Visitando o Templo de Debod, em Madrid

Localizado pertinho do centro de Madrid, o Templo de Debob é uma construção egípcia de mais de 2.200 anos. Doado para a Espanha pelo Estado Egípcio, o Templo de Debod está aberto para visitação desde 1972. A entrada é gratuita e com certeza é um programa que merece fazer parte do seu roteiro.

Eu já havia programado uma visita ao Templo de Debob na primeira vez que fui a Madrid – por falta de tempo acabei deixando a visita para outra oportunidade.

Nesta segunda viagem o templo foi uma prioridade… Como ele está localizado na área central de Madrid, bem pertinho da Plaza de España e do Palácio Real, não foi difícil dar uma passada por lá.

Templo de Debod, em Madri - Espanha

Se você, assim como eu, sonha em visitar o Egito, não dá pra deixar esse passeio de fora do seu roteiro – o Templo de Debob é o mais completo que pode ser visitado fora do Egito.

Um pouco da história do Templo de Debod

Construído a mais de 2200 anos a pedido do rei Kushita Adijalamani, o templo era dedicado ao culto dos deuses Amón, o pai do vento, e a Isis, a deusa da maternidade.

Sua localização original era no sul do Egito, na região da Baixa Nubia.

Por conta da construção de uma represa na década de 60, alguns templos do Egito poderiam simplesmente desaparecer sob a água.

A UNESCO então interviu e pediu a ajuda de diversos países do mundo para salvar estes templos. A Espanha foi um dos países que mais ajudou… E então recebeu de presente, em forma de agradecimento, o Templo de Debob.

Templo de Debod – Do Egito para a Espanha

Enviar uma encomenda de um país para o outro já é complicado, imagina um templo de mais de 2000 anos!?!

Claro que essa não foi uma tarefa fácil. O templo foi transportado pedra por pedra e foi remontado em Madrid como se fosse um quebra cabeça.

Templo de Debod, em Madri - Espanha

O maior desafio foi encaixar tudo, já que nem todos os lotes vieram numerados ou identificados.

A montagem do templo levou dois anos para ser concluída e o templo foi oficialmente inaugurado em 1972.

Templo de Debod, em Madri - Espanha

Imagino que se esse templo tivesse sido enviado para Brasil em 1960, provavelmente ele ainda estaria parado na alfândega para tributação… #BrincadeiraQueTemFundoDeVerdade

Visitando o Templo de Debod

Depois de visitar o Palácio Real de Madrid, uma boa sugestão é seguir para a Praça da Espanhaque é uma das praças mais bonitas da cidade.

O templo fica no comecinho do Parque del Oeste, uma grande área verde de Madrid.

Templo de Debod, em Madri - Espanha

Ao redor do templo foi construído um espelho d’água, simbolizando o Rio Nilo.

Mas não é só por fora que o templo pode ser visto, você pode visitar também o seu interior – e de graça, o que é melhor ainda.

Templo de Debod, em Madri - Espanha

Todas as salas do templo são abertas para visita e você poderá ver alguns objetos e conhecer mais a fundo a história desse monumento impressionante.

Templo de Debod, em Madri - Espanha

A visita não é demorada, em uma hora é possível visitar o interior do templo e sua área externa. Se você estiver com folga de tempo pode também passear pelo Parque del Oeste.

Quando o movimento de pessoas é grande, um guarda forma uma fila na entrada do templo – mas não precisa se preocupar pois a fila anda rápido.

Horário do Templo de Debod

A visita ao interior do templo tem um horário diferente da área externa, então se a sua vontade é entrar, veja os horários de visitação:

De terça a sexta

De 1 de abril a 30 de setembro
Das 10h às 14h e das 18h às 20h.

De 1 de outubro a 31 de março
Das 9h45 às 13h45 e das 16h15 às 18h15.

Sábados e domingos

Das 10h às 14h.

O tempo não abre nas segundas-feiras!

Também é fechado nos dias: 1 de janeiro, 6 de janeiro, 1 maio e 25 de dezembro.

Como chegar ao Templo de Debod

Como eu comentei, o templo está localizado no começo do Parque del Oeste, bem ao lado da Plaza de España.

A estação de metrô Plaza de España é a mais próxima do templo – você chega nela com a linha 3 e a linha 10.

Templo de Debod, em Madri - Espanha

A estação Principe Pio também fica próxima ao templo – você chega lá com os metros da linha 6 e também com a 10.

Dica especial

Pela fotos que eu já vi e comentários que li, ver o pôr do sol no Templo de Debod é um espetáculo!! Ver a área externa à noite também parece ser incrível.

Templo de Debod, em Madri - Espanha
Foto: Shutterstock

Eu não conseguir visitar o templo no final do dia, mas deixo aqui a minha sugestão pra você… certamente estará nos meus planos da próxima viagem a Madrid  😉

Lembrando que as melhores opções de hospedagem em Madrid você encontra no Booking! Aproveite o desconto especial pra leitores e faça o seu Seguro Viagem Europao seguro é obrigatório para entrar na Europa, mais informações aqui.

Se tiver dúvidas ou qualquer dica de Madrid, fique a vontade para postar aqui nos comentários. Grande abraço!!!

Melhor Seguro Viagem InternacionalBooking.com

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

16 Comentários

  1. Gilvanna

    Lindo demais!
    Quando fui a Madrid visitei só a área externa do templo pois estava fechado. Cheguei lá exatamente quando fecha de tarde hahahaha

    Massas já ficou como lugar garantido pra conhecer na próxima visita a Madrid 🙂

    Responder
    1. Robson Franzói

      Que legal que já foi lá Gil… pois é, acho que vale a pena entrar sim.. ainda mais que é de graça e rapidinho 😉

      Madrid sempre nos dando motivos para voltar 😀

      Responder
    1. Robson Franzói

      Fala Diego, tudo beleza?? Então, tenho algumas câmeras… Uma GoPRO Hero 3 Black, um Sony a77 e uma Sony RX100 III.

      Não sei se você chegou a ver minha categoria de fotografia aqui no blog, dá uma olhada, tem algumas dicas legais e eu falo sobre o meu equipamento:

      https://www.umviajante.com.br/fotoviagem/

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  2. Paulino

    Conheci o Templo de Debot em visita à Madri em 2013 e fiquei simplesmente apaixonado. Ver estas fotos me fez voltar no tempo. Estarei em Madri novamente em setembro deste ano e certamente visitarei este monumento. Abraço.

    Responder
    1. Robson Franzói

      É lindo né Paulino!?! Eu quero muito voltar e passar lá à noite.. ver ele iluminado… mais lindo ainda 🙂

      Boa viagem pra você e se precisar de qualquer coisa é só me dar um grito aqui. Abraçoo!!!!

      Responder
  3. Aline

    Minha cidade favorita do mundo! Esse lugar é magico. A sensação é outra, da uma paz interior, o cheiro da cidade e maravilhoso… Quando voltar va conhecer a serra de Madrid Robson , o Monastério del Escorial, também o Vale dos Caídos, o pequeno Pueblo de Guadarrama e seus campos floridos, sua igreja antiga, a torre … tem mas mil coisas!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Aline!!! Ahhhh Madrid é apaixonante mesmo né!?!? Amo muito!!!!

      Gostei das dicas também, muito obrigado por compartilhar… vou procurar agora sobre esses luares 🙂

      Obrigado pela mensagem!!! Bjossss

      Responder
  4. JOSÉ FRANCISCO BILODRE

    Em 1.994 fiz uma grande viagem pelo Oriente Médio. Egito, Jordânia, Israel, Palestina, Turquia e Grécia. No Egito conhecemos desde a cidade e porto de Alexandria, extremo norte e no Mediterrâneo até o extremo sul, em Abú Simbel. já fronteira com o Sudão. Com a criação do Lago Násser e a represa de Assuã, vários monumentos seriam engolidos pela água. Foi feito um apelo para as nações que fossem ajudar a salvar o Grande Templo e o Pequeno Templo. Dentre as poucas nações que se apresentaram, uma foi a Espanha. E como presente a Espanha recebeu do Egito o Templo de Debod. Informações que obtive dos guias ainda na região da Núbia no Alto Egito. Depois, fui conhecê-lo já instalado em Madri. Fenomenal!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Amigo José!! Que legal que compartilhou esses detalhes como outros viajantes aqui no blog… muito obrigado mesmo. Fiquei muito feliz com seu comentário.

      Espero sempre receber a visita de viajantes como você… é sempre bom essa troca de informações e histórias para enriquecer o conteúdo.

      Obrigado mesmo!! Seja sempre bem vindo aqui! Grande abraço!

      Responder
  5. Aline

    Apaixonante e pouco, sou suspeita a dizer nada já que morei anos lá, mas e um lugar que iria uma e outra vez , cada passeio por lá e um aprendizado… Qualquer coisa se quiser saber mas pode chamar no whats que te indico (69) 999279452

    Responder
  6. JOSÉ FRANCISCO BILODRE

    Amigos e amigas viajantes. Não posso precisar como esteja hoje para visitar e conhecer o Reino do Marrocos. Mas fui de São Paulo até Madri, no próprio Aeroporto de Barajas, no balcão da RENFE, comprei o bilhete para ir de trem até Algeciras. Viajamos a noite toda. Na estação de trem de Algeciras, comprei bilhete de navio de ida e volta (sai muito mais barato, e deixa a data de retorno em aberto), atravessamos o Mediterrâneo e saltei do navio já em Tanger. Rodei o Marrocos por oito dias. Tem hoteis para todos os bolsos e o melhor, descobri em cada cidade um escritório onde se contrata um guia turístico e que fale espanhol. Trabalham com tabela de preço e conheci fora Tanger, as chamadas Cidades Imperiais: Meknés, Fez (maravilhosa), a loucura de Marrakexe, a atual capital Rabat e a cidade principal do Marrocos, a famosa Casablanca. E como disse o poeta: Tudo valeu a pena! Boa Viagem p. todos!

    Responder
  7. Luis

    Oi Robson, boas dicas, obrigado! Fiquei em dúvida sobre o acesso ao templo. Esses horários é só pra quem quer entrar nele? Se for só pra tirar uma foto da área externa pode ser qualquer hora do dia, é aberto lá?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Fala Luis!! Isso, esse horario é só para o interior… na parte externa é aberto.. acredito que pode entrar em qualquer horário sim!!

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *