Um dia com elefantes em Chiang Mai – Patara Elephant Farm, Tailândia

Muito mais que um passeio com elefantes, a Patara Elephant Farm, em Chiang Mai, é uma reserva que proporciona um dia completo em contato com os animais e com a natureza.

Alguém já perguntou pra você qual foi o dia mais incrível da sua vida? A resposta não é fácil…. mas depois de viajar pra Tailândia eu comecei a ver o mundo com outros olhos. A beleza acaba se refletindo nas coisas mais simples e a resposta para essa pergunta se torna mais fácil…

Logo que comecei a montar meu roteiro pelo Sudeste Asiático eu descobri que Chiang Mai não poderia ficar de fora. Muito rica em cultura e história, a cidade está localizada a cerca de 800 km de Bangkok e é a segunda maior da Tailândia.

A cidade possui incontáveis pontos que atraem viajantes, mas foi a possibilidade de um contato direto com elefantes que me atraiu para lá.

Pesquisando mais a fundo sobre o assunto eu descobri que existem diversas reservas que abrigam elefantes em Chiang Mai. Algumas mais simples, outras mais estruturadas… algumas que respeitam os animais, outras que nem tanto…

Por fim acabei seguindo a dica de um amigo e escolhi uma reserva que fica um pouco afastada de Chiang Mai: a Patara Elephant Farm, um recanto incrível que faz um trabalho fantástico com esses animais.

O passeio é um pouco mais caro que os demais, mas eu posso dizer que cada centavo que eu investi valeu a pena.

Esse passeio precisa ser reservado com antecedênciaainda no Brasil se possível. O acesso à reserva é controlado e o número de pessoas por dia é bem pequeno. No final do post eu vou dar mais detalhes sobre como agendar sua visita.

Agora vou contar pra você como foi o meu dia por lá e espero profundamente conseguir te convencer a fazer esse passeio – essa foi uma das experiências mais incríveis que já tive na vida e tenho certeza que também será para você.

Patara Elephant Farm – Um Dia com Elefantes em Chiang Mai

Depois de pular da cama bem cedo e tentar tomar café no meu hostel – que não foi um dos melhores que já fiquei na vida – eu esperei o motorista da Patara chegar para me buscar.

O passeio já inclui o transporte do hotel até a reserva – o que é ótimo. Sem atrasar nem um minuto o motorista chegou às 7h30. No banco de trás do carro já estava um casal de americanos – eu fui na frente ao lado do motorista. O carro é excelente e super confortável – como na Tailândia o padrão é mão inglesa, foi bem engraçado sentar na frente e ver o motorista no lugar que normalmente fica o passageiro.

No caminho paramos em um posto de gasolina e tivemos um tempinho para comer na loja de conveniência – graças a deus, já que o café da manhã do hostel foi péssimo e caro!

Estômago forrado e logo caímos na estrada em direção a reserva. Foi pouco mais de uma hora até chegar lá – o caminho é tranquilo e uma estrada nova faz parte do trajeto.

Meu coração até acelerou quando desci do carro. Ainda estava apreensivo e bem ansioso com o que teria pela frente. E foi aí que um funcionário da reserva se aproximou junto de uma mamãe elefanta e o seu filhotinho – pronto, morri de amores.

Patara Elephant Farm, Chiang Mai - Tailândia

Confesso que no começo eu fiquei meio sem jeito… não sabia como agir perto deles. O rapaz da serva me incentivou então a alimentar o pequeno – oummnnn meu deus… era a coisa mais fofa do mundo!!!

Patara Elephant Farm, Chiang Mai - Tailândia

Ficamos um tempinho por ali interagindo com o filhote e com a mamãe…

Depois de algumas fotos e do guia falar um pouco sobre os animais, ele reuniu o grupo e falou: se preparem para uma pequena trilha, vamos encontrar mais elefantes… agora sim nossa aventura vai começar…

Eu estava tão a vontade em viajar pela Tailândia que só nessa hora eu olhei para os meus pés e vi que estava de havaiana e pensei: puts… trilha de havaiana?!? só pra minha cara mesmo…

Mas no fim a trilha não é nada difícil… só o guia que andava meio rápido e é claro que a alça da havaianas soltou né… porque sim, tinha que acontecer!! Peguei ela na mão e fui descalço mesmo…

Depois de cruzar uma parte da mata, chegamos em uma área aberta onde avistamos um grupo de elefantes que fariam parte do nosso dia – e eu já estava ansioso de novo.

O guia então fez uma apresentação completa da reserva… Falou sobre todo o cuidado que eles tem com os elefantes, sobre como os animais que estão ali vivem soltos e são bem cuidados. Era visível em cada palavra que ele dizia o carinho que ele tinha pelos animais.

Ele também explicou sobre como é o comportamento dos elefantes e como seria o nosso primeiro contato com eles.

Como eu falei o número de pessoas na reserva é bem controlado – o grupo desse dia tinha 6 pessoas, contando comigo. Cada um recebeu uma roupa especial para vestir por cima da que estava usando. Além de proteger a pele, essa roupa também faz com que o elefante nos identifique como um dos membros da reserva.

Cada um do grupo também recebeu uma cestinha com alguns alimentos para os grandões – bananas e outras coisinhas. O guia então chamou todos para frente e começou a dizer qual seria o elefante de cada um – sim, isso mesmo! Cada pessoa do grupo seria responsável por um elefante.

Ele foi falando um em um… eu fiquei por último: Robson, você vai ficar com a Praw e com o filhote dela, o Tiw.

Cara… sério.. emocionei…

Patara Elephant Farm, Chiang Mai - Tailândia

Eu dei muita sorte!!! O trabalho era dobrado, mas simmmm!!! Eu ia cuidar do filhotee!!! 😀

Junto de cara elefante também havia um instrutor da reserva – o cara que ficou ao memo lado durante todo o dia passando as instruções do que eu tinha que fazer… e a primeira delas era: alimentar a mamãe e também o filhote.

Patara Elephant Farm, Chiang Mai - Tailândia

O meu instrutor me ensinou algumas palavras chaves que eu deveria repetir enquanto alimentava a mamãe e o filhote.

Eu tentava dar uma banana pro filhote e depois outra pra mamãe, mas nisso o filhote já vinha pedir mais – apressadinho aquele gordinho!!!

Sei que quando eu fui ver eu já estava alimentando o filhote, a mamãe, a vovó, a prima e sei lá mais quantos outros…. Só me vi sentando e cercado por um grupo enorme de elefantes.. hahahaha… O instrutor me olhava, dava risada e falava: eles gostam de você!

Eu imagino que sim… as outras pessoas do grupo estavam apenas com um elefante e eu cercado por vários…

Patara Elephant Farm, Chiang Mai - Tailândia
Cheirar o coco do elefante faz parte da brincadeira

Enfim, depois de alimentar… chegou a hora de tirar o pó dos elefantes.

Esses grandalhões tem mania de pegar terra com a tromba e jogar nas costas – pelo que eu entendi eles fazem isso por conta do calor.

O instrutor me deu uns galhos com folhas e e começou a mandar eu “espanar” o elefante…. obedeci, claro! E da-lhe poeira subindo dos gorduxos.. e o filhote não ficava pra trás, tava todo empoeirado.

Patara Elephant Farm, Chiang Mai - Tailândia

Depois disso demos um tempo para os elefantes ficarem de boa e ajudamos os instrutores a limpar a bagunça que eles tinha feito. Ajudei o instrutor a pegar mais comida no meio do mato e a carregar uns pacotes – achei isso bem legal, me senti parte do lugar… nem todos do grupo foram ajudar… mas eu fui 8)

O instrutor pediu para cada um se juntar ao seu elefante e se preparar… era hora do banho!!

Logo atrás dessa espaço aberto na mata passava um rio e fomos todos pra lá…

Elefantes em Chiang Mai, Patara Elephant Farm

Sério, que momento surreal!! Os elefantes deitaram no rio e nós recemos escovas para lavar o lavá-los – claro que o meu filhote não deitou… ele queria era ficar saracoteando na água mesmo.

Elefantes em Chiang Mai, Patara Elephant Farm

patara-elephant-farma-elefantes-chiang-mai-010

Elefantes em Chiang Mai, Patara Elephant Farm
Lavando o rabinho estranho do elefante…

O instrutor fez eu lavar o elefante inteiro!!! Dá orelha até o rabo!! Por falar nisso.. que rabinho estranho que tem o elefante… na ponta do rabo tem um pêlo super grosso… parecia arame!!

Depois do banho foi só festa junto com os elefantes!! Nos reunimos para tirar fotos e dessa vez nós que recebemos um banho!! Ahhhh… foi muito legal!!

Elefantes em Chiang Mai, Patara Elephant Farm

Elefantes em Chiang Mai, Patara Elephant Farm

Um dia com Elefantes em Chiang Mai, Patara Elephant Farm

Um dia com Elefantes em Chiang Mai, Patara Elephant Farm

De volta para o espaço aberto, era hora de passear com os elefantespronto, borboletas no estômago novamente. Aquele bicho é enorme!!! Como é que eu ia subir naquilo!?!? Detalhe: ali não tem cadeira, almofada, tapete ou qualquer outra coisa para você sentar.. é no couro do elefante mesmo!

Mas no fim foi tudo tranquilo…. os instrutores ajudaram e no fim tirei de letra. Para subir você apoia o pé sobre a pata do elefante e vai meio que escalando ele…. parece difícil mas foi de boa.

Subindo no elefante em Chiang Mai, Patara Elephant Farm
Olha o viajante aventureiro super escalando o elefante…

Passeio com elefantes na Tailândia, Chiang Mai

Saímos então para passear com elefantes pelo rio…. que parada maneira, sério… Só de lembrar me encho de alegria… que dia especial…

Passeio com elefantes na Tailândia, Chiang Mai

 

Passeio com elefantes na Tailândia, Chiang Mai

Passeio com elefantes na Tailândia, Chiang Mai
Congestionamento de elefantes… e o meu filhote aprontando…

Depois de alguns minutos passeando pelo rio, chegamos em uma pequena cachoeira. Os guias nos ensinaram a descer dos elefantes e nos mostraram um caminho para um deck sobre uma árvore – bem na beira da cachoeira. No deck eles montaram uma mesa com várias comidas naturais e frutas – dessa vez pra gente comer.

Tudo muito gostoso!! Mas era comida demais pro tanto de gente que tinha ali… Ia sobrar bastante coisa… mas logo em seguida os elefantes vieram pelo rio e começaram a pegar as comidas que sobraram!!! Nem a toalha da mesa, que era folha de bananeira, se salvou… comeram tuuuudo!!

O instrutor então perguntou: que tal um banho agora?

E eu só pensei: você disse: banho!?!?! 😀

Claro!!! Todo mundo se mandou pro rio para dar mais um mergulho junto com os elefantes. Que parada surreal.. sério… difícil de descrever…

Elefantes na Tailândia, reserva em Chiang Mai

 

Elefantes na Tailândia, reserva em Chiang Mai

Elefantes na Tailândia, reserva em Chiang Mai

Depois disso seguimos para o outra parte da reserva onde moraríamos nos elefantes pela última vez – ali meu coração já ficou apertado!

A caminha de volta não foi pelo rio…. Demoramos um pouco mais para voltar e nisso o sol começou a baixar.

A alegria que senti nesse dia é difícil de explicar… Enquanto estava ali, no alto da mamãe elefanta, eu só pensava em quão mágica estava sendo esta viagem… Eu estava do outro lado do mundo, em um reserva de elefantes, montado em um elefante…. parecia um sonho….

E foi assim que terminei esse dia incrível. No fim eles nos entregam dois DVDs com todas as fotos tiradas durante o dia e também com alguns vídeos.

A fotos feitas pela equipe do Patara são super profissionais, como vocês puderam ver nesse post. Sem dúvida é um dos diferenciais desse passeio e um dos motivos do valor ser mais alto.

Um dia com elefantes no Patara Elephant Farm
Um dos momentos que jamais vou esquecer na minha vida…

Vídeo: Um dia com elefantes na Tailândia

Eu compilei os vídeos gravados pelo pessoal da reserva com os que eu gravei com a GoPRO. Dá uma olha e sinta mais um pouco da emoção que foi esse dia.

Informações sobre o Patara Elephant Farm

A reserva do seu passeio deve ser feita por e-mail!

Basta enviar uma mensagem para: pataraelephantfarm@hotmail.com e dizer qual é o dia que pretende fazer a visita. Se possível já informe o nome do seu hotel.

A equipe deles vai entrar em contato com você confirmando o passeio. Você não vai precisar pagar nada antecipadamente, o pagamento é feito diretamente com o guia no dia do passeio.

O valor que eu paguei no passeio em abril de 2015 foi 5.800 bahtsque dá cerca de 570 reais.

Estou tentando contato com eles para conseguir um desconto para quem fazer a reserva e dizer que é leitor do blog. Assim que eu tiver uma confirmação sobre isso eu atualizo essa informação.

* * * * *

Espero que você tenha gostado desse post e que tenha ficado com vontade de conhecer a Patara Elephant Farm, garanto que vai adorar!!! Qualquer dúvida que tiver fique a vontade para deixar um comentário no post ou acessar o site oficial da reserva.

Lembrando que você pode encontrar boas opções de hospedagem em Chiang Mai no Booking e fazer seu Seguro Viagem com 15% de desconto na Mondial – saiba mais sobre o seguro e pegue o cupom aqui.

Booking! Faça sua reserva!
Melhor Seguro Viagem InternacionalBooking.com

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

203 Comentários

    1. Robson Franzói

      Concordo Jamile… esse contato com a natureza foi uma experiência mágica…. as vezes me pego relembrando esse dia… foi perfeito!

      Obrigado pela mensagem 🙂

      Responder
  1. Guta | Blog Vambora!

    Nossa que lindo!! Essa é com absoluta certeza uma das coisas que quero fazer quando for para Asia. E muito legal essa dica dessa reserva pois pelo que já li é muito importante pesquisar bastante para saber se o trabalho com os animais é mesmo sério.
    Lindo post! Favoritado para quando for 🙂

    Responder
    1. Robson Franzói

      Opa… que bom que gostou Guta! Tenho certeza que você vai amar essa experiência quando for pra lá… é surreal!!

      Muito obrigado pela visita e pela mensagem 😀

      Responder
  2. Osvaldo Souza

    Véi, na boa, perfeito. Já ia perguntar “Quem tirou suas fotos? Tão muito boas” mas quando cheguei no fim e vi q eles mesmos cuidavam das suas fotos e que te entregavam um dvd com fotos e vídeo achei perfeito pra mochileiros que viajam sozinho e adorariam parar de se preocupar com as fotos e curtir o local, mas ainda assim ter uma lembrança daquele local. Curti demais! e por mim, o post teria mais fotos!

    Muito bom Robson hahaha

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Osvaldo, tudo bom?? Simm!!! A qualidade das fotos que eles oferecem é espetacular… A câmera que eles usam é enorme, com uma lente tele de fazer inveja.. o cara ficava bem afastado nos fotografando… Quando vi as fotos fiquei de boca aberta!! Queria que mais lugares oferecessem esse tipo de serviço 😀

      Mais uma vez obrigado pela vista e por sempre comentar aqui no blog 😀 Grande abraço!!

      Responder
      1. Daniela

        Olá, adorei o relato, maravilhoso passeio!!! As fotos estão maravilhosas tb!!! Essas fotos já estão inclusas no valor do passeio? Obrigada!

        Responder
        1. Robson Franzói

          Oi Dani!! Tudo bom? Que legal que chegou aqui e curtiu o post e as fotos! Esse passeio é incrível!!

          Simm, o valor das fotos já está incluso no pacote. No final do passeio você recebe um cd com as fotos do dia 😉

          Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

          Responder
          1. Daniela

            Oi Robson, tudo certinho! Estou ainda nas minhas pesquisas sobre a Tailandia. Estou indo por partes, já até coloquei esse passeio do Patara na minha lista! Até que cheguei na parte das praias… Impressão minha ou você ainda vai escrever o restante da sua viagem pela Tailandia? rsrs! Os passeios pelas ilhas e tudo mais? Estou aguardando ansiosa pelos próximos capítulos! Seu blog está me ajudando MUITO no meu planejamento! Abraços!

  3. Gilvanna

    Amando os posts sobre o sudeste asiático e principalmente os vídeos. Da pra ter uma visão mais dinâmica dos locais vistados e das experiencias.
    E que elefantinho mais fofo!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Opaa.. eu que agradeço a sua mensagem Gil… que bom que está acompanhando e curtindo… E simmmmm!! O elefantinho era muito lindo!!! Queria trazer ele pra casa, mas o excesso de bagagem seria complicado… hahah

      Obrigado pela mensagem e fica de olho que ainda tem muito post pela frente 😉

      Responder
  4. Denilson Dortzbach

    Show de viagem Robson. Estou organizando a minha viagem para o Sudeste Asiático e suas dicas estão demais.
    Parabéns e obrigado.

    Abração ae

    Responder
    1. Robson Franzói

      Opa…. legal que está acompanhando Denilson!! Fica de olho no blog pois ainda tem muita coisa pela frente!!! Grande abraço!!!

      Responder
    1. Robson Franzói

      Fala Bruno, tudo bom? Então, eu fiquei no Hug Hostel… mas não curti muito não… eu estou escrevendo um post sobre hospedagens na cidade e vou dar umas dicas… deve entrar no ar até semana que vem…. Fica de olho!!!

      Grande abraço!!!

      Responder
  5. Fabiane

    Olá Robson, tudo bem?
    Estou indo para a Tailândia agora em setembro, pretendo passar por Bangkok, Krabi e PhiPhi a princípio…Gostaria muito de fazer um passeio com elefantes, já pesquisei e em Chiang Mai é o mais recomendado, porém vou ter uns 10 dias só na viagem e ir para Chiang Mai está fora do roteiro por falta de tempo…Você chegou a obter alguma informação de algum lugar bom para fazer esse passeio em Bangkok ou proximidades?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Fabi.. tudo bom?? Poxa, que pena que não vai ter tempo de ir lá… esse passeio é muito incrível. Então, vou te falar que eu não conheço nenhum perto de Bangkok…. Mas vou tentar descobrir com um amigo que morou um tempo na cidade.. aí eu te respondo aqui…

      Se prepare… vai ser uma viagem incrível!!!! 😀

      Responder
  6. Everton

    Cara, na boa, lendo esse post ficou mais fácil decidir qual a próxima viagem!
    Em janeiro desse ano, fiz meu primeiro mochilão pela Europa.
    Quando embarquei no avião para voltar pra casa, já comecei a pensar: pra onde será o próximo?
    Pelo que já vi e li sobre a Tailândia, é um lugar incrível. Mas depois de ler esse post, com certeza, esse é mais um dos lugares que tenho conhecer.
    Abraço

    Responder
    1. Robson Franzói

      Fala Everton, tudo certo?? CARA.. Sério… essa foi a viagem mais incrível que já fiz até hoje…. parece que foi um sonho, de verdade… Sei que no mundo existem muitos lugares lindos e legais… mas estou pensando seriamente em fazer mais uma viagem como essa…. quem sabe em breve né 😀

      Obrigado pela mensagem… grande abraço!!!

      Responder
  7. renyane

    Robson, seu post é maravilhoso!! E as fotos estao perfeitas! vc tem toda a razao: as fotos são diferenciadas mesmo!
    Eu vacilei demais por nao ter ido aos elefantes, quando fui pra Tailandia e seu post me fez ter mais um motivo pra voltar la!
    Parabens!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Reny.. que bom que gostou do post… ahhhh e vai dizer: sempre é bom ter motivos para voltar para a Tailândia… eu to louco pra voltar… essa viagem foi um sonho!!!! 😀 Muito obrigado pela mensagem!!!

      Responder
  8. Melina

    Olá Robson, acabei de comprar minha viagem chegando e saindo de Bangkok. Tenho 25 dias lá, tirando os dias do voo, mas incluindo o dia da chegada e saída. Queria visitar algo mais além da Tailândia. O que me recomenda? VocÊ foi a Singapura? Só mais uma coisa… rs… onde comprou esta blusa do post dos elefantes? 🙂
    Parabéns pelo blog!
    Obrigada de antemão

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Melina, tudo bom?? Você tem uns dias bacanas por lá…. Então, antes de viajar eu já fiz um post falando sobre como seria o meu roteiro…. eu segui ele basicamente… ainda vou fazer mais posts falando sobre isso, mas já dá pra você ter uma ideia:

      https://www.umviajante.com.br/tailandia/2315-roteiro-mochilao-sudeste-asiatico-dubai

      Eu acho que Camboja e Vietnã são ótimas opções…. mas tudo depende do que você está procurando… eu não fui pra Singapura, mas fiquei com muita vontade de irrr…. tenho que voltarrr!!! hahah

      Muito obrigado pela mensagem!! Qualquer coisa dá um grito aqui 😉

      Responder
  9. Larissa Camapum de Souza

    Olá! Adorei o post!
    Vou a Thailândia em dezembro e gostaria de saber quanto tempo antes você fez a reserva do Pantara.
    Obrigada!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Larissa, olha.. eu fiz com uns 3 meses de antecedência… mas não precisa tudo isso não… Mas tente reservar com 1 mês ou 3 semanas antes… Não sei se em temporadas mais alta a disputa é maior…. mas o quanto antes você puder fazer isso, melhor!! E nãooo deixe de fazer esse passseio!!! É um sonhooo!! Depois você vai voltar aqui e agradecer, posso apostar!! 😀

      Responder
  10. Danielle

    Oi Robson!!! Nossa amei esse seu passei com os elefantes na Patara. Tô em prantos que eles já não tem disponibilidade para as datas da minha viagem, tá esgotado de 15 a 31 de dezembro, mesmo se eu alterando meu roteiro não rola ='( Vc aconselha alguma outra reserva para fazer esse passeio em Chiang Mai??
    Parabéns pelos posts!! Tô amando e pegando várias dicas para montar minha viagem!!!
    Beijos!!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Dani… tudo bom??? Que bom que gostou do post, foi um experiência incrível… Então, eu recebi muitas indicações boas do Patara… vou ver se descubro alguma outra… de cabeça essa é a única que eu conheço….

      Continue acompanhando o blog, tem muita coisa pra frente 😀 Bjss

      Responder
  11. Tanaguchi

    Parceiro que post sensacional!!! PQP!!!! SENSACIONAL!!!
    Tava lendo varios relatos desestimulando sobre os passeios com elefantes e etc… acho que ao inves de fazer como ele e desistimular eles deveriam indicar os locais onde rolam esses maus tratos e indicar AQUELE local como ruim, e não generalizar, pois numa dessa vc pode fazer uma pessoa perder um role desses!!
    Comecei a montar meu roteiro pro sudeste asiatico, e seu post vai ser a base pra um dia do role!!
    Parabens velho e obrigado por compartilhar!!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Opaaaa… muuuuuito obrigado pela mensagem!!! Que bom que curtiu!! 😀

      Continue acompanhando que ainda tem muita coisa pela frente 😉

      Responder
  12. Paula

    Oi Robson, tudo bom? Amei as fotos e morro de vontade de fazer o passeio, mas desanimo com alguns relados de que eles sao mal tradados, principalmente na hr de andar e os cuidadores ficam com faca escondida etc etc… nessa reserva vc não viu nada assim não? Pq se foi tranquilo eu animaria pagar mais caro se o lugar tem um bom cuidado com os elefanes

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Paula, tudo bom?? Olha… por lá eu achei suuuuper tranquilo!! Eles na verdade resgatam animais e tratam eles com muito carinho…. é uma experiência incrível…. Eu ouvi falar de outros lugares que maltratam os animais mesmo, por isso eu confio em indicar a Patara….. Pode ir que você não vai se arrepender… depois volta aqui e me conta como foi 😉

      Responder
  13. Ivna

    QUE POST É ESSE MEU DEUS? SENSACIONAL! Eu já tinha vontade de conhecer a Tailandia.. depois de ler tudo isso… eu to quase pegando a mochila e indo pro aeroporto. Parabéns MESMO! Obrigada por compartilhar essa experiência UNICA com todos nós. Eu sou apaixonada pelos animais e iria curtir MUITO cuidar de todos eles.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oooiii Ivna… tudo bom?? Hahaha que bom que curtiu!!! Sempre que eu entro aqui eu viajo no tempo e relembro uma das experiências mais incríveis da minha vida… Foi muito emocionante escrever esse post e compartilhar esses momentos com vocês…

      Faça essa viagem… ela é transformadora!!! Qualquer dúvida é só dar um grito aqui 😉

      Responder
      1. Ivna

        Não se preocupe que darei vários gritos aqui. Em 2016 acho difícil eu ir.. dollar lá em cima e festa de casamento pra pagar. Mas nada impede que eu comece a me planejar para 2017. Adorei seu site! Show de bola! Parabéns mais uma vez e OBRIGADAAAAA!

        Responder
    1. Robson Franzói

      Vou tentar mais um contato com eles…. de qualquer forma posso te garantir que é um passeio incrível!!!! Faça e depois me conte o que achou 😉

      Responder
  14. Daniela

    Este post está maravilhoso…..! Confesso que fiquei emocionada ao ler cada palavra ! Depois de ler algumas publicações …. Talvez não vá ver os tigres ( apesar de ter muita curiosidade ) mas talvez prefira não coagir com a forma como as coisas funcionam ….! Gostava muito de interagir com os elefantes mas para ser honesta esse parque fica muito longe de onde vamos estar e fica um pouco caro para o que estamos a planear …. Vamos andar por Bkk e algumas ilhas, não temos muitos dias, conhece algum outro sítio onde os elefantes sejam bem tratados que possamos visitar ? Obrigada por estas partilhas !

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Dani… tudo bom? É realmente emocionante!! Então, infelizmente não conheço outro lugar pra indicar.. o Parata é meio caro mesmo, eu cortei algumas coisas da viagem para poder bancar esse passeio. Ele é longe, mas você vai de carro né, então não chega a ser um problema…. Se conseguir de alguma forma incluir o passeio, tenho certeza que vai se emocionar muito por lá… é LINDO!!

      Qualquer dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder
  15. Bruna

    olá Robson, estou alucinada pelo seu blog..rsrs..devorando todas as informações, fazendo mil anotações e tendo milhares de duvidas…hahahaa
    no momento que li esse post já mandei um email para o pessoal do Patara para garantir minha reserva, pois vou em março e já estou morrendo de medo de nao ter mais vagas… =/
    informei que os conheci atraves de seu site, e coloquei o link da pagina lá…se eles derem algum desconto por isso te aviso para você avisar aos seus leitores! 😉
    muuuuuito obrigada por todos os seus relatos, tem sido incrível acompanhar seus relatos..!
    beijos
    Bruna

    Responder
    1. Robson Franzói

      Ahhh que legal…. eu não consegui contatar eles sobre isso ainda… Mas seria muito legal se eles dessem esse desconto, eu ficaria muito feliz!! Me avisa sim!!!!

      Pode ter certeza que vai ser um dia incrível!!! Eu morro de saudades!!! 😀

      Que bom que está curtindo o blog…. de verdade mesmo!! Fico feliz!! Se tiver qualquer dúvida é só dar um grito aqui 🙂

      Responder
  16. priscilla mamus

    Estava pesquisando sobre o passeio com os elefantes e achei seu blog. Cara, sério, eu chorei!!!! Se eu queria muito ir, agora estou enlouquecida!!!hehehe
    obrigada por compartilhar!!

    Responder
  17. Erico

    Que lindo Robson, meus olhos encheram de lágrimas ao lê cada palavrinha desse seu post… Meu sonho e conhecer elefantes, e acho que irei mudar o rumo dos meus objetivos de viagens, #PartiuTailandia. Abraços querido

    Responder
    1. Robson Franzói

      Ahhhh que bom que gostou do post Erico… Esse lugar é incrível…. tem que ir mesmo!!!! #PartiuTailandia 😀

      Grande abraço!!

      Responder
  18. Jhonny Siqueira

    Adorei as informacoes.
    De verdade me emocionei na sua despedida com eles.

    Tenho viagem marcada a Bangkok e pesquisei muito sobre chiang mai, achei incrivel e tbm nao deixaria de poder passar um dia com os elefantes pois acho incrivel esse animal. Porem nao queria esta com eles sabendo que sao maltratados ou estao com aqueles suportes para levar pessoa no qualm faz muito mal nas costas dos elefantes e ademas sao obrigados a caminhar com todo o peso e ainda alguem que segue te furando para andar. Pesquisei e achei seu blog no qual decide a fazer o passeio com essa empresa pois vejo como vc nos explicou a forma de esta mais perto com os eklefantes e o carinho que foi passado e sentido entre o home e o animal estou sinceramente emocionado, pois desde primeiro momento que programei a viajem com meu companheiro algo me chamou atencao em chiang mai.

    Obrihgado por nos ajudar e trasnmite sua experiencia que eu estou seguro que sera uma das melhores da minha vida.

    Super abraco.

    Responder
  19. Carolina

    Oláa Robson, olha eu de novo!!
    Estou lendo e relendo todos os seus posts enquanto planejo a minha viagem de 17 dias pela Tailandia! E como estou gostando! Seja pela sua forma de escrever e se expressar super espontânea ou pela forma de viajar e curtir. Me identifico muito!
    Aproveitando o assunto ‘fotos de boa qualidade’, em todos os seus posts as fotos são lindas! Gostaria de saber qual câmera você usa além da GoPro e como fez para usá-la em lugares molhados como nos passeios de barco nas praias. Tem alguma dica?
    Obrigada!
    Um beijo!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Carol!!! Então, eu uso uma Sony A77. Aqui no blog tem um categoria que eu falo sobre fotos de viagem… dá uma olhada lá também.

      Pois é.. nas praias tem que cuidar mesmo….. inclusive minha câmera maior morre em Phi Phi por um descuido e quase estraguei meu iPhone também.

      Compre a bolsa a prova d’agua para o iphone, você encontra fácil por lá…. Já a câmera tem que ter cuidado mesmo…

      Sua viagem vai ser incrível!!!! 😉

      Responder
  20. Adriana Munhoz

    Olá Robson, fiquei maravilhada com o seu post e quero fazer esse passeio também, pena que é tão caro. Mas fiquei impressionada também com a quantidade de fotos huahauha.Você “contratou” alguém para tirar tantas fotos?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Adri, tudo bom? Ahhh esse passeio é incrível…. o valor eu digo que é um investimento para a vida, pois é realmente inesquecível e uma experiência única.

      O fotógrafo é deles… e as fotos já estão inclusas no valor do passeio… o que é ótimo!!

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito 😉

      Responder
  21. Gustavo Hotta

    Rô…
    Poderia me ajudar a escolher entre o Elephant Nature Park e Patara Elephant Farm?
    Por que escolheu o Patara? Algum motivo especial?

    Abraço

    Responder
  22. Cristina

    Robson! Obrigada pela dica do Patara Elephant Farm!!!! Excelente empresa, profissionais, equipe e elefantes heheh Pesquisei muito até encontrar essa empresa e recomendo muito. obrigada!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Cris!!!! Adorando ver os seus comentários por aqui.. fico muito feliz em saber que deu tudo certo com a sua viagem e você aproveitou as dicas do blog 😉

      Grande abraço!!

      Responder
  23. salete

    Olá Robson, é com prazer que estou lendo os textos sobre sua viagem à Tailândia e este maravilhoso Patara Elephant Farm! Estou me preparando para meu mochilão e fiquei emocionante com a energia que e o prazer descritos por você. Parabéns pelo texto de excelente qualidade! Se conseguir o desconto no parque por favor avise-me. Grata Salete Martinatto

    Responder
  24. Luciene

    Olá Robson, fiquei emocionada com o seu relato desse dia mágico que teve. Estou indo p Tailândia em novembro desse ano e tenho uma paixão pelos elefantes… Minha pergunta é a seguinte, vale a pena fazer um passeio completo tipo : tigres + elefantes+ mulheres girafas tudo em um dia, ou é muito diferente de ter um dia dedicado as elefantes, e vale a pena abrir mão de outros passeios? Desde já agradeço a atenção.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Lu, tudo bom? OLha… não sei como seria esse passeio com tudo no mesmo dia… o que eu posso te dizer é: A experiência no Patara foi muito marcante… é realmente incrível!!

      Eu li um pouco sobre essas mulheres girafas e vi que era algo muito para chamar turistas…. então acabei descartando. Já o passeio no parque dos Tigres nem chegou perto do que foi a experiência no Patara.. Então assim, acho que você vai ter algo muito mais especial do dia inteiro com os elefantes do que nesse combo com os 3….

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito 😉

      Responder
  25. Mariana

    Oi Robson, amei sua viagem. Vc acha que julho eh uma época boa pra ir pra tailandia ? Essa reserva ajuda a proteger os elefantes de maus tratos? Já ouvi flar que alguns usam o turismo pra escravizar e maltratar esses lindos animais. Mas que existe reservas que vc passa o dia cuidando deles que foram resgatados de pessoas assim, esse seria uma dessas reservas? Vc foi no templo dos tigres? Lá tbm eh legal e sem mais tratos tbm?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Mari, tudo bom? Olha.. julho já é temporada das monções.. Você pode ler um pouco mais sobre elas aqui: https://www.umviajante.com.br/guia-viajante/2613-quando-viajar-para-o-sudeste-asiatico-entenda-moncoes

      Apensar da Tailândia não ser tãooo atingida por elas, você pode pegar uns dias nublados…. algumas pancadas de chuva e tal…. é o risco de ir nessa época.

      Sobre o Patara.. é exatamente isso.. tem lugares que maltratam os animais… e não é o caso deles. Eles sim, resgatam animais, cuidaram e protegem. É um trabalho lindo!!

      Eu cheguei a ir no Templo dos Tigres sim… quis ver com os próprios olhos como era a realidade lá. Vou te dizer que não me encantei com o lugar… depois da experiência incrível com os elefantes, o Templo dos Tigres não foi tão legal.

      Achei o espaço pequeno para os tigres…. e todos bem sonolentos… Fiquei com um pouco de pena.. acho que a estrutura poderia ser diferente :/

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder
  26. Jorge

    Olá, estou em Chiang Mai com dúvida em qual fazer, achei esse meio caro, mas acho que vou nele! Qual dos passeios você pegou? Um dia inteiro?
    Abs

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Jorge, tudo bom? Desculpa a demora para te responder…. não estou conseguindo retornar para todos no mesmo dia. Então, é meio caro mesmo.. mas vale muito a pena… sério, de verdade!

      Sim, eu fiz esse passeio do dia inteiro… não sei se você ainda está por aí… mas se estiver, aproveite muuuuuito!!!

      Grande abraço!

      Responder
      1. Francine

        Olá Robson, Mas no Seu caso voce escolheu qual dos pacotes de Dia inteiro? Porque Tem varias opcoes (care, pamper, Karen, etc) e queria algo Como voce fez, com elefantes grande e pequenos juntos, tu sabe me dizer qual foi? Fico no aguardo

        Responder
        1. Robson Franzói

          Oi Fran, tudo bom? Eu fiz o pacato de dia inteiro sim… acho que é: Elephant Owner For A Day

          Eu não sei dizer se sempre tem um filhote no grupo… eu dei sorte e cuidei da mamãe e do filhote. Foi incrível!!!! 😀

          Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

          Responder
  27. Adriana

    Oi, Robson, tudo bom? Obrigada pelas informações, seu blog é muito rico e tem me ajudado muito nas escolhas pra minha viagem à Tailândia. Infelizmente, para data que quero ir, o Patara já está com lotação esgotada 🙁 É, fiquei muito triste com isso….Além do Elephant Nature Park, você tem mais alguma indicação, conhece mais algum lugar em que os bichinhos sejam bem tratados e o passeio seja bem bacana? Ficarei em Chiang Mai de 04/04 a 08/04. Obrigada!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Adri… infelizmente não conheço outros lugares… acredito que existam outros bons sim, mas pesquise bem antes… para saber se o lugar cuida bem dos animais 😉

      Se tiver qualquer dúvida é só me dar um grito aqui 😉

      Responder
  28. SUSANA TAVARES

    Oi Robson. Estou fascinada com o teu blog. E só estou a pesquisar Tailândia, pois deve ser a minha próxima viagem 🙂
    Já tirei vários apontamentos que com certeza me vão ajudar e muito! A dica dos hoteis em Chaing Mai… Muito importante mesmo!
    Irei 15 dias ( Bangkok – Chiang Mai – Railay Beach), estou ansiosa!
    Obrigada pela partilha! Dos melhores blogs, sem duvida!
    Um beijinho from Portugal 😀
    Susana

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Su!!! Aiiii que delícia ler o seu comentário… fico muito feliz mesmo!! Ainda mais sabendo que é de Portugal, um país que sou apaixonado…. sonho em conhecer todo o litoral de Portugal 😀

      Desculpe a demora para te responder… estava em viagem pela Europa….

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
  29. Mariane

    Eu me emocionei só de ler esse post, imagina quando eu visitar esse lugar mágico! É um sonho que espero realizar em breve porque eu sou apaixonada por elefantes!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Mariii… Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar de uma viagem de um mês pela Europa e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Pois ehh… é um sonho mesmo… as vezes me pego viajando nas lembranças desse dia.. foi emocionante! Tenho certeza que será incrível para você também 🙂

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
  30. Anna Carolina

    Eu estou completamente apaixonada!!!!!!!!!!!
    Não tenho nem palavras!!!!! Que coisa surreal!!!!!!
    Deve ter sido incrível!!!!!!
    Vou pra lá em agosto e não pode faltar no meu roteiro… Mas realmente é bem salgadinho o preço.. Você conseguiu algum desconto para leitores do blog como havia dito??? Obrigadaaaa ???

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Carol, tudo bom? Espero que tenha visto a resposta lá no outro post…. 😀

      Então… vou tentar contato com eles mais uma vez…. Se eu conseguir eu te mando um e-mail 😀

      Esse passeio é um sonho!!! 😀

      Responder
  31. SUSANA

    Oi Robson!
    Viagem marcada! 🙂
    Qualquer coisa eu questiono!!! Obrigadão!
    Vivo no litoral, sem duvida, Portugal é lindo, então o litoral…
    Qualquer coisa, terei todo o gosto em dar um oi pessoalmente quando vier!
    Beijinhos e continuação de boas viagens!! 😉

    Responder
  32. Camila

    Oi Robson, tudo bem?
    Adorei a descricao do passeio. Muito fantastico.
    Eu sabia do passeio pelo Nature Park, mas nao sabia pelo Patara.
    Voce sabe dizer a diferenca?
    Obrigada

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Cami, tudo bom e você? Puxa, eu não conheço o Nature Park.. Tem que pesquisar bem para ver se é um lugar que cuida bem dos animais e tal. Essa foi a minha principal preocupação quando escolhi o Patara. Mas sei que tem outros que cuidam bem também….

      Se precisar de qualquer outra coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
  33. Karla

    Que bacana seu relato, Robson!
    Foi possível sentir em suas palavras toda a emoção e alegria que você vivenciou, muito legal!
    Estamos indo para a Tailândia no final do mês, vou correr para tentar uma reserva no Patara. Meus filhos vão amar!
    Abraços,
    Karla

    Responder
  34. Vanessa

    ola..parabens pela viagem!!! gostaria de saber que horas voce chegou no hostel???
    Ele passaram te pegar as 7:30 e chegou que horas de volta???pq meu tempo esta bem curto em Chian mai e gostaria de saber se consigo pegar um voo a noite de la!!!
    att
    Vanessa

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Vane, tudo bom? Desculpa a demora para te responder.. Estava no Chile e muitos comentários ficaram acumulados.

      Então… eu cheguei perto das 18h… 18gh30. Você teria que colocar um vôo bem mais tarde, por segurança.

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
      1. Diana Carvalho

        Oi Robson, muito obrigada pela partilha da experiência, não resisti e já decidi que vai ser uma das minhas aventuras na Tailândia este ano 🙂 Apenas uma dúvida sobre o horário, no site do parque o programa da manhã começa às 7:30am e termina às 3:30pm, foi esse o programa que você fez?

        Muito grata

        Responder
        1. Robson Franzói

          Oi Di!! O meu terminou um pouco mais tarde, mas acho que é o mesmo. Mais tarde foi o horário que eles me deixaram no hotel.. então acho que é o mesmo sim!

          Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

          Responder
          1. Diana

            Olá Robson, a sua resposta chegou mesmo no fim da minha viagem, mas não foi por isso que deixei de ter esta experiência com os elefantes do Patara. Amei muito mesmo ? muito grata pela sua descrição da experiência que não me deixou dúvidas ? depois ouvi relatos de quem foi fazer outras e não chegavam nem perto desta, dinheiro muito bem gasto ?

  35. kenya elisa reinert

    Nossa, seu post me deixou sem palavras!!! Vou para Tailandia ano que vem e gostaria muito de passar um dia com essas criaturas fantásticas, mas alguns relatos sobre mal trato com os animais me desanimaram muito! 🙁 Mas pelo que li até em respostas de comentário não é esse o caso né???? Outra dúvida, meu inglês é péssimo, vou na cara e coragem, mas tô treinando bem o “mimiquez” rsrs. Você acha que isso me impossibilita de fazer esse passeio? Ou os instrutores são atenciosos e calmos pra nos ajudar a entender tudo??

    Obrigada e vou continuar lendo suas matérias pra montar meu mochilão 🙂

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Kenya, tudo bom? Pode ir que você vai AMAR!! Eles tratam os animais muito bem por lá!!

      Sobre o inglês, não se preocupe! Eles não falam bem inglês, então não adianta você chegar lá sabendo falar super bem! O esquema lá é se virar… e a “mimiquez” vai ajudar sim! ahhaha

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  36. Ken

    Fala Robson, parabéns pelo post meu velho! Incrível esse blog aqui, tirei muitas ideias pra programar a minha viagem. Estou indo pra a Tailândia dia 14 e fico até o dia 28. Chiang Mai tá no meu roteiro com certeza e eu to doido pra ir pra esse lugar! Mas queria te fazer uma pergunta, quantos dias tu passou na Tailândia? Abraço!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Ken, tudo beleza? Então.. dois dias pra tua viagem.. imagino como estão o coração 😀

      Cara.. a viagem ao todo teve 33 dias… mas fiz Camboja e Vietnam também. Ahh.. e um stop na volta em Dubai.

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
      1. Lari Okiyama

        Primeiramente parabéns pelo blog! Vou viajar para a Ásia em Outubro e estou planejando tudo com base no seu blog (obrigada por explicar tudo direitinho nos mínimos detalhes hehe)
        Não vejo a hora de ver seus posts sobre Camboja e Vietna (está no meu roteiro também)

        Parabéns novamente Robson! Obrigada por ajudar viajantes perdidos (como eu)

        Responder
        1. Robson Franzói

          Oi Lari, tudo bom? Imagino que já está na sua viagem. Estou desde julho sem conseguir dar uma atenção aos comentários do blog… No meu último post eu comentei um pouco sobre isso…

          Espero que dê tudo certo… desculpa não postar o restante da viagem a tempo. Aproveite muito! Tenho certeza que será uma viagem incrível 😉

          Muito obrigado por seu comentário! Qualquer coisa é só me dar um grito, estou de volta!

          Responder
  37. thatiana

    Oi Robson, boa noite! Realmente seu blog foi essencial para que eu definisse várias dúvidas em minha viagem a Tailândia! Estou indo em novembro e Irei fazer a reserva no PANTARA. Você conseguiu o desconto para os leitores do seu blog? Obrigada e irei continuando a tirar dúvidas com você a cada fase do meu roteiro… Obrigada Thatiana

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Thati, tudo bom? Acabei de voltar do Chile e estava com uma fila imensa de comentários para responder. Coloquei tudo em dia agora. Vou mandar mais uma mensagem pra eles, ainda hoje, e ver se conseguir esse descontinho.

      Realmente é um passeio que vale muuuuuito!! É emocionante 😀

      Ahhhh olha a notícia boaa: semana que vem eu volto a escrever sobre essa viagem.. ENFIMM!!!

      Demorei, mas finalmente vai ter mais posts… muita coisa pra contar 😉

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Nat!!! Hoje estou colocando os comentários aqui do blog em dia… fiquei um tempo fora e a lista estava gigante!!! Mas hoje vou falar com eles!!!

      Ahhh.. e a notícia boa: semana que vem tem post novo da Tailândiaaa \o/ \o/ Finalmente vou voltar a escrever sobre essa viagem.

      MIL desculpas pela demora, mas agora vaiii!! 😀

      Responder
  38. Ana Elisa

    Eu queria demais fazer algum passeio desse tipo agora que estou indo pra lá, mas estava com muito medo de só ter aqueles aonde eles maltratam os bichinhos.. tive naquele zoologico da argentina e sai meio triste de ver os animaizinhos daquele jeito.. mas com esse relato já bati o martelo e resolvi que vai ser este passeio que vou fazer. Você saberia dizer se tem que reservar com MUITA antecedência? ainda vou demorar um bocado pra ir, vai dar bastante tempo pra me organizar mas ainda nem comecei a ver hospedagem em chiang mai, acabei de inclui-la no roteiro.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Ana, tudo bom? Desculpa a demora para te responder… Estou desde julho sem conseguir dar uma atenção aos comentários do blog… No meu último post eu comentei um pouco sobre isso…

      Bom, sobre a Patara.. é uma lugar incrível… você pode ver nos olhos o carinho que eles tem pelos animais. Não precisa ser com muuuuuuuuita antecedência. Mas tente falar com eles uns 3 ou 2 meses antes pelo menos, para garantir.

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
  39. Clovis

    Cara eu gostei muito do seu post. Para mim foi um tranquilizador porque já estava desistindo de ir à Tailândia por causa dos vários relatos dos maus tratos aos elefantes. Fico feliz em saber que essa reserva cuida bem dos animais. Me diz uma coisa vc precisou do inglês? Eu falo muito pouco inglês e isso até me impede de ir só numa viagem (pretendo ir à Tailândia por uma empresa, mas no dia de Chiang Mai gostaria de ir nesse santuário de elefantes). Outra coisa vc tem algum e-mail de contato? Gostaria de trocar umas ideias sobre a Tailândia. Abraços ai.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Clovis, tudo bom? Desculpa a demora para te responder… Estou desde julho sem conseguir dar uma atenção aos comentários do blog… No meu último post eu comentei um pouco sobre isso…

      Que bom que chegou aqui e gostou do conteúdo! Olha, na verdade por lá eles falam pouco inglês… então não adianta chegar lá sabendo falar horrores. O esquema é ser simpático e ir se virando… nem sempre eles vão te entender e você entender eles… mas aí com jeitinho se entendem. A Tailândia é um país incrível!! Tenho certeza que você vai curtir muuuito!

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
  40. Leonardo

    Achei sensacional esse Relato, ainda estou bem dividido entre esse e o Elephant Nature Park. Ajuda ai nesse desconto que facilita tomar a decisão 🙂

    Responder
  41. Daniela

    Oi Robson! Estou ainda nas minhas pesquisas sobre a Tailandia. Estou indo por partes, já até coloquei esse passeio do Patara na minha lista! Até que cheguei na parte das praias… Impressão minha ou você ainda vai escrever o restante da sua viagem pela Tailandia? rsrs! Os passeios pelas ilhas e tudo mais? Estou aguardando ansiosa pelos próximos capítulos! Seu blog está me ajudando MUITO no meu planejamento! Abraços!

    Responder
  42. Edson Alviano

    Kra, seu blog é incrível! Vou viajar pra Tailândia em Dezembro com mais três amigos, e já estou fazendo a reserva no Patara, tudo graças as suas recomendações… essa vai ser minha quarta viagem internacional, mas tenho certeza que vou viver coisas incríveis por lá…

    Responder
  43. Maisa

    Meodeooooooooosssssssss!!!!!!!!!!!!
    <3 <3 <3 <3
    Preciso!
    Que delícia!
    MUITO bacana seus relatos! Ajudando muito a programar minha viagem!
    E esse passeio, gente? Juro que fiquei meio "assim" quando vi o link para essa parte. (Ah, não… ele fez aquele passeio no elefante? Os bichinhos são tão maltratados…) Mas que surpresa boa! Você foi numa reserva! Massa! Adorei! Já tinha lido sobre outra, mas essa parece ser uma delícia! Só fico imaginando como faz pra ir embora! E esse neném, gente! Que delícia! <3
    Obrigada pelo relato, Robson!

    Responder
  44. Suelen

    Olá! Parabéns pelo post, esta maravilhoso! Meu deu uma felicidade só em ler, imagina viver tudo isso!
    Eu estou indo em Maio 2017 pra lá e com tda certeza este passeio já esta nos meus planos. Agora preciso tirar uma duvida com vc, o passeio é pago em dinheiro ao guia, ou pode ser no cartão???
    Obrigada e mais uma vez parabéns!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Su, tudo bom? Fico feliz que gostou do post e que vem acompanhando o blog. Tenho certeza que sua viagem será incrível e esse dia será inesquecível.

      Sobre o pagamento… eu fiz em dinheiro mesmo… Acho que não tem como passar cartão, pelo menos não vi ninguém pagando dessa forma.

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
  45. Jéssica

    Fiquei apaixonada por esse tour, depois de ler o seu post. Que dia lindo!
    Vou estar em Chiang Mai em novembro e fiquei super animada para participar,
    mas infelizmente eles já estão lotados :/
    Você teria alguma informação sobre tours parecidos Robson?
    Obrigada e parabéns pelo blog!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Jé, tudo bom? Poxa, vou ficar te devendo essa dica.. Eu pesquisei bastante e o Patara foi o que me pareceu mais confiável. Acredito que existam outros sim.. mas vou ficar te devendo essa dica :/

      Sua viagem já está aí né!?!! Aproveite muuuuito!! Tenho certeza que você vai se apaixonar pelo Sudeste Asiático!! Boa viagemmm!!!!!!!!

      Responder
  46. Nayra

    Olá Robson! Desde que conheci o Patara através do seu blog fiquei apaixonada. Eu e meu marido vamos para a Tailândia fim de outubro e, mesmo que fique corrido, queremos incluor Chiang Mai no roteiro. Você conseguiu o desconto para os leitores no Patara? O passeio dura o dia todo? Teremos apenas dois dias lá..Queremos conhecer também a Tribo das mulheres Girafa e algum templo..Parabéns pelo blog! Obrigada!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Nayra, tudo bom? Imagino que a sua viagem já está começando. Então, ainda não tive a confirmação deles. Estou desde julho sem conseguir dar uma atenção aos comentários do blog… No meu último post eu comentei um pouco sobre isso… Mas agora vou retomar o contato com eles também.

      O passeio dura o tempo todo sim.. mas tenho certeza que vocês vão gostar muuuito!

      Aproveitem a viagem!! A Tailândia é um lugar incrível!!! Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
  47. Tadeu

    Robson, parabéns e obrigado pelas dicas. Vou em novembro pra Tailândia e incluí chiang mai por causa do seu post sobre o patara. Inclusive já reservei. E com seus outros posts descobri que chiang mai tem opções incríveis para alguns dias lá. Muito obrigado. Abçs

    Responder
  48. Badwanie

    Robson, estou acompanhando suas postagens e adorando, estou indo em Novembro para Tailândia, já fiz meu roteiro de bangkok, e estou montando o de Chiangmai, vou ficar três dias, tem alguma dica?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Badwanie, tudo beleza? Três dias em Chiangmai é um tempo bem legal! Boa parte das dicas eu deixei aqui no blog. Mas a mais legal é certamente esse dia que passeio no Patara. Recomendo fortemente!

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
  49. Alessandro

    Muito bom seu post sobre o Patara Robson! Me convenceu a visitá-los tb. Estarei em Chiang Mai em janeiro e mandei mensagem para eles hoje sobre disponibilidade. Você chegou a ver crianças por lá? Vou estar com minha esposa e filha de 4 anos e certamente a pequena ficará maravilhada com a experiência. Pelo que li em blogs, as crianças vão sozinhas nos elefantes. Tenho receio dela ir sozinha e a questão do inglês também atrapalhar a experiência….

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Alessandro, tudo bom!?! Então, eles são super profissionais por lá…. acho que tem todo o suporte necessário. Os guias são ótimos! No dia que eu fui não tinham crianças lá, pelo menos não no meu grupo. Mas acredito que eles vão te dar um suporte nisso.

      Sobre o inglês, eles falam de uma maneira fácil de entender…. com o básico já dá pra se virar 😉

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  50. Lorena

    Oi Robson! Tudo bem? Amei o seu post! Estou indo para lá no ano que vem mas fiquei em dúvida entre fazer o passeio que você fez ou aquele que são com elefantes grávidas e filhotes. Você ouviu falar nesse pacote lá no Patara? Sabe se é bom?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Lorena, tudo bem e você!?! Ahh, eu acho que não tinha esse passeio quando fui lá… Não sei te dizer qual valeria mais a pena… Eu fiz o tradicional e gostei bastante, ainda mais que pude fazer com uma mamãe e o filhotinho… foi incrível!!!

      Responder
  51. Vivian

    Robson, não consigo deixar o seu blog. Tenho feito varias pesquisas, mas sempre acho o relato daqui sensacional. Estou baseando, praticamente, toda a viagem a partir dos seus posts. Parabens!!
    Me diz uma coisa, o que você recomenda levar de roupa ou mudas de roupa para o passeio?

    Responder
    1. Ricardo Panaro

      Olá Robson, achei sua blog incrível !!!! Pena que só achei você agora .. Estou indo para á Tailândia dia 22 de dezembro, e uma das cidades que visitarei é Chiang Mai, tentei reservar esse passeio com os elefantes (Patara Elephant Farm) mais infelizmente as vagas estão esgotadas. Voce conhece outras empresas que fazem esse passeio ou algo parecido ?
      Desde já agradeço!!!
      Ricardo Panaro

      Responder
      1. Robson Franzói

        Grande Ricardo, tudo bom!?! Que bom que chegou aqui no blog…. fico feliz em saber!! Infelizmente vou ficar te devendo essa dica…. não tenho outros para recomendar… Eu pesquisei bastante para escolher o Patara. Recomendo que você pesquise bastante também, já que existem muitos lugares que maltratam os animais.

        Bom, de qualquer forma eu tenho certeza que será uma viagem incrível! Aproveite muuuuuito!! Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

        Responder
  52. Vini

    Fala Robson!
    Adorei seus posts e até já comprei passagem pra Chiang Mai!
    Só que o Patara me mandou uma mensagem de que não tem mais vagas para Dezembro. 🙁
    Minha pergunta é se vale a pena pegar o pacote Day Care de meio dia por 3.800 baths ou ir a outro santuário sério por menos de 3.000… esse programa menor não inclui a subida da montanha e a parte da Cachoeira pelo que entendi.
    Estamos com o orçamento apertado, então minha pergunta é pra saber se será parecido com o de outros campos mais baratos.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Vini, tudo bom? Puts, infelizmente não vou poder comentar sobre os outros campos… dê uma boa pesquisada, pois existem alguns que até maltratam os animais. É bom pesquisar bem para escolher um lugar legal.

      Sobre esse passeio mais curto no Patara, eu confesso que não sei como é…. mas acredito que seja legal também.

      Bom, qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui, abraços!

      Responder
  53. Marcelo

    Parabéns pelo site Robson! O conteúdo é excelente e tem me ajudado muito para o organização da minha viagem à Tailândia. Quero apenas levantar uma questão quanto à credibilidade do Patara Elephant Farm. Observei que os animais se submetem à montaria. Isso não decorria necessariamente do procedimento de “quebra do espírito”? Eles também são postos para caminhar na beira da estrada, no asfalto, o que é anti-natural. Além disso são “adestrados” (dão a pata para que subam nele, dão “abraço”, “beijo”, etc). Pelas minhas pesquisei inicialmente gostei do Patara, mas essas questões que suscitei me deixam com alguma dúvida quanto à credibilidade do local. Me parece que o fim da fazenda é o turismo. Espero estar enganado. Caso você tenha alguma dessas respostas, me ajudaria muito a decidir visitar, ou não, um campo de elefantes na Tailândia.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Marcelo, tudo bom? Então, são ótimas observações…. eu não infelizmente não vou ter todas essas respostas… Quando fui pra lá pesquisei bastante e fui por recomendação de amigos que foram também. Quando estava lá pude ver o cuidado que eles tem com os animais, o trabalho que fazem de recolher animais de lugares onde sofriam maus tratos… enfim, tudo que vivenciei por lá me transmitiu a imagem de um lugar correto. Todos os comentários que recebi de pessoas que foram lá depois da minha visita também refletiram a mesma imagem que eu tive.

      Enfim, não sei se ajudei na sua decisão… mas se eu puder ajudar em qualquer outra coisa, é só me dar um grito aqui! Grande abraço!

      Responder
    2. Karen

      Olá Marcelo, tudo bem?
      Também estava aqui no blog tirando dúvidas para definir o roteiro da minha viagem à Tailândia agora no final do ano (aliás, obrigada Robson pelo ótimo material do site! também têm me ajudado bastante 🙂 ) e encontrei seu comentário resumindo absolutamente toda a minha questão para definir e reservar um passeio como este. Fui fortemente recomendada a visitar o Elephant Nature Park pois lá não permitem nem a montaria, mas infelizmente está lotado já.. Recentemente me indicaram também o Sun Karen Tribe Native Elephant, que parece ser bem sério em relação aos cuidados com os animais mas ainda assim, como no Patara, permitem a montaria (confirmei por e-mail que a trilha pode ser feita andando lado a lado com o elefante, mas normalmente o passeio é montado).
      Enfim, queria saber se você chegou à alguma conclusão em relação à isso.
      Abraços,
      Karen

      Responder
      1. Marcelo

        Olá Karen! Essa questão realmente é complicada. Li vários relatos, principalmente em sites internacionais, já que é raro encontrar sites com conteúdo tão completo como o excelente trabalho do Robson, em língua portuguesa. Também conversei com um amigo que já viajou duas vezes para a Tailândia. Após muitas pesquisas, como todo o respeito aos que pensam diferente, concluí que qualquer local onde se monta no elefante não coloca o animal em primeiro lugar, mas sim o turista. De duas uma: ou criam/adquirem o elefante para isso, de onde se presume o procedimento “Breaking the Spirit” (http://www.onegreenplanet.org/animalsandnature/breaking-the-spirit-of-elephants-for-use-in-the-tourism-industry/) ou resgatam animais que já passaram por esse procedimento e, incoerentemente, perpetuam/exploram a prática, ao invés de deixá-la no passado. Soa demagógico. O mesmo se diga a coisas como “dar abraço”, “dar beijo”, “dar a pata”. É preciso compreender a natureza do elefante. Ele é dócil e inteligente, mas não é cavalo nem cachorro. Quando ele usa a tromba para “dar um abraço”, ele não está demonstrando afeto, mas sim replicando mecanicamente um movimento a que foi induzido após muita tortura. E para permitir que alguém suba nele, antes apanhou bastante. Coisas como pintar quadros e chutar bolas, nem comento. Os projetos que me parecerem menos invasivos são os do ENP, como você bem observou (https://www.elephantnaturepark.org/enp/visit-volunteer). Dentre as diversas opções disponíveis, eles optei pelo Pamper a Pachyderm. Viajarei apenas em março/2017, então infelizmente não conseguirei postar minhas impressões antes da sua viagem. Sobre o assunto também recomendo o canal do youtube Lost Le Blanc, na parte dedicada aos elefantes (ele também posta conteúdo diverso de viagens). Trata-se de um canadense que está produzindo um documentário sobre a situação dos elefantes na Tailândia. Para mim o Patara está no meio do caminho entre o cruel turismo tradicional e uma reserva que coloca o animal em primeiro lugar. Embora o Patara se destaque da grande massa de torturadores tailandeses, me parece que ele ainda está atrás dos projetos elencados no link do ENP que postei. Espero ter ajudado de alguma forma.

        Responder
        1. Eduardo

          Olá Marcelo, tudo bem?
          Me gera muita dúvida se devo ou não ir a Patara. Pela descrição, deve ser muuuuito legal, queria saber até que ponto os elefantes, ao deixarem montar, são mau tratados? (problemas nas costas, etc… será que tem mesmo?)

          Pelo que entendi, o parque faz com que as pessoas tenham a experiência de cuidar do elefante por um dia. O ato de dar comida e estar tão próximo aos elefantes seriam apenas para os mais “domesticados”? Pergunto porque não conheço realmente a essência/instinto dos elefantes…

          Obrigado pelo comentário tão detalhado. Vou a Tailandia em Fevereiro, chego em Chiang Mai dia 23!

          Gde abs,
          Eduardo

          Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Ana, tudo bom? Foi um passeio de dia todo… cheguei de volta ao hotel perto das 18h30…

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
  54. Alexandre Miranda

    Oi Robson, tudo bom?
    Antes de mais muitos parabéns pelo site e pela qualidade de todos os reports.
    Vamos para a Tailandia de 16 de Novembro a 2 de Dezembro e tentamos marcar o elephant farm em Chiang Mai mas recebemos resposta ao nosso email dizendo que estão “fully booked” em Novembro… Tem conhecimento de existir outra trip como a de Patara que você recomende ou que tenha informação que é boa?
    Obg.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Alexandre, tudo bom? Poxa, que pena que já está lotado. Eles tem essa política de fazer os passeios com poucas pessoas mesmo. Pior que vou ficar te devendo essa dica de outro lugar, eu pesquisei bastante antes de escolher o Patara. Acredito que tenha outras boas opções, mas pesquise bem antes.. pra ver se é um lugar que cuida bem dos animais 😉

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  55. Rodrigo

    Robson, estou indo para Tailândia em março, e muitas informações são dos seus relatos. Muita informação útil sem perder o encanto. Parabéns, cara!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Show Rodrigoo! Que bom saber que o blog está ajudando no seu planejamento 🙂

      Se tiver qualquer dúvida é só me dar um grito aqui, grande abraço!

      Responder
  56. Dominique

    Olá, Robson! Muito bom o seu post e o seu blog como um todo. Virei fã!
    Tenho uma dúvida: estou tentando me comunicar com eles para tentar agendar o passeio mas não respondem o e-mail que enviei já há alguns dias. E pelo site, a única maneira de falar com eles é enviando e-mail (além de telefonar). Você lembra como entrou em contato com eles para reservar o passeio? Se foi por e-mail, eles demoraram para te dar um retorno?

    Muito obrigada!
    Abraços e parabéns pelo blog!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Dominique, tudo bom!?! Foi por e-mail mesmo que eu falei com eles. Tenta mandar de novo, normalmente não demoram muito para responder.

      Espero que dê certo! Se tiver qualquer dúvida é só me dar um grito aqui 😉

      Responder
  57. Grazi

    Oi Robson, estou com passagens compradas para marco 2017 para Tai. E comecei a me aprofundar mais no roteiro ahora apesar de estar lendo alguma coisa de vez em quando. Tenho poucos dias e estão tenho muitas dúvidas para o roteiro. Com esse post, me fez ter ceretza que preciso fazer esse passeio.
    Tenho 19 dias e pretendo passar uns dias em Filipinas. Além de fazer o passeio de Maya Bay. Como já terei muito dias de mar em Filipinas, acho que não ficarei tanto tempo nas praias do Sul da Thailandia. Você indica eu fazer o que por ultimo, os eefantes ou a parte sul?

    Aaah.. e o desconto para os leitores. Você conseguiu?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Grazi, tudo bom? Então, imagino que as praias nas Filipinas sejam incríveis, então talvez o norte da Tailândia te mostre coisas diferentes. Esse dia no Patara foi uma experiência inesquecível, gostei muuuuito! Ainda não consegui o desconto, é um pouco difícil… Mas o passeio vale muito a pena.

      Se tiver qualquer dúvida é só me dar um grito aqui! 😉

      Responder
  58. Karen

    Com certeza absoluta, o melhor blog de viagens! Emocionante seus relatos sobre a experiência com os elefantes…a gente se sente participante da aventura lkkk
    Estarei em Chiang Mai dentro de alguns dias e quero muito fazer esse passeio. Vc conseguiu o desconto?
    Grande abraço

    Responder
  59. Raíssa

    Robson, parabéns pelo post! Já estou ansiosa para ter o meu momento com os elefantes! Vou para Tailândia em fevereiro, de lua de mel, e suas publicações estão me ajudando muito! Me tira uma dúvida: este passeio dos elefantes no Patara dura o dia todo? Dá pra fazer mais alguma programação neste mesmo dia? Tem alguma sugestão? Obrigada! Feliz ano novo!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Raíssa, tudo bom?? Imagino a ansiedade!!! Então, parece que eles até tem um passeio mais curto… não sei exatamente como é… mas esse que eu fiz dura o dia todo sim.. Você sai bem cedinho do hotel e só volta no final da tarde, lá por 18h…. Dá pra sair a noite apenas, aproveitar o Night Market e tal… aiiii, saudades!!! 😀

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito 😉

      Responder
  60. Lily Pestana

    Oi Robson!
    Que experiência, hein?
    Adorei o post e as fotos estão incríveis! Não sabia que eles tiravam fotos. Que legal!
    Diga-me, você lembra mais ou menos o horário que chegou de volta em Chiang Mai?
    Beijos e parabéns pelo post!
    Lily e Julio
    Apaixonados por Viagens

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Lily e Julio, tudo bom? Nossa, foi uma experiência incrível…. inesquecível!!! Simm… eles tiram lindas fotos!!

      Então, eu lembro que cheguei no hotel por volta das 18h30… finzinho da tarde.

      Se tiverem qualquer outra dúvida é só me dar um grito 😉

      Responder
  61. Isabelle

    Oi robson boa tarde!! Estou indo para tailândia mês que vem!!! E vendo seu blog ja reservei esse passeio!!
    Eu tenho uma dúvida,reservei para duas pessoas mas meu namorado não quer interagir com os elefantes.
    Não sei como ele consegue,mas não quer um para cuidar!! Kkk
    Sabe se por ele não querer, há alguma opção de apenas observar e o valor ser mais acessível!!?!
    Pois acho um valor um pouco alto para ele que não vai participar!!?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Isa, tudo bom? Que show que vai fazer esse passeio… tenho certeza que você vai amar!!!

      Então, eu não sei bem como seria a participação dele. Teria que ver isso direto com o Patara. Eu acho que seu namorado vai acabar se arrependendo na hora e vai querer participar também, pois é muuuito legal.

      Assim, tenta falar com eles… mas é que tem um parte do dia que todos saem junto com os elefantes por uma trilha… não sei como seria nesse caso para ele..

      Tenta falar com eles… ou convence ele a fazer, tenho certeza que ele vai gostar muito!

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  62. Tatiane

    Oi Robson,

    Estou super empolagad em fazer este passeio.

    quanto tempo durou seu passeio? Que hs começa e termina?
    Tem somente 1 tipo de passeio ou mais de 1?

    Vc conseguiu o desconto para os leitors?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Tati, tudo bom? Tenho certeza que você vai curtir muito esse passeio… foi um dia inesquecível pra mim!!!

      Então, o passeio começa bem cedo… antes das 8h eles já me pegaram no hotel. E cheguei de volta perto das 18h. Eu acho que eles tem algumas outras modalidades de passeios… vou tentar descobrir quais são. Esse que eu fiz é o mais completo.

      Ainda não consegui fechar esse desconto… mas vou continuar tentando 😉

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  63. Flavia

    Oi Robson!!
    Estou indo em Abril para a Tailândia e por causa do seu post já reservei este passeio!! Parece ser demais!!! 😀

    Dá para fazer este e o Tiger Kingdom no mesmo dia?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Flá, tudo bom?? Então, esse passeio no Patara dura o dia todo…. não daria tempo. Tenta priorizar esse dos elefantes, eu não curti muito o dos tigres.. fiquei com pena deles no final…. pois achei a estrutura muito pequena para o tamanho deles 🙁

      Bom, se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
  64. Regina

    Olá Robson!

    Tentei entrar em contato via e-mail, mas o mesmo só retorna uma mensagem de falha. Você sabe informar se mudou a forma de reservas para o dia com os elefantes? Muito obrigada!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Regina, tubo bom? Eu tranquei e-mail com eles ainda essa semana…. estou tentando conseguir um desconto para os leitores, mas eles não estão confirmando.

      Mas o e-mail está normal sim…. pelo menos eu conseguir mandar certinho.

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
  65. Roseli

    Olá, Li sua matéria e fiquei fascinada pelos elefantes. Já estou mudando meu roteiro que não previa a ida a Chiang Mai. Você conseguiu o desconto? Ainda não fiz minha reserva. A farei assim que vc me responder. Obrigada por postar essa matéria, tenho certeza que será um dia muito especial de minha vida.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Rose, tudo bom? Que bom que gostou do post, foi realmente uma experiência incrível!!

      Então, não consegui o desconto… já mandei alguns e-mails para eles mas a conversa não deu muito resultado. De qualquer forma ainda digo que é um investimento que vale muito a pena.

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
  66. danielle

    OI Robson, que passeio maravilhoso! vou fechar agora! e vc conseguiu passar por palavras muito da sua emoção (nao tudo, certamente). Espero poder ter a mesma experiência que vc!
    Vc conseguiu o desconto para leitores do seu blog?
    Parabéns pelo blog! me ajudando muito!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Dani, tudo bom? Que bom saber que consegui passar aqui no blog toda emoção que vivi nesse dia especial. Tenho certeza que você vai gostar muito!

      Então, tentei esse desconto algumas vezes, mas eles não entenderam bem a proposta…. a troca de e-mail ficou confusa… aí não sei se vai rolar…

      Mas de qualquer forma eu digo que valeu muito o investimento!

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
  67. Stephanie S. Rigon

    Sério, se eu ja tava doida pra ir pra Tailândia, só por esse post queria estar la nesse segundo!
    Me senti nesse passeio lendo seu relato, achei simplesmente incrível!!
    Tenho planejado o roteiro com muito cuidado, e principalmente essa parte dos elefantes, que dizem que em alguns lugares eles não são bem cuidados e etc. Estava quase desistindo de pagar algo para que alguém judiasse deles. Até que li isso. Achei sensacional a maneira como vc descreveu tudo, e isso me ajudou a decidir sobre ir ver essas fofuras.
    Não apenas a parte dos elefantes, mas tudo sobre a Tailandia.
    Seu blog tem me tirado muitas duvidas, e tenho me divertido muito com ele tbm. (Ri demais com sua chegada em Bangkok)
    Enfim, parabéns pelo blog! Ta demais!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oooi Sté, tudo bom? Poxa, que bom ler um comentário como o seu. Ter esse reconhecimento é o que realmente faz a diferença pra mim… Muito bom saber que você se divertiu com os relatos e conseguiu viajar comigo. Obrigado pela mensagem, de verdade!

      Tenho certeza que sua viagem será incrível!!!

      Grande abraço e mais uma vez: muuuuuito obrigado!! 😉

      Responder
      1. Stephanie S. Rigon

        Imagina!! Quando acho bom, faço questão de dizer o quanto gosto! hehehe
        Estava a pouco lendo sobre você, e vi que é curitibano! Também sou! E cá entre nós, pra um curitibano elogiar algo, tem que ser bom mesmo! hahaha
        Vou continuar acompanhando suas novas aventuras!
        Até mais!

        Responder
  68. Andrea

    Olá,
    Estou indo agora em Abril/Maio com um grupo de amigos (6)
    Estou vendo tudo pela agência, por ser um grupo, achamos melhor montar nosso roteiro e fazer as reservas via agência.
    Viu que Go Pro é a sua? E esse pau de selfie…rs…vem junto?
    Estamos entre visita Patara ou – Elephant Nature Park
    Se me derem um filhote para cuidar acho que morro…rs

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Andrea, tudo bom? Ahh entendi a sua questão da agência… eu já conheci algumas pessoas que preferem mesmo fechar as passagens assim, como eu vou sozinho… já faço tudo por conta mesmo.

      Então, a minha GoPro é a Hero 3 Black…. o pau de selfie não vem com ela não, mas é super fácil encontrar acessórios para a GoPRO em Bangkok.. super vale a pena!

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito 😉

      Responder
  69. Julia

    Oie Robson, tudo bem? Estou indo para a Tailandia e adorei seu post, gostaria de saber se você poderia me ajudar com algumas informações, eles te buscaram no seu hotel, isso esta incluso quando você fecha o passeio? E as fotos maravilhosas que eles fizeram sua, esta incluso nesse valor de 570 reais? Agradeço a atenção desde. Att. Julia.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Ju!! Tudo bom e você?? Que bom que curtiu o post, fico feliz em saber! Então, ele vão buscar e depois te levar no hotel sim.

      As fotos normalmente já estão inclusas… no final do passeio eles gravam um CD e entregam pra você. A não ser que tenha mudado alguma coisa, mas é pra ser incluso sim 😉

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
  70. Ricardo

    Bom dia Robson, tudo bem?
    Você sabe me dizer se no Patara existe um vestiário ou algo assim para tomar uma banho após o passeio? E algum lugar para eu deixar as malas, minha ideia é sair do passeio direto para o aeroporto, acha que rola? Mandei e-mail para eles mas não respondem :/
    Outra pergunta, vc lembra mais ou menos o horário que acabou o passeio?

    Abraço

    Responder
  71. Beatriz Calil

    Olá Robson!
    Em primeiro lugar, queria parabenizá-lo pelo blog, suas dicas me ajudaram muito nas minhas viagens para o Atacama e para a Tailândia, muito obrigada!
    Também percebi que seu blog é muito lido por vários viajantes, tanto que no passeio de maya bay (sleep aboard) todos os brasileiros que estavam no barco tinham lido ele.
    Em segundo lugar, eu queria comentar a minha experiência no patara.
    No início do passeio, quando eles indicavam o elefante que cada um ia ficar, eu notei que tinha um elefante excluído de todos os outros. Como eu fui a última a receber o elefante, sobrou pra mim o excluído.
    Até aí tudo bem, fui até ele e comecei a alimentá-lo. Depois disso eles ensinaram todo mundo a comandar o elefante para levá-lo até o rio para dar o primeiro banho nele.
    Aí que começou a ficar muito estranho, o instrutor que estava junto comigo não deixou eu levar o meu elefante até a água , ele próprio o levou por um caminho diferente do qual os outros estavam indo. Eu tive que entrar onde todo mundo estava entrando para chegar no meu elefante que estava do outro lado do rio.
    Quando ele deu os comandos para o elefante deitar para eu jogar agua, eu vi que a cabeça dele estava toda machucada e fiquei em choque.
    Não quis subir no elefante depois disso, todos os meus amigos foram e eu só acompanhei a pé.
    Daí eu comecei a questionar, será que realmente os elefantes recebem um bom tratamento? Será que eles gostam de ter essa rotina de levar os turistas nas costas por um determinado caminho?
    Porque pra mim parecia bem claro que eles não eram livres pra andar onde eles queriam e que para deixar alguém subir neles demandava um treinamento que eu duvido que não envolve crueldade.
    Fiquei bem decepcionada com o passeio e ainda depois vi em vários panfletos passeios identicos com um valor muito inferior.
    Vi uns blogs de gringos e comentários no trip advisor que também criticavam o passeio e o modo que os elefantes são tratados pelo pessoal do patara.
    Estou escrevendo apenas para você também se questionar sobre a ideia desse passeio, se ele realmente é bom e se seria algo recomendável a várias pessoas.
    Abraço

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Beatriz, tudo bom? Poxa, que estranho hein… então, assim… eu não sei bem o que pode ter acontecido ou como estão as coisas por lá agora, afinal fiz o passeio em 2015. Na época fiz o passeio por recomendação de um grande amigo que me garantiu que era um lugar muito bom e que cuidavam muito bem dos animais.

      Aí topei pagar a mais para conhecer o Patara e a minha experiência por lá foi realmente incrível… inclusive eles contaram sobre o trabalho que faziam com elefantes resgatados… sobre o tempo que os elefantes ficavam soltos na mata e tudo mais.

      Por conta dessa experiência pessoal que eu tive é que eu recomendo o passeio. A questão das fotos que eles tiram também me agradou muito e por isso eu sempre recomendei o Patara. Eu até tentei contato com eles algumas vezes para conseguir um desconto para os leitores e para ver se eles me passavam mais informações sobre essas questão de proteção aos animais. Queria deixar o post mais completo sobre isso… Infelizmente não tive uma resposta nesses assuntos.

      Algumas pessoas até me pedem dicas de outros lugares, até mais em conta do que o Patara, mas eu realmente fico de mãos atadas para indicar algo que não conheço pessoalmente.

      O que eu vi é que no próprio centro de Chiang Mai existem elefantes com correntes no pescoço, cadeiras de madeira amarradas com cortas e correntes…. elefantes fantasiados e até pintados. Esses foram as únicas coisas que eu vi e que realmente me pareceu agressão ao animal. A minha experiência no Parata foi realmente boa, mas infelizmente não sei como estão as coisas por hoje e não sei o que pode ter acontecido no seu passeio.

      De qualquer forma agradeço que veio aqui compartilhar sua experiência, é sempre bom tem mais opiniões compartilhadas por outros viajantes. Também fico feliz em saber que tantos viajantes estão lendo e comentando sobre o blog lá no Sudeste Asiático… é fruto de um longo trabalho.

      Obrigado de verdade pela mensagem! Espero que o restante da viagem tenha sido incrível.

      Grande abraço!! 😉

      Responder
  72. SASCHA VILHENA PAIM

    Oie…adorei o blog e com certeza, com seu relato, tive vontade de ter essa experiência.
    Estava receosa em acabar caindo em alguma furada ou ainda pior, ir para algum lugar onde os animais n se sentissem a vontade e estivessem machucado.
    Tenho so uma pergunta, você sabe dizer com qto tempo de antecedência vc fez a reserva????

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Sascha, tudo bom? Que bom que chegou aqui e curtiu o blog! Minha experiência por lá foi realmente incrível… e tenho amigos que já foram e amaram também.

      Eu acho bom tentar reservar com uns 2 meses de antecedência… aí acho que já fica tranquila 😉

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
  73. Roseli Petrini

    Robson,
    Amei seu Blog, e me apaixonei pelos elefantes. Estaremos indo (eu e meu marido) para lá em abril. Na verdade não iriamos para Chiang May, mas depois de ver este post não resistimos. Infelizmente, eles não tem mais espaço para nós. Mesmo assim, estamos pensando em ir, e dar uma forçadinha de barra, para tentar ter algum contato com os grandões. Você já foi, pode me dizer se temos alguma chance?
    Estaremos indo dia 11 de abril e ficando até 13 de abril, abri todas as datas possiveis em abril, mas eles disseram não ter mais nenhuma vaga até dia 20.Nosso problema é que temos que estar na China dia 16/04 à trabalho. O que acha, devemos tentar?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Roseli, tudo bom? Desculpa a demora para te responder, eu estou na Ásia e só agora conseguindo colocar os comentários em dia.

      Então, não sei se adianta pois eles fazem passeios com grupos pequenos… e cada pessoa cuida de um elefante.

      Você pode ficar tentando por e-mail, pois pode ter algum cancelamento. Mas não sei se valeria a pena ir até lá, já que é bem afastado da cidade. Inclusive é eles que pegam a gente no hotel….. mas vou torcer pra tudo dar certo aí pra vocês!! 🙂

      Bom, se precisar de qualquer coisa é só me dar um grito aqui. Abraçooo!!

      Responder
  74. Flavia

    OI Robson,

    Tudo bem?? Eu estou traçando um roteiro para a Tailandia agora em julho, vc acha que é a época das monções??
    E outra coisa, qual a diferença desse parque que voce foi e o Elephant Nature Park?? Qual é melhor???
    Muito obrigada e parabéns pelo blog!!! : )

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Flá, tudo bom? Então, é a época das monções sim… a tendência é pegar mais chuvas por lá. Você vai visitar as praias? O lado de Phi Phi e Railay é onde deve chover mais, talvez seja interessante focar nas praias do outro lado da Tailândia… Koh Tao, Koh Samui… por lá você deve pegar um tempo melhor.

      Sobre o Nature Park, eu já ouvi muitos elogios… mas como eu nunca fui nele, não tenho como te dizer bem ao certo quais são as diferenças.

      Eu gostei muito do Patara e a minha experiência pessoal por lá foi muito boa 🙂

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  75. Adriana

    Sensacional!!! Já entrou pra minha lista de próximas viagens! Parabéns pelo relato e pelo blog! Rico em detalhes, fotos e vídeos. Muito inspirador! Grande abraço

    Responder
    1. Robson Franzói

      Obrigado Adri!!!!! Foi um dia incrível!! Que bom que chegou aqui no blog… espero que continue acompanhando minhas aventuras 🙂

      Responder
  76. soraya

    Bom dia, Robson! Primeira, queria dar parabéns pro seu SEO ahha caí algumas vezes no seu blog, está muito bem indexado 🙂

    Bom, li alguns comentários, não tive tempo de olhar um a um pra ver se você respondeu. Mas, você acha justo dizer que um lugar desse cuida dos animais? Elefantes não são animais dóceis pra que possam ser montados. Eu estava adorando o seu relato, até o momento que você mostra que subiu no animal. Para que eles aceitem esse tipo de atitude, sabe lá como domesticaram… fica aqui a reflexão.

    Imagino que deve ter sido uma experiência única, maravilhosa e sei disso, porque fui no Luhan (sem ter pesquisado antes sobre o que faziam com eles), eu achei maravilhoso o contato com os tigres, mas é justo? É justo que explorem estes belos animais em prol da nossa vaidade?

    O Elephant Nature Park é o mais falado justamente por resgatar esses animais, lá tem elefante cego, elefante com pata quebrada e todas as outras peculiaridades que acontecem quando existe exploração animal para fins turísticos. Eles podem se agrupar em famílias, de acordo com suas afinidades, um trabalho maravilhoso em tudo o que pesquisei.

    Eu só cheguei no seu blog, porque estou procurando uma alternativa ao E.N.P, já que não tem mais vagas nas datas que estarei por lá =/

    Desculpe o desabafo, mas acho importante salientar que apesar de todo o cuidado que demonstraram no Patara, esse passeio em cima do elefante não tem nada de ecológico, é algo cruel se parar pra pensar no quanto tiveram que domesticar esses animais pra atender nossas expectativas.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Soraya, tudo bom? Que bom que chegou algumas vezes aqui no blog.. fico feliz em saber.

      Bom, sobre a questão que você comentou… acho que seu ponto de vista está super certo. Eu fiz essa viagem em 2015. De lá pra cá muita coisa está aparecendo sobre o Sudeste Asiático, quando eu fui não tinham tantas coisas.

      Eu fui no Patara por receber boas indicações, tanto na internet quando de amigos próximos que foram. Na época eu nunca tinha ouvido falar sobre o Elephant Nature Park. Hoje já ouvi falar muitas vezes… certamente se voltasse pra lá colocaria ele no meu roteiro.

      Voltando ao meu dia no Patara, o que eu relatei aqui foi o que eu realmente vi e vivi lá. Eu vi profissionais bons tratando elefantes muito bem. Quando você chegar em Chiang Mai e passear pela cidade, vai ver facilmente as pessoas maltratando elefantes… Os que maltratam não se escondem por lá. Você vai ver elefantes acorrentado pelas ruas, com estruturas de madeira prezas ao corpo e com vários turistas montados sobre eles. Vai ver elefantes pintados e fantasiados, vivendo em espaços pequenos e quase desumanos. Isso tudo pelas ruas, visível para qualquer um.

      Quando eu cheguei no Patara e vi o cuidado que eles tinham com os elefantes, com os filhotes que nos acompanhavam e sobre o projeto de resgate que eles trabalham, eu vi nesse lugar um lugar bom… onde o passeio foi muito correto. Mas se posso colocar a mão no fogo por eles? De forma alguma! Eu não sei o que acontece quando nenhum viajante está por lá…. Podemos colocar a mão no fogo pelo Elephant Nature Park? Eu não colocaria… pelo mesmo motivo. Da mesma forma os animais estão lá e não estão soltos. Ninguém aqui sabe como são tratados quando não estamos por perto.

      Você leva a boa fé de que eles são bem tratados.. eu espero que sim, de coração. Assim como espero que os animais do Patara também sejam bem tratados quando não tem viajantes por perto.

      Eu entendo seu ponto, de verdade… Acho super válido destacar o E.N.P., se o trabalho deles é tão bom assim.. eu espero que tenha muito sucesso e continuem sempre fazendo o bem.

      Espero realmente um dia voltar pra Tailândia e visitar o Elephant Nature Park… teria imenso prazer em fazer um relato aqui no blog sobre esse lugar.

      Enfim…. agradeço o seu comentário. De verdade. Se você conseguir visitar o Elephant Nature Park ou outro lugar que tenha um projeto bom e você veja que os animais são bem tratador, ficaria muito feliz em receber uma mensagem sua com essa indicação.

      Grande abraço!!

      Responder
      1. soraya

        Oi Robson!

        Não imaginava que era escancarado dessa forma 🙁 Nas minhas pesquisas, eu vi que a World Animal Foundation realizou identificou 1.300 elefantes na Tailândia vivendo em condições deploráveis, que inclui, além do já citado, dormir em beira de estrada, ficar a maior parte do dia sozinho, não ter tratamento veterinário adequado e cumprir jornadas de trabalho exaustivas. Por isso fico tão receosa quanto aos passeios em cima deles.

        Procurei alternativas que se diziam santurários de verdade, mas apenas duas vi que não tem esse “combo”de passeio em cima. Vou optar pelo Elephant Jungle Sanctuary, tenho amigos que foram e recomendaram… Pelo o que eu vi, parece muito bom, mas ainda achei que a hora do banho é meio bagunçada, sabe? Mas, vamos ver o que vai ser 🙂

        De qualquer maneira, agradeço sua atenção em responder e seria legal fazer uma errata no final do teu post, já que ele é de 2015 e você tenha outra opinião sobre o assunto. Aqui nos comentários têm muita gente interessada e usando seu relato como fator de decisão, sem refletir sobre o turismo exploratório.

        Abraço!

        Responder
        1. Robson Franzói

          Oi Soraya, tudo bom? Pois é…. não sei como as coisas estão por lá agora, mas quando eu fui era visível os maus tratos pela rua. Tenho esperança que tenha mudado ou que não demore para mudar.

          Ficarei muito feliz em receber seu feedback sobre o Elephant Jungle Sanctuary, confesso que esse eu também não conheço.

          No mais, aproveite muito a viagem! A Tailândia é um lugar incrível e é muito fácil se apaixonar pelo Sudeste Asiático.

          Espero por você! Bjss

          Responder
        2. soraya

          Ah, se me permite, vou deixar aqui um link de um post que escrevi sobre os elefantes na Tai.

          Aqui tem a história de como eles foram parar no setor de turismo, dados sobre a quantidade de elefantes por lá e alguns detalhes sobre o ENP.

          Abs!

          Responder
  77. Mónica Rosa

    Olá! Antes de mais obrigada pela partilha! Deu mesmo para ter um ideia geral do paraíso que isto é. Vou viajar para a Tailândia no dia 25 de Novembro e já reservei passeio no Patara. Estou mesmo muito ansiosa e acho que vai ser sem dúvida das melhores experiências da minha vida. Estou só com duas dúvidas relativamente ao parque que não sei se me consegue esclarecer. A primeira é: Existem passeios de meio dia? Fiquei com ideia que sim, mas pelo site não consigo ter noção. Só porque poderia ser mais em conta. Não sei se o programa depois é muito diferente. A segunda pergunta é: não há mesmo problema em andar em cima dos elefantes? Preocupa-me um pouco se é obriga-los a isso. Não quero ir a um sítio onde sinta que não são tão bem tratados. Muito obrigada pelo post e pelas fotos fantásticas!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Mónica, tudo bom? Que legal que vai fazer essa viagem… Então… quando eu fui não existiam passeios de meio dia. Teria que confirmar diretamente com eles essa opção.

      Existe um outro parque, muito bem recomendado.. onde não se montam nos elefantes. Hoje estou indicando ele também, apesar de não conhecer pessoalmente: o nome é Elephant Nature Park.

      No Patara eu vi eles tratando os animais com muito cuidado e respeito… de qualquer forma existe a opção do Elephant Nature Park.

      Se tiver qualquer dúvida é só me dar um grito aqui 😉

      Responder
      1. Mónica Rosa

        Obrigada Robson! Também já tinha visto o Elephant Nature Park e inicialmente ia marcar nesse, mas o Patara pareceu-me ser mais “familiar”, com grupos mais pequenos e mais contacto com os elefantes. E toda a gente que tenho visto adorou a experiência! Só quero ter a certeza que estou a contribuir para uma coisa boa para os elefantes. Obrigada pelas dicas e mais uma vez pelo post. Ajudou muito 🙂

        Responder
  78. Catiane

    Oi Robson, muito emociante o seu post, parabéns! Fiquei com vontade de apertar aquele filhote e encher de beijo… hahaha Ou outros posts também estão bem legais e ajudaram muito a definir o meu roteiro na Tailândia em Fevereiro/2018. Ainda tenho dúvida sobre montar no elefante ou não, mas não percebi nenhum comportamento desrespeitoso do parque em relação aos animais. Na dúvida, minha primeira escolha é o Elephant Nature Park.
    Obrigada e muitas viagens fantásticas para você!

    Responder
  79. Juliana

    Oi Robson, td bom? Seu Blog tem me ajudado – e muito! – na programação de viagem para Tailândia. Sobre o Patara, entrei no seite e ao que me pareceu agora há passeios de meio dia sendo, manhã e tarde. O valor é de 3.200 bath. Sabe me dizer se não há mais esses passeios de dia todo com fotos como essa que você realizou?
    A respeito de montar nos bichinhos…bom, sei lá. Não gosto quando colocam aquelas “caixas” em cima deles, sabe? Mas aí não vi nada de desrespeitoso.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Juu, tudo bom e você? Que bom que o blog está ajudando na sua viagem, fico super feliz em saber. Então, faz temo que não olho o site do Patara… mas acredito que ainda exista o passeio de dia inteiro sim. Tenta mandar um e-mail pra eles! 😉

      Eu achei super legal o passeio e era visível o amor deles pelos animais… foi tudo ótimo no dia que eu fui.

      Bom, espero ter ajudado! Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito 😉

      Responder
  80. georgia

    Boa tarde! Estamos indo em junho para Chiang Mai, e este passeio ja esta lista. Porém, nosso inglês não é muito bom, será que vamos ter muitas dificuldades para compreender os guias lá?
    Obrigada!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Ge!! Tudo bom? Que legal que está indo pra lá, tenho certeza que você vai gostar bastante! Então, não se preocupe com essa questão do inglês… por lá eles não falam tão bem, mas com o básico dá pra se comunicar.

      As vezes temos que fazer uma mímica ou pensar um pouco para dizer algo… mas dá pra se virar sim!!

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder
  81. Suelen

    Incrível! Amei seu post, pretendo viajar para Tailândia e seu você me ajudou muito! Parabéns por nos descrever essa aventura maravilhosa. Beijos

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Su!! Que bom que gostou! Eu já estou sonhando em voltar pra Tailândia sabe… é um lugar apaixonante, assim como vários pontos do Sudeste Asiático. Tenho certeza que você vai amar!!

      Boa sorte na viagem!! Depois volta pra me contar como foi… e se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui. Beijooo

      Responder
  82. Raphaela

    Olá robson, boa tarde! Depois de ler seu post incrível, reservei o passeio durante minha lua de mel que será em nov/2018, fiquei com uma dúvida, no momento da reserva informei meu hotel, mas como combinamos com eles como funcionará o transfer?

    Responder
  83. Christopher

    Fala Robson, tudo bem por ai?
    Bem legal seus artigos da Tailândia, viajo para la dia 22/12/18 e a ansiedade esta cada vez mais tomando conta!
    Faço Tailândia e Filipinas saio do Brasil 22/12/18 e saio da Tailândia 26/01/19, alguma coisa imperdível que não citou em nenhum artigo aqui?
    Abraço e parabéns pelos artigos, dicas, fotos que estão no site.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Christopher, tudo bom? Quase chegando a data da sua viagem…. tenho certeza que vai amar muito!! Sei bem como é essa ansiedade…

      Cara, Filipinas eu ainda não conheço, mas Tailândia é incrível. Hoje, se eu estivesse voltando pra lá, eu tentar visitar lugares diferentes para comer.. focaria bastante na gastronomia de deles. Sou apaixonado pelos sabores e culinária thai.. certamente seria um ponto que eu focaria bastante na viagem 😀

      Espero que aproveite muitoooo!! Se precisar de qualquer coisa me dá um grito aqui.

      Grande abraço!!!

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *