Guia Meu Primeiro Mochilão Versão Digital

Está sonhando com o seu primeiro mochilão e não sabe por onde começar? Tem vontade de colocar uma mochila nas costas e viajar para outros países, conhecer novos lugares, novas culturas, novas pessoas, mas está totalmente perdido com seu roteiro, planejamento e tá achando que não vai dar conta?

Calma, respira e olha essa novidade que eu tenho para você! 

É com muito orgulho e alegria que eu estou lançando o primeiro produto do blog Um Viajante: um Guia feito com muito carinho… recheado de dicas e inspirações para quem sonha em fazer o Primeiro Mochilão.

Pra você que caiu aqui de paraquedas…

Robson Franzoi Eu me chamo Robson Franzoi, sou curitibano e descobri o meu amor por viajar em 2012, quando realizei o Meu Primeiro Mochilão.

Nesse mesmo ano eu criei o blog, sem imaginar que pouco tempo depois ele se tornaria algo tão importante na minha vida.

Por aqui eu escrevo meus relatos de viagem, conto minhas aventuras, compartilho fotos para inspirar outros viajantes e dou dicas sobre os destinos que eu conheço. Aqui você pode se sentir em casa e entre amigos

Sobre o Guia

O guia Meu Primeiro Mochilão é um produto digital e você pode baixá-lo assim que fizer a compra!

Guia Meu Primeiro Mochilão

Muitas pessoas chegam no blog com o desejo de realizar um mochilão, mas estão cheias de medos, dúvidas e se sentem totalmente perdidas.

Eu pensei então que um guia super organizado, com dicas práticas para cada etapa da viagem e escrito de uma maneira simples e pessoal, seria a melhor forma de ajudar.

Primeiro Mochilão, Guia

O guia não vai te trazer uma fórmula exata, mas sim um pouco do que eu aprendi com as minhas experiências e que posso compartilhar com você.

São 150 páginas recheadas de dicas, ilustrações e fotos, sim, muitas fotos, para te inspirar e te mostrar um pouco do que eu realmente vivi.

Prático, especial e lindo

Eu trabalhei por mais de um ano neste projeto. Pensei em cada detalhe com muito carinho… E hoje, quando olho para o resultado final, sinto um profundo orgulho.

Guia Meu Primeiro Mochilão

Eu mesmo cuidei da diagramação e identidade visual do guia, depositando a minha personalidade em cada página.

Só posso dizer que o resultado ficou lindo e estou ansioso por seu comentário sobre ele

Como o guia é organizado

Pra deixar tudo da forma mais simples e prática possível, eu organizei os capítulos do guia em cinco categorias principais:

 Pra matutar antes de viajar
 Inspiração
 Por onde começar
 Antes de por o pé na estrada
 Finalmente a viagem

Dentro delas eu vou conversar com você sobre tempo, grana, roteiro, planejamento, organização, passagens, documentação, hospedagem, entre vários outros temas.

Guia Mochileiro

Eu escrevi esse guia com base nos mochilões que eu fiz pela América do Sul, Europa e Sudeste Asiático, mas isso não quer dizer que o guia só serve para esses destinos. Eu escrevi tudo de uma forma geral, para te ajudar independente do seu destino.

Como comprar

Por enquanto a única versão disponível do guia é a digital, em PDF, e você pode comprá-lo de uma forma super simples e segura!

Tudo que você precisa é de um cartão de crédito. A compra é feita através do PayPal, um dos sistemas mais confiáveis para pagamentos online.

Você nem precisa ter uma conta no PayPal para realizar a compra, basta utilizar o seu cartão através do sistema deles.

Pagar pelo Paypal

Após efetuar o pagamento, você será redirecionado para uma tela com o link para baixar o PDF. Esse link também será enviado para o seu e-mail. Se tiver qualquer problema, mande email para guia@umviajante.com.br

IMPORTANTE: É ideal realizar a compra quando estiver conectado em uma rede wifi, para não gastar o seu plano de dados com o download do arquivo.

Se joga e vamos viajar

Acho que expliquei bastante sobre o guia, mas, claro, se você ainda tiver alguma dúvida, fique a vontade para deixar um comentário por aqui.

Também vou ficar muito feliz em receber uma mensagem sua contando o que você achou do guia

Agora aproveita que ele está com um preço especial de lançamento e comece hoje mesmo a planear seu mochilão!!

Guia Meu Primeiro Mochilão Compra Guia

114 Comentários

      1. ELIAS FERNANDES DE SOUZA

        Robson , antes de tudo parabenizo – lhe pelas dicas de viagem .
        Bom, minha viagem sera um pouco distante ( 2020), porem estou planejando de antemão e guardando algumas economias. Gostaria de saber se pode fazer um trajeto semelhante a tua viagem ( 1ª ) , pois são os países que tenho em mente para estar , incluindo Irlanda do Norte . Pretendo ficar 30 dias , meu ingles é básico do básico ,
        Se possível me oriente , me passe o valor por essa dica , deste voa, viagem de trem e hospedagem , nunca sai do pais e farei essa viagem sozinho .

        Responder
        1. Robson Franzói

          Grande Elias, tudo bom? Você está super certo em começar a planejar sua viagem com antecedência… é isso mesmo, pra realizar um sonho tem que corre atrás mesmo!

          Olha, em 30 dias você consegue fazer a viagem como eu fiz… só que não sei se consegue incluir a Irlanda do Norte, talvez fique um pouco corrido… mas dá pra tentar sim.

          Sobre o inglês, com o básico do básico você já consegue se virar… mas você tem bastante tempo pela frente, dá pra evoluir até lá

          Conforme forem aparecendo dúvidas pra você, é só ir me perguntando! Espero que o guia te ajude…

          Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito

          Responder
          1. Robson Franzói

            Fala Elias, tudo bom?

            Desculpa a demora pra te responder.. a fila de comentários as vezes fica longa aqui…

            Então amigo.. ainda não consegui viabilizar a versão impressa… por enquanto tenho somente a digital disponível…

            Assim que conseguir lançar a impressa eu vou avisar todos que compraram a digital, pois vocês terão um valor diferenciado.

            Beleza!?! Espero que curta o guia!!!

            Um grande abraço!!!

  1. Felipe Pamplona

    Bom dia Robson, tenho interesse em fazer machilão, porém, como vc disse, há medos por falta de conhecimento. Achei interessante o livro é gostaria de saber se tem previsão do livro físico e se tem, onde será vendido? Um grande abraço e sucesso com o livro.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Felipe, tudo bom? Então, estou estudando a versão impressa ainda.. Tenho muita vontade de fazer, mas o custo é complicado. De qualquer forma as pessoas que comprarem a versão digital terão um preço diferenciado na versão impressa Muito obrigado pela mensagem… Qualquer coisa me dá um grito!! Abração!!!

      Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Hugo, tudo bom? Estou estudando… Preciso imprimir uma quantidade grande pra baixar o custo… Então ainda não tenho data definida.. Mas já posso adiantar que todos que comprarem a versão digital terão um preço diferenciado para a versão impressa Se precisar de qualquer coisa é só me dar um grito aqui

      Responder
    1. Robson Franzói

      Ohhhh Alanna, sua linda!! Muuito obrigado por sua mensagem!!! Comentários assim é que me inspiram a continuar escrevendo… sempre!!

      Um beijo pra você!!

      Responder
  2. Denis Leonardo

    Curtiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!

    Vou comprar ae!!

    Robson, parabens pela iniciativa ae!!

    Show de bola!!!!

    Gostei!!!!

    Amei de saber ha ha ha, sempre acompanho suas novidades viu.

    Abração forte!!!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Denis.. tudo bom meu amigo??? Preparado para a viagem por aê??

      Muito obrigado por sempre acompanhar o blog…. Sempre que recebo uma mensagem sua fico muuuito feliz!!

      Abração!!

      Responder
      1. Denis Leonardo

        Aee Grande Robson, opaa!!

        Tudo bem sim amigo ae!! Sim estou preparado para pousar terra chilena ae!!

        Por nada, sempre vou acompanhar viu!!! Que bom vc agrada da sua felicidade que merece o credibilidade para apoio das pessoas viu!! Estamos juntos ae!!!

        Abração!!!!

        Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Max…. pois é… estou pensando ainda em como fazer isso. É um pouco complicado fazer esse financiamento coletivo e ainda vender o Guia.. Mas além disso ainda tem a questão de envio, embalagem e tudo mais… Estou tentando viabilizar a versão impressa… seria um sonho pra mim.

      Grande abraço pra você e boas viagens!!

      Responder
  3. Ricardo Araújo

    Olá Robson! Também sou do Paraná e realizei meu primeiro mochilão em 2012, e, acompanhei suas dúvidas, que também eram as minhas, lá no “Mochileiros”. Fico feliz por você ter construído este blog fantástico. Suas dicas sobre o Atacama já estão em sendo úteis! Parabéns e um grande abraço!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Ricardo!! Muito obrigado por sua mensagem!!! Que legal que me acompanhou lá no começo

      Ter o blog como está hoje foi muito graças ao Mochileiros e a vontade de compartilhar minhas experiências!

      Muito obrigado por sua mensagem!!

      Responder
  4. Jorge

    Boa noite Robson. Tudo bem? Por gentileza, preciso de sua ajuda.
    Vou para à Europa em Abril, e estava pensando em fazer os trajetos de um país para o outro de ônibus.
    Encontrei um site de compras de passagens chamado Busbud. Gostaria de saber se você conhece esse site e se o mesmo é confiável.
    É seguro viajar de ônibus na Europa?
    Devo tomar cuidado com às bagagens?
    Desde já, agradeço
    Jorge

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Jorge, tudo bom? Desculpa a demora para te responder… estava com uma fila grande de mensagens que acumularam no final de semana.

      Então, é super seguro sim! Confesso que essa empresa eu não conheço… mas já cheguei a fazer algumas pequenas viagens de ônibus por lá. As estradas são impecáveis e é de boa sim!

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito

      Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Willians, tudo bom? Que estranho.. a principio está normal.. vou entrar em contato por e-mail com você e podemos acertar por transferência mesmo, beleza!?!

      Grande abraço!

      Responder
  5. Carol Crespo

    Oi Robson, nao tenho ipad… So conseguiria ver pelo iphone então?
    É que assim a leitura seria um pouco ruim… Tem versão impressa?
    Bjoo

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Carol.. tudo bom?? Então, você pode ver no celular e também no computador… Na verdade vai ter que baixar primeiro no computador para depois jogar para Iphone ou até mesmo para iPad, já que a Apple não permite o download direto (fora da Apple Store).

      A versão impressa eu ainda não consegui viabilizar… mas estou tentando!!

      Lembrando que quem comprar a versão digital vai ter um preço diferenciado na versão impressa

      Responder
  6. Bárbara Guerra

    Oi Robson, tudo bom?
    Já comprei seu livro e estou aqui devorando…estou curtindo muito! Parabéns!!
    Como você mesmo disse no livro, estou travada na parte do mapa do google e roteiros… poderia me dar uma ajudinha? =)
    Ainda não sei quantos dias ficar em cada cidade. Por enquanto, irei para: Lisboa, Porto, Madrid, Barcelona, Paris, Bruxelas, Amsterdam, Berlim, Milão e Roma.
    A ideia é manter essa ordem e fazer em 28dias. O que acha? Muitas cidades? Quanto tempo ficaria em cada uma?
    Parabéns novamente pelo livro e pelo blog.
    Beijos

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Bárbara, tudo bom? Ahhh que legal que comprou o guia e está curtindo… muito bom receber um retorno dos leitores!!

      Sobre as cidades.. bom, vamos lá… Resumidamente: Lisboa – 5 dias / Madrid – 3 Dias / Barcelona – 4 dias / Paris – 5 dias / Bruges e Bruxelas – 3 Dias / Amsterdam – 3 dias / Roma – 4 dias

      Então… veja.. esses números que eu coloquei são, pra mim, a quantidade mínima para ficar em cada cidade. No caso de Porto, você poderia fazer em um dos dias de Lisboa.. é meio corrido, mas dá.

      Eu não fui pra Bruxelas, mas estou voltando pra Europa agora e optei por ficar em Bruges e apenas passar por Bruxelas.. então já deixo aqui como sugestão.

      Na viagem desse ano eu também vou fazer Barcelona > Paris e a melhor forma que encontrei nesse caso foi o avião…. o restante vai ser tudo de trem.

      Veja, não coloquei Berlim e Milão pois não conheço e porque se você somar os dias, vai ver que já está meio que estourando o seu tempo…

      Acho que assim já ficaria de uma forma bem interessante…. o que acha?

      Muito obrigado mais uma vez pela mensagem

      Beijos

      Responder
  7. Caroline

    Oi Robson, tudo bem? Antes de comprar o seu livro queria tirar algumas duvidas. Agora em Março eu quero viajar pra Europa por 3 meses, fazer o mochilão. Dentro desses 3 meses você acha que consigo conhecer uma grande parte da Europa? Li todos os seus posts sobre a sua viagem pela Europa, cidades pelas quais você passou, tempo que ficou, ou seja, tudo mesmo. Na medida que fui lendo, fui anotando (foi assim que despertei uma enorme vontade de fazer um mochilão). Comprando o seu livro, eu conseguiria montar um roteiro legal, organizado e detalhado, em 1 mês? Sei que é meio em cima da hora mas… Enfim, espero que você possa me auxiliar, abrir minha mente porque ainda estou meio insegura. Muito obrigada e parabéns pelo seu trabalho, pelo blog e ainda mais pelas suas fotos, são demais. Te admiro muito!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Carol, tudo bom? Que legal que chegou aqui no blog e gostou do conteúdo…. Estou indo pra Europa em Abril, vou passar 1 mês por lá…. quem sabe não nos esbarramos por lá hein!??!

      Então, olha, o guia é bem prático, simples e direto…. Eu dou todas as dicas para fazer montar um roteiro da forma mais completa e organizada possível. Acho que vai te ajudar sim!

      Em breve eu vou postar o meu roteiro e aí você pode se inspirar em mais algumas dicas

      Muuuuito obrigado por sua mensagem!! Se tiver qualquer dúvida é só me dar um grito aqui

      Responder
      1. Caroline

        Pois é, talvez nos esbarremos por lá ou por Curitiba, porque também moro aqui, hahaha. Eu já inspirei na viagem que você fez e começou por Portugal porque eu pretendo começar por lá também e fazer essa mesma rota mas dai quando chegar no último destino, adicionar outros. A minha última pergunta é: em 1 mês eu consigo organizar tudo ou fica muito apertado?

        Responder
  8. Dalva Oliveira

    Robson, acabei de comprar meu guia, não porque vá fazer um mochilão, não tenho mais idade, mas porque fiz minha viagem ao Atacama, toda baseada nas tuas dicas.
    Voltei agora ao Blog, para ver dicas da Suiça, pois estarei indo em Junho, mas ficarei em torno de 18 dias, pois gosto de conhecer o lugar e ficar mais que um dia. Pretendo entrar por Zurich e fazer a volta ate Genebra de trem, mas pretendo fazer base em Zurich, Berna e Genebra e a partir dessas , vários bate e volta.
    Parabéns para o Blog e sucesso!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Dalva.. tudo bom? Ahh que show que fez a viagem do Atacama e agora vai pra Suíça… Sério, a Suíça é um país que tenho muita vontade de voltar…. queria passar 1 mês inteiro só lá… vendo aquelas cidadezinhas… os alpes… ahhhh que delícia!! Você vai aproveitar muito… tenho certeza!!

      Ahhh que bom que comprou o guia, espero que goste!!!

      Se tiver qualquer dúvida é só me dar um grito aqui

      Responder
  9. Dalva Oliveira

    Robson,
    O Guia é muito bom, gostoso de ler e pratico! Temos quase o mesmo método para organizar uma viagem mas com uma diferença muito grande , eres muito organizado bem diferente de mim, mas já estou aplicando as dicas e organizando as cidades em pastinhas!
    Abraços

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Dalva, tudo bom? Ahhh que bom que gostou do guia!! Fico muito feliz em saber!!!!

      hahaha sempre foi bem organizado mesmo.. e a ideia do guia é passar isso para os leitores e ajudar no planejamento das viagens – o que ajuda a economizar também né….

      A dica das pastinhas é ótima

      Tudo de bom pra você!! E muuuuitaas viagens!!!!

      Responder
  10. Cristiane

    Olá.
    Gostaria de saber o que é melhor para o consumo na viagem. Mais viável, levar o real daqui para trocar lá por dólar? Ou, Levar o real e trocar por pesos? Ou ainda, pagar a maior parte das despesas via cartão de crédito?
    Sei que é meio complicado levar grande quantidade para viagem em dinheiro, porém gostaria de saber o que sai mais em conta.

    Obrigada,
    Cristiane.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Cris, tudo bom? Olha… eu já consegui cotações bem parecidas aqui no Brasil e lá no Chile também. Trocar um pouco em Santiago por ser ainda mais vantajoso…

      O que eu gosto de fazer é dividir: troco um pouco aqui, troco um pouco lá e ainda uso um pouco no cartão (com muito cuidado, claro!)

      O mais em conta mesmo é levar em espécie…. mas, como você mesma falou, é complicado levar muita grana na mão… então eu faço essa divisão mesmo…

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui

      Responder
  11. Caroline

    Que shoooow! Estou comprando e acho que ira me ajudar muito. Gostaria de saber como faço pra abrir o mesmo no meu ipad!! Muito obrigada e sucesso

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Carol!! Tudo bom? Pode comprar, aí você vai receber um link para fazer o download do PDF no seu computador. Aí basta transferir o arquivo do comutador para o iPad. Existem algumas maneiras… não sei se você já transferiu PDF alguma vez?

      Responder
  12. vanessa

    Robson
    estou no 2o dia de Atacama e está tudo ótimo!!! Segui tuas dicas de hospedagem (Hotel Campo Base) e de agencia, contratei os passeios da Ayllu – que está superando as expectativas.
    Muito atenciosos e profissionais!!! Foi dificil a comunicacao por e-mail em principio, mas que foi superada pela qualidade dos servicos.
    É a primeira vez que organizo uma viagem sozinha, sem agencia, apenas seguindo o teu blog e outra dicas – e vim com meus dois filhos!!!!
    Estou muito feliz!!

    Obrigada!!!
    Vanessa

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Vane!! Que bom receber esse seu retorno!! Espero que curta muito sua viagem!!! O Atacama é apaixonante!!! Já estou com saudades e fazendo planos para voltar

      Responder
  13. Hermes

    Olá, Robson! Antes de comprar o teu guia, eu gostaria de tirar algumas dúvidas em relação a ele..

    1- O guia mostra dicas dos principais pontos a conhecer nas cidades? É tipo um livro para amantes de viagens conhecerem os lugares antes de viajar? Eu não tenho a intenção de fazer um mochilão agora, mas tenho interesse em viajar para Europa no ano que vem, sem ser na modalidade mochilão, você acha que dá pra conhecer os lugares e bastante dicas no teu guia?

    2- Quantas páginas o guia possui?

    3- Quais os países da Europa que estão presentes no guia?

    É só isso mesmo.. obrigado!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Hermes, tudo bom? Então… vamos lá..
      1 – O guia não é sobre um destino específico.. Eu até comendo sobre alguns lugares que já visitei (Europa, Ásia e América do Sul)… Mas ele é na verdade um guia para quem quer planejar uma para qualquer destino e se sente perdido. As dicas são para você se organizar, montar roteiro, planilha, definir cidades, etc. Não precisa ser necessariamente um mochilão, o guia te dá uma visão geral de como organizar uma viagem e te ajuda a planejar cada detalhe.
      2 – São 150 páginas, incluindo um apanhado de fotos dos destinos que visitei.
      3 – Nos capítulos de inspiração, onde selecionei algumas fotos, eu mostro cada cidade que já passei nas minhas viagens… mas não tem dicas detalhadas sobre cada uma.

      Ainda tenho planos de fazer guias sobre cada destino… mas por enquanto tenho apenas esse, para ajudar aos marinheiros de primeira viagem.

      Espero que te ajude…. Qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui

      Responder
  14. Natali

    Oi Robson, muito legal seu blog!

    Li algumas coisas já e me fascinei pelas fotos.
    Por curiosidade, qual ou quais câmeras você utiliza?

    Sucesso sempre!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Nat, tudo bom?

      Que bom que gosta das fotos.. fico feliz em saber!! Eu já usei algumas câmeras diferentes.. segue a lista: Sony a350, Sony a77, Sony RX100 M3 e GoPRO 3 Black.

      Dá uma olhada no link Foto Viagem, que está na coluna direita do blog… eu falo mais sobre fotografia por lá e sobre os meus equipamentos

      Qualquer outra dúvida me dá um grito

      Responder
  15. Lucas Queiroz

    cara teu blog é nota mil, eu estou planejando um bom tempo em fazer um “mochilão”, pretendo ficar no máximo 15 dias pela Europa em 3 países, como italia( milão/florença) espanha (madrid) e inglaterra, com teu blog consegui tirar varias duvidas e principalmente sobre viajar por uma agencia de viagens ou por conta propria, e vi pelo teus exemplos que valeu a pena mais ir por conta, pois eu pretendo ir e fazer oque eu gostaria de fazer, sem ter que fazer algo como esses planos que geralmente dão com horarios etc, etc.. eu tenho muitas duvidas ainda e venho pesquisando e me achei mesmo quando encontrei seu blog, mais uma vez parabéns pelo trabalho!! tenho algumas perguntinhas…

    1- vc vez reserva de hotels etc, e lá na cidade por exemplo como vc se virava assim para ir de um lugar ao outro, pegava taxi? bus? trem eu vi que vc usava ele para se locomover de uma cidade pra outra, mas dentro da cidade estou com essa duvida.

    2- com quanto tempo de antecedência de viajem vc comprou as passagens de trem e as reservas de hotéis etc, e se tudo ocorreu bem, atendimento, atrasos, algum imprevisto, sempre é bom saber qual a reação deles e a sua para usar de exemplo.

    3- vc teve alguma dificuldade de locomoção, comunicação por lá?

    são essas algumas duvidas que me veio aqui agora, mas eu tenho muitas, e teu blog me incentivou muito mais para minha viagem que vai ser de lua de mel, se surgir mais duvidas eu irei perguntar hahaha, nada melhor tirar as duvidas com alguém que experiente no assunto que vivencia isso, parabéns irmão!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Lucas, tudo bom? Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar de uma viagem de um mês pela Europa e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Antes de mais nada deixa eu agradecer o comentário… que bom que curte o blog

      Agora vamos por partes…

      Sobre o transporte dentro das cidades… vai depender muito de uma cidade pra outro e também da hora que você vai sair…. Tipo… metrô lá fora é ótimo e vai te ajudar em muitas cidades… em algumas outras tem os trams… e ônibus, claro, que ajuda também.
      Se vou voltar tarde de algum lugar e o metro já fechou, aí eu pego taxi…. se der sorte e achar um wifi, ai tento pegar Uber….

      2 – sobre reservas… com uns 3 meses de antecedência eu já gosto de ter tudo reservado. Nessa última viagem deu tudo certo, só perdi um trem pois cheguei atrasado. Foi em Madrid… eu ia de taxi para a estação mas demorei para encontrar um livre, aí perdi o trem. Não teve o que fazer… comprei outra passagem… sorte que era para Toledo e não era cara.

      3 – locomoção e comunicação é bem de boa.. com inglês básico dá pra se virar…

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  16. Maria Esteves

    Caraaaaa! Que blog incrível! Você é a minha inspiração agora! Por favor faça mais vídeos
    Eu estou planejando meu mochilão pra Europa, mas meu sonho mesmo é ir pra Índia… Parabéns pelo seu trabalho!!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Maria!!! Ahhhhh.. que delícia ler o seu comentário!! Muito bom saber que estou inspirando cada vez mais pessoas a viajarem

      Fico feliz que gostou do blog… e Índia também é um sonho pra mim!!!! Espero realizar em breve!!!

      Muito obrigado pelo comentário!!! Fiquei muito feliz, de verdade!!

      Responder
  17. priscila freitas

    Oi robsonn…pretendo ir para europa em setembro com uma amiga,decidi meio q em cima, e estava vendo preço das passagens de ida e volta de cidades diferente o preço esta caro.
    Acha muito ruim para primeira viagem, ir e voltar pela mesma cidade?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Pri, tudo bom? Então, dá pra fazer isso sim… ir e voltar pela mesma cidade. Só veja como vai ficar o seu roteiro… tem que ver quando você vai gastar para voltar da sua última cidade até a primeira, para pegar o vôo de volta. Tem que ver se vai dar pra voltar de trem ou se volta de avião… o que for mais barato e mais rápido…

      Fazendo essa pesquisa você vai ver quando vai gastar a mais e se realmente vale a diferença.

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  18. Daniele Souza

    Boa noite Robson!
    Primeiramente quero parabeniza-lo pelo blog, estou amando e me tirou várias duvidas, estou planejando fazer essa viagem (São Pedro do Atacama/Salar do Uyuni e vice-versa) Seria o meu primeiro “mochilão” embora já tenha feito algumas viagens internacionais, só que com conforto! Gostaria de saber se tem alguma restrição nessa viagem, se é indicada para quem tem problemas respiratórios por causa da altitude ou tranquilo? É sossegado para ir sozinha e bem fora de forma? kkkkkkkkkkkkkkk

    Sucesso para ti!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Dani, tudo bom? Que legal que está programando essa viagem.. então… eu acredito que não tenha grandes problemas não, apenas se aclimate bem no começo. Faça os passeios mais tranquilos nos primeiros dias. Eu não sei exatamente como é a questão dos seus problemas respiratórios… Mas se você quiser fazer todos os passeios, como os trekking e o vulcão, talvez seria legal falar com seu médico ontem… dizer suas intenções e ver o que ele comenta.

      Conheço muuuitas meninas que já foram para lá sozinhas e foi bem tranquilo.

      O Atacama tem muuuuitos passeios, então não precisa se preocupar por estar fora de forma… tem passeios que não exigem esforço. Entre em contato com a Flavia, da FlaviaBia, flaviabiaexpediciones.com

      Tenho certeza que ela vai te receber super bem e montar um roteiro ótimo pra você

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
      1. Daniele Souza

        Robson, grata pelo retorno! rs
        Irei na segunda semana de outubro e ficarei 11 dias, incluindo Bolívia (Salar do Uyuni) Obrigada pelas dicas e já entrei em contato com a FlaviaBia, e falei que foi você que indicou (Espero que não tenha problemas rs) Sim, irei consultar o meu médico antes da viagem ,e não pretendo fazer os passeios trekking e o vulcão!!
        Muitíssimo obrigada! Pode deixar que eu grito sim…rs
        Abraço!

        Responder
        1. Robson Franzói

          Oi Dani, tudo bom? Pode dizer que foi indicação sim!! Tenho certeza que você vai amar os passeios com a Flávia! Curta muuuuuito!!!

          Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

          Responder