Termas de Puritama, águas termais no Deserto do Atacama

Quem diria que no deserto mais árido do planeta existisse um oásis com cachoeiras e águas termais? Acha difícil de acreditar? Conheça as Termas de Puritama, no Deserto do Atacama.

Depois de caminhar por 3 horas e percorrer os 7km da trilha dos cactos – com sol na cabeça e uma temperatura que foi de 5 a 30 graus – eu não poderia pedir recompensa melhor.

Se você não sabe sobre o que eu estou falando, dá uma olhada no post sobre o Trekking de Guatin 😉

Termas de Puritama, Deserto do Atacama - Chile

Antes de mais nada já deixa eu te dizer: não é preciso fazer o trekking para chegar nas termas!! Você pode contratar o passeio separado e o carro já te deixa ao lado do paraíso 8)

Agora sério… você não tem ideia de como foi gratificante completar o trekking e chegar nas Termas de Puritama. Os 3.500 metros de altitude e a caminhada fizeram o cansaço bater forte e o corpo já pedia um descanso.


Antes de continuar, quero lembrar que o Chile atualizou os requisitos para entrada de viajantes no país. As novas normas já estão valendo e é importante seguir as obrigatoriedades para não ter problemas nas imigração.

Vale destacar que o Seguro Viagem para o Chile, que se tornou um item obrigatório, passou a ser recomendado. É indicado que todos os viajantes devam ter um seguro viagem e, na minha opinião, procure fechar um seguro com cobertura Covid. O Seguro Viagem para o Chile é muito acessível, por isso reforço a importância de contratar e só viajar coberto pelo seguro.


Eis que a Flávia, da FlaviaBia Expediciones, entregou para cada um do grupo um roupão poderoso – pra rei de deserto nenhum botar defeito.

Termas de Puritama, Deserto do Atacama - Chile
Roupão do líder? Não, do Rei do Deserto mesmo 😛

Trocamos de roupa e já estávamos prontos para dar um tchibum nas termas quando a Flávia apareceu com mais uma surpresa…. como não amar isso:

Termas de Puritama, Deserto do Atacama - Chile

Eu não quero fazer inveja, juro!!! Mas olha a mesa que ela preparou pra gente – com direito a um brinde com um vinho branco delicioso!!! É muita mordomia pra um viajante, não é não?? Nããooo!!!!

Termas de Puritama, Deserto do Atacama - Chile

Depois comer, e repedir algumas vezes a taça de vinho – com muito cuidado, claro, já que estávamos a 3.500 metros de altitude – chegou enfim a hora de relaxar nas águas termais do Deserto do Atacama 8)

Águas termais do Atacama, Chile

Termas de Puritama

São 8 poços de águas termais para você conhecer!!! Eu jurei que ia entrar em todos, mas não teve jeito – o primeiro que entramos era perfeito e eu fiquei por ali mesmo.

Águas termais do Atacama, Termas de Puritama

Águas termais do Atacama, Termas de Puritama

Inclusive esse poço tinha uma passagem por entre a vegetação que levava a uma cachoeira secreta deu um pouco de aflição de entrar ali sem saber onde chegaríamos, mas a recompensa foi ótima!!

Termas de Puritama, as águas termais do Atacama

Quando você for, vale a pena ir descendo e olhando cada um dos poços até achar o mais vazio – assim você tem mais privacidade e pode nadar imitando um golfinho, caso você queira, claro!

Cachoeira secreta nas Termas de Puritama

Mas falando sério: que delíciaaaa!! Água quentinha e um visual deslumbrante!! É o passeio perfeito para você relaxar e se sentir o rei do deserto.

Não sei se você sabe, mas as águas termais são incrivelmente relaxantes e possuem propriedades terapêuticas e medicinais – alguns povos acreditam que essas águas são a essência da saúde.

Termas de Puritama, Deserto do Atacama - Chile

Uma boa dia é colocar as Termas de Puritama nos últimos dias do seu roteiro no Atacama, assim você pode relaxar e recuperar as energias que gastou nos dias anteriores.

As águas termais do Atacama

Como eu falei, existem duas formas de visitar as Termas de Puritama: o passeio exclusivo das termas ou passeio combinado com o Trekking de Guatin.

Trekking de Guatin + Termas de Puritama

Esse foi o passeio que eu fiz. Ele começa às 08h00 e retorna para San Pedro perto do meio dia.

Veja como foi a parte do trekking no post: Trekking de Guatin.

Passeio Exclusivo Termas de Puritama

Caso você opte por visitar apenas as termas, existem duas opções de horários: de manhã, das 8h30 às 13h00, ou à tarde, das 14h00 às 17h00.

Lembrando que esses horários podem variar de acordo com a agência que você contratar o passeio.

O que levar para as Termas de Puritama

Esse é um passeio para você relaxar e mergulhar. Como eu falei, a Flávia oferece roupões bem grossos para você se proteger do vento e se secar – não é toda agência que oferece isso!

O que levar:

• Roupa de banho:  sunga, bermuda, biquini, maiô ou o que achar melhor.
• Protetor Solar: pra não levar um torrão né!?
• Lanche: se o seu passeio for com a Flávia e for o combo com o trekking, você não precisa se preocupar com isso
• Chinelo: não esqueça, como eu esqueci!! Os caminhos entre os poços são de madeira e elas ficam muuito quentes…

Caso você vá fazer o passeio combinado, veja aqui o que levar para o Trekking de Guatin.

Informações Gerais sobre as Termas de Puritama

Quando eu fui: em outubro de 2015
Saída: 08h30 ou 14h, somente para as termas
Altitude: 3.500
Agência que fiz o passeio: FlaviaBia Expediciones

Valor do passeio: 15.000 pesos chilenos + 15.000 de entrada*

*As termas ficam em uma reserva fechada, assim como outros passeios no Atacama. Independente de qual agência você contratar, essa taxa de entrada é cobrada. Lembrando que esse valor pode sofrer alteração, então vale a pena confirmar com a agência o valor atual.

Passeios com desconto no Atacama

Vou aproveitar para destacar que a FlaviaBia Expediciones, com quem eu fiz os meus passeios no Atacama nessa segunda viagem, está com preços especiais para os leitores do blog.

Ao entrar em contato com a Flávia, informe que você é leitor do blog Um Viajante e que você conhece o Robson… assim ela vai te oferecer um desconto especial! 😉

Se tiver qualquer dúvida dá um grito aqui nos comentários! Não se esqueça de contratar o seu Seguro Viagem, indispensável para uma viagem como essa! Aqui no blog você tem um cupom de 15% desconto para contratar seu seguro, peque aqui o cupom!! Grande abraço!!

PARA SUA VIAGEM AO ATACAMA
Cadastre o seu e-mail e receba dicas personalizadas até a data da sua viagem. [wpforms id="42433"]
RESERVE SEU HOTEL NO ATACAMA
Booking.com
Sempre que fizer sua reserva, você contribui com o blog Um Viajante e não gasta nada a mais com isso.

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

40 Comentários

  1. Lays Miranda

    A cada postagem sobre o Atacama, eu tenho mais certeza que esse será meu próximo destino internacional!
    As fotos ficaram incríveis, Robson! Não vejo a hora de poder realizar esse sonho também!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Lays!! Obrigado pelo comentário!!! Tenho certeza que não vai se arrepender de ir para o Atacama 😀

      Que bom que gostou das fotos….. prioriza esse sonho e você vai conseguir realizá-lo 😉

      Bjss

      Responder
    1. Robson Franzói

      Hahahahha.. Imagina Babi… acho que sou a prova viva de que se a gente se dedicar no que realmente gosta, podemos realizar qualquer sonho 😉

      Se jogaaaa!!! 😉

      Responder
  2. Valter

    Robson excelente seu blog!! Ajuda muito a organizar a viagem que farei em breve (8/Março)
    Vou viajar no dia 8/Mar retornando dia 19/Mar…no total serão 11 dias de estadia por lá. Estou muito ansioso contando os dias!! rsrs

    Adoro as fotos que você faz e estou em dúvida, compro uma GOPro Hero 4 ou uma câmera convencional do tipo Nikon? Que tipo de lente devo levar?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Fala Valter, tudo bom? Primeiro deixa eu agradecer pelo elogio.. que bom que chegou aqui e gostou do conteúdo, muito obrigado!!

      Então, sobre as câmeras…. existem vários prós e contras… Mas o lado bom é que eu já escrevi 3 posts que eu acho que vão te ajudar muito… Dá uma olhada nesse link: https://www.umviajante.com.br/fotoviagem/

      Eu falo exatamente sobre isso: sobre a GoPRO, sobre qual câmera escolher e sobre que tipo de lente levar…. perfeito pra você 😉

      Se tiver mais dúvidas é só dar um grito aqui 😉

      Responder
  3. Paulo Cézar

    Olá!

    Suas fotos realmente ficaram muito boas.
    Estarei em SPA em março e também gostaria de registrar a viagem da melhor maneira.
    Qual câmera você utiliza? Estou pensando em comprar uma GoPro, mas também aceito sugestões!

    Abs!
    Paulo

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Paulo!! Muito obrigado pelos elogios… fico muito feliz em ler comentários como o seu!! 😀

      Então, a minha câmera é uma Sony A77…. Eu tenho uma categoria aqui no blog que falo sobre fotografia, câmeras, lentes e inclusive tenho um post sobre a GoPro… dá uma olhada, acho que vai te ajudar:

      https://www.umviajante.com.br/fotoviagem/

      Precisando de qualquer outra dica é só me dar um grito 😉

      Responder
  4. Chaelin Fiorentin

    eu estou lendo todos os seus posts sobre a viagem ao Atacama, teus posts já me ajudaram em um mochilão que fiz na Europa em 2015. Estamos em janeiro mas eu já estou montando o roteiro para viajar em Dezembro/16 minha próximas férias =/, minha dúvida: pretendia viajar do dia 20 dezembro em diante, sobre a questão do clima como é nessa data? é mais quente? É sempre muito frio durante a noite? queria saber também se os artigos como roupas, botas, algo mais específico pro local, se encontro isso no aeroporto chegando no Chile ou se encontro esses artigos facilmente nessa época de fim de ano em São Pedro mesmo, porque eu não sei exatamente qUE tipo de coisas levar na mala pra um deserto hahahah, aguardo seu retorno.
    parabéns pelo blog!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Chaelin, tudo bom?? Então.. a grande vantagem do Atacama é que você pode ir pra lá em qualquer época do ano…. existe sim um possibilidade de pegar chuva, é raro… mas sim, pode acontecer…

      Esse período é quente durante o dia e fresquinho a noite…. nada muito estremo. O passeio para o Geysers ou a subida em um vulcão seria mais gelado….

      Estou preparando um post exclusivo sobre as roupas, mas nessa época é mais tranquilo… Não precisa se preocupar em comprar nada muuuuuuuito especial nesse sentido.

      Uma mala para o atacama é engraçada, pois tem que der de tudo: bermuda, calça, blusas, jaquetas, camisetas e até roupa de banho… hahaha… Muitas coisas para fazer por lá!!!

      Espero ter ajudado.. fica de olho aqui no blog, vai ter muito conteúdo sobre o Atacama por aqui 😉

      Grande abraço!!

      Responder
  5. fausto

    entao. Naquele teu roteiro de 4 dias em SPA nao estava a TERMAS de PURITANA, Vc acha q. vale a pena incluir mais um dia para esse passeio? Tem mais algum local interessante q. descubriu nessa segunda viagem? Por fim, baita trabalho ROBSON, blog espetacular….
    Nem pensava em deserto agora ja estou olhando as passagens…abraco.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Graaaande Fausto, tudo certo?? Então…. cara, olha.. eu curti muuuito as termas!!! Esse é praticamente o único passeio no Atacama para você apenas relaxar… tirando a parte do trekking, claro!

      Mas falando da parte das termas em si…. você vai lá pra ser tratado como rei… ainda mais se fechar com a Flavia, ou com a Ayllu… que também oferece esse passeio com um qualidade TOP!!!

      Se conseguir encaixar esse passeio, programe ele para o último dia… assim você descansa nesse lugar surreal!!! 🙂

      Que bom que chegou aqui e curtiu o conteúdo, fico muito feliz em saber!!!! Precisando de qualquer outra coisa é só dar um grito 😉

      Abraço!!!!!

      Responder
  6. fausto

    Grande Robson. Outra duvida, estou lendo os posts sobre o deserto, mas a chegada é em santiago, caso deseje conhecer algo por ali ou ficar alguns dias, vc sugere algo? Nao li nada a respeito…

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Fausto… então, tem alguns posts aqui no blog sobre Santiago sim!!! Eu indico que você faça Santiago primeiro, diferente do que eu fiz… Se começar pelo Atacama, vai chegar em Santiago já bem cansado!!

      Dá uma olhada nos posts de Santiago, tem coisas bem legais como os Cerros, a Concha y Toro, o bairro Bellavista… enfim, viaja pelo blog 😉

      Precisando de alguma dica é só me dar um grito!!! Abraço!!!

      Responder
  7. Elaine

    Olá Robison ! Amei seu blog , está me ajudando muito, adorei as fotos, adoro fotografia ! Eu e minha filha estamos planejando ir para o chile em abril , iremos fazer santiago primeiro e depois Atacama , nosso sonho !
    Preciso saber quais os passeios q necessitam de muita caminhada , pois estou sedentária
    porque trabalho muito tempo sentada , fico com receio de não aguentar as caminhadas .
    Pretendemos ficar 6 dias inteiros , quais passeios são mais tranquilos , já sei q salar do Atacama é mais puxado , queremos aproveitar bastante , e ver tudo que puder,
    As passagens aereas , estao muito caras , vc acha arriscado comprar passagem pra Calama lá em Santiago ? Poderia falar sobre isso tbem , por favor !
    Um grande abraço pra vc e muito obrigada pela ajuda q nos dá!
    Parabéns pelo delicioso trabalho q vc tem !!!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Elaine!! Tudo bom, desculpe a demora para te responder… Estava focado com o lançamento do guia e atrasei alguns comentários…

      Então, que show sua viagem!! Pode ficar tranquila, os passeios não exigem muuuito esforço. Vou te dar as dicas dos que eu considero imperdíveis:

      Valle da Lua + Valle da Morte – Pode ser um dos primeiros, pra você já ir se acostumando…

      Piedras Rojas + Lagunas Altiplânicas – Por ser um dos mais lindo e não ter muito esforço

      Salar de Tara – Outro que considero lindíssimo!

      Laguna Cejar – Esse tem a lagoa para você entrar e ver seu corpo boiar sozinho.. isso mesmo, não afunda!! É muito legal e não precisa de esforço também.

      Geysers – Esse é um passeio mais alto, mas também não tem esforço. É o mais frio dessa lista, mas é muito legal.

      Tour Astronômico – Não deixe de fazer, é lindo!!

      Caso você consiga encaixar no roteiro ou queira trocar algum da lista, tem as Termas de Puritama. Você não precisa fazer o trekking para chegar lá, da pra fazer só o passeio das termas. Legal deixar para o último dia.. aí você vai descansar e relaxar nas águas termais do deserto! Tudo de bom!!!

      Sobre as passagens aéreas…. a opção mais barata é comprar no site chileno da LAN: http://www.lan.cl

      No aeroporto não é muito barato não.. eu fiz isso na primeira viagem e me arrependi.

      Se precisar de qualquer outra coisa é só me dar um grito 😉

      Responder
  8. Rafael Leick

    Eu também queimei o pé entre as piscinas termais (quedê o chineloooo?).
    hahahaha
    Mas é um dos passeios mais tops do deserto mesmo. Curti! Pena termos deixado ele de fora em 2014, né? rs
    Abs

    Responder
    1. Robson Franzói

      Pois é Rafa, hoje é um passeio que eu não deixaria de fora… Colocar as termas só pra relaxar e recuperar as energias! rs

      Abraço!!! 🙂

      Responder
  9. Daniele

    Vou em março e Fechei ontem meus passeios com a Flávia por sua indicação…estou mega ansiosa e seu blog me ajudou com muitas informações, obrigada!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Opaa.. que bom Dani!!!! Espero que faça uma viagem incrível!!!! Depois, se lembrar de mim, volta aqui pra contar como foi 😉

      Responder
  10. Lily

    Excelentes dicas! Estou pensando em levar uma papete (sapatilha de neoprene) para esses tipos de passeio. O que você acha? Ou é exagero e bastaria um chinelo?
    Beijos,
    Lily
    Apaixonados por Viagens

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Lily… então… acho que um chinelo já está bom sim!! Mas se achar legal, pode levar essa papete também… heehehe Beijoo!!

      Qualquer outra dúvida pode me gritar aqui 😉

      Responder
  11. Tati

    Olá, estou montando meu roteiro com base nas suas dicas que são demais!!! Tenho certeza que serão dias inesquecíveis!!!
    Obrigada!!!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Tati!!! Ahhh que bom saber… tenho certeza que sua viagem será um sonho!!

      Acho que seria legal você entrar em contato com a FlaviaBia. Ela está oferecendo um serviço muito bom no Atacama. Mencione que você conhece o Robson, do blog Um Viajante, ela está com preços especiais para leitores. A FlaviaBia é uma agência que trabalha apenas com reservas, o que deixa a viagem bem mais organizada.O e-mail dela é: contato@flaviabiaexpediciones.com e ela também atende no whatsapp: +569 4251 7683

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Mah, tudo bom?? Sim!! Vale a pena sim!! Deixe para o seu último dia, assim você pode relaxar por lá… é uma delícia!!!! 😉

      Responder
  12. Bruna Nicoli Petry

    Boa tarde Robson, gostaria de saber se realmente é necessário contratar uma empresa pra nos levar nesses ponto turisticos do atacam, ou se podemos ir por conta propria mesmo?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Bruna, tudo bom? Então… acredito que é possível sim chegar nas termas por conta própria (com carro próprio, no caso). De bike ou a pé acho que não rola, é um pouco longe.

      Se desejar fazer a trilha que leva até as termas, aí eu recomendo uma agência para você ir com um guia.

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  13. Marina Barão

    Robson, tudo bem? Queria primeiro dizer que suas postagens sobre o Atacama são maravilhosas e me ajudaram demais! Queria sua opinião, sei que é algo muito pessoal, porém tenho pouquíssimos dias no Atacama. Tenho que escolher entre o Salar de Tara e as Termas de Puritama? Qual você escolheria? Obrigada!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Mari!! Tudo bem e você?? Aiiiii, que difícillll!!! Como escolher entre Termas e Tara????? Ai senhor amadoooo… calma, deixa eu pensar….
      …. ….. …. não é fácil… … .. ai ai ai… Bom, olha… eu acho que o Salar de Tara é mais impressionante… a paisagem é de outro planeta. Já as termas são algo para relaxar. Eu não fiz termas na primeira viagem, deixei de lado… e visitei Tara. Não me arrependi! Então vou te dar a mesma sugestão… acho que Tara é mais legal para a primeira viagem 😉

      Bom, se precisar de qualquer coisa é só me dar um grito aqui. Abraçooo!!

      Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Bia!!!! Tudo bom? Dá pra cair sim!! A água é quentinhaaaa.. super delícia!! Só pra sair que é mais friozinho, mas no sol até esquenta. Nada de só olhar, tem que entrar sim!! Bjooo 😀

      Responder
  14. Ebla Marcondes

    OLÁ,
    adoro seu blog, ele está me ajudando muito na montagem do roteiro para o chile. Parabéns pelo trabalho e os ótimos textos.
    Minha duvida é em relação aos passeios que eu realmente preciso de guia.
    Vamos nos aventurar em ir de carro de Santiago até Atacama, e pra aproveitar o carro pensamos em fazer o máximo de passeios de carro. Assim damos uma economizada e tbm ficamos livres pra fazer as paradas e ficar o tempo que quisermos em cada lugar.
    Queria sua dica e sugestão para passeio da pra fazer de carro e qual é indispensável fazer em uma agencia.
    Abraço
    Ebla Marcondes

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Ebla, tudo bom? Que demaissss… vai ser uma grande aventura hein!?!?

      Assim, eu não vou conseguir te dar dicas muito detalhadas nesse sentido pois nunca fui de carro por conta própria. O que eu vi por lá é que Lagunas Altiplânicas é um lugar mais fácil de visitar, agora Geysers e Salar de Tara, por exemplo, são bem mais complicados.

      As Termas eu acho que dá pra ir de carro sim…. O Lascar só indo com guia!

      O Salar de Atacama não é muito perto, mas acredito que dê pra ir de carro.

      Só é importante ter equipamentos de segurança no carro, telefone via satélite, GPS, oxigênio e tal…. pois é realmente um lugar diferente do que estamos acostumados.

      Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar de uma viagem e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *