dicas, apesar de ser a quarta vez q vou para Santiago ainda tem muiiita coisa para eu conhecer. Sou apaixonada pelo Chile tb!!! Adorei o blog! Parabéns! Se quiser uma dica minha para fazer em outubro eu indico Lagos Andinos, a viagem mais maravilhosa q já fiz!!!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Yorrana… Que bom que curtiu o blog…. Também sou apaixonado pelo Chile!! Então, estou cogitando muuuuuito fazer Lagos Andinos. Quanto tempo você levou para fazer? E fez de carro ou usou outro transporte por lá? Obrigado pelo comentário aqui no blog 😉

      Responder
      1. Yorrana

        Oi Robson!!! Então eu fiz a travessia completa, 12 dias saindo de Santiago até BsAs, fiz com uma agência de turismo, mas descobri q fazer por conta sai beeeeeem mais barato! Da uma olhada nesse site: http://www.visitchile.com.br/pacotes/pacotes-distrito-lagos-vulcoes.htm , aí tem a travessia completa, mas vc terá q pegar um voo de Santiago para Puerto Varas, q tb já cotei e sai barato, agora não me lembro o valor. Estando em Puerto Varas conheça tb Puerto Mont, da uns 20km, é linda!! A travessia toda é de ônibus e barco, fiz no inverno, no mês de Agosto e é simplesmente sensacional!!!!! Qualquer dúvida é só chamar!!! :)))

        Responder
        1. Yorrana

          Robson, confundi, o voo tem q ser de Santiago para Puerto Mont, não tem para Puerto Varas!!! Sorry!!! E no itinerário da travessia já inclui visitar Puerto Varas!!!!

          Responder
        2. Robson Franzói

          Oi Yorrana, muito obrigado pelas dicas. Estou pensando seriamente em fazer essa visita aos Lagos Andinos. Mas vou deixar para pensar nisso quando voltar da Ásia… Já estou ficando de cabelo em pé com essa viagem.. hahaha… ansiedade a mil 😀

          Responder
  3. Nilton Jr.

    Olá, Robson! Primeiro, parabéns pelo blog! De fato, todo conteúdo é ótimo e auxilia muito quem vai viajar para os países que você já visitou! Uma dúvida: como você fez para sacar dinheiro no Chile? Alguma dica? Gratidão!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Fala Nilton, tudo bom? Lá tem caixas eletrônicos, você pode sacar na moeda local numa boa… Eu saquei do cartão de crédito mesmo…

      Qualquer dúvida dá um grito, obrigado pela mensagem!! Abraços!!

      Responder
  4. Raika Martins

    Oi Robson, pretendo ir ao Chile em outubro também, o plano é depois subir pra Bolívia. Eu vi seu roteiro do Salar de Uyuni, e adorei. Queria saber você tem alguma dica de roteiro no norte do Chile saindo de Santiago.
    E cara, que sorte você ter conseguido a passagem por esse valor, está um absurdo agora. Será que terá outra promoção como essa até outubro?

    Responder
  5. Tamyres

    Olá Robson! Parabéns pela incrível viagem para o Chile… Parabéns pelo blog, muito rico de fotos e informações.
    Também estarei no Atacama e em Santiago em outubro de 2015! Estou aproveitando suas dicas para montar meu roteiro!
    Quem sabe não nos esbarramos por lá 😉

    Sucesso! Abraços!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Tamyres, tudo bom?? Que legal que chegou aqui no blog e muuuuuuito obrigado por sua mensagem, fiquei muito feliz mesmo… Eu estarei no Chile no começo de outubro, quem sabe não nos encontramos mesmo!?!?? Te desejo uma ótima viagem!!! Vai ser incrívelllll!!! Grande abraço!!! 😉

      Responder
  6. Ingrid Oliveira

    Eu AMO tuas dicas e a forma como descreve os lugares ! Acho que temos gostos bem parecidos 😉 Muitos pontos positivos contigo. Ah! Fim de semana em Santiago e 80% de aproveitamento das tuas dias.. Tks

    Responder
    1. Robson Franzói

      Muuuuuito obrigao pela mensagem Ingrid!! Fico super feliz em saber que o blog está ajudando em tantas viagens…. um grande abraço!!! E continua de olho por aqui 8)

      Responder
  7. Gabi Florêncio

    Oi, Robson.
    Você me dizer que o Cerro Santa Lucia tem um valor de entrada?

    Obrigada pelas dicas do blog, foram muuuuito valiosas pra eu organizar a minha viagem!!

    Beijão!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Gabii!! Esse não tem valor não…. na verdade nem o San Cristóbal tem… o que você paga lá no outro é o funicular para subir…

      Qualquer outra dúvida é só dar um grito aqui!! Beijãooo!! 😀

      Responder
  8. Hévelin

    Olá Robson,

    Muito obrigada por compartilhar suas experiências conosco.

    No próximo mês, estarei em Santiago e gostaria de saber se você acha que dá para fazer o Cerro Santa Lucia em duas horas pois, pensei em subir às 07h30 e às 10h preciso estar no Palácio La Moneda para de assistir a troca de guarda.

    Obrigada,

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Hévelin, tudo bom? Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar de uma viagem de um mês pela Europa e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Humm… olha, eu acho que até dá… dando uma aceleradinha.. só fica esperta com o tempo que você vai gastar para chegar lá e para depois chegar no Palácio La Moneda, blz?

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Mari, tudo bom? Acredito que tenha sim…. tem lojas… só não tenho certeza se tem anéis de prata, alianças e tal….

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Elisa, tudo bom? É gratuita sim… pelo menos era até minha última viagem 😀

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  9. Ana

    Oi Robson!
    Eu li alguns reviews sobre esse Cerro e diziam que era perigoso por ser meio vazio e etc. Mas olhando pelas suas fotos, me simpatizei com o lugar. Você acha que é assim tão perigoso quanto as pessoas comentam?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Ana, tudo bom? Então, eu penso que precisamos ter cuidado em todos os lugares. Não vi nada que me preocupasse no Cerro, ma não custa nada ficar alerta… eu só não deixaria de visitar o lugar, pois é realmente muito lindo!

      Bom, se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *