Quantos dias ficar em Chiang Mai

Chiang Mai é a segunda maior cidade da Tailândia e certamente vai te conquistar. Se prepare para ver elefantes, tigres e muita história nos mais de 300 templos espalhados pela cidade.

Eu viajei de Bangkok para Chiang Mai com a AirAsia, uma das principais companhias low-cost da Ásia. Meu vôo foi super tranquilo e gostei bastante companhia – daquelas que são: boas, bonitas e baratas! Prometo fazer um post sobre ela 😉

A única coisa que me deixou mais receoso foi que cheguei a noite na cidade – coisa que normalmente não gosto de fazer. Chegar de dia em um lugar estranho passa um pouco mais de mais confiança. Infelizmente nessa viagem da Ásia eu não tive muitas alternativas, então o jeito foi encarar o desafio.

Noite em Chiang Mai, Tailândia

Como eu já sabia que ia chegar a noite, combinei com o pessoal do meu hostel para um motorista me buscar no aeroporto. Isso foi uma mão na roda!! Logo que eu desembarquei ele já estava lá me esperando com a plaquinha: Mr. Franzoi.

* * * * *

A minha primeira impressão da cidade foi boa! O meu hostel ficava bem na área do antigo muro que cercava a cidade – exatamente em frente ao rio que existe por lá. As ruas que passam nos dois lados do rio são bem movimentadas e as luzes começaram a me conquistar.

Noite em Chiang Mai, Tailândia
Região do Hostel que eu fiquei – detalhe para a barraca com a comida que eu comi e não sei o que é até agora :/

Logo depois de fazer meu check-in, me instalar no quarto e tomar um bom banho, a fome apertou e eu fui em busca de algo para comer. Foi aí que tive minha primeira aventura em Chiang Mai e uma séria preocupação de que eu poderia passar fome por lá….. Mas essa historia eu já contei no post: Uma feira muito louca em Chiang Mai.

* * * * *

Eu quis começar esse post contando como eu cheguei na cidade para você ficar por dentro de todos os detalhes da viagem 😉

Essa primeira noite eu nem vou contar como um dos dias úteis do roteiro – já era tarde e a experiência na feira não é indispensável. A minha sugestão de roteiro e de quantos dias ficar em Chiang Mai vai começar a valer a partir do meu primeiro dia completo na cidade.

Enfim: Quantos dias ficar em Chiang Mai?

Antes de te passar a minha sugestão de roteiro em Chiang Mai, vamos pensar em quantos dias são necessários para ficar por lá.

Eu fique 02 dias e meio e acho que, pra mim, foi suficiente. Isso na verdade vai depender muito do seu perfil de viajante e do que você quer ver por lá.

Como eu falei no começo do post, Chiang Mai conta com mais de 300 templos certamente você não vai conseguir visitar todos eles! Eu na verdade já estava uma pouco cansado de ver templos – sim, são legais… mas depois de ver tantos templos em Bangkok, eu fiquei com um pouco de preguiça.

Pra te ajudar de uma forma mais prática, eu vou passar uma sugestão de roteiro com base no que eu visitei e no fim do post vou dar umas dicas pra quem quiser esticar a estadia na cidade por mais alguns dias. Bora lá!!

Chiang Mai – Dia 01 – Um dia com elefantes

Esse era um dos passeios que eu mais queria fazer em Chiang Mai. Juro, é algo surreal!! Faça o possível para colocar no seu roteiro….

Passeio com elefantes na Tailândia, Chiang Mai

Eu já contei todos os detalhes do passeio no post Um Dia com Elefantes em Chiang Mai, vale a pena entrar e coferir…. Ahhh, e sim.. é meio caro… mas você pode ficar uns dias sem comer e juntar um pouco mais de grana 😀 Acredita em mim, vale a pena!!!!

* * * * *

Depois de curtir o passeio com elefantes: voltar para o hotel e tomar um bom banho – sim, você vai ficar podre!! Descanse e depois vá conhecer o Night Bazaar de Chiang Mai – super legal e cheio de coisas interessantes para ver.

Night Bazaar, Chiang Mai - Tailândia

Se você estiver muito cansado, vá mesmo assim!! Nem que seja para fazer uma Thai Massageum dia com elefantes e depois uma Thai Massage… mais perfeito impossível hein !?!?

Chiang Mai – Dia 02 – O Tiger Kingdom e o Templo da Montanha Doi Suthep

Eu tirei a manhã do meu segundo dia para dormir até um pouco mais tarde e depois visitar o Tiger Kingdom. Eu já fiz um post bem completo falando sobre Como é o Templo dos Tigres da Tailândia.

Tiger Kingdom, Chiang Mai - Templo dos Tigres

É legal você dar uma olhada no post e pensar se realmente quer incluir o passeio no seu roteiro ou não.

* * * * *

A minha ideia inicial era sair do Tiger Kingdom e visitar o Zoológico de Chiang Maiouvi dizer que tem um casal de Pandas por lá e até fiquei com vontade de conhecê-los. O problema é que eu não me animei muito no Tiger Kingdom, então acabei achando que não gostaria muito do zoológico – mas pode ser uma opção pra você.

* * * * *

Caso você decida não visitar o Tiger Kingdom, tire a manhã desse dia para visitar alguns templos da cidade. Certamente vai ter alguns por perto do seu hotel/hostel. Peça na recepção algumas dicas de quais templos visitar na sua região.

* * * * *

A parte da tarde desse dia eu tirei para visitar o Wat Doi Suthep, que é um dos templos mais sagrados do norte da Tailândia – e um dos mais lindos que eu já vi.

Templo Doi Suthep em Chiang Mai, Tailândia

Acho esse passeio super válido!! Dá uma olhada no post Visitando o Templo da Montanha Doi Suthep e veja como ele é incrível.

Mesmo que você já esteja um pouco cansado de templos, faça um esforço e visite o Wat Doi Suthepé muito bacana mesmo!

* * * * *

Na noite desse dia eu recomento mais uma passada no Night Bazaar. Aproveite pra ir lá, curtir o lugar com mais calma… explore a região e se divirta!!

Chiang Mai – Dia 03

Se você leu todos os meus posts sobre Chiang Mai deve ter percebido que eu não curti muito o hostel que eu me hospedei. Achei a localização e estrutura meio ruim e no geral foi tudo mais ou menos.

Como o meu próximo destino era o Camboja, eu teria que pegar um vôo primeiro para Bangkok. Esse vôo era logo após o almoço, o que me dava mais uma amanhã para fazer algo na cidade.

Se eu tivesse me hospedado em uma localização um pouco melhor, certamente teria aproveitado mais esse tempo livre.

Acabei só perambulando pela rua nas margens do rio e não vi nada muito interessante – tirando o fato de descobrir o Café do seriado Friends fica em Chiang Mai e não em Nova York, como todo mundo sempre acreditou.. rsrsrs

Chiang Mai, Tailândia
Uma lanchonete com o vitral do Friends / Um tempo na rua / E o restaurante super arrumadinho do dia

Antes de ir para o aeroporto eu almocei em um restante pertinho do hostel – aqui eu não posso ser injusto, o restaurante era super arrumadinho, a comida era ótima e o preço era melhor ainda!!

Eu comi um prato com frutos do mar e tomei uma limonada – a conta ficou 250 bahts, menos de 20 reais…. tipo, de graça né?!?!

O que eu deixei de fazer em Chiang Mai que você pode incluir no seu roteiro?

TemplosA cidade tem muuuuitos!! Procure por alguns não muito distantes do seu hotel.

Sunday Bazaar – Se você passar um domingo na cidade, vale a pena visitar essa feira/mercado – parece que os preços são bem atrativos!

Bate Volta para Chiang Rai – Tem algumas pessoas que fazem essa viagem de bate-volta. Lá em Chiang Rai existe um templo branco, meio moderno e psicodélico…. a galera garante que é lindo!! Eu tentaria visitar – só não fui pois eu não tinha esse dia a mais no roteiro.

Chiang Rai, Tailândia

E é isso…. essas são as minhas dicas gerais de o que fazer em Chiang Mai espero que você tenha curtido e aproveitado as dicas para planejar sua viagem.

Onde ficar em Chiang Mai

Já está no ar o post com várias sugestões de hospedagem em Chiang Mai – aproveita para escolher a sua e já fazer a reserva! No post você vai encontrar opções para todos os tipos de viagens… do hostel mais barato ao hotel mais luxuoso da cidade – que é simplesmente incrível…

O hotel mais lindo de Chiang Mai
Sim, isso é a entrada do hotel…

Fique a vontade para comentar aqui no post com dúvidas ou dicas sobre a cidade. Lembrando que as melhores opções de hotéis e hostels em Chiang Mai com os melhores preços você encontra no Booking. E não se esqueça de fazer o seu Seguro Viagem para ir para o Sudeste Asiático – leitores do blog tem 15% de desconto, pegue aqui o seu cupom. Swaadeee kraaaaa!!!

Booking! Faça sua reserva!
Melhor Seguro Viagem InternacionalBooking.com

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

40 Comentários

  1. Richard Stambuk

    Dae cara, beleza!

    Vou viajar para a tailandia no mês que vem… Sempre concentro meu gastos no cartão de crédito, mas levo uma quantia de emergência em espécie. Ouvi dizer que vale mais a pena levar Euro do que Dolar para lá… percebeu alguma grande diferença?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Fala Richard, tudo certo? Cara, na verdade eu não vi ninguém com euro por lá…. todo mundo que encontrei levou dólar e trocou por bahts lá mesmo….

      Aproveita muito essa trip, vai ser irada!!! Qualquer coisa dá um grito aqui 😉

      Responder
    2. Bruna

      Ooi Robson,

      tenho um pouco de euro guardado. Vc trocou levou em euro ou em dólar mesmo? Se foi em Euro, trocou fácil? Vale mais a pena mesmo?

      Obrigada

      Responder
      1. Robson Franzói

        Oi Bruna!! Tudo bom?? Eu levei dólar…. apenas… e foi bem tranquilo de trocar sim. Também saquei nos ATM, que é bem tranquilo e já sai na moeda deles…

        Se tiver qualquer outra dúvida é só dar um grito aqui 🙂

        Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Rachel! Tudo bom??? Muito obrigado pela mensagem!! Que bom que curtiu o blog…

      Então, na real eu não curti a AirAsia…. EU AMEIIIIII!!!! Sérioo, queria ela aqui no Brasil… pra voar pagando pouco!!! Eu confesso que estava com medo de voar com ela, mas foi super tranquilo.

      Eu pude despachar apenas uma mala e levar uma bagagem de mão… mas fique bem atenta na hora de comprar a sua passagem… olhe tudo com bastante atenção… as vezes tem umas pegadinhas, principalmente em promoções…. então veja pra garantir que você tem essa bagagem já inclusa (as vezes você tem que adicionar e pagar um pouco a mais, mas ainda assim é barato)..

      Qualquer outra dúvida é só dar um grito!! 😉

      Responder
  2. Pedro Miranda

    Fala, Robson!! Andei procurando na internet qual é o esquema pra fazer esse bate-volta em chiang rai e não achei mt informação relevante… Vc sabe como funciona e os valores??
    Valeu, abraço!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Pedro… pior que eu não sei os valore e como funciona… Como eu não ia ter tempo, acabei não vendo isso… vou tentar descobrir com algum amigo e te dou um toque qualquer coisa!!!

      Se precisar de outras dicas é só me dar um grito aqui, valeuuu!!! Abraço!!! 😉

      Responder
    2. Eduardo

      Pedro, você vai facilmente conseguir essas informações diretamente em Chiang Mai. Há uma série de empresas de turismo na cidade que fazem essa one-day-trip pra Chiang Rai. Algumas, inclusive, te levam no mesmo dia para uma visita ao Triângulo Dourado, na fronteira com Myanmar e Laos.

      Se você tiver pelo menos 2 dias em Chiang Mai, eu recomendaria deixar pra fazer o agendamento por lá. E até quem sabe pechinchar um tanto, hahaha. 🙂

      Responder
  3. Fabio Sigrist

    Robson parabens pelo blog.
    Estou indo para a Tailandia em fevereiro gostaria de saber as lentes que usou nas fotos, pois tenho uma 50 mm e uma 18-135mm. O que acha ?

    Abraços
    Fabio
    Campinas SP

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Fabio, tudo bom? Você tem lentes legais sim…. a 50 mm dá pra fazer umas fotos mais conceituais… de detalhes dos templos e tal… A outra é mais versátil… você tem um angulo aberto e também pode dar um zoom bacana. Acho bem interessante! Quando puder compre uma grande angular, são fantásticas para fotos de paisagem!!

      Nesse link eu falo mais sobre fotografia: https://www.umviajante.com.br/fotoviagem/

      Dá uma olhada, se tiver mais dúvidas é só me dar um grito 😉

      Responder
  4. Isabel

    Olá Robson!
    Descobri seu blog hoje, gostaria de saber se comprou as passagens para os trechos daqui do Brasil e com quanto tempo de antecedência e em que site.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Isa, tudo bom? Comprei todas as passagens aqui no Brasil… todas diretamente nos sites das companhias: Air Asia, Nok Air, Qatar, Vietnam Airlines…. Foi bem tranquilo de comprar… Com uns 3 meses, algumas até 4 meses de antecedência ….

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito 😉

      Responder
  5. Mariana

    Robson, amei seu blog, vai me ajudar muuuito a montar um roteirinho massa pra minha viagem de novembro!
    já estou seguindo no insta para ver todas as suas fotos lindas e acompanhar todas dicas!
    um beijo e muitas viagens pra você!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Mari!!!! Ahhh que linda, muito obrigado pelo comentário!! Depois que viajar volta aqui pra me contar como foi 😉

      Desculpa a demora para te responder… cheguei essa semana de viagem e só agora estou colocando os comentários em dia 😀

      Beijos e muitas viagens pra você também!!

      Responder
  6. Anny

    Olá Robson!
    Estive ano passado na Thailandia e esse ano vou voltar pra ver o festival das luzes em Chiang Mai! Me identifiquei muito com o seu comentário de ter cansado de ver tanto templo, rs … Bangkok é uma overdose de templos e de Buda, e se vc foi pra ayutthaya então, morreu de overdose mesmo, rs! Eu não aguentava mais!
    Bom, nunca fui muito fã desses programas com animais, mesmo amando de paixão todos eles, pq tenho certeza que eles são maltratados ou coisa do tipo! Entrar em uma jaula com um tigre é humanamente impossível, levando em conta as características do animal… enfim, … queria saber se vc notou alguma coisa nesse sentido, de maus tratos com os elefantes ou em outros animas exóticos que conheceu bem de pertinho! Obrigada por compartilhar suas informações com a gente!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Anny, tudo bom? Que legal que chegou aqui no blog e que compartilha da mesma visão que eu..

      Então… eu fiz o passeio dos tigres e dos elefantes… dois passeios completamente diferentes. O Templo dos Tigres eu não gostei, realmente achei que não foi legal… saí de la com muita pena dos tigres. Eles defendem que os tigres são muito bem alimentados e possuem hábitos noturnos, por isso ficam sonolentos durante o dia – como todo felino. Eles podem estar falando a verdade? Até podem… não tenho como provar o contrário. Mas mesmo que isso seja verdade, achei as jaulas muito pequenas para o tamanho dos tigres. Deveria ser um parque imenso, com lugares grandes, que lembrassem o habitat verdadeiro dos tigres… enfim, foi a minha visão.

      Já o passeio com elefantes foi diferente… existem várias opções e algumas realmente não são legais. Eu pesquisei bastante antes de escolher o PATARA… foi a melhor coisa que fiz… o lugar é incrível, o cuidado com animais, o carinho da equipe… é um passeio emocionante. Foi incrível!!!

      Enfim… isso foi o que eu consegui ver por lá 😀

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Thati… então… eu acho que perto do mercado norturno é mais jogo. Quando eu queria sair era para lá que eu ia, então tinha que gastar com tuktuk. Melhor ficar lá perto mesmo 😉

      Responder
  7. Thati

    Vou seguir sua dica… obrigada viu!!! E qto ao desconto no pantara? Deu certo? Irei fazer meu roteiro todo guiado por seu blog, depous mando pra vc dar uma olhadinha se vc puder pra ver se aprova ?… OBRIGADA PELAS PRECIOSAS DICAS VIU!!!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Thati, tudo bom? Estou desde julho sem conseguir dar uma atenção aos comentários do blog… No meu último post eu comentei um pouco sobre isso…

      Ainda não consegui uma posição da Patara, mas tentar um contato novamente com eles!

      Espero que continue acompanhando o blog! Agora estou de volta!! Se precisar é só dar um grito 😉

      Responder
  8. Roberta

    Boa tarde, Robson!!!
    Estou na dúvida sobre onde me hospedar em Chiang Mai: na área murada ou perto do Night Bazaar.
    Qual você recomendaria?

    Abraços

    Responder
  9. Giulliani Sachinelli

    Olá! Estou procurando dicas sobre quais lugares visitar na Tailândia. Tenho uns 15 dias pra ficar lá. Pensei em Bangkok, Phuket, Maya Bay, Ko Phangnan, Ko Tao e Ko Samui. Estava lendo seus posts sobre Chiang Mai, mas achei meio fora de mão por ser ao norte desses lugares… Você recomendaria sair desse roteiro que pensei e conhecer Chiang Mai mesmo? O que vc viu lá (tigres, elefantes e templos) eu conseguiria ver nesses outros lugares tbm? Obrigadaaaaa! =D

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Gii, tudo bom?? Então, seu roteiro está bom sim. Sobre incluir Chiang Maim, vai depender muito do que você quer.. Você colocou um tempo bom nas praias… teria que tirar alguma coisa dali para colocar Chiang Mai.

      Não sei se é o que você quer…. O tempo da viagem em si não é muuito grande, então algumas coisas teriam que ficar de fora. Pode ser que você deixe Chiang Mai para uma próxima viagem e aproveite mais as praias.

      Bom, tenho certeza que você vai aproveitar muuuito!!!! Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
  10. alice

    Eu vou ter so 2 dias em Chiang Mai, no primeiro com certeza irei visitar os elefantes, Mas estou na duvida no que faco no segundo, fico pela cidade e conheco Wat Doi Suthep ou vou visitar o templo branco? Qual a sua sugestao>???

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Alice, tudo bom? Que legal que você vai fazer o passeio no Patara!! Então, eu acho que o Wat Doi Suthep é uma boa opção para o seu segundo dia… e aí, se sobrar um tempinho, você dá mais uma volta. Ahh, não deixe de visitar o Night Baazar nessa noite que você vai passar lá! É bem legal!!!

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  11. João Almeida

    Robson,
    Boa tarde.

    Dezembro e Janeiro estarei pela Tailândia e Camboja e o seu blog já foi útil para ajudar no planejamento.
    Curiosidade brutal que ainda não obtive resposta (mesmo furando toda a internet): em que rua de Chiang fica esse café com o vitral do Central Perk?

    Abraço,
    João Almeida

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande João, tudo bom?!? Cara, muuuuita gente tem me perguntado sobre esse lugar. Na verdade eu só passeio na frente…. o nome é Rider’s Corner Bar & Restaurant

      Eu só não sei se o adesivo ainda está por lá e se o serviço é bom…. na verdade foi só o adesivo do seriado que me chamou a atenção haha

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  12. Aparecida Guilherme Acayaba de Toledo

    Oi Robson
    Ficaremos (eu e meu marido) 4 dias em Chiang Mai.
    Já anotei todas as suas preciosas dicas, inclusive de hotel, avião e o Patara , mas gostaria de saber como visitar as mulheres girafas.
    Você tem conhecimento ou sabe de alguém que saiba?
    Estaremos na Tailândia de 5/2 a 24/2, e o passo a passo está sendo feito a partir do seu blog.
    Dos dias 16/2 a 24 estaremos no sul. Chegaremos em Phuket e iremos direto para Ko Phi Phi. Qual roteiro que você sugere para este número de dias?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Aparecida, tudo bom? Então, eu não ouvi falar muito bem dessa visita as mulheres girafas… acabei não incluindo no meu roteiro por conta disso.

      Vou ficar te devendo dicas sobre isso. Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito 😉

      Responder
  13. Rafa Righi

    Olá Robson, tudo bem? Estou programando meus 10 dias na Thailandia e adorei o teu blog. Não tinha incluído Chiang Mai na minha lista até eu passar por aqui, decidi então fazer o passeio dos Elefantes. Agora minha dúvida; pensei em ir na terça a noite, pegar um hotel, fazer o passeio dos elefantes na quarta, conhecer o Night Bazaar e já pegar um voo para Phuket na quinta cedo. Meu medo é o tempo… e se chover, será que eles cancelam o passeio? Tenho medo de comprar voo, fazer a reserva do hotel e acabar perdendo a viagem sendo que meu unico motivo de ir até lá seriam os elefantes. O que você acha? Será que arrisco? Beijos

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Rafa, tudo bem e você? Que bom que chegou aqui e curtiu o conteúdo!! Fico muito feliz em saber, de verdade!! 🙂

      Muito bom saber que incluiu Chiang Mai depois de conhecer o blog…. fico mais feliz ainda. Então, eu acho que sua programação foi boa. Eu confesso que não pensei muito no tempo quando me programei… eu acho que vale o risco sim. Vai na fé que vai dar certo!!!

      Depois volta aqui pra me contar como foi 🙂

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito 😉

      Responder
  14. Ismael

    Olá Robson, tudo bem?

    Sigo seu blog há um tempo, inclusive já fui ao Atacama inspirado nos seus relatos.
    Estou organizando uma viagem à Tailândia e um dos meus sonhos é andar em um elefante, minha dúvida é devido a vários relatos e indicações para não subir neles, pois implicam em práticas de maus tratos, tem alguma informação nesse sentido em relação ao parque que visitou para me deixar mais tranquilo?
    Outra dúvida, eu irei sozinho e falo apenas o básico em inglês, já fui pra Europa e USA e consegui me virar, porém com dificuldade e limitação, acha que isso pode ser um problema?

    Abraço.

    Ismael.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Ismael!! Tudo bem e você? Olha só, hoje eu teria feito outra opção… não que eu tenha visto nada de errado no Patara. Lá a experiência foi muito boa e eu vi eles tratando os animais com muito respeito… nada que pudesse assustar. Mas hoje, tenho outra visão sobre isso e prefiro evitar qualquer passeio que envolva animais…

      Estou voltando pra Tailândia em fevereiro e até pensar em visitar um outro parque que dizem ser muito bom em Chiang Mai e onde ninguém sobe nos elefantes. Mas no fim, preferi deixar isso de fora… não é algo que hoje eu acho que faz sentido pra mim.

      Agora sobre o inglês básico, pode ir simm!!! Não será um problema, dá pra se virar super bem com o básico!

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
      1. Ismael

        Obrigado pelo retorno Robson, estou planejando passar a primeira metade de Fevereiro lá, vou pensar a respeito de Patara e agradeço por me encorajar a ir mesmo com a limitação do idioma. Eu sou seu “vizinho”, moro em S.J.Pinhais, vocês ainda estão com o café do viajante?

        Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *