[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Guia Meu Primeiro MochilãoVersão Digital

Está sonhando com o seu primeiro mochilão e não sabe por onde começar? Tem vontade de colocar uma mochila nas costas e viajar para outros países, conhecer novos lugares, novas culturas, novas pessoas, mas está totalmente perdido com seu roteiro, planejamento e tá achando que não vai dar conta?

Calma, respira e olha essa novidade que eu tenho para você! 

É com muito orgulho e alegria que eu estou lançando o primeiro produto do blog Um Viajante: um Guia feito com muito carinho… recheado de dicas e inspirações para quem sonha em fazer o Primeiro Mochilão.

Pra você que caiu aqui de paraquedas…

Robson Franzoi Eu me chamo Robson Franzoi, sou curitibano e descobri o meu amor por viajar em 2012, quando realizei o Meu Primeiro Mochilão.

Nesse mesmo ano eu criei o blog, sem imaginar que pouco tempo depois ele se tornaria algo tão importante na minha vida.

Por aqui eu escrevo meus relatos de viagem, conto minhas aventuras, compartilho fotos para inspirar outros viajantes e dou dicas sobre os destinos que eu conheço. Aqui você pode se sentir em casa e entre amigos 🙂

Sobre o Guia

O guia Meu Primeiro Mochilão é um produto digital e você pode baixá-lo assim que fizer a compra!

Guia Meu Primeiro Mochilão

Muitas pessoas chegam no blog com o desejo de realizar um mochilão, mas estão cheias de medos, dúvidas e se sentem totalmente perdidas.

Eu pensei então que um guia super organizado, com dicas práticas para cada etapa da viagem e escrito de uma maneira simples e pessoal, seria a melhor forma de ajudar.

Primeiro Mochilão, Guia

O guia não vai te trazer uma fórmula exata, mas sim um pouco do que eu aprendi com as minhas experiências e que posso compartilhar com você.

São 150 páginas recheadas de dicas, ilustrações e fotos, sim, muitas fotos, para te inspirar e te mostrar um pouco do que eu realmente vivi.

Prático, especial e lindo

Eu trabalhei por mais de um ano neste projeto. Pensei em cada detalhe com muito carinho… E hoje, quando olho para o resultado final, sinto um profundo orgulho.

Guia Meu Primeiro Mochilão

Eu mesmo cuidei da diagramação e identidade visual do guia, depositando a minha personalidade em cada página.

Só posso dizer que o resultado ficou lindo e estou ansioso por seu comentário sobre ele 🙂

Como o guia é organizado

Pra deixar tudo da forma mais simples e prática possível, eu organizei os capítulos do guia em cinco categorias principais:

 Pra matutar antes de viajar
 Inspiração
 Por onde começar
 Antes de por o pé na estrada
 Finalmente a viagem

Dentro delas eu vou conversar com você sobre tempo, grana, roteiro, planejamento, organização, passagens, documentação, hospedagem, entre vários outros temas.

Guia Mochileiro

Eu escrevi esse guia com base nos mochilões que eu fiz pela América do Sul, Europa e Sudeste Asiático, mas isso não quer dizer que o guia só serve para esses destinos. Eu escrevi tudo de uma forma geral, para te ajudar independente do seu destino.

Como comprar

Por enquanto a única versão disponível do guia é a digital, em PDF, e você pode comprá-lo de uma forma super simples e segura!

Tudo que você precisa é de um cartão de crédito. A compra é feita através do PayPal, um dos sistemas mais confiáveis para pagamentos online.

Você nem precisa ter uma conta no PayPal para realizar a compra, basta utilizar o seu cartão através do sistema deles.

Pagar pelo Paypal

Após efetuar o pagamento, você será redirecionado para uma tela com o link para baixar o PDF. Esse link também será enviado para o seu e-mail. Se tiver qualquer problema, mande email para guia@umviajante.com.br

IMPORTANTE: É ideal realizar a compra quando estiver conectado em uma rede wifi, para não gastar o seu plano de dados com o download do arquivo.

Se joga e vamos viajar

Acho que expliquei bastante sobre o guia, mas, claro, se você ainda tiver alguma dúvida, fique a vontade para deixar um comentário por aqui.

Também vou ficar muito feliz em receber uma mensagem sua contando o que você achou do guia 🙂

Agora aproveita que ele está com um preço especial de lançamento e comece hoje mesmo a planear seu mochilão!! [/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/3″][vc_widget_sidebar sidebar_id=”secondary-sidebar”][/vc_column][/vc_row]

114 Comentários

  1. Ana Paula

    oi, muito legal tudo q vc coloca aqui, quem lê sente grande segurança (digo por mim…) Parabéns mesmo!!
    vi e percebi o seu estilo… quero adquirir o seu material… porém… vai a perguntinha… na verdade estou procurando programar uma viagem em família para Orlando (q me parece que não é bem o seu estilo né)… será q rola vc nos dar dicas sobre??
    o material em pdf vai nos ajudar?
    é que não encontrei ninguém que explica e detalha tão bem assim como vc aqui na sua pagina…
    aguardo seus comentários…
    desde já, agradeço muito.
    e mais uma vez, parabéns, vc faz aqui um ótimo trabalho.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Ana!! Tudo bom? Feliz que você curtiu o conteúdo, fico feliz com sua mensagem!

      Então, ainda não conheço Orlando. Mas vou dizer que não é por falta de vontade. Quero muito ir, mas é uma viagem que eu não faria sozinho.. quero ir com alguém para passar mal comigo nos brinquedos malucos hahaha.

      O guia ajuda em vários sentidos, especialmente para quem nunca viajou.

      Assim que eu for pra Orlando vai ter conteúdo bem detalhado por aqui sim!! 😀

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder
  2. Meire

    Olá Robson, td bem?
    no final do mês de setembro vou com meu marido para a Italia e Portugal. Vi em alguns sites que devemos levar uma quantia em espécie para o período que ficaremos por lá. Uma dúvida que surgiu é se essa quantia em espécie é necessária como comprovação nos dois países ou se apenas ao entrar na Europa é que devemos apresentar o montante.

    Obrigada e parabéns pelo blog.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Meire, tudo bem? Então, só no primeiro país… que é onde vocês vão passar na imigração 🙂

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder
  3. Giovanna

    OLÁ Robson! Adorando seu blog!
    E passeando nele ja imaginando suas fotos e descrições na Nova Zelandia! Fiqyeui la por 2 meses, sendo 1 fazendo intercambio para aperfeiçoar o ingles e o outro mochilando pelas duas ilhas.
    Cara….ta faltando a Oceania ak no seu blog! Que talç amadurecer a idéia..pensa num país linnndooooo! Suas fotos irão arrasar!
    #ficaadica
    bjs na alma
    Giovanna (GI)

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Gi!!!! Ahhhh a Oceania ainda é um sonho e está sim nos meus planos!! Espero realizar esse sonho muito em breve…. e vou contar tudo por aqui.

      Muito obrigado pela mensagem!! Beijão!!

      Responder
  4. Gustavo

    Eaii Robson…primeiramente quero te parabenizar pelo teu trabalho. Muito boas tuas dicas, sempre bem explicadinhass :).

    Gostaria de tirar uma dúvida com você. Vou para a França em dezembro e volto em março (83 dias). Minha namorada esta estudando em Montpellier então vou passar um tempo lá com ela. Vamos conhecer alguns lugares e ja fizemos reservas, porém a maior parte do tempo vou passar em Montpellier mesmo. Você acha que a imigração pode incomodar com o fato de eu ficar no mesmo lugar muito tempo? No sentido de acharem que vou trabalhar ilegal seilá…??

    Mais uma vez parabéns e obrigado

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Gustavo, tudo tranquilo? Primeiro quero agradecer a mensagem… fico feliz que chegou aqui e está curtindo o conteúdo.

      Então, na imigração eles não vai perguntar sobre o seu roteiro muito detalhado não…. talvez perguntem o que você pretende visitar e onde vai, mas não exatamente quantos dias em cada lugar. É sempre importante tem a resposta para onde vai ficar na primeira cidade…. depois, não precisa ter nada fechado obrigatoriamente.

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito 😉
      Obrigado novamente pela mensagem!!! 🙂

      Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Thay, tudo bom? Então, era bemmmm iniciante. Eu nunca tinha conversado com ninguém em inglês até chegar lá. No começo fiquei com medo, mas depois fui me soltando e me virando 🙂

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito 😉

      Responder
  5. Fausto Garcia

    Caro Robson,

    Há versão impressa também? quanto a versão digital, ele é interativo, ou apenas informações!

    Parabéns e Sucesso.

    Fausto Garcia

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Fausto, tudo bom? Desculpa a demora pra te dar um retorno aqui… meus últimos meses foram super corridos.

      Então, por enquanto só tenho ele digital mesmo. Não é interativo, apenas informações.

      Se ainda não comprou, espero que decida e que ele seja útil pra você 🙂

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui. Abraços e obrigado pela mensagem!!

      Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Cleber, tudo bom? Desculpa a demora para te responder… acabei deixando os comentários acumularem por conta das últimas viagens.

      Você ainda tem interesse de comprar? Se sim, me dá um toque aqui e combino com você 😉 Abraço!!!

      Responder
  6. Joice

    Ola Robson!
    Adorei as dicas do blog, estou planejando a minha viagem para novembro desse ano, e as dicas foram bem uteis, estou dividindo os 15 dias da minha viagem, 5 no chile, 5 no Atacama (inclusive por causa da sua dica dos 5 dias hahaha) e 5 no Peru. Você fez a indicação para agencia dos passeios no Atacama, tem mais alguma indicação de agencias de passeios no Chile e Peru, fica mais facil já chegar no país com os passeios fechados ou talvez eu consiga preços melhores por lá? Como essa será a primeira viagem ainda bate aquele friozinho na barriga e aquela insegurança hahaha.
    Aguardo sua resposta !
    agradeço.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Joice, tudo bom? Que legal que chegou aqui no blog e curtiu o conteúdo…. fico feliz com sua mensagem!

      Então… Peru ainda está nos meus futuros destinos. Mas no Atacama tem essas agências que eu indiquei aqui no blog. Eu prefiro já ir com tudo certo, assim chego na viagem e posso ficar só curtindo… sem ter que preocupar com nada.

      Existem chances de encontrar opções mais baratas sim… inclusive as agências que eu recomendo não são as mais em conta. Eu prefiro recomendar as que oferecem as melhores experiências, pra fazer a viagem realmente valer a pena. Tem que cuidar muito com as agência que cobram muuuuito barato, algumas não são confiáveis… por isso fechar passeios na hora as vezes me preocupa: você pode não conhecer bem a agência e ter uma experiência não tão boa.

      Sei bem como é essa ansiedade de primeira viagem… mas é uma delícia.. depois você não vai mais querer parar 😀

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
  7. Solange Silva do Amaral

    Robson, bom dia!

    Primeiramente, parabéns pela iniciativa do mochilão e também pelo guia. Eu em 2014 cometi essa loucura MARAVILHOSA, sozinha. Dei-me de presente de 40 anos e foi a melhor coisa que fiz até hj, mesmo com alguns tropeços no meio do caminho. kkkk Faz parte! Agora, no início de 2018, duas amigas me convenceram ao 2º mochilão,mas desta vez quero deixar tudo muito organizado. E a primeira coisa é comprar o seu guia. O nosso roteiro ainda está um pouco indefinido, e o que mais está pegando é a questão de incluir ou não a Noruega no roteiro de 20 dias. Primeiro por conta do deslocamento de Londres até lá, segundo por ser um país muito caro, enfim… Segue o roteiro, ainda sem uma ordem definida, para você nos dar um “HELP”, UMA LUZ, UMAS DICAS: Lisboa, Barcelona, Roma,Paris, Londres, Amsterdam, Irlanda e a Noruega. Sinta-se à vontade de opinar, por favor!

    Aguardo ansiosa!

    Sol Amaral

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Solange, tudo bom? Muuuito obrigado por sua mensagem!! Demorei um pouco para responder pois estou com muitos comentários acumulados, mas fiquei muito feliz em saber que já está programando seu segundo mochilão.

      Minha dica é para você pesquisar bem os deslocamentos entre as cidades. Alguns são bem longos, então talvez viajar de avião seja a melhor opção em alguns casos.

      Assim, são muitos destinos.. realmente vai ficar apertado em 20 dias. Eu acho que a Noruega pode ficar para outra oportunidade. Vamos pensar nas quantidades de dias:

      Paris 5 / Londres 5 / Amsterdam 3 / Roma 4 / Barcelona 4… opaa, já estouramos o seu limite de dias… Eu acho que vale a pena você visitar as cidades mais próximas, para economizar no deslocamento, e deixar as mais distantes para uma outra viagem.

      Não reduza muito a quantidade de dias… tente aproveitar para valer cada cidade que você visitar… é a melhor dica que posso te dar 😀

      Se precisar de mais algum dica é só me mandar uma mensagem… Desculpe novamente pela demora… Bejooo

      Responder
  8. Chana

    Ola Robson,tudo bem! Ja li tudoo que vc escreveu sobre o atacama. Vamos pra la em abril e surgiu a duvida sobre ir ou não a Cafayate.. Então eu gostaria da tua opinião! Abraços!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Chana, tudo bom? Fico feliz que leu tudo, muito bom saber.. de verdade 🙂

      Então, eu nunca fui pra Cafayate… acho que valeria se você tiver tempo sobrando… se não eu aproveitaria ao máximo o deserto mesmo… já que tem muuuuita coisa pra fazer por lá 😉

      Bom, se precisar de qualquer coisa é só me dar um grito aqui. Abraçooo!!

      Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Mario, tudo bom? Sim, hoje é apenas pelo paypal… mas o cadastro é bem simples e nele você paga com o seu cartão de crédito 😉

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
  9. Karina Sonaglio

    Oi Robson, tudo bem?

    Estou programando uma viagem para a Tailândia (e quem sabe os países ao redor) para janeiro/fevereiro de 2018. Confesso que sempre quando busco algo a respeito desse país no Google acabo me deparando com o seu blog. Parece ter feito um post para cada dúvida minha! Ah, e como estudante de jornalismo, não posso deixar de falar com o refinamento de cada post seu. Uma aula para eu que adoro essa área de criação de sites, principalmente com Wordpress.

    No meio disso tudo descobri que você também é de Curitiba. Estive no Café do Viajante num dia desses. Parabéns pelo blog e pelo café. De extrema qualidade!

    Abs,
    Karina

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Kah!!! Tudo bom e você?? Owww que legal ler um comentário assim… nossa, fiquei muuuito feliz!! É muito bom ter esse reconhecimento…. me deixa feliz de verdade.

      Que legal que é daqui de Curitiba e que já visitou o Café do Viajante! Gostou? Ficou lindo né!?!?! Eu só estou por lá no final de semana, durante a semana fico cuidando do blog.

      Apareça mais vezes por lá e vamos tocar um café juntos 😉

      Feliz ano novo pra você e muuuuiitas viagens!!! Tenho certeza que você vai se apaixonar pela Tailândia 😉

      Abraçooo!!!

      Responder
      1. Karina

        Oi Robson, tudo bem também.

        Ficou lindo o café! Qualquer dia apareço lá durante o final de semana, pode deixar. Vai ser muito legal poder trocar uma ideia com você.

        Igualmente a você. Muuuitas viagens e tudo de bom! Até logo. Abraço 😉

        Responder
  10. teresinha bach de andrade

    Olá Robson, estou indo no meu primeiro mochilão no final de janeiro agora, para San Pedro do Atacama, o que vc me diz a respeito do seguro viagem, é importante fazer? Aonde consigo fazer?
    Aguardo sua resposta.
    Att: Terê

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Teresinha, tudo bom? Assim, o Seguro viagem não é obrigatório…. mas eu, pessoalmente, não me arrisco a viajar sem ele. É tudo muito imprevisível, não sabemos quando realmente vamos precisar do seguro. Sempre espero não precisar, mas em uma emergência ele faz a diferença.

      Eu já escrevi um post completo sobre ele, exatamente para quem vai viajar na América do Sul… dá uma olhada aqui:

      https://www.umviajante.com.br/categoria-america-do-sul/2583-seguro-viagem-america-sul-por-que-e-importante-fazer

      Aproveita pois leitores do blog tem 15% de desconto para contratar o seguro… vale a pena!!

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito 😉

      Responder
  11. Karina Stephan Vicenzi

    Caro Robson, eu fiz aquisição do livro pelo payPal, a fatura do cartão de crédito já consta o valor (compra 09/11/16), no entanto não recebi e-mail com link do livro. Gostaria que você entrasse em contato comigo , pelo e-mail que coloquei no post. Obrigada!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Karina, tudo bom? Já reenvie o e-mail de confirmação da compra e também mandei o link direto no seu e-mail. Espero que goste do Guia 😉

      Qualquer dúvida é só me dar um grito! 😀

      Responder
  12. Karina Vicenzi

    Boa noite, Robson! Mil desculpas se essa pergunta já está nos comentários e eu não observei , mas gostaria de saber se o livro estará disponível na versão impressa? Obrigada!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Kari, tudo bom? Então, ainda não consegui viabilizar a impressão dele. Por ser inteiro ilustrado, colorido e com fotos, o valor de impressão ainda está além do que posso investir agora.

      Mas a versão digital está bem legal! Tenho certeza que vai gostar 😀

      Responder
  13. kenya elisa reinert

    Comprei e estou amando!! Já disse que estou apaixonada pelo Blog né? Quero mais detalhes da Tailândia pleease! Estamos indo pra lá em fevereiro e queria muito saber mais sobre a tua experiencia 🙂

    Obrigada!!! E parabens Robson!

    Responder
  14. Daniel Pirozzi

    Cara, demais seu blog. Comecei a ler ontem as postagens e são ótimas, me animam demais! Parabéns! Bom… Estou querendo fazer um mochilão com a minha namorada ano que vem pela Europa por 30 dias. Gostaria de saber quanto acha em ‘média’ que devemos juntar? Pode ser um valor aproximado mesmo, o mínimo possível hahaha só para termos noção. Obrigado! Abraço

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Daniel, tudo beleza!?! Desculpa a demora para te responder… Estou desde julho sem conseguir dar uma atenção aos comentários do blog… No meu último post eu comentei um pouco sobre isso…

      Então, não sei se você chegou a ver esse post: https://www.umviajante.com.br/guia-viajante/137-quanto-custa-um-mochilao-pela-europa

      Dá uma olhada, é uma boa opção para você se basear!! 😀

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  15. ERIK

    Ola

    Gostei bastante do site , ainda vou comprar seu livro e vou tirar muita duvida com você.

    Pretendo viajar em julho do ano que vem pois tenho vontade de ver futebol e ir pro tomorrowland na Belgica e com isso me planejar bem antes devido aos custos.

    como é a noite européia ? tenho 33 anos e gostaria de aproveitar a noite na europa e queria saber se você costuma ir e tem como indicar…
    tipos os melhores paises e tal

    grato

    Erik

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Erik, tudo beleza!?! Desculpa a demora para te responder… Estou desde julho sem conseguir dar uma atenção aos comentários do blog… No meu último post eu comentei um pouco sobre isso…

      E aí, como estão os planos da viagem? Definiu os países, o roteiro? Não sou o cara mais entendido de baladas e opções da noite, mas dependendo do país que você escolher posso ajudar.

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
  16. Juliana Nunes

    Olá,
    Puxa, adorei teu site…fiz nosso roteiro através de suas dicas!!!
    Uma dúvida!
    Fiz orçamento para Dezembro/16 (passeios) com a Ayllu e a FlaviaBia! Ambos com valores aproximados.
    Você me indica qual? Tem alguma diferença de um para o outro?
    Será eu e meu marido!!!
    Abraços

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Ju, tudo bom? Olha, só tenho elogios para as duas agências! A Ayllu tem um serviço de primeira, um ótimo atendimento e estrutura. A Flávia é nova mas está com um atendimento ótimo também. Recomendo as duas fortemente. Quando falar com eles, diga que conhece o Robson do blog Um Viajante e pede um descontinho, eles vão fazer um preço especial pra você 😉

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  17. Ray

    Olá!
    O seu site é incrível e me ajudou em muitas dúvidas, parabéns!
    Porém, a minha pergunta é se é arriscado eu não ter todas as reservas de todos os holstels de todas as cidades que eu passar pela Europa.
    Eu estava pensando em levar comigo apenas a documentação dos vouchers de hostels na minha primeira semana lá, enquanto as outras eu faria reserva já no local onde estou.
    É arriscado?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Fala Ray, tudo bom? Então, arriscado em que sentido você diz? Porque assim… imagina a situação: você vai pra alguma cidade que está recebendo algum evento ou está rolando alguma festividade…. Os hotéis podem lotar (ou ficar bem caros). Eu passei por isso agora em Amsterdam. Cheguei em uma semana que estava quase tudo lotado!! E os que sobraram estavam absurdamente caros! Consegui um quarto em um hostel porque reservei com antecedência (e paguei bem caro!).

      Esse é o risco que você corre. E se você for meio indeciso, também não recomendo muito deixar pra fechar na hora. Já vi gente que fica se batendo na hora de escolher e acaba perdendo o maior tempo. Agora se você for de boa e topar ficar em qualquer lugar… aí susse.

      O arriscado que eu vejo é isso. Pode acontecer de ficar sem hotel? Pode sim… tem o que fazer? Já tive amigo que foi dormir na praça… hahaHAHA… dou risada, mas juro que é verdade!

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
      1. Ray

        Obrigado por responder! Eu tenho outra pergunta. No decolar.com quando vou simular preço de passagem, tem a opção de incluir outro destino. Mas fica ambos como “ida”. Porque eu estava pensando em realizar o mochilão pela Europa em Janeiro e comprar as passagens assim: SP > Amsterdã, Roma > SP, porque já montei meu itinerário. A pergunta é: se eu apresentar essas duas passagens para um agente de imigração (se ele pedir), dá problema?

        Responder
        1. Robson Franzói

          Grande Ray… tudo beleza? Desculpa a demora para te responder… Estou desde julho sem conseguir dar uma atenção aos comentários do blog… No meu último post eu comentei um pouco sobre isso…

          Cara, já resolveu a questão da sua passagem? Eu não entendi bem como você quer fazer essa compra. Se ainda precisar de ajuda é só dar um grito aqui!! Grande abraço!

          Responder
  18. Raquel

    Robson, parabens pelo blog!!! Em setembro, vou fazer um retiro de meditação e yoga no Peru e de la vou descer para Bolívia, passar no Salar de Uyuni e dp Atacama!! Achei demais esse roteiro e fiquei mais animada quando ví suas experiencias! Cntza estou pegando muitas dicas e ainda não li todos os posts.. Será minha primeira viagem internacional e sozinha! dá um frio na barriga rsrs.. Gostaria de saber sobre seguro de viagem, vc tem algum para indicar?
    Abraços!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Raquel, tudo bom? Eu super recomendo o seguro da Mondial… dá uma olhada nesse post que tem todos os detalhes: https://www.umviajante.com.br/categoria-america-do-sul/2583-seguro-viagem-america-sul-por-que-e-importante-fazer

      Sobre o Atacama, acho que seria legal você entrar em contato com a FlaviaBia. Ela está oferecendo um serviço muito bom no Atacama. Mencione que você conhece o Robson, do blog Um Viajante, ela está com preços especiais para leitores. A FlaviaBia é uma agência que trabalha apenas com reservas, o que deixa a viagem bem mais organizada.O e-mail dela é: contato@flaviabiaexpediciones.com e ela também atende no whatsapp: +569 4251 7683

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  19. Daniele Souza

    Boa noite Robson!
    Primeiramente quero parabeniza-lo pelo blog, estou amando e me tirou várias duvidas, estou planejando fazer essa viagem (São Pedro do Atacama/Salar do Uyuni e vice-versa) Seria o meu primeiro “mochilão” embora já tenha feito algumas viagens internacionais, só que com conforto! Gostaria de saber se tem alguma restrição nessa viagem, se é indicada para quem tem problemas respiratórios por causa da altitude ou tranquilo? É sossegado para ir sozinha e bem fora de forma? kkkkkkkkkkkkkkk

    Sucesso para ti!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Dani, tudo bom? Que legal que está programando essa viagem.. então… eu acredito que não tenha grandes problemas não, apenas se aclimate bem no começo. Faça os passeios mais tranquilos nos primeiros dias. Eu não sei exatamente como é a questão dos seus problemas respiratórios… Mas se você quiser fazer todos os passeios, como os trekking e o vulcão, talvez seria legal falar com seu médico ontem… dizer suas intenções e ver o que ele comenta.

      Conheço muuuitas meninas que já foram para lá sozinhas e foi bem tranquilo.

      O Atacama tem muuuuitos passeios, então não precisa se preocupar por estar fora de forma… tem passeios que não exigem esforço. Entre em contato com a Flavia, da FlaviaBia, flaviabiaexpediciones.com

      Tenho certeza que ela vai te receber super bem e montar um roteiro ótimo pra você 😉

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
      1. Daniele Souza

        Robson, grata pelo retorno! rs
        Irei na segunda semana de outubro e ficarei 11 dias, incluindo Bolívia (Salar do Uyuni) Obrigada pelas dicas e já entrei em contato com a FlaviaBia, e falei que foi você que indicou (Espero que não tenha problemas rs) Sim, irei consultar o meu médico antes da viagem ,e não pretendo fazer os passeios trekking e o vulcão!!
        Muitíssimo obrigada! Pode deixar que eu grito sim…rs
        Abraço!

        Responder
        1. Robson Franzói

          Oi Dani, tudo bom? Pode dizer que foi indicação sim!! Tenho certeza que você vai amar os passeios com a Flávia! Curta muuuuuito!!!

          Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

          Responder
  20. priscila freitas

    Oi robsonn…pretendo ir para europa em setembro com uma amiga,decidi meio q em cima, e estava vendo preço das passagens de ida e volta de cidades diferente o preço esta caro.
    Acha muito ruim para primeira viagem, ir e voltar pela mesma cidade?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Pri, tudo bom? Então, dá pra fazer isso sim… ir e voltar pela mesma cidade. Só veja como vai ficar o seu roteiro… tem que ver quando você vai gastar para voltar da sua última cidade até a primeira, para pegar o vôo de volta. Tem que ver se vai dar pra voltar de trem ou se volta de avião… o que for mais barato e mais rápido…

      Fazendo essa pesquisa você vai ver quando vai gastar a mais e se realmente vale a diferença.

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  21. Maria Esteves

    Caraaaaa! Que blog incrível! Você é a minha inspiração agora! Por favor faça mais vídeos 😀
    Eu estou planejando meu mochilão pra Europa, mas meu sonho mesmo é ir pra Índia… Parabéns pelo seu trabalho!!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Maria!!! Ahhhhh.. que delícia ler o seu comentário!! Muito bom saber que estou inspirando cada vez mais pessoas a viajarem 😀

      Fico feliz que gostou do blog… e Índia também é um sonho pra mim!!!! Espero realizar em breve!!!

      Muito obrigado pelo comentário!!! Fiquei muito feliz, de verdade!! 😀

      Responder
  22. Lucas Queiroz

    cara teu blog é nota mil, eu estou planejando um bom tempo em fazer um “mochilão”, pretendo ficar no máximo 15 dias pela Europa em 3 países, como italia( milão/florença) espanha (madrid) e inglaterra, com teu blog consegui tirar varias duvidas e principalmente sobre viajar por uma agencia de viagens ou por conta propria, e vi pelo teus exemplos que valeu a pena mais ir por conta, pois eu pretendo ir e fazer oque eu gostaria de fazer, sem ter que fazer algo como esses planos que geralmente dão com horarios etc, etc.. eu tenho muitas duvidas ainda e venho pesquisando e me achei mesmo quando encontrei seu blog, mais uma vez parabéns pelo trabalho!! tenho algumas perguntinhas…

    1- vc vez reserva de hotels etc, e lá na cidade por exemplo como vc se virava assim para ir de um lugar ao outro, pegava taxi? bus? trem eu vi que vc usava ele para se locomover de uma cidade pra outra, mas dentro da cidade estou com essa duvida.

    2- com quanto tempo de antecedência de viajem vc comprou as passagens de trem e as reservas de hotéis etc, e se tudo ocorreu bem, atendimento, atrasos, algum imprevisto, sempre é bom saber qual a reação deles e a sua para usar de exemplo.

    3- vc teve alguma dificuldade de locomoção, comunicação por lá?

    são essas algumas duvidas que me veio aqui agora, mas eu tenho muitas, e teu blog me incentivou muito mais para minha viagem que vai ser de lua de mel, se surgir mais duvidas eu irei perguntar hahaha, nada melhor tirar as duvidas com alguém que experiente no assunto que vivencia isso, parabéns irmão!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Lucas, tudo bom? Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar de uma viagem de um mês pela Europa e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Antes de mais nada deixa eu agradecer o comentário… que bom que curte o blog 😀

      Agora vamos por partes…

      Sobre o transporte dentro das cidades… vai depender muito de uma cidade pra outro e também da hora que você vai sair…. Tipo… metrô lá fora é ótimo e vai te ajudar em muitas cidades… em algumas outras tem os trams… e ônibus, claro, que ajuda também.
      Se vou voltar tarde de algum lugar e o metro já fechou, aí eu pego taxi…. se der sorte e achar um wifi, ai tento pegar Uber….

      2 – sobre reservas… com uns 3 meses de antecedência eu já gosto de ter tudo reservado. Nessa última viagem deu tudo certo, só perdi um trem pois cheguei atrasado. Foi em Madrid… eu ia de taxi para a estação mas demorei para encontrar um livre, aí perdi o trem. Não teve o que fazer… comprei outra passagem… sorte que era para Toledo e não era cara.

      3 – locomoção e comunicação é bem de boa.. com inglês básico dá pra se virar…

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  23. Natali

    Oi Robson, muito legal seu blog!

    Li algumas coisas já e me fascinei pelas fotos.
    Por curiosidade, qual ou quais câmeras você utiliza?

    Sucesso sempre!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Nat, tudo bom?

      Que bom que gosta das fotos.. fico feliz em saber!! Eu já usei algumas câmeras diferentes.. segue a lista: Sony a350, Sony a77, Sony RX100 M3 e GoPRO 3 Black.

      Dá uma olhada no link Foto Viagem, que está na coluna direita do blog… eu falo mais sobre fotografia por lá e sobre os meus equipamentos 😀

      Qualquer outra dúvida me dá um grito 😀

      Responder
  24. Hermes

    Olá, Robson! Antes de comprar o teu guia, eu gostaria de tirar algumas dúvidas em relação a ele..

    1- O guia mostra dicas dos principais pontos a conhecer nas cidades? É tipo um livro para amantes de viagens conhecerem os lugares antes de viajar? Eu não tenho a intenção de fazer um mochilão agora, mas tenho interesse em viajar para Europa no ano que vem, sem ser na modalidade mochilão, você acha que dá pra conhecer os lugares e bastante dicas no teu guia?

    2- Quantas páginas o guia possui?

    3- Quais os países da Europa que estão presentes no guia?

    É só isso mesmo.. obrigado!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Hermes, tudo bom? Então… vamos lá..
      1 – O guia não é sobre um destino específico.. Eu até comendo sobre alguns lugares que já visitei (Europa, Ásia e América do Sul)… Mas ele é na verdade um guia para quem quer planejar uma para qualquer destino e se sente perdido. As dicas são para você se organizar, montar roteiro, planilha, definir cidades, etc. Não precisa ser necessariamente um mochilão, o guia te dá uma visão geral de como organizar uma viagem e te ajuda a planejar cada detalhe.
      2 – São 150 páginas, incluindo um apanhado de fotos dos destinos que visitei.
      3 – Nos capítulos de inspiração, onde selecionei algumas fotos, eu mostro cada cidade que já passei nas minhas viagens… mas não tem dicas detalhadas sobre cada uma.

      Ainda tenho planos de fazer guias sobre cada destino… mas por enquanto tenho apenas esse, para ajudar aos marinheiros de primeira viagem.

      Espero que te ajude…. Qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui 😀

      Responder
  25. vanessa

    Robson
    estou no 2o dia de Atacama e está tudo ótimo!!! Segui tuas dicas de hospedagem (Hotel Campo Base) e de agencia, contratei os passeios da Ayllu – que está superando as expectativas.
    Muito atenciosos e profissionais!!! Foi dificil a comunicacao por e-mail em principio, mas que foi superada pela qualidade dos servicos.
    É a primeira vez que organizo uma viagem sozinha, sem agencia, apenas seguindo o teu blog e outra dicas – e vim com meus dois filhos!!!!
    Estou muito feliz!!

    Obrigada!!!
    Vanessa

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Vane!! Que bom receber esse seu retorno!! Espero que curta muito sua viagem!!! O Atacama é apaixonante!!! Já estou com saudades e fazendo planos para voltar 😀

      Responder
  26. Caroline

    Que shoooow! Estou comprando e acho que ira me ajudar muito. Gostaria de saber como faço pra abrir o mesmo no meu ipad!! Muito obrigada e sucesso

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Carol!! Tudo bom? Pode comprar, aí você vai receber um link para fazer o download do PDF no seu computador. Aí basta transferir o arquivo do comutador para o iPad. Existem algumas maneiras… não sei se você já transferiu PDF alguma vez?

      Responder
  27. Cristiane

    Olá.
    Gostaria de saber o que é melhor para o consumo na viagem. Mais viável, levar o real daqui para trocar lá por dólar? Ou, Levar o real e trocar por pesos? Ou ainda, pagar a maior parte das despesas via cartão de crédito?
    Sei que é meio complicado levar grande quantidade para viagem em dinheiro, porém gostaria de saber o que sai mais em conta.

    Obrigada,
    Cristiane.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Cris, tudo bom? Olha… eu já consegui cotações bem parecidas aqui no Brasil e lá no Chile também. Trocar um pouco em Santiago por ser ainda mais vantajoso…

      O que eu gosto de fazer é dividir: troco um pouco aqui, troco um pouco lá e ainda uso um pouco no cartão (com muito cuidado, claro!)

      O mais em conta mesmo é levar em espécie…. mas, como você mesma falou, é complicado levar muita grana na mão… então eu faço essa divisão mesmo…

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui 😉

      Responder
  28. Dalva Oliveira

    Robson,
    O Guia é muito bom, gostoso de ler e pratico! Temos quase o mesmo método para organizar uma viagem mas com uma diferença muito grande , eres muito organizado bem diferente de mim, mas já estou aplicando as dicas e organizando as cidades em pastinhas!
    Abraços

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Dalva, tudo bom? Ahhh que bom que gostou do guia!! Fico muito feliz em saber!!!!

      hahaha sempre foi bem organizado mesmo.. e a ideia do guia é passar isso para os leitores e ajudar no planejamento das viagens – o que ajuda a economizar também né….

      A dica das pastinhas é ótima 😀

      Tudo de bom pra você!! E muuuuitaas viagens!!!! 😉

      Responder
  29. Dalva Oliveira

    Robson, acabei de comprar meu guia, não porque vá fazer um mochilão, não tenho mais idade, mas porque fiz minha viagem ao Atacama, toda baseada nas tuas dicas.
    Voltei agora ao Blog, para ver dicas da Suiça, pois estarei indo em Junho, mas ficarei em torno de 18 dias, pois gosto de conhecer o lugar e ficar mais que um dia. Pretendo entrar por Zurich e fazer a volta ate Genebra de trem, mas pretendo fazer base em Zurich, Berna e Genebra e a partir dessas , vários bate e volta.
    Parabéns para o Blog e sucesso!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Dalva.. tudo bom? Ahh que show que fez a viagem do Atacama e agora vai pra Suíça… Sério, a Suíça é um país que tenho muita vontade de voltar…. queria passar 1 mês inteiro só lá… vendo aquelas cidadezinhas… os alpes… ahhhh que delícia!! Você vai aproveitar muito… tenho certeza!!

      Ahhh que bom que comprou o guia, espero que goste!!! 😀

      Se tiver qualquer dúvida é só me dar um grito aqui 😉

      Responder
  30. Caroline

    Oi Robson, tudo bem? Antes de comprar o seu livro queria tirar algumas duvidas. Agora em Março eu quero viajar pra Europa por 3 meses, fazer o mochilão. Dentro desses 3 meses você acha que consigo conhecer uma grande parte da Europa? Li todos os seus posts sobre a sua viagem pela Europa, cidades pelas quais você passou, tempo que ficou, ou seja, tudo mesmo. Na medida que fui lendo, fui anotando (foi assim que despertei uma enorme vontade de fazer um mochilão). Comprando o seu livro, eu conseguiria montar um roteiro legal, organizado e detalhado, em 1 mês? Sei que é meio em cima da hora mas… Enfim, espero que você possa me auxiliar, abrir minha mente porque ainda estou meio insegura. Muito obrigada e parabéns pelo seu trabalho, pelo blog e ainda mais pelas suas fotos, são demais. Te admiro muito!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Carol, tudo bom? Que legal que chegou aqui no blog e gostou do conteúdo…. Estou indo pra Europa em Abril, vou passar 1 mês por lá…. quem sabe não nos esbarramos por lá hein!??!

      Então, olha, o guia é bem prático, simples e direto…. Eu dou todas as dicas para fazer montar um roteiro da forma mais completa e organizada possível. Acho que vai te ajudar sim!

      Em breve eu vou postar o meu roteiro e aí você pode se inspirar em mais algumas dicas 😀

      Muuuuito obrigado por sua mensagem!! Se tiver qualquer dúvida é só me dar um grito aqui 😉

      Responder
      1. Caroline

        Pois é, talvez nos esbarremos por lá ou por Curitiba, porque também moro aqui, hahaha. Eu já inspirei na viagem que você fez e começou por Portugal porque eu pretendo começar por lá também e fazer essa mesma rota mas dai quando chegar no último destino, adicionar outros. A minha última pergunta é: em 1 mês eu consigo organizar tudo ou fica muito apertado?

        Responder
  31. Bárbara Guerra

    Oi Robson, tudo bom?
    Já comprei seu livro e estou aqui devorando…estou curtindo muito! Parabéns!!
    Como você mesmo disse no livro, estou travada na parte do mapa do google e roteiros… poderia me dar uma ajudinha? =)
    Ainda não sei quantos dias ficar em cada cidade. Por enquanto, irei para: Lisboa, Porto, Madrid, Barcelona, Paris, Bruxelas, Amsterdam, Berlim, Milão e Roma.
    A ideia é manter essa ordem e fazer em 28dias. O que acha? Muitas cidades? Quanto tempo ficaria em cada uma?
    Parabéns novamente pelo livro e pelo blog.
    Beijos

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Bárbara, tudo bom? Ahhh que legal que comprou o guia e está curtindo… muito bom receber um retorno dos leitores!! 😀

      Sobre as cidades.. bom, vamos lá… Resumidamente: Lisboa – 5 dias / Madrid – 3 Dias / Barcelona – 4 dias / Paris – 5 dias / Bruges e Bruxelas – 3 Dias / Amsterdam – 3 dias / Roma – 4 dias

      Então… veja.. esses números que eu coloquei são, pra mim, a quantidade mínima para ficar em cada cidade. No caso de Porto, você poderia fazer em um dos dias de Lisboa.. é meio corrido, mas dá.

      Eu não fui pra Bruxelas, mas estou voltando pra Europa agora e optei por ficar em Bruges e apenas passar por Bruxelas.. então já deixo aqui como sugestão.

      Na viagem desse ano eu também vou fazer Barcelona > Paris e a melhor forma que encontrei nesse caso foi o avião…. o restante vai ser tudo de trem.

      Veja, não coloquei Berlim e Milão pois não conheço e porque se você somar os dias, vai ver que já está meio que estourando o seu tempo…

      Acho que assim já ficaria de uma forma bem interessante…. o que acha?

      Muito obrigado mais uma vez pela mensagem 😀

      Beijos

      Responder
  32. Carol Crespo

    Oi Robson, nao tenho ipad… So conseguiria ver pelo iphone então?
    É que assim a leitura seria um pouco ruim… Tem versão impressa?
    Bjoo

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Carol.. tudo bom?? Então, você pode ver no celular e também no computador… Na verdade vai ter que baixar primeiro no computador para depois jogar para Iphone ou até mesmo para iPad, já que a Apple não permite o download direto (fora da Apple Store).

      A versão impressa eu ainda não consegui viabilizar… mas estou tentando!! 😀

      Lembrando que quem comprar a versão digital vai ter um preço diferenciado na versão impressa 😉

      Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Willians, tudo bom? Que estranho.. a principio está normal.. vou entrar em contato por e-mail com você e podemos acertar por transferência mesmo, beleza!?! 😉

      Grande abraço!

      Responder
  33. Jorge

    Boa noite Robson. Tudo bem? Por gentileza, preciso de sua ajuda.
    Vou para à Europa em Abril, e estava pensando em fazer os trajetos de um país para o outro de ônibus.
    Encontrei um site de compras de passagens chamado Busbud. Gostaria de saber se você conhece esse site e se o mesmo é confiável.
    É seguro viajar de ônibus na Europa?
    Devo tomar cuidado com às bagagens?
    Desde já, agradeço
    Jorge

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Jorge, tudo bom? Desculpa a demora para te responder… estava com uma fila grande de mensagens que acumularam no final de semana.

      Então, é super seguro sim! Confesso que essa empresa eu não conheço… mas já cheguei a fazer algumas pequenas viagens de ônibus por lá. As estradas são impecáveis e é de boa sim!

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito 😉

      Responder
  34. Ricardo Araújo

    Olá Robson! Também sou do Paraná e realizei meu primeiro mochilão em 2012, e, acompanhei suas dúvidas, que também eram as minhas, lá no “Mochileiros”. Fico feliz por você ter construído este blog fantástico. Suas dicas sobre o Atacama já estão em sendo úteis! Parabéns e um grande abraço!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Ricardo!! Muito obrigado por sua mensagem!!! Que legal que me acompanhou lá no começo 😀

      Ter o blog como está hoje foi muito graças ao Mochileiros e a vontade de compartilhar minhas experiências!

      Muito obrigado por sua mensagem!! 😀

      Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Max…. pois é… estou pensando ainda em como fazer isso. É um pouco complicado fazer esse financiamento coletivo e ainda vender o Guia.. Mas além disso ainda tem a questão de envio, embalagem e tudo mais… Estou tentando viabilizar a versão impressa… seria um sonho pra mim.

      Grande abraço pra você e boas viagens!! 😀

      Responder
  35. Denis Leonardo

    Curtiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!

    Vou comprar ae!!

    Robson, parabens pela iniciativa ae!!

    Show de bola!!!!

    Gostei!!!!

    Amei de saber ha ha ha, sempre acompanho suas novidades viu.

    Abração forte!!!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Denis.. tudo bom meu amigo??? Preparado para a viagem por aê??

      Muito obrigado por sempre acompanhar o blog…. Sempre que recebo uma mensagem sua fico muuuito feliz!!

      Abração!!

      Responder
      1. Denis Leonardo

        Aee Grande Robson, opaa!!

        Tudo bem sim amigo ae!! Sim estou preparado para pousar terra chilena ae!!

        Por nada, sempre vou acompanhar viu!!! Que bom vc agrada da sua felicidade que merece o credibilidade para apoio das pessoas viu!! Estamos juntos ae!!!

        Abração!!!!

        Responder
    1. Robson Franzói

      Ohhhh Alanna, sua linda!! Muuito obrigado por sua mensagem!!! Comentários assim é que me inspiram a continuar escrevendo… sempre!!

      Um beijo pra você!! 😉

      Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Hugo, tudo bom? Estou estudando… Preciso imprimir uma quantidade grande pra baixar o custo… Então ainda não tenho data definida.. Mas já posso adiantar que todos que comprarem a versão digital terão um preço diferenciado para a versão impressa 🙂 Se precisar de qualquer coisa é só me dar um grito aqui 😉

      Responder
  36. Felipe Pamplona

    Bom dia Robson, tenho interesse em fazer machilão, porém, como vc disse, há medos por falta de conhecimento. Achei interessante o livro é gostaria de saber se tem previsão do livro físico e se tem, onde será vendido? Um grande abraço e sucesso com o livro.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Felipe, tudo bom? Então, estou estudando a versão impressa ainda.. Tenho muita vontade de fazer, mas o custo é complicado. De qualquer forma as pessoas que comprarem a versão digital terão um preço diferenciado na versão impressa 😉 Muito obrigado pela mensagem… Qualquer coisa me dá um grito!! Abração!!!

      Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Gui!! Muito obrigado pela mensagem!!! Vamos torcer pelo sucesso desse projeto, estou muito animado!!

      Abração!!!! 😀

      Responder
      1. ELIAS FERNANDES DE SOUZA

        Robson , antes de tudo parabenizo – lhe pelas dicas de viagem .
        Bom, minha viagem sera um pouco distante ( 2020), porem estou planejando de antemão e guardando algumas economias. Gostaria de saber se pode fazer um trajeto semelhante a tua viagem ( 1ª ) , pois são os países que tenho em mente para estar , incluindo Irlanda do Norte . Pretendo ficar 30 dias , meu ingles é básico do básico ,
        Se possível me oriente , me passe o valor por essa dica , deste voa, viagem de trem e hospedagem , nunca sai do pais e farei essa viagem sozinho .

        Responder
        1. Robson Franzói

          Grande Elias, tudo bom? Você está super certo em começar a planejar sua viagem com antecedência… é isso mesmo, pra realizar um sonho tem que corre atrás mesmo!

          Olha, em 30 dias você consegue fazer a viagem como eu fiz… só que não sei se consegue incluir a Irlanda do Norte, talvez fique um pouco corrido… mas dá pra tentar sim.

          Sobre o inglês, com o básico do básico você já consegue se virar… mas você tem bastante tempo pela frente, dá pra evoluir até lá 😉

          Conforme forem aparecendo dúvidas pra você, é só ir me perguntando! Espero que o guia te ajude…

          Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito 😉

          Responder
          1. Robson Franzói

            Fala Elias, tudo bom?

            Desculpa a demora pra te responder.. a fila de comentários as vezes fica longa aqui…

            Então amigo.. ainda não consegui viabilizar a versão impressa… por enquanto tenho somente a digital disponível…

            Assim que conseguir lançar a impressa eu vou avisar todos que compraram a digital, pois vocês terão um valor diferenciado.

            Beleza!?! Espero que curta o guia!!!

            Um grande abraço!!! 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *