Roteiro de 1 dia em Toledo

Vou começar meus posts da Espanha contando sobre um dos lugares mais lindos que visitei neste país: Toledo. Uma viagem imperdível pra quem está passando por Madrid. Basta um dia para conhecer a cidade e você faz isso em um bate-volta bem tranquilo.

Toledo, Espanha - Um Viajante

O trem para Toledo sai, de Madrid, da estação Atocha e é legal ir cedo para pegar o trem. Do hostel que eu estava, Las Musas Residence, dava para ir andando até a estação.

{module Bloco Google|none}

Na manhã da viagem estava bem frio, quase congelei no caminho. Minha idéia era pegar o trem às 9h30, mas ele já estava lotado. Como eu não comprei passagem no dia anterior, acabei indo no trem das 10h40. Na estação já comprei a passagem de volta, para às 17h40.

A viagem até Toledo é muito rápida e super confortável. Os trens da Renfe são ótimos!

Chegando na estação COMPRE o mapa de Toledo. Ou tente conseguir um. Eu achei que conseguiria um facilmente dentro da cidade, massss penei para achar um mapa. Caso queira arriscar, tente chegar na catedral e lá perto existe um escritório de turismo onde tem mapas grátis.

Saindo da estação você tem que caminhar um pouco para chegar parte histórica de Toledo. Logo que você vai se aproximando da cidade já vai ter uma vista de tirar o fôlego. A beleza da cidade vai ser revelar para você sobre o morro onde a cidade é formada. Tudo bem medieval, com direito a rio em volta, pontes e muralhas de pedra.

Toledo, Espanha - Um Viajante

Por não ter pego o mapa eu fiquei bem perdido no começo. Não sabia para onde andar e estava difícil achar as atracões que eu queria visitar. Mesmo assim eu prefiro ver o lado bom das coisas. Pude me perder pelas ruas de Toledo e descobrir cantinhos bem legais.

Toledo, Espanha - Um Viajante
Toledo, Espanha - Um Viajante
Toledo, Espanha - Um Viajante

A cidade de Toledo é totalmente medieval…. Uma cidade murada…. Com lojas que vendem de facas a espadas. São os produtos mais famosos da cidade. Em quase todas as lojas do gênero existiam as réplicas das espadas de O Senhor dos Anéis e também do Hobbit… Fiquei alucinado. Até o cajado do Galdalf tinha para vender… E tudo em tamanho real!! Incrível! Fiquei pensando em quem compra essas coisas? É muito legal, sim, claro, mas como transportar isso?? Se alguém aí já comprou deixe um comentário por favor.

Toledo, Espanha - Um Viajante

Bom, as principais atracões da cidade podem ser vistas em um dia. No ponto de informações você pode comprar um Bono Turístico que permite a entrada em seis atracões, eu fiz o cálculo e vale a pena comprar se você entrar em todas as seis.

Você recebe uma pulseira que basta apresentar na entrada das atracões. O valor é 8 euros. Lembre-se que nem todos as atracões estão inclusas nesse Bono turístico. Vale a pena entrar em todas as atrações do Bono, pois algumas são altas e você descobre vistas incríveis da cidade.

Toledo, Espanha - Um Viajante
Toledo, Espanha - Um Viajante

Pontos fortes entre as atrações são as sinagogas. Você consegue descobrir muito da história da cidade. Não posso deixar de falar também da Catedral de Toledo, uma pena que estava fechada, mas por fora já deu pra ver como é linda.

Toledo, Espanha - Um Viajante
Toledo, Espanha - Um Viajante

Almocei em um restaurante daqueles que oferecem um primeiro prato, segundo prato, sobremesa e água por 15 euros. Era um dos restaurantes grandes da cidade, com mesas na rua. Bem turístico na verdade, e não foi a refeição mais barata, mas valeu a pena. Comi macarrão de entrada, filé com fritas no segundo prato e torta de chocolate de sobremesa.

Terminei de ver as atrações durante a tarde. Vou reservar um post para falar sobre esse Bono Turístico, contar um pouco sobre cada atração e mostrar porque ele vale a pena.

Toledo, Espanha - Um Viajante

Bom, gostei muito de visitar Toledo. Saí da cidade por outro lado. Assim passei em uma ponte de pedra bem legal. O sol brilhou o dia todo. Cheguei na estação e ainda faltava quase 1 hora para o trem chegar. Aproveitei o tempo para escrever uns posts.

Toledo, Espanha - Um Viajante
Toledo, Espanha - Um Viajante
Toledo, Espanha - Um Viajante

Depois cheguei no hostel e fui arrumar o mochilão. No dia seguinte, bem cedo, pegaria um trem para Barcelona. Minha última cidade na Espanha.

Toledo me deixou com um gostinho de quero mais, talvez por isso vi algumas pessoas chegando lá com malas. Deve ser uma experiência bem diferente passar a noite na cidade. Uma dica para quem busca hospedagem em Toledo, ou em outras cidades do mundo, é utilizar o Trivago. Ele faz uma busca em vários sites do segmento e promete encontrar a melhor oferta e preço para você. Aproveite para ler as descrições e opiniões sobre diversos hotéis e boa viagem!

Melhor Seguro Viagem InternacionalBooking.com

About The Author

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Related posts

69 Comentários

  1. Robson

    [quote name="Rafael Leick"]Adorei o nome do hostel hahahaha
    Não conheço Toledo, mas fiquei com vontade de conhecer!
    Quero o cajado do Gandalf!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!![/quote]

    Esse hostel é ótimooo!! Tem uma Paella no fim do dia super em conta e é uma delícia!! Na semana que vem vou fazer um post contando tudo sobre ele…

    Eu queria era uma espada daquelas…

    Reply
  2. Rubem

    Encontrei seu site pelo google e valeu entrar aqui,até pq minha intenção é passar um dia lá, pena que ninguém postou como levar uma espada para casa. Fiquei com vontade de comprar uma, embora não saiba ainda em que parte da casa eu iria colocá-la! rss
    Abraços

    Reply
  3. Deisi Coccaro

    Vou testar e depois conto se deu certo. Mas estou mudando meu planejamento, e vou deixar Toledo como última cidade. Meu voo sai de Madrid. Dai é só colocar no avião

    Reply
  4. Cris

    Fantástico. Visita imperdivel aos vários monumentos(mesquita, sinagogas, igreja dos jesuítas e a majestosa catedral).
    Aconselho a visita no comboio turístico á noite.

    Reply
  5. Ana Paula

    Olá. Vivo em Madri há 7 anos e vou muito a Toldo, afinal está a 45 min dr Madri.
    Gostaria de fazer algumas ressalvas enquanto ao texto de Robson.
    1 – há outra opção mais barata para chegar a Toledo. São ônibus que saem a cada 30 min da estação de Plaza Elíptica, custam a metade do bilhete de trem e a viagem dura 45 minutinhos.
    2 – Quanto à comida: Seguramente Robson não fez a melhor escolha já que existem restaurantes onde também servem primeiro prato, segundo prato, sobremesa e bebida, que poder ser água, refrigerante, cerveja ou vinho, por 10 euros… E nada de pedir macarrão, porque isso a gente come mo Brasil. Nesses restaurantes o menu muda a cada dia e sempre tem pratos típicos dali.
    No demais o post do Robson está bem legal. Agoraé só curtir a viagem. Mas tem que vir de tênis e com muita disposição já que o centro histórico de Toledo é um “sobe e desce” por ruas super íngrimes.
    BOA VIAGEM

    Reply
    1. Robson

      Obrigado pela dica do ônibus Ana, sempre é bom economizar. Eu particularmente amo viajar de trem e sei que as vezes não é o meio mais barato, mas aproveito como algo a mais – que não tenho aqui no Brasil.

      Sobre a comida, viajar é isso… as vezes acertamos e as vezes erramos… como eu falei no post: era um restaurante turístico, mas não me arrependo do que comi…. estava tudo gostoso. Acredite, já aconteceu de eu procurar restaurantes mais escondidos em outras cidades, entrar, pagar muito mais caro e a comida não ser boa… isso acaba indo da sorte…

      Mas já que você tem esse conhecimento maior da cidade, que tal dar a dica de um bom restaurante? Se puder deixar um dica com o nome do lugar, certamente vai ajudar outros viajantes

      Obrigado por acompanhar o blog!!

      Reply
    2. Cristina

      Ana Paula,
      Vou à Toledo em Setembro e queria muito dicas de restaurantes e seus pratos típicos!
      Você poderia dar?

      Reply
  6. Gustavo Fernandes

    Otimas dicas ! Ando lendo o seu blog para ter ideias da minha trip com a minha familia, estaremos indo a porto e liboa, madri e toledo e depois paris !
    comprar as passagens de trem no dia que eu for sai mais caro ? e onde comprar pela internet ? abraços !!

    Reply
    1. Robson

      Oi Gustavo, que bom que gosta do blog.. fico feliz em saber

      Então, comprar a passagem antecipada pode resultar em algum desconto…. as vezes vale a pena – principalmente em trajetos mais procurados (ex: Londres > Pais).

      Um ótima site para comprar passagem é o Rail Europe. Se puder comprar através desse link, nós somos parceiros e assim você ajuda o blog a continuar ativo sem gastar nada a mais por isso…

      http://www.raileurope.com.br/?cmpid=AF020819&belboon=0371d2090d7b02b984003f26%2C4151425%2C

      Qualquer dúvida é só gritar

      Reply
  7. Nínive

    Adorei o post e todos os outros sobre a Espanha…embarco para esse país dia 07 de janeiro para uma viagem de 1 mês por algumas cidades espanhola. Estou fazendo minha viagem sozinha e muitas dicas que você postou me ajudaram muito a montar meu roteiro!!! Parabéns!

    Reply
  8. Milena

    Ola! Seu blog é incivel! Ja me deu dicas quando fui para lisboa, porto e paris! Agora estou em madrid e tbm estou lendo tudo ( e hospedada no las musas que ate agr tem sido excelente!). Estou viajando sozinha e percebi q vaj mto de pessoa pra pessoa, eu sou super comunicativa e mesmo assim n é facil fazer amigos etc e ver cenas tao lindas sozinha n tem a mesma graca…

    Voce tem alguma dica? Qd vc viaja costuma fazer mtos amigos ou fica mais na sua?

    Beijosss obrigadaaa

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Milena, que legal que está curtindo o hostel… Então, fazer amigos é meio que natural… em alguns lugares conhecemos mais gente, em outros menos. Uma opção que não tem erro é o Pub Crawl… Normalmente tem pessoas legais… ou eu puxo papo no hostel mesmo, na área comum… Mas isso depende do clima do hostel, alguns são melhores pra isso…

      Aproveite muito sua viagem!!! Beijoo!!

      Reply
    1. Gabriel

      Desculpa o double post! Deu erro aqui enquanto eu escrevia. Saiu meio rude tbm, como se estivesse cobrando!
      N foi a intenção, desculpa.
      Esse eh o post original:
      E o post sobre o Bono Turístico ?

      Reply
      1. Robson Franzói

        Ahaha tranquilo Gabriel, sem problemas…. é verdade, estou devendo o post sobre o Bono… é tanto coisa pra postar que esse acabou passando… Vou colocar ele na minha lista e vou postar o quanto antes. Grande abraço!!!

        Reply
          1. Robson Franzói

            Oi Rejane… eu acabei não finalizando o post sobre o Bono… tenho isso até hoje na minha lista… Vou tentar conseguir isso a tempo pra você.

  9. Olívia

    Preciso dizer que não aguentei e comprei uma espada do El Cid em Toledo e olha que não é pequena não, muito menos leve rs mas consegui transportá-la sem problemas. Adoraria viajar tanto quanto vc e sabe, se perder nessas cidadezinhas é uma aventura e tanto. Abraços e boa sorte na sua próxima viagem.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Jura que você comprou?? hahaha EU não tinha como comprar, ainda ia viajar para vários países. Se ainda fosse minha última parada, poderia até pensar…. mas não teria como carregar uma espada comigo hahaha

      Reply
  10. Vanessa

    Ola tudo bem?
    Adorei as dicas! irei no meio do ano, voce consegue me enviar o mapa de toledo?? por email?

    Muito Obrigada

    Reply
  11. Rebecca

    Oi, Robson, tudo bem?
    Adorei o blog. Estou indo pra Toledo dia 22/05, pegarei o trem de Madrid. Você sabe me dizer se da estação de trem de Toledo até o centro é longe? Li mandando pegar ônibus, mas fiquei na dúvida.
    Chegarei por volta de 12:30 na cidade então o tempo está curto.
    Obrigada!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Rebecca…. olha, não exatamente onde você vai ficar… mas não é muuuuito longe do centro não… uns minutinhos caminhando. Eu fiz tudo a pé… as ladeiras dentro da cidade que são puxadas, mas lá não tem alternativa não… tem que ir andando mesmo

      Qualquer dúvida dá um grito aqui

      Reply
  12. Walfredo

    Robson, valeu pelas dicas. Estarei na Espanha agora em junho e não deixarei de incluir Toledo nos menus destinos. Boas viagens!

    Reply
  13. Amanda

    Olá Robson!! Adorei as dicas!! E adorei esse restaurante que você foi!!! Por favor, qual o nome desse restaurante para que eu possa ir?? Obrigada!!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Amanda!!! Tudo bom??? Que bom que chegou aqui e gostou do blog…. aiiii, pior que vou ficar te devendo o nome… Mas ele é super central…. não difícil achar… Tem um número grande de cadeiras na frente, cobertas por uma tenda…

      Espero que tenha te ajudado… mas se não encontrar esse, quem sabe você não descobre outro?? Aí você vem aqui e indica pra mim!!

      Qualquer outra dúvida é só me dar um grito

      Reply
    1. Robson Franzói

      Opaa.. valeuu Marina!! Devo voltar lá daqui uns meses…. aí vou poder contar como foi minha segunda visita na cidade

      Reply
  14. Inês Duarte

    Olá, gostei muito do seu post sobre toledo, e gostaria de saber onde é que é o sitio onde tirou a primeira fotografia que postou neste post.

    Agradeço!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Inês, tudo bom? Aquela foto foi tirada numa ponte que dá acesso a entrada da cidade. Se você chegar lá de trem, certamente vai passar por essa ponte

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui

      Reply
      1. Irena Ochlewska

        Se fosse atento ao mapa na parede da estaçao, iria pela ponte romana direito à Praça Zocodover, mais lindo e mais breve o caminho, mais subindo bastantes escadas.
        A pulseira turistica agora custa 9 € e da para 7 monumentos (2,50€ cada um individualmente). Vende-se em todos eles e aguenta vários dias, nao se estraga com àgua.
        As espadas para a primeira parte do Senhor dos Anéis e oturos muito filmes foram feitas em Toledo, por isso vendem-se legalmente.
        Para conhecer Toledo com 3 dias parece ser suficiente…
        Vivo em Toledo 20 anos, sou guia nesta cidade e continuo descobrindo becos, cantinhos e outors tesouros…

        Reply
        1. Luiz Moura

          Oi Irena, estou indo a Toledo em novembro e gostaria de uma indicação de loja onde posso comprar facas artesanais. Se possível indicar um bom restaurante de frutos do mar também gostaria muito.

          Reply
  15. Hiego Sousa

    Na moral Robson, é o melhor blog de mochilão que tem rsrs.. Os seus destinos são parecidos com os que eu quero fazer esse ano em julho. Começando por espanha, o qual voce está dando uma luz..;.. por exemplo, esta cidade Toledo eu não conhecia, e pelo seu texto tem tudo para coloca-la no roteiro da minha viagem. Muito obrigado

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Hiego.. hahaha valeuuuu meu brother!! Muito feliz em ler seu comentário.. de verdade!

      Se tiver qualquer dúvida é só me dar um grito aqui

      Reply
  16. Gabi

    Robson, adorei seu blog :))))))
    Parabéns! Você mesmo que fez seu layout??
    Eu também adorei Toledo!
    Fiz um vlog da nossa visita por lá, espero que goste!
    Um beijo e sucesso!

    Reply
  17. Carmen

    oi Robsom adorei viajar com vc pra toledeo atraves do seu blog vou para madrid dia 23/07/2016 e vou aproveitar a sua dica , vou praticamente de passagem pois so ficarei 4 dias e seguirei para israel mas gostaria de saber se realmente um dia da pra conhecer Toledo pois meu marido é apaixonado pelas historias medievais desde ja obrigada

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Carmen, tudo bom? Tenho certeza que a sua viagem será incrível!! Vá e aproveite muuito! Madrid e Toledo são cidades encantadoras!

      Boa viagem!!!!! Bjoss

      Reply
  18. Andres

    Cara, Toledo foi o melhor lugar que ja conheci! E eu comprei duas adagas la hahaha tive problema quando estava pegando o Renfe de Madrid para Valencia…tive que enviar por correio para onde eu estava em Valencia hahaha.

    Estou aguardando a atualizacao da sua viagem para a Tailandia! Proximo destino haha

    Abracao!!

    Reply
  19. erika

    OI Robson!! Estou com uma duvida em relação ao tempo destinado para visitar Toledo!!
    Quero chegar às 9:00….para que horas devo comprar a volta?

    Parabéns pelo site!!
    ÉRika.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Erika, tudo bom? Olha, dá pra comprar para o final da tarde… umas 17h… pelo menos pra mim foi tempo suficiente nas duas vezes que visitei a cidade

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Dorival, tudo beleza!?!

      Por Toledo você pode fazer tudo caminhando…. é uma delícia explorar essa cidade

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  20. Simone

    Olá Robson,

    Visitarei Toledo em 02 de Abril e cairá em um domingo, por isso te pergunto se sabes se as atrações são abertas normalmente neste dia.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Simone, tudo bom!?! Sim, que eu saiba a maioria das atrações estão abertas… inclusive é um dia bem movimento em Toledo!

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  21. Dorival

    Oi Robson, estou para ir em janeiro, sei que vou pegar inverno e grato por ter respondido sobre andar a pé em Toledo. Agora deixa eu lhe explorar com outra pergunta, se vc tivesse que escolher entre Toledo ou Granada para turismo de conhecimento qual vc escolheria?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Dorival, tudo bem?? Então, olha.. eu sou suspeito para falar… já fui para Toledo duas vezes… é um lugar apaixonante! Granada eu ainda não conheço.. acredito ser um lugar bacana também… mas eu não tiraria Toledo do meu roteiro

      Reply
  22. Sirlei

    Oi Robson, adorei seu Post, passarei por Madri em março, como é um pacote terei só uma tarde livre, será que dá tempo de conhecer Toledo? Fiquei com vontade de conhecer. Grata! 😉

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Sirlei, tudo bom?! Poxa, em uma tarde contando o tempo de viagem de Madrid até Toledo? Aí infelizmente não dá tempo… é melhor explorar Madrid mesmo, que é lindaaa!!

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  23. Karla

    Oi Robson estou indo para Madrid dia 24/03 (sexta) e ficarei até o dia 29/03 (quarta), estava pretendendo ir a Toledo na segunda ou terça, será que na segunda terá muita coisa fechada. Em Madrid estou pesando em pegar o Bus Turístico de dois dias para explorar as duas rotas, o que você me sugere?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Karla, tudo bom? Então, não sei exatamente com é a questão da segunda-feira em Toledo, mas acho que você não vai ter problemas… tenta só confirmar os horários e dias de funcionamento de alguma coisa específica que você queira visitar, pois no mais a cidade por si só, mesmo sem entrar nos lugares, já é imperdível. E posso garantir que quanto mais vazia estiver a cidade, mais linda ela é.

      Sobre Madrid… o que eu aconselho é você fazer tudo que puder caminhando mesmo. A área central da cidade não é tão grande e não tem nada melhor do que explorar Madrid com os próprios pés…. Não sei se precisa pegar o Bus Turístico por lá…. acho que não precisa! Vai e andando e se perdendo por aquela cidade linda!!!

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
  24. Adam

    Olá. Estive em Toledo no dia 02 de abril de 2017. A ideia de tomar um ônibus na Praça Eliptica em Madrid para ir a Toledo é muito boa. Viagem segura e rápida, e se comprar ida e volta o preço tem desconto (em torno de oito Euros e pouco mais), se comprar apenas ida em torno de 5 Euros e pouco.

    Reply
  25. Dagmar Marchetto

    Oi Robson,eu e minha família estivemos em Toledo,em dez 2016, realmente é fantástico,li algumas dicas em teu blog, só para te comunicar: trouxemos 2 espadas para o rio grande do sul.abcos

    Reply
  26. André Sena

    Acompanhei todas as informações e são precisas. Peguei o primeiro trem. Mas comprei a passagem no dia anterior. Não deixe pra comprar muito próximo pois a espera é grande. Fim de primavera é muito quente e seco, haja água. Almoço bom e barato. Comi no Café del fin. Problemas: comprei uma espada decorativa de Toledo. A vendedora nos orientou mal. Quase perdemos o trem de volta pois os seguranças da Renfe – mal educados, mal humorados e ignorantes – não no deixaram embarcar antes de novo embrulho em papel cartão. Que sejam punidas os lojistas e não os turistas. Fora isso Toledo e inesquecível.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi André!! Que bom que as dicas te ajudaram e as boas lembranças de Toledo prevaleceram… isso que importa! Grande abraço!!!

      Reply
  27. Lucas

    Olá Robson, vc acha que saindo de madrid as 10 e voltando as 18h dá pra aproveitar bem sem correr? meu receio é ficar mto ou pouco tempo…

    Reply
  28. Mariana

    Oi Robson! Adorei o post! Pergunta, vc sabe se tem lockers na estação de toledo? Vou ter que levar a minha mochila, mas não queria ficar carregando.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Mari, tudo bom?? Que bom que curtiu, fico feliz em saber!!Então, eu vou confessar que não reparei nesse ponto…. assim, normalmente nas estações da Europa tem sim, mas essa de Toledo é bem pequena. Vou realmente ficar te devendo essa informação

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui

      Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Deby!! Tudo bem? Na verdade existem várias!!! Logo que você começar a caminhar pela cidade já vai começar a encontrar as lojas

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui

      Reply
  29. Silvana Albuquerque

    Ei! Estive em Toledo em março desse ano. Como você falou sobre a compra de espadas.. meu marido endoidou e não quis nem saber. Comprou uma espada medieval em tamanho real.. fiquei no estresse imaginando como iríamos embarcar para o Brasil com aquela espada. No final conseguimos embarcar.. no aeroporto, o moço que despacha as malas falou para enveloparmos nossa mala junto com a espada.. passou!! Chegou inteirinha no Brasil rsr

    Reply
    1. Robson Franzói

      Hahahah genteee que demaisss!! Seu marido mandou bemm!! Queria eu ter uma dessas espadas… são incríveis!!! Super obrigado pela mensagem e por compartilhar a experiência Sil!!! Bjoooo

      Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *