Bota Columbia FIRECAMP: Impermeável, quente e confortável

Se você está pesquisando botas Columbia e tem interesse no modelo Firecamp, esse conteúdo pode ajudar na sua decisão. Veja aqui como foi minha experiência com a bota Firecamp da Columbia nas trilhas que fiz na Patagônia, e para quem e quais situações eu recomendo esse modelo.

A Columbia Sportswear é uma das marcas de roupas, calçados e acessórios para atividades ao ar livre que eu mais confio. Quando comecei a organizar minha viagem mais recente para a Patagônia, num roteiro que incluiu tanto o lado chileno quanto o lado argentino dessa região, tive que fazer uma lista com os itens mais importantes e indispensáveis para ter comigo.

Por se tratar de um roteiro com muitas trilhas, longas caminhadas, terrenos muito variados e, principalmente, por estar falando de um destino nivelado por um clima extremo e instável, a escolha de alguns desses itens teve prioridade no meu planejamento.

  • Entre jaquetas, segunda pele, corta-vento, luva e touca, o item que defini como prioridade na minha lista foi a escolha da melhor bota.

Só para você ter uma ideia do que foi o meu roteiro, eu passei cerca de 20 dias viajando pela Patagônia, numa programação com muitas trilhas e caminhadas, incluindo o Trekking W, um dos circuitos de trilhas mais intensos e incríveis no Parque Nacional Torres del Paine, na Patagônia Chilena, e também o trekking base Fitz Roy, na Patagônia Argentina.

Trekking base Fitz Roy, na Patagônia Argentina.
Laguna de Los Tres – Fitz Roy, Patagônia Argentina.

A estimativa para essa viagem era caminhar, aproximadamente, 100 km ao longo dos 20 dias – mas essa meta foi batida e a distância percorrida chegou perto dos 120 km de caminhada.

Ainda vou relatar todos os detalhes dessa viagem aqui no blog, mas já adianto que foi uma das experiências mais surreais e de superação mais intensas que já vivi. Foi incrível num nível muito além do que eu poderia imaginar.

Mas, voltando aos preparativos da viagem, como eu sabia que esse seria um roteiro muito intenso nas caminhadas, com trekkings em baixas temperaturas e, ainda mais importante, em cenários onde eu poderia enfrentar num mesmo dia sol, chuva, neve, frio e vento; a escolha da bota não poderia ter erro.

Como eu já tenho e conheço vários produtos da Columbia, decidi pesquisar entre as botas da marca qual seria o modelo certo para essa viagem, que atendesse a minha necessidade: uma bota para longas caminhadas, que fosse resistente a baixas temperaturas, impermeável e, claro, confortável.

Nessa pesquisa eu encontrei a Firecamp Columbia, que reúne uma série de tecnologias que a tornam uma opção versátil, de alta qualidade, por um preço justo pelo que é oferecido, e que atendeu a todas as minhas necessidades nesse roteiro intenso.

Eu já posso adiantar, de forma totalmente transparente, que essa foi a melhor escolha que eu poderia ter feito. E digo isso não só pela minha experiência na viagem, mas também pela experiência do Diogo, que viajou pra Patagônia comigo, confiou na minha decisão e também comprou exatamente o mesmo modelo. Nós dois viajamos com a bota Firecamp da Columbia e tivemos uma excelente experiência.

Nesse post eu vou detalhar como foi viajar com a bota Firecamp da Columbia para a Patagônia, como foram os trekkings, a resistência da bota, o conforto, a impermeabilidade e tudo o que possa ajudar você a decidir por esse ou outro modelo para a sua necessidade.

Para facilitar, vou dividir esse conteúdo em tópicos, assim você pode utilizar o menu abaixo para navegar pelo post ir direto ao ponto de interesse. Espero que ajude na sua decisão:

Sobre a Bota Firecamp Columbia

A Firecamp Columbia é uma bota desenvolvida com foco na resistência à água, frio e terrenos variados, proporcionando uma proteção eficiente em cenários úmidos e com chuva. Além disso, o modelo se destaca pela leveza, permitindo que você se mova com facilidade, sem se sentir sobrecarregado em longas trilhas. 

O design da Firecamp foi projetado para atender às necessidades de viagens e atividades ao ar livre, garantindo que você tenha uma experiência confortável mesmo em percursos longos. E o melhor de tudo, a Firecamp tem uma tecnologia para enfrentar baixas temperaturas com sua alta capacidade de isolamento térmico, mantendo seus pés aquecidos mesmo nas condições mais extremas.

O modelo masculino está disponível em três cores: Verde-musgo, Preto e Azul Marinho. Eu optei pela Firecamp Verde-musgo, tamanho 42, que conta com um solado em tom caramelo e forma uma paleta muito bonita para destinos de natureza. O Diogo escolheu a Firecamp Azul-Marinho, tamanho 44, que é ainda mais bonita pessoalmente e chama muito a atenção.

  • A bota Firecamp Columbia na cor preta não estava disponível no site quando nós fizemos a compra, mas seria a minha opção número um. Como esse é um modelo versátil, você pode até usar a bota em destinos urbanos e grandes cidades onde você vai caminhar muito.

Peso e conforto da bota Firecamp Columbia

A bota Firecamp Columbia pesa, aproximadamente, 455 gramas cada pé, dependendo da numeração escolhida. O material externo do cabedal da bota é fabricado com Cordura®, um tecido tecnológico de alto desempenho conhecido por sua alta resistência. 

Além disso, o tecido também se destaca por sua flexibilidade, leveza e longa durabilidade. A bota Firecamp Columbia apresenta sobreposições sintéticas em áreas estratégicas, como laterais, calcanhar e biqueira, onde há maior atrito e desgaste, garantindo uma proteção adicional nessas regiões. 

Essas sobreposições sintéticas contribuem para aumentar ainda mais a resistência e a durabilidade da bota, tornando-a uma opção confiável para enfrentar diferentes tipos de terreno e atividades ao ar livre. 

A entressola da bota Firecamp conta com a tecnologia exclusiva Techlite™, um sistema de alto desempenho ultraleve desenvolvido pela Columbia. Essa tecnologia proporciona uma absorção de impactos abrangente em qualquer tipo de superfície, oferecendo um excelente amortecimento e uma alta capacidade de retorno de energia durante movimentos de impacto.

Além disso, a entressola é composta por células fechadas que possuem propriedades antimicrobianas, o que significa que impedem a proliferação de bactérias e a formação de odores indesejados dentro do calçado. Essa característica ajuda a manter a higiene e a frescura dos pés, garantindo uma experiência confortável ao longo do uso da bota.

Bota impermeável: a resistência à água da bota Firecamp

A membrana Omni-Tech™, uma tecnologia exclusiva da Columbia, assegura que a bota seja totalmente impermeável e respirável, criando uma barreira eficiente contra os elementos naturais do ambiente externo, ao mesmo tempo em que permite que o corpo respire. 

Como resultado, nossos pés permanecem secos e confortáveis mesmo em condições adversas. Essa tecnologia garante que a água e a umidade sejam mantidas do lado de fora, enquanto a transpiração é liberada, mantendo um equilíbrio adequado de temperatura e umidade dentro da bota. 

Apesar de não ter enfrentado nenhum dia de chuva muito intensa, tive momentos de chuva moderada e, também, atravessei algumas áreas com rios baixos, onde a impermeabilidade da bota Firecamp se mostrou muito eficiente.

Eu cheguei a abusar da sorte e colocar a bota na água em alguns lugares para desafiar realmente essa resistência e a bota passou no teste. É incrível ver como o tecido com a tecnologia Omni-Tech™ repele a água nessas situações. Um ponto realmente positivo desse modelo.

Trekking W na Patagônia com a bota Firecamp Columbia

Ao longo da viagem que fizemos pela Patagônia, tivemos diversos dias de trekking. Mas, destacando um dos mais especiais, fizemos o Trekking W no Parque Nacional Torres del Paine, na Patagônia Chilena. Foi um circuito de 5 dias de trekking, passando pelos principais pontos dessa região.

Nesse trekking, levamos uma mochila com tudo o que era necessário para os 5 dias de caminhada, ou seja, não era apenas um trekking longo, mas sim, um trekking longo com peso nas costas.

Durante os dias do Trekking W, enfrentamos cenários e condições climáticas muito distintas. Desde dias ensolarados, em que tivemos que tirar boa parte da roupa quente para seguir caminhando, até dias com muito frio, em que as temperaturas ficaram abaixo de zero e por conta dos ventos fortíssimos, a sensação térmica era ainda mais gelada.

Em todas essas situações, tínhamos a flexibilidade de colocar ou tirar algumas camadas de roupas, porém, a bota era sempre a mesma. E esse é mais um ponto positivo da bota Firecamp Columbia: ela é muito versátil para essas situações distintas. Eu não senti incômodo ou nenhum desconforto em qualquer extremo que tivemos nesse roteiro.

A bota Columbia Firecamp para longas caminhadas

Falar sobre a escolha de uma bota para quem está planejando o uso em longas caminhadas é um pouco difícil. Eu não sou especialista ou profissional na área de trekkings, porém decidi compartilhar a minha experiência e também a do Diogo, que estava comigo utilizando o mesmo modelo da bota Columbia Firecamp.

Nossos dias de caminhadas mais longas bateram perto de 25 km percorridos. Alguns dias andamos 10 km… em outros 20 km… Então, por conta dessa viagem e por ter realmente batido a bota por mais de 120 km, acho que posso dizer que ela é uma ótima opção para um viajante que pretende fazer longas caminhadas.

Eu também vejo a bota Firecamp como uma ótima opção para viajantes que vão fazer um roteiro longo por várias cidades, como, por exemplo, uma Eurotrip no inverno. Mesmo não sendo uma viagem de trekkings necessariamente, se você gosta de bater perna nas cidades, andar por horas e visitar muitos lugares, ter um calçado confortável vai fazer muita diferença na sua experiência. Pensando nesse cenário e nos meses mais frios do ano, a Firecamp é uma ótima opção.

A bota Firecamp da Columbia é muito quente?

No interior da bota Firecamp, você encontrará um isolamento térmico de 200g, projetado para manter os pés aquecidos mesmo em condições de frio intenso, oferecendo proteção para temperaturas extremas de até 32ºC abaixo de zero

Quando eu vi essa resistência, fiquei até em dúvida se isso não seria demais para o que eu precisava, já que, mesmo tendo temperaturas negativas na viagem, eu não chegaria a um frio tão extremo. Fiquei com receio da bota ser quente demais, mas aí a tecnologia me surpreendeu: a bota consegue respirar e se ajustar ao clima.

Ela não é, claro, uma bota para você fazer trekkings em destinos muitos quentes e com temperaturas muito altas. Mesmo nos dias de sol e com temperaturas mais altas na Patagônia, o termômetro não passava muito dos 10ºC ou 12ºC. Dessa faixa de temperatura para baixo eu posso dizer que a bota é excelente.

Bota Firecamp Columbia vale a pena? É boa?

Sim! A bota Firecamp da Columbia vale a pena e é uma ótima opção para quem busca por uma bota impermeável, confortável e resistente a baixas temperaturas.

Quando se trata de escolher a bota ideal para enfrentar ambientes úmidos e invernos rigorosos, a bota Firecamp Columbia é uma opção que posso recomendar com segurança. A impermeabilidade desse modelo é um diferencial à parte, garantindo que seus pés fiquem secos mesmo em condições de chuva intensa. 

Além disso, a leveza do modelo contribui para uma experiência confortável, permitindo que você se mova com agilidade e liberdade. Seja para viagens ou aventuras ao ar livre, a Firecamp é um modelo que se destaca em pontos positivos.

Apesar de não ser algo recomendável a se fazer, eu comprei a bota sem ter tempo para testar e amaciar antes viajar pra Patagônia. Por ser um roteiro com caminhadas de 20 km a 25 km em um único dia, se a bota não fosse confortável ou boa para os meus pés eu teria um sério problema na viagem.

Felizmente, a minha experiência com a Firecamp foi ótima. Muito confortável desde o primeiro dia de caminhada e, inclusive, nos dias mais intensos… só tenho elogios. Fico feliz em dizer que terminei a viagem pela Patagônia sem nenhuma bolha ou calo nos pés, mesmo após caminhar cerca de 120 km ao longo de 20 dias de viagem.

Essa bota é uma escolha ideal tanto para uso diário e viagens de aventura quanto para atividades ao ar livre, como hiking, caminhadas e até mesmo centros de esqui. É um modelo versátil e que vai te acompanhar por muito tempo.

Preço com desconto no site oficial

Você pode comprar a bota Firecamp diretamente no site oficial da Columbia, que é o que eu recomendo. Comprando no site oficial através desse link, além de ter toda segurança para realizar sua compra, você aproveita um desconto exclusivo de 10%válido para qualquer item no site. Basta acessar esse link e ver que os itens já estarão com o desconto aplicado.

Para conferir os preços e valores atualizados, vou deixar aqui o link desse modelo em cada uma das cores oferecidas. Lembre-se de verificar com antecedência, pois é comum esse modelo esgotar com frequência.

Acessando o site oficial da Columbia, em qualquer link dentro do blog, você já garante seu desconto de 10% em qualquer item. Aproveite essa oportunidade, pois é uma economia muito boa e que pode fazer uma super diferença na sua compra.

Espero que essas informações sejam úteis para ajudar você a tomar uma decisão e escolher a bota certa para a sua viagem. Caso tenha alguma dúvida sobre a Firecamp, fique à vontade para deixar um comentário neste post. Se eu não tiver a resposta, farei o possível para entrar em contato diretamente com a Columbia e obter todos os esclarecimentos necessários. Aproveite o desconto disponível e desfrute ao máximo suas aventuras ao ar livre em sua próxima viagem.

Melhor Seguro Viagem InternacionalBooking.com

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *