Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas, no Atacama

Para alguns  faltar ar, para outros são os olhos que ficam marejados de lágrimas. Acredite… a emoção é forte! Em certos momentos podemos acreditar que estamos em outro planeta… mas os lugares que vou mostrar nesse post estão ao nosso alcance, não muito longe…. bem ali, no Chile, no Deserto do Atacama.

Simmmm!!!!! Muito antes do que eu poderia imaginar eu retornei ao Deserto do Atacamae pude comprovar, mais uma vez, que aquele é um lugar mágico. Foram 5 dias completos por lá, recheados de aventuras e paisagens de tirar o fôlego.

Pode se preparar pois o que vem pela frente vai fazer seu coração bater mais forte!!

A emoção já começou no primeiro dia da viagem, com o passeio que se tornou um dos meus favoritos no Atacama: Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas.

Na verdade as Lagunas Altiplânicas eu já conhecia e foi um prazer gigante poder revê-las – realmente é um lugares que não pode ficar de fora do roteiro de quem visita o deserto.

Já Piedras Rojas foi a realização de um sonho!! Desde a primeira viagem eu tinha vontade de fazer esse passeio – só não rolou por falta de tempo. Agora já posso afirmar que ele é um dos principais…. pode anotar aí!


Antes de continuar, quero lembrar que o Chile atualizou os requisitos para entrada de viajantes no país. As novas normas já estão valendo e é importante seguir as obrigatoriedades para não ter problemas nas imigração.

Vale destacar que o Seguro Viagem para o Chile, que se tornou um item obrigatório, passou a ser recomendado. É indicado que todos os viajantes devam ter um seguro viagem e, na minha opinião, procure fechar um seguro com cobertura Covid. O Seguro Viagem para o Chile é muito acessível, por isso reforço a importância de contratar e só viajar coberto pelo seguro.


* * * * *

Antes de te contar como foi esse meu primeiro dia incrível no Atacama, eu quero destacar que todos os passeios dessa viagem foram feitos com a FlaviaBia Expediciones, que é a nova agência da Flávia…. aquela brasileira que eu sempre indiquei aqui no blog.

A Flávia é super gente fina e está oferecendo passeios maneirissímos – qualidade top meeesmo!! No final do post eu vou passar mais informações, mas já posso dizer que super vale a pena! 😉

De San Pedro de Atacama para Piedras Rojas

Por ser um passeio longo, a saída do hotel é bem cedinho – na hora que o frio está pegando. É muito importante ir bem agasalhado e principalmente com alguma touca ou capuz – em algumas partes do passeio pode ventar forte! 

Trópico de Capricórnio no Deserto do Atacama

No caminho até Piedras Rojas nós fizemos algumas paradas em lugares bem legais. A primeira foi no Trópico do Capricórnio, onde podemos ver uma marcação no exato ponto onde o trópico cruza com a Trilha dos Incassimm!!! a antiga trilha que vai até a Bolívia!

Trópico de Capricórnio, Atacama

Até hoje, em algumas datas especiais, alguns povos do deserto fazem caminhadas em partes dessa trilha.

Mais legal do que a marcação em si é essa placa enorme na beira da estrada.

Trópico de Capricórnio, Atacama
Turma que estava fazendo o passeio com a FlaviaBia Expediciones…

Depois das histórias, e das fotos, seguimos viagem…

Socaire, um povoado agrícola no deserto

Nossa próxima parada foi no pequeno povoado de Socaire, onde cerca de 800 habitantes cultivam frutas e verduras – chega a ser difícil acreditar que isso é possível no deserto, mas é sim!!!

Socaire, Deserto do Atacama - Chile

Socaire, Deserto do Atacama - Chile

Por ali também rola um banheiro para quem estiver apertado…. o próximo é só nas altiplânicas!!

Salar de Aguas Calientes

Voltamos pra estrada e continuamos em direção ao nosso destino….

No caminho já avistamos as primeiras vicunhas e vimos que realmente estávamos em uma natureza selvagem.

Vicunha, Deserto do Atacama

Sobre vicunhas e lhamas…

Uma curiosidade que eu descobri nessa viagem e acho interessante compartilhar: As vicunhas são animais selvagens e protegidos, sua caça é proibida. Se alguém capturar uma vicunha e cortar sua lã, ela provavelmente vai morrer no próximo inverno. Já as lhamas são diferentes, pois ao longo do tempo se tornaram animais que dependem do homem para sobreviver. Elas precisam que sua lã seja cortada, ou podem até morrer caso isso não aconteça. A caça não é proibida e em San Pedro de Atacama você encontra alguns restaurantes que servem pratos feitos com sua carne.

Nosso guia nos levou até uma parada estratégica onde pudemos apreciar uma das mais belas vistas do Salar de Aguas Calientes….. simplesmente surreal…

Salar de Aguas Calientes, Atacama - Chile

Salar de Aguas Calientes, Atacama - Chile
A Flávia nos acompanhou no passeio e não perdeu o click…

Nesse ponto já estávamos a mais ou menos 4.000 metros de altitude e a atenção com os movimentos bruscos precisou ser redobrada – agachar e levantar rapidamente, ou correr, pode dar tontura e/ou enjoo… então é legal evitar.

Salar de Aguas Calientes, Atacama - Chile

É muito difícil retratar de forma fiel a imensidão desse lugar. Acho que na próxima foto você pode ter uma boa ideia….

Salar de Aguas Calientes, Atacama - Chile

Em meio a esse espetáculo da natureza podemos ver um homem… distante e pequeno perto de tudo isso. Dá pra ver que ele estava fotografando… registrando a paisagem através do seu olhar…. Fiquei curioso para ver o resultado do click dele.

Piedras Rojas

Depois de muitos suspiros e muitas fotos, seguimos para as desejadas Piedras Rojas.

Quando chegamos lá…. sériofiquei sem palavras... É incrivelmente mais bonito do que eu poderia imaginar.

Piedras Rojas, Deserto do Atacama

Piedras Rojas, Deserto do Atacama

O vermelho das pedras se contrasta com o céu azul que, para minha sorte, tinha lindas nuvens… Ao fundo uma laguna de água verde transformava o cenário em uma pintura surreal….

Piedras Rojas, Deserto do Atacama

Por alguns momentos eu apenas agradeci ao privilégio de estar em um lugar tão lindo… Com a respiração ofegante e com os olhos marejados de lágrimas… Tudo era apenas uma reflexo do meu coração que pulsava de alegria.

Piedras Rojas, Deserto do Atacama

Café da manhã de tirar o fôlego

Olhar para essa paisagem… poder viver esse momento… sim, já era incrível… Agora tente imaginar como foi tomar o café da manhã nesse local… indescritível…

Piedras Rojas, Deserto do Atacama

Preciso destacar a qualidade do serviço oferecido pela FláviaBia: o café foi sensacional!! O ovo mexido que o nosso guia preparou estava delicioso!! Perfeito para comer com um pão quentinho…. Ahhh, claro, antes que eu esqueça: não deixe de provar o doce de leite!! #FicaADica

A incrível laguna de águas verdes

Depois do café ainda tivemos um tempo para curtir e explorar a região. Para cada lugar que íamos a paisagem se alterava e eu ficava ainda mais surpreso e apaixonado… A cor da água ali era simplesmente inacreditável!!!!!

Piedras Rojas, Deserto do Atacama

Piedras Rojas, Deserto do Atacama

Piedras Rojas, Deserto do Atacama

Piedras Rojas, Deserto do Atacama

Lagunas Altiplânicas

Enfim, depois de me despedir das Piedras Rojas, pegamos a estrada e seguimos para as Lagunas Altiplânicas….

Lagunas Altiplânicas, Deserto do Atacama

* * * * *

Se você é novo aqui no blog, acesse o post onde eu conto sobre a minha primeira visita nas Lagunas Altiplânicas. No post tem vários detalhes e curiosidades sobre elas 😉

* * * * *

Lagunas Altiplânicas, Deserto do Atacama

Retornar a um lugar tão especial é realmente um privilégio… Esse foi um dos lugares que eu mais gostei na primeira viagem e agora eu estava ali novamente…

Lagunas Altiplânicas, Deserto do Atacama

Por um lado tudo parecia igual… uma verdadeira natureza intocada… Mas por outro lado eu via tudo diferente….

Lagunas Altiplânicas, Chile

Não foi a paisagem que mudou… fui eu que mudei! O que é ótimo!! Eu evolui… cresci… mudei minha forma dever o mundo… De dar valor ao que realmente importa…  Fico muito feliz por poder compartilhar isso 🙂

Lagunas Altiplânicas, Deserto do Atacama

Lagunas Altiplânicas, Deserto do Atacama

* * * * *

No caminho de volta ainda paramos para um almoço delicioso no povoado de Socaire, o mesmo que vimos no começo do passeio.. Vale destacar que vários ingredientes utilizados no preparo desse almoço são frutos do próprio vilarejo…. Tudo isso incluso no passeio..

Foi sem dúvida um dos lugares mais lindos que eu visitei no Atacama.. Faça o possível para colocar seus planos.

Informações gerais sobre o passeio:

Piedras Rojas + Lagunas Altiplânicas

Agência: FláviaBia Expediciones

Hora de saída: 07h00 – pode variar conforme a época da ano, então é legal confirmar com a agência.

Hora de retorno: perto das 16h00

O que levar: Água, boné, óculos de sol, protetor solar, protetor labial, touca, luva, cachecol e o que mais você achar necessário para se proteger de frio e vento.

Valor do Passeio: CLP 80.000 + 3.000 para entrada na reserva – lembrando que esse valor é de outubro de 2015 e pode ter ajuste até a data da sua viagem.

O que está incluso: Café da manhã + almoço

Sobre a FláviaBia Expediciones

Como eu já falei no começo do post, o serviço oferecido pela Flávia foi incrível! Posso recomendar ela com total segurança!

Se você está programando a sua viagem, entre em contato com ela e diga que é leitor aqui do blog!! Posso garantir que ela vai fazer um valor especial pra você e te atender com o maior carinho.

Site: www.flaviabiaexpediciones.com

E-mail: contato@flaviabiaexpediciones.com

* * * * *

Espero que tenha curtido o começo dessa minha nova aventura no Deserto do Atacama. Se tiver dúvidas, dicas ou qualquer comentário sobre o passeio, fique a vontade para usar a caixa de comentários. Não se esqueça de fazer o seu Seguro Viagem e garantir uma viagem tranquila e segura… aqui no blog você faz o seu seguro com 15% de desconto, peque aqui o seu cupom 😉

PARA SUA VIAGEM AO ATACAMA
Cadastre o seu e-mail e receba dicas personalizadas até a data da sua viagem. [wpforms id="42433"]
RESERVE SEU HOTEL NO ATACAMA
Booking.com
Sempre que fizer sua reserva, você contribui com o blog Um Viajante e não gasta nada a mais com isso.

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

104 Comentários

  1. Camila Trannin

    Robson, que post lindo.
    Piedras Rojas foi meu lugar preferido do Atacama.
    Seus posts sobre a primeira viagem para lá foram inspiradores, e esse me fez revisitar o Atacama, tenho muita vontade de voltar com mais tempo, pois alguns passeios não foram feitos devido a a falta de tempo.
    Ansiosa para os próximos posts.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Cami, tudo bom?? Muuuuito obrigado pela mensagem… fico feliz em saber que te fiz viajar mais um pouco pelo Atacama..

      Na primeira viagem também deixei alguns passeios de lado, mas isso é bom…. assim sempre temos motivos para voltar 🙂

      Continue acompanhando o blog pois tem muita aventura e paisagens incríveis pela frente 😉

      Responder
  2. Flavia Ribeiro

    Ficou muito lindo!!! Parabéns pelo post, as fotos ficaram sensacionais!!
    Um lugar maravilhoso no mundo, e foi aqui que encontrei o meu cantinho!!
    Será um prazer para nós atender todos os leitores do blog.
    Deixamos um convite para conhecer o Atacama com FlaviaBia Expediciones!!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Valeuuu Flá!!!! Curti muuuito!!! Foi um dia muito especial e um você tem uma grande parcela de culpa nisso! Parabéns pelo excelênte trabalho que você está fazendo…. SUCESSO!!!!!

      Responder
    1. Robson Franzói

      Você é dooido!! ahahahahh Brincadeiraa!!! Mas passou frio ou foi em uma hora mais quente??? Dependendo da época do ano pode ter até neve por lá… ia virar picolé 😀 😀 😀

      Responder
    1. Robson Franzói

      Valeuuu Cami!!! Você vai começar a contar os segundos quando ver os próximos posts…. se prepara!!! Essa viagem vai ser incrível, pode apostar!!

      Muito obrigado pela mensagem 😀

      Responder
  3. Graciele

    Robson, tô aqui babando nas suas fotos!!! Tive o prazer de ver de pertinho todos esses lugares incríveis e tô na contagem regressiva pra dezembro, já que o coração não aguentou e decidi passar o Réveillon lá!!! Tenho certeza que suas fotos vão inspirar muitas outras pessoas como acontece comigo ao descobri o seu blog e viajar nos seus relatos sobre o Atacama. Acompanhei sua expedição ao Lascar pelo Snapchat e pretendo fazer o mesmo depois que me preparar um pouquinho mais… Rs. Bom, só passei pra te dar os parabéns pelo excelente trabalho e pelas fotos deslumbrantes!!! Mas a gente sabe que não há foto que traduza o sentimento de estar no Deserto do Atacama. Cheguei chorando e saí do mesmo jeito… Rs. Um beijão!!!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Graciii!! Tudo bom?? Muito obrigado por sua mensagem viu… Que legal que acompanhou minha aventura no Lascar.. em breve vou contar todos os detalhes por aqui. Pode acreditar que você consegue subir, ainda mais se estiver com um guia preparado como o que me acompanhou. Você já entrou em contato com a Flávia?? Ela está programando algo especial para o dia 1 de janeiro.. fala com ela 😉

      Responder
    2. Clarissa

      Graciele, vc passou o reveillon aonde? Estou indo dia 24/12 e vamos passar o Natal em San Pedro e pensamos em passar o Reveillon em Antofagasta. O que acha?
      Muito obrigada!

      Responder
  4. Débora Pelisser

    Robson, incríveis as fotos. Quero agradecer por ter me apresentado a Flavia Bia expediciones, pois minha passagem pelo Atacama foi incrível, mágica e inesquecível. Tudo o que era lindo se tornou ainda mais belo. Realmente, estar amparada por uma equipe profissional e de tamanho bom gosto, fez com que esses dias fossem cheios de muita satisfação. Tudo foi incrivel. Tanto que já estou programando ” Atacama, o retorno”.
    Robson, luz, vida, amor e paz para teus dias e noites.
    E viva o Atacama e Flavia Bia.

    “Gracias”.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oooooi Dé!!! Que legal você por aqui…. uma das mulheres mais aventureiras e corajosas que conheci…. Quero ver se você não topa compartilhar aqui no blog como foi a aventura de cruzar a Cordilheira do Andes de carro e sozinha!!! Que tal??? Vamos conversar 😀 😀

      Muuuuito obrigado pela mensagem…. tudo de muito bom e mais especial pra você! Bjooooss

      Responder
      1. Débora Pelisser

        Oi Robson, tudo bem meu querido?
        Teu pedido é uma ordem ( super clichê, né?kkkk, mas é real)
        Você foi o grande cupido dessa minha linda história de amor com o Atacama e as aventuras que vivi por lá.
        Super topo sim. compartilho minha aventura quando e como você quiser.
        Até porque, devemos incentivar as mulheres a seguir sua jornada, mesmo que seja sozinhas. Pois depois de todos os desafios que enfrentei, sou outra pessoa, muito mais forte, decidida e independente. Conte comigo. Estou super a disposição.
        Até porque, já estou planejando a próxima expedição por terra, de carro, e se necessário, sozinha!!!
        <3
        Beijo meu bem. Que Deus continue te abençoando e iluminando, hoje e sempre.

        Responder
  5. Cristiane Magaldi

    Amei o seu post. Já curti muito a sua primeira viagem. Chego no Atacama no próximo dia 30 e as suas dicas me ajudaram muito! Ficaremos 1 dia em Santiago aguardando a conexão. O que você indica?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Crisss!! Que bom que o blog ajudou na programação da sua viagem….. e tá chegando hein!?!? Pode ter certeza que você amar… aquele lugar é um sonho…..

      Então… um dia em Santiago… eu posso te sugerir o que eu mais gostei: o bairro bellavista, apesar de ser super legal a noite… durante o dia ele também tem o seu charme…. e o melhor é que fica em meio a dois cerros, o San Cristobal e o Santa Lucia… então você pode subir em pelo menos um deles… Acho que é uma boa região para você passar algumas horas…. 😉

      Responder
      1. Cristiane

        Valeu. Adorei a sua indicação. Amanhã vou cotar os pesos na casa de câmbio que vc indica no blog.. Concordo que deve ser bem mais fácil levar pesos…. Não vejo a hora…

        Responder
          1. Robson Franzói

            Grande Fellipe, tudo bom? Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar de uma viagem de um mês pela Europa e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

            Humm.. você diz casa de câmbio lá em San Pedro ou aqui no Brasil? Aqui eu sempre troco na Dourada, que só tem em Curitiba… E também na BEXS, que tem em algumas cidades do Brasil.

            Já em San Pedro eu não tenho um certa para te indicar… troquei apenas uma vez lá, de pesos chilenos para pesos bolivianos, mas foi uma quantia tão baixa que eu nem pesquisei muito (acho que não dava nem 50 reais)…

            Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

  6. Fernanda Prestes

    Atacama é maravilhoso! Chorei feito criança em Piedras Rojas, que lugar é aquele??? É mágico, perfeito, uma pintura de Deus.. realmente o sentimento de agradecimento é maior que tudo! Parabéns pelas fotos 😀

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Ferr!!! É incrível né….. quase fico sem palavras para descrever…. e simmmmm… Piedras Rojas, meu deus.. é um sonho…

      Compartilhamos do mesmo sentimento 😀
      Muito obrigado por sua mensagem.. e continue acompanhando o blog, tem muito mais pela frente 😉

      Responder
  7. Fernanda

    Eu voltei do Atacama agora no começo do mês e lhes digo que foi o lugar mais sensacional que eu já estive na minha vida até agora!!! Só de ver suas fotos e ler seu relato, as lágrimas começaram a escorrer dos meus olhos!!!! Piedras Rojas foi o lugar que mais tocou meu coração no Atacama!!!! Mas eu amei todos os passeios que fiz.
    Eu fiz todos os passeios com a Ayllu Expediciones e gostei muuuuuuito. Serviço top e aprovadíssimo!!!
    Essa viagem foi muito especial pra mim em vários aspectos e espero de verdade ter a oportunidade de voltar para o Atacama um dia!!!!
    Obrigada Robson por tudo … você teve uma enorme contribuição para a realização desse meu sonho!!!!!!!
    Beijos

    Fernanda Gama 🙂

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Ferr!! Difícil não se emocionar por lá né!?! Eu mesmo só de ver as fotos já morro de saudades…

      Ahhh que show que fez os passeios com a Ayllu… eles são incríveis…. Eu amei muito os passeios que fiz com eles e passei por lá dessa vez para dar um oi para o Mike 😀

      Que bom que contribuí um pouquinho para o seu sonho se tornar realidade… você não tem ideia de como isso me deixa feliz…

      Muito obrigado por compartilhar isso comigo…. Beijooooos!! 😀 😉

      Responder
  8. Juliana

    Robson, eu AMO seu blog! A forma como escreve, seu olhar para as fotos, o cuidado que vc tem em passar todas as informações… Simplesmente demais!! Parabéns!
    Estou indo pro Atacama início de Novembro e me inspirei muito através de vc!
    Tenho certeza que será lindo!
    Eu tenho uma dúvida :s
    Levo pesos chilenos ou dólar? Baseado nessa sua última viagem.
    Beijos e todo o sucesso do mundo pra vc!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Ju!! Tudo bom? Primeiro deixa eu te agradecer por essa mensagem linda….. é muito bom saber que estou fazendo um trabalho tão legal e inspirando tantos viajantes…. Muito obrigado mesmo!!

      Sobre sua viagem… sim!!! Você vai amar… fato!
      Sobre o dinheiro… bom, eu levei pesos e acho que foi a melhor escolha.

      Eu não sei de qual cidade você é… mas hoje eu tenho um novo parceiro no blog que está fazendo uma cotação bem especial para os leitores… Eu testei e realmente foi o que mais valeu a pena… vou deixar o link aqui para você conhecer e quem sabe poder aproveitar a vantagem: https://www.umviajante.com.br/guia-viajante/4151-bexs-corretora-de-cambio

      Se tiver qualquer outra dúvida é só dar um grito aqui 😉 Beijooos

      Responder
  9. Bruna

    Robson, parabéns pelo site!
    Eu e meu namorado vamos para o Chile em novembro, 22 dias. Gostaria de saber qual sua dica em relação ao dinheiro, quanto levar? em espécie? custo médio por dia? Peso?Dolar? Real? Trocar no Brasil ou lá?
    Obrigada!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Bruna, tudo bom??? Então.. dá uma olhada nesse post aqui: https://www.umviajante.com.br/chile/3015-quanto-custa-viajar-para-o-atacama

      Eu falo bastante sobre os custos por lá… Outra coisa que recomento é você encontrar em contato com a Flávia.. faça uma cotação dos passeios com ela, assim você já tem os valores atualizados.. Lembre de dizer que é leitora do blog, assim ela faz um valor especial pra você.

      Sobre grana.. eu levei tudo em pesos dessa vez… Não sei de qual cidade você é… mas hoje eu tenho uma parceria com uma Casa de Câmbio e eles estão fazendo valores bem especiais para os leitores.. eu pude testar e realmente fez diferença. O post sobre eles é esse aqui: https://www.umviajante.com.br/guia-viajante/4151-bexs-corretora-de-cambio

      Qualquer outra dúvida é só dar um grito 😀

      Responder
  10. Sergio Plumari

    Eu estive por 5 xs no Atacama e dessa xs pude conhecer mais no detalhe todos os lugares. A Flavia foi show! Tudo no capricho e com muita competencia! Mais que recomendo essa gata!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Graaaaaade Sergio!!! Tudo bom???? Que legal que passou por aqui… Simmm!! A Flávia é show e faz a viagem ser ainda melhor….

      Obrigado pelo comentário.. tudo de bom aí na sua grande aventura!!!!

      Abraçooo!!!!

      Responder
  11. Déborah

    Caraca, Robson! Não é possível que suas fotos não tenham NENHUM efeito. É mesmo surreal e inacreditável um lugar absurdamente lindo desse.
    O Atacama é, com toda certeza do meu coração que queima a cada roteiro que faço, meu próximo destino.
    Gratidão por vc compartilhar essa paixão conosco. :*

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Dé!!! Tudo bom?? Olhaaa.. eu finalizo as fotos sim.. para tentar passar da forma mais real o que eu vi por lá e preciso te confessar: não tem efeito que eu coloque nas fotos que transmita a real beleza daquele lugar… só indo pra acreditar….

      Pode ir pra lá e você vai ver…. é um sonho!!!

      Eu que agradeço pelo seu comentário…. Muuuuuito obrigado!!! Beijooo!!!

      Responder
  12. Milene

    Oi Robson,
    Estou emocionada com suas fotos e super empolgada para conhecer o Atacama. Estou programando a viagem para 2016 e pensei em passar no peru também. Quais meses vc recomendaria para pegar esse céu claro maravilho igual ao das suas fotos.

    Abraços!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Mi!! Tudo bom?? Olha, pode ter certeza que em qualquer época do ano o Atacama vai te surpreender!! Vou te dizer que o céu é algo meio imprevisível por lá… essas fotos eu tirei agora em outubro, um período que nem teria que tentar nuvens… e olha isso, que show que foi!! No ano passado fui em abril e peguei dias limpos e também dias com nuvens…. é meio imprevisível eu acho….

      Continue ligada no blog que logo vai ter mais novidades do Atacama por aqui 😀 Abraços!!!

      Responder
      1. Milene

        Com certeza este será o roteiro das minhas próximas férias.
        Estou na dúvida Qto as roupas de frio. Moro em Bh e faz muito tempo q não faz muito frio aqui. Na sua opinião é melhor comprar as roupas de frio aqui ou em Santiago?
        Abraços!

        Responder
        1. Robson Franzói

          Oi Milene, tudo bom?? Então, não sei como é aí em BH.. Eu já estou acostumado com o frio, pois vivo em Curitiba… então né!?! Só quem vive aqui sabe..ahahha

          Por aqui eu encontro uma boa oferta de roupas de frio e nas duas vezes que eu fui para o Atacama eu não tive tempo em Santiago…. Se você tiver uma pausa lá, antes de ir para o Atacama, pode ser uma boa sim. Roupas normalmente são mais baratas fora do Brasil…

          Se tiver qualquer outra dúvida é só dar um grito hein!!?!? Abraçooss!!! 😀

          Responder
  13. SILVIA

    Robson, estou indo para o Atacama em Dezembro, precisamos ir assim tão agasalhados nos passeios? Esses lugares mais altos são frios o ano todo? Muito obrigada pelas infos que vc divulga, são muito úteis e motivantes 🙂

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Jujuuu!!! Sério, lá é incrível!!! Um dos lugares mais surreais do mundo… pode acreditar!! Você precisa conhecer….

      Muito obrigado pela visita!!! Continue acompanhando o blog hein!!! Muitas novidades em breve 😀

      Responder
  14. Gabriele

    Oi Robson tudo bom?
    Não tenho certeza se já fiz isso, mas queria só te parabenizar pelo blog. Sério cara, tá sensacional.
    Vou pro Atacama semana que vem, e de repente, graças a esse seu post, eu acabei mudando meus planos, vou “trocar” de agência e fechar meus passeios com a Flavia, só por causa do tour pra Piedras Rojas! haha (Coloquei trocar entre aspas porque ainda não fechei nada, era só uma decisão mental).
    Momento desabafo: Eu estava aqui, meio que cortando algumas coisas, como a Termas de Puritama e Piedras Rojas, por motivos de: não sei.
    Dando uma desculpa de que outra vez eu volto pra lá e faço os outros passeios. Mas quer saber? Minha ansiedade não ia deixar eu fazer isso, e eu ia me corroer por não fazer tudo isso enquanto eu tenho tempo, hehe
    Enfim, só queria compartilhar isso com você e te motivar a continuar com o blog pra sempre hahaha

    Beijos!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Gabiii!! Tudo bom?? Nossa, você não sabe como eu fico feliz em receber um comentário como o seu!! De verdade…. Muito bom saber que estou fazendo um trabalho bacana aqui e que realmente faz diferença na vida de outros viajantes!!

      Depois que voltar do Atacama passa aqui pra me contar como foi hein!?!
      Beijoooo e aproveita muuuito!!! 😉

      Responder
  15. Roberta

    Olá, Robson!!!
    Estou planejando uma viagem ao Atacama no carnaval.
    Onde você costuma comprar roupas de frio?
    Não quero passar perrengue neste quesito 😉
    Bjs

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Roberta!! Tudo bom?? Olha… eu sempre levo blusa de lã, moletom e pelo menos uma jaqueta boa… pode ser corta vento, pode ser de pluma de ganso…. Aí leve também luva, touca, cachecol… E uma calça de lã, ou fio, ou algum material mais confortável, que dê pra usar por baixo de outra calça…. Lembre também de pegar todas as informações com a agência… eles vão te passar quais passeios são mais frios… quais você precisa se proteger melhor e tal….

      No mais é isso…. 😀

      Qualquer dúvida é só dar um grito aqui 😉

      Responder
  16. Sabrina

    Robson, queria agradecer imensamente por todas as informações passadas pelo blog ? vou para o Atacama dia 14/11 e vc me ajudou a escolher os passeios que vou fazer!!! Muito obrigada!
    Mas estou com uma dúvida terrível, o que vc acha que vale mais a pena, trocar o real por pesos chilenos aqui no Brasil ou levar em dólar e fazer o câmbio lá?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Sabrina, tudo bom?? Bom.. primeiro sou eu que agradeço pela sua mensagem.. é muito bom saber que o blog está ajudando tantos viajantes como você…
      Sobre o dinheiro.. olha.. eu preferi já levar em pesos… Mas sim, você pode levar em dólar.. as vezes rola até de pagar algumas coisas em dólar por lá…. Eu só não sei se vale a pena você pagar uma taxa de conversão aqui e depois mais uma por lá…

      Eu não sei de qual cidade você é… mas vou te dar uma dica.. Eu tenho uma nova parceria aqui no blog e estou conseguindo um preço diferenciado de moedas para leitores de algumas cidades…. dá uma olhada no post e veja se você consegue aproveitar: https://www.umviajante.com.br/guia-viajante/4151-bexs-corretora-de-cambio

      Qualquer outra dúvida é só dar um grito aqui 😉

      Responder
  17. Cristina

    Robson, Boa Tarde!!!
    Eu fechei esse passeio com a Flávia , foi a própria que me indicou colocá-lo na nossa lista. Estou encantada com as fotos e o jeito que você descreve a paisagem com tanta espiritualidade, não sei o que está me levando a conhecer o Deserto de Atacama, mas sinto que não vai ser uma viagem somente para apreciar a natureza , sinto que vai ter algo a mais ….
    Adoro seu blog e indico sempre para meus amigos!
    Cristina

    Responder
  18. Philip

    Ca-ram-ba!
    Já visitei seu site, tipo, umas 2 vezes por dia, há 8 dias, e não paro de babar nas fotos e fatos.
    Vou pra Atacama em duas semanas e já to louco pra fazer de tudo. Infelizmente vou ter pouco tempo, porque é trecho de passagem. Mas com suas dicas, estou organizando bem, pra aproveitar o máximo. Já mandei e-mail pra Flávia, e eu acho que vai ser um sonho realizado…
    Volto aqui pra contar como foi, depois.
    Parabéns e obrigado, pelo “encantamento” que você faz a gente sentir por Atacama.

    Responder
  19. Stephanie

    Boa tarde.

    Não sei se você pode esclarecer uma dúvida minha. É o seguinte, quero fazer meu passaporte, mas não sei direito como proceder. Já li no site da Polícia Federal, mas ainda estou com dúvida. Assim, eu faço meu cadastro no site, pago a taxa e como funciona depois? Tenho que comparecer em algum lugar? Como que devo proceder?

    Se você puder me ajudar, eu agradeço.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Sté.. tudo bom? Então, é bem simples na verdade… Você tem que fazer o cadastro lá no site sim e pegar a taxa… depois é só seguir os passos que o próprio site vai te informar… Eu não tenho certeza se isso muda em algumas cidades, mas você precisa agendar sua visita na Polícia Federal.. Lá você vai tirar foto e preencher os dados necessário.. Depois também tem que voltar lá pra buscar o passaporte quando ele ficar pronto… Basicamente é isso 🙂

      Se tiver qualquer outra dúvida é só dar um grito 😉

      Responder
  20. Denis

    Vou gritar: ROBSON!!!!

    Eita essas aventuras já me faz pirando hein risos, por isso adorei ver suas aventuras são demais com agência da FlaviaBia. Como eu acertei com sua ajuda informação isso vai dar tudo certo com passeio da Flavia por isso fechei tudo passeio com ela. Tudo certo ae!!! Então vou lá esses lugares que anotei e pedi isso que quero conhecer e realizar tudo!! Ebaaaa..Valeu mesmo.

    Adorei ver tudo isso e amei mesmo..Show de bola!

    Quase vontade gritar das minhas lagrimas ha ha ha..Adorei suas aventuras que são extraordinário mesmo, sem palavras mesmo.

    Fiquei dúvidas e entendi mais ou menos negocio as vicunhas o que quer dizer , é perigoso tipo para alimentar lhama ou algo tipo cortar de lã? Pode esclarecer melhor para eu entender isso.

    Ta correndo o tempo rápido mesmo por causa verão hahahaha, por isso estou ansionso pisar na Atacama ae!!!! Vou falar com flavia sobre essas aventuras quero igual risos.

    Vou segurar lagrimas de suspiro hehehe.

    Você me faz tornar um leitor como amigo da viajante hehehe

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Denis.. então.. sobre as vicunhas e lhamas…. eu só quis ressaltar no post a diferença entre elas:

      As vicunhas são selvagens…. você não vai chegar perto delas, pois elas vivem soltas e normalmente se afastam… Ninguém pode caças as vicunhas, elas são protegidas…

      Já as lhamas são animais mais domésticos hoje… quase como cachorros..rsrs.. Elas dependem dos cuidados do homem para sobreviver, para cortar sua lã e tudo mais..

      Se você encontrar uma lhama pole dar uns matinhos para ela comer sim… só tenha cuidado, ela pode cuspir em você.. hahaha.. mas é difícil acontecer!

      Espero ter ajudado!! Você vai amar o Atacama, já te falei isso 😀

      Grande abraço!!

      Responder
      1. Denis

        Grande blogueiro Robson!!!

        Opa, entendi agora..caramba interessante sobre isso e ate cupsir? eita nem sabia que faria isso hahahaa!

        Pode deixar cuidarei isso, como pego matinhos sobre isso he he? lá pergunto e peço para dar isso hehehe é mais segurança mesmo.

        Espero que sim e irei amar isso mesmo..A contagem regressiva está contando heheehe

        Grande abraço

        Responder
  21. Mariana

    Robson, desde qdo cogitei ir ao Atacama leio seu blog! Isso foi em janeiro, e agora em dezembro embarco nessa aventura. Tenho muito receio do “mal da altitude”, tenho medo d passar mal e perder a viagem.. Poderia comentar sobre isso? Li coisas horríveis e sinceramente fiquei c medo.. Fechei todos meus passeios c a Ex agência da Flavia. Bjs

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Mari…. tudo bom? Eu estou programando uma entrevista com um médico para fazer um post mais completo sobre isso… Mas no geral isso depende de pessoa para pessoa. O guia sempre vai te dar boas dicas.. Para você evitar movimentos bruscos… evite agachar e levantar rápido…. não corra… respire fundo… e assim você vai ver que vai ser tranquilo.

      Pode ir tranquila que vai dar tudo certo!!! Depois volta aqui pra me contar como foi hein!!! Bjoo 😉

      Responder
  22. André

    Olá Robson,
    primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo blog, sem dúvidas o melhor de todos sobre viagens.
    Bom, estou com viagem marcada para março e gostaria de saber se os passeios eu devo agendar antecipadamente ou
    ao chegar em San Pedro eu tenho opções de agências que realizam passeios sem prévio aviso?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande André, tudo bom? É bacana entrar em contato com a agência para agendar os passeios sim! Você até vai ter opções direto em San Pedro… Eu já prefiro reservar com antecedência, pra ir com tudo organizado.

      Se tiver qualquer outra dúvida é só dar um grito aqui 😉

      Responder
  23. Daniel

    Fala Robson, tudo bem cara?
    Assim como vc sou um louco por viagens, cultura e novos lugares…estou indo pro chile dia 01/02 e vou no Atacama tb, peguei varias dicas legais aqui no seu blog, minha duvida é sobre as fts quais modos vc utilizou para tirá-las foi manual ou algum outro??
    Tenho uma canon DSLR preciso de fts assiiiiiim 😀
    Abs.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Daniel, tudo certo? Normalmente eu fotografo no manual sim… mas dependendo da fase da viagem, tipo, se eu estiver muito cansado ou em uma correria, aí eu deixo em alguma função mais automática.

      Nesse link eu falo mais sobre fotografia: https://www.umviajante.com.br/fotoviagem/

      Dá uma olhada, se tiver mais dúvidas é só me dar um grito 😉

      Responder
  24. Lily

    Óh céus! Estou encantada com essas fotos… como pode ser tão lindo, né?
    Diga-me algo, Robson:
    . A questão dos banheiros, ao longo dos passeios, só dá para ir ao banheiro quando tem algum ou o pessoal usa as “moitinhas” para emergências?
    . Você recomenda levar álcool em gel e lenços umedecidos?
    Beijo grande,
    Lily
    Apaixonados por Viagens

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Lily!! Então… em alguns passeios você encontra banheiros… por exemplo: nas Lagunas Altiplânicas tem! Aí o guia vai avisar e você pode ir.

      Em alguns lugares mais isolados, como a Salar de Tara… aí não tem… Então o pessoal usa moitinhas sim…

      Álcool em gel e lenços são uma boa ideia sim!!! hehe

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉 Beijo grande!!

      Responder
  25. Carolina

    Oi, Robson. Por onde e por quanto tu comprou o voo de Santiago a Calama? Só encontro preços absurdos de $350 que sai bem mais caro que a passagem internacional ($210) que comprei. Poderia dar uma dica? Muito obrigada.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Carol… tudo bom? Você pode comprar no site chileno da LAN http://lan.cl ou então no site chileno da Sky.

      A diferença de valor é bem grande… vale a pena comprar dessa forma.

      Se tiver qualquer dúvida é só me dar um grito aqui 😉

      Responder
  26. Maira

    Oi, Robson! Tudo bem? Primeiro, parabens pelo blog, bem escrito e bacana. Ja estou na 3a ou 4a leitura dos seus posts sobre o Atacama e precisei fazer um desabafo. Eu e meu namorado vamos em setembro. Entrei em contato com a Ayllu, que era a ag:encia que vc recomendava antes, e achei o atendimento pessimo. Carissima para um pre-venda ruim. Senti que nao fazem a minima questao do cliente! Ja estava praticamente decidida a fechar com outras agencias, mas resolvi tentar a sua nova sugestao e mandei um e-mail para a Flavia. Ainda nao sei com quem vou fechar, mas ela respondeu meu e-mail de forma tao atenciosa que passei a considerar uma mudanca de planos. Se fizer algum passeio com ela, depois passo para contar. Boa sorte nas suas proximas viagens! Abs, Maira

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Maira, tudo bom? Ahh que bom que entrou em contato com a Flávia… pode confiar nela!! Tenho certeza que ela vai te receber super bem!! Depois volta aqui para me contar como foi a viagem hein!?!

      Aproveite muito, tenho certeza que vai amar!!! Abs!! 😉

      Responder
  27. Anna

    Olá Robson, tudo bem? Suas fotos estão lindas. Estou indo com meu marido para o Atacama em Setembro. Vamos alugar um carro em Calama e fazer os passeios por nossa conta, você acha muito complicado? Estou com algumas dúvidas: Qual a distancia das Lagunas Altiplanicas até Piedras Rojas, é muito longe? Outra coisa, Piedras Rojas é na Lagunas Tuyajto?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Anna, tudo bom? Então, muitas pessoas me perguntam sobre os passeios de carro por conta própria. Eu nunca fiz… mas assim.. alguns lugares parece mais fácil e outros eu acho que deve ser mais difícil. Por exemplo: salar de Tara… você precisa cruzar um deserto… sem estrada, sem nada… não faço ideia de como se locomover por lá sem um guia. Para os Geysers El Tatio também parece difícil pelo que eu vi.

      Lagunas eu acho que é mais fácil… Piedras Rojas, pelo que eu sei, fica em Aguas Calientes. As distâncias eu vou ficar te devendo :/

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
  28. Jussara

    Robson,
    Estamos montando nossa viagem para o Atacama e seu blog está sendo muito bom para nos ajudar a entender os passeios e a montar nossa programação. Parabéns.
    Valeu mesmo…..

    Responder
  29. Izabela

    Oi Robson!
    Fotos maravilhosas! Sou fotógrafa “profissional de celular” hahahahaha e também uso o Lightroom pra finalizar. (Não gosto de carregar câmeras grandes.) Pago mais caro nos celulares, só pra ter uma boa câmera.
    Mas essas, você usou que tipo de câmera?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Iza, tudo bom? Muuuito obrigado pelos elogios, fico super feliz.. de verdade!

      Então, tenho algumas câmeras… Uma GoPRO Hero 3 Black, um Sony a77 e uma Sony RX100 III.

      Não sei se você chegou a ver minha categoria de fotografia aqui no blog, dá uma olhada, tem algumas dicas legais e eu falo sobre o meu equipamento:

      https://www.umviajante.com.br/fotoviagem/

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  30. GABY

    Olá,
    Parabens pelas fotos e os relatos são maravilhosos.
    Mas tenho uma dúvida, vou fazer a travessia de 3 dias partindo de SPA para Uyuni, mas antes vou ficar 3 dias em SPA.
    Esse passeio das Lagunas Altiplânicas já está incluso na travessia para o Uyuni?
    Obrigada
    Abraços

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Gaby, tudo bom?!? Que show que vai fazer a viagem!! Tenho certeza que será incrível!!

      As Lagunas Altiplânicas não fazem parte da travessia para Uyuni.. teria que fazer esse passeio separado (e vale muuuuuito a pena!!).

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
  31. Carla

    Ola Robson, td bom? Seu blog é demais, adoro! Vou pro atacama e salar do uyuni em 2017 e estou planejando tudo pelo seu blog!!!! Mas estou com algumas dúvidas, se vc puder me ajudar… vi q vc ja fez o passeio Lagunas altiplanicas + Salar do Atacama e dps fez Lagunas Altiplanicas + Piedras Rojas, qual vc recomenda? Fiquei mais interessada na combinação com Piedras rojas com a Flaviabia expediciones mas queria saber se o Salar do Atacama é mto válido… terei 6 dias no atacama e queria fazer a maior parte dos passeios q vc colocou no top 10, acha possível?
    Muito obrigada!!!!!! E mto sucesso, seu blog ajuda mto!!!! bjos, Carla

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Carla, tudo bom? Primeiro quero agradecer pelos elogios…. fico muito feliz em saber que o blog ajudou no planejamento da sua viagem! 😀

      Então, tente fazer Lagunas com Piedras Rojas….. Piedras Rojas é imperdível!! Um dos lugares mais lindos do Atacama!

      Existe um tour do vinho que normalmente é feito em conjunto com o Salar do Atacama, assim você pode ver o pôr do sol lá… o momento mais linda do dia.

      Em 6 dias você vai conseguir fazer bastante coisa sim…. fala certinho com a agência e veja o que eles tem programado para os dias que você vai. Tenho certeza que a Flavia vai te ajudar e te receber incrivelmente bem!! Diga que conhece o Robson, do blog Um Viajante…. aí ela consegue um desconto especial pra você 😉

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Flavius, tudo beleza? Assim, que eu me lembre tem alguma sinalização sim… não vou te dizer se é 100%, pois como fiz os passeios com guia, acabo não me atentando tanto nas placas.

      Mas acho que rola sim!

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
    1. Robson Franzói

      Obrigado Cibelle!!!! Tenho certeza que você vai amarrrr o Atacama!!! Não é HDR, mas pode ter certeza que pessoalmente é ainda mais lindo!! 😉

      Bjsss e boa viagem!!!!!

      Responder
    1. Robson Franzói

      Falaa Chileno Brabo, tudo bom? Esse vermelho é da Abercrombie 😀

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
  32. Thaiane Almeida

    Oi, Robson!
    Tudo bem?

    Estou indo com meu namorado para o Atacama no próximo mês e seus posts nos inspiraram em vários aspectos, sabemos exatamente o que queremos fazer e, optamos pela FlaviaBia Expediciones que você mencionou aqui!

    Vi que sua viagem foi em 2015, será que ainda rola esse desconto?

    Muito obrigada por contribuir com suas experiências! O detalhamento em seus posts é incrível!

    Abraço!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Thai!!! Tudo bem e você?? Ain que pena que não consegui te responder antes da sua viagem, mas tenho certeza que deu tudo certo. Gostou do Atacama?? Também se apaixonou? Eu já to contando os dias para voltar 🙂

      Responder
  33. Carla

    Oi Robson, pretendo conhecer Atacama em Janeiro 2018, e eu fiquei aina mais animada depois de ver suas imagens, comentários e passeios, é incrível o lugar! Pretendo ir com uma amiga, vi que indicou Flavia e tal. Como funciona, com ela esta incluso somente a parte dos passeios, correto? Hotel e demais coisas faço em outra agencia? se puder tirar essa dúvida ou deixar alguma dica nesse sentido, agradeço! Vi o top 10 de passeios, e estou em dúvida de quais lugares escolher. Você acredita que 7 dias é ideal, pouco ou suficiente? Obrigada! 😉

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Carla, tudo bom?
      Então, isso mesmo… os passeios você faz com a agência… e hotel você contrata a parte. Em 7 dias você vai conseguir ver muita coisa, é um tempo ótimo para explorar o Atacama! Dá pra fazer os principais passeios do TOP 10.

      Se tiver qualquer dúvida é só me dar um grito 😉

      Responder
  34. Caroline

    Olá boa noite!! Parabéns pelo post, lindas fotos. Vou agora dia 02/09, será minha primeira vez, da uma olhadinha no meu roteiro se tiver tempo, você acha que falta algo imperdível? A segunda de manhã reservei para o descanso da viagem q será bem cansativa. Abraços

    Dia Horário Passeio Altitude
    Domingo 15h Laguna Cejar e Tenbiquiche 2300
    Segunda 15h – 20h Salar atacama e tour vinho 2400
    Terça 08h-12h Lagoas escondidas 2400
    15h Vale de la luna 2500
    Quarta 07h – 16h Lagunas altiplânicas e pedras 4200
    Quinta 09h-16h Salar de tara 4500
    Sexta 5h30 – 12h30 Geyser el tatio 4300

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Carol!!! Acabei não conseguindo ver seu comentário a tempo. Meus últimos meses foram um loucura… só hoje que estou colocando os comentários em dia.

      Espero que tenha aproveitado muito a viagem…. imagino que, assim como eu, você também se apaixonou pelo Atacama. Lugar incrível né!?!?

      Depois, se tiver um tempinho, me conta aqui como foi a viagem!!

      Grande abraço!!!

      Responder
  35. Gabi

    Oi Robson, tudo bem?
    Uma coisa que eu queria te perguntar é se os passeios exigem muito fisicamente falando, muitas subidas e caminhadas? ou a agência leva a gente direto para os locais. Pergunto isso pq estou querendo muito ir para o Atacama, mas estou terminando um processo de reabilitação de uma cirurgia de coluna… Ando normal, mas muitos km de caminhada eu ainda não aguento ainda.
    Obrigada,
    Gabi

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Gabi, tudo bem e você?

      Não, pode ficar tranquila! Não precisa de preparo… tirando passeios como trekkings ou vulcões, os demais são tranquilos. O Valle de la Luna até tem uma caminhada mais inclinada, mas não é extensa. Mas dá pra você conversar sobre isso na agência e explicar a situação. As melhores agências vão te auxiliar da melhor forma possível… pode ficar tranquila!

      Se tiver qualquer dúvida é só me dar um grito aqui 😉

      Responder
  36. Marina

    Oiie, Robson!! Tudo bom?

    Finalmente, depois de mais de um ano acompanhando seu blog, chegou a minha vez de ir rumo a minha primeira viagem internacional! E vai ser para o Atacama e o Salar de Uyuni, em fevereiro!! <3

    Sei qu você fala sempre sobre suas câmeras, mas em específico desse post das piedras rojas, você lembra qual câmera e lente usou para tirar as fotos? Eu to querendo comprar a minha primeira DSLR e se tem uma coisa que eu sei, é que eu quero viajar o mundo tirando fotos de paisagens! <3 Mas a grana ta curta e eu não acho que teria $$ para comprar uma grande angular de 10-18mm, infelizmente :/ Tirando fotos com a lente do kit (seria uma T5 ou T5i e a lente é 18-55mm) dá pra tirar fotos boas no sentido de grande amplitude?

    Obrigada!!!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Mari, tudo bom e você? Então, nesse dia eu usei uma 10-24mm da Tamron, que é uma grande angular… e também usei uma 75-300, que é zoom. Para fotos de paisagem, como essas, a grande angular é a melhor opção.

      A lente do kit é a maus básica, vai quebrar o galho, mas nada muito aberto quanto essa das fotos. Quando puder, faça essa aquisição que você não vai se arrepender.. enquanto isso vai usando a do kit, ela consegue boas fotos sim 🙂

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito 😉

      Responder
  37. Paola Groberio

    Olá, me chamo Paola e tenho um blog, o soseiviajar.com, e queria avisar que indiquei seu post sobre esse passeio e alguns outros no Atacama, pois eu fui ao Atacama, mas por conta de uma nevasca, nenhum desses passeios estavam disponíveis.
    Desculpe se não quiser, eu retiro de pronto.
    Beijinhos e seu blog me ajuda muito.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Paola, puxa que pena que aconteceu isso na sua viagem 🙁 Espero que tenha oportunidade de voltar para conhecer. Tudo bem sobre o link, não tem problema não 😉

      Fico feliz em saber que o blog ajudou na sua viagem… se precisar de qualquer coisa é só me dar um grito! Bjooosss

      Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Léo, tudo bom? Que maneiro, tenho certeza que você vai curtir muitooo!!

      Então, não sei se você tá sabendo sobre o rolo que deu em Piedras Rojas? Esse passeio está fechado por um tempo, talvez reabra até sua viagem… mas aí tem que confirmar com a agência quando você fechar o passeio.

      O ideial é tentar organizar isso com eles… talvez você até consiga sim fazer Altiplânicas e Salar sim… Mas troca uma ideia com as agências!!

      Não sei se você chegou a conversar com a FláviaBia ou com a Ayllu, são ótimas opções!!! Elas inclusive oferecem descontos aqui para os leitores. Só comentar com eles que você conhece o Robson, do blog Um Viajante e aí eles trocam uma ideia com você.

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
  38. Hilda

    Nossa! se eu já estava com vontade de conhecer o Atacama, imagina depois de ver seu blog! Que fotos são essas!? Obrigada pelas informações valiosíssimas!! Eu só estou com uma dúvida. Vc saberia dizer quais passeios não funcionam no inverno (final de julho e início de agosto)? Ouvi dizer que esse período alguns passeios são inviáveis por conta da neve e alguns locas ficam fechados! Agradeço desde ja, Robson!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *