Onde ficar em Gramado: melhores hotéis, bairros e localizações

Planejando um roteiro de viagem para a Serra Gaúcha? Pesquisar e definir onde ficar em Gramado é um dos pontos iniciais, se não o mais importante, para você acertar o roteiro e viver a melhor experiência na viagem. Confira neste post uma lista com os hotéis selecionados e as melhores localizações para você se hospedar.

Normalmente, quando inicio o planejamento de uma viagem, primeiro considero os lugares que pretendo visitar, para depois definir onde ficar no destino. No caso da Serra Gaúcha, escolher primeiro onde ficar em Gramado pode mudar totalmente sua experiência de viagem e a forma como irá organizar o seu roteiro.

Ao analisar as possibilidades de onde ficar em Gramado, por esse não ser um destino tão grande e boa parte das atrações não serem tão distantes, escolher a localização da sua hospedagem logo no início pode ser a melhor sacada para o seu roteiro de viagem.

Onde Ficar em Gramado - RS: Hotéis Selecionados

Gramado, que está localizada a apenas 115 km de Porto Alegre, é atualmente um dos destinos de inverno mais famosos no Brasil. A cidade vem buscando investir cada vez mais em experiências e atrações únicas para os viajantes. Mesmo não sendo tão grande, acredite, sua programação na cidade pode ser bem intensa e, por isso, organizar um roteiro antes de definir quantos dias ficar por lá é também muito importante. 

Encravada na Serra Gaúcha, Gramado é cercada por belos rios, lagos e parques lindíssimos que podem entrar no seu roteiro. Além disso, vale destacar, o destino conta com vários museus, parques temáticos, restaurantes, shows especiais e, como você já deve saber, inúmeras lojas de chocolates que são uma perdição. Quem consegue uma viagem mais flexível e tem tempo para caminhar pelo centrinho poderá, sem dúvidas, descobrir os lugares lindos e instagramáveis de Gramado

O calendário da cidade é repleto de atrações ao longo do ano e Gramado se transforma completamente em alguns períodos. Durante o Natal Luz, por exemplo, shows especiais e a decoração natalina encantam as ruas da cidade. Já na Páscoa, outra data super especial em Gramado, o mundo dos coelhos e chocolates especiais se espalha por todos os lados.

Salve no Pinterest para guardar esse post

Onde Ficar em Gramado - RS: Melhor Lugar para Ficar
Onde Ficar em Gramado - RS: Os melhores hotéis

E se você pensa que o charme de Gramado é apenas no inverno, pode ficar tranquilo pois no verão os vários atrativos ao ar livre, além das festas temáticas, fazem qualquer época de viagem valer a pena. Agora, para que o seu roteiro seja certeiro, vamos definir a melhor localização e hotel para sua estadia.

Qual a melhor localização para ficar em Gramado

Definir onde ficar em Gramado, como falei no início, pode transformar a forma como você vai aproveitar esse destino. Mas aqui, antes de iniciar a lista de hotéis e localizações, é importante levantar mais um ponto fundamental: como será a sua locomoção em Gramado.

Como esse é um destino super tranquilo de chegar de carro, além de não ficar tão longe de Porto Alegre, muitos viajantes fazem a viagem de carro até porque a estrada até Gramado é linda! Alguns vão com carro próprio e outros, muitas vezes, alugam o carro em Porto Alegre para fazer toda a viagem.

Qual a melhor localização para ficar em Gramado
Centro de Gramado

Quem decide viajar para Gramado de carro ganha, sim, alguns privilégios e uma boa autonomia para explorar a região. E aqui entra um dos pontos positivos de ir de carro: tendo essa facilidade de deslocamento, você pode optar por hotéis ou pousadas mais distantes do centro da cidade.

Eu já tive a oportunidade de viajar para Gramado com um carro alugado e digo que foi uma ótima forma de aproveitar o destino. Para quem gosta de dirigir e de ter essa autonomia em uma viagem, considerar ir de carro ou alugar um veículo é uma ótima jogada.

Se você não for viajar de carro próprio e decidir alugar um carro em Gramado, ou em Porto Alegre, recomendo sempre o site da RentCars. Além de ser parceiro da empresa, eu realmente indico por confiar na segurança da reserva e na facilidade de encontrar os melhores preços. Vale destacar que ao fazer a sua reserva através desse link, você vai dar uma força para o meu trabalho no blog sem gastar nada a mais com isso

Se dirigir não estiver nos seus planos dessa viagem, escolher a melhor localização e o hotel certo em Gramado é ainda mais importante para você. 

Onde ficar em Gramado: a melhor localização para se hospedar

A escolha de onde se hospedar e a melhor localização para ficar em Gramado vai depender, acima de tudo, do seu meio de transporte na viagem. Como comentei antes, quem viaja de carro próprio ou pretende alugar um veículo, tem mais flexibilidade de optar por hotéis mais afastados do centrinho da cidade. No caso dos viajantes que não estiverem de carro na viagem, a melhor sugestão é ficar o mais próximo do centro possível.

Onde ficar em Gramado: a melhor localização para se hospedar

Vale destacar que Gramado dispõe de uma boa variedade de hotéis e consegue atender, de forma democrática, estilos e orçamentos de viagem da maioria dos viajantes.

Agora, para ajudar na sua programação de viagem para Gramado e deixar o conteúdo do post bem organizado, dividi os hotéis em algumas categorias: os hotéis no Centro, nos arredores da região central e, por fim, os hotéis mais afastados. 

Por ser uma questão bem comum entre os viajantes que visitam essa região da Serra Gaúcha, vou comentar também sobre a diferença entre ficar hospedado em Gramado e Canela. Utilize o menu abaixo para navegar pelo conteúdo do post e ir direto ao ponto de interesse:

Hotéis no Centro de Gramado: melhores opções de hospedagem

Como comentei, optar por um hotel no Centro de Gramado é, com certeza, a melhor alternativa para quem vai viajar sem carro ou simplesmente gosta da liberdade de sair do hotel para bater perna sem utilizar um meio de transporte.

Para você que vai fazer a viagem pela primeira vez, a principal referência no centro é a Avenida Borges de Medeiros, exatamente na região onde estão concentrados os principais atrativos e área comercial.

Onde Ficar em Gramado: melhores hotéis selecionados

Se você optar por um hotel nessa região do Centro de Gramado, saiba que atrativos como a Rua Coberta, o Palácio dos Festivais, a Igreja Matriz e o Largo da Borges estão a poucos passos de distância. Vale ainda destacar as inúmeras opções de restaurantes presentes na região e, claro, as deliciosas lojas de chocolates.

Falando nisso, tanto na Páscoa quanto no Natal essa região se transforma e entra num clima contagiante. Mais um ponto positivo para quem opta por hotéis no Centro de Gramado. Confira as opções de hotéis selecionados:

Hotel Casa da Montanha

Localizado a penas 2 quarteirões da Rua Coberta e do Palácio dos Festivais, o Hotel Casa da Montanha oferece acomodações com vista para florestas e paisagens campestres da região. Com ainda com uma piscina ao ar livre e uma sauna, onde você pode relaxar após um dia de passeio.

Você pode saborear pratos da culinária local no restaurante La Caceria e relaxar com uma bebida em frente à lareira aconchegante do lounge. Para quem estiver de carro, há um estacionamento gratuito no local.


Modevie Boutique Hotel

O Modevie Gramado está localizado a apenas 50 m da badalada Rua Coberta e do Palácio dos Festivais. Com uma decoração moderna, o hotel oferece Wi-Fi gratuito, serviço de quarto e recepção 24 horas.

Todos os quartos dispõe de ar-condicionado, TV e banheiro privativo com piso aquecido de azulejo, aquecedor de toalhas e amenidades de banho gratuitas.


Hotel Cercano 

Localizado a 100m da Rua Coberta e 300m da Igreja de São Pedro, o Hotel Cercano oferece buffet de café da manhã de cortesia servido diariamente. Vale destacar ainda que o espaço dispõe de academia e restaurante no local.

Todas as acomodações têm banheiro privativo. Para sua comodidade, amenidades de banho gratuitas e secador de cabelo são fornecidos.


Prodigy Gramado 

O Prodigy Hotel Gramado está localizado a 200 metros da Igreja de São Pedro e a poucos metros da famosa Rua Borges de Medeiros. Você pode desfrutar de refeições no restaurante e relaxar com uma bebida no bar da casa. Dispõe de piscina ao ar livre, recepção 24 horas, estacionamento fechado e serviço de quarto.


Onde ficar próximo ao centro Gramado

Pra quem não vai ficar exatamente no centro, Gramado conta bom ótimas opções de hospedagem próximas à região central. A região mais alta da Avenida Borges de Medeiros, por exemplo, pode ser uma ótima pedida de hospedagem tanto para o viajante que está a pé quanto de carro. Eu sou suspeito para falar, pois gostei muito desse cantinho da cidade.

Essa área linda de Gramado, que é relativamente próxima ao Centro, dará fácil acesso a pontos como a Praça das Etnias, ao Lago Joaquina Rita Bier, a Rodoviária de Gramado e, também, a atrativos super famosos, como o Mini Mundo

Vale lembrar que nessa região, para quem viaja no período do Natal, o Show do Lago acontece bem pertinho dali – no Lago Joaquina Rita Bier. Confira as opções de hotéis selecionados:

Hotel Laghetto Allegro Pedras Altas

O Laghetto Pedras Altas fica a 550 m do parque temático Mini Mundo e a 700 m da igreja de São Pedro. Cada quarto oferece ar-condicionado, TV a cabo, frigobar, cofre e banheiro privativo. Você pode desfrutar de uma variedade de frutas, pães, bolos e frios, bem como uma seleção de bebidas quentes e frias.


Wish Serrano

Localizado a 200 metros da estação rodoviária da cidade, o Wish Serrano oferece um bar, estacionamento privativo, jardim e um spa e centro de bem-estar. O hotel dispõe de um restaurante, academia e piscinas coberta e ao ar livre. Uma recepção 24 horas e serviços de quarto e de câmbio estão disponíveis.

Os quartos do Wish Serrano são confortáveis e incluem uma TV via satélite, ar-condicionado e um banheiro privativo.


Hotel Recanto da Serra

O Recanto da Serra dispõe de piscinas coberta e ao ar livre, banheira de hidromassagem, serviços de massagem e academia. O hotel está localizado em um belo parque no centro de Gramado e conta com um pub inglês, além de Wi-Fi e estacionamento, ambos gratuitos.

Os quartos são amplos, têm piso de madeira, TV via satélite, frigobar, aquecedor e ar-condicionado. Você pode saborear um buffet de café da manhã completo, que inclui frutas da estação, variedade de frios e queijos, além de itens de confeitaria artesanais.


Hotel Gramado Interlaken

O Hotel Gramado Interlaken oferece acomodações com ar-condicionado, TV e banheiro privativo com chuveiro. É um hotel aconchegante e com ótimo custo benefício. O café da manhã de cortesia é oferecido diariamente.

O Mini Mundo está situado a 300 metros, enquanto a Estação Rodoviária de Gramado fica a 600 metros de distância.


Sky Premium Hotel

Com piscina aquecida e ofurô, o Sky Premium Hotel Gramado está localizado a apenas 500 metros do Mini Mundo. O Wi-Fi em todas as áreas e um café da manhã diário estão à sua disposição gratuitamente.

Todos os quartos estão equipados com ar-condicionado split, aquecimento central de água, piso laminado e/ou de porcelana, colchões de molas, travesseiros de plumas, TV a cabo, frigobar, telefone, secador de cabelo e cofre. O hotel dispõe de recepção 24 horas.


Hotel Alpestre

O Hotel Alpestre está situado em uma área verde de 12 000 m², a 1 km de distância da margem do Lago Negro. Suas instalações de lazer incluem 2 piscinas ao ar livre e 1 piscina coberta, quadra de tênis e WiFi gratuito.

Os quartos possuem interiores aconchegantes e seguem um estilo alpino. Todos possuem ar-condicionado, sistema de aquecimento, TV de LCD e banheiro privativo.


Hotel Varanda das Bromélias

Localizado no ponto mais alto de Gramado, o Varanda das Bromélias fica no meio da floresta, a apenas 10 minutos a pé do centro da cidade. Os quartos oferecem decoração aconchegante e romântica.

Algumas acomodações dispõem de lareira e outras estão localizadas na floresta. Todos oferecem ar-condicionado, TV de tela plana a cabo e frigobar. O banheiro privativo inclui secador de cabelo, roupão e produtos de banho.


Hospedagens fora do centro de Gramado: para quem está de carro

Falando agora dos hotéis mais afastados do Centro. É claro que, como sempre digo, não existe uma regra, mas, no meu ponto de vista, se você estiver com um veículo próprio ou um carro alugado, poderá aproveitar muito mais a viagem e curtir o destino de forma mais intensa. Veja as melhores opções que selecionei: 

Hotel Colline de France

O Hotel Colline de France está localizado a 2,7 km do Palácio dos Festivais e a 2,9 km da Igreja de São Pedro. Para quem viaja de carro, o hotel dispõe de estacionamento privativo gratuito. A avaliação no Booking é super positiva e esse é, sem dúvidas, uma das opções mais desejadas em Gramado.

Com uma decoração clássica e romântica, os quartos dispõem de ar-condicionado, aquecedor, TV a cabo com Netflix, cafeteira, mesa de trabalho e frigobar, enquanto alguns ainda tem uma lareira. Já os banheiros privativos incluem produtos de banho de cortesia e secador de cabelo.


Pousada La Vista

Ainda pouco conhecida em Gramado, a Pousada La Vista pode ser um lugar incrível para você descobrir. Localizada a 8 km do Lago Negro, oferece restaurante, estacionamento privativo gratuito, piscina ao ar livre e jardim.

Todos os quartos possuem varanda com vista para o jardim, TV de tela plana com canais via satélite e banheiro privativo. A acomodação oferece banheira de hidromassagem, serviço de quarto e Wi-Fi gratuito em toda a propriedade.


Wyndham Gramado

O Wyndham Gramado oferece restaurante, academia, Espaço Kids, serviço de concierge e Wi-Fi gratuito em todos os ambientes. O hotel conta com piscina coberta, banheira de hidromassagem, equipe de lazer e recepção 24 horas.

Já tive a oportunidade de me hospedar no hotel uma vez e a experiência foi ótima. Pelo valor da diária e estrutura oferecida, considero uma das melhores alternativa em custo-benefício. Ideal para quem viaja de carro.


Hotel Bangalôs da Serra

Localizado a 3 km do centro de Gramado, o Hotel Bangalôs da Serra dispõe de bistrô, estacionamento privativo gratuito, bicicletas e piscina sazonal ao ar livre. O hotel de padrão 4 estrelas possui academia e quartos com ar-condicionado, Wi-Fi gratuito e varanda térrea com vista do jardim.

O Hotel Bangalôs da Serra oferece parquinho infantil. Você pode jogar bilhar e tênis de mesa, e a região é famosa para fazer trilhas a pé e passear de bicicleta.


Hotel para descobrir em Gramado

Estalagem La Hacienda 

A Estalagem La Hacienda está situada a 14 km do centro de Gramado e a 7 km do centro de Canela. Oferece piscina ao ar livre, quadra de tênis e uma academia. O hotel pode providenciar pescaria, passeios a cavalo e trilhas a pé. O buffet de café-da-manhã é servido no restaurante.

Os chalés com aquecimento central possuem TV a cabo, frigobar, lareira e banheira de hidromassagem. Para sua comodidade, o serviço de quarto e o Wi-Fi gratuito estão disponíveis.


TOP 3: minha recomendação

Hotel Wood Casa da Montanha

Um dos meus lugares favoritos para ficar em Gramado. Localizado a 500 metros do Palácio dos Festivais, o Wood Hotel – Casa da Montanha conta com restaurante, estacionamento privativo e bar próprio. A propriedade dispõe de recepção 24 horas, serviço de concierge e Wi-Fi gratuito em todas as áreas. A propriedade fica perto de atrações famosas, como a Aldeia do Papai Noel, o Lago Joaquina Rita Bier e a Expo Gramado.

Os quartos têm ar-condicionado, TV com canais a cabo e banheiro privativo com chuveiro, secador de cabelo e produtos de banho gratuitos. Todos possuem mesa de trabalho e chaleira.


Hotel Laghetto Stilo Borges

Localizado no centro de Gramado, o Hotel Laghetto Stilo Borges fica a 3 minutos a pé do Palácio dos Festivais, a 300 metros da Igreja de São Pedro e a 800 metros da Estação Rodoviária de Gramado. Dispõe de academia, sauna, salão de jogos e um jardim. A acomodação apresenta vista da cidade e oferece Wi-Fi gratuito.

Além da ótima estrutura e localização, o hotel se destaca pelo atendimento dos funcionários, conforto, café da manhã e custo-benefício. Ótima opção em Gramado.


Hotel Serrazul

Com academia e piscina coberta, o Serrazul Hotel está localizado no centro de Gramado. A acomodação apresenta decoração muito aconchegante e oferece salão de jogos com pebolim e bilhar, além de Wi-Fi gratuito.

Todas as acomodações seguem com decoração clássica, TV a cabo, frigobar, banheiro e ar-condicionado. As suítes são mais amplas e incluem uma área de estar com sofá.


Hotéis baratos em Gramado

Caso você esteja procurando um hotel barato em Gramado e que oferece qualidade na hospedagem, a cidade conta com algumas opções bem interessantes. Confira a seleção:

Pousada das Papoulas

Localizada a 2 km do Palácio dos Festivais, a Pousada Das Papoulas dispõe de lounge compartilhado, estacionamento privativo gratuito e jardim. Os quartos possuem TV com canais via satélite e banheiro privativo.

A pousada oferece recepção 24 horas e Wi-Fi gratuito em todos os ambientes. Todas as acomodações têm ar-condicionado e guarda-roupa. O café da manhã à la carte é servido diariamente.


Hotel Vovó Carolina 

No centro da cidade de Gramado, o aconchegante Hotel Vovó Carolina oferece um rico buffet de café-da-manhã e recepção 24 horas. O Wi-Fi e o estacionamento são gratuitos. A famosa Rua Coberta fica a 200 m de distância e os quartos contam com piso de madeira, ar-condicionado, TV a cabo, telefone e frigobar.


Pousada Aconchego da Borges

A Pousada Aconchego da Borges oferece quantos com de ar-condicionado, banheiro privativo com secador de cabelo e amenidades de banho de cortesia. Todas as acomodações contam também com TV a cabo.

A pousada fica a 1,5 km da Rua Coberta e a 2,1 km do Mini Mundo.


Hotel Monte Felice Bosque

O Hotel Monte Felice está localizado a 1 km da principal avenida de Gramado. Para sua comodidade, esta propriedade de estilo colonial dispõe de Wi-Fi gratuito e inclui um café da manhã, servido diariamente.

Com estilo pousada, oferece diferentes categorias de quartos. Todas as acomodações têm TV, ar-condicionado e frigobar. O banheiro privativo conta com chuveiro e secador de cabelo. Alguns quartos incluem lareira e a suíte de luxo possui banheira de hidromassagem.


Gramado ou Canela: onde é melhor ficar hospedado?

Por fim, para finalizar o post sobre onde ficar em Gramado, eu não poderia deixar de fora uma dúvida super comum entre a maior parte viajantes que visitam a Serra Gaúcha pela primeira vez: onde é melhor se hospedar, Gramado ou Canela? 

Gramado ou Canela: onde é melhor ficar hospedado?

Bom, antes de mais nada, é importante você saber que, apesar das duas cidades terem características distantes, ambas estão buscando oferecer boas experiências da viagem aos viajantes.

Gramado, talvez por ter iniciado primeiro um certo investimento intenso no que diz respeito ao turismo, acaba contando com opções que chamam mais a atenção à primeira vista. É uma cidade toda perfeita em vários sentidos.

Canela tem uma pegada mais rústica e não tão perfeitinha quanto Gramado, o que não tira pontos dela de forma alguma. Eu acho, de verdade, que as duas se completam.

Se você tiver tempo extra no roteiro, caberia até, porque não, dividir a sua estadia: algo como 3 noites em Gramado e 2 em Canela poderia render duas experiências bem interessantes confesso que gosto de fazer essas mudanças de hotel, mesmo sabendo que isso acaba gerando um certo esforço durante a viagem.

Caso você não tenha disposição ou tempo de mudar de hotel, minha sugestão é que opte por um hotel em Gramado, já que a noite da cidade é repleta de coisas para fazer, e visite Canela em um bate-volta. Isso, claro, como já comentei, não é uma regra, mas sim, uma sugestão para sua viagem.


Mapa: onde ficar em Gramado – Hotéis selecionados

Caso você prefira visualizar a localização de cada um dos hotéis direto no mapa, preparei esse com a mesma organização do post – utilize as camadas para visualizar as opções:


Hotéis em Gramado PREÇOS: valor médio da diária

Como o orçamento é um ponto que pesa muito na escolha de um hotel, organizei uma tabela de valores com a diária média de cada um dos hotéis selecionados. Fiz uma pesquisa para mês de abril considerando uma estadia de 4 noites. Veja como ficou o valor da diária de cada hotel, organizado das mais baratas até as mais caras:

HotelPreço médio da diáriaEstrelasNota
Pousada das PapoulasR$ 197★★★9.2
Pousada Aconchego da BorgesR$ 214★★★9.1
Hotel Monte Felice BosqueR$ 246★★★9.3
Sky Premium HotelR$ 250★★★8.4
Hotel SerrazulR$ 259★★★★8.9
Hotel Vovó CarolinaR$ 268★★★9.2
Hotel Gramado InterlakenR$ 285★★★9.4
Hotel AlpestreR$ 321★★★★9.1
Hotel Recanto da SerraR$ 325★★★★9.3
Laghetto Allegro Pedras AltasR$ 327★★★★8.9
Prodigy Gramado R$ 332★★★★9.0
Hotel Cercano R$ 349★★★★9.2
Bangalôs da SerraR$ 360★★★★9.2
Laghetto Stilo Borges R$ 409★★★★★9.1
Wyndham GramadoR$ 412★★★★★8.4
Hotel Varanda das BroméliasR$ 495★★★★★9.0
Hotel WoodR$ 577★★★9.6
Modevie Boutique HotelR$ 578★★★★★9.3
Wish SerranoR$ 700★★★★★8.6
Pousada La VistaR$ 705★★★★9.6
Hotel Colline de FranceR$ 742★★★★9.8
Hotel Casa da MontanhaR$ 765★★★★★9.3
Estalagem La Hacienda R$ 1.539★★★★9.3
Os preços podem mudar de acordo com a época da sua viagem.

Sobre a seleção de hotéis

Essa seleção de hotéis em Gramado foi feita de forma totalmente pessoal e sem ligação com qualquer um dos hotéis. Esse não é um post patrocinado e foi feito com base na minha lista de hotéis favoritos em Gramado.

Quero reforçar também que um dos critérios para selecionar os hotéis foram as práticas de cada um deles frente a pandemia de Covid-19: somente entraram nessa lista hotéis que se destacaram nos cuidados e medidas preventivas que visam a segurança dos hóspedes e funcionários.


Faça sua reserva em Gramado com antecedência

Mais um ponto superimportante para quem está planejando uma viagem para Gramado: reserve o seu hotel com antecedência! Caso a sua vigem seja na alta temporada, como o período do Natal, Páscoa ou os meses do inverno, é indispensável que reserve com alguns meses de antecedência até.

Gramado é um destino que está atraindo cada vez mais viajantes e nesses períodos, acredite, pode ser quase impossível conseguir um quarto de hotel em cima da hora. Não deixe para reservar depois!

Faça sua reserva no Booking.com

Eu sempre recomendo o Booking.com como plataforma de reserva, de forma transparente para você. Além de ser um sistema seguro e garantir os melhores preços, ao reservar seu hotel através dos links do blog, você contribui com o meu trabalho e não gasta nada a mais com isso – eu super agradeço.

Recentemente descobri uma nova plataforma de reservas, que é brasileira, e está oferecendo ótimos valores de hospedagem. Apesar de ainda estar crescendo, faz parte de um grupo confiável e pode ser uma ótima oportunidade de economizar.

Qualquer dúvida ou sugestão de onde ficar em Gramado, fique à vontade para deixar um comentário e compartilhar a sua experiência de viagem. Valeuuu!!

Sobre o autor

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *