Salar de Uyuni 2023: Informações, documentos, tours e dicas atualizadas

Planejando uma viagem ao Salar de Uyuni para esse ano e precisa de informações sobre o destino, documentos necessários para entrar na Bolívia, tours, passeios e dicas atualizadas? Confira um guia de viagem com tudo o que você precisa saber!

Localizado no sudoeste da Bolívia, o Salar de Uyuni é considerado o maior deserto de sal do mundo. Com uma área de aproximadamente 12 mil metros quadrados, o destino que pertence à cidade de Uyuni nos revela um cenário inóspito, onde uma planície branca que parece não ter fim atrai viajantes das quatro partes do mundo.

Realizar uma viagem para o Salar de Uyuni é um sonho para qualquer viajante. A beleza de um dos cenários mais fantásticos da América do Sul tem tudo para ser o ponto alto da sua viagem.

Além do deserto de sal, essa região da Bolívia, no caminho seguindo em direção ao Deserto do Atacama, no Chile, nos mostra lugares ainda mais fascinantes: das Lagunas Altiplânicas da Bolívia, aos vulcões, desertos, geysers e pequenas vilas que parecem perdidas no tempo.

  • Após ter feito algumas viagens e expedições para o Uyuni, posso garantir que essa viagem é especial e esse é um destino que merece estar na sua lista.

Nesse post vou reunir as informações atualizadas com tudo o que você precisa saber para realizar a viagem e conhecer o Salar de Uyuni.

Para deixar tudo organizado, vou dividir o post em tópicos e tentar ser o mais breve e claro possível em cada um deles. Alguns assuntos eu já fiz posts maiores e mais detalhados, assim aqui você encontra tudo resumido e pode ler com mais detalhes nos outros posts. Aproveite o utilize o menu abaixo para navegar pelo conteúdo do post:

Documentação e requisitos para entrar na Bolívia em 2023

Para entrar na Bolívia, seja partindo do Brasil ou de outros países que fazem fronteira, como o Chile, Peru, Argentina ou Paraguai, o viajante precisa se atentar a documentação e requisitos necessários atualizados.

O passaporte não é obrigatório para entrar na Bolívia, porém, caso você não tenha, é necessário apresentar o documento de RG – Registro Geral.

  • Importante: a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não é aceita. E para o RG ser válido, deve ter uma expedição de, no máximo, 10 anos, além de estar em bom estado de conservação. Se o seu RG foi emitido há mais de 10 anos, é necessário solicitar um novo.

Sobre vacinas para entrar na Bolívia em 2023

Além do passaporte ou do RG, hoje o viajante precisa apresentar comprovantes de vacinação para entrar na Bolívia. 

  • Vacina contra febre amarela: nem sempre é cobrada, porém é muito importante que você tenha a sua. Hoje a vacina da febre a amarela tem validade vitalícia, portanto, se você já tomou, basta solicitar o novo comprovante neste link.
  • Comprovante de vacina da Covid-19: também é necessário apresentar o seu comprovante de vacinação contra Covid-19 contendo o ciclo de vacinação completo. Você pode emitir o seu certificado diretamente no app ConectSUS, inclusive pode gerar o PDF em espanhol.

É muito importante ter os documentos e comprovantes necessários para evitar problemas e transtornos na sua viagem. Apesar de ser pouco provável que te solicitem o comprovante da vacina da febre amarela, ter ela em mãos pode te poupar de qualquer imprevisto.

Seguro Viagem para a Bolívia

Apesar de não ser um item obrigatório, o seguro viagem é recomendado para viajar pela Bolívia e outros países da América do Sul. 

A boa notícia é que o Seguro Viagem para a América do Sul tem um valor bem acessível e representa uma parte muito pequena no orçamento dessa viagem.

Para contratar seu seguro com DESCONTO, você pode acessar esse link do Seguros Promo e clicar no botão “Aplicar cupom de desconto”. Além dessa oferta, se você pagar no pix ou no boleto, terá ainda mais 5% de desconto além do aplicado na página inicial – vale super a pena.

Acesse o site, marque a América do Sul como seu destino e também preencha as informações da viagem: data de embarque no Brasil e data de desembarque no Brasil. Você vai ter as opções dos melhores planos e melhores valores.

  • Mesmo que você vá passar por outros países da América do Sul, além da Bolívia, o seguro com esse filtro cobrirá a sua viagem. 

Como chegar ao Salar de Uyuni

Para chegar ao Salar de Uyuni saindo do Brasil você tem duas opções: entrando pela Bolívia, que acaba sendo um pouco mais difícil pela disponibilidade de voos e logística de conexões; ou entrando pelo Chile, uma ótima opção para quem também pretende conhecer o Deserto do Atacama.

Entrando pela Bolívia

Para quem vai começar a viagem pela Bolívia, as principais portas de entrada no país são as cidades de La Paz, a capital, e também de Santa Cruz de La Sierra. Hoje está um pouco difícil de conseguir voos diretos, mas você pode tentar encontrar no site Passagens Promo.

Após chegar em uma dessas cidades da Bolívia, seu destino deve ser a cidade de Uyuni. Voar pra lá também demanda uma pesquisa e logística mais complicada, já que os voos são escassos e não contam com frequência diária.

Também é possível fazer a viagem de ônibus. Saindo de La Paz o percurso é feito à noite e um tanto demorado. Eu recomendo avaliar bem essa opção.

Viajando pelo Chile

Para chegar no Salar de Uyuni saindo pelo Chile, a cidade de destino partindo do Brasil é Santiago, a capital do país. Hoje existe uma boa oferta de passagens para Santiago saindo de várias cidades do Brasil.

De Santiago você deve voar para Calama, no norte do Chile. Essa é a cidade com aeroporto mais próximo de San Pedro de Atacama, onde você contrata os passeios para conhecer o deserto e, também, para viajar até o Uyuni.

Melhor agência para ir ao Salar de Uyuni saindo do Atacama

Para quem pretende fazer a viagem para o Salar de Uyuni partindo do Atacama, a melhor agência que posso recomendar é a FlaviaBia Expediciones. Uma agência com alto padrão de qualidade, atendimento, conforto e segurança.

Apesar de existirem diferentes tipos de agências que oferecem esse roteiro saindo do Atacama, me sinto confortável em indicar algo em que realmente confio e que sei que vai proporcionar uma experiência de qualidade.

Eu não poderia indicar algo que pudesse frustrar ou atrapalhar uma viagem, por isso sou extremamente rigoroso nesse tipo de indicação.

O roteiro oferecido pela FlaviaBia tem 4 dias e 3 noites de viagem. É um roteiro de ida e volta, ou seja, você começa e termina a viagem em San Pedro de Atacama – sendo a melhor proposta para quem vai chegar e retornar pelo Chile.

Para fazer a viagem do Atacama ao Salar de Uyuni com a FlaviaBia é muito importante que você se programe com antecedência. A agência realiza as expedições conforme a demanda, então esse contato antecipado é muito importante.

A melhor forma de falar com a agência FlaviaBia é enviando uma mensagem direta pelo formulário abaixo. Eles recebem a sua mensagem e retornam diretamente para você com todos os detalhes. Caso prefira enviar uma mensagem no WhatsApp, eles também estão com atendimento direto nesse link.

  • Dica: lembre-se de comentar que você viu o blog Um Viajante para receber um desconto especial na sua viagem. Você tem desconto tanto nos passeios do Atacama quanto no Salar de Uyuni, então não deixe de comentar que viu a dica aqui!

Agência para contratar na cidade de Uyuni

Para quem precisa contratar uma agência na cidade de Uyuni, minha sugestão é a Senda Andina. O trabalho deles é muito bom, também com uma qualidade boa de veículos e experiência na viagem.

Dinheiro: qual moeda levar para a Bolívia

A moeda usada na Bolívia é o Peso Boliviano. Dificilmente você vai trocar reais por bolivianos ainda no Brasil. A boa notícia é que você consegue facilmente trocar reais ou dólares na Bolívia e, também, nas casas de câmbio de San Pedro de Atacama.

Dinheiro: qual moeda levar para a Bolívia
Pesos Bolivianos

Na minha viagem mais recente para a cidade de Uyuni, o dólar era a moeda mais vantajosa para fazer o câmbio, porém é necessário pensar bem em quanto dinheiro você precisa. Se sobrar e você tiver que trocar novamente por dólar ou reais, aí você acaba perdendo muito.

Alguns lugares aceitam pagamentos em dólares e, também, têm lojas aceitando pagamentos em reais – especialmente os mais turísticos.

Quantos dias são necessários para visitar o Salar de Uyuni

Para conhecer apenas o Salar de Uyuni, para quem já está na cidade de Uyuni, em 1 dia é possível fazer os tours oferecidos por lá. Eles são mais enxutos e você conhece apenas o básico.

Para fazer a viagem ao Salar de Uyuni seguindo em direção ao Atacama, sem ter o percurso de volta, você precisa de 3 dias e 2 noites. Esse é o formato padrão oferecido pela maior parte das agências.

Já para fazer a viagem de ida e volta, como a opção que eu recomendo, iniciando e terminando em San Pedro de Atacama, vai precisar de 4 dias e 3 noites de viagem. Fazendo esse roteiro com a FlaviaBia você vai ter uma experiência super completa.

Quais lugares conhecer além do Salar

Ao fazer o roteiro de viagem entre o Salar de Uyuni e o Deserto do Atacama você terá a oportunidade de conhecer alguns dos cartões postais mais lindos da Bolívia.

Dentre os lugares que presentes no roteiro de 4 dias e 3 noites estão: Laguna Blanca, Laguna Catal, Mirante do Vulcão Ollagüe, Laguna Cañapa, Laguna Hedionda, Laguna Honda, entre outros pontos lindíssimos.

  • Vale ainda destacar que no próprio Salar de Uyuni você vai conhecer a Isla Incahuasi, que é a ilha de cactos, o Mirante do Rally Dakar e, também, o monumento das bandeiras.

Como é o clima e melhor época para ir

O clima no Salar de Uyuni é dividido basicamente em dois períodos: a estação chuvosa, que vai de dezembro a março, e a estação seca, que vai de abril a novembro.

  • Durante a estação chuvosa você terá a oportunidade de encontrar o salar espelhado, formando um dos mais belos cenários do mundo.
  • Já na estação seca, o salar se transforma em uma infinita planície branca, onde o horizonte parece não ter fim. É um cenário exuberante, que conquista e emociona quem chega pela primeira vez.

A melhor época para visitar o Salar de Uyuni é entre os meses de março e novembro, apesar de ser possível também visitá-lo nos outros meses.

Para ver o Salar de Uyuni alagado vai depender do volume de chuvas no período chuvoso e, também, do esforço da agência que você contratou em te levar em áreas mais afastadas onde, talvez, algumas partes ainda estejam alagadas mesmo na estação seca.

Eu expliquei isso mais detalhadamente aqui no blog, vale a pena dar uma olhada no post sobre o Clima no Salar de Uyuni: Estação chuvosa e seca.

Roupas e o que levar para o Salar de Uyuni

A viagem para o Salar de Uyuni envolve pontos de altitude e lugares onde faz muito frio, podendo os termômetros facilmente marcarem temperaturas negativas.

É muito importante estar bem atento às roupas certas para você não sofrer com o frio extremo nessa viagem.

Minha sugestão, caso você decida investir em uma boa roupa para se proteger do frio é a Columbia. A qualidade das jaquetas, botas e segunda pele, é muito boa e é um investimento que vale a pena: são roupas que duram e vão te acompanhar em muitas viagens.

  • Dica: acessando o site da Columbia por esse link você garante 10% de desconto em todo o site. Pode ser até que consiga produtos com descontos maiores, mas o bom é já ter ao menos 10% OFF garantido em qualquer item.

As melhores peças para você investir são:

  • Uma boa jaqueta de plumas: que é leve e aquece bem;
  • Um conjunto de segunda pele: calça e parte superior;
  • Bota ou tênis para frio: eu tenho e recomendo;
  • Uma jaqueta corta-vento: perfeita para quando não está tão frio e pode estar ventando.

Vale a pena acessar o site da Columbia e conferir os itens disponíveis. Só não deixe para ver isso em cima da hora, pois além do prazo de entrega, muitos produtos esgotam com a chegada do inverno. Fica a dica!

Além disso, é muito importante levar protetor solar e óculos de sol. Pode parecer algo simples, mas faz muita diferença nessa viagem. Imagine aquela planície branca sem fim refletindo o sol direto nos seus olhos. É muito branco e muita luz, que se torna realmente um problema, por isso não dá para dar bobeira.

Reservar hospedagem com antecedência

Se você precisar reservar um hotel na Bolívia ou para sua estadia no Chile, lembre-se de fazer isso com antecedência. Não deixe para última hora e, também, não chegue no destino sem a sua reserva.

Eu uso e recomendo muito que você faça suas reservas no Booking, um dos sistemas mais seguros e confiáveis no mundo. Você garante a sua estadia com segurança e ainda tem flexibilidade para alterar ou cancelar a maior parte das reservas sem custo.

Fazendo a sua reserva no Booking através dos links do blog você ajuda muito no meu trabalho e não gasta nada a mais com isso. Sempre que puder, seja para essa ou outra viagem, lembre-se de acessar o Booking por qualquer um dos links do blog isso me ajuda muito!!

Dicas de viagem para o Salar de Uyuni

Para fazer a viagem ao Salar de Uyuni e ter a melhor experiência, além das dicas e informações desse post, preparei uma lista com várias dicas para a sua viagem.

Vídeo Salar de Uyuni na Bolívia

E por fim, para você ter um gostinho ainda mais especial das belezas que vai encontrar fazendo essa viagem, confira o vídeo do Salar de Uyuni que produzi em uma das minhas expedições com a FlaviaBia – tenho certeza de que você vai se inspirar ainda mais para realizar essa viagem.

Se puder, deixa o seu like e um comentário no vídeo – vou adorar saber o que você achou. Também aproveite para se inscrever no canal e me acompanhar em outros destinos ao redor do mundo.

Mais dicas do Salar de Uyuni para sua viagem

Para ajudar na sua organização e planejamento, aqui no blog você já encontra muitos posts com dicas do Salar de Uyuni e, também, do Deserto do Atacama. Acesse esses links e veja os conteúdos já publicados:

Espero que as dicas e informações do Salar de Uyuni e Bolívia ajudem na organização e planejamento da sua viagem. Se você tiver qualquer dúvida, fique à vontade para deixar um comentário por aqui. Valeuuu!!!

Melhor Seguro Viagem InternacionalBooking.com

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *