Minha Planilha de Viagem

Muita gente tem entrado em contato comigo pedindo a planilha que eu montei para minha viagem. Bom, finalmente aqui está ela!! Demorei um pouco para elaborar este post, mas acho ele vai ajudar muita gente que está planejando por conta própria um mochilão. Então vamos lá, vou fazer a explicação em cima da planilha que criei para o meu segundo Mochilão pela Europa. No final do post tem o link para download dessa planilha.

Planilha Mochilão pela Europa

Bom, essa planilha me ajudou muito a organizar minhas viagens. Nela eu monto meu roteiro, coloco lembretes, me organizo financeiramente e esquematizo tudo que preciso para realizar a viagem.

Mondial Seguro Viagem

Dentro do arquivo eu tenho planilhas separadas por temas. Sendo eles: Cronograma Geral da Viagem, Transporte, Hospedagem, Gastos Totais, Lembretes e também uma planilha individual para cada cidade que será base na viagem. Quando eu digo cidade base eu quero dizer as cidades que vou dormir, as demais cidades que vou visitar ficam dentro da planilha das suas respectivas cidades base. Agora vou mostrar como eu organizo cada uma dessas planilhas:

Cronograma Geral da Viagem

Cronograma Geral da Viagem - Mochilão Europa

Bom, essa é a planilha onde eu começo o meu roteiro de cidades. Com base em outros relatos, dicas e pesquisas, eu começo a distribuir nessa lista as cidades que pretendo visitar. Sempre com a ajuda do bom e velho mapa mundi (Google Maps). Eu já vou tentando deixar a ordem das cidades de uma maneira lógica. Com isso eu evito um vai e vem desnecessário e perda de tempo na viagem.

Essa tabela me ajuda a organizar as datas e ver a viagem de cima. Consigo ver facilmente que dia estarei em cada cidade, qual meu horário de chegada, o transporte que vou utilizar e mais alguma informação importante.

Transporte

Transporte - Mochilão Europa

Essa tabela da planilha é referente ao meu transporte entre as cidades. Com as cidades definidas, eu vou anotando aí qual será o meio transporte que vou utilizar. Quando é necessário, eu duplico esta tabela para calcular quanto vou gastar de diferentes maneiras. Uma se comprar todos os tickets a vulso, na outra quanto vou gastar usando um passe de trem, avião e ou o que for. O ideial é fazer várias comparações e ver qual vale mais a pena para você.

Hospedagem

Hospedagem - Mochilão Europa

Agora chegamos a tabela de Hospedagem. É uma tabela bem simples mas que me ajuda bastante a organizar esta etapa. Nela eu tenho todas as minhas cidades base, com data do check-in, check-out, numero de diárias, nome do hóstel, status (reservado ou não reservado), valor que já paguei para reserva, valor a pagar quando chegar no hostel e o valor total.

No final ela me apresenta automaticamente quanto eu já paguei, quanto teria que pagar e qual foi o meu gasto total com a viagem. Ahh, no caso de cidades com moedas diferentes, eu anotava o valor original ao lado e na tabela colocava o valor convertido em Euros.

E se precisa reservar um hotél ou albergue em qualquer lugar do mundo, encontre no booking mais de 1.000 sugestões de hotéis. No site você vai encontrar avaliações e notas de quem já se hospedou nos hotéis. O booking é 100% seguro, clique aqui faça sua reserva.

Gastos Totais da Viagem

Gastos da Viagem - Mochilão Europa

Bom, a próxima tabela é referente aos gastos totais da viagem. Ela é um pouco mais complexa e também muito pessoal para cada um. Veja aqui Quanto Custa um Mochilão na Europa.

Vale lembrar que existem algumas fórmulas aplicadas nessa tabela. Eu mesmo ia criando cada uma para me ajudar na organização.

Informações como o que já gastei com hospedagem e o que ainda tenho que pagar quando chegar na Europa já são puxadas automaticamente da planilha “Hospedagem“.

A minha informação central dessa tabela é o quadro “Gastos Totais“. Tudo que tem em volta é jogado para lá. Somente os quadrados da direita que tem outra função. Os quadros em amarelos são minha fontes de conversão. Ali eu coloco as moedas que vou usar e por quanto cada uma esta cotada.

Veja que o Seguro Viagem está dentro de Gastos Totais. Veja aqui tudo que você precisa saber sobre Seguro Viagem – lembrando que ao contratar o seu seguro com a Mondial, pelos links do blog, você ajuda a manter o blog ativo e não paga nada a mais por isso. O post fala sobre o Seguro Viagem para Europa, mas tem boas dicas para qualquer viagem! Aproveite e ganhe 15% de desconto!

Mondial Seguro Viagem

No quadro abaixo delas eu tenho a divisão do que comprei em moeda, o que creditei no cartão e quanto ainda falta para comprar. É apenas um box auxiliar.

Depois disso, finalmente, eu começo os roteiros individuais de cada cidade. Para explicação vou usar a planilha de Lisboa.

Roteiro das Cidades

Roteiro das Cidades - Mochilão Europa

Como vocês podem ver eu tenho um divisão por colunas, cada uma referente a um dia da viagem e por linhas, referente as horas do dia. Claro que tudo que tem aí é apenas uma estimativa, mas me ajuda muito na hora de planejar um roteiro e estimar quanto tempo vou precisar para cada coisa.

Essa é uma planilha que eu curto muito fazer e vou preenchendo ela no meu tempo. Gosto de ir pesquisando, alterando uma coisa aqui, outra ali. Até finalmente ir fechando a viagem.

Na parte de baixo dessa planilha eu tenho o quadro “Dicas de Transporte“. Nele eu faço anotações que servem de lembretes para quando eu chegar na cidade. São dicas curtas e bem necessárias.

Logo a baixo eu tenho as Rotas a pé. Ali eu coloco links para rotas do google que eventualmente eu crio para algumas cidades.

Ao lado eu coloco as principais informações sobre o hostel que vou ficar e também alguns links úteis que eu achar necessário.

Lembretes

Lembretes - Mochilão Europa

No fim, depois de todas as planilhas de cidades eu tenho a planilha de Lembretes. Qua nada mais é do que um bloco de anotações onde vou organizando coisas que tenho que fazer e não posso esquecer.

Ufaaa… Bom, de uma maneira “resumida”, essa é a planilha que eu uso para montar minhas viagens. Ela com certeza vai parecer muito complexa para alguns, simples para outros, desnecessária para outros tantos. Enfim, ela não é uma fórmula que deve ser seguida. Apenas estou compartilhando com vocês como eu faço para me organizar para uma grande viagem.

Agora é com vocês baixar e adaptar esta planilha para uma nova viagem. Qualquer dúvida estou aqui para trocar experiências. Aguardo os comentários de vocês!! Abraço!!

 

Clique aqui para baixar a planilha.

Clique aqui para baixar a planilha do mochilão 2012.

 

***Já quero lembrar que a planilha não está 100% preenchida, em algumas cidades eu acabei não colocando todas as informações. Algumas coisas mudaram e eu fui me organizando além da planilha. Mesmo assim acho que ela pode ajudar quem precisa.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Se você está precisando de ajuda para montar o seu roteiro de viagem, vou listar aqui outros posts no blog que podem te ajudar:

Primeiro Mochilão Europa – Roteiro de viagem
Nesse post tem um resumo bem legal do meu primeiro mochilão, vale a pena dar uma olhada!

Segundo Mochilão Europa – Roteiro de viagem
Esse foi um post que publique antes de realizar a viagem, mostrando os detalhes do que viria pela frente.

Viajar Barato – Dicas para fazer um mochilão gastando pouco
Um post com ótimas dicas para você fazer uma viagem irada e sem gastar muito.

Quanto Custa um Mochilão na Europa
Post perfeiro para quem quer ter uma ideia de quanto custa um mochilão na Europa.

Quanto Custa um Mochilão na América do Sul
Post com descritivo de gastos do Mochilão Chile e Bolívia 2014.

Onde ficar na Europa – Dicas de hospedagem
Confira aqui os lugares que já me hospedei. Para outras opções de hospedagem, consulte o Booking!

 

728x90-mondial-seguro

Meu Primeiro Mochilão

About The Author

Robson Franzói é um curitibano de 27 anos, formado em design e obcecado por descobrir coisas novas. Em 2012 decidiu correr atrás dos seus sonhos e no seu primeiro mochilão descobriu sua grande paixão: viajar! Amante também da fotografia, o garoto criou esse blog para compartilhar suas histórias, aventuras e clicks pelo mundo. Suas fotos já estão ficando conhecidas, aproveite e acompanhe o Instragram @blogumviajante

Related posts

130 Comments

  1. Tai

    olá ! muito obrigada por disponibilizar a planilha !
    eu baixei mas não consegui abrir com o excel ! nem com nenhum outro programa!
    E agora?

    thankssss ;*

    Reply
  2. Vivi Bettencourt

    Show de bola! Sua planilha vale ouro! Adoro planejar, a minha eh mais simples e acabo nao completando tudo no meio do caminho…mas ta valendo! Parabéns pela organização !

    Reply
  3. Robson

    [quote name="Tai"]olá ! muito obrigada por disponibilizar a planilha !
    eu baixei mas não consegui abrir com o excel ! nem com nenhum outro programa!
    E agora?

    thankssss ;*[/quote]

    Que estranho Tai… Você tem algum e-mail do Gmail? Se tiver pode enviar ela por e-mail e abrir via Google Docs.

    Espero que ajude!

    Amanhã vou testar em outros computadores.

    Reply
  4. Robson

    [quote name="JR CAIMI"]Caraca! Você marca tudo mesmo hehe… eu tenho a minha, mas é muito simplesinha, com informações mais básicas de passagens e reservas…[/quote]

    É JR, como a viagem foi longa e fui sozinho, marquei o máximo de informações pra não perder muito tempo quebrando a cabeça

    Reply
  5. Robson

    [quote name="Vivi Bettencourt"]Show de bola! Sua planilha vale ouro! Adoro planejar, a minha eh mais simples e acabo nao completando tudo no meio do caminho…mas ta valendo! Parabéns pela organização ![/quote]

    Valeu Vivi!! Espero que a planilha ajude outros viajantes também!

    Reply
  6. Edna Bianchi

    Bom dia, por favor, quero apenas uma informação sua, qual é o mês de ano para comprar passagem mais barata para ir para Londres? Obrigada por responder…

    Reply
  7. Robson

    [quote name="Edna Bianchi"]Bom dia, por favor, quero apenas uma informação sua, qual é o mês de ano para comprar passagem mais barata para ir para Londres? Obrigada por responder…[/quote]

    Oi Edna, então, na verdade não existe um mês exato com a passagem mais barata. Comprando com antecedência você pode conseguir pagar mais barato. O ideal é ficar de olho nas promoções e se você tiver datas flexíveis melhor ainda, pois promoções surgem do nada e para qualquer data.

    Ahh, viajar na baixa temporada também pode ajudar com preços menores…. Boa sorte!!

    Reply
  8. Rafael Leick

    Robson, bem legal esse post. E útil. Eu costumo ser bem organizado com tudo, mas fico com receio de essa planilha acabar engessando um pouco a viagem, sabe. Sei que tem um tempo livre incluso ali, mas pessoalmente, pra mim, acho que funciona melhor quando sei as principais coisas que quero fazer e vou montando um roteiro meio que no dia. A não ser que tenham coisas essenciais que quero ver.
    Voltei agora de uma viagem pela Europa também (publiquei no meu blog o primeiro post sobre uma experiência HelpX veja lá) e o mais legal da viagem foi ter planos mais abertos, mais genéricos, não tão “planilhados”. Mas pra algumas coisas, acho essencial fazer o que você fez, como o cálculo de gastos básicos, o que já pagou ou falta pagar. Parabéns pelo blog (adorei o layout) e por compartilhar isso com o pessoal aqui.
    Mandou bem!
    Rafa

    Reply
  9. Robson

    Falaa Rafa, mas aí que está o grande segredo… eu não sigo essa planilha ao pé da letra.. ela é apenas um “mapa auxiliar” de tudo que eu posso fazer na viagem.

    Em Lisboa, por exemplo, existe muito mais a fazer do que eu coloquei ai… mas eu faço essa lista com tudo que eu teria vontade de ver e que teoricamente vou ter tempo de ver. Vale lembrar que algumas atrações não abrem em determinado dia da semana, esse roteiro acaba me ajudando com isso também.

    As vezes eu acabo mudando completamente essa planilha e pago por isso…. Em Lisboa troquei coisas que ia fazer numa terça por uma segunda, mas sem consultar a planilha.. cheguei no lugar e esteva fechado…

    Outro ponto bom é que eu tento agrupar por dia as atrações mais próximas… isso me ajuda a ganhar tempo.

    Pra mim, mas isso é pessoal, eu acho que quanto mais você sabe sobre a cidade e planeja, mas liberdade você tem de mudar sua viagem… me sinto mais seguro em fazer o que quero… sei exatamente o que vou deixar de lado…. e normalmente acabo fazendo muito mais do que tem na planilha… pois você sabe, conhecemos pessoas pelo caminho e os planos vão mudando…

    Bom.. é isso ai… não vejo a hora de começar a me preparar para a próxima!!! o/

    Reply
  10. Rafael Leick

    [quote name="Robson"]Falaa Rafa, mas aí que está o grande segredo… eu não sigo essa planilha ao pé da letra.. ela é apenas um “mapa auxiliar” de tudo que eu posso fazer na viagem.

    Em Lisboa, por exemplo, existe muito mais a fazer do que eu coloquei ai… mas eu faço essa lista com tudo que eu teria vontade de ver e que teoricamente vou ter tempo de ver. Vale lembrar que algumas atrações não abrem em determinado dia da semana, esse roteiro acaba me ajudando com isso também.

    As vezes eu acabo mudando completamente essa planilha e pago por isso…. Em Lisboa troquei coisas que ia fazer numa terça por uma segunda, mas sem consultar a planilha.. cheguei no lugar e esteva fechado…

    Outro ponto bom é que eu tento agrupar por dia as atrações mais próximas… isso me ajuda a ganhar tempo.

    Pra mim, mas isso é pessoal, eu acho que quanto mais você sabe sobre a cidade e planeja, mas liberdade você tem de mudar sua viagem… me sinto mais seguro em fazer o que quero… sei exatamente o que vou deixar de lado…. e normalmente acabo fazendo muito mais do que tem na planilha… pois você sabe, conhecemos pessoas pelo caminho e os planos vão mudando…

    Bom.. é isso ai… não vejo a hora de começar a me preparar para a próxima!!! o/[/quote]

    Verdade! Aí sim ela é extremamente válida. =)
    Quando eu morei em Londres, minhas viagens funcionavam assim: eu comprava a passagem, sabia mais ou menos o que tinha de principal e chegando no aeroporto na cidade eu pedia um mapa turístico no balcão de informações, circulava à caneta o que queria ver e agrupava por dia o que era mais próximo. Mas rolou isso de algumas coisas estarem fechadas ou não dar tempo de fazer alguma coisa, como entrar na Notre-Dame em Paris, por exemplo.

    Mas essa última foi propositadamente sem tantos planos. Eu precisava dela assim e foi sensacional! =)

    Reply
  11. Robson

    [quote name="Rafael Leick"]

    Verdade! Aí sim ela é extremamente válida. =)
    Quando eu morei em Londres, minhas viagens funcionavam assim: eu comprava a passagem, sabia mais ou menos o que tinha de principal e chegando no aeroporto na cidade eu pedia um mapa turístico no balcão de informações, circulava à caneta o que queria ver e agrupava por dia o que era mais próximo. Mas rolou isso de algumas coisas estarem fechadas ou não dar tempo de fazer alguma coisa, como entrar na Notre-Dame em Paris, por exemplo.

    Mas essa última foi propositadamente sem tantos planos. Eu precisava dela assim e foi sensacional! =)[/quote]

    Hahaha.. taí um ponto que eu sempre erro.. acabo achando que minha pesquisa é suficiente e esqueço de pegar os mapas nas cidades…. aiii acabo me perdendo (descobrindo novos lugares para ficar mais bonito de dizer)…. Mas dependo do lugar é legal ir sem muito planos e descobrir a cidade…

    Reply
  12. Robson

    [quote name="Guilherme Tetamanti"]Ae Robson,

    Mandou bem. Tenho minha planilha tb, mas vou pegar a sua para ter ideias de como me planejar melhor.

    Abração[/quote]

    Daee Guilherme!! Pô, espero que ajude… eu to de olho no seu blog estudando qual será o destino da minha próxima trip!!

    Abraço!!!

    Reply
  13. Bruno Costa

    Robson, impressionante sua planilha de viagem! Meu planejamento é no máximo em três abas do excell! Vou baixar para tentar me organizar melhor na próxima. Parabéns pela organização e muito obrigado por disponibilizar a planilha! Abs!

    Reply
  14. Robson

    [quote name="Gleiber Oliveira Rod"]Cara, e eu que achava que era organizado… Tu me deixou no chinelo! Gostei de várias coisas que tu fez. Vou me “inspirar” (copiar!). Abração e parabéns pelo post.[/quote]

    Hahaha, valeu Gleiber, cada um se vira de uma maneira né… hahaha espero que a planilha te ajude!!

    Abraço!!!

    Reply
  15. Silvia

    Me apaixonei por essa planilha! Quero começar a planejar a próxima viagem só pra usar! hahaha
    Sério! Montei uma para a última, mas a sua… sensacional! Muitissimo obrigada por disponibilizar. Será útil por muitos anos!

    Reply
  16. Robson

    [quote name="Suelen"]Tb fiquei passada com o nível da planilha… muito profissional! Parabéns e obrigada por disponibilizar![/quote]

    Obrigado Suelen, espero que ela ajude!!
    Valeu por visitar o blog!!

    Reply
  17. Robson

    [quote name="Silvia"]Me apaixonei por essa planilha! Quero começar a planejar a próxima viagem só pra usar! hahaha
    Sério! Montei uma para a última, mas a sua… sensacional! Muitissimo obrigada por disponibilizar. Será útil por muitos anos! ;)[/quote]

    Obrigado Silvia, aproveite a planilha e ajuste tudo que precisar para montar sua viagem.

    Valeu por visitar o blog, abraço!!

    Reply
  18. l Maria Isabel da Fo

    Já viajei muito com mochila ,mas sem passes específicos e com planejamento de roteiro ,chegamos no destino de trem,escolhemos o hotel ou o albergue que queremos queremos,visitamos tudo as vezes tomamos um ônibus de linha para se perder pela cidade,,visitamos todos os pontos turísticos e outros não…almoçamos em restaurantes não tanto da moda mas típicos dos locais,e assim seguimos por 40 dias.Essa experiência foi muito gratificante para nos duas sozinhas
    E outras mais desde 1982, cada 2 anos…conheci o mundo…

    Reply
  19. Robson

    Muito legal Maria Isabel!! Isso é o mais importante, realizar uma viagem de uma maneira bem pessoal… fazendo da maneira que você se sente confortável. A planilha me ajuda a conhecer ainda mais os lugares que vou visitar.. montar uma planilha dessa do zero trás bastante experiência e já é uma viagem antes mesmo de embarcar. Também estou na busca de conhecer o mundo, mas ainda estou em uma parcela bem pequena de tudo que ele tem pra me oferecer…. mas tudo tem seu tempo…

    Reply
    1. renatovves

      tb irei fazer minha segunda viagem a europa em maio.

      [quote name="Karine"]Ameiii a planilha. Vou usa-la para planeja meu mochilão pela Europa em maio/2014. tks =)[/quote]

      Reply
  20. Iana da Silveira

    [quote name="Karine"]Ameiii a planilha. Vou usa-la para planeja meu mochilão pela Europa em maio/2014. tks =)[/quote]
    Também quero fazer um mochilão nesse período e estou procurando todas as dicas possíves, pois vai ser meu primeiro mochilão. Tks!

    Reply
  21. Rafael Gargano Varan

    Está me ajudando demais. Muito obrigado por compartilhar essa planilha! Muito bem feita, bem editada, profissional.

    Reply
  22. Daniel

    Valeu pela planilha, estou indo para o Marrocos em dezembro, ver o meu GALO CAMPEAO e vou utilizar esta planilha adaptando as minhas necessidades.
    abraços

    Reply
  23. Robson

    Que bom que a planilha está ajudando tanta gente, fico super feliz!! Continuem acompanhando o blog que vão entrar várias dicas novas! E sempre que puder comentem, é muito bom receber um retorno dos leitores

    Abraços!

    Reply
  24. Maitê

    Noooossa, que organizado!
    Eu separei um caderno pra anotar os detalhes da pré-viagem e dicas que recebi, mas nada comparado a essa planilha! hahahahah
    Vou pegar emprestada pra me ajudar a não esquecer nada. Muito show o seu blog!
    Tem me ajudado bastante a organizar a minha primeira viagem sozinha para fora.
    Continue o excelente trabalho!

    Reply
    1. Robson

      Fique a vontade para usar a planilha Maitê.. fico super feliz que o blog está te ajudando com a viagem!!

      Obrigado pelo comentário, continue acompanhando o blog!

      Reply
  25. Marina

    Robson,
    Muito obrigada por tudo! Planilhas, roteiros e dicas… tudo muito útil! Também pretendo visitar Portugal e Espanha durante as duas primeiras semanas da jornada… E aproveito aqui para pedir sugestões: você acha que o trem é realmente a melhor opção para esses lugares? Inverter a ordem Madri-Barcelona é viável? De Madri, a minha família voltará para o Brasil e eu seguirei para a Ásia. Na sua opinião, compensa separar as planilhas das viagens (Europa e Ásia)? Abraço.

    Reply
    1. Robson

      Oi Marina, o trem que vai de Lisboa para Madrid é um pouco lento. Você vai fazer a viagem durante a noite, por isso valeu a pena. Mas um vôo pode ser uma boa opção.

      Entre Madrid e Barcelona os trens são de alta velocidade. Você poderia ir de avião de Lisboa para Barcelona e depois de trem até Madrid. Nessa parte eu não vejo problema. Mas depende qual será o próximo destino.

      Eu deixaria tudo organizado na mesma planilha, no mesmo arquivo. Apenas separando por abas.. assim como fiz com as cidades aqui.

      Grande abraço!

      Reply
  26. Lara Martins

    Você poderia informar que sites são esses na planilha de “Transportes” e para que você usou eles? Entrei, fuxiquei e não entendi muito bem. Obrigada.

    Reply
    1. Robson

      Oi Lara, então… o primeiro site é o cp.pt, que é onde tem os valores das passagens de Portugal.

      O segundo é o site da Renfe, onde você pode comprar passagens dos trens que passam pela espanha.

      A Flywork é a única companhia aérea que faz a ligação Barcelona>Berna. Foi nesse site que comprei minha passagem.

      O SBB é uma companhia de trem. No site eu verifiquei os valores para tickets avulsos…

      Qualquer outra dúvida é só perguntar.

      Abraço e Feliz Natal!

      Reply
  27. Débora Batista

    Muito bacana a planilha, muito bem detalhada. =D Obrigada por disponibilizá-la.

    Me tira uma dúvida, vale a pena fazer o bate-volta lisboa-porto-lisboa?

    Obrigada,

    Reply
    1. Robson

      Oi Débora, que bom que gostou da planilha!

      Então, eu não me arrepende de ter feito o bate-volta Lisboa / Porto… consegui ver tudo que eu tinha planejado em Porto. Foi um dia legal….. fiz as coisas no meu tempo… Mas dormir em Porto pode ser uma opção se você tiver tempo pra isso.

      Reply
  28. Ruy

    Róbson, voce é um cara fantástico,pois, compartilhar desta forma estas informações valiosíssimas , merece tudo q a galera acima cita. Vou preparar para 2015, e farei adaptações, valeu muito mesmo !!!

    Reply
  29. Francielle

    Muito obrigado pelas dicas, ja salvei aqui o modelinho da planilha rs gostaria de saber se voce teve algum problema com dinheiro/cartão durante a viagem? ou foi tranquilo o cambio.

    Reply
    1. Robson

      Oi Fran… nunca tive nenhum problema…. tudo tranquilo. Mas se for levar cartão de crédito, lembre de ligar na operadora antes da viagem e avisar da viagem…. Já fui uma vez sem fazer isso e foi meio chato pra conseguir fazer isso fora do país…. A sorte é que consegui fazer pelo site do Itaú

      Reply
    1. Robson

      hahaha Valeuu Fabi….. é, tento ser o mais organizado possível mesmo….. gosto de ter tudo planejado, pra depois ter mais segurança ao mudar os planos…

      Reply
  30. Marisa

    Amei sua planilha, e o melhor são os roteiros que vou tentar aproveitar o máximo fazendo apenas algumas modificações, uma vez que em Lisboa e Roma você ficou quase o mesmo tempo que vou ficar. O melhor q vi q fez Porto Bate e Volta e pensei q não seria possível, vou tentar fazer a mesma coisa. Muitíssimo obrigado. É claro q os roteiros estou considerando as 2 planilhas.

    Reply
  31. Aureo

    Cara brother adorei a planilha era exatamente oq estava procurando, ha e ainda vou aproveitar o seu roteiro pq tem cidades q pretendo ir. Vlw.

    Reply
  32. BRUNO DEPENTOR

    ESTOU PLANEJANDO AS FÉRIAS COM A FAMÍLIA, E A SUA PLANILHA FOI A MELHOR QUE EU ENCONTREI NAS MINHAS PESQUISAS PELA WEB.
    PARABÉNS !!!

    Reply
    1. Robson

      Valeuuu Bruno!! Espero que você faça uma ótima viagem com sua família… Que bom que a planilha está ajudando.

      Ahh, se utilizar o booking para fazer suas reservas – se puder – faça através do link do blog. Sou afiliado ao booking e isso dá uma boa ajuda aqui…. e você não paga nada a mais por isso

      http://www.booking.com/?aid=375355

      Abraço e obrigado novamente!!!

      Reply
  33. elizeth

    Adorei seu blog!
    Por favor, vc poderia me mandar a planilha?
    Quais serão seus destinos para o próximo mochilão?

    Reply
  34. Luana

    Cara… muito, muito, mas muito obrigada! hahahahaha Sério, eu estou indo passar um ano em Coimbra, em Portugal, e claro, vou fazer um mochilão por lá, não sou uma pessoa muito organizada, e olha, teu blog tá me ajudando DEMAIS. Agora, estou organizando o meu Natal em Paris, vi que você ficou no Oops, estava entre esse e mais dois, que são mais baratos, mas o Oops me pareceu mais moderno. Acho que já achei meu hostel!

    Reply
  35. Piero

    Parabéns pelo Post…sou Engenheiro mas confesso que o projeto da viagem que farei pela Europa em 23 dias estava me tirando o sono…kkk
    Muito obrigado pela ajuda..
    Abraço

    Reply
  36. Berenice

    Encontrei-o ontem, enquanto pesquisava dicas para minha viagem. Também sou muito organizada e sei como é divertido “viajar” enquanto se planeja. Já viajei muito sozinha(nenhum mochilão, pena…).Suas planilhas são ótimas!! Continue nos repassando suas experiências, que nós vamos “copiando”. Pra onde vai ser a próxima?

    Reply
  37. Raiza

    Seu roteiro é animal, parabéns!
    Só tenho uma dúvida, quando você foi ao jogo no Camp Nou em Barcelona você comprou daqui do Brasil pelo website ou comprou lá na porta?
    Tenho acompanhado os sites que vendem e vejo que jogos pra daqui a 6 meses, já estão metade vendidos, me dá desespero.

    O que eu faço? minha viagem é em Maio de 2015.

    Reply
    1. Robson

      Oi Raiza, que bom que gostou

      Então, na verdade eu não assisti um jogo, fiz apenas o tour pelo estádio… não teve jogo nos dias que eu estava lá. O tour pode ser comprado direto no estádio.

      Sobre os jogos estarem quase esgotados, é normal… isso acontece pois existem muitos sócios do Barcelona. Os ingressos são disponíveis para os sócios, em primeiro lugar. Mas muuuitos não vão aos jogos, então eles utilizam um sistema para liberar o ingresso. Isso vai acontecendo em datas mais próximas aos jogos, quando a pessoa já sabe se vai ou não ao jogo.

      Mas vale a pena ficar acompanhando as datas, tanto do Campeonato da Espanha quanto da Champions League.

      Qualquer dúvida é só gritar!!

      Reply
  38. Shirley

    Olá,
    Apenas para agradecer sua disposição e gentileza em disponibilizar a planilha.
    Era o que eu estava procurando, embora não vá fazer mochilão, apenas uma viagem pela Escócia.

    Reply
  39. Mauricio

    Robson, muito obrigado pela planilha. Ela é realmente a melhor que já vi. Muito bem organizada e fácil de entender. Já me ajudou em muitas viagens que fiz pela Ásia. Muito obrigado mesmo.
    Estou planejando minha viagem pela Europa e cá aqui estou de novo em seu blog. Sempre que me perguntam dessa planilha eu passo o link do seu blog. Muito obrigado.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Paula, hoje o lancei uma nova versão do blog e os links ainda estavam desatualizados. Agora já está tudo certo, pode fazer o download.

      Qualquer coisa é só gritar!!

      Reply
  40. Pedro Carvalho

    Cara, essa planilha está ajudando muito na hora de calcular todos os gastos. Parabéns. Gostaria de saber se você tem um email aonde eu consiga te mandar algumas duvidas que eu tenho, porque não estou conseguindo fechar a logística do meu roteiro.
    Abraços

    Reply
  41. Veruska

    Robson, acabei de conhecer o teu blog e amei!!! Amo viajar e pesquisar blogs de viagem, e o seu é ótimo, cheio de dicas muito legais. Adorei seus roteiros e essas suas planilhas, NOSSA, já baixei tudo!
    Já virei fã! Parabéns!!

    Reply
  42. Rebeca Ariza

    Olá Robson!
    Estou indo pra Israel, porém pararei em Zurique, e querendo muito descer pra Lucerna, já que iremos perder muito tempo indo e voltando do Monte Titlis, infelizmente. Enfim… tudo que estou achando, estou pondo no papel rs
    Achei magnifico teu blog…. teus idéias, sugestões, principalmente pra quem é iniciante de viagens overseas hehe. Parabens! E Obrigada pelas dicas!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Rebeca… muito obrigado pela mensagem!! Fico super feliz em saber!!!

      Ahh, deixa eu aproveitar e te dar uma dica, já que você está com viagem marcada… sobre o Seguro Viagem. Eu tenho uma parceria com a Mondial e você recebe 15% de desconto na contratação do seu seguro. Lembre de entrar no site da Mondial através dos links do blog, e acesse esse post para pegar o código de desconto: http://www.umviajante.com.br/guia-viajante/176-seguro-viagem-europa/

      Qualquer dúvida é só perguntar

      Reply
  43. Andrea

    Muito obrigada por disponibilizar a planilha, era exatamente assim que eu tinha em mente mas não consegui desenvolver!!!

    Reply
  44. Raquel

    Oi Robson, tudo bom? Então, tô com tudo planejado pra minha eurotrip agora em janeiro e já tinha me organizado para comprar o global pass de 22 dias do Eurail. Mas várias pessoas me disseram que não valeria a pena e que é super cheio de exceções e de complicações que acabam estressando a viagem. Além disso, eu havia feito uma cotação de 387 euros, pra visitar 13 cidades. Queria saber se você acha que vale a pena e se você poderia me explicar melhor como funciona o passe na prática. Obrigada

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Raquel… então, vamos lá.. O Global Pass é o passe mais flexível. Engloba todos os países que aceitam o passe. Pelo que entendi o seu passe é o de 22 dias, então ele é um passe continuo. Você vai ativar o passe na primeira vez que for utiliza-lo, na estação de trem mesmo. A partir daí você tem 22 dias para pegar quantos trens você quiser. Isso é muito bom pois te da uma liberdade e uma segurança muito boa.

      Fique atenta que alguns trens exigem reserva obrigatória, mas isso para os trens noturnos ou trechos muito procurados. No site da Eurail você consegue pesquisar cada trecho e ele informa se é ou não obrigatória a reserva.

      Eu já fiz vários cálculos e vi que o valor do passe acaba ficando meio que equivalente aos tickets individuais, mas pela praticidade eu acho que vale a pena. Pra mim sempre valeu a pena, mas nunca utilizei o Global Pass, pra mim sempre serviu o Select Pass.

      Bom, acho que é isso… qualquer dúvida é só perguntar

      Reply
  45. Fernanda

    Robson, resolvi fazer o mochilão sozinha no próximo ano, e estou totalmente perdida.
    Seus posts estão sendo de grande ajuda, me identifiquei bastante com seu estilo organizado e programado!
    Suas planilhas são fantásticas!

    Vou continuar navegando, parabéns pelo excelente trabalho!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Muuuito obrigado Fer!!! Isso aê… faça um bom planejamento e sua viagem vai ser incrível…. se tiver dúvidas é só postar aqui!

      Reply
  46. Pablo

    Boa noite. Estou indo com alguns amigos para a Europa e ainda não temos um roteiro. Vamos ficar 20 dias. Queremos ir para os lugares mais badalados e que tenha uma vida noturna bem agitada. Quais países vc sugere?

    Reply
  47. Lorenna

    Comment…Olá Robson, boa tarde!!! Primeiramente quero te agradecer, pois a sua planilha é fora do normal, muito obrigada por disponibilizar. Gostaria de fazer uma pergunta, verifiquei que na sua planilha não consta dicas de transporte em Londres. Qual seria o mas apropiado??? Adorei as dicas de Paris e acho que não terei problema algum com as mesmas, mas em Londres fiquei na dúvida! Muito obrigada pelas ajudas!!!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Lorena… em Londres eu foi o Oyster… o cartão de transporte deles. Recarreguei ele com um valor para usar tanto no metrô quanto em ônibus, apenas para as áreas centrais da cidade. Você vai usar até que bastante o metrô por lá, mas vai ver que é bem fácil. Eu me perdi pra fazer o Oyster e acabei colocando a carga errada, aí uma mulher da estação me ajudou – amo os ingleses

      Reply
  48. MAURICIO

    Robson td bem?
    estou indo em março para uyuni por SPA, e andei lendo sobre a CORDILLERATRAVELLER, coei a viagem pela yulli e por sinal a Flavia me ajudou muito, valew a dica, indo pela yulli que tem parceiro na bolivia que é aILARI, se for com ela tenho um gasto a mais de US 36 o que vc acha ja que economia no final faz diferença?

    Reply
  49. Eliezer

    Excelente o teu plano de viagem. Me ajudou a esclarecer e a definir muita coisa, mas fiquei com uma dúvida como é o conforto das cabines do trem na viagem de Lisboa à Madri? Uma noite mal dormida não atrapalha a programação do dia seguinte?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Fala Eliezer, tudo bom? Então… não é a cabine maaaaais confortável do mundo, mas também não é assim tão ruim. Eu tomo um dramim e vou dormindo a viagem inteira, acabo aproveitando o dia seguinte numa boa. Se você for pensar no estresse que é um aeroporto: check-in, despachar bagagem, esperar bagagem na esteira… Enfim, vai te cansar também e você vai acabar perdendo mais tempo ainda. Então por isso eu gosto de viagem no trem noturno.

      Espero ter ajudado, grande abraço!

      Reply
  50. Samy

    Robson, Parabéns pelo Blog…. esta sendo de grande valia para o meu mochilão pela Europa, a planilha então…. sem comentários caiu como uma luva!!!

    Reply
  51. Goya

    Muito bom Robson, já baixei as duas planilhas… quero muuuuito ir mochilar, com elas vou me inteirar dos valores, gastos, enfim.
    Muito Obrigada!
    Thais

    Reply
  52. Silvana Fernandes

    Olá Robson
    Fiquei encantada com os seus comentários sobre as viagens que fez. Penso que vc poderia responder algumas dúvidas minhas. Irei para Europa dia 4 de julho e visitarei os seguintes países: França, Inglaterra, Bélgica, Holanda, Suíça, Itália e Espanha. Farei um circuito de 20 dia com excursão. Estou em dúvida de que valor levar em espécie ou cartão travel? Quanto gastaria por dia? Em Londres vão aceitar Euro? Sabendo que ficarei em Londres somente 3 dias.
    Agradeço as sua informações desde já
    Um abraço
    Silvana

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Sil, tudo bom? Fico feliz que gostou do blog!! É muito bom saber disso!! Então, sobre como levar dinheiro hoje em dia está bem difícil decidir…. em espécie é o mais vantajoso, o travel card está no mesmo nível do cartão de crédito, a única vantagem é travar a cotação para o dia da sua compra (já a vantagem do cartão de crédito é que você pode pontuar).

      Eu levaria uma parte dos euros em espécie e todas as libras em espécie. Como você vai ficar só 3 dias em Londres, e a libra é o que está mais caro hoje, eu levaria ela toda em espécie. Em Londres eles não costumam pegar euro, você precisa de libras mesmo.

      Sobre quanto gastar é um pouco complicado de dizer… eu levei, fora o dinheiro da hospedagem, cerca de 60 euros por dia. Deu pra fazer até umas comprinhas…. Libras foram umas 50 por dia… Mas isso varia muito do perfil de cada viajante…

      Espero ter ajudado… qualquer coisa estou por aqui, abraços!! Robson..

      Reply
  53. Silvana Fernandes

    Legal Robson, você me ajudou muito. Obrigada pelas informações, agora deu uma clareada no que devo fazer.
    Um grande abraço para você

    Reply
  54. Isaac Mousinho

    Parabéns pelo seu trabalho. Suas planilhas estão ajudando sobremaneira. Tem muito blog bom na net, porém, o seu tem um layout muito legal e os relatos são super detalhados.
    Para dar uma força ao blog, estou fazendo as últimas reservas dos hostels pelo teu link do Bookin.com. Se o valor do seguro da Mondial estiver bom, usarei teu link também.
    Ahh.. já dei um Ctrl+D aqui no navegador.
    Até mais.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Opaaa… Muuuuuuuito obrigado Isaac!! Mensagens como a sua me dão uma boa força para continuar com o blog, muito obrigado mesmo. Fazendo suas reservas e utilizando os parceiros do blog você ajuda muito para o blog continuar ativo. Valeu mesmo!!

      Grande abraço!!

      Reply
  55. Luciana Zacharias

    Olá Robson, encontrei seu blog por um acaso e foi uma surpresa boa. Vi que parece comigo, pelo menos no quesito planejamento, pois também viajo só e não ter algumas certezas de como, onde quando me dão aflição e pânico. Adoro também me planejar e pesquisar sobre cada cidade, cada lugar… Enfim, estou começando a planejar uma viagem bem grande pra conhecer o mundo mesmo, andar uns 6 ou 8 meses ou até um ano, dependendo de como for o andamento da viagem e o meu sentimento em ficar um ano viajando e os custos. No entanto, ainda estou meio perdida com a questão de custos e por onde começar de fato. Cheguei a um número de 22 mil dólares em uma volta ao mundo em 365 dias. Mas… Estou cheia de dúvidas ainda e além de percurso, como montar uma mala para uma viagem dessas e os vistos… Enfim, são muitas coisas que devem ser pensadas antes. E daí minha pergunta, sabe de outros blogs para me sugerir de viajantes pelo mundo? Encontrei alguns, mas antigos… Gostaria de ver outros mais atuais e com mais dicas úteis de fato, como esse seu com a planilha de gastos. Muito boa mesmo!! Abraços…

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Lu, tudo bom?? Que maneiro que chegou aqui e que tem esse perfil parecido com o meu, e principalmente tem esse desejo de viajar. Eu tenho uma amiga, a Carol, ela tem um blog também e voltou recentemente de uma viagem de volta ao mundo em 1 ano… tem várias ficas no blog dela: http://www.mochilaotrips.com Dá uma olhada por lá, tem várias dicas!!

      Reply
      1. Luciana Zacharias

        Muito obrigada!!! Vou ler o blog e ver se me ajuda na organização e planejamento da minha “aventura”!! Huahua… Abraços…

        Reply
    1. Robson Franzói

      Pra dar que de linha você quer dizer? Acho que é shift+alt ou control e enter… Estou sempre computador agora e não lembro de cabeça….

      Reply
  56. Demetrius

    Olá Robson, sua planilha é sensacional, tem tudo que precisa para uma viagem!

    Pretendo ir pra Londres e gostaria de seguir o mesmo roteiro que você seguiu.

    Já li o seu roteiro no blog, porém gostaria de saber se você possui uma planilha com tudo o que você visitou de Londres, da mesma forma que está na planilha que você disponibilizou pra download.

    Vou seguir quase exatamente a sua planilha quando for pra Portugal, muito bom!

    Estou acompanhando seu blog no instagram e ja me deu vontade de ir para Ásia.

    Obrigado.

    Reply
  57. BRUNO

    Parabens Robson pela planilha. Nas minhas viagens eu já a utilizo.

    Gostaria de saber se posso divulgá-la em meu site, já que o autor da planilha é você. A idéia é fazer a mesma coisa no seu site, colocar um link para baixá-lo.

    No texto que eu for escrever sobre planejamento de viagem, mencionarei créditos da planilha à você.

    Tem algum problema?

    Obrigado.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Bruno… você vai colocar a sua versão da planilha, com seus dados? Colocando o link aqui para o post não tem problema não…. Grande abraço!!

      Reply
  58. Josy

    Muito legal seu post. Estou justamente organizando uma viagem, para daqui a uma semana e procurando ideias de planilhas para que possa aprimorar de acordo com as minhas necessidades, e você me ajudou demais Robson. Sei que está meio em cima da hora, uma viagem de 20 dias para Portugal e só temos comprado as passagens. Estou pesquisando um pouco do pais e das regiões para decidir o roteiro.
    Valeu!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Ta bem em cima mesmo Josy… vai ser uma baita aventura, mas garanto que você vai amar Portugal. Tente aproveitar tudo que eu falei aqui no blog… se tiver alguma dúvida é só me dar um grito

      Reply
  59. Claudio Miranda

    Oi, vou ficar algumas semanas na Europa e estava preenchendo uma planilha minha, achei teu sei com as dicas e vi que sua planilha está bem mais organizada do que a minha
    Vou usá-la para organizar os roteiros, muito obrigado pelas dicas.

    Reply
  60. Leonardo Thürler

    Parabéns pela página. Sua organização é incrível. Adorei a planilha. Obrigado pela colaboração e por dividir conosco suas experiências. Estou a completar 50 anos e começarei a botar o pé na estrada. Minha primeira viagem como mochileiro será agora em agosto. Valeu mesmo. Sucesso e Prosperidade Sempre!!!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Leo, que legal que chegou aqui no blog e muito obrigado por deixar uma mensagem tão bacana!! Você vai ver que colocar o pé na estrada vai mudar sua vida… o mundo tem muita coisa bacana para ser explorar… espero que continue acompanhando minhas aventuras aqui na blog!! Um grande abraço e boas viagens!!!

      Reply
      1. Leonardo THürler

        Valeu Robson!!

        Continuarei acompanhando sim e contando minhas aventuras e experiências também.

        Abraços.

        Reply
  61. Caio Couto

    Sensacional a Planilha, Parabéns.

    Você teria esta planilha com os pontos Turisticos na Asia (Tailandia, Camboja, Laos, Vietna)?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Fala Caio… eu vou prepara a planilha para postar no blog, ainda não tenho essa bem organizada… mas vai rolar sim!!

      Reply
  62. Caio Couto

    Muito legal e muito inspiradora essa trip.

    Sua planilha irá ajudar muito no planejamento da trip para o Sul da Ásia.

    Irei aguardar então.

    Abraço

    Reply
    1. Robson Franzói

      Fala Michel, tudo bom? Estranho, acabei de testar e os dois estão funcionando…. pode tentar de novo?

      Qualquer coisa me dá um grito aqui… abraços!!

      Reply
  63. Carolina

    Robson, amando sua organização! Hahahhaa… Sou eu, de novo, usando e abusando das suas dicas!
    Obrigada pelo lindo trabalho!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Hhahaah.. Oi Carol!!! Fica a vontade, aqui você pode se sentir em casa…. Qualquer dúvida é só me dar um grito

      Reply
  64. jordan

    Muito massa e útil cara tua planilha. Estou indo para o Uruguai e estava todo perdido pra criar uma planilha de controle aqui .hahahha

    vlw

    Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *