Onde ficar no Rio de Janeiro: hotéis selecionados e melhores bairros

Está planejando um roteiro de viagem para o Rio de Janeiro e quer saber onde ficar e qual a melhor região para se hospedar? Confira nesse post uma seleção especial com os melhores hotéis, bairros e localizações para sua estadia.

Planejar com detalhes um roteiro de viagem para o Rio de Janeiro não é tão simples quanto parece. A Cidade Maravilhosa, que é uma das mais visitadas no Brasil, oferece propostas e experiências para vários estilos de viajantes e, claro, diferentes orçamentos.

Com belezas únicas e um conjunto de cartões postais emblemáticos, o destino é reconhecido como a cara do Brasil e atrai viajantes de todas as partes do mundo. Se os traços do Rio de Janeiro fazem dele um dos principais pontos turísticos do Brasil, são seus ritmos, cores e diversidade que conquistam o coração de quem chega lá pela primeira vez.

Pôr no sol na cidade do Rio de Janeiro
Pôr no sol na cidade do Rio de Janeiro

Seja no compasso do samba da Sapucaí, no calor do verão carioca, nas curvas do Pão de Açúcar ou nos traços dos Arcos da Lapa, o Rio de Janeiro, assim como o Cristo Redentor, vai te receber de braços abertos.

Onde ficar no Rio de Janeiro

Para ajudar quem vai viajar para o Rio de Janeiro pela primeira vez, decidi preparar esse guia listando uma seleção de hotéis nos melhores bairros e regiões da cidade, levando em consideração o melhor custo-benefício e as experiências que podem fazer a diferença na sua viagem.

O Rio de Janeiro, como você deve saber, é uma cidade enorme e exige um bom planejamento para ser bem aproveitada. Organizar um roteiro e preparar uma lista com tudo o que você pretende fazer vai ajudar, e muito, na escolha da melhor localização e região para sua estadia.

Vale destacar ainda outro ponto muito importante e que faz a diferença na hora de escolher onde ficar no Rio de Janeiro: a forma como você pretende se locomover na cidade. Dependendo do seu roteiro e interesses, os principais pontos que irá visitar podem ser afastados, então, claro, você vai depender de algum meio de transporte para se locomover entre eles.

Praia de Ipanema - Onde ficar no Rio de Janeiro
Praia de Ipanema – Onde ficar no Rio de Janeiro

De forma geral, o transporte combinando metrô, VLT e alguns trechos com táxi ou Uber vão suprir as principais necessidades de transporte durante a sua viagem. Ônibus eu não considero prático para quem é de fora e não conhece bem a cidade – para quem vai viajar para o Rio pela primeira vez, acho que vale a pena descartar essa opção.

Agora, se você irá se hospedar na Barra da Tijuca, por exemplo, alugar um carro pode ser uma ótima alternativa para sua viagem. Uma boa pedida é fazer um misto com outros meios de transportes e alugar um carro apenas para os dias da viagem que incluem passeios mais distantes. 

Para encontrar boas opções de valores e alugar um carro no Rio de Janeiro com segurança, recomendo muito o site da RentCars. O blog é parceiro da empresa e sempre que você fizer sua reserva com eles, vai colaborar com meu trabalho por aqui – super agradeço a ajuda.

Vale a pena reforçar que, assim como nas grandes cidades do Brasil, ao alugar um carro é preciso ficar atento à segurança. Só alugue um veículo com seguro e não deixe itens de valor no interior do carro. Sei que é uma dica básica de segurança, mas não custa reforçar – e isso vale para qualquer destino.

Onde se hospedar no Rio de Janeiro com segurança: o que é importante saber antes de escolher onde ficar

Não podemos negar que quando se fala em Rio de Janeiro, além das belezas do destino, o que preocupa a maior parte dos viajantes é a questão da segurança na viagem.

Sobre esse ponto, o que é preciso deixar claro e que já comentei antes, é que o Rio de Janeiro é uma cidade grande, cheia de contrastes e, sim, requer uma boa atenção no que diz respeito à segurança. Ainda assim, vale destacar, o Rio tem lugares mais perigosos e outros que podemos visitar com mais segurança.

Como a ideia desse post guia é indicar para você a melhor região para se hospedar na cidade, a questão da segurança foi um critério importante na seleção de hotéis. E ainda, outro ponto positivo: para nós, que vamos viajar para o Rio a passeio, a região mais turística da cidade é uma das mais seguras para passear e se hospedar.

Praia do Leme, Copacabana - Rio de Janeiro
Praia do Leme, Copacabana – Rio de Janeiro

A Zona Sul, onde você encontra os famosos bairros do Leblon, Ipanema e Copacabana, oferece mais segurança se comparada a outras localizações da cidade. Não que seja um lugar que você possa descuidar, mas, especialmente para quem vai viajar para o Rio de Janeiro pela primeira vez, é uma ótima opção entre as regiões selecionadas.

Qual o melhor lugar para ficar no Rio de Janeiro

A Zona Sul é a minha principal sugestão para quem vai viajar pela primeira vez ao Rio de Janeiro. Se estiver dentro do seu orçamento, optar pelas opções selecionadas entre Leblon, Ipanema ou Copacabana é uma ótima pedida. 

Agora, depois desse panorama geral sobre a escolha do melhor lugar para ficar, vou comentar aqui sobre as 5 principais regiões do Rio de Janeiro que, normalmente, estão entre as favoritas dos viajantes. Use o menu abaixo para navegar pelo conteúdo:

Copacabana

É impossível pensar no Rio de Janeiro sem que a primeira coisa que venha à cabeça não seja a praia de Copacabana. O bairro, dentre os mais famosos da cidade, não poderia deixar de ser o topo dessa lista de sugestões.

Chegar no Rio de Janeiro e caminhar pelo calçadão de Copa já é, sem dúvidas, um item para você incluir na programação e no seu checklist da viagem. O bairro, que é palco do maior réveillon do mundo, também se destaca por concentrar a melhor estrutura voltada aos viajantes

Em Copacabana você vai encontrar uma boa variedade de hotéis, dos mais simples aos mais luxuosos e reconhecidos internacionalmente. Tudo isso faz dessa região, claro, uma das mais procuradas na cidade. Para quem decide se hospedar por aqui, é muito importante reservar sua estadia com antecedência.

Quando falamos de datas importantes, como o Carnaval do Rio e Réveillon, que fazem os preços chegarem ao espaço, é ainda mais importante se programar com antecedência.

Calçadão de Copacabana - Rio de Janeiro
Calçadão de Copacabana – Rio de Janeiro

Agora, não dá para negar que ficar em Copacabana é maravilhoso. Além de ser umas das principais localizações do Rio, você estará em uma região muito bem estruturada: além da praia e do calçadão mais famoso do Brasil, em Copa você tem à sua disposição mercados, lojas, farmácias e tudo o que precisar a poucos passos de distância.

Para quem gosta de explorar um destino a pé, caminhar pelo calçadão do Posto 1 ao Posto 6 vai permitir ver as belezas da Cidade Maravilhosa com outros olhos. Se a sua praia for pedalar, a Bike Rio do Itaú é uma ótima pedida para sua programação.

Agora, falando de hotéis em Copacabana, vamos usar os Postos como referência. Enquanto os Postos 2 e 3, que estão na região das estações Cardeal Arcoverde e Siqueira Campos do metrô, são os mais centrais do Copa, minha sugestão é que você opte por hotéis nas extremidades do bairro. A melhor dica, na minha opinião, é o canto direito da praia, onde estão localizados os Postos 5 e 6. Para opções mais simples e menos procuradas, o canto esquerdo de Copacabana, onde fica o Leme e o Posto 1, pode ser uma alternativa.

Veja agora a seleção com os melhores hotéis em Copacabana para sua viagem ao Rio de Janeiro:

ibis Copacabana Posto 5

O Ibis Copacabana Posto 5 está situado no Rio de Janeiro, a 350 metros da famosa praia de Copacabana e a 1 km da lagoa Rodrigo de Freitas. A Estação de Metrô do Cantagalo fica a 86 metros de distância enquanto o aeroporto mais próximo, o Aeroporto Santos Dumont, está a 8 km.


Hotel Atlântico Rio

Localizado a 500 metros da Praia de Copacabana, o Hotel Atlântico Rio oferece piscina ao ar livre e café da manhã diário gratuito. Com restaurante e posição privilegiada, você também encontra opções para almoçar e jantar a uma curta caminhada a pé.


Savoy Othon

Localizado a 230 m da Praia de Copacabana, o Savoy Othon Hotel é ideal para aqueles que desejam ficar no centro da animada área de Copacabana. Além da animada Praia de Copacabana, há também excelentes lojas, Cafés e restaurantes, além da vida noturna nos arredores do hotel.


Ritz Copacabana Boutique Hotel 

Localizado a 250 metros da Praia de Copacabana, o Ritz Copacabana Hotel dispõe de piscina ao ar livre e vista da cidade. Você pode desfrutar do bar da casa. Todos os quartos deste hotel contam com ar-condicionado, TV e banheiro privativo com amenidades de banho de cortesia.


Rio Design Hotel

O Rio Design Hotel oferece acomodações 4 estrelas e um terraço panorâmico na cobertura, onde você pode desfrutar da piscina, sauna, academia e de uma bebida no bar. O WiFi gratuito está à sua disposição. A Estação de Metrô General Osório fica a 600 metros de distância.


Orla Copacabana Hotel

De frente para a Praia de Copacabana e a menos de 800 metros da Praia de Ipanema, o Orla Copacabana Hotel oferece WiFi gratuito, piscina na cobertura e restaurante. A propriedade possui vista panorâmica do Pão de Açúcar e do mar.


Ipanema

E é nos embalos de Garota de Ipanema, de Tom Jobim, que eu digo que esse é o meu lugar favorito para ficar no Rio de Janeiro. Exatamente entre o Leblon e Copacabana, o bairro de Ipanema tem ainda mais benefícios se comparado aos vizinhos da Zona Sul.

Da mesma forma que a praia e o calçadão contornam o bairro de Ipanema, é o charme dessa região que presenteia o viajante com seu clima carioca único. Não tenho como negar que Ipanema, dentre os três bairros mais famosos do Rio, é o meu cantinho favorito para ficar durante uma viagem.

Onde Ficar no Rio de Janeiro - RJ
Praia de Ipanema – Rio de Janeiro

Ipanema tem uma vibe intensa e é repleta coisas para fazer, além de abrigar, claro, uma das melhores praias do Rio. É a opção certa para quem procura por comodidade, conforto, segurança e, mais importante, uma opção em uma localização estratégica.

Sem falar ainda que, no canto esquerdo de Ipanema, já na divisa com Copacabana, está um dos meus pontos favoritos: o Arpoador, um dos lugares mais famosos do Rio e que não pode faltar no seu roteiro.

Nessa região, por existir uma grande variedade de opções e estilos de hospedagem, definir o melhor hotel em Ipanema não é tão simples. Para preparar essa lista, fiz uma avaliação detalhada e selecionei apenas as melhores opções para sua estadia – levando em consideração, principalmente, o melhor custo-benefício para sua viagem.

Arena Ipanema Hotel

O Arena Ipanema Hotel está localizado a apenas 100 metros da famosa Praia de Ipanema. Este hotel oferece uma piscina e um terraço ao ar livre, e você pode desfrutar de uma refeição no restaurante ou de uma bebida no bar. O Wi-Fi gratuito está à sua disposição em todas as áreas.


Sol Ipanema Hotel

O Sol Ipanema conta com uma excelente localização, em frente ao mar na Praia de Ipanema, em uma região animada de bares e restaurantes. A propriedade oferece um terraço ensolarado com uma vista deslumbrante do litoral. Para sua comodidade, o WiFi gratuito está disponível.


Hotel Vermont Ipanema

O Hotel Vermont está situado em Ipanema, a 280 metros da praia. Com WiFi gratuito, este hotel oferece buffet de café da manhã diário com uma grande variedade de opções, que inclui frutas, sucos, pães preparados no dia e bolos. Você também pode desfrutar dos lanches e coquetéis especiais do bar.


El Misti Hostel Ipanema

O El Misti Hostel está localizado a 200 metros da praia de Ipanema, enquanto a Praia de Copacabana fica a 10 minutos a pé da propriedade. Todos os quartos incluem banheiro privativo com chuveiro e a propriedade dispõe de recepção 24 horas. O albergue oferece aluguel de bicicletas.


Leblon

Enfim o Leblon, um dos mais famosos do Rio de Janeiro e que você já deve ter visto, claro, em alguma das novelas de Manoel Carlos. O bairro tem um charme único e uma proposta diferente dos vizinhos da Zona Sul. Enquanto a praia dessa região, onde estão localizados os Postos 11 e 12, é menos concorrida que Ipanema e Copa, os hotéis aqui são mais disputados.

Por ser um bairro mais residencial, o Leblon não dispõe de muitas opções de estadia – pelo menos para quem procura por uma hospedagem no padrão de hotel. Para ficar aqui é ainda mais importante se programar com antecedência. Veja a seleção especial que preparei para sua estadia no Leblon:

Promenade Palladium

O Promenade Palladium oferece quartos e suítes confortáveis a apenas 400 metros da Praia do Leblon. Todas as acomodações possuem ar-condicionado, TV a cabo e outras comodidades. A maioria dos quartos tem uma varanda. As suítes incluem sala de estar e cozinha.


JANEIRO Hotel

O JANEIRO Hotel fica a 5 minutos a pé do Posto 12 , no Leblon. Você pode desfrutar de uma bebida no bar ou de refeições no restaurante local. As unidades oferecem vista do mar e estão equipadas com TV a cabo, cafeteira e mesa. O banheiro privativo inclui produtos de banho de cortesia.


Ritz Leblon

Localizado a apenas 200 metros da Praia do Leblon e a 500 metros da Estação de Metrô de Antero de Quental, o encantador Ritz Leblon oferece academia e uma piscina com deck de madeira e espreguiçadeiras. O hotel serve o buffet de café da manhã diário no restaurante e dispõe de um serviço de transfer. O WiFi gratuito está à sua disposição em todas as áreas.


Brazilodge All Suites Leblon

O Brazilodge All Suites Leblon está situado a 1,2 km da Praia de Ipanema e a 3,7 km do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Dispõe de quartos para família e terraço ao ar livre. A acomodação oferece recepção 24 horas, serviço de translado, serviço de quarto e Wi-Fi gratuito em toda a propriedade. Os quartos estão equipados com banheiro privativo com chuveiro e secador de cabelo.


Botafogo e Flamengo

Para quem quer uma opção de hospedagem mais acessível e não se importa em ficar em uma região sem praia para banho, tanto Botafogo quanto Flamengo podem ser ótimas opções para sua hospedagem no Rio de Janeiro.

Quem optar pelo Botafogo, além de conseguir ótimos preços, se comparados aos principais bairros da Zona Sul, ainda vai ter uma vantagem logística na viagem. O bairro fica no caminho direto para quem visita o Pão de Açúcar e, de quebra, é onde você encontra a vista de um dos cartões postais mais famosos da cidade. 

Posso ainda ressaltar que o Botafogo é o point para quem quer curtir a vida noturna na cidade sem ter que gastar os altos preços cobrados em Copa, Ipanema e Leblon. Para quem curte um barzinho ou boteco no final do dia, separe uma noite entre quinta-feira e sábado para curtir essa região.

Onde Ficar no Rio de Janeiro - RJ
Pão de Açúcar e Baía de Botafogo – Rio de Janeiro

Falando no Flamengo, o bairro também entra nessa lista por contar com opções mais acessíveis de hospedagem e por ser uma localização estratégica – assim como Botafogo e também o Catete. Mas, caso essa seja a sua opção, é importante se atentar ao fato que essa é uma região grande – escolher uma hospedagem perto de uma estação do metrô fará toda a diferença na sua experiência de viagem.

Se você curte pedalar, um roteiro interessante é seguir desde a Praia do Flamengo, passando pela Enseada de Botafogo, Urca, Praia Vermelha – Pão de Açúcar, até chegar nas principais da Zona SulCopa, Ipanema e Leblon.

Quem se hospeda aqui pode ainda curtir o Aterro do Flamengo, principal área de lazer da região. Confere aí as opções de hospedagem que selecionei entre o Botafogo e Flamengo:

Yoo2 Rio de Janeiro by Intercity

Com uma vista incrível do Pão de Açúcar e para as Montanhas do Corcovado, o Yoo2 Rio de Janeiro oferece piscina ao ar livre. Você pode desfrutar de bebidas no bar da cobertura. Os quartos tem um design exclusivo e dispõem de ar-condicionado, TV e frigobar. O banheiro privativo inclui secador de cabelo e amenidades de banho de cortesia.


Novotel RJ Praia de Botafogo 

O Novotel Rj Botafogo está situado a 2.9 km do Pão de Açúcar e você poderá desfrutar do restaurante no local. Todos os quartos deste hotel dispõem de ar-condicionado e possuem uma TV de tela plana. As comodidades extras incluem amenidades de banho de cortesia e um secador de cabelo. Oferecendo uma banheira de hidromassagem e academia.


Ibis Styles RJ Botafogo

O Ibis Styles Botafogo está situado a 500 metros da Praia de Botafogo. A acomodação conta com restaurante e oferece Wi-Fi gratuito em todos os ambientes. Os quartos possuem ar-condicionado, frigobar e TV a cabo, além de banheiro privativo com produtos de banho gratuitos e secador de cabelo.


Windsor Flórida

Situado num bairro residencial, o Windsor Florida Hotel está a poucos passos da Praia do Flamengo. A área oferece acesso fácil ao centro da cidade e à Praia de Copacabana. Oferece acomodações confortáveis em uma área onde o encanto antigo é preservado em harmonia com a movimentada Rio de Janeiro.


Scorial Rio Hotel

O Scorial Rio Hotel dispõe de um terraço na cobertura com 2 piscinas e vista panorâmica do Rio de Janeiro. O hotel está situado a 2 quarteirões da Praia do Flamengo e a 1 quarteirão da Estação de Metrô Largo do Machado. O WiFi gratuito está disponível em todas as áreas.


Hotel Regina

Localizado em uma excelente localização no bairro do Flamengo, o Hotel Regina está situado em uma casa clássica com exteriores em rosa claro. Os quartos apresentam interiores bem iluminados e dispõem de ar-condicionado, TV a cabo e frigobar. Você pode desfrutar de um café da manhã farto com bolos frescos e frutas da estação.


Elegance Praia Hotel

O Elegance Praia Hotel está localizado no bairro do Catete, no Rio de Janeiro, e oferece quartos recentemente reformados com WiFi gratuito. As acomodações do Elegance são espaçosas e contam com várias comodidades, incluindo camas queen-size e secadores de cabelo. Além disso, as unidades possuem ar-condicionado, TV a cabo, frigobar e banheiro privativo. A suíte dispõe de uma banheira de hidromassagem.


Barra da Tijuca e Jardim Oceânico

Não tenho como falar sobre onde ficar no Rio de Janeiro sem mencionar a Barra da Tijuca. Caso essa seja a sua primeira viagem ao Rio e esteja considerando essa região, preciso destacar alguns pontos importantes.

A Barra da Tijuca, principalmente a região do Jardim Oceânico, está se destacando cada vez mais entre os melhores lugares para ficar no Rio de Janeiro. Por ser um lugar que vem evoluindo rapidamente e contar com opções que oferecem um ótimo custo-benefício para o viajante, a estrutura na região é muito boa e segura

Barra da Tijuca - Rio de Janeiro
Barra da Tijuca – Rio de Janeiro

A Praia da Barra, por exemplo, está se tornando cada vez mais um ponto badalado entre os jovens – assim como o setor gastronômico também vem crescendo e ganhando destaque. Vale reforçar ainda que a vida noturna na região é bastante agitada – mais um ponto positivo para quem quer curtir a noite carioca.

O ponto que sempre pesou para quem pensava em se hospedar na Barra da Tijuca era, em especial, a distância dessa região em relação a Zona Sul do Rio de Janeiro. A boa notícia é o que com a chegada do metrô, essa distância foi encurtando e o deslocamento deixou de ser um grande problema.

De qualquer forma, mesmo com o metrô, para você que vai ao Rio pela primeira vez, é importante saber que esse é um bairro afastado e você terá que ajustar o seu roteiro com base nisso. 

Agora, se ficar entre as praias mais famosas do Rio de Janeiro não é uma prioridade para você, a Barra da Tijuca pode ser uma ótima opção para sua estadia. Minha sugestão é que você opte pela região do Jardim Oceânico, onde hotéis mais novos e super bem estruturados oferecem boas experiências. 

Veja as opções de hotéis que selecionei na região do Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca:

Ibis Rio De Janeiro Barra Da Tijuca

O Ibis Rio De Janeiro Barra Da Tijuca está localizado a 6 km do Barra Shopping e da Praia da Barra da Tijuca. Você pode desfrutar de um bar no local, aberto 24 horas. O WiFi gratuito está disponível em todas as áreas. Os quartos apresentam uma decoração e móveis contemporâneos. Também incluem uma TV de tela plana e banheiro privativo.


Windsor Barra Hotel

Hotel 5 estrelas à beira-mar com acomodações de luxo e vista da badalada Praia da Barra da Tijuca. O Windsor Barra Hotel conta com uma piscina na cobertura panorâmica com um bar de coquetéis, academia moderna e restaurante gourmet elegante. Os quartos são elegantes e dispõem de uma área de estar confortável, ar-condicionado e TV via satélite, enquanto alguns ainda têm vistas deslumbrantes do mar.


Windsor Oceânico

Dispondo de uma piscina ao ar livre e vista do mar, o Windsor Oceânico está localizado na Barra da Tijuca, a 100 m da praia e a 8 km do Parque Nacional da Tijuca. Você pode desfrutar de um restaurante no local. Todos os quartos apresentam decoração contemporânea, com móveis modernos, e possuem ar-condicionado, TV de tela plana, frigobar e amenidades de banho gratuitas.


Windsor Marapendi

O Windsor Marapendi é um hotel 5 estrelas que conta com uma localização ideal à beira da praia da Barra da Tijuca e fica a 1 km do Shopping Center Barra Shopping. Todos os quartos apresentam móveis modernos e decoração contemporânea. Com ar-condicionado, as comodidades dos quartos incluem TV, frigobar e amenidades de banho.


Hilton Barra Rio de Janeiro

Localizado no animado bairro da Barra da Tijuca, a 7 km da Praia da Barra, o Hilton Barra Rio de Janeiro oferece uma piscina na cobertura com vista linda do lago, uma academia bem equipada e um restaurante que serve pratos das culinárias regional e internacional. Os quartos e suítes são modernos e oferecem decoração elegante, café de cortesia e um banheiro privativo com secador de cabelo.


Tropical Barra Hotel

Localizado à beira-mar, na bela Praia da Barra, o Tropical Barra Hotel oferece Wi-Fi gratuito, restaurante e piscina ao ar livre. Algumas unidades possuem banheiro privativo com banheira de hidromassagem, enquanto outras dispõem de roupões de banho e produtos de banho gratuitos. Todas as acomodações incluem uma TV. Você pode contar com uma recepção 24 horas e com um bar no local.

Se a sua ideia for uma estadia mais barata e você não se importar de ficar em uma área mais distante da praia da Barra, o bairro Jacarepaguá, região do Parque Olímpico, pode trazer ótimos valores de hospedagem – isso não contando períodos com grandes eventos na cidade.


Mais dicas de onde ficar no Rio de Janeiro

Como destaquei no início, a proposta desse post foi selecionar os melhores lugares e hotéis para você ficar no Rio de Janeiro. A cidade, claro, dispõe de outras regiões interessantes e que você pode considerar para a sua estadia. Tudo vai depender, claro, do seu tempo disponível, perfil de viagem e os seus interesses no destino.

Onde Ficar no Rio de Janeiro - RJ

Mesmo fora da lista principal, quero sugerir aqui alguns outros pontos que você, talvez, considere como opções para sua estadia. Vou comentar sobre o Centro do Rio de Janeiro, a Lapa e, também, o charmoso e histórico bairro de Santa Teresa.

Centro do Rio de Janeiro: vale a pena se hospedar? É seguro?

É preciso um pouco de atenção e cuidado ao falar sobre o Centro do Rio de Janeiro. Por ser uma região grande, o Centro oferece diferentes propostas e experiências.

No Centro Histórico do Rio, próximo da Cinelândia, é possível, por exemplo, encontrar hotéis com preços bons e bastante atrativos.

Ao se hospedar nessa região você pode visitar lugares como Theatro Municipal, Museu Nacional de Belas Artes, Museu de Arte Moderna (MAM), a Escadaria Selarón e a Biblioteca Nacional. Para visitar as praias da Zona Sul você vai gastar cerca de 15 minutos de metrô. Já utilizando o VLT é possível chegar ao Aeroporto Santos Dumont em menos de 10 minutos e também ao Museu do Amanhã e Museu de Arte do Rio (MAR).

Hospedagem na Lapa: como foi a minha experiência

A Lapa já foi a minha opção de estadia na região central do Rio de Janeiro. Com base nessa experiência, preciso destacar um ponto importante: existe uma grande diferença do que é a região durante o dia e como fica à noite. 

Arcos da Lapa - Rio de Janeiro
Arcos da Lapa – Rio de Janeiro

Se por um lado a vida noturna na Lapa é super agitada, gostosa de curtir e, sim, segura; por outro lado o dia não se mostrou tão gostoso e seguro para passear.

Só para você ter uma ideia, em um passeio na região dos Arcos da Lapa, durante o dia, mesmo com um grupo de, aproximadamente, 10 pessoas, tivemos uma situação bastante desconfortável e onde a sensação de insegurança foi marcante. Não sei se o medo foi maior que o perigo em si, mas em um determinado momento nos vimos cercados por um grupo e, em um momento muito rápido, alguns carros que passavam abaixaram o vidro e gritaram que deveríamos sair dali – foi uma experiência pontual, mas bem marcante.

Se a sua decisão é ficar nessa região, é muito importante filtrar bem as opções de estadia para não ter uma experiência desagradável durante a viagem. Eu realmente não descartaria ficar lá novamente, porém ajustaria meu roteiro para curtir a noite na Lapa e passaria o dia em outras regiões. Veja a seleção especial que preparei para sua estadia na Lapa:

Selina Lapa Rio de Janeiro

Com um terraço ao ar livre e vista da cidade, o Selina Lapa Rio de Janeiro fica no bairro badalado da Lapa, a 200 metros de Santa Teresa. Para sua comodidade, a propriedade oferece um restaurante, cafeteria, quartos com ar-condicionado, bar, lounge compartilhado e Wi-Fi gratuito em todas as áreas.


Vila Galé Rio de Janeiro

Com uma piscina ao ar livre, o Vila Galé está situado no centro da cidade do Rio de Janeiro. O hotel dispõe de um centro de bem-estar completo, e você pode desfrutar do bar e restaurante do local. O WiFi está disponível gratuitamente. Os quartos possuem ar-condicionado, TV a cabo e frigobar.


Casa Nova Hotel

A Casa Nova Hotel está localizada no no centro do Rio de Janeiro, no bairro da Lapa, a 10 km do Cristo Redentor. Você pode usufruir do bar no local. Todos quartos estão equipados com Smart TV de tela plana 40″ e banheiro privativo com amenidades de banho gratuitas e secador de cabelo.


Hotel Atlantico Prime

O Hotel Atlantico Prime oferece acomodação com restaurante, estacionamento privativo, academia e um bar. Este hotel 4 estrelas oferece Wi-Fi gratuito e serviço de concierge. O hotel também oferece recepção 24 horas, serviço de quarto e serviço de câmbio. Os quartos dispõem de decoração contemporânea, ar-condicionado, TV a cabo, frigobar, cofre, secador de cabelo e espelho para maquiagem.


Lapa Ville Hotel

Situado a 400 metros da Escadaria Selarón e a 500 metros dos Arcos da Lapa, o Lapa Ville Hotel oferece quartos com Wi-Fi gratuito no Rio de Janeiro. A propriedade fica próxima a várias atrações famosas, a 4,4 km do Pão de Açúcar e a 5 km do Cristo Redentor e do Corcovado. Você estará a 5 km do Maracanã e a 7 km da Lagoa Rodrigo de Freitas.


Santa Teresa: vale a pena se hospedar?

Enfim chegamos ao bairro de Santa Teresa, que não poderia ficar de fora dessa lista. Localizado em uma colina ao lado da Lapa e do Centro do Rio de Janeiro, o bairro histórico e charmoso oferece uma proposta de estadia alternativa para o viajante.

Escadaria Selarón - Rio de Janeiro
Escadaria Selarón – Rio de Janeiro

Essa região, que carrega traços marcantes da história do Rio, é uma boa pedida para quem quer curtir a viagem em um ritmo diferente. Apesar de não ser um bairro de praia, é um lugar encravado na natureza e que nos permite admirar o visual do Rio através de uma visita privilegiada.

Se você tem mais tempo no roteiro e valoriza experiências diferenciadas, e quando digo isso não é necessariamente de opções mais caras, Santa Teresa pode ser uma ótima pedida para sua estadia. Confira a seleção de hotéis na região:

Mama Ruisa Boutique Hotel

Localizado no tranquilo bairro de Santa Teresa e com vista para a Baía de Guanabara, o Mama Ruisa Boutique Hotel oferece elegância e tranquilidade em um ambiente perfeito para uma estadia romântica. Dispõe de 7 quartos com ar-condicionado, todos com vista para a baía e o Pão de Açúcar.


Casa Geranio

Oferecendo uma piscina ao ar livre, café da manhã e WiFi gratuitos, o Casa Geranio é um encantador Cama e Café (B&B) situado em uma distinta área do Rio, a apenas 500 m dos arcos da Lapa e a 1 km da estação de metrô Cinelândia. Esta propriedade dispõe de jardins com árvores frutíferas e pássaros, bem como vistas deslumbrantes da cidade.


Gerthrudes Bed & Breakfast

Oferecendo piscina ao ar livre e vista deslumbrante do Pão de Açúcar e da Baía de Guanabara, o Gerthrudes Bed & Breakfast oferece café da manhã continental de cortesia, servido diariamente. Todos os quartos apresentam ar-condicionado, varanda e varanda térrea pequena. A propriedade fornece roupas de cama e toalhas, para maior comodidade.


Santa Teresa Hotel RJ – MGallery

Localizado no centro histórico e cultural do Rio de Janeiro, o Santa Teresa Hotel RJ – MGallery é um hotel boutique 5 estrelas que oferece design tropical exclusivo e vista panorâmica da baía do Rio de Janeiro. Há Wi-Fi gratuito em todas as áreas. Você pode relaxar em uma piscina rodeada por jardins. O spa fornece tratamentos corporais, massagens e outros serviços.


Blaues Haus Rio

Localizado em frente ao Parque das Ruínas, o Blaues Haus Rio oferece dormitórios e quartos encantadores, com WiFi gratuito. Possui também recepção 24 horas, balcão de turismo e café da manhã. Com vista para a Baía de Guanabara, os dormitórios estão equipados com banheiro compartilhado e um ventilador. Já os quartos privativos têm varanda, banheiro privativo e ventilador, e alguns também dispõem de uma vista da Baía de Guanabara.


Guesthouse Bianca

Localizado em Santa Teresa, a apenas 1 km da Estação de Metrô Glória, o Guesthouse Bianca oferece jardins e vista para o Morro do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro. O café da manhã está incluído, e o WiFi gratuito está disponível em todos os ambientes. Você pode usufruir da cozinha compacta comum, equipada com eletrodomésticos, utensílios e talheres.


Qual o melhor lugar para ficar no Rio de Janeiro

Como mostrei ao longo do post, as opções de hotéis e lugares para ficar no Rio de Janeiro são muito flexíveis e podem se ajustar a vários estilos de viajantes. Na minha opinião, para quem vai viajar para o Rio pela primeira vez, o melhor lugar para ficar é na Zona Sul: Ipanema, Copacabana ou Leblon.

Vista aérea da Zona Sul do Rio de Janeiro
Vista aérea da Zona Sul do Rio de Janeiro

Se o orçamento estiver apertado, considere Flamengo e Botafogo. Agora, se tempo e deslocamento não forem um problema para você, a Barra da Tijuca ou Santa Teresa podem oferecer ótimas experiências de viagem. Já para quem viaja a negócios ou prefere ficar perto de onde vai curtir a vida noturna clássica do Rio, a Lapa e Centro contam com opções que, não se esqueça, precisam ser bem selecionadas e ajustadas a sua programação.


Onde ficar perto do aeroporto Santos Dumont

E por fim, caso esteja de passagem pelo Rio de Janeiro e precise de um hotel próximo ao aeroporto Santos Dumont, minha sugestão é o Prodigy Santos Dumont o hotel que está conectado diretamente ao aeroporto… sem erro!


Mapa: onde ficar no Rio de Janeiro

Veja no mapa abaixo a localização dos hotéis selecionados divididos exatamente como mencionados no post:


Post elaborado de forma transparente

Quero reforçar aqui que esse não é um post patrocinado. Essa lista foi elaborada seguindo vários pontos individuais e pessoais. Vale destacar ainda que, entre os pontos mais importantes da avaliação, por conta da pandemia, estão as avaliações em limpeza e práticas de prevenção e segurança. Levei isso como base fundamental para sugerir as melhores opções para sua estadia.

Reserve seu hotel no Rio de Janeiro com antecedência

Mesmo com o grande número de hotéis, o Rio de Janeiro recebe viajantes do mundo todo e se move de acordo com sua intensa agenda anual. Períodos como o Carnaval ou Réveillon, assim como a temporada do verão carioca, fazem os preços decolarem e as melhores e mais acessíveis opções se esgotarem rapidamente.

Para garantir seu hotel e não correr o risco de perder as melhores opções, recomendo muito que faça sua reserva com antecedência

Eu indico o Booking.com para você pesquisar e reservar sua estadia de forma segura com os melhores preços. Vale reforçar que sempre que reservar seu hotel através dos links do blog, você contribui com o meu trabalho e não gasta nada a mais com isso. Eu super agradeço!


Espero que tenha curtido as dicas do post. Se tiver alguma sugestão de estadia ou qualquer dúvida sobre hotéis ou onde ficar no Rio de Janeiro, fique à vontade para deixar um comentário no post! Valeuuuu

Sobre o autor

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *