Como chegar ao Salar de Uyuni: Mapa, roteiro e informações

Veja como chegar ao Salar de Uyuni, o maior deserto de sal do mundo. Uma viagem que pode começar na Bolívia ou no Deserto do Atacama, no Chile.

O Salar de Uyuni, na Bolívia, é atualmente um destino muito procurado por brasileiros. Por sua proximidade com nosso país e por ser um destino excêntrico, o maior deserto de sal do mundo atrai o olhar dos mais diversos viajantes.

Entardecer Salar de Uyuni, Bolívia

Por muito tempo se achou que para chegar no Salar de Uyuni você teria que enfrentar uma viagem cheia de perrengues. Hoje já se sabe que as opções são bem diversificadas: tem opções pra mochileiros e também para quem procura um pouco mais de conforto.

Eu já fiz a viagem ao Salar de Uyni das duas formas, tanto de mochilão quanto em um tour privativo. As duas experiências são super válidas, cada uma no seu estilo.

Aqui no blog você pode conferir o relato das duas viagens e ver qual se encaixa mais com o seu perfil.

Veja os posts sobre o salar de Uyuni.

Como chegar ao Salar de Uyni

Nesse post eu quero mostrar as opções que você tem para chegar ao Salar de Uyini, já que muitas pessoas tentam encaixar esse destinos em viagens que incluem também o Chile e/ou o Perú.

Basicamente a viagem ao Salar de Uyuni pode começar pela Bolívia, partindo da cidade de Uyuni, ou do Deserto do Atacama, partindo da cidade de San Pedro.

Em ambas as cidades existem agências que oferecem passeios ao deserto de sale aí está o pulo do gato para você encaixar o Uyuni no seu roteiro.

As opções disponíveis incluem viagens apenas de ida e outras de ida e volta, independente do seu ponto de parte. Por fim também existem opções de viagens mais rápidas, essas partindo apenas da cidade de Uyuni.

Vou comentar sobre as opções para você entender melhor.

Começando a viagem ao Uyuni na Bolívia

A viagem começando pela Bolívia parte da cidade de Uyuni. As opções mais comuns variam de passeios de 1, 3 e 4 dias. Vou comentar sobre as diferenças de cada opção de roteiro.

Viagem de 1 dia ao Salar de Uyuni

Essa opção é para quem está com o tempo curto e só quer dar uma olhada superficial no salar. Não é a opção que eu recomendo – você vai acabar deixando muita coisa de lado.

Nessa viagem de 1 dia você vai ver o Cemitério de Trens, um pouco do Salar de Uyuni, a Ilha Incahuasique é a Ilha de Cactos – e também vai conhecer algum hotel de sal.

As lagunas da Bolívia, os vulcões e todos aqueles outros lugares que já mostrei no blog, não fazem parte do roteiro!

Lembrando que essa opção é exclusiva para quem começa a viagem na cidade de Uyuni.

Viagem de 3 dias ao Salar de Uyuni

Essa já é uma opção melhor que a anterior. Aqui você vai começar a viagem em Uyuni e vai terminar no Atacama.

Laguna Colorada, Bolívia

Estão inclusas nessa opção as principais paradas entre o Salar e o Deserto do Atacama: as lagunas, os Geysers Sol de Mañana, o Árbor de Piedra, o deserto de sal, a Ilha de Cactos e o Cemitério de Trens.

Viagem de 4 dias ao Salar de Uyuni

Nessa opção você vai fazer os três dias de passeio, como na anterior, mas voltará para Uyuni no seu último dia.

Dependendo da agência que você contratar, nesse tempo você conseguirá visitar lugares diferentes pelo caminho, além das paradas principais, e vai conhecer a região de forma mais completa.

Laguna Honda, Bolívia

Como chegar na cidade de Uyuni

Agora que você já sabe como são os passeios pelo Salar começando na Bolívia, deve estar se perguntando como chegar na cidade de Uyuni?

Bom, para quem quer chegar lá partindo do Brasil, existem algumas alternativas:

De São Paulo existem vôos para La Paz e também para San Cruz de La Sierra alguns diretos e outros com conexão.

Se você chegar em San Cruz de La Sierra, o mais indicado é pegar outro vôo até La Paz ou direto para a cidade de Uyuni.

Como ir de La Paz para Uyuni

Bom, chegando em La Paz você tem algumas alternativas para chegar na cidade de Uyuni:

 Avião

A opção mais rápida, porém um pouco mais cara. A viagem dura menos de uma hora e o vôo custa em torno de 350 reais o trecho. Quem faz essa viagem é a companhia aérea Amaszonas.

 Ônibus

A viagem de ônibus é mais econômica, porém você passa a noite viajando e sacudindo pelas estradas da Bolívia – são cerca de 10 horas de viagem. A viação Todo Turismo tem uma linha executiva que faz a viagem noturna e é bem recomendada. O trecho custa em torno de 120 reais.

Também existem outras opções de roteiros com paradas em outras cidades, mas a viagem segue outro rumo, fica bem mais demorada e perdemos o foco por aqui.

Começando a viagem ao Salar de Uyuni no Chile

Muitos viajantes que estão planejando viagens para o Deserto de Atacama querem incluir o Salar de Uyuni no Roteiro.

As opções nesse caso variam normalmente em viagens de 3 e 4 dias.

Viagem de 3 dias ao Salar de Uyuni, partindo do Atacama

Essa opção, assim como a viagem que começa na Bolívia, inclui as paradas principais entre os dois destinos: as lagunas, os Geysers Sol de Mañana, o Árbor de Piedra, o deserto de sal, a Ilha de Cactos e o Cemitério de Trens.

Árbol de Piedra, Bolívia

Nessa opção você parte do Atacama e termina a viagem na cidade de Uyuni, sendo que pelo menos uma noite da viagem é em um hotel de sal.

Viagem de 4 dias ao Salar de Uyuni, partindo do Atacama

Essa opção é igual a anterior, porém você começa e termina a viagem em San Pedro de Atacama. Foi a opção que eu escolhi nas minhas duas viagens ao Salar.

O que eu descobri nessa última viagem é que os lugares que você vai conhecer no caminho vão depender da agência que você escolher.

Vulcão Tunupa, Coqueza, Bolívia

Agências com foco em mochileiros acabam passando batido por muitos lugares e focam apenas nas paradas principais.

Com o mesmo tempo, um passeio privativo vai te levar para outras regiões ao redor do Salar de Uyuni.

Mapa do Salar de Uyuni, Bolívia

Nesse Mapa do Salar de Uyuni você pode ver as principais paradas da viagem, as cidades e também os vulcões da região.

Mapa do Salar de Uyuni, Bolívia

Localização do Salar de Uyuni

Acesse aqui a localização exata do Salar de Uyuni no Google Maps.

Escolhendo sua agência para ir ao Salar de Uyuni

É claro que nem todos podem fazer passeios privativos, afinal, são bem mais caros. Independente disso, procure sempre ler sobre a agência que você vai contratar, seja ela com foco em mochilão ou viagem privativa.

Essa é uma viagem de aventura, com lugares extremos e, sim, tem lá seus riscos. Não avalie uma agência apenas pelo preço do passeio – nem sempre o mais barato é a melhor opção.

Segue minha opinião sobre algumas agências que eu conheço:

Cordillera Traveler, para quem vai viajar de mochilão

Essa foi a agência que eu utilizei na minha primeira viagem ao Salar de Uyuni. Como eles também tem escritório na cidade de Uyuni, você pode começar a viagem tanto por lá quando por San Pedro de Atacama.

Ela não é uma agência perfeita e eu tive sim alguns perrengues pelo caminho… mas no fim tudo terminou bem. Já relatei a experiência completa aqui no blog, você pode dar uma olhada.

Dentre as agências disponíveis nesse estilo de viagem, essa foi a que eu li os melhores comentários. Continuo recomendando, mas com essas ressalvas.

Ayllu, para quem vai fazer o tour privado saindo do Atacama

A Ayllu foi a agência que me convidou para viajar novamente ao Salar de Uyuni. A tour é feito em parceria com a Senda Andina, uma agência boliviana que oferece um serviço de primeira.

A viagem foi perfeita e recomendo para todos que podem aproveitar um passeio privativo.

Você pode realizar a viagem privativa com até quatro pessoas – muitas vezes rola uma lista com viajantes que estão dispostos a dividir o passeio, o que pode baratear a viagem.

FláviaBia, para tour privativo saindo do Atacama

A agência FláviaBia Expediciones também oferece a experiência de tour privativo saindo do Atacama. A viagem só é feita mediante a reserva antecipada, pois não existe saída todos os dias.

Cholita, FlaviaBia Expediciones
Cholita, que acompanha a viagem ao Uyuni da FláviaBia Expediciones

Eu sou amigo da Flávia e recomendo os serviços dela de olhos fechados. Os comentários sobre as viagens dela para o Uyuni são super positivos. Eu já fiz passeios com ela no Atacama e conheço a qualidade do que ela oferece. Recomendo muito!

Senda Andina, para quem vai fazer passeios saindo do Uyuni

Para quem quer fazer o passeio privativo começando na cidade de Uyuni, a Senda Andina é a melhor opção que eu conheço. É a mesma agência que eu fiz o passeio partindo do Atacama em parceria com a Ayllu, então posso recomendar tranquilamente.

* * * * *

Eu tenho um contato muito bom com a Ayllu e também com a FláviaBia. Se você entrar em contato com as duas agências, pode dizer que conhece o Robson, do blog Um Viajante. As duas agências tem um ótimo atendimento e normalmente rola um descontinho especial para os leitores do blog

Tudo sobre o Salar de Uyuni

Essas foram as dicas especias que eu quis compartilhar com você. Aqui no blog já existe um conteúdo bem completo sobre o Salar de Uyuni, vale a pena dar uma olhada.

Veja os posts sobre o salar de Uyuni.

Espero que esse post ajude no planejamento da sua viagem ao maior deserto de sal do mundo. Se tiver dúvidas ou dicas para complementar o post, fique a vontade para deixar um comentário por aqui. Até o próximo destino!

Guia Salar de Uyuni - Um Viajante Mondial Assistence - Seguro Viagem Meu Primeiro Mochilão

About The Author

Robson Franzói é um curitibano de 29 anos, formado em design e obcecado por descobrir coisas novas. Em 2012 decidiu correr atrás dos seus sonhos e no seu primeiro mochilão descobriu sua grande paixão: viajar! Amante também da fotografia, o garoto criou esse blog para compartilhar suas histórias, aventuras e clicks pelo mundo. Suas fotos já estão ficando conhecidas, aproveite e acompanhe o Instragram @blogumviajante

Related posts

5 Comments

  1. Rogerio Cardoso

    Belo post. Muito informativo!

    Dando a minha contribuição. Fui para a Bolívia em maio deste ano, fazendo o roteiro por Santa Cruz – Sucre – Potosi – Uyuni – La Paz – Copacabana – Puno.

    Fiz trajetos de ônibus nos trechos Sucre – Potosi – Uyuni – La Paz – Copacabana – Puno – La Paz e as estradas estavam excelentes. O trecho entre Uyuni e La Paz, que pelos relatos que eu tinha lido ia ser triste, foi super tranquilo e confortável. Fiz com a Panasur num ônibus cama, paguei 160 bolivianos reservando online pela Tickets Bolivia. Saímos de Uyuni às 20:30 e chegamos a La Paz por volta das 5 da manhã.

    Em Uyuni, fiz apenas o passeio de 1 dia com a Al Extremo Tours e curti bastante. Da próxima vez farei o roteiro completo, de 3 dias!

    Abraço!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Que show Rogerio!! Que bom que compartilhou essas informações por aqui, fico muito feliz… sempre bom para ajudar outros viajantes.

      Eu tinha lido sobre o trajeto passando por Sucre, Potosi e tal… acabei não detalhando aqui por não ter feito a viagem e não ter informações atualizadas.

      Muito obrigado por enriquecer o conteúdo, de verdade!!

      E quando puder volte para fazer a viagem completa, tenho certeza que vai gostar!

      Precisando de qualquer coisa me dá um grito! Grande abraço!!

      Reply
  2. Sérgio Vara

    Parabéns pelo post! Muito bom! Poderia dizer quanto custa o tour privado partindo de SAN Pedro de Atacama? Obrigado!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Sérgio, tudo bom? Esse tour vai depender da quantidade de pessoas…. se você conseguir fechar um carro, o valor fica melhor. Sozinho ele sai mais pesado.

      Se você entrar em contato com a Ayllu ou com a FláviaBia, eles vão te passar os valores atualizados. Hoje eles aplicam um desconto para os leitores do blog, então você pode dizer que conhece o Robson, do blog Um Viajante.

      Espero que dê certo sua viagem!! eu acabei ficando um tempo fora e estou com um número grande de comentários acumulados, por isso demorei para te dar um retorno.

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui

      Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *