Sudeste Asiático – Entenda as monções e veja quando elas acontecem

Minhas pesquisas para a próxima viagem estão a todo vapor. Se você ainda não está por dentro deixa eu te contar: vou passar 33 dias viajando pelo Sudeste Asiático – uma trip que tem tudo para ser irada e que vai incluir Tailândia, Camboja, Vietnam e de brinde, graças ao stopover da Emirates, vou passar pelos Emirados Árabes Unidos.

Se você quiser ficar por dentro de como vai ser essa trip, veja aqui como ficou o meu roteiro pelo Sudeste Asiático.

Como eu comentei lá, eu pretendo fazer alguns posts de pré-viagem, com informações úteis que eu descobrir nas minhas pesquisas e que achar bacana compartilhar – antes mesmo de embarcar.

Pois bem, uma das primeiras coisas que eu pesquisei foi sobre a melhor época para viajar para o Sudeste Asiático e nisso eu descobri as monçõesjá ouviu falar nelas?

Como eu viajei mais para a Europa, e para lá nós podemos ir o ano inteiro, confesso que no começo eu estava totalmente por fora desse assunto.

Busquei mais informações e descobri que as monções interferem e muito na hora de definir quando viajar para o Sudeste Asiático.

Tá, mas o que são as monções?

Pois bem, as monções são ventos sazonais que mudam de direção de acordo com as estações do ano. Em uma época levam ar úmido do oceano para o continente e em outra o ar seco da terra para o mar.

As monções asiáticas são as mais intensas do planetapodendo ser mais tranquilas em alguns países e mais agressivas em outros. Mas quando digo que são mais agressivas, é que é realmente tenso ir pra lá… não estou falando de templo nublado e chuvinha não! Estou falando de tempestades, alagamentos, tufões e tudo que você pode imaginar desse gênero.

Hyderabad, na Índia
Hyderabad, na Índia – Foto Mahesh Kumar A./AP

Para ajudar quem está começando a programar uma viagem para a Ásia, vou organizar aqui uma lista com as informações básicas sobre as moções em cada país:

Tailândia

Monções: Como a Tailândia é banhada por dois mares diferentes, a monções também são dividias em duas. De um lado, na costa oeste – onde fica Phuket e Koh Phi Phi –  as monções vão de abril a outubro. Já do outro lado, na costa leste – onde fica Ko Samui e Ko Tao – as monções vão de setembro a dezembro.

Intensidade: Na Tailândia as moções são consideradas de medianas a baixa – o que significa que você vai enfrentar alguma chuva e um tempo mais nublado do que o normal.

Melhor época para ir: A melhor temporada para visitar a Tailândia é de dezembro a março ou até de novembro a abril. Conheci pessoas que foram em maio e conseguiram aproveitar tudo numa boa.

Camboja

Moções: De maio a outubro.

Intensidade: Apensar de também ser afetado pelas monções, o Camboja não é um lugar que gera muita preocupação. Lá elas são fracas, então no máximo você vai pegar uma chuvas de vez em quando.

Melhor época para ir: De novembro a abril.

Vietnam

Monções: O Vietnam tem um clima bem chatinho. No geral as monções no país rolam de maio a outubro e a temporada de furacões vai de julho a novembro.

Intensidade: Aqui o assunto fica bem mais sério. Você deve evitar o máximo possível uma viagem para o Vietnam na época das moções ou da temporada de furacões. Lá rola altas tempestades, ventanias, alagamentos, tufões e coisas do gênero.

Melhor época para ir: Fazendo uma média geral, a melhor época para visitar o Vietnam é entre abril e maio.

Laos

Monções: De maio a novembro.

Intensidade: O Laos é outro país onde a intensidade das monções não é forte. Porém em agosto, o mês de maior intensidade, a atenção deve ser redobrada. Algumas estradas chegam a fechar no país, então fique esperto.

Melhor época para ir: Meses mais tranquilos para visitar o país são de dezembro a abril.

Índia

Monções: De julho a setembro.

Intensidade: Na Índia as monções tem uma intensidade forte. Além do ar ficar pesado e fazer muito calor, a umidade é muito alta e as chuvas torrenciais podem provocar alagamentos.

Melhor época para ir: De outubro a fevereiro você vai pegar temperaturas mais agradáveis. De março a maio o calor é bem intenso.

Nepal

Monções: De julho a setembro.

Intensidade: O Nepal também recebe monções de forte intensidade. É comum ocorrer alagamentos em algumas cidades. Quem pretende fazer trekking na região também deve evitar essa época.

Melhor época para ir: O ideal é de outubro a maio, sendo outubro o mais mais indicado para fazer trekking – a temperatura é mais agradável e quase não há névoa.

Indonésia

Monções: de outubro a março.

Intensidade: A Indonésia é pouco afetada pelas monções. Você pode visitar o país em praticamente todos os meses do ano.

Melhor época para ir: De abril a setembro – estação seca – o país é ótimo surfistas e para quem quer curtir Bali. Já agosto é o mês mais caro e mais cheio.

Sri Lanka

Monções: O país também tem duas épocas para monções. De maio a agosto no sudoeste e de outubro a janeiro no nordeste.

Intensidade: As monções por lá são moderadas e você até pode encarar – vai pegar uns dias de chuva, mas nada muito fora do normal.

Melhor época para ir: Para o sudoeste é ideal ir de dezembro a março; para o nordeste é melhor de maio a setembro.

Filipinas

Monções: De maio a outubro.

Intensidade: As Filipinas também precisam de bastante atenção – lá a intensidade é alta e também existe a temporada de tufões, que vai de junho ao início de dezembro. As recomendações são para não visitar as Filipinas nesses períodos.

Melhor época para ir: de uma maneira geral o ideal é visitar o país de janeiro a abril.

Malásia

Monções: Outro país com duas situações de monções. A costa leste é afetada de novembro a março e a costa oeste de maio a outubro.

Intensidade: Na Malásia, além de dois períodos diferentes de monções, as intensidades também mudam. Na costa leste as monções são mais intensas – e até o suporte aos viajantes é limitado – então é melhor evitar. Já na costa oeste os efeitos das monções são mais baixos, nada além de pancadas de chuvas no final do dia.

China

Monções: de abril a setembro – porém apenas a região sul da China é afetada.

Intensidade: as monções trazem temperaturas bem altas e muito umidade ao sul da China, com isso chuvas bem fortes. É aconselhável evitar o país nesse período.

* * * * *

Bom, é isso… eu organizei essa lista, incluindo até os países que eu não vou conhecer, para ajudar quem está buscando informações sobre as monções.

Vale a pena ler com calma sobre os países que você pretende visitar e não marcar bobeira!! Já conversei com pessoas que me garantiram que viajar na época das moções asiáticas pode trazer muitos perrengues, além de melar muita coisa em sua viagem.

Se você tiver alguma dúvida sobre viagens para o Sudeste Asiático, fique a vontade para deixar um recado aqui no post e vamos trocar uma idea.

Quero aproveitar e lembrar que somos parceiros da Mondial, e fazer o Seguro Viagem para uma viagem como essa é extremamente importante. Os leitores do blog tem 15% de desconto na contratação! Lembre-se de acessar o site da Mondial através dos nossos links e pegue aqui o seu cupom de desconto.

Referência | Os posts que me ajudaram na elaboração deste artigo:
Guia Quatro Rodas • Revista Mundo Estranho • Info Escola • Blog 360 Meridianos

About The Author

Robson Franzói é um curitibano de 27 anos, formado em design e obcecado por descobrir coisas novas. Em 2012 decidiu correr atrás dos seus sonhos e no seu primeiro mochilão descobriu sua grande paixão: viajar! Amante também da fotografia, o garoto criou esse blog para compartilhar suas histórias, aventuras e clicks pelo mundo. Suas fotos já estão ficando conhecidas, aproveite e acompanhe o Instragram @blogumviajante

Related posts

25 Comments

  1. claudia

    Olá, adorei seu blog! Uma dúvida, como q vc organizou o stopover? Vc conseguiu adiar o vôo da conexão com custo zero? Tentei pela turkish airlines e elea cobram como se fosse alteração de passagem ):

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Claudia.. tudo bom? Eu consegui com a Emirates…. fiz a compra por telefone e eles conseguiram incluir pra mim Qualquer dúvida é só dar um grito

      Reply
  2. Calebe

    Parabens pelo Blog! Fotos incriveis e dicas super bem escritas. Estou planejando uma viagem pelo sudeste asiatico e vou usar todas elas! Se precisar de mais algo eu dou um grito!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Opaaa…. Muito obrigado pela mensagem Calebe!! Continue acompanhando o blog que ainda tem muita história pela frente…

      Qualquer dúvida é só dar um grito!!

      Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Gabi, tudo bom? Que legal que chegou aqui e curtiu o blog… ficou muito feliz em saber!!!

      Eu fui em abril de 2015

      Se tiver qualquer outra dúvida é só dar um grito aqui

      Reply
  3. Eliani Brito

    Oi Robson, como vai?
    Adorei seu blog.
    Eu e minha família, estamos planejando uma viagem para a índia, Nepal e Butão em julho.
    Não temos outro período para estarmos todos os quatro juntos.
    Vou arriscar muito?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Eliani, tudo bom e você?? Pois é.. complicado dizer assim né… o que recomendam é não ir para o Nepal em julho, pois o efeito das monções por lá é mais intenso. Não tenho muito como te dizer pra ir e arriscar ou então pra não ir….. mas será que não tem alguma outra opção de destino sem essa barreira? O que acha?

      Reply
  4. Franco A. Bereta Jr.

    Nossa… Estou montando um roteiro de volta ao mundo e estava com essas dúvidas. Esse resumo me ajudou muito!! Obrigado! Quais as câmeras que você utiliza nas suas viagens?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Franco, tudo bom? Que legal que chegou aqui… Então, hoje eu uso uma Sony A77, um Sony RX100 M3, um GoPRO Black 3 e mais a câmera do iPhone em alguns casos…. e levo também um conjunto de lentes para a Sony a77… ou seja, muuuuuita coisa.. hehe

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito

      Reply
      1. Franco A. Bereta Jr.

        Opa! Também sou “fanboy” da Sony hahahaha Parabéns pelas fotos!! Fico feliz em ver que você conseguiu resultados tão perfeitos com elas. Estou vendendo minha a6000 com as lentes e vou comprar uma RX1r II para não precisar carregar lentes, mas ter um resultado profissional em um corpo muito compacto. Para paisagens mais “amplas” vou fazer panorâmicas com ajuda do Lightroom/Ps. Pretendo usar pra tudo na viagem, junto com um handheld gimbal para estabilizar vídeos em movimento. Você acha que tem chances de eu vou passar muito perrengue com o peso?? Ela tem um pouco mais de 50% o peso da sua RX100 que é leve, mas no caso dos vídeos eu usaria com o gimbal que pesa 780g. Teve muitas situações com ALTO risco da câmera cair ou molhar? Você poderia citar alguns lugares em que você só se viu nas condições de usar a GoPro? Não gosto de action cameras e não queria ter mais um dispositivo para carregar…

        Reply
        1. Robson Franzói

          Fala Franco.. ahahah simmm sou fã da Sony mesmo!! Então, eu curto muito a RX100 M3… apesar de ter desejado muito a M4 com a função de slowmotion dela, mas agora nem pensar em trocar… hahaha

          Cara, ela é uma ótima compacta… entre a II e III eu acho que a diferença de peso não vai ser problema pra você. O gimbal é uma ferramenta legal… eu sou louco pra ter um…. não sei o quanto você vai usá-lo… Na hora acaba rolando uma preguiça de usar algumas coisas.

          Eu levei um dome para a GoPRO e só tentei usar um dia… acabou só fazendo volume na mala….

          Sobre riscos de cair… cara… sempre tem. Praia é um lugar super chato para levar câmeras né…. É areia, é maresia… complicado. Teve um dia em que fui entrar no long-tail e a minha mochila acabou escorregando… a câmera grande não estava nela, mas a RX100 estava e o iPhone também… quase morri do coração… Mas no fim acabou tudo bem…

          A minha a77 morreu quando um garrafa de agua abriu na mochila, o que poderia acontecer em qualquer cidade…. Hoje eu tenho um mochila própria para câmera…. agora não tenho mais esse risco.

          Tem que ficar esperto e cuidar ao máximo….

          A Gopro foi útil em vários momentos… escalada, trila, mergulhos… fora que é uma segurança né…

          O que você pode ver também seria o case a prova d’água para a RX100…. acho que para a próxima viagem que eu for fazer para um lugar com praias, vai ser um item que vou levar…

          É isso aí… vamos falando! Grande abraço!

          Reply
          1. Franco A. Bereta Jr.

            Entendi. Puts… Que pena que estragou a a77. Vou usar proteções impermeáveis então. Não é a RX100 II, é a RX1r II, ela é uma full frame de lente fixa. Perguntei pois ela é um pouco mais pesada e fiquei com um pouco de receio, mas pelo que você disse aí, acho que consigo me virar sim. Parabéns pelo blog e obrigado novamente!!!

  5. Frécia

    Olá, tudo bem? Primeiramente parabéns pelo blog. Estou amando as dicas!!
    Gostaria de saber mais a respeito do stopover em Dubai.
    Quero comprar uma passagem, mas chego em Dubai à noite, por volta das 21h e saio pela manhã as 9h. Tem de 12-14 horas de espera. Não sei se da tempo de conhecer alguns pontos turisticos da cidade, principalmente sendo noite. O que você acha? Vale a pena sair pra conhecer a cidade, mesmo sendo a noite?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Frécia, tudo bom? Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar de uma viagem de um mês pela Europa e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Hummm… olha… acho que nesse caso vai ser corrido hein… você já fez a compra da passagem? Se comprar pelo telefone, com a Emirates, pode conseguir um stopover maior…. pois só essas horas e ainda mais a noite, não sei se vai valer a pena sair do aeroporto não…. ainda mais que vai estar cansada…

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  6. EDUARDO RODRIGUES LOPES DOS REIS

    Valeu pela postagem,parceiro.Explicou tudo! Creio que o sudeste asiatico seja minha meta de 2017. Ínicio de março.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Vai lá Edu!!! Certeza que você vai curtir muuuuito! Foi a viagem mais incrível que eu já fiz… e já estou sonhando em voltar.

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
  7. helena

    Olá Robson.. agora que vi o que escreveste entristeci. Realmente deveria ter olhado o clima na ásia antes de fechar uma viagem para lá.Sempre que viajo consulto o clima e desta vez não me liguei. Embarco dia 11 e retorno dia 21… espero nao pegar muitaaaaaaa chuva como vc descreve !!!

    Reply
  8. Lincoln

    Boa tarde Róbson, parabéns pelas dicas, muito completo e organizado! Vou viajar para a Tailândia do dia 20 de outubro, (teoricamente) terei menos chances de enfrentar as tais monções, correto? Estava querendo visitar as duas costas, mas depois de ler seu texto estou pensando em evitar a costa leste. Qual sua opinião?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Lincoln, tudo beleza? Desculpa a demora para te responder… Estou desde julho sem conseguir dar uma atenção aos comentários do blog… No meu último post eu comentei um pouco sobre isso…

      E aí, amanhã é o grande dia mesmo!?!? Conseguiu fechar o seu roteiro?? Bom, desejo uma viagem irada pra você!! Tenho certeza que vai se apaixonar pela Tailândia!

      Depois volta aqui pra me contar como foi a viagem Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
  9. Daniel G. Stur

    Ola. Não conhecia seu site. Gostei bastante e ja indiquei para alguns amigos.
    Tenho uma dúvida: Estou (estava) planejando viajar para o sudeste asiatico na primeira quinzena de junho deste ano. Minha idéia original seria visitar Bangkok, Kuala Lumpur e Singapura. Porém vi que não é uma boa época para ir, por conta das monções. Como tenho “pavor” de ventanias e temporais (deve ser algum trauma que desconheço) fiquei com bastante receio.
    O que me diz? De fato estes lugares são mais complicados de visitar (preferivel deixar para ir em uma outra época do ano? E qual?)?
    E no mês de junho, tem algum outro local que me indicaria na região?
    Desde já obrigado e abraços (e sucesso no site)
    Daniel

    P.S: Li em algum outro lugar que tem muito “ladrãozinho” em KL e Bangkok e que inclusive, em Bangkok, tem havia uns atentados nos ultimos tempos. Isso confere?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Daniel, tudo beleza? Que bom que chegou por aqui… fiquei feliz que gostou e já indicou para amigos!!

      Então, a época das monções é mais chata de viajar pra lá mesmo. Mas assim, a Tailândia não sofre tanto com o feito das monções…. você pode focar em ficar por ali. As praias, o que eu recomendo é você visitar o lado do Golfo e não o lardo do mar de Andaman, a melhor época para você visitar a costa do Golfo é entre maio e setembro, então pode ser uma oportunidade.

      Sobre segurança… assim, tem que ficar esperto em qualquer lugar. Eu me senti super seguro em Bangkok…. mas fiquei sempre esperto.

      Kuala Lumpur ainda não visita, mas está nos planos da próxima trip!

      Bom, espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *