Conheça o Buraco das Araras, um passeio saindo de Bonito

Perfeita para encaixar no dia da Flutuação do Rio da Prata, saindo de Bonito, a visita ao Buraco das Araras é um passeio que reserva boas surpresas. Além da possibilidade de ver de perto lindas araras e outras espécies de animais, o local em si chama a atenção por suas características particulares.

Depois de realizar a Flutuação no Rio da Prata e almoçar lá mesmo na reserva ecológica, um ótimo atrativo para você incluir em seu roteiro de Bonito é o Buraco das Araras, também localizado em Jardim.

Buraco das Araras, Jardim - Bonito MS

Como comentei no post anterior, o município de Jardim está localizado a cerca de 50 km de Bonito, isso pela estrada nova. Caso você tenha que desviar o caminho por Guia Lopes, como foi o meu caso, a viagem vai passar dos 100km.

Tamanha distância, o ideal é aproveitar tudo que a região oferece. Por isso, casar os dois passeios é uma ótima alternativa 😉

Leita também: Como é a Flutuação no Rio da Prata

Assim com os demais passeios na região de Bonito, o Buraco das Araras também pede a reserva antecipada com uma agência – quem cuidou disso pra mim foi a Venturas, que organiza pacotes dentro e fora do Brasil.

Buraco das Araras, Jardim - Bonito MS

Acabei chegando no Buraco das Araras um pouco antes do horário marcado, quando os guias ainda não estavam por lá. Como esse é um passeio que só pode ser feito com guia, precisei esperar. Mas também não tenho do que reclamar, o pessoal do atrativo armou umas redes e eu tirei um cochilo que veio muito a calhar – depois de nadar e almoçar, era tudo que eu tava pedindo a Deus.

Como é o passeio no Buraco das Araras

Quando chegou o horário combinado, o guia local reuniu o grupo e começamos a caminhada pela trilha – por ter várias características particulares e espécies de animais, ter um guia local torna o passeio ainda mais especial.

Pelo caminho, ele comentava sobre a vegetação, sobre os animais que vivem ali e também sobre as araras, as grandes estrelas do lugar – segundo ele, ali vivem cerca de 50 casais de araras, porém algumas só aparecem em períodos de reprodução.

No Buraco das Araras eles não alimentam, prendem ou fazem qualquer tipo de coisa que interfira no ecossistema do local. As araras vivem livres e soltas, seguindo seu próprio instinto para se abrigar, comer e se reproduzir.

Buraco das Araras, Jardim - Bonito MS

O percurso total do passeio é de cerca de 900 metros, com duas paradas para observação – a caminhada é super leve e tranquila.

Em cada parada de observação existem um deck bem estruturado que nos permite ter uma ótima visão do tal ‘buraco’ – que na verdade é uma dolina.

Com 124 metros de profundidade e 160 metros de diâmetro, a dolina impressiona – logo que cheguei no primeiro ponto de observação fui surpreendido com a beleza do lugar. É uma formação realmente curiosa e impactante.

Buraco das Araras, Jardim - Bonito MS
Buraco das Araras, Jardim - Bonito MS

Foi preciso esperar um pouco, mas não demorou até que a primeira arara desse o ar da graça. Com toda sua majestade, ela pegou todos de surpresa ao dar um rasante bem na nossa frente – eu, distraído, quase perdi a cena… quando vi não deu tempo nem de pegar a câmera … só sei que foi lindo.

Buraco das Araras, Jardim - Bonito MS

Continuamos esperando algum tempo e logo conseguimos avistar outras araras, um pouco mais distantes. Tudo é uma questão de sorte e paciência, o que torna cada passeio uma experiência única.

As lendas sobre o Buraco das Araras

Enquanto admirávamos a imensidão do lugar, nosso guia nos dava informações ainda mais curiosas sobre o tal Buraco das Araras.

Não dá pra chegar ali e não se perguntar: como é que cacildas esse lugar se formou?? Que buraco é esse e o que tem lá no fundo?

Pois bem, lendas sobre o buraco não faltam! Têm até os que dizem que ele se formou com a queda de um meteoro… da paixão?! Talvez... Bom, segundo estudos, a verdade é que a formação do buraco foi natural e se deu por conta de infiltrações ao longo do tempo: algumas centenas de milhares de anos, no caso. Lembrou das infiltrações que tem em casa? Pois é, cuida delas!!

Buraco das Araras: a maior dolina da América do Sul

Buraco das Araras, Jardim - Bonito MS

Outros boatos que rondam o Buraco das Araras é que o local, antigamente, era muito utilizado para ‘desovar’ tudo o que não era para ser encontrado – incluindo corpos, carros e sabe-se lá mais o que.

Segundo o guia, muitas ossadas antigas já foram encontradas lá no fundo – confesso que não é algo de se duvidar.

Porém, hoje o lugar faz parte de uma RPPN, Reserva Particular do Patrimônio Natural, ou seja, é uma área natural protegida, prevista na legislação federal brasileira.

E o que tem lá no fundo então?

Buraco das Araras, Jardim - Bonito MS

O que dizem ter lá embaixo é um casal de jacarés do papo amarelo, algumas sucuris, entre outras espécies de animais. Talvez você tenha sorte de ver algum deles, mas parece ser bem difícil de avistar os animais.

A revoada das araras

Um dos fenômenos que pode tornar seu passeio ainda mais especial é a revoada das araras. Muito mais comum, e também bonito, no período de reprodução, no mês de julho.

Buraco das Araras, Jardim - Bonito MS

Nesse mês, é muito normal que o número de araras no local seja bem maior – e é aí que as revoadas se tornam grandes espetáculos.

De início eu imaginava que essas revoadas eram para espantar alguns predadores ou mesmo parte do acasalamento, mas conversando com alguns biólogos que conheço, descobri que não é nada disso!

As araras não são animas de ‘espantar’ predadores. Essas revoadas, na verdade, acontecem quando elas saem juntas em busca de alimento. O cortejo das araras também não envolve danças ou exibições, como acontece com muitas aves. No caso delas, é mais um cafuné, um carinho, uma troca de alimentos… ou seja, sério, eu sou muito uma arara! 😀 

Infelizmente eu não tive o privilégio de presenciar as revoadas, mas deixo aqui a dica!

Vale a pena visitar o Buraco das Araras?

Simm!!! Com certeza! Faça a visita sim, principalmente se você fizer a Flutuação no Rio da Prata, que é pertinho.

Buraco das Araras, Jardim - Bonito MS

É claro que ver as araras vai depender um pouco da sorte, mas, de qualquer forma, é um passeio muito bacana!

Informações sobre o Buraco das Araras

Tempo de Passeio

O passeio do Buraco das Araras é rápido! O percurso da trilha, incluindo as pausas para observação, não passa muito de 40 minutos. Pode reservar 1 hora, assim você aproveita pra conhecer a lojinha do atrativo, tomar um sorvete e descansar antes de cair na estrada de novo.

Melhor época para fazer o passeio

Bom, como eu comentei, julho seria um mês muito legal por conta das revoadas. Acredito que final de junho, agosto, setembro, também são meses de movimento de araras.

Mas no geral esse é um passeio que pode ser feito o ano inteiro. Eu fui em janeiro!

Dicas para o passeio no Buraco das Araras

Para quem vai fazer esse passeio, as dicas são super tranquilas:

Vá com uma roupa leve e fresquinha para fazer a trilha;

Usar um boné ou chapéu é uma boa para proteger do sol;

Se quiser fotografar as aves, uma lente com bom zoom é ideal;

Protetor solar, repelente, água e óculos de sol, também são recomendados.

Buraco das Araras: valor

Os preços dos passeios em Bonito são tabelados, então você vai sempre encontrar o mesmo valor em qualquer agência, mudando apenas entre a alta e a baixa temporada.

Visitar o Buraco das Araras custa na faixa de R$ 68,00, variando conforme a data da sua viagem. Crianças de até 7 anos não pagam e de até 12 anos tem um desconto.

Você também pode ver as opções para observação de aves, que é para quem quer passar o dia no local.

Como chegar no Buraco das Araras, em Jardim, saindo de Bonito

Como comentei, o trajeto comum até o atrativo tem cerca de 50 km. Caso você tenha que pegar o desvio por Guia Lopes, como eu tive, o trecho sobe para 100 km.

De qualquer maneira não é um caminho complicado. Veja no mapa as duas rotas:

Você também pode acessar o mapa no link: Mapa como chegar no Buraco das Araras.

Hotéis em Bonito, reserve sua hospedagem!

Procurando hospedagem em Bonito? Minha sugestão é dar uma olhada no Booking.com, um dos sistemas de reservas mais confiáveis do mundo e que também é parceiro aqui do blog.

No Booking, além de encontrar hotéis com os melhores preços e promoções, você garante sua estadia com total segurança. Sempre que puder, faça suas reservas pelos links aqui do blog, assim você garante sua hospedagem e ainda me ajuda, sem gastar nada a mais com isso.

Veja aqui as melhores opções de hospedagem em Bonito

Passeios em Bonito: qual agência escolher?

Se você quer uma agência para organizar sua viagem e fechar um pacote completo, minha indicação é a Venturas, que oferece pacotes e expedições dentro e também para fora do Brasil. A Venturas é parceira do blog e está me levando para conhecer destinos incríveis! 

E foi através da Venturas que eu fiz os passeios em Bonito com a BIG TOUR, uma agência local de super confiança.

Contato direto com a BIG TOUR para fechar seus passeios em Bonito

Pra você que quer falar diretamente com uma agência local para fechar seus passeios em Bonito, vou deixar aqui um formulário de contato. Pode ter certeza que sua experiência com eles será incrível.

[wpforms id="42442"]

Acesse aqui o site oficial da Big Tour

Não se esqueça que é muito importante programar sua viagem para Bonito com antecedência. Os passeios por lá costumam esgotar em alta temporada, finais de semana e feriados. Não dê bobeira de deixar pra última hora!

Tudo sobre Bonito MS

Quer acompanhar tudo que já rolou sobre Bonito aqui no blog para montar o seu roteiro, confere aqui:

Veja aqui tudo sobre a viagem de Bonito

Espero que tenha curtido esse post e continue acompanhando a viagem por Bonito. Se você já conhece o Buraco das Araras, deixe um comentário aqui no post contando o que achou. Se tiver qualquer dúvida pode me escrever também! Um beijo, um abraço, até mais, valeuuu!

Robson viajou para Bonito em nome da SBA!Descubra Bonito com a Venturas!Reserve seu hotel em Bonito no Booking.com

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *