Roteiro de 2 dias em Vinã del Mar e Valparaíso – Parte I

Viña del Mar, o balneário preferido dos chilenos, conquista os viajantes com sua beleza singular. Já Valparaíso, cidade das cores, das ladeiras e do porto, conquista com sua simplicidade.

Se você começou a programar uma viagem para Santiago, certamente já deve ter ouvido falar em Viña e em Valpo. Algumas pessoas até sugerem fazer essa viagem em um bate-volta de 1 dia saindo de Santiago – lembrando que a viagem dura cerca de 1h40 de ônibus, como eu já cometei no post: Como ir de Santiago para Viña del Mar.

Eu já aconselho você a ficar um pouco mais de tempo por lá – pelo menos 1 noite, que foi o que eu fiquei. Assim você pode curtir um pouco mais o clima das cidades e aproveitar tudo com mais calma.

Como eu já estava no fim do meu mochilão – já tinha feito todo o Atacama, o Salar de Uyuni e já tinha passado uns dias em Santiago, confesso para você que estava num ritmo bem desacelerado.

Acabei não indo atrás de todos os pontos turísticos e nem me prendendo a nenhum roteiro. Êpa, mas esse post não um Roteiro de 2 dias em Vinã del Mar e Valparaíso? Na verdade não, pois essas cidades são tão simples que não precisam de um roteiro. A melhor forma de descobrir Viña e Valpo é caminhando por suas ruelas, subindo ladeiras, sentindo a brisa do mar, molhando os pés no pacifico… São esses detalhes que vão revelar para você a beleza dessas duas cidades.

Então, ao invés de um roteiro, vou contar para você como foram esses dois dias que eu passei por lá – espero que isso te inspire a conhecer essas cidades lindas 😉


Antes de continuar, quero lembrar que o Chile atualizou os requisitos para entrada de viajantes no país. As novas normas já estão valendo e é importante seguir as obrigatoriedades para não ter problemas nas imigração.

Vale destacar que o Seguro Viagem para o Chile, que se tornou um item obrigatório, passou a ser recomendado. É indicado que todos os viajantes devam ter um seguro viagem e, na minha opinião, procure fechar um seguro com cobertura Covid. O Seguro Viagem para o Chile é muito acessível, por isso reforço a importância de contratar e só viajar coberto pelo seguro.


Meu primeiro dia em Viña del Mar

Bom, embarquei pela manhã em um ônibus de Santiago para Viña del Mar. O dia estava lindo e a viagem foi bem tranquila e confortável.

Eu e o Rafa optamos por ficar hospedados em Viña del Mar e passar parte do dia seguinte em Valparaíso. Nos hospedamos em um hostel chamado Jaguar que super recomendo! Uma casa simples, mas muito bem arrumada. Estava praticamente vazia – acho que eu e o Rafa éramos os únicos hospedes por lá. Mesmo assim o atendimento foi ótimo, sem falar no preço que era melhor ainda. Mas ainda vou fazer um post falando mais detalhes sobre o hostel.

Enfim, depois de deixar as coisas no quarto, saímos para bater perna pela cidade.

Viña del Mar, que também é chamada de Ciudad Jardín, têm ruas arborizadas, canteiros bem cuidados e uma praia, que mesmo gelada, enche nossos olhos.

O outono pelas ruas de Viña del Mar
O outono pelas ruas de Viña del Mar

Claro que a primeira coisa que queríamos ver era o pacífico. O hostel ficava a poucas quadras do mar. Como sempre, pra mim, ver o mar é algo restaurador. Fiquei um tempo olhando o horizonte e assimilando na minha cabeça tudo que tinha vivido nos últimos dias.

Estávamos em meados de abril, logo, era baixa temporada e as águas frias do pacífico não eram muito convidativas. Dava para contar nos dedos as pessoas que vimos por ali.

Praia em Viña del Mar
Praia em Viña del Mar

Andamos pela costa um bom tempo, procurando um lugar para comer. Não existiam muitas opções para o lado que fomos – também não existia areia em frente ao mar, era só uma barreira de pedras.

Oceano Pacífico - Viña del Mar
Oceano Pacífico – Viña del Mar

Demos a volta e decidimos procurar para o outro lado. Queríamos um lugar na beira mar para comer – mas já te digo que essa não é bem a proposta oferecida por ali.

Decidimos então seguir para dentro da cidade e acabamos visitando um shopping – a contra gosto do Rafa. Eu não tenho problemas com shoppings e a visita por lá foi bem válida. Não digo tanto pela comida – não lembro o nome do sanduíche que eu comi, mas lembro que tinha abacate dentro dele (na verdade vários pratos do Chile tinham abacate).

Enfim, a parte legal foi uma loja que encontramos lá dentro: a Baby Rockque vende roupinhas super estilosas para bebês. Eu comprei uma camisetinha para o filhinho de um amigo meu *-*. O Shopping é o Mall Marina Arauco – caso você queira passar por lá 😉

Saindo do shopping, continuamos nosso passeio pela cidade. Era começo do outono e as folhas das árvores já estavam secas e davam as ruas uma beleza super especial.

Viña del Mar - Chile

Caminhando por dentro da cidade – deixando a beira-mar um pouco afastada – o movimento em Viña era bem maior. Ali sim encontramos vários restaurantes, bares e ruas bem mais movimentadas.

Cruzamos uma ponte sobre um rio (que depois descobri que na verdade é o Estero Marga Marga – seja lá o que isso quer dizer) e fomos em direção ao mar. Logo em frente avistamos alguns surfistas que estavam encarando as águas frias do pacifico.

Estero Marga Marga
Estero Marga Marga

 

Vimos que algumas pessoas estavam sentadas em um banco de areia que fazia a barragem com o mar. Decidimos ir pra lá e curtir o pôr do sol – foi a melhor decisão que tomamos.

Pôr do sol em Viña del Mar - Castillo Wulff
Pôr do sol em Viña del Mar – Castillo Wulff

Assistimos a um pôr do sol incrível – o Castillo Wulff completava o cenário. Até um dog super maneiro chegou pra nos fazer companhia. Foi mais um momento bom para relaxar e viajar nas lembranças da viagem.

Pôr do sol em Viña del Mar
Pôr do sol em Viña del Mar

Quando o sol baixou nós decidimos andar mais um pouco pela beira mar. Logo ao passar do Castillo Wulff tivemos uma vista espetacular: um céu colorido, manchado de azul e amarelo, e lá ao fundo podíamos ver as luzes de Valparaíso iluminando os morros. Ali eu desci até a o mar e molhei meu pés, pela primeira vez, nas águas do pacifico.

O céu mais lindo de Viña del Mar
O céu mais lindo de Viña del Mar

No caminho de volta para o hotel decidimos parar na sorveteria Bravíssimo. Tomamos uma taça gigante de sorvete. Era realmente muito boa – super recomendo!

Nossa noite não parou por ali, de algum lugar tiramos forças para ir em uma balada. Um aventura que dou risada só de lembrar….

Pedimos informações para dois meninos bêbados na rua, embarcamos em um ônibus muito suspeito que parecia que ia nos sequestrar ou sair voando – tamanha era a velocidade que o motorista andava – chegamos na balada mais feia que já fui na vida, onde serviram o drink mais ruim que já provei. Demos muitas risadas, vimos pessoas diferentes e como os locais aproveitam uma balada. Pegamos um taxi coletivo para voltar para Viña e desmaiamos no hostel. 

Isso é o melhor de viajar: ter histórias para contar!

No dia seguinte nosso destino era Valparaíso. Mas, pra esse conteúdo não ficar gigante, o segundo dia fica para o próximo post 😉
Se você tiver dicas ou sugestões do que fazer em Viña del Mar, fique a vontade para comentar no post.

Mundo Aberto

Mundo Aberto é um projeto dos blogs The Way Travel e Um Viajante para explorar o mundo por mais de um olhar e detalhar cada experiência vivida nas expedições, de pontos turísticos e belezas naturais a informações sobre hospedagem, transporte, alimentação e dicas para aproveitar a viagem.

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

66 Comentários

  1. Alexandre

    Oi, Robson.
    Esses posts sobre o Chile estão simplesmente incríveis e me deixando ainda mais ansioso pra ir ate lá. Estou planejando ir em setembro e suas dicas são valiosíssimas.
    Tenho uma dúvida de cunho mais prático: você acha melhor levar pesos daqui ou fazer câmbio no Chile mesmo?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Fala Alexandre.. que bom que está acompanhando o blog, fico muito feliz!!! Vou para Santiago novamente em outubro…. não vejo a hora 😀

      Então, eu nessa viagem acabei sacando o dinheiro da minha conta por lá mesmo. Nem fiz câmbio. Mas foi algo particular meu… não sei dizer se saiu muito mais caro ou não. As coisas por lá são tão baratas que pra mim valeu a pena.

      Caso você queria levar dólar, ele é bem aceito por lá. Mas eu não trocaria dólar aqui para depois trocar por peso lá. Ou usaria direto em dólar ou tentaria conseguir direto o pesos.

      Espero ter ajudado. Continue acompanhando que ainda vai ter muito mais!! 😀

      Responder
      1. Caio Tralba

        Sensacional!
        Também estarei lá em Outubro e estou pegando muitas dicas suas sobre o que ver e como.
        Que a aventura seja incrível!

        Caio

        Responder
  2. Nathalia

    Olá Robson, tudo bem?
    Contratei meu seguro da Mondial com seu cupom desconto! Obrigada! =0)
    Estou montando meu roteiro e queria sua opinião, você acha que 2 dias em Viña del Mar e 1 em Vapo é muito?
    Separei meu roteiro assim: 2 dias em Santiago (1 para conhecer Santiago, 1 para conhecer Cajon de Maipo), 2 dias em Viña, 1 em Valpo e 1 de volta a Santiago para Compras!
    Acha que vale apena ficar 2 dias em Viña?
    Obrigada!!!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Nat, então, eu acho melhor você usar esse dia em Santiago – se não vai ficar muito corrido e você quase não vai aproveitar. Talvez até tentasse fazer Vina e Valpo em 1 único dia, mas seu tempo está bem corrido em Santiago – a cidade é linda e cheia de coisas para ver.

      Espero ter ajudado, qualquer coisa grita 😉

      Responder
  3. Alef

    Cara, seu blog é de longe o melhor que ja encontrei, e olha que já pesquisei muuuuuuito… Parabéns, suas dicas são preciosas! kk

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oopaa… que massa saber disso Alef, fico muito feliz mesmo!!! Continue acompanhando aqui, vão ter muitas novidades em breve!! 🙂

      Responder
  4. Carol

    Será que eu consigo pacotes de viagem diretos pra Vinã del Mar ou Valparaíso?
    Gostaria de visitar um amigo que mora entre as duas, mas não consigo achar nada.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Carol, tudo bom?? Acho que você não precisa de pacote de viagem não…. faça a viagem de ônibus, é super barata e o ônibus é ótimo. Combine com seu amigo se ele pode te encontrar na rodoviária, assim você já vai ter um guia para te mostrar as coisas por lá 😉

      Responder
      1. Lais Gomes

        Olá Robson

        Para ir de ônibus para lá aonde eu pego? na rodoviária de Santiago mesmo? Estou pensando em ficar 6 dias em Santiago e 3 em Viña e Valparaíso, o que acha?
        🙂

        Responder
        1. Robson Franzói

          Oi Lais, tudo bom? Isso mesmo, pega o ônibus na rodoviária de Santiago. 3 Dias em Viña e Valpo é um tempo bemmmm tranquilo. Tente encaixar algumas vinícolas para você visitar… Está com uma folga de tempo ótima para essa viagem! 😀

          Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!! 😉

          Responder
  5. Carla

    Robson,
    Estou amando seu blog.
    Muito bom mesmo. Estava pensando em ir ao Chile e depois de ler aqui tive certeza.
    Vou tentar Atacama e Uyuni tb

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Carla, muito feliz com sua mensagem… que bom chegou aqui e gostou do que encontrou. Faça sim essa viagem, você vai amar, pode apostar!!!

      Qualquer dúvida é só dar um grito 😉

      Responder
  6. Regina Moncorvo

    Olá, Robson!!

    Seu blog é realmente muito bom, me fez escolher o Chile como próximo destino. Se puder, queria uma sugestão sua: Chego em Santiago dia 07/08/15 (05h00) e volto dia 15/08/15(03h00), terei só um FDS. Acha que devo passar o FDS em Santiago ou Viña del Mar? Alugar carro ou não?. Valeu e grande abraço.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Regina….tudo bom?? Então, eu tive exatamente as mesmas dúvidas que você. Eu não dirijo, mas o meu amigo que viajou comigo sim…. pensamos um pouco juntos e preferimos não alugar o carro… confesso que não fez falta… a viagem de ônibus é bem susse e o transporte entre Viña e Valpo é fácil…

      Eu acho que não tem muita diferença entre ir durante semana ou no final de semana… Acho que o que mais interfere é o que você pretende fazer a noite. Sextas e sábado são dias mais animados para sair, eu me programei para passar a noite de sexta em Santiago e a de Sábado em Viña, assim pude ver um pouco do agito das duas cidades – mas Viña não tinha muita coisa…

      Espero ter ajudado… Qualquer outra dúvida é só dar um grito… Bjsss 😉

      Responder
  7. Lorena

    Olá Robson,
    Estou me programando para conhecer o Chile em dezembro ( após Natal, pegando reveillon), ainda não li muita coisa, mas de cara ja adorei seu blog com essas fotos incríveis!!!! Gostaria de te fazer umas perguntas quanto aos melhores destinos e a viabilidade ( deslocamento). Quantos dias é a média para aproveitar Santiago e o que há de melhor para conhecer? sabe algo sobre réveillon em Viña? Muitas perguntas… hehe bj!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Lorena, tudo bom?? Legal que chegou aqui e gostou do que encontrou… fico feliz em saber!!

      Olha, uns 4 dias em Santiago já está de bom tamanho + 2 dias para Viña e Valpo…. talvez 3 em Santiago, um pouco mais corrido, já seja suficiente…

      Aqui nesse link você tem algumas dicas do que fazer em Santiago: https://www.umviajante.com.br/tag/santiago

      Ainda não consegui escrever tudo que vi na cidade, mas logo vou dar uma agilizada nesse conteúdo 😉

      Responder
  8. Karol Lima

    Oi Robson, achei maravilhoso seu post, riquíssimo em detalhes, parecia que eu estava lá também rsrsrs. Vou viajar em Setembro com meu marido, fiz uma reserva de 6 diárias em Valparaíso, mas pelo seu post, me deu a sensação de que Viña Del Mar é mais bonita. Gostaria de uma indicação sua de qual dos dois lugares é mais bonito para ficar hospedado, pois me parece que Valparaíso é uma cidade portuária, não tem uma praia pra vc sentar na areia e curtir um pôr-do-sol. Help!!!!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Karol, tudo bom? Que legal que chegou aqui e curtiu o que encontrou… Então, vai ficar 6 dias em Valpo? Bastante tempo… vai poder explorar tudo… eu acho que até vai poder procurar algumas vinícolas mais afastadas pra conhecer, já que tem tempo de sobra…

      Pois bem, sobre a beleza delas… é difícil dizer… Valpo é uma cidade portuária sim, os morros são bonitos… coloridos e tal… Viña é tem a praia, mas não dá pra pensar em uma praia como as praias do Brasil…. por lá é mais gelado e não tem quase ninguém na areia. Eu vi um pôr do sol lindo por lá…Enfim, acho que vale a pena ficar em Viña, eu gostei mais…. e apenas visitar Valpo… Mas veja bem se essa quantidade de dias é realmente necessária. As vezes você pode ficar mais dias em Santiago, por lá tem mais coisas para fazer…

      Espero ter ajudado.. qualquer coisa dá um grito 😉

      Responder
  9. Polyana

    Oi Robson, tudo bem? Adorei o post e sou apaixonada por viagens como.voce! Agora partindo para mais uma aventura em Santiago do Chile, vina del mar, valparaiso no começo de agosto. Pelo que vi a epoca que você foi estava quente por la. E uma curiosidade : como e a cidade, temperatura no inverno de Valparaiso e vina ? Tao frio quanto em santiago? Necessitated usar casacos,toucas luvas como em Stg ? Hahahha curiosidade mesmo vou visitar e nao tenho ideia! Parabens pelo blog

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Poly, tudo bom? Que legal que chegou aqui no blog e curtiu o que encontrou… Bom, eu até peguei um friozinho por lá sim.. mas bem de leve… Eu nunca fui no inverno, mas acho que as temperaturas devem ser semelhantes sim…. então é legal estar previnida 😉

      Espero ter ajudado… qualquer outra coisa é só dar um grito 😉

      Responder
  10. Cátia

    Excelente Blog. Também irei ao Chile em Outubro (13/10/2015). Ficaremos em Santiago até o dia 19/10 e depois iremos para Viña Del Mar, onde ficaremos por apenas um dia. Queremos conhecer Valparaiso também. Acha que ficaremos muitos dias em Santiago? Teria alguma sugestão?
    Obrigada 😉

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Cátia, tudo bom? Muuuito obrigado pela mensagem…. Você vai ficar 7 dias em Santiago, é isso? Eu acho que é bastante sim…. daria para você pegar 1 dia para Viña e um dia para Valparaíso, ai restam 6 dias em Santiago. Dá pra aproveitar uns dois dias desses para visitar algumas vinícolas da região…. O que acha?

      Espero que tenha ajudado… qualquer coisa dá um grito 😉

      Responder
  11. Monika

    Robson!!!! Que fantástico seu blog! Estou me preparando para ir ao Chile em Outubro e concordo com um dos posts, o seu blog é bem completo e outra, inspirador! Amei.
    Obrigada por compartilhar as suas histórias e dicas.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Monika, tudo bom! Muuuuuuito obrigado por sua mensagem… fico super feliz em saber que está curtindo o blog…. se precisar de alguma coisa é só dar um grito por aqui 😉

      Responder
  12. Isabela

    Seus posts do Chile me inspiraram a ir pra lá dia 2 de setembro =)…muito Obrigada! vou quase que fazer o mesmo roteiro que o seu. Estou tentando achar esse Hostel jaguar mas nao estou achando..sabe de algum web site deles? Pelo link nao apareceu!!

    Brigada!!
    Isa

    Responder
  13. Mariana

    Oi tudo bem? Já li bastante suas dicas Ameiiiii!!!
    Vou passar o natal e réveillon no Chile, sendo 3 dias em Santiago, 4 no Atacama, 2 em viña del mar e Valparaiso!
    Vai está quente!!!! Você acha que será tranquilo ir ao deserto com essa temperatura?? E me dê dicas por favor o que fazer por lá!
    E em relação viña del mar você acha que dará para curtir uma praia?
    E em relação ao transporte ate o Atacama a melhor opção é o avião mesmo?
    Muito obrigada

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Mari, tudo bom?? Que legal que está acompanhando o blog e curtindo as dicas. Seu roteiro está show!!

      Eu nunca fui nessa época, mas pelo que eu pesquisei é tranquilo sim! A noite esfria e durante o dia fica mais quente. Aqui no blog tem várias dicas do que fazer no Atacama… Eu estou voltando pra lá em Outubro e vou trazer ainda mais dicas… fica de olho aqui no blog 😉

      Sobre o transporte… o avião é a forma mais rápida… Se for de avião, acesse o site chileno da LAN e faça a compra por lá… eu gastei menos de 300 reais com taxas. Se você for comprar no site da Tam ou direto no aeroporto, vai gastar uns 700.

      Dá pra ir de ônibus, mas são 24 horas de viagem… acho muito tempo perdido nesse caso…

      Espero ter ajudado.. qualquer outra dúvida é só dar um grito 😉

      Responder
  14. Marcelo

    Olá Robson… Cancelei minha ida para NY por causa do dólar alto e decidi me aventurar no Chile por causa do seu Blog. Minha programação é a seguinte:
    24dez -27dez em Santiago (ficando em Bellavista)
    28dez – 4Jan em San Pedro do Atacama (Fazendo todos os passeios que vc sugeriu)
    4Jan-9Jan Salar Uyuni (a viagem de 4 dias)
    10jan-13jan – Viña Del Mar e Valparaíso
    O que vc achou? Alguma outra dica???
    Só tenho uma dúvida que não li nada sobre isso. Pretendo passar o Ano Novo no deserto. Sabe se terá algo deste tipo?
    Parabéns pelo blog. Achei que iria sofrer por não ir para os EUA, mas seus relatos me deram a motivação para mudar um pouco a rotina
    e me aventurar em algo que nunca tinha pensado em fazer.
    PS: Parabéns pelas fotos. Amo fotografia tb…. E as suas estão fantásticas!!!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Marcelo, tudo certo?? Cara, que maneiro que mudou seus planos por conta do blog… pode ter certeza que você não vai se arrepender… Acredito que antes de você ir eu já terei publicado boa parte dos posts dessa última viagem…

      Achei seu roteiro ótimo!!!! Confesso que não sei sobre o ano novo, mas vou falar com meus contatos de lá e te aviso!!

      Muito obrigado pela mensagem…. fico muito feliz em saber que curte o blog e as fotos!!! Se tiver qualquer dúvida é só dar um grito!! Grande abraço!!! 😀

      Responder
  15. Tatiana

    Olá Robson,
    Adorei o blog! me ajudou muito a programar minha viagem ao Chile. Passarei 4 noites no Atacama e 3 noites em Santiago. Quanto ao roteiro de Santiago estou um pouco perdida, mas a idéia inicial é usar metade do dia em que chego para conhecer a cidade por conta própria, no dia seguinte fazer o passeio a Vina del Mar e Valparaíso e no terceiro dia alguma Vinícula bem legal, qual você indicaria? Tem algum passeio imperdível em Santiago?
    Obrigada!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Tati, tudo bom?? Que bom que o blog está ajudando no seu planejamento…. Então, o seu tempo é curto… Eu visite a Concha y Toro, que algumas pessoas acham que é “turística de mais”…. Pra mim a Torre Eiffel é bem turística e não é por isso que você vai deixar de visitá-la né?? haha.. Eu confesso que adorei o passeio na Concha y Toro, então recomento.

      Acho que se o dia estive bonito em Santiago, vale a pena visitar o Bairro Paris-Londres, que eu já falei aqui no blog. Ver o pôr do sol em algum Cerro e jantar na região do Bellavista…. Acho que são dicas legais para Santiago 🙂

      Qualquer outra dúvida é só dar um grito 😉

      Responder
  16. Carla Burle

    Olá, Robson! Td bem? Estou adorando seu blog. Vou ao Chile agora em outubro e ficarei 10 dias (20 a 29). Estou muito perdida com relação ao roteiro. Ficarei dois dias em Santiago, dois em Valparaíso e Vina del Mar e me perdi no restante! rsrs
    Quero conhecer o Cajon de Maipo, vinícolas e alguma outra cidade por lá. Se tiver dicas, estou aceitando! Outra coisa, me recomenda algum hostel em Viña del Mar? Gostei do Reñaca, mas a locaçização é boa?
    😉

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Carla, tudo bom?? Então, pior que eu não conheço o Cajon de Maipo…. eu fiz Viña, Valpo e Santiago. O Hostel que eu fiquei em Viña foi o Jaguar Hostel, http://www.hosteljaguar.com – achei muito bom!! O Reñaca eu não conheço….

      Qualquer outra dúvida é só dar um grito aqui 😉

      Responder
  17. Karin

    Robson, parabéns pelo blog! Achei ótima a forma como você escreve os posts, tão pessoal e com muita informação… Irei para o Chile ainda este mês, pela primeira vez, e seus posts estão sendo muito úteis. Ah, e as fotos, são belíssimas, me deixaram com mais vontade ainda de conhecer Santiago, Viña e Valparaíso!! Como que tipo de câmera elas foram tiradas? Parabéns mais uma vez!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Karin, tudo bom?? Que bom que curtiu o blog!! Fico muito feliz em saber 😀

      Sobre as fotos, eu tenho uma Sony A77, uma GoPro 3 e uma Sony RX100 III – simmm, uma parafernalha tecnológica… mas é um prazer pra mim, então não ligo de carregar tudo isso.

      Agora no blog tem uma categoria de fotografia… dá uma olhada lá: https://www.umviajante.com.br/fotoviagem/

      Qualquer dúvida é só dar um grito 😉

      Responder
  18. Ana Claudite

    OI, Robson

    Ainda bem que descobri seu blog antes da viagem para o Chile. Parabéns por tudo. Pelos relatos, pelas fotos, pelas dicas….
    Estou chegando em Santiago dia 31/01/ 16 e volto dia 08/02/16.
    Atraves do seu blog montei o roteiro de ficar 4 dias em santiago , 1 dia em vina del mar e Valparaiso e 3 dias no deserto do Atacama. Já até mandei um e-mail para flavia pedindo o orçamento dos passeios e informei que sou sua leitora; ) O roteiro que fiz para o Atacama foi ; Dia 01: San Pedro de Atacama + Valle de la Luna e Valle de la MuerteDia 02: Laguna Cejar e TebinquincheDia 03 : Salar de Atacama e Lagunas Altiplanicas.
    Você acha que assim ficou bom?
    Se puder me dar um toque, agradeço.
    Beijos, Lindo!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Ana, tudo bom? Que legal que chegou aqui e que as dicas do blog te ajudaram 🙂

      Então, posso dar um palpite?? O seu tempo no Atacama é curto, então acho que podemos ajustar da seguinte forma:
      Dia 1 – Valle de la Luna + Valle de la Muerte (perfeito)
      Dia 2 – Eu colocaria Piedras Rojas + Lagunas Altiplânicas
      Dia 3 – Acho que você poderia colocar o Salar de Tara ou Geysers nesse dia…
      Noite – Em uma das noites tente fazer o tour astronômico, é muito legal…

      A Laguna Cejar também é legal… você pode entrar na água, que é extremamente salgada, e ver o seu corpo boiar sozinho…. Mas visualmente eu acho os outros passeios mais bonitos… Mas fica pra você decidir 😉

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito 😉

      Responder
  19. Ana Claudite

    Obrigado pelo retorno, Robson.
    Estou ajeitando os passeios junto com a Flávia.
    Preciso de um outro help seu. Pode ser? Você acha que é necessario comprar a passagem de avião para Calama antecipado. Quando compra pelo site a diferença de preço é grande. Se deixar para comprar no dia que chegar em Santiago , dia 31 /01 e já comprar para o dia 03/02 será que é fácil encontrar?
    Mais uma vez obrigada

    Responder
  20. Bruno

    Olá, adorei o blog e as dicas. Em Abril embarco na minha primeira viagem sozinho, vou ficar 7 dias no Chile. Você poderia me dar dicas sobre o Atacama ? Pensei em ficar 2 dias em Santiago, 1 dia em Vina/Val e 4 no Atacama. O que acha ?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Bruno.. tudo certo? Cara… bem legal seu roteiro. São acho que vai ficar corridinha a sua ida pra Vina.. talvez possa aproveitar mais Santiago.

      4 dias no Atacama é legal… não vai dar pra fazer tudo, mas vai ter uma experiência bacana. Uma dia, pessoal mesmo, é que se você só quer ficar 2 dias em Santiago, coloque esse outro dia no Atacama.. acho que você vai curtir mais 😉

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Jaque… dá pra fazer isso sim! Muita gente visita as duas no mesmo dia. As cidades não são grandes… você vai ver o centrinho e pronto. É mais cansativo, por isso preferi dormir uma noite… assim aproveitei um dia em uma e outro dia na outra…

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder
  21. Laís

    Olá Robson, Seu blog é muito bom! Sempre uso com base!!!
    Queria tirar uma dúvida. Vi que você foi para o Chile em Abril. Também estou indo agora em abril. Como é o clima? Quais roupas e acessórios não podem faltar. Sei que ja faz tempo que viajou, mas se puder resgatar essa memória pra me ajudar. Fico grata!
    Abraço!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Laís, tudo bom? Desculpe a demora para te dar um retorno… meus últimos dias foram bem corridos…

      Então…. abril é uma ótima época para ir lá. O frio não é tãoooo intenso quanto no inverno.

      Mas assim… se prepare para pegar um friozinho de manhã.. principalmente quando sair para os passeios de madrugada. Vá bem agasalhada, em alguns lugares venta e a temperatura pode ser negativa.

      Conforme o dia vai passando, a temperatura vai subindo. Por isso é bom se vestir em camadas.. assim você vai tirando as roupas de cima.

      A noite a temperatura cai novamente, mas nada absurdo… Só fica bem frio mesmo de novo na madrugada.

      Basicamente é isso sobre a roupa…

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito 😉

      Responder
  22. Sonara Lopes

    Robson
    Estou super curtindo suas dicas, estou indo a Santiago em setembro e pretendo percorrer as redondezas.
    Farei esta viagem eu + eu rsrsrs, pelo que pesquisei é tranquilo. O que vc acha? Não queres mudar sua viagem para setembro?? rsrsrs
    Abraços
    Sonara

    Responder
    1. Robson Franzói

      hahahha Oi Sonara, agora já voltei!! Estou super atrasado nos comentários aqui do blog.

      Mas pode ir tranquila! O Chile é um país lindo e tenho certeza que você vai curtir muito. Vai amarrrr a viagem!!!!! 😀

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
  23. Monika

    Oi Robson!!
    Estarei 1 semana em novembro em Santiago com mais 4 amigos, e pensamos em alugar um carro por 2 dias para ir a Viña e Valpo, pois achei muito pouco um bate-e-volta.
    Daí tenho algumas perguntas…
    – é viavel passear pelas cidades litoraneas de carro? Tem onde parar toda vez q virmos uma paisagem bonita e quisermos descer para tirar fotos? Ou acha melhor andarmos a pé pela cidade?
    – Qual das praias é mais legal para passar uma manhã/tarde? Valpo ou Viña? (pois li q viña não tinha areia, é isso mesmo??)

    Obrigada desde já 😉

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Monika, tudo bom? Então, no caso de vocês eu acho que uma carro seria legal sim!! Não sei se você já definiu isso… Desculpa a demora para te responder… Estou desde julho sem conseguir dar uma atenção aos comentários do blog… No meu último post eu comentei um pouco sobre isso…

      Assim, tem areia em Viña sim… Em Valpo tem o porto, aí lá não tem areia pra você ficar (pelo menos não na parte principal da cidade). Na maioria dos lugares da pra estacionar sim.

      Agora, quando forem para Valpo… o legal é deixar o carro na parte baixa da cidade e subir as ladeiras com o funicular ou de escada. De carro é mais complicado rodar pelas ladeiras.

      Bom, se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  24. Bruna

    Oi Robson, tudo bem?
    To com uma duvida grande, penso em ir para o Chile agora no final do ano do dia 26/12 ao 3/01, penso em passar 2 dias em santiago 4 em vina del mar/valpo (ano novo) e mais 2 em Santiago na volta. Voce acha muito ruim? Sabe como é o ano novo por la? E outra coisa, em relaçao a preços, o que achou da viagem num geral? Digo de comida/bebidas/comprinhas.
    Muito obrigada!!! Ameeii seu blog
    Bjs

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Bruna, tudo bem e você!?! Então, vou te confessar que não sei como é o ano novo por lá… mas acho legal a sua opção de passar em Viña… acho que no seu lugar eu também faria isso.

      Sobre os valores, bom, nessa época tudo fica um pouco mais caro né!?! Você já começou a reservar os lugares que vai ficar? Eu tentaria fazer isso o quanto antes, para garantir lugar e também já estar por dentro do preços.

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
      1. Bruna

        Oi Robson, obrigada pela resposta!
        Ja tenho quase tudo meio fechado sim! Mesmo fora de temporada, o que achou dos preços das coisas la? Comidas bebidas compras essas coisas? Sei que nao é uma viagem cara, mas queria ter uma ideia..
        Obrigada!!!

        Responder
        1. Robson Franzói

          Então Bruna, eu não tenho os valores em mãos aqui… mas alimentação é meio parecido com aqui. Agora, compras… se a gente for falar em vinhos.. aí sim, vale muito a pena comprar lá. É muito mais barato!!! Por isso tem gente que compra garrafas e mais garrafas 😀

          Responder
  25. Taisa

    Boa noite, parabéns pelo blog, estou programando uma viagem para o Chile de 21 a 28/02 e pelo seu blog ja resolvi passar pelo menos 2 dias em Vina, então gostaria de algumas dicas, por exemplo nesta época já que é verão da para tomar banho de mar? e os moradores aproveitam também desta forma? Outra coisa é a língua, da para desenrolar com o português mesmo ou é complicado? como são os custos dessa viagem ? Indica algum hotel legal e bem localizado em Santiago?
    Contatos de guias?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Taisa, tudo bom?!? Que bom que gostou do blog, fico feliz em saber!!! Então, vamos lá…. eu nunca fui pra lá no verão, mas sei que o pessoal vai pra praia sim… não chega a ser um verão como nas praias do Brasil, mas a cidade fica movimentada.

      Dá pra se virar no “portunhol” sim! Eles estão acostumados e não é muito difícil não…

      Que tipo de hotel você está procurando? Algo mais básico e econômico, algo mais confortável, com um pouco de luxo?

      Eu vou te passar um contato ótimo para você fazer seus passeios lá em Santiago… eu fiz Cajon del Maipo e Vale Nevado com ela e foi incrível. Ainda não contei aqui no blog, então vou te passar o contato direto: O nome dela é Dani, da Viaja Brasil – O whats é +56 9 6632 3355

      Ela é brasileira e vive lá. Entra em contato com ela, diga que conhece o Robson, do blog Um Viajante. Tenho certeza que ela vai te ajudar bastante! As vezes demora um pouquinho pra responder, mas é porque ela vai junto nos passeios 😉

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  26. Paola

    Oi, Robson!
    Acompanho o teu trabalho aqui há bastante tempo- sou fã do teu olhar, fotos, vídeos. Parabéns pela tua sensibilidade e obrigada por nos brindar com o teu trabalho.
    Agora, planejando minha viagem ao Chile, gostaria da tua opinião se for possível. Tu recomendas passar 1 noite em Viña del Mar, e outra 1 noite em Valparaíso? Ou ficar as 2 noites uma só das duas cidades, para não precisar “trocar de hotel”? Sinto que preciso conhecer as duas cidades com mais atenção, mas estou na dúvida sobre dividir a hospedagem entre as duas cidades… Muito obrigada desde já! Grande abraço pra ti!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Paola, tudo bom? Primeiro deixa eu agradecer pela mensagem… muito obrigado pelo carinho, de verdade!

      Outra coisa.. Mil desculpas pela demora em te responder… meus últimos meses foram uma loucura!

      Agora sobre a sua viagem…. então, eu acho melhor passar as duas noites no mesmo lugar… exatamente pra não ter que mudar de hotel e tal. Você vai ver que as duas cidades são próximas, então dá pra dormir em uma e ir passear na outra 🙂

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder
  27. Aline

    Olá, Robson. Gostaria de pedir uma opinião. Eu e meu esposo estamos planejando uma viagem em fevereiro 2020 para o Chile (optamos pela viagem ao invés de festa de casamento). Achamos que seria o destino ideal por ter praia e também montanhas, a região do deserto, atendendo aos desejos dos dois.
    Pensamos em um trajeto de 10 a 12 dias no máximo. Fazendo BR-> Atacama (2 ou 3 dias inteiros) -> Santiago (2 dias inteiros) -> Praias, Valparíso/Viña del Mar (3 ou 4 dias inteiros), sendo 4 dias de transporte entre as cidades e o br.
    Mas pelo que vi, sua sugestão é ficar mais no deserto e menos nas praias. Procede? Ou você acha que pode ser bacana ficar mais nas praias também?

    Obrigada!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Aline!! Tudo bem? ahhh que demais!! Melhor escolha que vocês poderiam ter feito!! Vai ser uma viagem lindaa!!

      Então, eu faria alguns ajustes. Tente colocar 3 dias completos em Santiago + 1 dia de bate volta para Vinã e Valpo. Hoje tem agências que fazem esse passeio em um único dia e é ótimo. Assim você ganha mais tempo para o deserto, que é a parte mais incrível da viagem.

      Uma agência que eu recomendo para fazer o passeio para Viña e Valpo é a Amma Chile. Eles oferecem passeios com menos pessoas, aí vocês podem aproveitar mais… é uma agência mais diferenciada. Vou deixar aqui o link para o post:

      https://umvia.me/amma

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *