Descubra a Gruta Lago Azul, em Bonito

Considerada como um dos principais pontos turísticos de Bonito, a Gruta Lago Azul é um passeio que impressiona e fascina por sua beleza.

A visita à Gruta Lago Azul foi literalmente a primeira coisa que fiz em Bonito. Depois do café da manhã no hotel, eu já recebi o carro que utilizei para me locomover na cidade e também para chegar em todos os passeios – sim, dessa vez eu estava motorizado e essa foi a minha primeira vez com um carro alugado.

Mais pra frente vou comentar com vocês como foi viajar com um carro alugado e fazer os passeios em Bonito dessa forma – já adianto que foi uma aventura, ainda mais por estar sozinho, mas foi uma liberdade apaixonante!

Bom, logo que peguei o carro, recebi um mapa e as primeiras instruções sobre como chegar nos lugares e me locomover na cidade. Fiquei um pouco apreensivo no início, já que estava sem GPS e nenhum sinal de 3G – a Vivo não funciona lá e o esquema foi seguir com o mapa de papel mesmo.

Não demorei muito para me acostumar com o carro e ver que tudo em Bonito é extremamente bem sinalizado – é muito difícil se perder… eu consegui me virar super bem!

Visitando a Gruta Lago Azul

A Gruta Lago Azul está localizada a mais ou menos 20 km do centro de Bonito. Eu estava bem ansioso para fazer esse passeio, pois visitei grutas semelhantes na Chapada Diamantina.

Veja aqui como é o Poço Azul, na Chapada Diamantina

Assim como todas as atrações de Bonito, esse passeio também é muito organizado. Para fazer a visita você precisa agendar com antecedência e chegar lá na hora marcada – se não fizer isso pode correr o risco de ficar sem a visita!

Gruta Lago Azul - Bonito - Informações

Eles são bem rígidos no controle de pessoas que entram na gruta, por uma questão de preservação mesmo. Todas as minhas reservas foram feitas pelo pessoal da Venturas.

Cheguei lá no horário marcado e assim que o grupo se formou, um guia local deu as primeiras instruções e nos passou o equipamento de segurança – para visitar a gruta é obrigatório o uso de touca e capacete.

Começamos com uma caminhada pela mata até chegar na descida que leva ao famoso Lago Azulo que foi super tranquilo! A descida é longa, o que pesa mais, obviamente, no retorno…. mas não é nada que não dê pra encarar.

Gruta Lago Azul, Bonito - MS

Como tinha chovido, os degraus estavam molhados e era preciso um pouco de atenção para não escorregar. Não existe corrimão rígido, porém tem um cabo para dar apoio e o guia sempre ressaltava a importância de utilizá-lo.

Gruta Lago Azul, Bonito - MS
Gruta Lago Azul, Bonito - MS

Durante a descida, o tamanho da gruta já começa a impressionar. São 300 degraus até chegar no ponto onde o ápice da beleza se revela…

Gruta Lago Azul, Bonito - MS

Mais uma vez eu tive o privilégio de ver de perto uma obra incrível da natureza. A cor do lago é algo que realmente impressiona. Tirei algumas fotos e passei todo o restante do tempo admirando o lugar e fazendo meus olhos tentarem entender a profundidade do lago.

O azul intenso e cristalino da água revela as pedras que existem no fundo, porém é bem difícil dimensionar o que estamos vendo com a realidade lá de dentro.

Gruta Lago Azul, Bonito - MS

Como a gruta é escura, é importante configurar bem sua câmera (ajustando ISO ou tempo de exposição) para conseguir boas fotos. Agora, tentar um retrato na frente do lago não é tarefa fácil. Vale a pena tirar um ou dois e depois curtir o passeio.

Eu vi gente lá que passou o tempo todo tentando tirar fotos próprias e ainda se frustrando com o resultado – realmente não é fácil tirar fotos com pouca luz, mas também não pode deixar de aproveitar o lugar só por conta disso, né!?!

Gruta Lago Azul, Bonito - MS

Curiosidades sobre a Gruta Lago Azul, em Bonito

Além da sua beleza que contagia, a Gruta Lago Azul traz algumas curiosidades que fazem dela um lugar ainda mais especial.

Lá eu fiquei sabendo que desde 1978 a Gruta foi declarada como Monumento Natural pelo IPHAN, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

O controle de acesso à gruta é extremamente rigoroso, sendo que cada grupo se limita a no máximo 15 pessoas (por isso a importância de reservar o passeio com antecedência).

Até hoje não se sabe exatamente qual a profundidade do Lago Azul, mas sabe-se que vai além dos 87 metros – ponto máximo que já alcançaram.

No fundo do lago já foram encontrados fósseis de animais pré-históricos, dentre eles uma preguiça gigante e um tigre-de-dente-de-sabre – fósseis esses que ainda se preservam lá no fundo.

Gruta Lago Azul, Bonito - MS

Informações gerais sobre o passeio

Para quem vai fazer esse passeio as dicas são básicas:

 Use roupas leves e tênis confortável (chinelos não são permitidos);

Lembre de levar repelente, no trecho pela mata os mosquitos costumam atacar!!

No local, antes de descer para a gruta, você encontra uma lanchonete e banheiros à disposição.

Separe cerca de 2 horas para esse passeio, não é muito demorado. Uma ótima alternativa é agendar também a visita à Gruta São Miguel, que fica bem próxima.

Quanto custa?

Os valores dos passeios em Bonito são tabelados, então você vai sempre encontrar o mesmo valor em qualquer agência. Esses valores costumam mudar entre a alta e a baixa temporada.

Na alta temporada gira em torno de R$ 75,00 por pessoa e na baixa cerca de R$ 50,00.

Como chegar na Gruta Lago Azul | Mapa

Como comentei, a Gruta Lago Azul está localizada a mais ou menos 20 km do centro de Bonito – contado normalmente da praça principal.

O caminho até lá é tranquilo, apesar de um trecho estar em obras e o restante ser em estrada de terra. Eu fui logo após chover e peguei um pouco de lama no caminho, mas deu pra encarar numa boa com um Fiat Uno.

Eu recomendo que você saia de Bonito com pelo menos 1 hora de antecedência do horário que você marcou a sua visita. Saindo da cidade pela rua principal, você vai chegar em uma espécie de rotatória. Nela você vai pegar a saída da esquerda!

Siga em frente e fique atendo a sinalização. As placas vão indicar a Gruta Lago Azul e também a Gruta São Miguel. Você deverá virar a esquerda em exatamente no ponto onde existe um árvore grande no meio da rua – é bem fácil identificar.

Como chegar na Gruta Lago Azul - Bonito
Nesse ponto você vai entrar à esquerda | Foto Google Maps

Seguindo pela estrada você vai passar pela entrada da fazenda onde fica a Gruta de São Miguel. A entrada da Gruta Lago Azul fica um pouco mais adiante. No mapa abaixo você pode ver o percurso com mais facilidade.

Você também pode acessar o mapa nesse link: Mapa da Gruta Lago Azul.

Sua viagem organizada para Bonito

Como já falei antes, minha viagem para Bonito foi organizada pela Venturas, uma agência que oferece pacotes e expedições dentro do Brasil e também para destinos internacionais.

Hoje, a Venturas é parceira do blog e se você quiser uma agência para organizar sua viagem, eles podem te ajudar! E ainda tem um desconto por ser leitor aqui do blog. Entre em contato com eles e comente que você conhece o Robson, do blog Um Viajante. Tenho certeza que sua experiência vai ser incrível!

Acesse o site e encontre em contato com a Venturas!

Não deixe pra última hora, como eu falei, é bem importante fechar seus passeios com antecedência!

Hospedagem em Bonito

Se você está procurando um bom hotel em Bonito, minha sugestão é dar uma olhada no Booking.com, um dos sistemas de reservas mais confiáveis do mundo!

Além de reservar sua hospedagem com segurança, no Booking você encontra promoções e os melhores preços. Lembrando que ao fazer sua reserva pelos links do blog, você me ajuda sem gastar nada a mais com isso.

Veja aqui as melhores opções de hospedagem em Bonito

Espero que tenha curtido esse post e continue acompanhando a viagem por Bonito. Se já visitou a Gruta Lago Azul ou se tiver alguma dúvida, fique à vontade para deixar um comentário aqui no post. Valeuuu!!

Robson viajou para Bonito em nome da SBA!Descubra Bonito com a Venturas!Reserve seu hotel em Bonito no Booking.com

About The Author

Robson Franzói é um curitibano de 29 anos, formado em design e obcecado por descobrir coisas novas. Em 2012 decidiu correr atrás dos seus sonhos e no seu primeiro mochilão descobriu sua grande paixão: viajar! Amante também da fotografia, o garoto criou esse blog para compartilhar suas histórias, aventuras e clicks pelo mundo. Suas fotos já estão ficando conhecidas, aproveite e acompanhe o Instragram @blogumviajante

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *