Roteiro Deserto do Atacama 2015

Sim!! Estou voltando para o Chile e meu destino será novamente o Deserto do Atacama. Para você já ficar por dentro do que vai rolar nessa viagem eu vou te contar todos os detalhes do roteiro.

Dessa vez minha viagem vai ter o Atacama como o único foco – serão 5 dias completos no deserto, onde vou explorar alguns lugares diferentes da primeira viagem.

Antes de mais nada eu quero dizer que essa viagem tem o apoio da FlaviaBia Expediciones, no final do post eu explico sobre essa mudança.

Essa segunda viagem me passa a certeza de que o trabalho que estou fazendo aqui no blog está indo pelo caminho certo e rendendo bons frutos.

Quero agradecer a Flávia por ser uma parceira incrível e que confia no meu trabalho… e também, claro, a cada um dos leitores, que são o grande espírito desse blog. Muito obrigado a cada um que curte, que comenta, que compartilha e que sempre está por aqui me acompanhando. Vocês são lindooos!!! Maaas agora chega de melação e vamos o que interessa:

Meu Roteiro no Deserto do Atacama

Como vocês sabem, pelo menos eu imagino que sim, essa vai ser a minha segunda viagem ao Deserto do Atacama, logo, vou fazer alguns passeios diferentes.

Minha ideia é explorar tudo que puder no deserto e depois contar tudo aqui blog.

Eu vou chegar em San Pedro de Atacama na noite do dia 01 de outubro e retornar para o Brasil no dia 07 – isso faz com que eu tenha do dia 02 ao dia 06 para me aventurar por lá.


Antes de continuar, quero lembrar que o Chile atualizou os requisitos para entrada de viajantes no país. As novas normas já estão valendo e é importante seguir as obrigatoriedades para não ter problemas nas imigração.

Vale destacar que o Seguro Viagem para o Chile, que se tornou um item obrigatório, passou a ser recomendado. É indicado que todos os viajantes devam ter um seguro viagem e, na minha opinião, procure fechar um seguro com cobertura Covid. O Seguro Viagem para o Chile é muito acessível, por isso reforço a importância de contratar e só viajar coberto pelo seguro.


O roteiro que eu montei com a Flávia já está praticamente definido, e ficou da seguinte maneira:

01 de Outubro – Chegada em San Pedro de Atacama

A principio não tenho nada programado para essa primeira noite. A ideia vai ser descansar e me preparar para o que está por vir – mas imagino que não vou resistir e umas voltinhas por San Pedro estão garantidas 🙂

02 de Outubro – Lagunas Altiplânicas + Piedras Rojas

Lagunas Altiplânicas + Piedras Rojas

Bom, as Lagunas Altiplânicas eu já conheço e pulei de alegria ao saber que vou passar por lá novamente – sério, aquele lugar é um espetáculo! Vale a pena conferir o primeiro post sobre as Lagunas Altiplânicas do Atacama.

Já Piedras Rojas não fez parte do meu primeiro roteiro e, pelo que eu pesquisei, parece ser um lugar fantástico!!! To muito animado!! 😀

03 de Outubro – Valle del Arcoiris / Tour del Vino Ayllu

Valle del Arcoiris / Tour del Vino Ayllu

Para esse dia estão programados dois passeios, sendo que o primeiro deles é para o Valle del Arcoirisque eu também não conheço e pelo que eu vi vai ser de se apaixonar.

O segundo passeio do dia vai ser o Tour del Vino Ayllu. Difícil de acreditar né, mas sim, existe uma vinícola no meio de deserto!!! Sério, estou louco para ver isso e, claro, louco também para provar o Vino Ayllu.

04 de Outubro – Trekking Guatin + Termas de Puritama

Trekking Guatin + Termas de Puritama

Outros dois passeios que serão novidades pra mim!! O Trekking de Guatin, que também é conhecido como a Trilha dos Cactos, promete me mostrar uma beleza diferente do Atacama.

Já as Termas de Puritama estavam nos meus desejos desde a primeira viagem – só não fiz pois não deu tempo! A FlaviaBia oferece esse passeio junto com o Trekking de Guatin. Já estou sonhando com os mergulhos nas águas termais – tudo em um cenário de perder o fôlego.

05 de Outubro – Salar de Tara

Esse passeio fez parte do meu primeiro roteiro e agora está incluído novamente. O Salar de Tara foi um dos lugares mais incríveis que eu vi no Atacama, então, não é pra menos, estou super animado em voltar lá.

Salar de Tara, Deserto do Atacama

Não deixe de ver o post com a minha primeira visita ao Salar de Tara.

06 de Outubro – Vulcão Lascar

Vulcão Lascar - Atacama

Último dia no Atacama e será com um passeio para fechar a viagem com chave de ouro: subir ao topo do Vulcão Lacar!! Simmmm!!! Lá no topo mesmo!! São 5.600 metros de altitude!! Ahhhh garotooooooo!! 😀

* * * * *

Esse é o roteiro que eu tenho definido… pode ser que alguma coisa mude até a viagem, mas aí eu aviso tudo por aqui.

Também estou pensando em fazer algum passeio durante uma das noites – talvez repetir o Tour Astronômico, que eu adorei, ou conhecer uma segunda opção desse tour que existe por lá… ainda vou definir isso…

PRIMEIRO ENCONTRO DOS VIAJANTES • ATACAMA

Simmm!!! O Primeiro Encontro dos Viajantes vai acontecer!! Eu já fiz um post falando um pouco sobre o encontro e fiquei devendo algumas informações – se você não sabe do que estou falando, acessa aqui o post e fica por dentro.

Primeiro Encontro dos Viajantes - Atacama

Pois bem, estou extremamente feliz pois várias pessoas já mandaram e-mails dizendo que adoraram a ideia e vão participar.

Como eu falei no primeiro post, a data do encontro ainda não estava definida – eu queria esperar o contato de vocês para ver qual dia teria o maior número de interessados. Mas agora sim, já tenho uma data!!! \o/

O encontro será realizado no dia 3 de outubro (NOVO LOCAL)

O local do encontro mudou, então atenção para não se confundir: vamos nos ver no Restaurante Ckunna!

Como chegar: O Restaurante Ckunna fica na Calle Tocopilla, bem pertinho da rua principal de San Pedro… clique aqui para ver a localização no mapa.

A ideia desse encontro é bem simples: conhecer gente nova, falar de viagem, trocar experiências e, claro, fazer amigos!!

Eu estou bolando algumas surpresas para quem participar do encontro, maaaas nada de spoiler por enquanto…. #surpresas

Infelizmente nem todas as pessoas que mandaram e-mail vão estar em San Pedro nesse dia, mas eu estarei por lá desde a noite do dia 1 até a noite do dia 6, então, caso você não possa participar do encontro mas queira fazer alguma coisa em alguma outra noite, podemos combinar!! 😀

Sorteio!!

Como eu falei no primeiro post, vai rolar uma sorteio de 4 passeios para um dos viajantes do encontro. A data do sorteio será no dia 21 de setembro, assim ainda dá tempo de mais gente se inscrever e também do ganhador se programar!

Eu vou divulgar o vencedor no Facebook e também no snapchat, então me adiciona lá também: blogumviajante 😉

* * * * *

ATUALIZAÇÃO: Veja aqui um post com novas informações sobre a viagem.

* * * * *

Então é isso… já estou contanto os dias para essa viagem! Espero que você acompanhe mais essa ventura! Fique ligado no Facebook, no Instagram e no Snap.

Um grande abraço e qualquer coisa, já sabe né… é só dar um grito 😉

PARA SUA VIAGEM AO ATACAMA
Cadastre o seu e-mail e receba dicas personalizadas até a data da sua viagem. [wpforms id="42433"]
RESERVE SEU HOTEL NO ATACAMA
Booking.com
Sempre que fizer sua reserva, você contribui com o blog Um Viajante e não gasta nada a mais com isso.

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

71 Comentários

    1. Robson Franzói

      Hahahha… olha, espero que um dia eu consiga fazer isso hein!! Tudo depende de achar parceiros que topem…. e que me mandem junto nessa viagem 😀 😀

      Responder
  1. Barbara

    oI ROBSON! Tudo bem? como vai ser o sorteio, o que precisamos fazer?

    Como eu ja havia dito (E acho que voce nem leu :/) eu chego dia 6 com meu namorado, se voce quiser fazer algo nesse dia nos avise! bjos

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Barbaraaa!!! Tudo bom??? Desculpa, achei que tinha te respondido… mas eu vi seu comentário sim!! Então, o dia com o maior número de pessoas foi o dia 3 de outubro e o encontro vai ser nessa data… maaaaassss.. como você se increveu antes de ter a data definida, você também vai participar do sorteio!

      Eu só preciso que você mande pra mim por e-mail o seu nome e o nome do seu namorado! Manda para: atacama@umviajante.com.br

      Ahhh.. e eu vou estar por lá no dia 6…. se quiserem podemos marcar alguma coisa! 😀

      Bjoooss

      Responder
  2. Glaucia Silva

    Que legal!
    Voltei sábado de um mochilao que fiz pela América do Sul, que claro, inclui o Atacama! É um lugar lindo e apaixonante q pretendo voltar um dia com certeza!
    Peguei dicas valiosas da sua viagem do ano passado. A trip q fiz foi maravilhosa e super indico pra todos!
    Beijos

    Responder
    1. Robson Franzói

      Opaaa… Que legal Glaucia!!!! Nossa, você não sabe como eu fico feliz em saber que deu tudo certo com os viajantes que leram o blog e pegaram as dicas aqui. Imagino que a sua viagem foi incrível mesmo… Eu estou contando os dias para voltar…. não vejo a hora!!

      Continue acompanhando o blog que ainda tem muita história pela frente…

      Muito obrigado por voltar aqui e compartilhar sua experiência… um grande beijo!!! 😉

      Responder
  3. Priscila

    Olá Robson

    Vou pra lá no dia 21/10.
    Adorei a dicas do seu blog! Já curti o lugar de antemão.
    Minha primeira viagem (de muitas espero) em carreira solo, estou ansiosa :).
    Acompanharei as dicas, já que estará lá dias antes.
    Bom retorno ao Atacama.
    Abs

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oiii Pri!!! Tudo bom?? Que bom que está acompanhando o blog e se prepare, você vai ter uma das experiências mais incríveis da sua vida!! O Atacama é um sonho!!!!

      Continue acompanhando o blog que ainda tem muita história pela frente…

      Te desejo uma ótimaaaa viagem e lembre-se: qualquer dúvida é só dar um grito!! 😉

      Responder
  4. Alexandre Pereira

    Robson,
    Tudo bem ? Me dá um help ?
    O quê acha :
    LAGUNA CEJAR
    GEYSER EL TATIO
    VALLE DE LA LUNA
    SALAR DE TARA
    LAGUNAS ALTIPLANICAS + PIEDRAS ROJAS
    Fiquei em dúvida sobre Termas Puritama e Laguna Cejar.

    Absss,

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Alexandre… então, a Laguna Cejar tem aquela parada legal de você entrar na água e não afundar… Como eu não conheço o Mar Morto, essa foi minha única experiência assim na vida…. É muito legal….

      As Termas eu vou conhecer nessa segunda viagem…. mas imagino que o lugar é lindo (pelo que eu pesquisei)… De qualquer forma uma delas já seria motivo para você voltar ao Atacama em outra oportunidade!! Hahaha

      Bom, espero ter ajudado e não ter te deixado com mais dúvidas.. ahhaha.. Desculpa a demora para responder, acabei de dando uma folguinha no feriadão e agora estou correndo para responder todo mundo.

      Continue acompanhando o blog que ainda tem muita história pela frente…

      Qualquer dúvida é só dar um grito!! 😀

      Responder
  5. Salorram Monteiro

    Boa tarde,Franzói , tudo bom ?Já há algum tempo venho acompanhando seu trabalho e você me ajudou muito, te agradeço demais, parabéns por todo esse trabalho incrível que vem fazendo. Bom, hoje queria sua ajuda em relação ao meu roteiro, estou programando meu mochilão para Abril de 2016, queria que opinasse a respeito dele, tem toda liberdade, quebra tudo aí kkkkk. Os destinos são esse:

    Brasilia – Punta Arena
    Punta Arena – Puerto Natales
    Puerto Natales – El Chaltén
    El Chaltén – Osorno
    Osorno – Pucón
    Pucón – San Pedro de Atacama
    San Pedro de Atacama – Uyuni
    San Pedro de Atacama – Cuzco
    Cuzco – M.P
    Cuzco – Ica
    Ica – Lima
    Lima – Brasília

    Passeios :
    Punta Arena – Não há passeio, apenas chegada.
    Puerto Natales – Torre del Paine, Circuito “W” ( 6 dias )
    El Chaltén – Parque Nacional Los Glaciares ( 5 dias )
    Pucón – Subida ao Vulcão Villarica ( 2 dias )
    Osorno – Vulção Osorno e Salto Petruhue ( 3 dias )
    San Pedro de Atacama / Uyuni – Seu roteiro kkkk ( 5 dias, passeio feito pela Ayllu )
    Cuzco – Passeios e M.P (5 dias )
    Ica – Oasis (2 dias )
    Lima – Volta para Brasília
    Obs: tempo de logística 4 dias.
    ME AJUUUDA !!
    Sou muuito grato por tudo, desde já, muito obrigado.
    Que Deus esteja contigo !!
    Forte abraço.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Opa… tudo bom Salorram?? Primeiro deixa eu agradecer por sua mensagem.. fico imensamente feliz em saber que vem acompanhando o blog e que ele te ajudou no planejamento da sua viagem.

      Bomm… já devo dizer que sua viagem vai ser incrível.. adorei o roteiro. Boa parte dos lugares eu não conheço, então ainda não vou poder ajudar…. Mas sobre o Deserto + Uyuni, você comentou em seguir o meu roteiro… então vai deixar 4 dias para o Atacama e + 4 dias pra o Salar? É isso… acabei não entendendo muito bem ali… se for isso, ótimo!!! Você certamente vai curtir muito essa viagem!!!

      Continue acompanhando o blog e qualquer dúvida é só dar um grito!! 😀

      Responder
  6. MARIANA

    olá, Robson!!

    Venho aqui hoje pra agradecer as dicas preciosas sobre o Atacama! Que lugar!! E com a Ayllu tudo ficou ainda mais perfeito 🙂 Agência TOP! E todos que trabalham lá super antenciosos… Indico muito pra todo mundo! Obrigada mais uma vez, e boa viagem em Outubro!! 🙂

    Responder
  7. Diego

    Olá Robson!
    Gostei muito do seu site e as fotos ficaram muito boas. Parabéns!
    Robson, pretendo ir à Santiagocom minha familia (8 integrantes) no próximo ano, e estávamos planejando esticar a viagem até o Deserto do Atacama.
    A intenção inicial era ficar apenas 3 dias, mas vi que você indica ao menos 4 completos.
    Baseado nos passeios, você acredita que exija muito esforço físico dos turistas? Pergunto isso pois iremos com duas senhoras (aprox 60 anos) e outro casal de 50 anos.
    Acredita ser viável esse passeio?
    Desde já, muito obrigado!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Fala Diego, tudo bom?? Programando um viagem incrível hein!?!?!

      Então, eu vi pessoas de mais idade fazendo alguns passeios sim. A maioria deles não exige esforço físico, apenas caminhadas em terrenos um pouco irregulares. Só no Valle de La Luna que nós passamos por alguns lugares apertados e temos que nos abaixar e as vezes quase rastejar no chão. Também nesse passeio nós subimos em um morro para ver o pôr do sol, a subida é meio chatinha… Acho que apenas essa passeio que tem um esforço maior… no mais é tranquilo….

      Espero ter ajudado… qualquer outra dúvida é só dar um grito! Abraço!!

      Responder
  8. Ana

    Olá Robson,
    Chegou bem? Tô mega curiosa pra saber como foi esse seu retorno ao Atacama.
    To indo dia 15/10 e queria já aproveitar novas dicas. Me conta o que que vc descobriu de novo e não dá pra deixar de fazer.
    Eu tô fechando os passeios com a Ayllu e já estou achando tudo ótimo!
    Uma dúvida tá tirando meu sono…o câmbio! Estão trocando reais? Melhor levar dólar? Tenho Euros…haaaaaaaaaaa!
    Ou melhor sacar direto do caixa eletronico do meu banco? Vou ficar 6 dias no Deserto e 9 rodando o resto do Chile!
    Mais uma vez Parabéns pelo seu blog, de lonnnnnnnnnnnnnnnge o melhor que já vi!
    Abraços
    Ana

    Responder
  9. Sabrina Pontes

    Robson que maximo, estarei no Atacama quase na mesma data que você, anotando aqui todas as suas dicas e com ctza participarei do encontro!!
    Seu blog é muiiito bom, boa viagem e até lá 😉

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Sabrina… que show que vai estar por lá!!! Posso contar com você no encontro?? Vai sozinha ou com mais alguém?

      Se puder me mandar um e-mail: atacama@umviajante.com.br

      Só para eu ter tudo registrado… se você já mandou pode ignorar essa parte hahah, ainda estou organizando as coisas por lá e posso não ter visto… 😉

      Responder
  10. Jean

    Cara, tudo bem? Como faço pra me inscrever no sorteio? Preciso ganhar isso ai lkkkkkk Vai ser uma mão na roda kkkk Vou de moto em dezembro pra lá ! Abraços, valeu pelas dicas !!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Jean, então, na verdade esse sorteio vai ser entre os viajantes que participarem do encontro no dia 3 de outubro… Mas entre em contato com a Flávia, ela está com uma agência própria no Atacama agora…. pode conseguir um bom preço com ela: contato@flaviabiaexpediciones.com

      Qualquer dúvida dá um grito aqui!! Abraço!!

      Responder
  11. Denis Leonardo Ricardo

    Boa Noite Robson

    Tudo bem ae?

    Gostaria de agradecer suas informações ajudou muito mesmosobre agência Ayullu, consegui conversar a Flavia sobre os pontos de passeios que você passou como anotei isso.

    Bora vou lá conhecer logo risos, vou pisar na atacama em janeiro ae!!!

    Muito obrigado a sua indicação que consegui fechar alguns passeios da agência dela por desconto.

    Finalmente mesmo..

    Grato pela atenção

    Responder
  12. Débora

    Oi Robson!

    Vi o seu post da sua primeira experiência no Atacama e fiquei muuuuuito animada para ir conhecer e com isso programei a minha ida, junto com o meu marido, dos dias 27 de setembro (chegada) a 03 de outubro (saída). Isso mesmo, você influenciou diretamente a escolha e o roteiro dessa viagem! Eba! 😀 Seria muito bom participar desse encontro no dia 03, mas acredito que já vou ter ido embora! :((((

    De qualquer forma, espero que possamos nos encontrar lá nos dias 01 e 02. Quem sabe, não é?! Se eu te reconhecer na rua, vou falar com você, tá?! Só não faço o passeio das lagunas no dia 02 com você porque talvez vá subir o vulcão nessa data, que será próximo a ir embora e já estarei mais ambientada com a altitude.

    Obrigada por todas as dicas que passou no blog! Elas, no mínimo, me incentivaram a ir para esse lugar que parece ser tão maravilhoso!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Déboraaa.. tudo bom?? Ahhh quase que você consegue participar do encontro hein…. mas vamos ver se nos encontramos no dia 1 ou 2 né… Se me ver pode me chamar sim!! Vou ficar muito feliz!! 😀

      Espero que você custa muito a viagem, pode ter certeza que será um sonho!! 😀

      Responder
      1. Débora

        Valeeeeeu! Vejo suas respostas e você sempre traz animação para a viagem! 🙂 Adoroo! Espero que seja uma viagem bem legal mesmo! E muito obrigada por todas as suas dicas! Seu blog é maravilhoso! Estou sempre por aqui… Beijos e boa viagem para você também!

        Responder
  13. Edson

    Olá Robson, estaremos no Atacama entre 29 de setembro a 05 outubro, achamos legal a idéia do encontro no restaurante, tem hora marcada? abco, Edson

    Responder
  14. Rita

    Oi Robson, td bem? Seu blog é simplesmente fantástico e foi dpois de visitá-lo q decidi o meu destino. Estamos (3 adultos) pretendendo ir em fevereiro/2016 (num total de 10 dias), ou seja, uns 8 dias livres. Queremos mto conhecer o Atacama, a Ilha de Páscoa e quem sabe Santiago. Se não for incômodo, gostaria q vc me esclarecesse algumas dúvidas. Vc acha q dá pra fazer um roteiro legal nesse prazo curto? Por onde vc acha melhor começarmos? Obrigada e bom dia! Rita

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Rita, tudo bom?? Desculpa a demora para te repsonder… estou em um correria para colocar o blog em órdem, depois da última viagem…. Então, eu acho que 10 dias seria um prazo muito curto para incluir a Ilha de Páscoa, ainda mais pensando que você tem 8 dias úteis na verdade… Eu colocaria uns 5 no Atacama e 3 em Santiago…. ou no mais esticando para o Atacama: 4 para cada….

      Eu começaria pelo Atacama…. foi o que fiz na primeira viagem e gostei bastante….

      Qualquer outra dúvida é só dar um grito 😉

      Responder
      1. Rita

        Obrigada Robson pela atenção. Decidido, 5/2 embarcando para Santiago direto pro Atacama. Ficaremos 4 dias e dpois mais 4 em Santiago. Ilha de Páscoa vai ficar pra próxima, e não se preocupe, qq coisa, grito sim… rsrs Abraço. Ah, só mais uma coisinha, nesse período de fevereiro dá pra fazer o Tour Astronômico?

        Responder
        1. Robson Franzói

          Oi Rita.. tudo bom?? Então, dá sim!! Na verdade você só não consegue fazer o passeio em dias nublados (né) e em dias de lua cheia…. No mais, o tour pode ser feito em qualquer época do ano! 😉

          Qualquer coisa grita hein!?!?

          Responder
  15. Amanda

    Olá Robson,tudo bem? Deve estar tudo ótimo né, pelo visto vc voltou desse paraíso há alguns dias só e ainda deve estar com areia do deserto no tênis, né!!!rsrsrs. Cara, isso aqui é muito bom, já peguei várias dicas para montar meu roteiro. Sou uma pessoa muito visual, então suas dicas seguidas de fotos me ajudam bastante na hora de escolher um ou outro passeio. Estou começando meus planos p o Atacama, creio q vou em abril/2016 (seguindo dicas suas), por que agora, p esse ano, acho q já passou a melhor época que era a primavera.
    Então, minha principal dúvida esta sendo a respeito de Salar de Uyuni. Acho q consigo uns 8 a 10 dias p a viagem, então estou pensando em incluir esse passeio no meu roteiro. (Seu post das 13 fotos me convenceu que vale a pena 😉 ). Minha dúvida é se o passeio tem que ser ida e volta p san pedro de atacama e se fica muito tempo dentro do carro. Eu enjoo um pouco em carro quando não sou a motorista, então fico na dúvida. (que vergonha dessa frescura, mas é verdade.. :/
    Você acha que 8 ou 10 dias de viagem dá para tirar 4 dias p incluir esse passeio sem prejudicar aqueles passeios chaves do deserto?
    E em relação a valor,aumenta muito o valor da viagem? Quando fechar o passeio, já estará incluso as hospedagens dessas noites?
    Acabou que foram muitas perguntas, rs, mas se puder me ajudar agradeço. Abraço

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Amanda!!! Tudo bom e você??? Simmmm!! Acabei de voltar e só hoje que estou conseguindo colocar o blog nos trilhos… hahaha…
      Então, vou tentar responder tudo pra você!! hahaha…. Primeira coisa: sobre a época de ir… na verdade o Atacama pode ser visitado em qualquer época do ano…. o que muda é o frio que você vai encarar…. mas de uma forma geral dá pra ir em qualquer mês….

      Sobre Uyuni… de 8 a 10 dias está ótimo, você consegue encaixar sim!! Tanto que eu recomendo o mínimo de 4 dias no Atacama…. da pra fazer 4 + 4.. ou, se você tiver 10 dias… 6 para o Atacama e + 4 para Uyuni.

      Sobre o carro.. sim.. você passa um tempo no carro sim!! Vou te dizer que eu também tenho essa questão de enjoar… então assim, lá, por conta da altitude, não da pra tomar dramin, é meio perigoso pois pode baixar muito a pressão (algo assim, foi o que me falaram).. Mas existem remédios para enjoo que não dão sono… e aí podem ser usados lá… pode ser uma alternativa para você.

      Hoje essa viagem já está mais cara do que na época que eu fui… mas na real, o que não subiu nesse mundo né?? Mas de uma forma geral é barato sim.. pois alimentação e hospedagem estão inclusas no valor do passeio sim!!!

      Uffaa… acho que respondi tudo… mas fica a vontade para perguntar mais se precisar… é só dar um grito 😉

      Responder
  16. Thales

    Robson, parabéns pelo blog! Vou para o atacama em Dezembro e suas dicas/relatos são EXCELENTES!!

    Pode me dar um help?
    Chego em San Pedro lá pelas 19h de uma segunda-feira… você teria como me dizer que horário + ou – as agências fecham? Não reservei nada ainda fora o tour astronômico, queria saber se consigo chegar lá e já falar com algumas agências.

    Valeu!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Thales!! Tudo certo??? Que bom que chegou aqui e curtiu o blog 😀

      Então, se você chega em San Pedro às 19h00 vai conseguir falar com as agências sim!! Eu não lembro exatamente a hora que elas fecham, mas acho que ficam abertas até depois das 21h…

      Aproveita para trocar um ideia com a Flávia…. pegou o contato dela aqui?? Fiz os passeios e foi tudo sensacional… recomendo 😉

      Responder
  17. Denise Lucena

    Olá! Estou acompanhando este blog faz tempo, mas só agora criei coragem em perguntar.rsrs

    Irei com meu marido nos dias 29/12/2015 até 03/01/2016, ou seja, passaremos Reveillon no Deserto do Atacama. Uhuuuu! Muito feliz.rsrs

    Qual a temperatura nesta época do ano? Calor de dia e frio à noite e de manhã cedo? Existe alguma programação de Reveillon? A Flávia expediciones tem o preço mais em conta que a Ayllu e a Grado 10?

    Obrigada por manter um blog como esse. Estou adorando!!!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Denise!! Que legal que já é leitora aqui do blog…. pode me mandar mensagem sempre que quiser..

      Então, temperatura é basicamente isso aí mesmo… frio a noite e de madrugada.. calor de dia!!

      Sobre o Reveillon… então… A Flavia está preparando algumas coisas e eu já to sabendo que a Ayllu ta preparando algo muuuuuito legal para o Reveillon… bem top mesmo!

      Eu não recomento a Grado.. independente do valor… vi alguns problemas com eles na minha última viagem e prefiro dizer que não recomendo.

      Espero ter te ajudado… qualquer dúvida é só dar um grito!!! Ahhh… lembrando que tanto a Flávia quanto a Ayllu fazem preços especiais para os leitores do blog… então lembre de mencionar isso para eles 😉

      Responder
    1. Robson Franzói

      Hummmmm… deixa eu lembrar Denise… Temm um site que mostra isso com mais precisão, confesso que não olhava no relógio sempre… hahah.. mas acho que umas 17h30.. 18h… Acho que isso… 😉

      Responder
  18. Eder Xavier

    Olá ! Robson , achei seu blog super completo . Muito bom seu post , pois estou pretendendo conhecer o deserto do Atacama próximo ano e suas postagens estão sendo essenciais para a minha programação. Quero ir em um mês em que o céu esteja super limpo e pouco neve , em junho será que é possível ?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Eder… Tudo certo? O céu limpo você encontro praticamente o ano todo… é meio que imprevisível pegar nuvens ou nublado por lá… Nessa minha última viagem eu peguei alguns dias com nuvens, o que era bem fora do comum para a época… Sobre neve, em junho você vai pegar um bom frio lá… inclusive algumas lagunas congeladas!! Se é o que está procurando, é uma boa época sim!! 😀

      Responder
  19. karla simas

    Robson,

    Muito obrigada por compartilhar todas essas dicas maravilhosas.
    Eu e meu esposo estivemos no Atacama em Outubro, amei a viagem, uma das melhores viagem das nossas vidas!! Tudo é espetacular.
    Seguimos a maioria das suas dicas, mas fazer os passeios com a Allyu foi perfeito!!! O Dany (guia) é super super show!!!
    O nosso cambio está horrível, mas não perdemos nosso humor …..
    Como encontramos brasileiros nesta Terra abençoada.
    Nós alugamos um Apart-hotel ( Parima Atacama ) , o lugar é muito confortável, e por ser equipada com cozinha , algumas refeições foram feitas no local, e eles deixam um garrafão de água , que é muito necessário. A Rosana proprietária, é muita atenciosa.
    No início me senti muito mal, devido a altitude , mas graças a folha de coca e a muita hidratação, fui melhorando as poucos!!!
    Muito obrigada por todas as dicas!!!!!
    Continue ajudando e salvando os seus leitores !!!
    Abraços

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Karla… que legal que sua viagem foi um sucesso!!! Muito obrigado por lembrar de mim e voltar aqui para compartilhar isso… Fico muito feliz em saber, de verdade!!

      Pode deixar, vou continuar compartilhando tudo aqui!! E espero que você continue sempre acompanhando!

      Um grande abraço!!! 😉

      Responder
  20. Fernanda

    Oi Robson!
    Que bom encontrar seu blog! Vou passar o réveillon no Atacama e fazer o salar também. Você fez a subida do Lascar, certo? Uma pessoa com preparo físico mediano consegue fazer? Vou deixar para o fim da viagem, para aclimatar, mas mesmo assim, estou com receio. No Peru lidei bem com a altitude, mas nada era tão alto nem tão desafiador… Obrigada!!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oiii Fer!! Tudo bom??? Prazer, eu sou uma pessoa com preparo físico mediano.. beeeeeeemmm mediano!! Hahahah

      Consegue fazer sim… tem que ter força de vontade.. uma boa concentração.. um bom guia… E não desistir, por mais difícil que pareça as vezes…. Vai subir devagar e com certeza vai conseguir chegar no topo… e quando chegar… nossa.. você vai ver que se torna outra pessoa… é muito emocionante!!

      Depois volta aqui pra me contar como foi hein!?! Vou ficar esperando!! 🙂

      Qualquer outra dúvida é só dar um grito 😉

      Responder
      1. Fernanda

        Oba!!! Fico mais confiante e estou me preparando! Treinos na esteira… Kkkk Escrevi para a Flavia me ajudar com os passeios e pode deixar que volto para contar tudo! Adorei sua página e espero contribuir! Se quiser alguma observação específica, me escreve que eu tento trazer informações!! Fernanda@ebasiko.com.br
        Rumo ao vulcão!! Dezembro!!!
        Um beijo! fer

        Responder
  21. Karine

    Olá Robson, tudo bem. Mto leve e informativo seu blog, parabéns!!! Curti mto os posts e estou cogitando a mudança de um roteiro em função deles, rs. Tenho 15 a 20dias pra viajar em agosto 2016. O meu roteiro inicial era Buenos Aires, Mendonza, Santiago, Valpo e Viña, Pucón, Cruce Lagos e Bariloche. Depois de seus relatos cogito retirar BUE e Mendonza, e fazer Atacama, Santiago descendo até Puerto Montt e saindo por Bariloche. Qts dias vc considera ok pra o Atacama? Acha viável esse roteiro em 15 dias?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Karine, tudo bom?? Então… sou suspeito pra falar… já que acho o Atacama um lugar surreal. Na minha viagem em 2014 eu fiquei 15 dias e fiz: Atacama, Uyuni, Santiago, Viña del Mar e Valparaíso. Eu recomendo pelo menos 5 dias no Atacama, então acho que você consegue ajustar o seu roteiro sim!!!

      Se tiver qualquer outra dúvida é só dar um grito aqui 😉

      Responder
  22. Barbara

    Olá. Gostaria de saber como/onde eu posso comprar os voos de santiago a sao pedro do atacama. É mais vantajoso comprar no Brasil ou já no chile, depois de desembarcar? Sabe média de preços? Obrigada!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Barbara, tudo bom?? Então, eu tive a mesma dúvida que você na primeira viagem e acabei escolhe uma péssima opção: deixei pra comprar lá no aeroporto de Santiago – gastei mais de 700 reais para ida e volta.

      A melhor forma e mais barata é comprar diretamente no site chileno da LAN (www.lan.cl). Você vai precisar usar um cartão de crédito internacional e não pode parcelar a compra…. mas a ida e volta pode sair por menos da metade do preço do aeroporto e do site brasileiro… então vale muuuuuuito a pena…

      Se tiver qualquer outra dúvida é só dar um grito aqui 😉

      Responder
  23. Carla Marques

    Estive no Atacama entre os dias 16 e 20/11. Antes da viagem peguei muitas dicas aqui no blog que foram muito úteis. Como minha viagem era de grupo os passeios foram fechados com a Corvatsch. Mas como eu não queria deixar um minuto sequer sem ser aproveitado, fechei com a Ayllu o treeking Guatin e Termas de Puritama no dia em que chegava em SPA. O trabalho da Ayllu foi impecável. Depois de um belo trekking pelo vale dos cactus, chegar em Puritama e encontrar um banquete foi divino. Mike nos tratou como estrelas rsrs. Fotos, comida, roupão e toda a atenção que poderíamos ter.
    Recomendo a Ayllu! Excelente!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Carla, tudo bom?? Que legal saber que você teve uma experiência incrível por lá.. A Ayllu realmente faz um trabalho muito bom!! E o Mike é uma grande figura!!

      Muito obrigado por voltar aqui e compartilhar tudo isso…. Desculpa a demora pra te responder…. estava em Nova York e só agora estou conseguindo responder os comentários aqui…

      Um grande abraço!! E continue de olho no blog 😉

      Responder
  24. Letícia

    Oi Robson, tudo bem?
    Estou adorando todas as suas dicas e construindo meu roteiro principalmente a partir delas (estarei no Atacama em abril/2016). Gostaria de saber como foram seus passeios no Termas de Puritana e no Vale do Arco-íris. Estou na dúvida entre qual dos dois passeios fazer, pois no meu roteiro só tem espaço para um deles. Qual você indica para um grupo de 3 amigas? Obrigada!! Parabéns pelo blog!

    Responder
    1. Robson Franzói

      O Lê, tudo bom?? Então, eu acabei tirando o Vale do Arco-íris…. coloquei um vôo pelo Atacama no lugar…. Mas fiz Termas junto com trekking e simplesmente amei!! Vale muito a pena!!! Tenho certeza que vai gostar, ainda mais com amigas!!! Pode ir certa no Termas!! É TOP!!!!

      Muito obrigado pela mensagem!!! Qualquer dúvida é só dar um grito aqui 😉

      Responder
  25. Juliana

    Oi Robson, td bem?
    Curti muito seu blog, vou viajar para Bolivia-Chile em janeiro e seus relatos me ajudaram bastante!

    Me tira uma dúvida…o tour do salar de uyuni, partindo da Bolívia e chegando a SPA, chega no fim do terceiro dia, ou de manhã, no quarto?

    Obrigadaaa

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Ju… a viagem de volta você quer saber? Quando já está voltando da Bolívia para San Pedro? Se for isso, você vai chegar em SPA perto do meio dia do quarto dia…

      Se tiver qualquer outra dúvida é só dar um grito aqui 😉

      Responder
  26. fausto

    Ae Robson, beleza. To pesquisando passagens saindo de POA e vejo q. devido as escalas e parada nao consigo fazer o transporte em um dia, sempre sou obrigado a posar em Sao Paulo ou Santiago e seguir no outro dia para SPA, chegando no inicio ou meio da tarde. Vc conseguiu fazer de forma diferente, gastando um unico dia? Caso chegue em SPA no inicio da tarde, é possivel fazer um passeio? Ultima, tento simular compra no site da lan mas ele me manda para o da TAM, como vc conseguiu comprar direto? Valeu,…..

    Responder
  27. Erick

    ROBSON,
    Estou lendo sem parar seu blog e como já havia comentado em outro post vou em Janeiro 2017 para o Atacama seguindo todas as suas dicas o que melhorou 100% o planejamento da minha viagem. Fiquei SU-PER empolgado lendo sobre o encontro que infelizmente já foi, mas bem que você também podia voltar para o Atacama entre os dias 15/01 – 20/01 para marcar outro reencontro e eu confirmar presença ou a gente marca um rolêzinho mesmo para falar sobre viagens.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Erick… pow, bem que eu queria! Acredito que vou voltar pro Atacama em 2017, mas ainda não sei em qual época…. vamos ver.. quem sabe 😉

      Responder
  28. Samira Mansur

    Robson, boa noite!
    Estou apaixonada pelo seu blog! Parabéns pelo trabalho.
    Estou programando de ir para o Atacama final do ano ou em janeiro.
    Gostaria de saber se você tem uma planilha referente ao Mochilão realizado Chile + Bolívia que pudesse compartilhar.
    O seguro que você indica é uma empresa confiável, sou do Rio de Janeiro e não sei se isso implicaria em algo?

    Obrigada e parabéns pelo trabalho!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Samira, tudo bom? Fico feliz que gosta do blog, cuido dele como muito carinho e receber um comentário assim me deixa muito feliz 😀

      Então, estou na Indonésia agora e não tenho a tabela comigo… mas quando voltar para o Brasil posso disponibilizar ela por aqui.

      Sobre o Seguro da Mondial, é confiável sim… eu utilizo ele desde a minha primeira viagem e é a empresa que mais confio.

      Ahhhh e lembra de contratar o seguro através desse link: https://umvia.me/mondial

      Assim você ajuda o blog e não gasta nada a mais por isso 😀 Se precisar de qualquer ajuda é só me dar um grito… Bjoo!!!

      Obrigado pela mensagem 🙂

      Responder
  29. Fernando

    Olá!

    Primeiro de tudo, parabéns pelo blog e pelas matérias acerca do Atacama. Estou me programando para o meu primeiro mochilão agora em setembro/2017 e seu blog foi de muita ajuda para mim.
    Tenho uma dúvida muito específica, como este é o meu primeiro mochilão, e gostaria de saber se você pode me ajudar.
    Como você faz com sua mala cargueira? Você despacha ela ou faz com que ela tenha as medidas e pesos necessários para ser transportada como bagagem de mão?
    Tenho essa dúvida pois nunca fiz um voô com escala, tenho medo de ter problemas com extravio ou violação de bagagem, visto que a mochila cargueira é muito menos segura do que uma mala convencional.
    E o problema de levar como bagagem de mão é não poder levar sprays e liquidos (desodorante, perfume, etc) junto.

    Como você faz com a sua mala?

    Obrigado desde já!

    Abraços.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Fernando, tudo bem? Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar de viagem e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Então, eu despacho a mochila sim! Existe uma capa para mochila que protege bem ele. A minha capa é da Deuter…. aí ela tem apenas um zipper. Eu coloco o a capa na mochila e tranco o zipper com um cadeado. Felizmente nunca tive problemas 🙂

      Aí como sempre despacho, esses líquidos e sprays eu mando na mala despachada.

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *