Descobrindo o Brasil: Gonçalves, Minas Gerais

Tenho recebido muitas mensagens de leitores perguntando sobre destinos nacionais, roteiros pelo Brasil e tudo mais. Confesso que ainda não viajei muito por esse nosso país lindo, mas quero começar o quanto antes. Pensando nisso resolvi falar um pouco sobre alguns lugares que estão na minha lista de desejos e com isso contar com a ajuda de vocês, leitores, que podem me trazer ainda mais informações nos comentários.

Gonçalves, Minas Gerais

Vou começar essa lista falando de Gonçalves, um município localizado na Serra da Mantiqueira, no sul do estado de Minas Gerais. Um polo turístico em desenvolvimento, já famoso pela gastronomia e ecoturismo oferecido aos viajantes…

Essa cidade me chamou atenção pelas opções de turismo em meio a natureza e também ao clima mais de interior, que faz qualquer um se sentir muito bem acolhido.

Como todo mundo sabe, eu adoro lugares que oferecem opções de passeios em meio a natureza. Lá em Gonçalves, para aproveitar o melhor que a natureza pode oferecer, existem trilhas que levam até lugares onde a vista faz qualquer um perder o fôlego. Os picos indicados para passeio são: Pedra do Forno, Pedra Bonita, Pedra Chanfrada, do Cruzeiro e do Barnabé.

Vale destacar a Pedra do Forno, uma formação rochosa que só é alcançada após uma trilha pela mata fechada. No caminho o viajante vai passar por nascentes de rios e também um bosque de araucárias.

A Pedra Chanfrada é outro ponto bem conhecido. Pelo que me informei é uma trilha que exige um certo esforço físico, pois a subida é íngreme. Mas todo o esforço sempre vale a pena quando se chega no alto e tem uma bela vista.

Gonçalves, Pedra Chanfrada

Outro grande diferencial de Gonçalves são as cachoeiras da região. Estas sim me chamaram a atenção para a região. São 9 cachoeiras para o viajante conhecer, cada uma com suas peculiaridades.

Dentre as opções temos a Cachoeira do Cruzeiro, que é uma queda d’água de 10 metros de altura. A poucos minutos de distâncias é possível chegar em outras duas cachoeiras: a Cachoeira do Retiro e a Cachoeira do Simão.

Outra cachoeira que merece destaque, por ser uma das principais da região, é a Cachoeira Sete Quedas. Composta por várias quedas, essa cachoeira fica em uma propriedade particular e é aberta a visitação apenas aos sábados, domingos e feriados.

Cachoeiras, Golçalves - Minas Gerais

Outras cachoeiras também ficam em propriedades particulares, vale a pena pesquisar sobre as que pretende visitar e descobrir se existe alguma taxa ou dia específico para visitação.

Vale lembrar da importância de ter todo o cuidado ao visitar cachoeiras, são lindas mas podem ser arriscadas. Sempre vale uma atenção redobrada para garantir uma viagem maneira

Gonçalves conta também com várias opções de pousadas e um diferencial da região é a culinária mineira, que garante aquele clima bem de fazenda. O café da manhã preparado no fogão a lenha é um diferencial da região e com certeza vale a pena para garantir energia para um dia de aventura.

Pra deixar você com a mesma vontade que eu estou de visitar Gonçalves, dá uma olhada nessas fotos que separei pra você e veja se não é de ficar encantado pela região.

Gonçalves, Minas Gerais
Gonçalves, Minas Gerais
Gonçalves, Minas Gerais
Gonçalves, Minas Gerais

Aproveitando, para você que busca mais dicas sobre roteiros nacionais, o site Roteiro de Turismo apresenta informações bem legais de todas as regiões do país. Nesse link você pode ver mais informações sobre Gonçalves, sobre a gastronomia da região, hotéis, pousadas, pontos turísticos, eventos e dicas de tudo que essa região pode oferecer.

Quem tiver mais dicas para compartilhar, fique a vontade para deixar um recado aqui no blog.

*Fotos: as imagens deste post foram cedidas pelo site Roteiro de Turismo.

About The Author

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Related posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *