Visita ao Glaciar de Perito Moreno, na Patagônia Argentina

Prepare-se para conhecer um dos lugares mais impressionantes do mundo: o Glaciar de Perito Moreno, na Patagônia Argentina. Um passeio imperdível saindo de El Calafate, que precisa entrar para o seu roteiro.

Fazer uma viagem pela Patagônia é, sem dúvida, uma das experiências mais incríveis que você pode realizar na vida. Para mim, essa viagem permaneceu como um sonho por muito tempo – até que no começo desse ano tive o privilégio de realizar.

Apesar de imaginar o que me esperava, vendo milhares de fotos, relatos e roteiros da Patagônia, a viagem e as belezas naturais superaram minhas expectativas de uma forma absurda – pode ter certeza que o mesmo vai acontecer com você.

Se você chegou aqui agora e quer dar uma olhada em como foi o meu roteiro pela Patagônia Chilena e Argentina, veja esse post com o panorama geral da viagem:

Veja aqui meu roteiro de 10 dias pela Patagônia

E agora, como prometido no post anterior, vou começar a detalhar os passeios que fiz durante essa viagem e tentar transmitir não só em palavras, mas também em imagens, o quão emocionante foi essa experiência.

Glaciar de Perito Moreno, na Patagônia Argentina

Para começar, já quebrando tudo, um dos lugares mais fantásticos e surreais que conheci nessa viagem: o Glaciar de Perito Moreno.

Glaciar de Perito Moreno: um dos glaciares mais famosos do planeta

Não só um dos glaciares mais famosos, mas também uma das maiores e mais importante geleiras do mundo! O Glaciar de Perito Moreno é daqueles lugares que você observa em um programa de aventura na TV e pouco consegue acreditar que um dia vai ver de perto – mas sim, ele está lá à sua espera.

Antes de contar com detalhes como foi o passeio, quero lembrar que fiz essa viagem com a agência FlaviaBia Expediciones, que eu já conhecia do Atacama e que agora está com roteiros personalizados pela Patagôniano final do post vou passar mais informações sobre a agência e como você pode contratar um destino com ela.

Bom, voltando a falar do meu roteiro pela Patagônia, eu visitei o Glaciar de Perito Moreno no meu quarto dia de viagem. Esse é um passeio que você faz saindo da cidade de El Calafate – que está a cerca de 80 km de distância do Glaciar.

El Calafate, Patagônia Argentina
El Calafate, Patagônia Argentina

Você pode fazer o passeio e retornar para a cidade, se ainda tiver alguma outra programação, ou seguir dele direto para seu próximo destino – que foi o que fiz, seguindo direto para a cidade de El Chaltén.

Visita ao Glaciar de Perito Moreno, saindo de El Calafate

O Glaciar de Perito Moreno foi o primeiro passeio mais impactante da viagem, onde pude ver de perto aqueles cenários impressionantes que esperamos encontrar na Patagônia.

Caímos da cama por volta das 7h e tomamos café da manhã no próprio hotel. Nessa noite, nossa estadia foi no Hotel MadreTierra, uma ótima opção de hospedagem em El Calafate.

Carregamos as malas no carro e pegamos estrada rumo ao glaciar. No caminho, os cenários vão se transformando e surpreendendo a cada curva. Não resistimos e paramos para tirar algumas fotos do Lago Argentino – o maior da Argentina e que completa o cenário de uma forma linda.

Lago Argentino - Patagônia Argentina
Lago Argentino – Patagônia Argentina

A viagem de El Calafate até o Parque Nacional Los Glaciares, onde fica o Perito Moreno, dura aproximadamente 1 hora – em uma estrada muito boa.

Parque Nacional Los Glaciares: Perito Moreno

Cheguei no Parque Nacional bem no começo da manhã – uma das melhores horas para fazer a visita. De longe já consegui avistar a grandiosidade do Perito Moreno e pude, de leve, ter uma ideia da sua imponência.

Glaciar de Perito Moreno, na Patagônia Argentina

O gigante Glaciar de Perito Moreno mede aproximadamente 250 quilômetros quadrados e faz parte das 48 geleiras que formam o campo de gelo da Patagônia. Só pra você ter uma ideia da importância desse glaciar, ele é considerado a terceira maior reserva de água doce do MUNDO!

Glaciar de Perito Moreno, na Patagônia Argentina

Em 1981, o Parque Nacional Los Glaciares foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO – ou seja, estamos falando de um lugar de extrema importância mundial.

Um passeio pelas passarelas de Perito Moreno

A visita dentro do Parque Nacional é feita através de passarelas que te levam até uma distância segura do glaciar. A caminhada é super tranquila e a estrutura impecável! Ao longo da caminhada você vai descobrindo ângulos ainda mais lindos para ver e registrar as belezas daquele lugar.

Glaciar de Perito Moreno, na Patagônia Argentina
Glaciar de Perito Moreno, na Patagônia Argentina

Mas ali não basta ter os olhos atentos para a paisagem, mas os ouvidos também! Se prepare para ouvir estrondos arrepiante que certamente vão te impressionar. Esses sons são causados pelo ruído do gelo que se desprende da galeria e mergulha nas águas frias do Rio Argentino.

Glaciar de Perito Moreno, na Patagônia Argentina

Glaciar de Perito Moreno, na Patagônia Argentina
Glaciar de Perito Moreno, na Patagônia Argentina

Ver um momento como esse é algo inesquecível – mais sorte ainda é conseguir filmar ou fotografar esse exato instante.

Dica: em dias de sol, os rompimentos de gelo acontecem com mais frequência. Os melhores momentos para fotos são no começo da manhã, quando o sol ainda ilumina a geleira de frente, e também no pôr do sol, quando a luz transforma a paisagem.

Esse passeio é para você fazer no seu tempo e curtir sem pressa – pare, observe e sinta a energia presente nesse lugar. Feche os olhos e espere a geleira falar com você… posso garantir que é um som impressionante.

Passeios no Glaciar de Perito Moreno

Além de ver a geleira pelas passarelas, existem outros passeios que você pode incluir no seu roteiro. Dá uma olhada:

Passeio de barco no Glaciar de Perito Moreno

Glaciar de Perito Moreno, na Patagônia Argentina

Um dos passeios mais buscados por quem faz a visita ao Glaciar de Perito Moreno é o passeio de barco, que leva você até uma região próxima da geleira. Eu acabei optando por não fazer esse passeio, já que faria outra navegação nessa viagem – dos Glaciares Balmaceda e Serrano.

Se você tiver tempo e ficar dentro do seu orçamento, recomendo fazer! O passeio dura cerca de 1 hora e o ângulo de observação muda completamente. Só não deixe de tirar as fotos na passarela – é o melhor lugar para fotografar!

Trekking sobre o Glaciar de Perito Moreno

Trekking sobre o Glaciar de Perito Moreno

O trekking é outro passeio impressionante que você pode incluir no seu roteiro. É claro que tudo depende das condições climáticas do dia. Como eu faria o trekking no Glaciar Grey, deixei esse de lado – mas se você puder, faça! Ainda mais se o dia estiver lindo!

Qual a melhor época para visitar o Glaciar de Perito Moreno

Falando em condições climáticas, acertar na época da viagem pode fazer muita diferença na sua experiência pela Patagônia. Eu ainda vou fazer um post detalhando mais sobre esse assunto, mas já vou adiantar algumas coisas.

Glaciar de Perito Moreno, na Patagônia Argentina

Recomendo visitar a Patagônia no verãode novembro até o começo de abril são boas datas. Nessa época, você ainda vai encontrar frio, sim, mas terá temperaturas mais amenas. Obviamente o movimento nessa época do ano é maior, mas as vantagens compensam.

No inverno, o frio é muito forte e alguns passeios são interrompidos – por isso minha dica é para viajar para Patagônia no verão.

Entenda o clima na Patagônia

Mesmo que você viaje no verão, é importante você entender como funciona o clima na Patagônia. Como eu comentei, nessa época as temperaturas são mais amenas: entre dezembro, janeiro e fevereiro você vai encontrar variações de 5°C a 25°C.

Glaciar de Perito Moreno, na Patagônia Argentina
Glaciar de Perito Moreno, na Patagônia Argentina

O que eu preciso reforçar é que o clima na Patagônia é extremamente imprevisível e muda muito rápido. Por isso, você sempre tem que sair preparado para enfrentar frio, neve, vento e chuva – mesmo que no final das contas só pegue um dia de sol… como aconteceu comigo 😀


Terminando o dia com um churrasco ao estilo da Patagônia

Depois de curtir bastante o passeio e o visual do Glaciar de Perito Moreno, a Flavia, da agência FlaviaBia, preparou um churrasquinho pra gente, num lugar lindíssimo.

Glaciar de Perito Moreno, na Patagônia Argentina

Imagina só: essa paisagem, um churrasco argentino e um vinho local pra acompanhar – não tem jeito melhor de terminar o dia, né!?!

Por esse e outros motivos que recomendo muito contratar o serviço de quem já conhece a região e sabe tudo que podemos aproveitar e desfrutar do destino. Depois do churrasco, caímos na estrada novamente e seguimos viagem para El Chaltén – nossa próxima base na Patagônia.

Viaje para Patagônia com a FlaviaBia Expediciones

Eu já recomendo a Flavia no Atacama, com total segurança, e agora posso recomendar ela também na Patagônia. A Flavia já realizou várias expedições e conhece essa região como a palma da mão.

Glaciar de Perito Moreno, na Patagônia Argentina

Além de ter alguém pra ajudar com toda logística da viagem, ela vai passar toda segurança para fazer os trekkings, as caminhadas e levar você para lugares que dificilmente outra agência levará. Recomendo com segurança!

Quero só reforçar que hoje a Flavia é parceira do blog e oferece condições especiais para você que é meu leitor. É super importante que você comente com ela que me conhece e que chegou nela pelo blog Um Viajante além de receber um desconto especial, você dá uma força pro blog!

Você pode entrar em contato com a Flavia pelo Site Oficial ou diretamente por esse formulário – não se esqueça de falar do blog, hein!?!?

[wpforms id=”42431″]

FlaviaBia Expediciones - Patagônia Chilena e Argentina

Informações úteis sobre o Glaciar de Perito Moreno

Como comentei, o Glaciar de Perito Moreno fica dentro do Parque Nacional Los Glaciares, a cerca de 80 km de El Calafate. Veja no mapa as direções:

Horários de funcionamento:
De 1° de setembro até a Semana Santa, o parque abre das 8h às 18h. Depois da Semana Santa até o dia 31 de agosto, abre das 9h às 16h.

Hospedagem em El Calafate

Para incluir o Glaciar no seu roteiro, você deverá passar ao menos uma noite na cidade de El Calafate. A minha estadia por lá foi no Hotel MadreTierra, que recomendo bastante!

 Veja aqui outras opções de hotéis em El Calafate

Lembrando que sempre que fizer suas reservas pelo Booking.com utilizando os links do blog, você vai me ajudar e não vai gastar nada a mais com isso 😉

Espero que esse post tenha contribuído com a sua viagem e animado ainda mais a conhecer esse destino incrível. Se ficou alguma dúvida ou quiser compartilhar sua experiência, fica à vontade para comentar aqui no post! Qualquer coisa é só dar um grito! Valeu!

Expedição Patagônia

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

7 Comentários

    1. Robson Franzói

      Oi Grazi, tudo bom? Olha, só o passeio de barco varia de 60 reais na baixa temporada a 90 reais na alta. Isso para uma pessoa em um passeio de cerca de 1 hora.

      Existem também as opções com caminhada no Glaciar, que aí fica mais caro… mas é uma baita experiência. Na próxima viagem pretendo fazer essa caminhada 😀

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder
  1. MARIA HELENA PORTELA

    oi, tudo bem, amei estas fotos e queria se você poderia indicar alguma máquina que eu conseguiria fotos assim, eu estou olhando uma para comprar que o zoom dela vai até 50, 16mgx – SX530 HS, ela é semi profissional, daí não sei se seria o suficiente.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Maria, tudo bem? Fico feliz que curtiu o blog e as fotos!! Então, o zoom de 50 não chega a aproximar tanto… mas pra fotos de paisagem, as lentes grande angulares são muito boas (aquelas que não aproximam tanto, mas sim pegam um panorama mais aberto).

      No caso do zoom, você teria uma imagem mais fechada… um close ali da geleira. Seria legal para alguma fotos, mas poucas… Acho que uma lente mais aberta é mais interessante para uma viagem como essa 🙂

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
  2. HELENA

    oi, tenho uma viagem a Patagonia para mês que vem, sabe me dizer se as passarelas do perito moreno ficam fechadas em algum dia da semana ou todos os dias está aberto a visitação?
    O mesmo queria saber para o Parque Nacional Torres Del Paine, se fecha algum dia por causa do mal tempo ou não.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Helena, tudo bem? Espero que tenha curtido a viagem… eu só estou conseguindo colocar os comentários em dia hoje, pois estava em um sequência de viagens.

      Então, espero que tenha dado tudo certo na sua programação. Até onde eu sei, as passarelas abrem todos os dias sim. Sobre Torres del Paine, também permanece aberto.. acredito que feche algumas trilhas em caso de nevasca ou tempo muito ruim…

      Se puder, depois volta aqui pra me contar como foi sua experiência… imagino que foi incrível!!!

      Bjooo

      Responder
  3. Celio

    Cara já estou umas duas horas lendo seus post e todos eles são animais, Parabéns!! Queria tirar uma duvida contigo. Ano que vem (2022) quero fazer essa trip, porém eu não sei é bom deixar um dia SÓ para fazer as passarelas e outro para fazer o trekking no perito moreno ou se dá pra fazer tudo em um único dia. Sabe me dizer se são dois passeios completamente diferentes ou dá pra fazer no mesmo dia as passarelas e o Big ice?

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *