Foto Viagem: Quais lentes levar em uma viagem?

O segundo post da série Foto Viagem acabou demorando mais do que o planejado para sair, mas aqui está ele – finalmente! Bom, para quem leu o post Qual câmera levar em uma viagem, e decidiu por uma DSLR, chegou a hora de falar em lentes.

Então prepare-se, é aqui que o vicio começa e que você vai ver que essa brincadeira não tem limites – tanto em diversão, quanto em gastos.

Mas antes de começar a falar sobre as lentes, eu quero comentar um pouco sobre fotografia, de uma maneira geral. Muita gente, mas muita mesmo, deixa comentários aqui elogiando as fotos que tiro e me perguntando sobre o meu equipamento.

Eu decidi então começar essa série de posts sobre fotos de viagem para dar uma ajuda para quem quer ingressar nesse mundo incrível da fotografia. Mas quero deixar claro dois pontos:

1. Não sou um fotografo profissional e não sei tudo sobre fotografia. Amo essa arte e dedico uma parte do meu tempo estudando sobre isso. Mas sim, vou ajudar quem precisar no que estiver dentro das minhas possibilidades.

2. Já parou para pensar porque ninguém afirma que comprar uma panela boa vai fazer de você um chef de cozinha? Esse é o exemplo mais clássico e simples que posso dar em relação a fotografia. Não basta comprar a melhor câmera e a melhor lente… isso não vai fazer de você um grande fotógrafo.

Eu quis destacar isso para que ninguém saia por aí comprando equipamentos e depois se decepcione com os resultados. Uma boa foto necessita muito mais do que equipamento… muitas vezes exige esforço, sacrifício e claro “sentimento”. Mas ainda tenho muito para falar sobre isso, mas em outros posts Vamos então a pergunta que não quer calar:

Quais lentes levar em uma viagem?

Resposta simples? Nem tanto… Antes de mais nada você precisa responder algumas perguntas: Que tipo de viagem você vai fazer? E que tipo de foto você quer?

Para facilitar um pouco esse assunto, ao invés de dividir o post em tipos de lentes, vou dividi-lo em tipos de viagem bem mais de acordo com o tema desse blog. Então vamos lá:

Um mochilão na Europa

Nada melhor que começar por esse tipo de viagem. Fotografando o velho continente. Já parou para pensar a diversidade de coisas que você irá fotografar? Museus, praças, prédios antigos, catedrais, castelos, palácios, cavernas, lagos, cachoeiras, praias e muito mais.

Viu a diversidade de coisas que você vai encontrar pela frente? E se eu te disser que existe quase que um tipo de lente para cada tipo de foto dessas? Pois é, mas a solução não é sair comprando todas elas. O que você precisa é de uma lente versátil.

A lente que vem com sua câmera, chamada de lente do kit, é o modelo mais mais mais maaaais simples de uma lente versátil. Então vamos descartar ela e pensar na melhor lente que você pode levar em uma viagem à Europa.

Se você pretende levar apenas uma lente, um boa opção seria uma 18-135mm ou até uma 18-200mm. Uma lente dessas permite fotos com uma abertura legal (em 18mm) e um zoom bem considerável (entre 135mm e 200mm).

Agora, se você puder ter 2 lentes, eu já indicaria (além da lente versátil) uma grande angular de verdade, como a 10-24mmque é a lente que uso na maioria das fotos que você vê por aqui.

A grande angular captura imagens super amplas, então é com ela que você vai conseguir fotos como essa de Praga. Veja que ela permite enquadrar o céu, o cidade e o rio.

Praga - República Tcheca - Grande Angular

Já utilizando a lente versátil, você tem tanto a opção aberta (como a da foto acima), quanto a mais fechada – que chamamos de zoom. Ideal para fotografar detalhes como desta estatua em frente ao Museu do Louvre:

Museu do Louvre - Detalhe

Um safari na África

Mudamos totalmente o foco da nossa viagem. Não que precise ser necessariamente um safari na África, mas pense que você quer fotografar algo que você não poderá chegar muito perto. Em um safari você não sabe a qual distância um animal vai estar de você. Se fotografá-lo com uma grande angular, seu resultado vai ser decepcionante. É muito provável que você mal vai conseguir distinguir o leão em sua foto, pois ele vai ficar muito pequeno.

A lente que você pode considerar para situações como essa é a lente zoom, como a 75-300mm / que também faz parte do meu equipamento.

Safari África

A lente zoom também te ajudaria a fotografar os detalhes do relógio de uma torre de igreja, o detalhes da arquitetura de algum prédio e coisas do gênero.

*Lembrando que a opção zoom ainda vem depois da opção versátil, mencionada no primeiro tipo de viagem, principalmente se a sua lente for uma 18-200mm.

Um trilha na mata

Continuando com foco em fotos na natureza, mas agora pensando em uma outra parte da viagem. Ao entrar em uma trilha, por exemplo, utilizar uma lente zoom não seria aconselhável. Primeiro que a lente zoom exige que você esteja a uma distância considerável do motivo que vai fotografar e segundo que trilha normalmente fica em meio a uma mata fechada, praticamente impossibilitando o uso da lente zoom.

Aconselhável para esse tipo de viagem, como opção complementar a lente versátil, seria uma lente 50mm ou até mesmo uma lente macro.

Tulipas

Pense que no caminho da sua trilha você vai encontrar flores, insetos, pequenos animais, aranhas… enfim, tipos de coisas que pedem uma lente que capture detalhes.

Retratos da Índia

Vamos pensar agora que você vai viajar para a Índia, um lugar com uma cultura totalmente diferente da nossa, com pessoas totalmente diferentes de nós. E sua intenção, além de fotografar os lugares, é capturar retratos daquele povo, das pessoas.

Bundi Man, por April Maciborka
Bundi Man, por April Maciborka

Nesse caso uma lente 50mm seria bem indicada (depois da versátil). Pra começo de conversa a lente 50mm é incrível. Se for a 1.4 é melhor ainda – pois é super clara. Essa é uma das lentes mais famosas e desejadas. É com ela que você vai realmente pegar gosto pela fotografia, mas talvez se assuste um pouco com o valor. Uma 50mm 1.4 é um pouco salgada, mas é uma lente ótima para retratos, flores, motivos pequenos e lugares pouco iluminados.

Pense bem antes de levar ela em uma viagem. Se sua intenção for fotografar paisagens, é ideal levar uma lente com um angulo maior – preferencialmente a grande angular 10-24mm.

* * * * *

Resumindo: Quais lentes eu tenho?

Matando a curiosidade de vocês, hoje eu tenho três lentes: uma grande angular 10-24mm, uma 50mm 1.4 e uma 75-300mm.

Agora você me pergunta: levo todas comigo? Não! Poderia levar? Sim! E porque não levo? Primeiro: pense em quanto pesa todo esse equipamento junto… lembre que existem mais coisas que normalmente carrego comigo, tais como: tripé, bastão, carregador, cabos, adaptadores, entre outras bugigangas (ainda vai rolar um post sobre tudo que carrego comigo nesse sentido).

* * * * *

 

Vamos então aos meus exemplos práticos:

Qual lente levei no meu mochilão pela Europa?

No meu caso levei a 10-24mm e a 50mm. A 50mm me acompanha pois ainda não tenho uma lente versátil. Levei a 75-300 no primeiro mochilão e nem utilizei, portanto não levo mais.

Qual lente levei no mochilão pelo Atacama?

Nesse caso foi a 10-24mm e a 75-300. Utilizei a 75-300 para fotografar animais e coisas que estava distantes, já a 10-24 foi para a maioria das fotos. Paisagem, paisagem, paisagem!!!

* * * * *

 

Considerações finais

Acho que independente da lente que você escolher e puder levar em sua viagem, o que vale é a sua criatividade e empenho em tirar uma foto. Nem sempre vai ser fácil, mas praticar bastante e testar novos ângulos é o que pode fazer você se surpreender.

Em breve prometo que vai ter mai posts nessa categoria. Ainda tem GoPro, como conseguir ângulos perfeitos, como tirar fotos viajando sozinho e também os programas que uso para finalizar as fotos. Fica ligado no blog!!!

Veja aqui o primeiro post da série: Qual câmera escolher?

mondial-pos-2016

Meu Primeiro Mochilão

About The Author

Robson Franzói é um curitibano de 27 anos, formado em design e obcecado por descobrir coisas novas. Em 2012 decidiu correr atrás dos seus sonhos e no seu primeiro mochilão descobriu sua grande paixão: viajar! Amante também da fotografia, o garoto criou esse blog para compartilhar suas histórias, aventuras e clicks pelo mundo. Suas fotos já estão ficando conhecidas, aproveite e acompanhe o Instragram @blogumviajante

Related posts

53 Comments

  1. Nivia

    Adorei o post, muito útil! Morro de vontade de comprar uma grande angular, mas as mais baratas que encontrei estavam na faixa de E$700. Desanimador…

    Reply
  2. Rachel

    Adorei suas dicas!! Sou amante de fotografia também, mas um nível a menos que você! A minha lente extra é a 50mm f/1.8. Curto bastante. Tava querendo investir em uma outra, qual você me sugeriria? Eu vi essa 10-24mm mas está uns 800 dólares! =/ Enfim, parabéns pelo post e já estou ansiosa para os próximos!

    Reply
  3. Vini

    Legais as dicas, tenho praticamente o mesmo equipo. Uma 50mm, uma 10-20 e uma 18-105, NIKON. Estava em duvida sobre o que levar por conta do peso.

    Voce só não comentou se a camera é cropada ou Full. Vou dar mais uma olhada no blog. gostei!

    Reply
  4. Alysson

    Parabéns pelo blog. Sempre acompanho suas aventuras e acho suas fotos fantásticas.
    Você citou no texto que costuma viajar com alguns acessórios fotográficos, incluindo tripé. Qual o tamanho do tripé que você usa? Você o carrega na mala de mão ou o despacha juntamente com a bagagem?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Fala Alysson, tudo bom? O meu tripé é da Manfrotto.. considerada uma das melhores marcas de tripé do mundo, por isso eu recomendo o equipamento deles. O meu modelo é o Manfrotto MKC3 H01.. que vai até 1.53 m de altura e pesa cerca de 1 kg.

      Eu sempre despacho ele, pois no raio-x podem implicar.. então pra evitar estresse por levar na bagagem de mão, vai despachado mesmo..

      Reply
  5. Roberta Silva

    Robson,

    Parabéns pelo Blog.
    Quanto mais leio, mais informada eu fico.

    Eu comprei uma Nikon D5200 com a lente padrão – 18-55mm e já comprei uma lente 50mm pois amo os pequenos detalhes com aqueles fundos desfocados.

    Estrei indo pro Chile, Bolivia e Peru e gostaria de saber qual lente você indicaria além da minha padrão – 18-55mm.
    Como tenho tempo dá pra investir até lá.

    Também irei levar uma GoPro para os vídeos.

    Abraço,
    Roberta

    Reply
    1. Robson Franzói

      O Roberta, primeiro obrigado pelos elogios

      Então, considere comprar uma grande angular – perfeita para fotos de paisagens. Mas se não conseguir, abuse das fotos da GoPro, pois a lente dela é bem aberta…. então já vai te proporcionar esse efeito.

      Abraços

      Reply
    1. Robson Franzói

      É isso aí Carlos…. não vejo a hora de voltar para o Chile – curti muito aquele país!!!! Te desejo uma ótima viagem!!!

      Reply
  6. CARLOS

    Ola !!!!
    interessantíssimo o seu Blog.
    Estou me preparando para uma Viagem ao Exterior, No CHILE, Deserto do Atacama, Minha Dúvida, Quais os meses mais adequados para ir até lá. Minha previsão seria Maio de 2015, Minha Programação seria tres expedições Somente pelo Alto Custo da viagem, Geyser Del Tatio, Valle de la Luna, e Lagoas Altiplanas, Acredito que a verba que disponho, comporta o translado POA-Santiago-Calama-São Pedro do Atacama.
    Gde abraço e obrigado.
    Felicidades e sucesso ao Amigo
    Robson franzzoi

    Reply
  7. CrisNagata

    Boa tarde! Adorei o post! Tenho uma Canon T5i com lente 18-55mm. Farei mochilão no Peru, Bolívia e Chile (salar de uyuni, deserto de Atacama, lago Titicaca…), e queria saber se com esta lente já conseguirei tirar belas fotos de paisagem e pessoais, ou se seria muito importante comprar uma lente 10-22mm para retratar melhor as belezas destes locais. Estou super em dúvida devido ao preço salgadinho da 10-22mm.
    Obrigada!

    Reply
  8. Eduardo Peoe

    Procurei informações de qual lente levar em uma viagem, e as suas dicas valeram muito, também tenho a 10/24 e a 50/1.4 a minha zoom é uma 24/70, mas não vou levar , vou optar por uma 80/400, que sei usarei pouco, mas sempre tem um lugar de difícil aseso na natureza , e ai ela ajuda. Em tempo vou para sul da Argentina agora em maio, pois gosto do frio. Abraços e muito obrigado.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Opa… show de bola Edu, boas lentes… Minha câmera deu problema na última viagem… espero arrumar e poder clicar novamente…. Coração na mão aqui, mas é isso aí.. bola pra frente!! Uma ótima viagem pra você!!

      Reply
  9. Kamila

    Olá Robson, parabéns pelas fotos, são lindas

    Tenho uma lente 18-55, porém o foco automático está estragado. E uma 50mm também.
    Estou na dúvida entre comprar uma 10-20 da sigma ou uma 18-200 da canon. Qual delas vocês acha que iria aproveitar mais no atacama?
    A diferença entre 10mm e 18mm é muito grande nas fotos de paisagem?

    Obrigada!!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Kami…. vou te dizer que eu sempre fico confuso com as lentes que devo comprar. Sou muito indeciso…. mas eu acho que se você tem foco em paisagens, a 10-18 vai te agradar muito – pois é uma grande angular. A 18-200 é uma lente versátil, muito boa… melhor que a 18-55 (que é a lente do kit)…. Se você quer uma lente para qualquer situação, não só paisagens, a 18-200 é melhor. Espero ter ajudado… Qualquer outra dúvida é só dar um grito

      Reply
  10. Andreia

    Era o que eu estava buscando… um blog que falasse sobre fotos de viagens…

    Então vamos lá… quais lentes vc usou para registrar as lindíssimas fotos da Italia. Temos muitas catedrais, monumento grandes… qual a melhor para este tipo de imagem? Obrigada!!!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Andreia, tudo bom? Que legal que chegou aqui no blog e gostou do que encontrou… Então, vamos lá… Na viagem da Europa eu já tinha a minha grande angular, que é uma 10-24 da Tamron… é uma ótima lente e pega um angulo bem aberto – eu imagino que são essas fotos que você gostou.

      Caso queira fotografar detalhes, uma lente com zoom ou um 50mm seria muito boa para acompanhar..

      Espero ter ajudado… qualquer dúvida é só dar um grito

      Reply
  11. Alvares

    Bom dia amigo! Parabéns pelo post, era exatamente o que precisava!
    Estou procurando a lente 10-24mm que você citou para comprar porém não acho fácil. Existe alguma outra lente de categoria similar que você me recomendaria com a mesma qualidade? Muito obrigado pela atenção, grande abraço!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Fala Alvares, tudo certo? Pois é, lentes no Brasil são chatas de achar mesmo… o que você pode fazer é perguntar nos lugares por lentes grande angular… é isso que você precisa… aí você vê o que vão te oferecer… se chega a ser parecido com uma 10-24mm..

      Qualquer coisa dá um grito aqui… abraço!!!

      Reply
  12. Flavia Lobo

    Parabéns pelas fotos estão maravilhosas. Sou profissional e tenho uma Full Frame com lentes bem sofisticadas, porém para viajar o meu problema é peso e segurança. Optei por levar uma SL1 (a menor DSLR da Canon) com uma lente 15-85m da qual não abro mão nas viagens, e levo uma 24mm Pancake (é bem leve e fina) quando preciso ser bem minimalista mesmo. Um Abraço..

    Reply
    1. Robson Franzói

      Boa dia Flavia!!! Obrigado por compartilhar aqui com a galera… Meu sonho é comprar a Sony A7, que é uma fullframe incrível… considerada a câmera que enxerga no escuro…. Enfim, ainda vou ter que esperar um tempo até ter condições rsrs

      Um grande abraço!!!

      Reply
  13. Leticia

    Oi Robson, parabéns pelo blog, peguei muiiiitas dicas pro Atacama !
    Que acha de uma Nikon P610 pra começar? Me pareceu boa, curti tbm pq tem Wi-fi integrado tbm !

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Leticia!! Tudo bom?? Olha, eu não conheço essa câmera… mas parece ser boa sim.. A questão é que ela não é uma DSLR, onde você vai poder trocar de lentes… eu não sei se essa é a sua vontade…. Eu acho que no valor dessa Nikon P610 você até consegue achar uma DSLR, massss se você não tem vontade de investir em lentes futuramente, então manda bala nessa aí pois parece uma boa opção…

      Qualquer outra dúvida é só dar um grito!!!

      Reply
  14. Felippi

    Rebson, geralmente essas lentes (50mm, por ex) costumam desfocar muito o fundo. Não tenho muito entendimento de fotografia. Comprei agora o equipamento e to aprendendo aos poucos, tenho a 50mm e uma 18-135mm. Como faço para conseguir boas fotos de desfoques? Tipo as suas que pegam as paisagens, mas sem desfocar nada, pega nítido. Pode me ajudar, por favor? Eu tenho usado bem mais a 18-135mm, já tentei aumenta o diafragma, mas a imagem fica escura demais, acabo tendo que aumentar a velocidade do obturador lá pra cima mesmo. To meio perdido ainda kk. Pode me dá uma luz?

    Reply
  15. Ricardo

    Salve Robson,

    Estava saindo de viagem para Roma e não sabia que lentes levar, achei seu blog e me ajudou tomar a decisão, Obrigado e parabéns o texto esta ótimo.

    ps. resolvi levar uma 10 20 e uma 18 200

    Reply
  16. Rodolfo

    Robson, excelente blog!
    Uma dúvida, tenho uma Nikon D80 com Nikkor 18-135mm.

    Vou fazer um mochilão pelo leste europeu, acha que da para tirar boas fotos com este conjunto? Eu sei que boa máquina não garante boas fotos mas tenho dois receios:

    1- [Fotos Noturnas] Acho o ISO desta Nikon meio ruim para usar com uma lente escura como esta.
    2 – [Monumentos] Adoraria poder registrar palácios, grandes esculturas, acha que 18mm da conta?

    Forte abraço e mais uma vês, parabéns pelo blog e mais ainda pelas fotos que tira!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Rodolfo, tudo certo?

      Então… eu não conheço bem essa câmera…. Mas a sua lente parece bem versátil, o que é bom em viagens como essa.

      Fotos noturnas são complicadas… A minha câmera é uma ISO ótimo e mesmo assim eu não fico 100% satisfeito. Nessa última viagem que fiz para Europa eu levei meu tripé, pra dar uma força nisso… Resultado: não tirei o tripé da mala NENHUM DIA!!! Desisto de lar… é muito empenho.

      Pra foto noturna ficar boa ou é tripé ou você apoia a câmera em algum lugar.

      Mas vai com fé que dá pra tirar fotos boas sim!!

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Isa!!! Que bom saber… fico muito feliz, de verdade!

      Se tiver qualquer dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  17. Paulo

    Muito obrigado pelas dicas.Estava em dúvida qual lente comprar.Tenho uma 18-55,e uma 50 mm.Não sabia qual adquirir para completar as fotos.As vezes sentia falta de um zoom mais poderoso, e cogitei a 24-105mm.Depois dese post vou de 10-18.Realmente fotos de paisagem é a maioria das minhas fotos.Sério seu post foi o mais didático que encontrei entre os blogs em inglês e português sobre lentes para viagem.abs

    Reply
    1. Robson Franzói

      Opa, show Paulo!! Muito obrigado por seu comentário.. fico feliz em saber que ajudei!!

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
  18. Patricia

    Oi Robson, tudo bem?
    Tenho a Nikon D3200 e pretendo adquirir minha lente sem ser a do kit. Moro em uma cidade turística e pretendo investir em tirar fotos de turistas. Infelizmente agora não consigo essa perfeição da 10 – 24mm $$ =/
    Falei com uma amiga e ela me aconselhou começar então com a 18 – 105mm. Você concorda com ela? Discorda? Pode me dar uma luz? rsrs

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Patricia, tudo bom e você?! Ah, então… sei bem como é essa questão de $$$ Ainda mais falando de equipamentos fotográficos. A 18-105 é um lente versátil… ela não vai te dar o efeito de uma 10-24… mas vai te dar boas possibilidades.. É mais versátil que a lente do kit…

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  19. Lu

    Oi Robson! Achei seu blog e encontrei o que procurava! Você é muito direto nas explicações! Adorei!! tá de parabéns!
    Ainda em tempo: vou fazer uma viagem pela Europa. Tenho uma t6i com lentes: 18-55, 50mm e 75-300. Alem disso, tenho a GoPro tbm.
    Dei uma olhada nessa 10-24 e tá um pouco salgada pra comprar agora! Tem alguma outra que possa usar no lugar? Ou não preciso me preocupar com isso visto as lentes que tenho?
    Obrigada!!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Lu, tudo bom?? A 10-24 é mais salgada mesmo… Mas você tem um kit ótimo, ainda mais com a GoPRO… ela vai fazer o papel de grande angular pra você, então pode ir tranquila

      Qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui, abraços!

      Reply
  20. Sandro

    Olá!
    Para uma viagem pela Europa, uma lente versátil 18-135mm seria suficiente? Haveria a necessidade de levar a 50mm também? O que você acha?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Sandro, tudo beleza!?! Então, cara… provavelmente sua lente 50mm é mais clara que a 18-135, e isso faz a 50mm ser um diferencial. Por questões de praticidade, a 18-135 já é perfeita… Mas a 50mm é uma paixão, aí vai do esforço e empenho que você vai ter de carregar as duas, trocar as lentes e tal.

      Bom, espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  21. Mariana

    Oi Robson! Vou a NY e vou comprar a 50mm, mas temo que ela desfoque muito os fundos. Quero fotos ótimas, mas que a composição seja “completa”. O que você acha? Minha câmera é Nikon..
    Bjs

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Mari, tudo bom? Então, eu gosto muito da 50mm… mas assim, ela é uma lente mais fechada… o que dificulta um pouco essa questão de aparecer o fundo. Eu comprei em NY a minha lente 35mm e sou simplesmente apaixonado por ela. Ela também desfoca bem o fundo, caso você queira… mas você ajusta a abertura da lente e assim melhora a sua profundidade de campo.

      Talvez uma lente 35mm te agrade mais…. dá uma pesquisada

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito

      Reply
  22. Julia L

    Robson!! Estou indo em Abril pra Califórnia e gostaria de saber quais lentes posso adquirir pra esse tipo de viagem? Só tenho a que veio com a câmera 18-55mm… Pelo o que entendi, a 10-24mm seria a mais apropriada pra esse tipo de viagem? E a 50mm, é melhor a 1.8 ou 1.4? Ou seria mais apropriado investir primeiro na versátil 18-200mm? Obrigada!! O seu blog é muito legal!!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Ju, tudo bom? Então… se a sua ideia for fotos de paisagem, eu recomendo a 10-24. Ela é mais aberta, pega o céu de uma forma incrível e tal.

      Se quiser fotos com desfoque, mais em ângulos mais fechados… eu recomendo a 50m… ou até uma 35mm (que é ter mum ângulo um pouco mais aberto). Eu tenho uma 35mm e sou apaixonado por ela.

      As lentes 1.8 são boas, mas as 1.4 são mais claras e normalmente melhores…. com um desfoque ainda mais bonito, mas bem mais caras.

      A 18-200 é super versátil e pode ser uma ótima opção pra começar, assim você consegue testar as possibilidades e ver qual é o seu estilo de foto.

      Bom, espero ter ajudado…. se precisar de qualquer coisa me dá um grito! Bjooo

      Reply
      1. Julia L

        Robson! Muito obrigada por responder!! Mais uma dúvida: como sei qual lente é compatível com a minha câmera Canon T5i? Estou tentando pesquisar no amazon.com, mas estou com receio de não ser compatível. Pensei em começar com uma 18-200mm e uma 50/1.4 mm porque adoro o efeito dessa, além da 18-55mm que já possuo. Você acha que seria melhor investir primeiro em uma 75-300mm e uma 50/1.4mm pra depois investir na 24/10mm? Ou melhor a lente versátil pra começar? kkkkk Muita dúvida!! Mas considerando o tipo de viagem (Califórnia) qual a ordem das lentes que você indicaria? Bjoo

        Reply
        1. Robson Franzói

          Oi Ju!! Então, cada marca tem um tipo de engate… como você tem uma Canon, vai precisar de um lente Canon para ela (ou se alguma marca que faça lentes compatíveis, aí isso deve ser bem especificado). Eu não sei se a Canon tem mais de um tipo de engate…. como a Sony que tem dois ( o tipo A e o tipo E). Caso tenha, você precisa comprar o engate exato da sua câmera. Mas não é difícil descobrir isso e também é fácil de confirmar na hora da compra.

          Sobre qual lente escolher… eu acho que começar com uma versátil é uma boa opção, assim você vai ter mais possibilidades e descobrir qual o seu estilo de fotografia. Acho que uma lente versátil na Califórnia seria show! Em segundo lugar a 10-24…. A 50 é uma lente linda, mas bem mais fechada…. pra fotos de retratos e detalhes… talvez deixe essa para um outro momento.

          Bom, espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

          Reply
    1. Robson Franzói

      Boa Pedro!!!! Ótimas opções mesmo. Eu precisa pegar uma 24-105 ou um similar, é uma versátil muito boa né!?!

      Valeu a dica!! Abraço!!!

      Reply
  23. Cristina Zampa Sanchez

    Gostei, tinha dúvidas sobre investir na compra de uma 10-24mm, se valeria mesmo a pena, já que quando eu quero fotografar paisagens, eu uso a lente do kit. O problema é que, com a lente do kit (18-55mm) eu até consigo fotos muito boas de paisagens, mas não são tão impactantes quanto as imagens feitas com a 10-24mm que costumo ver na internet e em livros e revistas sobre fotografia. Esse post me incentivou a adquirir essa lente e esclareceu algumas dúvidas. Adorei as dicas. Obrigada

    Reply
    1. Robson Franzói

      Opa, que bom que o post ajudou na sua dúvida Cris! A 10-24 é uma lente bem legal e as fotos de paisagem ficam realmente bem legais

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *