Atacama 2015: novidades e informações sobre o encontro

Bom gente, eu pensei em apenas atualizar os últimos posts com as novas informações mas acho que poderia gerar algumas confusões, então, para deixar tudo bem explicadinho, eu decidi fazer esse novo post.

Bom, as vezes nós levamos a vida de uma forma e num piscar de olhos tudo pode seguir para um caminho diferente. Todos estamos sujeitos a mudanças, sejam elas em questões pessoas, profissionais ou simplesmente em relação a uma viagem.

Eu sempre fui muito claro e transparente com vocês, e acho que esse é um dos maiores diferenciais desse blog. Eu considero cada leitor um amigo e escrevo meus posts como se realmente estivesse em uma troca de ideias.

Pois bem, nesses últimos dias eu fiquei sabendo de algumas notícias que acabaram alterando um pouco os meus planos do Atacama. De uma maneira geral tudo ainda vai acontecer: a viagem, os passeios, o encontro… tudo certinho.

A questão é que dessa vez vou fazer meus passeios com uma agência diferente – não mais com a Ayllu. Essa mudança não tem nada relacionado com a qualidade dos serviços da Ayllu…. vou tentar explicar pra vocês…

A Ayllu continua existindo lá em San Pedro de Atacama e continua oferecendo passeios de qualidade – não tenho a menor dúvida disso. O que mudou é que, por questões pessoais, a Flávia – aquela Brasileira que eu sempre digo pra vocês entrarem em contato – não faz mais parte da equipe da Ayllu.


Antes de continuar, quero lembrar que o Chile atualizou os requisitos para entrada de viajantes no país. As novas normas já estão valendo e é importante seguir as obrigatoriedades para não ter problemas nas imigração.

Vale destacar que o Seguro Viagem para o Chile, que se tornou um item obrigatório, passou a ser recomendado. É indicado que todos os viajantes devam ter um seguro viagem e, na minha opinião, procure fechar um seguro com cobertura Covid. O Seguro Viagem para o Chile é muito acessível, por isso reforço a importância de contratar e só viajar coberto pelo seguro.


Eu não vou entrar em detalhes sobre isso – na verdade não é algo relevante para ninguém aqui. A questão é que a Flávia sempre foi o meu contato dentro da agência – desde a minha primeira viagem.

A Flávia sempre apoiou o meu blog, acreditou no meu trabalho e confiou nas propostas que eu faço. Era ela que sempre conversava com os leitores e conseguia descontos especiais para quem falasse que era leitor do blog.

Hoje a Flávia está começando a traçar um novo caminho lá no deserto…. um caminho que eu aposto que será de muito sucesso.

Ela está abrindo a própria agência em San Pedroalgo que me deixa muito feliz.

É claro que eu vou retribuir toda a confiança que ela depositou no blog apostando nessa nova agência.

* * * *

Pois bem, o meu Roteiro pelo Atacama será mantido exatamente igual – mas agora com todos os passeios feitos pela FlaviaBia Expediciones.

Eu tenho certeza que todos os passeios terão uma qualidade impecável, assim como ela fazia na agência antiga.

O Encontro dos Viajantes, que já conta com várias pessoas confirmadas, será mantido. Apenas por uma questão meio lógica, teve o local alterado. A Flávia está me ajudando nisso e já temos uma reserva no Restaurante Ckunna.

O Restaurante Ckunna fica na Calle Tocopilla, bem pertinho da rua principal de San Pedro… clique aqui para ver a localização no mapa.

Eu estou realmente muito animado com esse encontro e louco pra ver todos vocês por lá.

* * * *

Sorteio

O sorteio dos passeios para um dos viajantes do encontro também está de pé, a única mudança é que ele será oferecido pela nova agência da Flávia.

FlaviaBia Expediciones

Bom, as novidades não param por aí… é claro que a parceria do blog com a Flávia continua de pé. Então, se você está programando uma viagem pro Atacama e quer fazer uma cotação de valores com ela, basta enviar um e-mail para: contato@flaviabiaexpediciones.com

O novo site dela já está quase pronto, mas você já pode trocar uma ideia com ela por e-mail e programar sua viagem. Não se esqueça de dizer que é leitor do Blog Um Viajante!!

A Flávia também já está com uma conta nova no Instagram para você seguir: @flaviabia_expediciones

* * * *

Bom gente, as notícias que eu tinha para passar eram essas…

Eu ainda não sei como fica as questões com a Ayllu. Eles realmente me atenderam muito bem na primeira viagem e ofereceram um serviço de qualidade.

Eu tenho certeza que quem já está com os passeios fechados com eles não precisa se preocupar…. a agência continua firme e forte por lá – pode ficar tranquilo!!

Infelizmente eu ainda não sei se vai rolar o desconto especial para leitores com eles – mas não custa nada tentar.

É claro que não adianta mais pedir para falar com a Flávia por lá, já que ela não faz mais parte da agência.

Leia mais:

Primeiro Encontro dos Viajantes no Atacama

Roteiro Atacama 2015

* * * * *

Eu estou aqui a disposição para tirar qualquer dúvida que vocês tenham sobre isso…. Fiquem a vontade para comentar aqui no post.

Em breve vou trazer todas as informações sobre a nova agência da Flávia e sobre o Atacama – já estou contando os dias para a viagem.

Um grande abraço pra vocês e, claro, se precisar é só dar um grito!

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

73 Comentários

  1. Patricia

    Galera, acabei de voltar de San Pedro do Atacama… Estou apaixonada e realizadissima… Fiz todos os passeios com a Ayllu e foram todos marivilhosos… De fato, a Flávia não está mais lá… Mas se comentarem do blog com o Mike ele também dará uma atenção especial e bons descontos aos leitores…. Eu mesma consegui muitas coisas… O Mike foi super especial e a equipe foi sensacional!!!! Viajantes em sua maioria brasileiros e a língua não foi limitação para nada… Aliás no contexto as diferenças dão um toque especial… Já estou com saudade de todos! Vontade monstra desse encontro… Se quiserem conferir um pedacinho da viagem vejam no instagram @patriciafudo….

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oiii Patricia!!! Que legal que curtiu sua viagem e que fez os passeios com a Ayllu… Eles tem uma atenção muito especial mesmo! O Mike é super gente fina, que bom que ainda está rolando descontos para os leitores!! Fico super feliz!! Muuuito obrigado por compartilhar sua experiência por aqui…. Te desejo mais e mais viagens…. Um grande beijo!!! 😀

      Responder
    2. Rahira

      Olá Patricia, olá Robson

      Queria saber os valores mais ou menos de cada passeio, em pesos ou dólar, estou querendo ir esse mês e não estou achando valores mais ou menos atualizados.

      muito obrigada

      Responder
      1. Robson Franzói

        Oi Rahira, tudo bom?? Desculpa a demora pra te responder…. estava em Nova York e só agora estou conseguindo responder os comentários aqui…

        Nos posta aqui do blog tem os valores… mas se quiser montar um pacote e receber um desconto, entra em contato com o pessoal da Ayllu… Fala que é leitora do blog um viajante e quer montar um pacote com alguns passeios…. Eles vão te atender super bem!! O e-mail deles é: contacto@ayllu.cl

        *Não são os mais baratos, nem os mais caros… mas oferecem um serviço de muita qualidade!

        Se tiver qualquer dúvida é só dar um grito aqui 🙂

        Responder
  2. Tassia

    Oi Robson, tudo bom?
    Estive lendo os seus posts sobre atacama e por coincidência estarei por lá com o meu namorado na mesma época!
    Já fechei hostal e agora estou vendo algumas cotações para os passeios (inclusive com a Flavia!).
    Queria tirar uma dúvida com você… Você acha que para o 1o dia o passeio para a Termas Puritanas é pesado por conta da altitude?
    Pensei em um roteirinho assim
    Dia 1 – Valle de la Luna + Termas Puritanas
    Dia 2 – Lagunas Antiplanicas + Lagunas Cejas + Salar de Atacama
    Dia 3 – Salar de Tara
    Dia 4 – Geysers
    Fique a vontade de sugerir outros passeios também
    tks
    tata

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Tassia, tudo bom?? Você vai estar lá na noite do dia 3 de outubro? Pode participar do encontro de viajantes que estou organizando então… Vai ser bem legal!!! Posso contar com a presença de vocês por lá?

      Sobre os passeios… eu acredito que não tenha muito problema fazer termas no primeiro dia, mas resta saber se rola de encaixar ele com o Valle de la Luna… Quando eu fui eu acabei assistindo o pôr do sol no Valle de La Luna… Então seria bacana você confirmar essa roteiro com a Flávia, até pra ver se eles podem ser divididos dessa forma.

      No mais eu acho que seu roteiro está show!! Tente também incluir o tour astronômico!! Eu não sei como vai estar a lua nesses dias, mas vale a pena tentar!!

      Esse é o novo e-mail dá Flávia: contato@flaviabiaexpediciones.com Imagino que você já tenha, mas fica aqui a disposição.

      Qualquer dúvida é só dar um grito!! 😉

      Responder
  3. Vivianne Real

    Ei, Robson! Parabéns pelo blog, sensacional! Vida difícil essa de viajante… Rs
    Aqui, mas queria tirar uma dúvida, estou em Santiago e estou indo sexta pra o Atacama, está moça que vc tem parceria, Flávia, já está com a agência operando? Se sim me passa local por favor?!
    Obrigada!!
    Abs

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Vivi, tudo bom?? A Flávia já está atendendo sim… Eu não tenho certeza se a agência física dela já esta pronta…. Ma entre em contato com ela, troque uma ideia… Ela é super atenciosa!! O e-mail dela é: contato@flaviabiaexpediciones.com

      Lembre de falar que é leitora aqui do blog!! Qualquer dúvida me dá um grito!! 😉

      Responder
  4. Mariana

    Boa noite! Sou sua seguidora desde qdo decidi ir para o Atacama.Esse novo site da Flávia ñ entra.. Irei pro Atacama em dez e deixei agendado com ela, agora qual agência fará meus passeios? Obrigada!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Mari, tudo bom?? Então, se você fechou com ela na época da Ayllu pode ficar tranquila, seu passeio será com a Ayllu, você só não vai encontrar a Flávia por lá…

      Então, o site novo dela ainda não está pronto, ela está finalizando…. se quiser falar com ela é só mandar um e-mail para contato@flaviabiaexpediciones.com

      No mais pode ficar tranquila, sua viagem vai ser incrível!! 😉

      Responder
  5. Leticia

    Poxa, comento mais pra avisar o pessoal que tem viagem próxima, principalmente esse mês ainda, que está rolando uma greve do setor aeroviário no Chile. ? Não sei se é algo episódico ou se pode durar um pouquinho mas fato é que meu voô foi cancelado e tive que adiar 1 dia em tudo, aí vai cancela reserva faz reserva paga mais, chega mais tarde…. Quem me avisou foi o próprio pessoal do hostel, antes mesmo da companhia aérea ligar para realocar os passageiros. Bom espero que não aconteça com ng que está para ir, mas fica o alerta, principalmente pra quem está com tempo meio limitado rs , bjss

    Responder
  6. Carol

    bom dia gente! Estou empolgadíssima com a minha viagem pro Atacama. Irei no final de outubro, mas as dicas aqui estão me ajudando bastante.
    Gostaria de saber se é melhor levar já o dinheiro em peso chileno ou se vale a pena trocar lá. Eu até vi um video seu Robson, do ano passado, mas queria saber se a dica de levar em Real ainda continua, se é melhor trocar aqui ou lá.
    Obrigada!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Carol, tudo bom? Legal que está animada, você vai curtir muuuito a viagem!! Olha, eu não levei real pra lá não… levei o cartão de crédito, mas saquei por lá direto em pesos.

      Se você puder já levar em pesos eu acho que é a melhor escolha, apesar do dólar também ser bem aceito por lá – só não sei se ainda é vantajoso isso. Eu vou calcular na próxima viagem e depois faço um post detalhando essas opções!

      Um grande abraço!! Qualquer dúvida é só dar um grito!! 😉

      Responder
    2. Patricia

      Olá, Carol…
      Tb tive a mesma dúvida quanto a moeda que levaria… Ainda mais em tempos de crise… Pelas minhas pesquisas não vale a pena levar pesos daqui. Fiz a cotação aqui e estava pelo menos 30% menor do que lá…. Mas para informação em San Pedro até a semana passada real estava a 172 pesos e dólar a 680… Se for passar em Santiago troque dólar por pesos antes de embarcar para Calama pois conseguimos trocar a 690…. Nas agências comparei o preço em dólar e em peso e na maioria das vezes a cotação utilizada era ainda menor do que nas casas de câmbio da calle Tocanao (mesma rua da agência Ayllu).. Por fim, na minha opinião não vale a pena utilizar cartão… Além do IOF a variação do dólar pode te surpreender na data do fechamento da fatura… espero ter ajudado…. Boa viagem…,

      Responder
      1. Júlia

        Olá, Patricia. Vou agora em Novembro e não entendi muito bem, pois apenas tenho real. Seria mais vantajoso eu trocar real por dólar e depois trocar o dólar por peso chileno, sendo esta última conversão em San Pedro de Atacama? Se sim, onde trocaria o real por dólar? Aqui no Rio, em São Paulo ou em Santiago? Se não, o que acha melhor eu fazer então? Estou totalmente perdida quanto a esse assunto, apesar de já ter pesquisado muito. Obs: sou do Rio, mas passarei uns dias em São Paulo. Após São Paulo, seguirei Santiago>Calama>San Pedro de Atacama. Salve-me quanto a esse rio de dúvidas, por favor! Abraços

        Responder
  7. Djansen Grecco

    Olá Robson, quando estava traçando minha viagem para o Atacama, pesquisei muito e acabei encontrando seu blog, a sua dica sobre a agencia Ayllu foi fundamental para essa ser a melhor viagem de todas! A Ayllu tem um equipe preparada para receber todos os turistas, mas os brasileiros em específicos tem um tratamento top, nos sentimos em casa. Durante os passeios dava pra notar de longe a qualidade diferenciada da agencia Ayllu perto de outras agencias do Atacama, desde a segurança e carros novos, cada passeio é uma surpresa, o café da manhã sensacional no meio do deserto, os snacks, pisco sour no por do sol, vinhos nas águas termais e nos lugares que entramos na água, eles fornecem roupão, posso dizer que fomos tratados como reis pela Ayllu, fora tudo isso que estava no cronograma da viagem, um dia tivemos uma surpresa, o proprietário Mike nos levou para um passeio no deserto de madrugada e fizemos um luau e ver as estrelas com os brasileiros. Foi simplesmente inesquecível. Robson, agradeço sua dica!! Valeuuuu

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Djansen, tudo bom?? Que show!! Fico muito feliz que tenha pego as dicas aqui no blog e que sua viagem foi esse sucesso! A Ayllu é realmente uma agência incrível e o Maki é muito gente fina!! Muito obrigado por voltar aqui no blog e compartilhar sua experiência…. Ahhh, já respondi seu e-mail beleza!?! 😉

      Precisando de qualquer coisa é só dar um grito 😀

      Responder
    2. Carlos

      Olá Djansen,
      Quais o valores que você pagou nos passeios com a Ayllu? Se você lembrar e puder registrar aqui seria de grande valia pra todos. Obrigado!

      Responder
  8. Cristina

    Robson,
    Adorei o seu Blog, muita informações importantes e legais!!!
    Estou indo para Atacama , no Reveillon e estou tentando fechar os passeios com a Aully ou Grado 10, mas eles demoram para responder . Eu consigo reservar os passeios chegando lá ? consigo um desconto bom? vou conseguir fazer o passeio para ver as estrelas no deserto? isso que despertou visitar o Atacama rsrsrsr

    Cristina Babosa

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Cris, tudo bom? As vezes o pessoal demora para responder mesmo… Vou passar uma sugestão, tente entrar em contato com a Flávia, na nova agência dela…. contato@flaviabiaexpediciones.com

      Acredito que vai conseguir uma resposta sim!! Sobre o Tour Astronômico, ele só não é realizado em noites de lua cheio ou de céu encoberto.. no mais você vai poder fazer o passeio sem problemas, e olha, é muuuuito show!!!!

      Qualquer outra dúvida é só dar um grito!!

      Responder
  9. Lorena Zangali

    Olá Robson,
    Acabei de voltar de San Pedro do Atacama e fiz alguns passeios com uma agência e alguns passeios com a Ayllu e as pessoas da Ayllu são simplesmente SENSACIONAIS!!! Recomendo a todos que fechem todos os pacotes com eles, pois vale muito a pena. Além disso, você tem mais contato com pessoas chilenas e não só brasileiros, coisa que prezo muito em uma viagem ao exterior! A língua não é nenhum empecilho e os guias sabem muito sobre o deserto e suas histórias.
    A Ayllu me proporcionou momentos incríveis e que nunca vou esquecer.
    Então, se você quer conhecer o deserto e pessoas maravilhosas, vá até a Ayllu!
    Abraços,
    Lorena

    Responder
  10. Luciana Toralles e Alice Dantas

    Oi Robson, tudo bem?

    Muito legal o seu blog de esclarecimento sobre roteiros, contatos etc., estivemos no Atacama esse mês e suas dicas foram bastante úteis.
    A viagem ao Atacama é realmente inesquecível, a energia do lugar, das paisagens, da cultura e das pessoas é renovadora!

    Voltamos de férias revigoradas!

    Fizemos todos os passeios com a Ayllu e recomendamos tanto a agência quanto sua equipe cuidadosa, prestativa, atenciosa, responsável e cheia de conhecimentos e curiosidades sobre o deserto! Fora o bom humor e a diversão, garantidos todos os dias!

    Tanto Mike quanto os guias quebram o desconforto dos primeiros momentos com um português excelente e muita disposição para interagir, ensinar, compartilhar…

    Vimos, ouvimos e vivemos o deserto de forma diferenciada!

    Também tivemos a chance de comparar a experiência na Ayllu com outra agência e não há dúvida: Ayllu dessa vez e todas as vezes que voltarmos!

    Muito obrigada!!!

    Responder
  11. Wolber Campos

    Olá, Robson! Tudo bem?
    Em primeiro lugar gostaria de agradecer suas dicas e parabenizar pelo seu blog. Voltei semana passada do Atacama e foi uma viagem sensacional!
    Eu e minha esposa fizemos todos os passeios pela Ayllu. Chegamos pouco depois da saída da Flavia e fomos super bem atendidos. O Mike não só manteve os descontos por sermos leitores do seu blog como ainda falou bem dele.
    O preparo desta agência e a qualidade dos guias que viajaram conosco tornou cada passeio emocionante e inesquecível.
    Agradeço de coração a você e à Ayllu pela melhor viagem de minha vida!

    Grande abraço!

    Responder
  12. Carolina

    Olá!!
    Fiz uma varredura no blog durante os últimos dias e fiquei encantada! Também sou curitibana, e confesso que me impressionei com a sua desenvoltura e simpatia (já que temos uma fama meio ruim nesse aspecto, haha).
    Parabéns pelos textos, pelo empenho e, principalmente, pelas fotos! Elas são incríveis.
    Estarei no Atacama a partir do dia 05/10, e garanto que retirei muitas (se não todas) dicas do seu blog. Muito obrigada pelas informações!
    Sucesso pra você!

    Responder
  13. Virgínia

    Oi Robson, estamos( eu, meu marido e meus filhos de 24 e 20 anos) indo para o Atacama dia 30/09.

    Gostaria de ir para o encontro. Onde vai ser?

    Queria saber qual agência vc fez o Salar de Uyuni? Fiz cotação com uma agência e o valor foi 820 dólares ( o passeio privado) achei bem caro pois somos quatro. O que vc acha do tour coletivo ? Fico preocupada com a segurança e higiene pois o local é bem inóspto.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Virgínia! Então, eu fiz o passeio com a Cordillera Traveller.. Eles têm os valores atualizados no site, está entre 185 a 220 dólares por pessoa.. Esse valor da pra negociar.. Mas eles são péssimos em responde e-mail.. O mais fácil é pessoalmente mesmo.. Assim, os lugares são simples.. Não tem nadaaa de luxo.. Mas deu pra aguentar… A última noite, na volta do Salar para San Pedro, foi a mais simples… Lugar extremamente simples.. Nada de banho e tal… Esse valor quem você conseguiu é um valor fechado para todos né… No geral não parece muito mais caro…

      Responder
    2. Gabriele

      Oi Virginia tudo bem?
      Desculpe me intrometer rs Mas pelo skype a Cordillera responde!! Não são os mais educados do mundo, mas tiraram as dúvidas que eu tinha, e não demorou muito não… Por email são mais lentos hehe O skype é: cordillera.traveller

      Boa viagem!

      Responder
  14. Virgínia

    O valor de 820 dólares é por pessoa. Vc acha que devo deixar para fechar o pacote de Uyuni lá?
    Já mandei o email confirmando o encontro.

    Mandei um email para Flávia mas ela ainda não respondeu.
    Estou preocupada pq ainda não fechamos o roteiro, chegaremos dia 30/09 ficaremos até dia 07/10

    Responder
    1. Robson Franzói

      Ahh entendi.. Então, no site da Cordillera tem um pacote especial.. Que vai de 2300 a 2800 dólares, eu não tenho certeza, mas talvez isso seja um pacote fechado… Eu deixei para fechar esse pacote por lá.. Deu tudo certo… Pessoalmente é mais fácil de negociar.. Por e-mail é bem complicado, demoram pra responde…

      A Flávia normalmente reponde rápido, você mandou e-mail para no novo contato dela? Seria bacana falar com ela para fechar o seu roteiro… Vou mandar mensagem pra ela também.. 😉

      Responder
  15. Denis Leonardo

    Robson tudo bem ae?

    Suas informações e blog me ajudou bastante para organizar os passeios em atacama mesmo.

    Gostei o seu blo ae, e dou parabens suas dicas que ajuda mesmo. Obrigado pela dicas também.

    Gostaria pisar lá agora nem temo como porque vou sair de férias janeiro para ir atacama ae.

    Consegui negociar a flavia da agencia dela nova e consegui combinar com ela sobre excursão dela mesmo.

    Adorei falar com ela mesmo, muito obrigado pela dica viu

    Quem sabe posso conhecer um dia.

    Continua assim navegando a viagem do mundo onde você gosta aventurar por mochilão risos

    Responder
    1. Gabriele

      Oi Virginia!

      Então, não fechei nada com eles. Estou na esperança de conseguir abaixar esse preço quando chegar lá, por que esse real mega desvalorizado não está ajudando =/

      Uma outra agência que ouvi boas recomendações no Mochileiros.com é a World White Travel. Eles estão um pouco mais caros que a Cordillera Traveller, mas pouca coisa mesmo (5 dólares).

      Quando chegar lá vou avaliar atendimento, disponibilidade, se eles tem algum diferencial… e decido na hora! rs

      Vou dia 01/11 pra San Pedro. E você? Não desiste não! Aproveita a oportunidade, que já está lá pertinho 😀

      Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Grazi, tudo bom? Tenho um seguro para indicar sim!! O da Mondial!! Eu sempre faço o meu seguro com eles e confio muito…. e o melhor é que os leitores do blog tem 15% de desconto na contratação do seguro.

      Para fazer a sua cotação você deve acessar esse link: https://umvia.me/mondial

      Faça a pesquisa com as informações da sua viagem e utilize o código de desconto na tela do resultado: PROMOSETE

      Esse código é válido até o dia 30 deste mês, mas você pode usar ele mesmo se a sua viagem for depois desse período.

      Se tiver qualquer dúvida é só dar um grito aqui pra mim 😉

      Responder
  16. Jorge Santos

    Olá Robson, tudo bem? Estou escrevendo para agradecer pelas dicas do seu blog… Fiz minha viagem para o Atacama e Salar de Uyuni em Julho e segui todos os seus passos… Foi uma viagem, assim como a sua, inesquecível… Fiz todos os passeios com a Ayllu, todos excelentes, a Flávia realmente ajudou bastante. O fato de vários brasileiros procurarem a agencia após lerem seu blog (e sim, perguntei pra todos eles) transforma os passeios muito mais interessantes pela ótima convivência. Que bom ver que a Flávia está trilhando novos passos, toda a sorte do mundo para ela. Mais uma vez obrigado.
    Jorge.

    Responder
  17. Isabelle

    Olá!!
    Estou com viagem marcada para o Chile. Passagens compradas (17 dias), roteiro certo (dividiria entre Lagos Andinos, Santiago e Mendoza – e tentaria $$ até o último minuto ir ao Atacama). Bom, para o meu desespero, terei que antecipar minha volta e ficarei apenas por 10 dias no Chile. Um imprevisto inadiável infelizmente ocasionou isso. E agora, além de morrer em uma nota preta para remarcar a passagem da volta, tenho que reorganizar o roteiro. Confesso que já tentei várias possibilidades, mas todas me deixaram bem insatisfeitas, afinal o plano eram 17 dias, tudo daria com folga.
    E estou nesse dilema: Quais lugares inserir no meu roteiro? Acho que norte a sul em 10 dias ficaria muito apertado, não é? O problema é que não estou conseguindo desapegar. Quero conhecer as cordilheiras mas também quero explorar outros lugares do Chile, como o Atacama.
    Qual seria a saída para isso? Ajude uma pessoa desesperada 😐

    Abraços!

    Os: Adoro o blog, foi por causa do que vi aqui sobre o Atacama que decidi (no primeiro momento, sem o imprevisto) esticar a minha viagem para 17 dias.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Isa, tudo bom? Então, vamos lá… realmente… fazer de norte a sul em 17 dias já seria apertado, em 10 vai ser impossível…. Posso te dar uma sugestão? Colocar boa arte desses dias no Atacama…. Pode colocar até todos, você vai ter o que fazer em cada um…. Ou então pode até colocar o Salar de Uyuni, na Bolívia (vai ser 4 dias – para ir e voltar para San Pedro).

      O Atacama é incrível…. eu voltei de lá agora ainda mais apaixonado…. as paisagens são muito diferentes por lá… você vai ver lagos, vulcões, montanhas…. enfim, muita coisa….. Acho que seria o melhor a fazer… deixa o sul pra outra viagem – é o que eu estou fazendo até agora, mas ainda vou pra lá também….

      Qualquer outra dúvida é só dar um grito aqui 😉

      Responder
  18. Vinicius Santana

    Boa noite Robson, parabéns pelo Blog. Bom vamos lá, estou indo para o deserto em Fevereiro/16 e vou ficar 4 dias no deserto e 3 em Santiago. Gostaria que você listasse os 4 melhores e mais interessantes passeios do Atacama. Outra ajuda que queria, era uma indicação de todos aqui para hospedagem com banheiro privativo, pois vou com a minha namorada.

    No mais, parabéns.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Fala Vinicius, tudo bom?? Então…. eu estou montando uma lista dos meus favoritos, agora que voltei vou poder fazer isso…. e, claro, isso vai depender do tipo de viajante que você é….. fica de olho no blog que esse post vai sair em breve…. Certamente antes da sua viagem 😀

      Sobre o Hotel, dessa vez eu fique no La Cochera, muito bom….. mas ainda vou fazer o post sobre ele com todos os detalhes… Hostel eu indico o Campo Base, mas acho que lá não tem quarto para casal, se não me engano… tem que conferir isso…. Mas o banheiro é no quarto sim…

      Muuuito obrigado por sua mensagem.. fico feliz em saber que chegou aqui e gostou do conteúdo…. valeuuu!!!!!!
      Se tiver outra dúvida é só dar um grito aqui 😉

      Responder
  19. Nathalia

    Robson, só tenho a agradecer por indicar a ayllu. Fiquei uma semana no atacama, fechei todos os passeios com eles e com absoluta certeza posso confirmar que foi a melhor viagem da minha vida. Não dá pra explicar, a beleza do atacama começa assim que vc chega no aeroporto. E depois faz os passeios com os guias que tem uma vibe muito boa, me fizeram até chorar de emoção hahaha só indo mesmo pra confirmar tudo isso… Valeu Robson!

    Responder
  20. Antonio Carlos Motta (Toni)

    Acabamos de retornar ao Rio de Janeiro, com um por do sol belíssimo visto do aeroporto Galeão, junto às montanhas da nossa cidade e que me fez lembrar do deserto do atacama, numa foto subexposta que tirei. A Ayllu Expediciones fez a diferença para os nossos 6 dias em San Pedro. Os passeios incríveis e com uma equipe que virou a nossa família no deserto. Rimos muito e encontramos o jeito carioca na figura do Mike e nos demais amigos que ganhamos. Zoação garantida com apelidos e brincadeiras todo o tempo. Como sou um cara que já não gosta disso (rs) viraram os passeios em divertidas saídas pelo deserto. Fazia tempo que não ria tanto. Enfim, te conheci por lá também, na Ayllu e sei reconhecer uma pessoa de luz e boa energía como você o é. Viajar para mim tem sido prioridade e agradeço sempre por ter saúde e por conhecer cada vez mais gente assim, como o Mike (virou irmão) e você e seu carisma incrível. Sucesso, camarada. Que sua trajetória seja cercada da mesma luz que te cerca. Super abraço

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Antonio!! Muito obrigado por mais uma mensagem…. ficou muito feliz que teve uma experiência incrível na sua viagem… Muuito obrigado por voltar aqui e compartilhar seus momentos!!

      Um grande abraço!!!!

      Responder
  21. Patrícia

    Olá Robson, tudo bem ??
    Primeiro gostaria de dizer que sou leitora assídua do blog e que adoro o teu trabalho…
    Vou fazer meu primeiro mochilão em abril/2016 e será pelo Atacama. Teus posts ajudaram e muito na organização do meu roteiro de viagem.
    Adorei os identificadores de bagagem “Declaro o meu amor pelo Atacama”… Como faço pra conseguir um??
    Obrigada por dividir conosco tuas experiências.
    Abraços,
    Patrícia

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Pati, tudo bom?? Então, essas TAGs foram feitas especialmente para essa viagem… mas em breve vou ter umas novidades aqui no blog e você vai poder ter uma …. só não posso dar mais detalhes agora…. mas fica ligada que será em breve!!! 😀

      Ahhh e muito obrigado por acompanhar o blog 😉

      Responder
  22. Jana

    Olá! Estou indo pra o Atacama em Novembro, e peguei muitas dicas do seu bolg! 🙂 Eu queria fechar com a ayllu, justamente por causa da sua indicação! Em contato com a flávia, ela me contou que não está mais lá, e depois das suas atualizações estou pensando em fechar com ela. O serviço é tão bom quanto o da ayllu? Ouvi boas indicações da ayllu. Mas gostei muito da Flávia, ela é uma simpatia!
    E você tem algum hostel pra indicar? Ahh e essas tags são lindas! Tbm quero! 🙂 Ficarei atenta às novidades!
    Obrigada!!!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Jana, tudo bom?? Então… eu recomendo tanto a Flávia quando a Alyllu… o serviços são ótimos e de muita qualidade. A Flávia é show!! Hoje já é uma amiga pessoal…. Qualquer uma que você escolha vai te proporcionar uma experiência incrível no Atacama.

      O hostel que eu indico é o Campo Base, é ótimo!!Já falei sobre ele aqui: https://www.umviajante.com.br/chile/1934-campo-base-otima-opcao-de-hostel-em-san-pedro-de-atacama

      Em breve vocês vão poder ter essas tags!!! 😀 Fica de olho no blog 😉

      Responder
  23. Larissa

    Olá querido, estou indo ao Atacama em janeiro. Na verdade, parto de Manaus de avião ate Porto velho e depois e 4×4 na veia, passando pelo Peru, Bolívia e Chile. Serão 24 dias!!!! Estou fissurada no Atacama, até esqueci um pouquinho Cusco quando vi as fotos do deserto. Vou com meu marido e meus dois filhos, de 4 e 8 anos. São mochileiros desde que nasceram, mas vc recomenda géiseres??? Obrigada e parabéns pelo blog.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Lari.. tudo bom??? Quw showwww!! Vai ser uma baaaaaita aventura hein!!! Que delíciaaaa!!

      Então, sobre os géiseres.. eu recomendo sim!!! É liinnndo! Agora eu só preciso comentar uma coisa.. não é pra te assustar ou te deixar preocupada…. Mas assim, a cerca de uma semana atrás aconteceu um acidente no Géiser El Tatio… bemmmmm tenso… Um senhora caiu no géiser… Ela era da Bélgica se não me engano… foi terrível… ele teve mais de 80% de corpo queimado e tal… enfim.. foi um acidente… Eu nunca tinha ouvido falar em algo assim e também não notei esse perigo quando fui lá…

      A questão é que o ela estava com uma agência que não tinha uma boa estrutura… eram mais de 20 pessoas e um único guia. O cara nem tinha um telefone via satélite para chamar o socorro… Quem emprestou o telefone para eles foi a Flávia, a dona da agência que eu fiz os passeios… Ou seja, uma boa agência faz diferença…

      É por isso também que eu destaco a importância de um seguro viagem…. claro que nunca queremos usá-lo, mas é importante pois acidentes acontecem…

      Após o acidente o Géiser ficou fechado por 5 dias…. o que eu quero ressaltar é que você não precisa se preocupar ou deixar de ir lá… apenas tenha bastante atenção… cuidado com as crianças e tal… Dá pra aproveitar o lugar… mas fico mais tranquilo em te passar essas informações e já deixar você em alerta.

      No mais é isso….. não sei se você viu, mas aqui no blog eu tenho um parceria e ofereço um cupom de 15% de desconto no seguro viagem…. caso você precise contratar, segue o link com o cupom: https://www.umviajante.com.br/categoria-america-do-sul/2583-seguro-viagem-america-sul-por-que-e-importante-fazer

      Qualquer dúvida é só dar um grito 😉

      Responder
  24. Julianna

    Olá Robson!
    Vamos para o Atacama dia 5 de novembro, voltando dia 09. Estamos atrás de um hostel bom, bonito e barato! Você tem indicações pra gente. Somos um casal , quarto compartilhado ou privativo.
    E internet, como é lá? Estamos viajando, mas tambem trabalhando ao mesmo tempo e internet é uma coisa muito importante…
    Muito obrigada!!!

    Responder
    1. Robson Franzói

      O Ju!! Tudo bom??

      Então, eu fiquei no Hostel Campo Base… era ótimo e tinha uma internet muito boa! Você pode verificar se tem vagas disponíveis nesse link: http://www.booking.com/hotel/cl/hostal-campo-base.pt-br.html?aid=375355

      Na segunda viagem eu fiquei em um hotel, La Cochera! Tinha uma estrutra muito boa!! A internet falhava as vezes, mas aí eu falava na recepção e eles arrumavam..

      Espero ter ajudado… se não tiver vagas me avisa.. aí tento te dar mais dicas 😉

      Responder
  25. Anna

    Olá robson, tudo bom ? Estou indo para o Atacama em fevereiro, e lendo o seu blog, fiquei em duvida, dessas duas vezes que você foi quais passeios você indica ? Ou acha que quem está indo pela primeira vez é melhor fazer o seu primeiro roteiro ? Vou para o Salar de uyuni também, porque seu post me convenceu bastante !!! hahaha, além disso, como vou ficar bastante tempo no chile, em santiago tb, pensei em levar uma mala de rodinha ao invés da mochila, você acha que é muito ruim ? ou é tranquilo de levar ela no carro para o Salar ? Obrigada desde já

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Anna, tudo bom?? Então… tem passeios tanto da primeira viagem quando ta segunda que eu recomendo muito.. Piedras Rojas não pode ficar de fora!!! Acho que Termas de Puritama também é uma ótima pedida… e se gosta de um pouco mais de aventura, tem o Vulcão Lascar… que foi uma parada surreal.. ainda vou contar tudo por aqui…

      Sobre a mala.. sim, até da pra usar mala de rodinha – até pq ela vai ficar no quarto do hotel a maior parte do tempo… Então não vejo problema… Mas ela vai dar uma judiada, já que não tem calçada por lá né.. tudo terra praticamente…

      Bom. espero ter ajudado… qualquer dúvida é só dar um grito aqui 😉

      Responder
  26. Samanta

    Olá Robson, td bem? Estou programando uma viagem para o Atacama em fevereiro/2016, porém ainda não decidimos a data se no período do carnaval ou depois. A cidade costuma ficar cheia no carnaval? Lá é feriado? E os passeios ocorrem tds os dias da semana e aos fins de semana? Seria problema chegar lá ao sábado, pq ficaríamos apenas 3 dias inteiros, então a intenção era chegar no sábado e fazer um passeio a tarde, no domingo e segunda fazer um de dia inteiro como Geyser del Tatio e salar de tara. Será que dá certo?
    Obrigada.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Samanta, tudo bom?? Pode ficar tranquila que lá tem passeio o ano todo…. Pode ser que na época do carnaval a cidade dê uma bombada sim, já que muito brasileiro vai pra lá…. o ideal é encontrar em contato com uma agência e já organizar os passeios que você quer fazer.. deixar tudo meio que certo…

      Mas vai dar certo sim!!! Qualquer dúvida é só dar um grito aqui 😉

      Responder
  27. Aline

    Olá Robson, tudo bom?
    Venho acompanhando seu Blog há um tempo, pois planejo ir para o Atacama ano que vem, em Setembro (sim, estou um pouco adiantada! hehe)
    Amei todos os lugares que voce mostrou aqui, mas queria perguntar algumas coisas.. voce já foi para Ushuaia? Estava pensando em sair de SP, direto para Ushuaia, passar 1 semana lá e subir para o Atacama e ficar mais 1 semana por lá… você acha muito corrido? Teria algumas dicas sobre Ushuaia?

    A propósito, estava conversando com uma amiga.. ela me disse que os Hotéis em Atacama são todos pagos em dólar.. isso é verdade?

    Parabens mesmo pelo seu Blog! Ele é sensacinal!!!!

    Obrigada!!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Aline.. tudo bom?? Então.. não conheço Ushuaia, vou ficar te devendo as dicas…

      Então, sobre os hotéis.. eu acredito que alguns aceitem dólares sim…. sem dúvida… Mas também aceitam pesos e foi a forma que mais utilizei por lá…

      Que bom que curtiu o blog.. fico muito feliz em saber 😀
      Se tiver qualquer dúvida é só dar um grito aqui 😉

      Responder
  28. Bruno

    Oi Robson, tudo bom?
    Vou ao Atacama em Maio de 2016 e estou fazendo várias pesquisas sobre os passeios. Vou ter 3 dias cheios + 1 noite + 1 manhã. 26/05-30/05. Selecionei 5 passeios com a Ayllu, além do tour astronômico.
    Fiz orçamento com a Ayllu e acabou saindo 240.000 pesos para Valle De La Luna, Lagunas Altiplanicas + Piedras Rojas, Salar de Tara, Laguna Cejar e Geysers El Tatio. Para manter a reserva eles pedem um depósito de 15% do total dos passeios. Você recomenda fechar logo e fazer o depósito ou esperar e fechar só no dia que eu chegar lá no Atacama?
    Mandei um email para a FlaviaBia mas ainda não recebi resposta.
    Além dos passeios que mencionei, você tem alguma indicação?
    Estou adorando seu blog!
    Obrigado!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Bruno… desculpa a demora em te responder, acabei tirando uns dias de férias no final do ano.

      Pode fazer o depósito de garantia sim…. já conseguiu a resposta da Flávia?
      Acho que você escolheu ótimos passeios… é isso aí mesmo!!

      Qualquer outra dúvida é só me dar um grito 😉

      Responder
  29. André

    Ola Robson, tudo bem? Sempre tive muita vontade de conhecer o Atacama e fiquei ainda mais animado depois de conhecer o seu blog. Estou planejando ir pra lá em Abril, mas eu iria com os meus pais. Eles tem 63 e 67 anos, mas são bem saudáveis e ativos. Você acha que por conta da idade os passeios poderiam ser pesados demais pra eles?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande André, tudo bom? Que legal que chegou aqui no blog e gostou do conteúdo… fico muito feliz em saber…

      Cara, pode ir com seus pais sim… os passeios são tranquilos!! Na minha última viagem pra lá eu conheci uma família que os pais deviam ter a mesma idade dos seus… Eles subiram tudos juntos até no Vulcão Lascar, que é um passeio mais puxado… Pode ir sim… vai ser uma experiência incrível!!!

      Qualquer dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder
  30. Rodrigo

    oi Robson tudo bem?
    Passei por atacama uma vez quando estava fazendo o salar do uyuni no outro sentido mas não tive a oportunidade de fazer os passeios.
    fiquei mais animado agora que vi as fotos e comentários do seu blog.
    No entanto, só vou ter 4 dia para fazer os passeios e fiquei meio perdido com tantas possibilidades que li nessas sua duas viagens para lá.
    O que você me sugeriria para estes 4 dias?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Rodrigo, tudo bom? Então, estou preparando um post exatamente sobre esse assunto… já que é bem comum a galera ter essa dúvida…

      Os passeios que eu recomendo são Piedras Rojas + Lagunas Altiplânicas…. Valle de la Luna + Valle da la Muerte…. Salar de Tara… E por fim Termas de Puritama.

      A noite vale destacar também o Tour Astronômico!

      Claro que isso vai depender muito do tipo de aventura que você quer… mas esses são passeios muito legais!!

      Precisando de qualquer outra dica é só me dar um grito 😉

      Responder
  31. LARISSA LIMA

    Oi Robson, tudo bem?

    Vou ao Atacama partindo de San Pedro e sem seguida ao salar de Uyuni com volta também por San Pedro, minha dúvida é o tempo que demora do Uyuni até SPA novamente. Preciso calcular para comprar minha passagem de avião em Calama.

    Outra dúvida, na ida de SPA até Uyuni eu considero um dia de passeio ou esse dia é somente dedicado ao transporte?

    Te aguardo e obrigada!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Lari, tudo bom? Então, vamos lá.. por partes…

      A viagem de ida leva 3 dias… nesses dias você vai parando pelo caminho, visitando lugares lindos, até chegar no salar.

      A viagem de volta leva 1 dia e é direta, parando apenas para dormir. A chegada prevista em San Pedro é ao meio dia, se não tiver imprevistos.

      Por conta disso, eu, que tive a mesma dúvida que você, comprei a passagem para o fim do dia… lá por 18h/19h.. Assim eu tive um tempo de garantia para não perder o vôo…

      Ufaa.. acho que respondi tudo… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito 😉

      Responder
  32. Tiago Silveira

    Fala Robson, cara nao sei se é aqui o lugar certo para fazer esta pergunta, mas vamos la. Eu comprei duas passagens para SP Atacama, pelo site expedia.com, so que inclui vários destinos, POA-GRU-SANTIAGO aí fico dois dias por Santiago e depois vai a CALAMA, e por conseguinte vem a volta. Porém, o site da expedia me forneceu dois códigos localizador de passagens. Entrando no site da LATAM aonde foram emitida as passagens, e entrando na localização da viagem com um dos códigos fornecidos um dos trechos de ida, POA-GRU-SANTIAGO não aparece, somente o trecho SANTIAGO-CALAMA e a volta CALAMA-POA. Mas com o outro código fornecido pela expedia, no site da LATAM BRASIL eu nao tenho acesso, da codigo erro. Porém, entrando no site da LATAM CHILE eu consigo ter acesso e os trajetos aparecem corretos, inclusive o trecho que nao aparece no site Brasileiro. Entrando em contato com a expedia eles me informaram que as passagens foram compradas em mais de um Grupo da Latam, e que eu nao teria problema para embarcar. Com medo liguei para a latam e essa não soube me informar nada, somente que nao constava os trechos ja supracitados aqui, e que com o outro código fornecido que eu nao tive acesso no site brasileiro da latam eles da empresa tambem nao conseguiam localizar. Entao estou com medo de ter problemas na hora do embarque, assim pergunto se voce ja viu algo parecido com essa situação. valeuu cara

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Tiago, tudo beleza?!?! Desculpa a demora para te responder… Estou desde julho sem conseguir dar uma atenção aos comentários do blog… No meu último post eu comentei um pouco sobre isso…

      Cara, não sei exatamente em que pé está a sua viagem ou se ela já aconteceu, mas se precisar ainda de qualquer coisa ou ajuda é só dar um grito aqui!! Depois me conta se deu tudo certo sobre essa sua questão, beleza? Grande abraço!

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *