Dormindo no trem noturno

Bom, meu trem chegou na plataforma pontualmente. Para viajar nesse trem, mesmo tendo o passe de trem, é necessário fazer uma reserva. Existem algumas opções para você reservar, por exemplo: você pode reservar uma poltrona comum, onde vai viajar sentando toda a noite; pode reservar uma cama em uma cabine para 1, 2 ou 3 pessoas; ou tem as couchettes, que são camas em cabines para 4 ou 6 pessoas. Tem também a primeira classe, mas essa estava fora dos meus planos. A reserva que eu fiz foi para uma cama em uma cabine de 3 pessoas. Ela é mais cara que as couchettes, mas imaginei ter mais conforto, mesmo que na segunda classe.

Amsterdam Centraal

Quando eu cheguei na minha cabine eu levei um balde de água fria. Na verdade a cabine tem um triliche, exatamente igual as couchettes para 6 pessoas. É bem apertado e pra piorar um pouquinho a minha cama era a mais alta. Algumas pessoas tinham falado bem dessa cama mais alta, pois ali tem espaço pra você colocar sua mala e tal. Mas cara, era impossível eu erguer minha mala naquela altura. Bom, tentei socar meu mochilão embaixo da primeira cama, mas não entrou.. Ficou metade pra fora. E a mala de rodinha tive que colocar no canto, perto da janela. Bom, agora era torcer pra não chegar mais ninguém na cabine ou se chegar que não tenha muitas malas.

Eu perguntei para a comissária do trem se as outras camas estavam ocupadas. Ela disse que a mais baixa estava. E a do meio não, mas eu não poderia trocar pois alguém poderia comprar aquele lugar em alguma das paradas do trem. E a pessoa da cama mais baixa embarcaria em uma estação no meio da viagem. Tudo bem, vou me conformar com a cama mais alta. Entreguei meu passe e minha reserva para a comissária, sabia que ela me entregaria só no dia seguinte com o café da manhã.

Era hora de subir e testar minha cama. Primeiro susto: quando eu fui subir naquela escada assassina da cabine… Eu não sabia que ela era solta e no meio do caminho eu puxei ela pra cima e ela desprendeu da lateral…. cara, e eu teria despencado se a cabine não fosse tão apertada, mas eu só encostei na parede do outro lado e me empurrei pra frente novamente. Ufa… Cheguei no topo! Não era muito agradável não. Eu não conseguia ver a janela e o teto era muito baixo. Dava uma impressão de estar em uma capsula. Tomei logo um dramin pois eu tinha certeza que ali um enjôo seria certeiro.

Bom, sei que eu dormi e acordei só no outro dia. A luz do dia já começada a entrar na janela lá embaixo. Eu olhei meio que tentando abrir os olhos lá pra baixo e vi outras malas na cabine. A outra pessoa chegou durante a noite e eu nem vi. Pouco tempo depois chegou o café e eu tive que descer para pegar. Conheci o cara da primeira cama. Uma cara novo e bem alto. Não sei como ele coube naquela cama. Depois eu descobri que quase todos os alemães são altos. Nos apresentamos, falei que era do Brasil e ele de algum lugar da Alemanha que eu não consegui entender o nome.

Momento vergonha no trem: Quando a comissária pegou meu passe no dia anterior ela me ensinou a usar a chave na porta da cabine. Era uma chave diferente, e sempre que eu saísse da cabine eu deveria trancar a porta. E quando estiver lá dentro eu deveria deixar a chave pendurada na porta, para que outra pessoa quando sair pudesse entrar. Por dentro a porta sempre abre, mas por fora só com a chave. Ok, tudo entendido. O que eu não sabia era que eu teria que abrir a porta pro outro cara quando ele chegasse.

Não sei se foi por conta do dramin ou por estar muito cansado, mas eu desmaie na cama. E esse alemão falou que bateu muitas vezes na porta quando ele chegou, mas eu não acordei. Ele chamou a comissária, ela também bateu e eu dormindo. Aí ela pegou uma outra chave para abrir. Eles viram que eu estava dormindo e segundo palavras dele: You sleep like a baby. Certeza que eu fiquei vermelho quando ele falou isso. Meu.. Acho que o trem podia pegar fogo que eu ia continuar dormindo.

No fim das contas, dormir no trem na foi tão ruim assim. No meu próximo trem eu terei de encarar uma cabine com seis couchettes. Bom, o trem parou e finalmente eu estava em Munique. Céu estava azul e o frio estava de tricar os dentes, mas eu nem imaginava o domingo lindo que me esperava…

Melhor Seguro Viagem InternacionalBooking.com

About The Author

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Related posts

21 Comentários

  1. Bethânia

    Gente, como assim.. o trem é noturno, supõe-se que a pessoa vai dormir, mas tem que ficar abrindo a porta pros outros que chegam de madrugada? oO bom saber…

    Reply
  2. Vanderlei

    Já pesquisei muito sobre o trem noturno, foi o primeiro comentário que encontre, a cama deve ter menos de 1,8 mts. pelo informado, mas como podemos comprar via site um bilhete Venezia para NapoliW

    Reply
  3. Ulisses Gabry

    Eu fiz uma viagem noturna de Roma para Genebra, na cabine eram um triliche de um lado e um acento do outro. Viagem com um cara que não deu nem oi, mas também era mochileiro. A unica instrução foi de não dormir com a porta aberta, sempre deixar trancada, acho que por causa de assaltos. O resto fui descobrindo por conta própria, inclusive nem sabia que eu podia deixar nessas camas, foi engraçado, perguntei se eu podia deitar em alguma e a mulher olhou com cara estranha e disse algo como “você que sabe”.. kkkkkk

    Reply
  4. Camila

    Oi Robson!!
    Uma pergunta, sabes se se eu tiver comprado uma viagem única no rail europe, tem o número do vagão e assentos.
    Preciso fazer mais alguma reserva?
    Obrigada!

    Reply
  5. Lilian

    Olá Robson, vou fazer meu 1º primeira viagem a Europa do dia 01 a 15/11/14. Comprei minha passagem chegando em Amsterdã e voltando por Paris (era o trecho que achei em promoção). Agora estou em dúvida como faço o roteiro e o meio de transporte, pensei em usar o trem. Vi que na sua viagem comprou o Pass, será que vale a pena? Pensei em ficar em Amsterdã (3 dias), Londres (4 dias), Roma (4 dias), Paris (4 dias). Poderiam me ajudar? Estou adorando seu blog. Desde já agradeço. Abraço.

    Reply
  6. Nereu

    Oi Robson, mais uma vez, seu blog está sensacional. Parabéns. Bom estarei indo de Amsterdã para Munique no trem ncturno, e eu ví no Rail Europe que tem dois tipos cabines, os Couchettes e os Camarotes. Qual as diferenças entre os dois? Camarotes são assentos normais?

    Abraço.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Nereu.. tudo bom. Eu acho que camarote é o modelo que eu viajei. Na verdade existe a opção de cabine com 6 couchettes (dois triliches). E tinha o camarote, que seria uma opção mais confortável, já que tem apenas um triliche. O espaço para dormir era o mesmo e o tipo de triliche também. A cabine “camarote” em si era bem pequena, mas estava com um preço bom.

      Grande abraço!

      Reply
  7. Cassia Camargo

    Oi Robson, tudo bem? Estou buscando referencias e/ou comentários do trem noturno de Verona para Paris. Bem, perguntinhas: será que você conhece alguém que fez este trajeto e conhece como são os trens? E, você teve alguma experiência com cabine individual, uma cama somente? Agradeço se puder comentar. Abraços, Cassia

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Cassia, tudo bom e você? Desculpa a demora pra responder.. tenho uma viagem para a Ásia chegando e estou na correria.

      Bom, dei uma pesquisada aqui e descobri que existe um trem noturno sim…. vou te passar o link, veja se abre:
      http://pt.eurail.com/sdeurailpass/dhafas/bin/query.exe/en?L=vs_er&seqnr=6&ident=6t.095091.1426245381&application=PRINTVIEW&showDetail=yes&printConnectionId=C4-1&

      O trem sai de Verona às 20h50 e chega em Paris às 9h30 do dia seguinte. Parece ser uma boa opção. Use a ferramenta de busca na tabela de horários no site da Eurail para ver se esse trem está disponível no dia da sua viagem, pelo que eu vi ele não é todos os dias.

      Eu nunca viajei em cabine individual, mas ja peguei um tipo “camarote”, que diferente das cabinas com 6 camas (as couchettes), esse tinha 3 camas. Achei o espaço apertado da mesma forma, mas por ter 3 pessoas a menos eu achei ok. O valor também está muito bom na época…

      Espero ter ajudado, abraços!!!

      Reply
  8. João Freitas

    Olá, Robson! Olha, faz um bom tempo que não dou tatas gargalhadas como fiz ao ler sua descrição da viagem de trem noturno. Muito divertido. Estou organizando uma viagem de cerca de 45 dias pela Europa, um grupo de 20 pessoas. A idéia inicial era seguir de trem na maioria dos trechos, e estamos pensando em trem noturno entre Lisboa e Madrid; e entre Barcelona e Paris. Mas tenho visto relatos que me deixam meio em dúvida se devemos fazer isso ou não. Ainda que tenha alguns senão, ainda estou achando que valeria a pena pela experiência. O que você me diz? Sua opinião pode me ajudar a decidir junto com o grupo. Agradeço desde já!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi João, tudo bom? Grupo grande que você vai hein.. eu acho que vale a pena sim… e com tanta gente assim, vai ser ainda mais divertido. Vale até pela experiência!!

      Ahhh, como é bastante gente, é melhor comprar seus tickets com antecedência, para garantir a passagem de todos. Eu sou parceiro da RailEurope, sempre compro meus tickets com eles… Se você comprar lá vai ajudar o blog sem gastar nada a mais com isso.. Usa esse link para acessar o site deles:

      https://click.linksynergy.com/fs-bin/click?id=PRSiR6DlX5I&offerid=528402.4&type=3&subid=0

      Qualquer dúvida é só dar um grito

      Reply
  9. Nereu Maidana

    Por favor me ajuda. estarei viajando para Tunísia a trabalho com equipe esportiva. Na volta meu voo para em Frankfurt dia 01/09/2015 e só sairei para o Brasil dia 09/09/2015. São sei falar Inglês e pretendo conhecer o máximo de lugares e países nestes dias. Sempre usando os trens noturnos. tens como me auxiliar na melhor rota de lugares (países) considerando a economicidade?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Nereu, tudo bom? Você já tem uma ideia de quais lugares pretende visitar? Você vai chegar me Frankfurt, então acho que vai ter que decidir se pretender ir para o Sul ou para o norte… não da pra ver muuuuuuita coisa, já que seu tempo é um pouco restrito.. o ideal é escolher uma direção e separar algumas cidades… Tente mortar uma rota básica e me manda aqui, assim posso dar uns palpites…

      Um grande abraço, qualquer coisa é só dar um grito!

      Reply
  10. Thaís Rezende

    Boa noite! Estou planejando viajar de Paris para Barcelona em um trem noturno. Na RailEurope, selecionei a tarifa “melhor segunda classe”. Na descrição da cabine, diz que possui de 4 a 6 camas. Minha dúvida é: nessa opção eu tenho o direito a uma cama sem pagar a mais por isso? Ou para ter a cama preciso efetuar uma reserva da mesma mediante pagamento adicional? Muito obrigada!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Thaís, tudo bom? Então, se você tiver um passe de trem, aí você precisa fazer uma reserva. Caso esteja comprando diretamente a passagem, sem utilizar o passe… aí a reserva já está inclusa

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito

      Reply
  11. Erica

    Oi Robson, tudo bom?
    Cara, to com um dilema aqui, espero que você possa me ajudar. Em dezembro, eu e mais 4 primas vamos curtir uns diazinhos na Europa. Só que o tempo vai ser valioso, então não queremos desperdiçar um segundo. A questão é queremos muito pelo menos fazer uma viagem de trem durante o dia para aproveitar a paisagem, e por hora decidimos que este trecho será Berlim – Munique.
    Mas os demais trechos, Amsterdã – Berlim e Munique – Paris, queremos que sejam trens noturnos.
    Eu já visitei dezenas de blogs e eles falam sobre trens noturnos, sobre poltronas reclináveis, sobre um monte de coisa, mas cara, nao to achando. Especialmente no site da Rail Europe que vi que é o mais indicado, eu não acho nenhuma opção de escolher meu tipo de trem ou de acomodação. Vc pode me ajudar?
    Obrigada!!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Erica, tudo bom e você?

      Então, tá certíssima! Tem que aproveitar cada segundo mesmo! Sobre os trens… quando você vai buscar no site da Eurail, por exemplo, tente marcar a sua saída a noite e veja se aparece algo… Agora o que pode ser também é não existir um trem noturno entre os trechos que você quer comprar.

      Se quiser me passar certinho as datas e os trechos, eu posso dar uma olhada pra você e te ajudo

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
  12. Gisele

    Oi Robson, obrigada pelas informações. Quero fazer viagens de trem que tem trechos longos e estamos optando por dormir no trem. Meu marido é muito alto (1,98). Você acha que seria muito desconfortável para ele? Também ainda vou pesquisar se o Eurail Global Pass abrange passes noturnos. Além disso, preciso descobrir como comprar uma passagem sem troca de trem no meio da noite. Qualquer dica…Aguardo.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Gi, tudo bom? Então, trem noturno não é super confortável… mas as vezes vale o esforço. No caso dele, vai ficar um pouco mais apertado, mas eu acho que dá sim…

      Sobre essa troca de trem, só pesquisando o trecho mesmo… se não tiver solução, aí eu pensaria em ir de avião talvez…

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
  13. Beth

    Ola…estaremos viajando pra Europa em Marco/19, e fiquei com uma duvida….vamos comprar passagens de Milao para Munique no trem da noite…e tem cabines com 4 beliches que eu..ja que seremos em 4..eu..esposo e meus dois filhos? uma especie de vabine mista..porque vi algo que separam as mulheres…socorro EU so falo portugues…E nao queria me separar do marido e filhos..outra duvida…vamos levar 04 bikes em mala bike…ou montadas…sera que vai neste trem? tenho que pagar alguma tarifa extra

    obrigadaaa

    Beth

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Beth!! Tudo bem? Olha, eu acho que vocês vão conseguir ficar na mesma cabine sim… eu já vi famílias dividindo cabines, é tranquilo. Você confirmou alguma informação assim na hora de fechar o ticket!?

      Sobre a bike, normalmente dá sim.. eu só não sei como vai ser para levar dentro da cabine, pois elas geralmente são bem pequenas. Não sei o volume que é mala da bike… ou você vai ter que deixar em um lugar especifico que eles vão indicar… mas taxa extra eu nunca vi cobrarem não.

      Se precisar de ajuda me dá um grito aqui

      Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *