Melhor café de Curitiba: conheça o Café do Viajante

Para viajantes apaixonados por cafés, fotografias e boas recordações de viagens, o Café do Viajante, em Curitiba, é parada obrigatória no roteiro de quem visita a capital paranaense. Conheça aqui um pouco da história desse que é, para mim, o melhor café de Curitiba.

Localizado em um cantinho do Centro Cívico, bairro situado no coração de Curitiba, o Café do Viajante é um espaço para você descobrir e se inspirar. Com um ambiente aconchegante, luz indireta, exposição de fotos de viagens e muita história para contar, essa cafeteria nasceu do sonho de unir duas grandes paixões: o café e, claro, as viagens.

Melhor Café de Curitiba: Café do Viajante

Inaugurado em setembro de 2016, até hoje é um sonho que custo a acreditar que se realizou. Talvez alguns leitores do blog nem imaginem ou mesmo você, que pode estar aqui pela primeira vez, não faça ideia, mas sim, sou um dos sócios do Café do Viajante ao lado do Diogo Fernandes. Juntos, pensamos em cada detalhe desse projeto tão especial.

Hoje, estava tomando meu café e me dei conta de que quatro anos se passaram desde a inauguração e eu ainda estava devendo o post sobre a minha própria cafeteria. Já escrevi dicas sobre cafés ao redor do mundo e esse, que sem dúvidas é o mais especial para mim, estava apenas em um rascunho.

Espero então que esse post possa transmitir um pouco do que é o Café do Viajante, do quão especial é o seu significado e o quanto ele pode ser inspirador para você.

Uma breve história sobre o Café do Viajante

Não vou dizer que ter uma cafeteria era um sonho antigo, pelo menos não para mim. Enquanto eu me aventurava entre roteiros e planos de viagens com esse blog, quem carregava o sonho de abrir um café era o Diogo.

Melhor Café de Curitiba: Café do Viajante
Melhor Café de Curitiba: Café do Viajante

Ele, formado em administração, sempre foi apaixonado por cafés. Paixão essa que veio desde criança, quando via sua avó plantar, colher e torrar café no sítio da família. Já eu, designer e viajante, sempre me atraí mais pelo ambiente das cafeterias – desde a minha primeira viagem. Colocar cafés nos roteiros era algo que eu fazia naturalmente.

Quando o Diogo decidiu realmente tirar o projeto de uma cafeteria do papel, eu acompanhei ele desde os primeiros passos – não posso negar que foi fácil me envolver e querer participar de forma mais efetiva. Então conversamos e pensamos: por que não unir nossas grandes paixões e criar um café temático… um lugar que fosse como esses que buscamos em viagens internacionais, que nos traga lembranças de viagens, inspirações para novos roteiros e, mais do que tudo, proporcione a outros viajantes esses sentimentos tão especiais…. E foi assim que nasceu a ideia do Café do Viajante.

Café do Viajante -Melhor Café de Curitiba

Obviamente, o processo de tirar a cafeteria do papel não foi fácil e nem simples. Nos envolvemos e nos dedicamos em todas as etapas: desde a escolha do lugar, o projeto de arquitetura, acabamento, iluminação, decoração, cardápio, bebidas… enfim, tudo passou pelas nossas mãos. Foram longos meses de obras, perrengues e situações que renderiam muitas histórias para contar – quem sabe em outros posts.

Quero aproveitar para destacar o arquiteto que cuidou com muito carinho desse projeto e das nossas ideias: Givago Ferrentz. Um grande parceiro que hoje se tornou um amigo! Recomendamos demais o trabalho dele! Também tivemos a super ajuda do Paulo Poran, que inclusive me ensinou os primeiros passos para me tornar um barista.

Conheça alguns detalhes do Café do Viajante

Nossa ideia sempre foi pensar em um lugar aconchegante, inspirador e que remetesse as nossas boas lembranças de viagem. Talvez alguns pontos podem até passar despercebidos para quem chega em busca de apenas um café… mas garanto que é difícil não se contagiar logo que entra no ambiente.

Café do Viajante -Melhor Café de Curitiba

Já na entrada, ao lado da escada, você pode observar grandes grades ornamentadas que dividem o espaço. Essas grades, na verdade, são partes de um portão que foi resgatado de uma casa da década de 60 que foi demolida na época em que estávamos montando o café – como eu falei, muitos pontos no projeto são repletos de história.

No início do ambiente temos nosso cantinho parisiense, repleto de espelhos coloridos, e, no lado oposto, junto ao nome do café, poltronas inglesas. Paris e Londres são cidades que eu e o Diogo temos muito carinho – já estivemos lá juntos, sem falar que Paris foi a primeira cidade que conheci fora do Brasil.

Cantinho parisiense Café do Viajante, Curitiba

No ambiente central do café você pode observar várias fotos de viagens inclusive a primeira foto que fiz da Torre Eiffel exatamente nessa primeira viagem. Todas as fotos expostas são minhas, o que me enche de orgulho 🙂

Melhor Café de Curitiba: Café do Viajante

O bar segue com estilo americano, com pendentes que também escolhemos a dedo durante o projeto. A máquina de espresso, acredite, veio direto da Itália pra gente – e foi personalizada com nossa cor principal, o laranja!

O cantinho do sofá é o nosso espaço mais famoso e querido. Nós mesmos ajudamos a criar o desenho do sofá azul, que se tornou uma referência do nosso espaço.

Cantinho do sofá no Café do Viajante

É um lugar super aconchegante, perfeito para você ter boas conversas com amigos, relembrar viagens ou mesmo planejar as próximas sempre acompanhado de um bom café, um doce ou salgado…. Mas já já vamos chegar na parte do menu 🙂

Na parede em frente ao caixa temos um mural que se tornou uma tradição: de tempos em tempos nós vasculhamos as redes sociais e revelamos todas as fotografias que marcaram a #cafedoviajante, nossa localização ou mesmo o nosso @cafedoviajte. Amamos ver os clientes e amigos procurando e se encontrando nesse mural – é um ponto bem especial.

Café do Viajante em Curitiba
Café do Viajante em Curitiba

Ah, não deixe de reparar no sino que fica nessa parede: compramos ele em um vilarejo perto de Amsterdam, na Holanda!! O problema é que ele é tão pesado que não tivemos como carregar e decidimos enviar pelo correio. Quando chegou aqui, adivinha? Fomos taxados e tivemos que pagar mais uma vez o valor do sino para poder receber – não ficamos felizes na hora, mas hoje gosto de olhar para ele e lembrar daqueles dias na Holanda.

Falando em pontos especiais, atrás dessa parede fica nossa boutiqueque também tem uma inspiração singular. Ela foi projetada como um pequeno rancho de sítiolembra da história da família do Diogo? Foi nossa forma de eternizar essa referência… todas as madeiras nesse espaço são de demolição.

Por fim chegamos ao banheiro, que merece um destaquejuro! Não dá para ir ao Café do Viajante e não visitá-lo! Acredito que esse é o banheiro com mais selfies que você vai encontrar no Instagram.

Banheiro lindo do Café do Viajante

A parede verde remete às nossas florestas. E ao invés de utilizar suportes prontos, decidimos fazer ela com caixas de feira nossa inspiração brasileira. Já a parede de azulejos, é uma coleção inspirada na Vila Madalena, em São Paulo.

Eu tinha certeza de que esse post não seria curto – e olha que estou me controlando para não contar ainda mais detalhes e histórias. Mas é maravilhoso relembrar e compartilhar um pouco desse sonho por aqui….

Cafés especiais, doces, salgados e o Menu do Café do Viajante

Nós entendemos que o menu do Café do Viajante permanecerá em constante evolução – e esse é o legal da proposta. No começo imaginamos algo padrão, mas ao longo do tempo percebemos que o menu foi se transformando.

Nossa ideia é sempre presar pela qualidade dos produtos e também pela experiência de quem visita nosso espaço. O menu de cafés, por exemplo, sempre conta com alguns grãos de cafés nacionais: norte do Paraná, sul de Minas Gerais e Espírito Santo, são opções que gostamos de ter no cardápio!

Menu do Café do Viajante
Cafés Especiais em Curitiba, Café do Viajante

Você também pode escolher o método do preparo do seu filtrado: Hario V60, Chemex, French Press, Aeropress, Syphon… todos são métodos muito interessantes – se você não conhece, recomendo degustar alguns desses na sua visita.

Quando viajamos para lugares diferentes e descobrimos algum café especial, também tentamos trazer algumas variações para realizar edições limitadas – apenas para o cliente ser surpreendido com opções especiais.

Já servimos cafés da Colômbia, Etiópia, Vietnã, Laos, Indonésia, dentre vários outros – é sempre muito legal proporcionar essas experiências.

Outro ponto que gostamos muito é de incluir no menu algo que descobrimos em uma viagem. Um dos exemplos é a nossa Limonada de Coco.

Limonada de Coco no Café do Viajante, em Curitiba

Provamos a original em vários cafés e restaurantes de Cartagena, na Colômbia. A bebida é tão apaixonante que não desistimos até criar a nossa versão, que hoje é fixa no cardápio do café – e é um sucesso, recomendo!!

O Bolo Gelado de Coco é uma referência da nossa infância e também é item fixo no menu desde a inauguração… maravilhoso!! Por fim, não posso deixar de destacar o Cappuccino do Viajante, carro chefe da casa!

Cappuccino do Viajante - Café do Viajante

Vale destacar também o Chococcino do Viajante, que conta com uma dose dupla de Chocolate Belga – item que foi criado a pedido de um cliente fã do nosso café.

Cantinho Azul do Café do Viajante, inspirado na cidade azul do Marrocos

Não sei se você sabe, mas no Marrocos existe uma cidade chamada Chefchaouen, conhecida por ter suas ruas e casas pintadas de azul. Por muito tempo nós pensamos o que poderíamos fazer com o pequeno espaço que existe nos fundos da cafeteria. Após muitas rabiscos e conversas, o Diogo trouxe a ideia de transformar nosso jardim em um Cantinho Azul, inspirado na cidade azul do Marrocos.

Novo Cantinho Azul do Café do Viajante, inspirado na cidade azul do Marrocos

Novo Cantinho Azul do Café do Viajante, inspirado na cidade azul do Marrocos

Com a chegada do Cantinho Azul, o espaço se tornou pet-friendly e você pode visitar acompanhado do seu bichinho de pequeno porte 🙂 Vale a pena ficar de olho nas novidades do café pelo instagram: @cafedoviajante

A nova loja online e as canecas do Café do Viajante

Para finalizar o post, não posso deixar de destacar outra novidade que nos enche de orgulho: a lojinha do Café do Viajante. Nós desenvolvemos uma série de coleções de canecas, incluindo modelos personalizáveis, que estamos enviando para todo Brasil.

Loja Online - Café do Viajante

Mais uma vez, sou suspeito para falar, mas as coleções estão simplesmente lindas!!! Na loja você também encontra cafés especiais que enviamos em grãos ou já moídos, como você preferir.

Onde fica o Café do Viajante em Curitiba

O Café do Viajante está localizado no Centro Cívico, região super fácil de você visitar e incluir no seu roteiro

Para você visualizar a localização de forma mais simples, vou colocar aqui um mapa com a indicação do Café do Viajante. Ele fica pertinho da Prefeitura de Curitiba, do Passeio Público de Curitiba, do Shopping Mueller e, também, não muito distante do Museu Oscar Niemeyer.

Endereço do café: Rua Comendador Fontana, 229 – Centro Cívico
Site oficial: www.cafedoviajante.com.br
Loja online: loja.cafedoviajante.com.br

Horário de Atendimento do Café do Viajante:
De terça a domingo, das 14h às 20h
Segunda-feira: fechado

Espero que tenha curtido esse post e que ele inspire suas viagens e, claro, sua visita ao nosso cantinho. Aqui no blog estou preparando um conteúdo especial sobre a cidade de Curitiba, com o apoio do Café do Viajante. Fique de olho por aqui pois logo terá muitas dicas para sua viagem. Valeuuu!!

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

4 Comentários

  1. Cayus Vinicyus

    Estarei aí (Curitiba) no mês que vem, e vou passar um tempinho para degustar do menu e tirar centenas de fotos. Abcs, e sucesso sempre pra vcs…

    Responder
  2. Monique Nunes

    Que bacana! Eu amo café e já era apaixonada pelas fotos do ambiente e, claro, pela proposta de uma mini exposição das suas fotos de viagem! Amo acompanhar o blog do viajante, sou super fã de você e do Diogo! Agora estou apaixonada pela história desse cantinho também! Vida longa ao cafe do viajante! Assim que for possível, saio do RJ e vou pra conhecer! Sucesso, meninos! 🙂

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *