Vietnã – Tudo que você precisa saber antes de viajar

Hoje o Vietnã é um dos países mais visitados no Sudeste Asiático. Um país que proporciona experiências incríveis e que nos mostra que mesmo após um período muito difícil, é possível se reerguer de forma diferente.

Não dá pra negar que a primeira coisa que vem na nossa cabeça quando pensamos no Vietnam é a guerra. Por anos recebemos essa imagem através de filmes, documentários e programas de TV.

A recente história do Vietnã ainda é muito viva na nossa cabeça, mas o que muitos não sabem é que o país está mudando rapidamente e hoje desperta do brilho nos olhos de viajantes dos quatro cantos do mundo.

Halong Bay, Vietnam - Um Viajante

Talvez por ter paisagens lindas, talvez por ser um país barato, talvez por ter um povo alegre e simpático, ou talvez por nos oferecer tudo isso é que Vietnã está se tornando cada vez mais um dos principais destinos no Sudeste Asiático.

* * * * *

Como eu falei no post anterior, minha viagem pelo Vietnã foi focada em Halong Bay, que é um dos principais atrativos do país. Mas no fim senti que precisava ver mais, explorar outros lugares e conhecer mais a fundo esse povo que me conquistou.

 Veja aqui qual foi o meu maior arrependimento de viagem.

Meus planos de voltar para o Vietnã ainda estão no papel, em um sonho de viagem através do Laos e do Vietnã – espero realizar esse sonho em breve.

Bom, mas agora eu quero reunir as informações básicas para você que está planejando uma viagem para o Vietnã e está um pouco perdido. Espero que ajude 😉

Como chegar no Vietnã?

Bom, não existem voos diretos para o Vietnã saindo do Brasil, apenas voos com conexão.

Mas isso não é problema, já que certamente a Tailândia faz parte do seu roteiro e quase todos os vôos tem uma ligação com Bangkok.

Os voos por lá não costumam ser muito caros, já que existem várias companhias low cost. Pesquisando aqui eu encontrei voos de Bangkok para o Vietnã na faixa de 170 reais o trecho – para o mês de abril.

Os principais aeroportos de país são o de Hanói, a capital, no norte do país, Ho Chi Minh, no sul, e também Haiphong, que não é tão distante de Hanói e as vezes tem voos baratos.

Eu costumo pesquisar os melhores preços de passagens no Skyscanner, depois faço a compra diretamente no site da companhia 😉

Chegando no Vietnã de ônibus ou trem

É possível viajar para o Vietnã de ônibus ou trem, que chega a ser mais barato que avião – mas pra isso você precisa ter mais tempo, já que as viagens são longas, e ficar atendo aos golpes nas fronteiras.

Outro empecilho que eu vejo para quem vai viajar por terra é referente ao visto – já antecipando um pouco o próximo tópico desse post, sim, você precisa de um visto para entrar no Vietnã e nos aeroportos você consegue ele com mais facilidade.

Como tirar o visto do Vietnã?

Como eu comentei, sim, é necessário tirar o visto para entrar no Vietnam.

Visto para o Vietnã

Pra quem vai viajar de avião o processo é bem mais simples do que quem vai chegar no país por via terrestre.

Apesar de ser fácil, existem alguns detalhes que você precisa se atentar para tirar o visto para o Vietnã, então vou separar o próximo post só para falar disso e explicar o passo a passo 😉

Caso você decida entrar no país por terra ou já queira chegar lá com o visto garantido, hoje já é possível tirar o visto ainda no Brasil. Mais detalhes no próximo post!!

Qual moeda levar para o Vietnã?

A moeda do Vietnã se chama Dong e dependendo do que você for fazer no país você vai precisar dela. Apenas para você saber, 1 dólar americano equivale a mais ou menos 22.816 dongs – sim, a moeda deles é super desvalorizada.

Dinheiro do Vietnam

Alguns lugares grandes no país, hotéis, restaurantes e até taxistas aceitam dólares americanos, mas não são todos. Então é interessante você trocar um pouco de dinheiro logo que chegar por lá, só por garantia 😉

Qual a melhor época de viajar para o Vietnã?

Assim como nos outros países do Sudeste Asiático, o Vietnã também passa pelo efeito das monções que é o período de chuvas.

Veja aqui um post explicando as monções no Sudeste Asiático.

No Vietnã o efeito das monções é bem intenso, então realmente não é aconselhável viajar pra lá nesse período.

No geral as monções no país rolam de maio a outubro e a temporada de furacões vai de julho a novembro. Do final de novembro a fevereiro é a estação seca, que é o inverno.

A melhor época para visitar o Vietnã é entre março e abril, quando o frio está acabando e já começa o calor.

Dias de sol e sem tempo nublado… difícil! O tempo por lá é quase sempre fechado… mas você pode dar sorte! 😉

Qual idioma se fala no Vietnã?

A língua oficial do Vietnã é o vietnamita, que resumidamente é bem incompreensível para nós. Felizmente por lá dá pra se virar com o básico do inglês – ou na mímica se você precisar.

Sempre recebo perguntas sobre viajar com inglês básico e sim, é tranquilo! Não adianta você chegar super fluente por lá e começar a falar rápido e bla bla blaeles não vão te entender! O esquema é falar devagar, gesticular bem e repetir, se precisar 😉

Seguro Saúde no Vietnã e Sudeste Asiático

O Seguro Saúde no Vietnã, ou seguro viagem, não é obrigatório – assim como no restante do Sudeste Asiático. Mesmo assim eu destaco que é super importante, principalmente para um país tão afastado e diferente do nosso.

Sair do Brasil sem um seguro pode te fazer passar por muitos perrengues e a conta no final pode sair muito mais pesada.

Não é nada difícil você comer alguma coisa que não te faça bem ou ter algum imprevisto pior – nunca esperamos que aconteça né, mas é melhor previnir!

  Veja aqui um post sobre Seguro Viagem e como contratar o seu com 15% de desconto.

É seguro viajar sozinho no Vietnã?

É sempre importante conversar sobre a segurança em alguns países. Eu não tive problema algum por lá, mas minha visita foi bem específica para o cruzeiro em Halong Bayo que é mais tranquilo né.

Um Viajante em Halong Bay, no Vietnam

Não podemos esquecer que o Vietnã é um país que está se reconstruindo e mudando muito rapidamente.

Eu não vou dizer pra você que é super seguro viajar por lá ou que é muito perigoso, mas é um país que você precisa tomar cuidado.

Já vi relatos de pessoas que foram assaltadas ou que tiveram algo furtado sem que percebessem – para evitar esse tipo de situação é só ficar bem esperto e não dar bobeira.

Tente evitar andar sozinho a noite – se estiver num hostel e quiser sair, tente arrumar um grupo de pessoas. Não dê muita bobeira com suas coisas rua e fique espero com sua carteira ou bolsa – na real são cuidados básicos que temos que ter em qualquer canto do mundo 😉

Golpes no Vietnã

Golpes por lá é aquele clássico/clichê: taxistas querendo cobrar mais, ou dando voltas maiores para chega no seu destino – golpe que também é aplicado por outros meios de transporte, como tuk tuk.

Mas pra brasileiro isso é fichinha né!? De qualquer forma é sempre bom tentar evitar… então procure ter a sua rota já marcada no celular ou, se possível, combine o seu transporte com o seu hotel.

Eu fui do aeroporto de Hanói para o meu hotel com o carro que eles ofereceram – custou cerca de 15 dólares, mas achei que super valeu a pena pela distância e pelo horário.

Internet no Vietnã

Eu só utilizei a internet disponível no hotel e depois fiquei sem internet em Halong Bay. Hoje você já pode comprar um chip de internet ainda no Brasil, assim já chega por lá conectado. É uma opção muito prática e que poupa tempo, pois assim você não precisa comprar um chip em cada país.

Estou viajando agora pelo Sudeste Asiático com um chip da EasySIM4U e ter essa praticidade foi muito bom. Eu confesso que espera um pouco mais da velocidade do chip, já que subir fotos, vídeos ou mesmo fazer uma live no Instagram foi impossível – lembrando que isso foi de acordo com a minha experiência na Ásia.

O lado bom foi realmente chegar nos lugares e poder mandar mensagensabrir mapas ou pedir um Uber, no mais o chip comprado diretamente no país era bem mais rápido.

Se você quiser já chegar na Ásia conectado, vou deixar um link para você comprar o seu chip e receber em casa:

 Compre aqui seu chip de internet e chegue no Sudeste Asiático já conectado!

Hospedagem no Vietnã

As cidades maiores, como a capital Hanoi, dispõe de opções para todos os tipos de viajantes – de hostels simples até hotéis luxuosos.

Onde ficar em Hanoi

Eu recomendo que você faça a sua reserva com antecedência, principalmente na alta temporada. É muito fácil os lugares mais legais lotarem e eu pude ver isso em abril.

Eu sugiro que você reserve todos os seus hotéis através do Booking, um dos sistemas de reservas mais confiáveis do mundo. Fazendo todas as suas reservas pelo mesmo sistema você deixa tudo mais organizado e evita problemas durante a viagem.

Veja aqui opções de hotéis em Hanói.

Lembrando que o blog é parceiro do Booking, então cada reserva que você fizer utilizando os links do blog, você estará contribuindo para manter o blog ativo e não vai gastar nada a mais com isso.

Cruzeiro em Halong Bay

Esse foi o grande foco da minha viagem para o Vietnã: conhecer Halong Bay. Já digo que a experiência foi incrível!

Eu fui convidado pela Indochina Junk para fazer o passeio de 3 dias, então pude aproveitar bem por lá.

Halong Bay, Vietnam - Um Viajante

O cruzeiro que eu fiz era naquela clima mais romântico, mas como eu estava sozinho foi algo bem relaxante e tranquilo. Em breve vou contar mais detalhes!

Se sua ideia não for fazer uma viagem romântica ou você quiser algo mais animado, também existem barcos focados em jovens, festas e agito em Halong Bay 😀

Um teaser da minha viagem por Halong Bay, no Vietnã

Nesse vídeo eu mostro um pouco das belezas de Halong Bay, espero que consiga sentir como é boa a energia daquele lugar e quão lindo é aquele cenário…

Se gostou do vídeo não se esqueça de dar um like por lá e também se inscrever no canal, isso vai me ajudar a continuar produzindo conteúdos assim no YouTube!

Aproveita pra me seguir também no Instagram e acompanhar minhas viagens em tempo real pelo Stories!!! @blogumviajante

É isso aí, espero que essas informações iniciais ajudem no seu planejamento de viagem pra o Vietnã. Se você tiver dicas para compartilhar ou quiser tirar alguma dúvida, fique a vontade para deixar um comentário por aqui. Valeuuuuu, beijo e abraço… fuuui!!

Melhor Seguro Viagem InternacionalBooking.com

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

12 Comentários

  1. Marcelo

    Ótimo post, como todos os outros. 🙂
    Apenas uma dica sobre o chip de celular: em praticamente todos os países do sudeste asiático é possível comprar um chip pre pago ainda no aeroporto. E vale muito a pena. A conexão é, muitas vezes, melhor que o Wi-Fi do hotel. No Vietnã comprei um chip com conexão LTE ilimitada no aeroporto por 8 dólares. Funcionou inclusive durante o cruzeiro por Halong Bay. 🙂

    Responder
    1. Marcelo

      Outra dica para quem quer economizar com transporte de/para o aeroporto de Hanoi é pegar o ônibus número 86. Ele faz o trajeto aeroporto – Old Quarter e vice-versa em mais ou menos uma hora. São confortáveis e tem ar condicionado. O valor é de 30.000 VND (mais ou menos 1,36 USD). Os cobradores são muito simpáticos e falam inglês para te ajudar a descer no melhor ponto. 🙂

      Responder
  2. paulo

    Parabéns pelo post. Você sugeriu o sim card da easy4u, mas segundo o site, eles não tem cobertura no Vietnan. Contatei via messenger e eles confirmaram que não tem cobertura no Vietnan. Tem alguma informação sobre preço das Operadoras locais?

    Grande abraço
    Paulo Henrique Semmer

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Paulo, tudo bom? Que bom que chegou aqui no blog, fico super feliz em saber que está curtindo o conteúdo!

      Hummmmm talvez eles tenham finalizado a cobertura por lá… até porque era bem fraco o sinal.

      Vou tentar descobrir alguma opção alternativa. Por hora vou ficar te devendo essa dica.

      Se tiver qualquer dúvida é só me dar um grito aqui 😉

      Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Na!! Tudo bom aí? Então, nos países da Ásia que eu suei, no ano que fui, ele deixou a desejar. Acho que é melhor na América ou Europa… mas lá foi bem fraquinho :/

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito 😉

      Responder
  3. Lucas

    Obrigado pelo maravilhoso blog em nosso país, Vietnã. Se alguém visitar e quiser ter um guia local que fale português, entre em contato comigo.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *