Qual a melhor época para ir ao Deserto do Atacama?

Considerado um dos lugares mais áridos e secos do mundo, o Deserto do Atacama nunca recebeu chuvas significativas nos últimos 500 anos.

O clima, a temperatura e a melhor época para ir ao Atacama é uma dúvida bem frequente aqui no blog. Já faz um tempo que estou devendo este post, mas finalmente ele está no ar para tirar suas dúvidas.

Deserto do Atacama - Quando ir?

Bom, acredite, existem lugares no Atacama onde nunca foi registrada uma única gota de chuva. Isso se deve a localização do Atacama e a presença da Cordilheira dos Andes. Não vou me aprofundar em dados geográficos, mas sim falar das informações práticas que podem te ajudar.

Chuva no Deserto do Atacama

Por essa breve introdução você já pode ver que chuva não será um problema em sua viagem, independente da época que você for.

As temperaturas no Deserto do Atacama

No deserto a amplitude térmica é muito acentuada, ou seja, você vai ter temperaturas altas durante o dia e baixas durante a noite. No verão você vai encontrar dias muito quentes e noites relativamente frias. No inverno as temperaturas são mais amenas durante a dia, porém são bem mais baixas durante a noite.


Antes de continuar, quero lembrar que o Chile atualizou os requisitos para entrada de viajantes no país. As novas normas já estão valendo e é importante seguir as obrigatoriedades para não ter problemas nas imigração.

Vale destacar que o Seguro Viagem para o Chile, que se tornou um item obrigatório, passou a ser recomendado. É indicado que todos os viajantes devam ter um seguro viagem e, na minha opinião, procure fechar um seguro com cobertura Covid. O Seguro Viagem para o Chile é muito acessível, por isso reforço a importância de contratar e só viajar coberto pelo seguro.


Deserto do Atacama - Quando ir?

Deserto do Atacama em Dezembro, Janeiro e Fevereiro

São nesses meses que as raríssimas e esperadas gotas de chuva podem cair em algumas partes do deserto. Esse fenômeno meteorológico é conhecido como inverno altiplânico e não deve ser algo para impedir a sua viagem – você na verdade poderia presenciar algo raro. Leve em consideração que dificilmente as chuvas no Atacama ultrapassam 35 milímetros por anoisso é menos do que um dia de chuva forte em uma grande cidade.

Deserto do Atacama em Março, Abril, Maio

São meses ótimos para visitar o Deserto do Atacama. As temperaturas são mais amenas durante o dia e não tão frias durante a noite. A possibilidade de céu aberto é altíssima – como em praticamente todo o restante do ano. A diferença entre a temperatura do dia para a noite pode variar de 10 a 15 graus.

Deserto do Atacama em Junho, Julho e Agosto

Os meses do inverno no Atacama são bem movimentados. As temperaturas durante o dia são bem agradáveis, girando em torno dos 22ºC – e isso atrai mais viajantes. A noite pode esperar por temperaturas próximas a zero – isso não considerando os lugares de maiores altitudes. Em passeios como os Geysers El Tatio se prepare para mínimas de -14º ou até mais baixas antes do sol nascer.

Deserto do Atacama em Setembro, Outubro e Novembro

Assim como março, abril e maio, esses também são meses bons para visitar o Atacama. As temperaturas são mais agradáveis e variações não tão acentuadas. Em setembro podem ocorrer tempestades de areia, mas é um fenômeno raro.

Média de temperatura em San Pedro de Atacama

Se você ainda está preocupado com a temperatura no Atacama, vou inserir aqui um gráfico onde você pode ver as médias de temperatura de cada mês em San Pedro de Atacama. Lembrando que como alguns passeios são realizados em maiores altitudes, o frio vai ser bem maior, assim como durante o dia a sensação térmica também varia e parece mais quente. Repare que janeiro tem a média de temperatura mais alta e julho a mais baixa.

Então, qual a melhor época para ir ao Deserto do Atacama?

Como você pôde ver nas descrições acima, as melhores épocas do ano para ir ao Atacama são de março a maio (outono) e de setembro a outubro (primavera) – os meses onde as temperaturas são mais amenas e a amplitude térmica não é extrema. Mas o Atacama pode ser visitado em qualquer época do ano 😉

Deserto do Atacama - Quando ir?

Já respondendo uma pergunta comum: a minha viagem foi em abril de 2014, do dia 01 ao dia 15 e achei que realmente foi uma excelente escolha 8)

Reservas com antecedência

Como você deve ter concluído, os melhores meses para visitar o Atacama também são os mais procurados. Então, reservar sua hospedagem com antecedência é uma boa jogada! Encontre as melhores opções do hospedagem no Atacama, com os melhores preços, no Booking.

Eu recomendo o Hostel Campo Base para quem quer ficar em um albergue de qualidade sem gastar muito.

Se o seu orçamento permitir, o Hostal Lickana tem uma ótima reputação no Booking, mas é mais caro. Já se você estiver em lua de mel e quiser ter uma experiência diferenciada por lá, o Hotel Cumbres é uma das opções de luxo do Atacama – sim, tem isso por lá e o público é grande. O hotel está muito bem cotado no Booking!

Melhor agência de passeios no Atacama 

Sobre as agências em San Pedro Atacama… desde de 2014 eu já tive a oportunidade de viajar pra lá algumas vezes. No começo eu até achava interessante fechar os passeios chegando em San Pedro, o que ainda é uma opção. Hoje eu vejo que é muito mais prático já sair do Brasil com seus passeios contratadosassim você não vai gastar tempo da sua viagem para sair batendo de porta em porta.

A agência Ayllu foi a primeira agência que contratei no Atacama, em 2014,  e hoje, 2020, infelizmente, não tenho mais contato com eles. A Flávia, que já comentei em outros posts, hoje tem sua própria agência, a FlaviaBia Expediciones e vem fazendo um trabalho fantástico – recomendo com segurança!

A Flávia, inclusive, oferece um desconto especial para os leitores do blog uma ótima oportunidade de fazer os passeios com a agência que eu considero, de longe, a com o melhor trabalho no Atacama.

Ao entrar em contato com a FlaviaBia Expediciones, comente que você conhece o Robson, do blog Um Viajante, e gostaria de receber o desconto especial. Tenho certeza que são as melhores opções para você ter uma experiência incrível no Atacama. Se preferir, você pode enviar uma mensagem pra ela diretamente por esse formulário:

[wpforms id=”42434″]

Vídeo Atacama: uma viagem pelos cenários incríveis do deserto

Quer ter um gostinho ainda melhor do que te espera nessa viagem? Então corre assistir ao vídeo ATACAMAuma produção super especial onde eu reuni as imagens mais incríveis que já fiz nesse destino. Eu recomendo assistir em tela cheia e na qualidade máxima, fica a dica!

Se você gostar do vídeo, não se esqueça de deixar o seu like e também se inscrever no canal assim você ajuda o canal a crescer cada vez mais.

Seguro Viagem para o Deserto do Atacama

Como estamos falando de uma viagem de aventura, não dá pra ir pra lá sem um seguro viagem. Eu sou parceiro da Mondial e os leitores aqui do blog recebem descontos especiais. Pegue aqui o cupom e lembre-se de acessar o site da Mondial através dos links do blog, assim você garante o seu desconto e ainda ajuda o blog 😉

Se tiver dúvidas ou alguma dica sobre o Atacama, fique a vontade para usar os comentários do post.

PARA SUA VIAGEM AO ATACAMA
Cadastre o seu e-mail e receba dicas personalizadas até a data da sua viagem. [wpforms id="42433"]
RESERVE SEU HOTEL NO ATACAMA
Booking.com
Sempre que fizer sua reserva, você contribui com o blog Um Viajante e não gasta nada a mais com isso.

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

146 Comentários

  1. Heitor

    Olá, Robson!

    Eu estou pensando em passar cerca de 6 dias entre fim de maio e início de junho. Será que nessa época a temperatura já cai muito?

    E outra: eu estou pensando em ir sozinho, só que sou cadeirante. Já entrei em contato com a Ayllu e a Flávia me disse que eles podem me dar um apoio. Em geral eu me viro bem, mas sei lá, né? O que você acha?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Heitor, tudo bom? Eu lembro de você….. eu até fiquei de te dar uma resposta, mas quando falei com a Flávia ela me disse que você já estava em contato com ela.

      Então, acho que vai estar mais friozinho sim…. mas faz parte, eu acho que tem lugares mais frios.. hehe..

      Bom, se ela pode te dar um apoio e você se vira bem…. eu acho te dou uma força pra encarar essa! Se for pra você realizar um sonho, tem que ir sim…. Como eu te falei no outro post, eu não vi cadeirantes por lá… mas se a Flávia disse que tem como te dar um suporte…. já é uma boa!

      Se for, depois tem que voltar aqui e me contar como foi!! Boa sorte e tudo de bom!! 🙂

      Responder
      1. Heitor

        Opa, Robson!

        Valeu! Pois é, pelo que eu andei conversando com a Flávia, acho que dá pra ir em quase tudo, ainda mais fazendo os tours em grupo e tal. Ainda tô um pouco em dúvida por causa do clima (nem tanto pela temperatura, mais pela aridez e a altitude), mas também já conversei com amigos que foram e não sentiram nada. Vamos ver… Se decidir ir, eu te conto!

        Abraço! 🙂

        Responder
        1. Robson Franzói

          Oi Paulo, tudo bom? Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar de uma viagem e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

          Dá pra encarar sim!! Vai ser uma viagem inesquecível para todos, tenho certeza!

          Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

          Responder
  2. Thays

    Adorei o post e senti uma saudade danada de lá!

    Vou dar uma colaborada no post sobre o que eu prometi a mim mesma passar a diante! 🙂
    Acabei de voltar de lá, a minha permanência foi do dia 09/02 até o dia 13/02, segui viagem para a Bolívia passado pelo Sala de Uyuni (maravilhoso, principalmente agora, época de chuva que ele fica alagadinho! rs).
    Bom, primeiramente, Gêiser del Tatio, cara… é frio demais! Vá preparado para a neve!! rs, faz frio de verdade! peguei -2ºC.
    Caso vc tenha pressão baixa, como eu, preste atenção na alimentação. Comer de 3 em 3 horas, eu passei mal com a altitude e acabei desmaiando no passeio dos geisêrs, mas acho que o que pegou mesmo foi ter entrado na piscina termal, e com a alimentação desregrada.

    Peguei chuva lá, realmente não atrapalha em quase nada. O único problema foi a caverna de sal, que deixamos de conhecer no Valle de Luna, pois o caminho que levava até lá estava ruim para o caminhão passar, mas o principal conhecemos. E o mais legal da chuva, vimos muitos arco-íris por lá, um show a parte, visto no por do sol na pedra do coiote!!

    Bom, é isso!
    Vá para o Atacama, é lindo demais!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Thays!!! Que showww!! Adorooo colaborações assim…. muuuuuito obrigado mesmo. Ahhh fiquei com invejaaaa, também queria ver o salar ‘alagadinho’ hahahahah… Vou ter que voltar lá um dia e já sei qualquer época ir 😉

      Sim, o Geyser El Tatio é o passeio mais gelado. Teve gente que já pegou tipo: -12ºC!! Imaginaaaa… bota frio nisso, tem que ir preparado mesmo!! 😀

      Muito obrigado novamente por colaborar com o blog, uma grande abraço e vamos viajar mais!!! 😉

      Responder
  3. vanessa

    Oi Robson, queria saber quantos dias vc indicaria para conhecer o Atacama? Já vi que existem muitos tipos de passeios, eles são caros?

    Responder
      1. Vanessa

        Obrigada Robson, ja li quase todos os posts sobre o chile kkkk muitas dicas ótimas e suas fotos são incríveis! vou utilizar no meu roteiro as suas dicas também!
        Queria saber se da pra se virar só com o português ou precisa saber espanhol?

        Responder
  4. Mistyla

    Oii. Estou aqui em San Pedro do Atacama. Suas dicas foram valiosíssimas!! Muito obrigada. Agora vou seguir pra Santiago, Viña e Valparaíso. Claro, vou continuar seguindo mais ou menos o seu roteiro.

    Beijoo!!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Mistyla…. que delícia!!! Saudades do Atacama e do Chile… você vai gostar bastante de Santiago, Viña e Valpo….. aproveite bastante, fico feliz que o blog está te ajudando 😀

      Boa viagem!!! 🙂

      Responder
  5. Carla Zoccal

    Olá Robson até que enfim chegado no Atacama e você não vai acreditar, tá chovendo a vários dias ou melhor várias tardes, o tour astronômico está cancelado a dias e continuará. Pois é o Atacama surpreendendo sempre.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Jura Carla??? É…. hoje é muito difícil definir uma padrão climático para algum lugar…você está chegando com 1 semana de diferença da viagem que eu fiz e não ví nada de chuva….. Mas o mundo está mudando né… O clima é meio que imprevisível… Espero que você faça uma ótima viagem!!! 😉

      Responder
  6. Carla

    Oi Robson,
    Tenho uma duvida, o campo base fica muito distante da Caracoles? Li em algum lugar que as ruas de acesso são pouco iluminadas. Procede? Falo pq talvez vá sozinha e fico com receio de voltar pro hostel principalmente à noite. Sempre prefiro ficar perto de onde vou estar durante a noite.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Carla, tudo bom? As ruas paralelas tem menos iluminação sim… mas a cidade é tão tranquila, eu andei a noite e não tive medo – se estivesse em outro lugar, principalmente no Brasil, sim, eu teria medo…

      O Campo Base não é muito longe não, mas você precisa andar uns 200 metros eu acho… saindo da rua principal…. De qualquer forma achei tranquilo…

      Espero ter ajudado…. qualquer dúvida é só dar um grito aqui 😉

      Responder
  7. Eveline

    Acabei de comprar minhas passagens pra ir a Santiago de 17 a 26 de novembro…. pensando com os meus botões se dá tempo de ir pro Atacama também pois fiquei muito curiosa e acho que vale a pena aproveitar a passagem pra conhecer…. De qualquer forma, vou explorar bastante as informações aqui pra decidir já que vou sozinha, então to livre, leve e solta hehehehe

    Responder
    1. Robson Franzói

      Opaaa.. tudo bom Eveline?? Ahhh, garanto que você vai amarrr o Atacama… pode apostar!! Se tiver alguma dúvida é só me dar um grito 😉

      Responder
  8. Bruna

    Olá, Robson! Td certo?

    Estava pesquisando pra onde viajar e com algumas dúvidas sobre o Atacama… Foi aí que encontrei sua página. Além de me convencer do destino da viagem, já estou com muita vontade de conhecer esse lugar! Excelente o seu blog, parabéns pela iniciativa e pela qualidade do blog!

    Setembro e Outubro são meses bons, pelo que li acima, né… Estou planejando ir em Setembro ou final de Outubro pro Atacama.

    Seguinte… Minha viagem será de 15 dias, e, além do Atacama, queria tentar conhecer outro lugar na América do Sul, nesse estilo “mochilão”. Quais outros lugares vc sugere? Vi que vc foi de lá para Bolívia (Salar de Uyuni). Pensei em ir pro Salar de Uyuni (que deve ser lindo!) ou do Atacama pra Machu Picchu (que sempre quis conhecer, só que tenho q ver se cabe no meu orçamento Machu Picchu rs). De qualquer forma, essa última opção, vc indica? Tem alguma dica sobre esse roteiro ou outro nesse estilo, pra 15 dias?

    Outra coisa… Li que só tem um posto médico em San Pedro, e que hospital só em Calama. Como é a estrutura nesse sentido?

    Várias perguntas né… Obrigada, desde já! 😉 E OBRIGADA por ajudar e jogar uma luz sobre aqueles que passam por aqui, cheios de dúvidas…

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Bruna, tudo bom? Legal que chegou aqui no blog.. seja bem-vinda!!

      Então… a minha viagem Chile + Bolívia teve um total de 15 dias, que é o tempo que você tem… eu acho que um roteiro similar ao meu seria bacana pra você. Além do Atacama e Salar de Uyuni, você também pode conhecer Santiago, Viña del Mar e Valparaíso… tudo nesses 15 dias.

      Tenho muita vontade de visitar Machu Picchu, mas prefiro fazer em outra viagem… talvez eu vá no ano que vem. Você pode fazer junto com Chile e Bolívia, mas realmente precisaria de mais tempo.

      Espero ter ajudado… qualquer dúvida é só dar um grito por aqui 😉

      Responder
  9. Dalva Oliveira

    Robson, também achei teu blog, procurando dicas. Vou final de setembro, que tipo de roupas para levar? jaqueta de nylon é suficiente nessa época? luvas, cachecol,,,,,,
    Adorei as fotos!
    Obrigado e parabéns!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Dalva, tudo bom? Olha, eu acho que setembro vai ser bem parecido como o período que eu fui (abril)…. eu levei jaqueta, moletom e uma segunda calça, tipo de lã… Cachecol também é uma boa… luvas eu deixei pra comprar lá… ahhh e touca eu também levei… A noite a temperatura vai cair um pouco (de madrugada também)… durante o dia esquenta mais… é legal ter uma bermuda ou aquelas calças que você pode transformar em bermuda….

      Muito obrigado pela mensagem… aproveita a viagem, você vai amar!!! 😉

      Responder
  10. ELIZA

    Olá Robson! Rapaz sem dúvidas você nasceu para isto, é um escritor fantásticoooooooo! …:) tenho ido dormir muito tarde por causa do seu blog…. maravilhoso…..detalhes impecaveis….já sabendo que muitos já falaram fiquei relutando em escrever coisas repetidas, mas me desculpe por fazer você me responder novamente o que talvez já tenha respondido….. sorry.
    Talvez até você não saiba, mas vai que tenha algum leitor que possa me ajudar; estou indo em dezembro a partir do dia 20, que passar Natal e Ano Novo, será que neste época terá um bom número de turistas? Alguém , já foi nestes dias festivos ou pretende ir? Ainda tenho muitas dúvidas:
    1- aonde passarei o Natal em Santiago ou em San Pedro. Então estou montando o meu roteiro assim, de 3 a 6 dias em Santiago e os demais 7 dias em San Pedro e arredores;
    2- ficar em hostel, mas como sou CHATAAAAA em relação a barulho, sujeira, roncos, lá lá, e os chatos sempre se ferram, pois esbarram sempre naquilo que lhe causa mal; como não irei no estilo ostentação, então este é a minha maior preocupação;
    3- quanto as vinicolas, não vi muitos post seu sobre elas, gostaria de ir em pelo menos 3 , amo vinho e até fiquei preocupada quando voce disse que no Atacama não é bom ingerir bebidas alcoolicas por causa da altitude, e ai como funciona, nem um pisco rola 🙂 …
    Abraços pra ti, e P A R A B É N S……

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Eliza, tudo bom?? Ahhh.. fico super feliz que você está curtindo o blog, de verdade mesmo!!!

      Então, eu estou indo novamente pro Atacama agora em outubro e vou trazer muitas dicas novas!! Vou tentar me informar sobre como é o movimento no final do ano, não sei te dizer isso agora…

      Se você tem esses probleminhas com barulho e tal, pode ser que um quarto privado em um hostel ou um hotel seja você pra você….

      Sobre as vinícolas, eu só visitei a Concha y Toro…. achei fantástica.. Mas confesso que morro de vontade de voltar para Santiago para visitar outras – de qualquer forma eu não deixaria de ir na Concha y Toro, o tour é bem bacana…. Eu estou programando para visitar uma vinícola no deserto do Atacama, é um passeio novo da Ayllu… já pensou que louco que é? Uma vinícola no meio do deserto!?!? Já to animado!!!

      Ahaha… bom, esperto ter ajudado… qualquer dúvida é só dar um grito 😉

      Responder
  11. Mária Matias da Silva

    Oi Robson muito prazer. eu tenho sonho de fazer esta viagem ao Atacamo, mas gostaria de pagar esse pacote em parcela, ex: comecar a pagar em dezembro para ir em março entende? há possibilidade desta negociação?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Mária, tudo bom? Então, o pessoa não vai parcelar a viagem…. o que você pode fazer é parcelar sua passagem (por exemplo a sua passagem na TAM)… E os passeios, você não vai conseguir parcelar… mas você pode ir guardando esse dinheiro por mês… como se fossem as parcelas… ai quando chegar a data da viagem você já vai ter o dinheiro…

      Acho que é o melhor que dá pra fazer… qualquer dúvida é só dar um grito por aqui 😉

      Responder
  12. Audie Nathaniel

    Olá Robson!
    Estivemos no Atacama em julho e seguimos muitas dicas do seu blog.
    Realmente o Hostel Campo Base é excelente. Desde as recepcionistas até as zeladoras, todos muito atenciosos. Decidimos por realizar todos os passeios combinando ali mesmo no Hostel, então as agências foram Layana e Maxim. Foi tudo maravilhoso.

    Primeiro dia: pela manha passeamos por San Pedro e fechamos os passeios, como você indicou fazer. A tarde, Valle de La Luna e Valle de La Muerte.
    Segundo dia: passeio dia todo em Lagunas Altiplanicas, Piedras Rojas e Salar de Atacama.
    Terceiro dia: Laguna Cejar à tarde
    Quarto dia: dia completo com Salar de Tara
    Quinto dia: Geisers del Tatio pela manhã e Pucara de Quitor a tarde, de bicicleta
    Sexto dia: Termas de Puritama a tarde.

    Ao todo precisamos de 8 dias para a viagem. Somos de Curitiba, mas optamos por sair de São Paulo, por ser mais barato.

    Confesso que nos arrependemos de termos reduzido nossa viagem que, incialmente, era de 15 dias. Essa época, em julho, há bastante neve nas montanhas e vulcoes. As lagunas estão congeladas e é possível até andar sobre elas. Tudo muito lindo!
    Na próxima vez (sim, já estamos planejando), vamos repetir alguns passeios e também ir a Uyuni e subir o vulcão.

    Obrigado pelas dicas e bom retorno pra você lá em outubro. Se passar pelo Campo Base, deixe um abraço para Gloria, Adriana e Patricia.

    Abraço
    Audie

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Audie!! Tudo bom?? Nossa, seu comentário me deixou imensamente feliz… é tão bom quando um leitor retorna aqui no blog e conta pra mim que deu tudo certo na viagem e que foi realmente tudo incrível.

      Eu adotei o Campo Base, talvez passe por lá novamente… pode deixar eu eu mando o seu recado!! E é isso mesmo… tem que já pensar na próxima viagem!! hahaa

      Continue acompanhando o blog que ainda tem muita história pela frente…

      Um grande abraço!!!

      Responder
  13. Denis Leonardo Ricardo

    Oi Robson Frazoi

    Gostei seu blog, ajudou bastante e suas dicas muito bom para tirar minhas dúvidas e ajudou bastante para que posso programar isso.

    Estou planejando para ir Atacama em Janeiro, esse mês é boa epoca mesmo? Por causa verão né e vai ser calorosamente risos.

    Gostaria confirmar se vale pena para conhecer tudo em 4 dias, possívelmente? ou seria melhor 5 dias?

    Adorei suas informações sobre passeios da agência Ayullu e consegui negociar com ela tudo isso passeio e hospedagem quem dera uma boa oportunidade isso.

    Valeu suas fontes que ajudou para organizar minhas viagens bacanas.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Fala Denis, tudo certo?? Então, 4 dias já dá pra fazer bastante coisa… se tiver 5 dias disponíveis melhor ainda!!

      Que bom que já organizou seus passeios… fico feliz que o blog deu uma ajuda 😀

      Qualquer outra dúvida é só dar um grito!!

      Responder
  14. Teresa Portella

    Olá Robson! Adorei todas as dicas do Atacama. Sempre quis ir para lá e agora a vontade apertou. Kkk
    Nesta região há algum sítio arqueológico que se possa visitar?
    Abs

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Teresa… olha, no Atacama tem muuuuuita coisa.. eu vou dar uma pesquisada para ver se algo se encaixa como um sítio arqueológico…. Mas as coisas por lá são incríveis, pode ter certeza que você não vai se arrepender…

      Qualquer dúvida é só dar um grito aqui 😉

      Responder
  15. Caio

    Oi Robson!
    Gostaria de saber qual a melhor época para fazer o tour do Salar de Uyuni. Vi que dependendo de quando você for pode encontrar o famoso espelho de água no chão ou somente sal. Você saberia responder?
    Agradeço desde já!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Caio… tudo certo?? Cara, pelo que eu ouvi falar isso acontece entre fevereiro e março… Eu fui em abril e infelizmente não rolou esse espelho.. deve ser muito maneiro.. espero voltar lá um dia e ver isso 😀

      Se por acaso conseguir ver ou descobrir mais informações me dá um toque aqui… valeuuu!! Abraçoo!!

      Responder
  16. Eliza

    Olá Robson e aos demais viajantes!

    Robson, já vi que você já foi pro Atacama e voltou novamente, maravilhosas fotos hein, ótimos comentários desta vinicula, certamente irei, estou quase fechando meu pacote, ainda estou relutando um pouco por causa desta alta do dolar, nossa tá dificil decidir.
    Uma pergunta, seu que já li em algum lugar aqui, mas aonde……:) para comprar passagem aérea de Santiago para Calama posso deixar para comprar em Santiago mesmo pelo site com meu cartão de credito? e companhia aérea mais em conta tens ideia? São muitas duvidas mesmo lendo tudo, acabamos passando por esta informações.
    Quanto os periodos de festividades de fima de nao Natal e Ano Novo, você conseguiu alguma informação , será que San Pedro estará lotado?
    Abraços e obrigada mais uma vez…..
    Eliza

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Eliza, tudo bom?? Então, a melhor opção para comprar sua passagem aérea de Santiago para Calama é pelo site chileno da LAN (www.lan.cl). Você não pode marcar a opção de parcelamento…. aí não tem erro.

      Sobre o ano novo, o Mike da Ayllu me mandou umas fotos e esta programando uma ano novo muito lindo! Entre em contato com ele e diga que falou com o Robson do blog Um Viajante… Tenho certeza que será incrível.

      Qualquer coisa me dá um grito aqui 😉 Sua viagem será linda!!!!

      Responder
  17. Stephany

    Olá, Robson! Adorei o seu blog!
    Tava pesquisando sobre o Salar de Uyuni e descobri dava pra pelo Chile ao invés da Bolivia(q me parece uma opção mais confortável) pq ouvi dizer q as companhias de turismo da Bolívia não são mto boas, enfim…vi esses post sobre o Atacama e estou apaixonada então acho q será mto bacana ir pelo Chile pra Uyuni.
    Então só queria agradecer pelo blog pq está me ajudando bastante pra me programar. 🙂

    Responder
    1. Robson Franzói

      Opaa…. eu que agradeço pelo seu comentário Sté!! 😀

      Se tiver qualquer dúvida é voltar aqui e dar um grito!!! Depois me conta como foi sua viagem hein!?! 😉

      Responder
  18. Lilia

    Olá, meu filho e minha irmã estão em S. Pedro. Fizeram alguns passeios já, agora vão fazer o Salar de Yumi. Estava muito apreensiva com a viagem de aventura deles. Mas lendo este post, fiquei um pouco só um pouco) mais tranquila. Gostei do modo como narra a viagem, descreve os lugares…. Estou mais preocupada com altitude (efeitos), ele chegaram em S. Pedro, terça, dia 22. Meu filho andou (ou ainda) com dor de cabeça. Pensei que já pudessem estar aclimatados, ficaram um dia em Santiago, enfim. Mas pelo que vi, com os cuidados necessários, pode-se ter uma viagem com razoável segurança em relação à isso.
    Seu Blog foi de ajuda, repassei para eles para verem antes de seguirem viagem amanhã (se estiverem bem e resolverem ir).
    Sei que, pelo que vi aqui (imagens e descrições), vai valer à pena.

    Responder
  19. flavio

    so terei férias em julho. mes em que pretendo viajar ao Atacama…acho que sentirei dificuldade…moro numa regiao que faz 31 graus durante o dia ..28 a noite.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Hahahhah Grande Flavio.. estou pensando em voltar pra lá entre junho e julho, quem sabe te encontro por lá. Mas realmente, eu que sou de Curitiba já estou mais acostumado com o friozinho…. Mas 28 graus a noite, é pra matar qualquer curitibano hahahah

      Precisando de qualquer coisa é só me dar um grito aqui 😀

      Responder
  20. luiz gustavo

    e ae Robson beleza, quero fazer uma viagem de 3 dias sexta a domingo, um valor legal pra quem quer economizar só o basico mesmo quanto vc acha q gasta? e gostaria de saber se tem como acampar no deserto pra ver as estrelas e galaxia?

    Responder
  21. Karen

    Olá Robson!!

    Seu blog é sensacional. Parabéns!!!
    Está me ajudando demais a planejar minha viagem para o Chile e Bolívia.
    Gostaria de saber se posso deixar para fechar os passeios por lá mesmo sem correr o risco de estarem esgotados.

    O que você recomenda?

    Um abraço!!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Karen, tudo bom? Olha, garantir que vai ter os passeios sem reservar nada antes eu não posso…. mas normalmente tem sim.

      O que eu recomendo é você entrar em contato com as agências e reservar com antecedência, já deixar tudo esquematizado e assim não ter erro.

      Olha, eu indico muuuuuito a Agência Ayllu. Eles não são os mais baratos, não mesmo. Mas tudo que oferecem faz diferença. Por exemplo: guias super atenciosos, telefones via satélite nos carros (para sua segurança, isso é muito importante e poucas agências oferecem), oxigênio nos carros para os passeios mais altos e agora estão até com WiFi nos carros, algo totalmente novo por lá…. Enfim, minha tranquilidade em indicá-los vem da parceria que eu tenho com eles e dos comentários 100% positivos que eu recebo dos leitores.

      Acessa o site deles: http://www.aylluatacama.com.br e manda uma mensagem… lembre de dizer que é leitora do blog Um Viajante e peça o desconto especial dos leitores 😉

      Precisando de qualquer outra dica é só me dar um grito 😉

      Responder
  22. Mell

    Olá Robson, tudo bem?

    Eu e meu namorado estamos pensando em passar 4 dias no Hotel Cumbres, no fim de maio. Queria saber quais os lugares que podemos ir a partir de lá, considerando o pouco tempo! Quais você recomenda? E como faço para comprar esses passeios? Direto no hotel?
    Estou meio perdida, sem saber como fazer. Mas queria aproveitar o máximo e ir para os locais mais bonitos do Atacama!

    Obrigada!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Mell!! Tudo bom?? Olha só, que delícia ficar no Cumbres hein!?!?! Um hotel incrível no deserto. Ainda sonho em ficar por lá s2

      Então… o hotel certamente tem algumas atividades para te oferecer. Sobre os passeios, eu recomendo que você faça com a Agência Ayllu. Imagino que queria aproveitar o melhor que o Atacama pode oferecer com o máximo de conforto… Então fale com eles!! Aproveita a oportunidade que a agência está oferencendo 30% de desconto nos passeios… dá uma olhada aqui: https://www.umviajante.com.br/chile/4640-desconto-atacama

      Quando for fazer sua reserva no Cumbres, se possível, utilize o Booking… http://www.booking.com/hotel/cl/kunza.pt-br.html?aid=375355

      Nesse link você garante sua reserva e ainda ajuda o blog 😀

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder
  23. maira

    Muito interessares das informações sobre o Atacama. Vi que você recomenda os hotéis mais para aventura, mas existem hotéis para receber família com crianças? Outra pergunta: é um viagem somente para aventura ou vale a pena para família também? Valeu!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Maira, tudo bom? Me desculpa a demora para te responder, acabei viajando na semana passada e só agora estou conseguindo colocar os comentários em dia.

      Então… é uma viagem pra família sim!! Eu mesmo encontrei algumas famílias por lá… E todos estavam curtindo muito fazer os passeios.

      Me diz uma coisa, no caso das crianças.. são muito novas? Eu não cheguei a ver crianças muuuuuuuuito pequenas… mas dependendo da idade, dá pra fazer a maioria dos passeios.

      Sobre o hotel… tenho alguns que posso indicar… que tipo de hotel você está procurando? Quer algo com mais confortou ou algo mais simples?

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito 😉

      Responder
  24. Mônica

    Olá, o Deserto do Atacama, será minha primeira viagem internacional, gostaria de saber se vale a pena mesmo, ficar no Hotel Cumbres?Pois não sei como seria a programação durante o dia, então estou com receio de pagar um valor, mais alto, e não ter tempo, para desfrutar do lindo Hotel…..Minha prioridade é conhecer o Atacama, serão 6 dias.
    Obrigada

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Mônica, tudo bom? Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Então.. estou com planos de ficar nesse hotel na minha próxima viagem, aí vou poder de dizer com certeza… Mas acho que vai poder desfrutar sim!!!

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
  25. W. Rosy

    Olá. Vc acha que Atacama seria atrativo tb para um rapazinho de 11 anos?

    Resolvi fazer passeio em família que não fosse praia & parques.

    Vi as dicas de passeios. Achei tudo tao interessante, mas ao mesmo tempo, tudo por lá é tão tão absurdamente caro que me assutei um pouco.

    Mas espero que minha família curta essa aventura comigo, senão ouvirei muuuita reclamação ?

    * A agência que vc recomenda acima demora muito para responder emails? Enviei mensagens está semana e ainda não recebi resposta:/

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Wilza, tudo bom? Ahhh eu acho que sim viu… eu me amarraria em ir pro Atacama com essa idade. Pode ter certeza que vai ser uma viagem incrível… não tem como não curtir o Atacama 😀

      Normalmente não demoram muito não. Você pode entrar em contato também com a FlaviaBia, ela também oferece desconto para leitores do blog. É só mandar um e-mail pra ela e dizer que conhece o Robson, do blog Um Viajante.

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  26. Juniele

    Olá Robson, Estamos pensando em ir ao Atacama em Janeiro e seguir para o Salar uyuni, há passeios que saem do Chile ( são passeios ida e volta?) ? Gostaria de mais informações.

    Obrigada.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Ju, tudo bom? Tem passeios dessa forma sim. Eu já fiz duas vezes, uma vez com a Cordillera Traveler e outra coma Ayllu. Essa segunda vez é uma viagem bem mais confortável. Você gasta mais, mas não tem perrengue. O valor é 2400 dólares, um passeio privativo… Você pode dividir esse passeio com até 4 pessoas e aí fica 600 dólares para cada – Já incluindo hospedagem e alimentação. Ainda vou escrever sobre essa opção, mas achei bem válida… uma opção diferenciada!

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Igor… Eu utilizo uma Sony A77… lentes eu tenho algumas: tenho lente grande angular, lente zoom e lente fixa. Cada viagem eu lego um conjunto. Dá uma olhada nesse link, tem alguns posts que falo sobre fotografia: https://www.umviajante.com.br/fotoviagem/

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  27. FRANCIELE AMARAL

    Oi Robson!! Estou começando a programar minha viagem para o Atacama e estou em dúvida… Fico maluca quando vejo fotos dos lagos azuis, tipo esse: https://goo.gl/T9XrQl

    E também, já vi algumas fotos em que eles tão mais escuros, tipo um verde… Pois bem, quero pegá-los bem bem azuis, tipo esse da foto acima. Você saberia me dizer qual a melhor época?

    Abraço!!!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Fran!!! Então, não é tão simples…. cada lago tem suas características e variáveis que alteram a cor. Esse primeiro da foto é Laguna Verde, que fica na Bolívia. Você precisa de um céu azul e pouco de vento para ver ele verde. Se não tiver vento ele acaba virando um espelho e se estiver nublado o verde não aparece muito. Outra questão é que a Bolívia sofre um pouco com a falta de chuva… Na minha última viagem, agora em junho, a Laguna Verde estava bem vazia… deu até uma tristeza. O meu guia disse que teve uma laguna que desapareceu já, por falta de água.

      Quando voltei da viagem chegou a nevar perto dessa laguna verde, o que é bom, pois quando a neve derreter, vai ter mais água na laguna.

      Não existe um período muito indicado. Fevereiro é uma época que tende a chover por lá.. então março/abril são épocas que elas podem estar mais cheias. Mas vai depender da sorte também.

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  28. Thais M

    Hola!

    Estou pensando em visitar o deserto em janeiro/2017 (único mês em que posso tirar férias…). Acredito que alguns de vocês já tenham feito o trajeto Santiago – Calama de ônibus, quais as impressões? A viagem é desgastante somente devido à duração? Ou há alguma outra dificuldade? Obrigada!

    Responder
  29. André Amado

    Oi Robson, tudo bem? adoramos o seu blog, está sendo nossa referência para Atacama, iremos em dezembro. As agencias em San Pedro aceitam cartão de crédito ou somente pesos chilenos ou dolar para compra dos passeios?
    Um abraço

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande André, tudo bom? Então, nem todas aceitam cartão… algumas aceitam mas cobram um taxa a mais por isso.. e também fica mais difícil de negociar. EU acho que seria melhor você levar pesos, ou dólar – caso já tenha dólares.

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Andre, tudo bom? Simm!! É possível sim… aquelas águas quentes são uma delícia!!! Melhor passeio para fechar uma viagem no Atacama! 😀

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Sil, tudo bom? Fui sim!! Fiz a viagem de 4 dias e 3 noites até o Salar de Uyuni. Aqui no blog eu já contei como foi essa viagem que fiz em 2014. Esse ano eu fui novamente até o Uyuni, mas ainda não escrevi os posts.

      Dá uma olhada na categoria da Bolívia…. tem os posts do relato por lá 😉

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  30. Juliano

    Robson.. uma dúvida… porque você indica essas agências se temos outras (exemplo Whipala expedition ) muito mais baratas que inclusive foram muito bem avaliadas no TRIPADVISOR ?

    Alguns passeios os preços são mais que o dobro…. vi que tem agências que oferecem de roupão a champagne … ao meu ver é algo bem desnecessário ….. Seria por isso a variação de preço ?

    Obrigado e parabéns pelo Site.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Fala Juliano, tudo bom? Então, na verdade muitos preços mudaram desde a primeira vez que fui pro Atacama. Desde que eu fui a primeira vez eu quis um agência de confiança, com bons guias, que me dessem tempo de fotografar com calma, com grupos não tão grandes… essas coisas… isso faz diferença pra mim, que além de viajar gero conteúdo para o blog.

      Eu não fui atrás necessariamente da agência mais barata, mas da que me oferecesse o melhor serviço… a melhor experiência no Atacama. Eu sempre ressalto que as agências que eu fiz os passeios por lá não são as mais baratas, mas são agências que eu confio… por já ter ido mais de uma vez e conhecido realmente o serviço delas.

      Como eu tenho o blog, um veículo de comunicação… estou recomendando algo para tantas pessoas, eu tenho uma responsabilidade um pouco maior do que apenas indicar a mais barata. Imagina se eu indico algo apenas pelo valor e algo acontece com um dos leitores… eles vão vir aqui me cobrar, me perguntar como pude indicar algo assim.

      De qualquer forma eu sempre ressalto que tudo aqui é apenas uma sugestão, a escolha da agência fica com o próprio viajante.. É por isso que eu contato detalhadamente sobre cada passeio, cada lugar…

      Na verdade não é só pelo roupão e pelo champagne (que até pode ser algo especial para alguns casais em lua de mel por lá)… mas pra mim a segurança oferecida e o bom atendimento para o viajante está em primeiro lugar. Ter o meu tempo para filmar, fotografar… ter equipamentos de segurança nos carros, como oxigênio, telefones via satélite… tudo isso… pra mim… faz bastante diferença.

      Bom, espero que entenda 🙂 Obrigado pelo elogio, fico feliz que está acompanhando o blog 😉

      Grande abraço!!

      Responder
  31. Ana Paula

    Olá, td bem?
    Comecei a minha pesquisa para proxima viagem de ferias e Atacama está no topo das escolhas…minhas férias são em janeiro. Saberia me dizer se existe algum ponto negativo em viajar nessa época. Se algum passeio seria comprometido por não ser uma boa época para apreciação?

    Abraços,

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Ana, tudo bom e você? Então, assim.. existe um baixo risco de chuva em janeiro… não é algo comum no deserto, mas pode acontecer. Apesar de ser o único mês que dizem que pode ter chuva, já aconteceu em outros meses também…. afinal, é meio imprevisível… De qualquer forma, se é essa data que você tem disponível… acho que tem que ir sim 😀

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
  32. André

    Boa noite Robson, tudo bem?

    Pretendo ir ao Atacama ao final de agosto. Gostaria de saber quantos dias são necessários para conhecer os pontos turísticos mais visitados. Como é a temperatura neste período. Enfim, demais dicas para este período de viagem.

    Obrigado.

    Abs

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande André, tudo bom e você? Ahhh que show, agosto é uma época ótima para ir pro Atacama. É meia estação, então já não estará tãooo frio… mas ainda sim tem que estar preparado para ventos e as baixas temperaturas da noite e madrugada.

      Eu sempre recomendo pelo menos 5 dias no Atacama, se puder fique 7 para fazer bastante coisa 😉

      Bom, espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  33. silvia

    Estive no atacama em fevereiro e por conta das chuvas o guia da agencia não aguardou por do sol nem passeio ao salar, então não vi a noite estrelada, mas como vinha do salar de uyuni, valeu a pena ver o salar espelhado. cheguei a conclusão que apesar de próximos os destinos devem ser vistos em épocas diferentes.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Sil, tudo bom? Pois eh, tem os prós e os contras né…. você pegou o salário espelhadoooooo que sonhoooooo!!! Já fui duas vezes e ainda não consegui…. mas ainda ei de ver ele como você viu…. deve ser maravilhosoo!!!

      Obrigado pelo comentário… sempre que precisar de alguma coisa pode contar comigo! Bjooo

      Responder
  34. Jose

    Acabei de passar 5 Dias em Atacama no final de fevereiro e foi um desastre. Chuvas todos os dias, e excursões canceladas devido à enxurradas e estradas cortadas. Das 5 excursões que marquei só se realizou o salar de tara, todo o mais foi cancelado .
    No último dia , parte de São Pedro foi evacuada devido à enxurradas ….
    Pode ter sido má sorte mas evitem os meses do inverno boliviano….

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Jose, puuuts… que drogaaa!!! Má sorte mesmo, é a época logo depois da temporada de chuvas (que nem sempre são intensas). Puts, triste por você, pois o Atacama é um lugar incrível. Eu fiquei sabendo que rolou uma chuva forte por lá, totalmente fora de época…. tanto que o Salar de Uyuni estava alagado agora em março…. o que é bem raro.

      Bom, vou torcer pra você voltar lá em outra época e aproveitar tudo que tem de bom no Atacama 🙂

      Eu agora estou na Indonésia e acabei pegando também uma temporada de chuvas…. por isso só agora estou conseguindo responder os comentários do blog, enquanto cai o mundo lá fora :/

      Mais sorte na próxima viagem!! Grande abraço!!

      Responder
  35. Monique Frazão

    Oi Robson
    Estamos pensando em ir em início de agosto e a preocupação é se o frio não vai atrapalhar. Sei que no passeio dos geisers vai ser punk, mas penso nas noites em San Pedro…dá pra sair à noite?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Mô, tudo bom? Ahhh pode ir tranquila…. bota roupas de frio e curte lá que dá sim. É geladinho mas é delícia!! Nos Geysers sim, vai ser bemmm punk… mas vale a pena de qualquer forma haha… E dá pra sair em San Pedro sim 🙂

      Aproveitaaaa que o Atacama é demaissss!!!

      Se precisar de qualquer coisa é só me dar um grito aqui. Abraçoo!!!!

      Responder
  36. José W. Tabacow

    Olá, Robson.

    Pretendemos ir ao Atacama em julho deste ano. Já fui duas vezes, porém no verão. Minha dúvida é: eu consigo passar pelos passos de Jama e Sico, sem problemas? Será que tenho que comprar (ou alugar) correntes para as rodas, por causa de neve? Passei, numa das vezes, pelo Paso de Sico e vimos algums das mais espetaculares paisagens da América.: Lagunas altiplânicas, solos de todas as cores, montanhas e vulcões com cumes nevados e guanacos prá todo lado! Uma solidão total, não há casas, postos de combustíveis ou qualquer outro sinal de presença humana. A exceção está nas Aduanas, claro! Se alguém se interessar, a dica é de avisar antes aos Carabineiros do Chile que, então, ficam monitorando os tempos….
    Gostaria demais de ver como são estas paisagens no inverno. Alguma dica?
    Abraços e obrigado!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi José, tudo bom? Que show, o Atacama é um lugar encantador e é sempre bom voltar né!?! Então, eu não cheguei a ver nenhum carro com correntes nas rodas… pelo menos na região do Atacama, onde o clima é bem seco, não chega a nevar nesse nível…. pra precisar desses acessórios.

      Vou ficar te devendo dicas mais detalhadas pois nunca fiz a viagem dessa forma que vai fazer.

      Mas se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  37. José Tabacow

    Valeu, Robson. Vou tentar, de qualquer forma. Se der certo, depois comento aqui.
    Abraços e muito obrigado pela resposta!
    José

    Responder
  38. Helô Pio

    Olá!!!
    Peço algumas dicas. Estou escolhendo uma viagem para setembro…acha uma boa época para o deserto do Atacama? Gostaria de ir até o Salar de uyuni, começo por onde – San pedro do Atacama? e retorno para lá?
    tenho no máximo 10 dias contando com ida e volta, consigo fazer os passeios?
    Tem idéia do custo total de uma viagem econômica?
    Obrigada

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Helô, tudo bom? Então, setembro é uma ótima época para ir pro Atacama! Se a sua viagem estiver de pé talvez a gente até se esbarre por lá 😀

      Para ir para o Uyuni você pode fazer uma viagem de 4 dias (já contatando ida e volta). Você começa em San Pedro, vai até o Salar e volta para San Pedro. São 3 noites no total. É uma aventura, mas compensa pelos lugares lindos que você vai visitar!

      Uma viagem dessa pode sair por 3 ou 4 mil reais… talvez até menos… tudo vai depender da passagem aérea que você conseguir, do lugar que se hospedar e tal…

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Hernane, tudo bom? Pode apostar, é isso! O Atacama é considerado um dos melhores lugares do planeta para se observar o céu – tanto que o telescópio mais caro do mundo, que pertence a diversos países, está instalado lá.

      Ahhh e faça o Tour Astronômico, é lindo!!!

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  39. Thais

    Oi Robson! Vc viu alguma gestante no Atacama? Pretendo ir em dezembro e as agências contraindicam alguns passeios. O quê vc acha?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Thais, tudo bom? Então, eu não cheguei a ver… mas se as agências não recomendaram, é melhor seguir o que eles dizem. Alguns passeios são em altitudes muito elevadas, não sei como é isso para o baby. Você pode ver com seu médico se ele aconselha uma viagem para um lugar assim. Além da altitude, o Atacama é um lugar muito seco…. tem todos esses detalhes.

      Bom, se precisar de qualquer coisa é só me dar um grito!

      Responder
  40. Tatiana

    Oi Robson ! Seu site é fantástico ! Parabéns ! Foi nele que me inspirei para montar minha viagem ao Atacama . Vou em novembro . Gostaria de saber como vc levou dinheiro … se comprou lá via cartão em casa de câmbio …. ( são acessíveis ?) e se é mais fácil usar dólares ou pesos chilenos . Obrigada !!!!

    Responder
  41. Fernanda

    Olá, Robson!
    Estou pensando em chegar no Atacama dia 6/11 e ficar até o dia 12/11. Acha que é uma boa época? Estou com muito medo de chover, tendo em vista a prOximidade da época de chuvas! Como é a temperatura nessa época? Muito obrigada!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Fer, tudo bom? Acho que você não precisa se preocupar não! É uma época boa sim, acho bem difícil chover em Novembro. Nessa época já estará mais quente…. você vai pegar frio nos passeios de mais altitude apenas. Tem tudo para ser uma viagem incrível!!

      Se tiver qualquer dúvida é só me dar um grito aqui 😉

      Responder
  42. Mônica

    Olá Robson!
    Seu site está me ajudando muito no planejamento da minha viagem.
    Você sabe me informar sobre o funcionamento das agências e realização dos passeios no início de janeiro, mais precisamente no dia primeiro? Pretendemos chegar em SPA no dia 01/01/2018 e ficar três dias, mas tenho essa dúvida sobre o funcionamento nesses dias do início do ano.
    Obrigada!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Mônica, tudo bom? Que bom que chegou aqui e está curtindo o conteúdo.. fico super feliz em saber!!

      Então, dia 1 de janeiro normalmente não tem passeio. É o dia que eles realmente param… pelo menos as agências tem essa visão. Como eles lidam com transporte de pessoas e tal, e no dia anterior os guias e motoristas fazem festa… é mais seguro não ter passeio nesse dia. Mas você pode curtir a cidade… fazer passeio de bike e tal. Dá pra aproveitar bem 😉

      Se precisar de qualquer coisa me dá um grito aqui!

      Bjss

      Responder
  43. Aurora

    Olá, Robson! Tudo bem?
    Estou com passagem comprada para ir no 9 de fevereiro e voltar dia 17 do mesmo mês.
    Dentre esses dias quantos você acha que dá pra curtir legal o Deserto do Atacama?
    Por que também tenho pretensão de ir em Baños Colina…

    Responder
    1. Robson Franzói

      Ooi Aurora, tudo bem e você? Então, você tem um tempo legal… Eu recomendo uns 5 ou 6 dias no Atacama pra aproveitar bem. O mínimo seria 4…. se puder ficar mais, melhor ainda 🙂

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
  44. Amanda

    Olá joia ! Morro vontade de conhecer o deserto do Atacama porém
    Sou uma pessoa extremante frienta rs…. e fico com medo de ir ! Qual mês lá vc me indicaria a ir que não seja tal frio ?!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Amanda, tudo bom? Então, final de ano e começo de ano, que é verão, as temperaturas são mais amenas. Em junho/julho, inverno, aí faz bastante frio.

      Mas te digo que vale o esforço… o lugar é lindoooooo!! Vale a pena!!

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito 😉

      Responder
  45. Juliana

    Bom dia Robson.

    Queria saber qual a melhor época para tentar pegar o deserto florido. Sei que é um evento raro e impreciso, mas gostaria de tentar. Esse ano ele floresceu no final de agosto.

    Qual época vc me indicaria ir?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Ju, tudo bom? Então, na verdade o deserto florido fica bem afastado….. é na região de Atacama, mas não é um lugar tão simples de ir como os outros passeios. Tanto que muita gente acha que fica ali na região mais famosa, pra onde todos vão e tal… saindo de San Pedro.. mas é pra outro lado….

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
  46. RUbens

    Fala Robson, tudo bem?
    Pretendo ir no final de fevereiro pois tenho milhas onde eu e minha esposa temos interesse.
    Indica alguma empresa para oferecer os serviços de passeios com um preço legal? Parabéns pelo post.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Fala Rubens, tudo bem e você? Imagino que já deve estar perto da sua viagem…. eu acabei ficando um tempo fora e estou com um número grande de comentários acumulados.

      Então, por lá você encontra agências bem em conta sim… só tente pesquisar bem antes de fechar com algumas. Depende fique esperto se o valor for muuuuito baixo. Algumas agências acabam lotando carros/ônibus ou não oferecem a segurança ideal para os passeios… por ser um lugar mais extremo, alguns cuidados são importantes. Ficando atento a isso, sua viagem vai ser incrível!!

      Se ainda precisar de alguma ajuda, me dá um grito por aqui!! 🙂

      Responder
  47. ROSANGELA DA CRUZ SILVA

    Infelizmente não tivemos sorte em San Pedro. Chegamos aqui dia 2 de fevereiro. Dia 3 fomos conhecer Laguna Cejar e pegamos chuva. Hoje dia 4 todos os passeios cancelados por causa da chuva.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Puxa Rosangela, que pena!! Eu estava em viagem mas fiquei sabendo do clima no deserto. Realmente existem situações imprevisíveis…. o mês mais provável para isso é janeiro, ainda assim sem certeza. Dessa vez foi em fevereiro…. que pena mesmo. Espero que tenha aproveitado algum pouco da viagem.. o deserto é um lugar tão incrível.

      Deixo aqui o meu abraço para vocês 🙂

      Responder
  48. Milena

    Oi, Robson!!! Estou planejando uma viagem para o Chile em julho e minha ideia era conhecer bem Santiago e depois ir para o Atacama… Você acha que é uma boa fazer isso? E com relação a temperatura… você deixaria Atacama para uma próxima oportunidade, ou arriscaria o friozão porque faz parte?! Hahaha. Obrigada!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Mi!! Então, eu acho uma boa sim… fazer Santiago primeiro de depois Atacama. Até porque o deserto te suga mais… eu fiz o contrário na primeira viagem e cheguei muuuito cansado em Santiago.

      Não vai fugir do frio não… encara o Atacama sim!! Eu já fui nessa época e é incrível sim!! FAZ PARTE!!

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito 😉

      Responder
  49. Ana

    Raro ou não, a chuva sim pode atrapalhar sua viagem. Acabei de cancelar a minha no Carnaval, pois todos os passeios estavam sendo cancelos devido à chuva forte que está tendo por lá, então fiquem atentos o Inverno Altiplanico. Abs.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Ana, é verdade!! Normalmente o período de chuvas acontece em janeiro, dessa vez chegou em fevereiro. Uma pena, mas que bom que você conseguiu cancelar antes de ir. Espero que consiga se programar para ir logo… tenho certeza que vai amar o deserto!

      Grande abraço!!

      Responder
  50. Larissa

    Ola, boa tarde!
    Parabens pelo blog..
    Estou querendo ir final de dezembro p inicio de janeiro vc acha que pego todos os dias ceu azul e dias lindos? Obrigada

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Lari, tudo bom? Muito obrigado pela mensagem… que bom que está curtindo o blog!

      Então…. janeiro é a época de chuva… que é rara mas pode acontecer. Esse ano chuva forte chegou em fevereiro, muitos passeios foram cancelados inclusive. Eu tentaria evitar janeiro sabe, por conta disso.

      Não é algo garantido… mas não tem como prever.

      Espero ter ajudado…. Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito 😉

      Responder
  51. Aline

    Olá Robson, conheci você através de uma viagem sua para o Atacama e me apaixonei pelo lugar e pelas suas narrativas, dicas, Instagram, blog… inspirador! Mas minha dúvida é essa: eu e meu marido queremos ir de carro para o Atacama e Uyuni (20 dias) saindo dia 30 de junho de 2018, e estamos confusos qto aos acessos devido à neve… você possui essa informação? Dificultaria a chegada ao deserto será?
    Agradecemos desde já!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Aline, tudo bom? Que legal que chegou aqui e realmente gostou do meu trabalho… fico realmente feliz em saber! A primeira coisa que tenho a dizer é que sua viagem tem tudo para ser incrível, principalmente por você começar ela no dia mais lindo do ano: 30 de junho, meu aniversário \o/ hahaha

      Agora sobre a sua dúvida, assim… o Deserto é muito seco. Por mais que faça muito frio, ele não fica coberto de neve… pode acontecer, mas não é algo certo. Muitas vezes tem neve em outros meses, quando alguma humidade conseguir chegar lá. Mas não sei se chega ao ponto de prejudicar o caminho até lá…

      Eu confesso que vou ficar te devendo dicas mais detalhadas sobre a viagem de carro, pois ainda não fiz dessa forma – espero um dia fazer, deve ser uma aventura.

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito 😉

      Responder
      1. Aline

        Robson, muito obrigada pela atenção! Que vc tenha um aniversário incrível no dia 30/06 ?! Te contarei como foi nossa viagem ! Motorhome 4×4 pronto, então acho que será mais fácil o trajeto ??Bjoss

        Responder
  52. Katia

    Oi, Robson. Parabéns pelo blog! Super útil! Planejo ir pro Atacama em Dezembro. Vc saberia dizer se é muito concorrido, lugares cheios, correria por ser o mês do Natal e férias escolares, ou mais caro? Se for o caso, acabo indo em Novembro mesmo. Vc sabe qual a mínima de temperatura nesses meses? Abraço.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Katia, tudo bom?? Obrigado pela mensagem!! Fico feliz que curta o blog!

      Então, se puder ir em novembro eu acho melhor, não só pelo movimento lá… mas pelo clima mesmo… dezembro já está perto da é de chuva, o que é meio imprevisível. Esse ano choveu em fevereiro…. normalmente é em janeiro. Eu tentaria evitar dezembro e janeiro, mas depende da sorte também.

      Nessa época as temperaturas são mais amenas…. mas nos lugares altos e antes do nascer do sol faz friozinho.

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder
  53. Carmem

    Olá!! Primeiramente, Parabéns pelas fotos! Estou indo para o Atacama em Agosto; gostaria de tirar uma dúvida…Há possibilidade das paisagens estarem muito diferentes das fotos; com neve etc…Só tenho um pouco de receio de quebrar as expectativas, pois meu sonho é conhecer as Lagunas Altiplânicas e o Salar de Tara! Obrigada, abraço!!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Carmem, tudo bom? Primeiro muuuito obrigado pela mensagem! Eu já fui nessa época e tenho certeza que sua viagem será linda (talvez a gente até se encontre por lá).

      Não vai se decepcionar não, é lindo!!! Pode confiar!!

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder
  54. Marcia Matos

    Olá Robson
    Não consegui ler tudo ainda, mas farei isso o mais breve possível…
    Acabei de pensar na hipótese de ir ao Atacama em julho, eu e meu marido. Mas pensando um pouco mais…..pensando na possibilidade de ir com minhas filhas, de 16 e 11 anos. A mais velha não tenho dúvidas, quanto a mais nova é que me pergunto se é uma boa opção de viagem, pelo que conhece, o que acha?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Marcia, tudo bom?? Então, eu acho que com 11 anos rola sim!! Talvez não para os passeio de maior altitude…. mas para a maior parte dos lugares sim!!

      Que sonho ter feito essa viagem quando ainda era criança… já pensou a experiência incrível!?!?

      E me diz uma coisa, você vai fazer os passeios com uma agência lá? Eu acho bem importante, principalmente por questões de segurança.

      Se eu posso te indicar uma, é a FlaviaBia. Ela tem uma estrutura ótima e um trabalho incrível. Fui pra Patagônia com ela e foi maravilhoso.

      Entra em contato com ela pra trocar uma ideia… pode dizer que me conhece… aqui do blog Um Viajante. Hoje ela oferece umas condições bem legais para os leitores do blog.

      O contato dela é: http://www.flaviabiaexpediciones.com/

      Manda um e-mail e faça a viagem sim… você vão amar!!

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder
  55. Edvania

    Gostaria de saber sobre cuidados medicos p viagem pro Atacama.
    Se precisa de vecina especifica etc.
    E tbm se devo levar dollar, ou trocar real pela moeda local? O que é melhor?

    Responder
  56. Cinara Soares

    Boa tarde Robson, tudo bem?
    Qual época você acha melhor para ir ao Atacama, Julho ou Dezembro/Janeiro? O calor em Dezembro ou Janeiro é muito forte?
    Obrigada.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Ci!! Tudo bom? Então, eu escolheria Julho… dos três, descartaria janeiro (que é quando pode rolar uma possível chuva)… Faz calor em dezembro, mas nada que precise se preocupar muito. Em julho é frio, mas já fui algumas vezes e amo essa época lá 😀

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder
  57. ISMAEL FABIANO

    Prezado Robson
    Eu, Ismael Grangeiro e minha esposa Celia Grangeiro, somos bem “viajeiros” de longa data. Mochila, calçado e roupas confortáveis e pé na estrada. Ahhhh… farei 80 anos neste més de maio e a idéia era de uma festança, mas… venceu o espirito viajeiro. Para onde !?!? Primeira idéias Deserto de Atacama. Gostei do seu site e de suas dicas, por isso, se for possível me passe mais algumas que vc possa achar úteis face nossas idades: 80/77, mas com muita disposição…
    Forte abraço nosso.

    Cadastrei meu email no seu site.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grandeee Ismael!!! Tudo bem por aí? Espero que sim… e parabéns pelo aniversário e também pelo espírito viajante. Quero chegar na sua idade da mesma forma… viajando e querendo conhecer muitos outros destinos.

      A sua viagem foi agora no mês de maio ou você ainda está programando a viagem? Me diz aqui como andam os planos e eu tento ajudar vocês 😉

      Um grande abraço e muitas felicidades pra você e Celia!

      Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Amanda, tudo bem!?! Então, praticamente tudo funciona até o dia 31. No dia primeiro de janeiro aí sim eles param.. Não sei se tem alguma agência que funciona, mas o dia primeiro é complicado. Muita gente vai festar a virada do ano e os guias não estaria bem para fazer passeios no dia primeiro.

      Espero que aproveite muito!!! Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder
  58. Carolina

    Oi, Robson. Tudo bem?
    Seu blog tem sido muito útil pra mim desde que comecei a organizar a minha viagem para o Atacama.
    Gostaria de fazer o seguro da Mondial, porque foi a empresa que contratei quando fui para Cuba e achei o serviço bom, inclusive pelo fato de que precisei usar. Existe algum código de desconto por agora, pois vou no fim deste mês de julho e volto em agosto.
    Um grande abraço e parabéns pelo rico material oferecido.
    Carol

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Carol!! Tudo bem e você?? Opa, então… até hoje de manhã eu consegui utilizar o cupom SEMPERRENGUE… você pode tentar aí.. são 50% de desconto!

      Entra no link: http://umvia.me/mondial e usa o cupom: SEMPERRENGUE

      Super obrigado pela mensagem.. fico feliz que curte o conteúdo… obrigado mesmo.

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito 😉

      Responder
  59. Silvia Layane

    Oi Robson, tudo bem?

    Estou pensando em ir ao Atacama, porém, sozinha.
    O que você me sugere? Quais locais são indispensáveis para visitar?
    Chile é um lugar tranquilo para uma viajante em carreira solo? Rs.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Sil!! Tudo bem e você? Ahhh que demais que vai visitar o Atacama… pode ter certeza que será uma viagem inesquecível!

      É um destino maravilhoso!! Aqui no blog você tem muito conteúdo que vai ajudar no seu roteiro. É legal você fazer algum esboço e aí me mandar aqui nos comentários… assim posso te dar algumas dicas.

      Pra ir sozinha também é uma ótima opção!! Tenho certeza que vai amar!!! É incrível!!

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!!
      Bjooos

      Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Rafa, tudo bom e você? Então, eu acho que final de fevereiro no Atacama é mais tranquilo… já está saindo da época de possível chuva.

      Claro que é imprevisível, mas acho que tem tudo para dar certo sim!

      Vou deixar aqui um post onde eu falo sobre o clima no Atacama em dezembro, janeiro e fevereiro:

      https://www.umviajante.com.br/chile/deserto-atacama-dezembro-janeiro-fevereiro-clima-temperatura-inverno-altiplanico

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
  60. Ana

    Olá Robson, muito legal ver informações tão completas sobre o Atacama. Este passeio de motocicleta é um sonho de meu esposo e meu também. Estamos planejando viajar para lá em janeiro, 2021, mas pelo jeito não é a melhor época…
    Abraços.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Ana!! Tudo bem? Janeiro é um mês mais complicado, mas nada garantido que chova… depende muito do ano e das mudanças climáticas. Pode ser que não chova e a viagem seja incrível, mas existe sim a possibilidade.. é o inverno altiplânico!

      Se precisar de alguma informação, me dá um grito aqui!! Bjoo

      Responder
  61. TATIANA

    Oi Robson, tudo bem? Achei interessante seu blog.
    Estou querendo ir a Machu Picchu em outubro e de lá para o Deserto do Atacama. Gostaria de sugestões se compensa nessa época do ano e qual seria o meio de transporte de Machu Picchu ao Atacama

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Tati!! Tudo bem e você? Que bom que curtiu o conteúdo, fico super feliz!

      Eu preciso confessar que ainda não conheço Machu Picchu, mas é um sonhooo!! Vou ficar te devendo dica de lá….

      Mas sobre Atacama, é uma ótima época… pode ter certeza que será uma viagem incrível!!! Vou deixar aqui o link de um post que pode te ajudar:

      Outubro no Atacama: https://www.umviajante.com.br/chile/deserto-atacama-setembro-outubro-novembro-clima-temperatura-fotos-dicas

      Se precisar de mais alguma informação, me dá um grito aqui!! Bjoo

      Responder
  62. Ivany Pacini

    Olá! Estamos programando uma viagem para o Deserto do Atacama, mas ainda não sabemos quando iremos. Pretendemos fazer esta viagem em um motor home, e as minhas dúvidas são a respeito da documentação necessária para ingressar no País. Tem como me dar alguma dica à respeito? E tbm de lugares que possamos conhecer? Grata

    Responder
  63. Inês

    Oi Robson, td bem? Primeiro, obrigada! Seu blog anda me inspirando a começar a viajar agora que me aposentei.
    Ouvi dizer que no Atacama tem um “turismo astronômico”, vc tem informações sobre isso? Obrigada e parabéns pelo belo e bom trabalho! Inês

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *