Como é o Ecomuseu de Itaipu: vale a pena conhecer?

Para quem visita a Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, o Ecomuseu é um atrativo que pode surpreender. Veja aqui o que você vai encontrar no museu, como é a visita e porque ele merece entrar para o seu roteiro de viagem.

A Usina Hidrelétrica de Itaipu é, como você já deve saber, um dos principais e imperdíveis lugares para visitar em Foz do Iguaçu. Tanto para quem faz o Circuito Especial, que proporciona uma experiência completa fora e dentro da usina, ou mesmo o Passeio Panorâmico, que percorre a área externa e leva aos principais mirantes de observação, o Ecomuseu pode, sim, agregar muito a sua experiência de viagem.

Como é a visita ao Ecomuseu de Itaipu

Vale destacar que, aqui no blog você encontra um post detalhando exatamente como é o Passeio Panorâmico na Itaipu e também, outro bastante especial, relatando como é a visita ao Refúgio Biológico Bela Vistaoutro passeio que você pode fazer dentro do território de Itaipu Binacional.

Veja como é o Passeio Panorâmico na Itaipu

Conheça o Refúgio Biológico na Itaipu

Agora, para você ter uma experiência super completa, vou mostrar como é o Ecomuseu de Itaipu e porque ele merece fazer parte do seu roteiro já adianto que fiquei bastante surpreso com esse atrativo.

Como chegar ao Ecomuseu de Itaipu

Antes falar sobre a visita em si e o que você vai encontrar no museu, é importante se atentar sobre a localização do Ecomuseu, já que a Itaipu tem um Centro de Recepção de Visitantes, que é de onde saem os passeios para a visita na Usina e também para o Refúgio Biológico.

Centro de Recepção de Visitantes - Itaipu
Centro de Recepção de Visitantes – Itaipu

O Ecomuseu, diferente desses passeios, fica em outro lugar. A avenida principal dessa região, e que chega até a Portaria da Itaipu, é a Tancredo Neves. Quando você está no sentido da cidade para Itaipu, o museu fica no lado esquerdo da pista cerca de 800 metros antes de chegar à portaria. Se você estiver saindo do Centro de Recepção de Visitantes e seguindo sentido à cidade, o Ecomuseu fica no lado direito – para ficar bem claro 😉

Esse percurso de 800 metros, apesar de não ser tão longo, não é tão interessante de ser feito a pé – especialmente pelo calor que costuma fazer na região.

Por isso, a melhor opção é ir de carro ou com um transporte organizado previamente. Diferente dos outros passeios na Itaipu, o Ecomuseu não conta com um transporte fixo incluso no ingressomas você pode verificar se no dia da sua visita existe alguma alternativa desse tipo operando.

Entrada do Centro de Recepção de Visitantes Itaipu
Entrada do Centro de Recepção de Visitantes Itaipu

Como eu estava com carro alugado em Foz do Iguaçu, essa questão foi bem mais simples e fiz o percurso por conta própria – inclusive recomento muito alugar carro em Foz. Eu fiz o aluguel direto com a Loumar Turismo, a mesma agência que fechei os meus passeios e que recomendo para você. Fazendo o aluguel e compra dos ingressos com eles, você tem uma super facilidade no pagamento e até descontos especiaisno final do post vou deixar um formulário para você entrar em contato direto com eles.

Agora que você já entendeu a questão da logística para visitar o Ecomuseu, vou mostrar um pouco do que você vai encontrar durante a sua visita.

Como é a visita ao Ecomuseu de Itaipu

Inaugurado em 1987, o Ecomuseu da Itaipu foi o primeiro museu da América do Sul voltado ao meio ambiente – com foco especial na região oeste do Paraná. Um acervo especial que reúne elementos da arqueologia, flora, fauna e, em especial, da história da região onde foi construída a usina e o gigante reservatório da Itaipu.

Como é o Ecomuseu de Itaipu: vale a pena conhecer?

Se visitar a Usina já é uma experiência incrível, saber como era aquela região antes e como foi todo o processo de construção é ainda mais interessante. O Ecomuseu permite ver de perto e conhecer um pouco da história das pessoas e das terras dessa região antes do início da grande obra.

Logo no começo você terá a oportunidade de ver uma maquete incrível que retrata como era a barragem de Itaipu durante as obras de construçãoum feito que é, até hoje, considerado uma das maiores obras já feitas pelo homem.

Como é a visita ao Ecomuseu de Itaipu
Vale a pena visitar o Ecomuseu de Itaipu

Para quem não tiver a oportunidade de fazer o Circuito Especial na Itaipu e acabar não visitando o interior da Usina, a visita ao Ecomuseu tem outro ponto super positivo: uma réplica do eixo da turbina em funcionamento, mostrando como é gerada a energia que abastece o Brasil e o Paraguai.

Sala do Eixo da Turbina no Ecomuseu

Essa sala do Eixo da Turbina no Ecomuseu é realmente impressionante e bastante fiel ao espaço real dentro da Usina – eu já fiz o circuito especial, que recomendo muito se você tiver a oportunidade, mas posso garantir que o espaço do museu vale a visita .

Ciência na Esfera

Outro ponto alto que me impressionou bastante no Ecomuseu é a chamada Ciência na Esfera, uma tecnologia desenvolvida pela Agência Americana de Oceano e Atmosfera (NOAA) e que existe em poucos lugares do mundo.

Ciência na Esfera - Ecomuseu

A sala escura onde a experiência acontece revela em seu interior uma enorme esfera onde imagens de alta resolução são projetadas. Pode até parecer simples ao falar, mas o efeito que essa tecnologia de alta resolução proporciona é, simplesmente, fantástico.

Enquanto um guia do museu vai apresentando as informações, você vai viajar pelo nosso sistema solar e ver bem ali, diante dos seus olhos, imagens do Sol, da Terra, de Marte, Júpiter, Vênus e todos os demais planetas, além, é claro, da lua.

A apresentação dura cerca de 20 minutos e você sai de lá com gostinho de quero mais. Só as imagens do nosso planeta, em diferentes circunstâncias e com os efeitos climáticos em tempo real, juro, é de impressionar. Pode ter certeza de que você vai curtir muito!

O que mais você vai ver no Ecomuseu

Apesar de não ser um lugar tão grande, a visita ao Ecomuseu de Itaipu ainda reserva outros pontos bem interessantes. Um dos exemplos é uma sala especial onde você vai conhecer em detalhes a história de Santos Dumont, que teve um papel super importante na história de Foz e das Cataratas do Iguaçu.

Como é a visita ao Ecomuseu de Itaipu

O espaço onde você irá conhecer essa história apresenta itens raros e objetos históricos, incluindo itens pessoais, fotografias e documentos

O Ecomuseu conta também com exposições de arte e áreas interativas – inclusive uma delas com uma maquete gigantes sob o piso, onde você caminha por um chão de vidro e pode ver, como se estivesse sobrevoando, várias cidades do oeste do Paraná.

Como é a visita ao Ecomuseu de Itaipu

Na área externa do museu, os atrativos continuam e você poderá ver desde o barco de patrulha Quaraí, que por muitos anos fiscalizou o lago de Itaipu, até o gigante caminhão apelidado de Sansãoum modelo com capacidade para 75 toneladas de carga que foi usado nas obras da usina.


🪁 Aproveitando que você está por aqui, se quiser mais dicas de viagens, roteiros, lugares, fotografia... Me dá um grito no Instagram @umviajante

Siga: instagram.com/umviajante

Vale a pena visitar o Ecomuseu de Itaipu

Sim! Sem sombra de dúvidas eu acho esse passeio vale a pena e é muito importante. Além de ter uma estrutura super bacana, o Ecomuseu irá agregar muito conhecimento a sua viagem.

Vale a pena visitar o Ecomuseu de Itaipu
Vale a pena visitar o Ecomuseu de Itaipu

Recomendo, em especial, para famílias que estejam viajando com crianças. Se eu gostei de ver os itens interativos como a Ciência na Esfera, a sala da turbina e as maquetes, tenho certeza de que as crianças vão amar esse lugar!

Ingressos para o Ecomuseu de Itaipu

Preço: o ingresso para Ecomuseu custa R$ 35*um valor super justo e acessível.

*Vale destacar que crianças de 6 a 11 anos, assim como pessoas acima de 60, estudantes, professores e doadores de sangue, pagam meia entrada.

Eu recomendo que você feche esse e os demais passeios diretamente com a Loumar, que foi a mesma agência que fiz o aluguel do carro. Além de cobrar o mesmo valor da bilheteria, comprando todos os tickets com eles, incluindo até hospedagem, transporte e outros serviços, você fecha um pacote único, paga em um só lugar e ainda tem facilidades com o pagamento.

Passeio Panorâmica Itaipu - Foz do Iguaçu
Passeio Panorâmica Itaipu – Foz do Iguaçu

Vale destacar que leitores do blog têm desconto exclusivo em pacote com a Loumar. Para organizar sua viagem da melhor forma, vou deixar aqui o contato do WhatsApp para você falar diretamente com um consultor da Loumar sobre os detalhes para sua viagem.

Quero lembrar que a Loumar é uma parceria do blog e eu recomendo o trabalho deles com total transparência e segurança. Sempre que você fechar uma viagem com eles através do blog, vai ajudar muito no meu trabalho e não gastará nada a mais com isso – eu agradeço muito.


🚨 ALERTA PROMO: Reserve hotel com a Loumar e ganhe ingresso para o Movie Cars! 🚗

Além de todas as vantagens e descontos que comentei, a Loumar está com uma promoção super legal para os leitores do blog! Ao entrar em contato por esse link, para cada quarto que você reservar, você GANHA 1 ingresso do Movie Cars! Isso mesmo… se você reservar 2 quartos, vai garantir 2 ingressos! Essa promoção é por tempo limitado, então não deixa pra depois!! 💚 💙


Caso prefira enviar uma mensagem, vou deixar aqui um formulário para você entrar em contato direto com eles e receber informações detalhadas para sua viagem por e-mail.

[wpforms id=”42443″]

Ecomuseu de Itaipu: endereço e horário de funcionamento

O Ecomuseu funciona de terça a domingo, das 10h às 18h. Você leva, aproximadamente, entre uma hora e uma hora e meia para visitá-lo.

Endereço: Av. Tancredo Neves, 6702-11 – Jardim Itaipu


Tudo sobre Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu é um destino incrível e cheio de atrativos e lugar para você conhecer. Por conta disso, decidi criar um guia especial com tudo o que você precisa saber para a sua viagem e muitas dicas para montar o seu roteiro.

Acesse aqui o Guia Especial Foz do Iguaçu

Espero que tenha curtido o post e realmente inclua o Ecomuseu no seu roteiro de Foz do Iguaçu. Se tiver qualquer dúvida sobre esse atrativo ou sobre o destino, fique à vontade para comentar aqui no post! Valeuuu!!

PARA SUA VIAGEM A FOZ DO IGUAÇU
Cadastre o seu e-mail e receba dicas personalizadas até a data da sua viagem. [wpforms id="42445"]
RESERVE SEU HOTEL EM FOZ DO IGUAÇU
Booking.com
Sempre que fizer sua reserva, você contribui com o blog Um Viajante e não gasta nada a mais com isso.

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *