Chile em 2024: documentos, requisitos e passo a passo para entrada no país

Vai viajar para o Chile em 2024? Veja nesse guia os requisitos, documentos, dicas e informações necessárias para você passar pela imigração no Chile e viajar de forma tranquila e segura.

O Chile sempre esteve entre os meus principais destinos e conteúdos. Com a pandemia de Covid-19, o país fechou as fronteiras por um longo período e muitas exigências foram criadas. Felizmente, conseguimos passar por esse período e hoje as viagens internacionais voltaram a ficar mais fáceis e isso vale também para o Chile.

Viagem Chile em 2023: documentos, requisitos e passo a passo para entrada no país

Como são vários pontos importantes, decidi preparar um guia com um passo a passo de todos os requisitos que você deve cumprir para ter sua entrada no Chile autorizada.

Preciso destacar o rigor que os chilenos sempre tiveram no que se diz respeito a normas. Caso você, por descuido ou desatenção, deixe de cumprir um dos requisitos e consiga embarcar do Brasil para o Chile – o que pode ser difícil, já que as companhias aéreas tentam checar todos os documentos – ao chegar lá, é quase certo de que a sua entrada não será autorizada.

  • Por relatos próximos e de amigos, não são raras as situações onde o passageiro brasileiro é barrado na imigração e encaminhado de volta para o Brasil. Um grande aborrecimento que pode estragar sua viagem.

Para evitar que algo assim aconteça, nesse post você pode checar todos os detalhes, documentos e requisitos para entrar no Chile em 2024. Utilize o menu abaixo para navegar pelo conteúdo e ir direto ao ponto de interesse.

Requisitos para entrar no Chile em 2024

Seguindo as recentes atualizações do governo chileno, os viajantes brasileiros que viajam para Chile, seja por via área ou terrestre, devem cumprir os seguintes requisitos determinados pelo governo chileno:

1. Apresentar um documento de identificação, seja o RG ou o Passaporte válido;

2. Declaração Jurada;


Desde setembro de 2022 o viajante brasileiro não precisa mais gerar o Passe de Mobilidade no portal MeVacuno para entrar no Chile. Desde essa data, o comprovante de vacinação brasileiro, emitido no ConectSUS, é aceito como um Passe de Mobilidade. Apesar de não ser um item obrigatório, é bom ter o seu comprovante de vacinação gerado e guardado com você.

Além disso, a Declaração Juramentada C19 também não é mais necessária. O que segue sendo cobrado é a Declaração Jurada, referente a produtos que você leva com você na viagem (que é apresentado na alfândega).

Teste RT-PCR chegada ao Chile

Atualização: por um tempo existiu a possibilidade de você ser selecionado na chegada ao Chile para realizar um teste RT-PCR. Em 2022, inclusive, eu fui selecionado em uma das minhas viagens. Atualmente o Chile não está realizando os testes aleatórios no aeroporto.

Foi selecionado para o teste, e agora?

Apesar de não ter visto mais os testes aleatórios nas viagens que fiz em 2023 para o Chile, vou manter aqui o relato de quanto fui selecionado para o teste em julho de 2022. Estávamos em 3 pessoas: eu, o Diogo e também a prima dele que nos acompanhou. Logo no desembarque em Santiago, antes de passar pelo controle de passaporte, tivemos que passar por um outro tipo de controle. Nesse momento, tanto eu quanto a prima do Diogo, recebemos um adesivo para colar na roupa e formos direcionados ao controle de passaporte.

Já o Diogo, pego de surpresa, não recebeu o adesivo e foi direcionado para outro local. Nesse momento entendemos que ele foi selecionado para o teste RT-PCT. Eu e a prima dele seguimos para o controle de passaporte e esperamos por ele depois de passar pelo fiscal.

Tempo do teste no aeroporto: O teste foi muito rápido e não foi necessário aguardar o resultado no aeroporto. O Diogo teve apenas que concordar que, caso o resultado fosse positivo, ele ficara isolado. O resultado do teste chegou por e-mail no dia seguinte e, felizmente, deu negativo.

O processo do teste foi muito rápido e não influenciou no nosso tempo de conexão, o que é bacana para quem está preocupado nesse sentido.

Atualizações sobre a entrada no Chile em 2024

Este post foi atualizado com base nos requisitos publicados pelo Governo do Chile no dia 13 de agosto de 2022. Também atualizei as informações com base nas minhas viagens recentes ao Chile. Lembrando que as atualizações mais recentes são requisitos válidos para entrada no Chile em 2024.

Viagem Chile em 2022: documentos, requisitos e passo a passo para entrada no país

Passo a passo para entrada de Brasileiros no Chile em 2024

Vou comentar a seguir as informações necessárias para entrada de brasileiros no Chile em 2024. Caso você tenha alguma dúvida após ler o passo a passo e todas as informações, fique à vontade para comentar no final do post.

1. Passaporte válido ou Documento de Identidade (RG)

Vale destacar que sem o passaporte, apenas o RG é aceito: não é possível embarcar com carteira de motorista (CNH), carteira de trabalho ou outro documento. Somente são aceitos o passaporte válido ou o RG (Registro Geral ou, como falamos normalmente, a Carteira de Identidade).

  • Importante: o RG não pode ter mais de 10 anos da data de emissão. Caso você tenha um RG emitido há mais de 10 anos ou ele não esteja bem conservado, procure um lugar na sua cidade para emitir um novo documento.

    Se preferir viajar com passaporte, chegou a hora de emitir o seu! Veja o passo a passo de como emitir o passaporte brasileiro

2. Declaração Jurada

Até agosto de 2022 era solicitada a Declaração Jurada C19, que tinha relação com a pandemia. Hoje, a Declaração Jurada C19 não é mais solicitada, porém, existe outra declaração que você deve preencher para entrar no Chile.

A Declaração Jurada, que você precisa apresentar na sua chegada no Chile, deve ser preenchida dentro das 48 horas antes da viagem, podendo ser, inclusive, preenchida na sua chegada ao país.

Para facilitar e agilizar o processo, você pode acessar o link que vou compartilhar aqui e já chegar no destino com a declaração preenchida. Ela diz respeito aos produtos ou bens que você vai levar na viagem. O preenchimento é bem simples e a confirmação vai direto no seu e-mail.

Com ela confirmada, basta printar a imagem e apresentar no celular logo após pegar sua bagagem no aeroporto de Santiago. Caso você não preencha a declaração digitalmente, na área de restituição de bagagem existem formulários de papel para você preencher.

3. Comprovante de Vacinação

Desde a atualização mais recente, o viajante não precisa mais validar ou comprovar seu esquema de vacinação para entrar no Chile.

Boa notícia: desde o dia 1 de setembro de 2022, o nosso comprovante de vacinação brasileiro, emitido no ConectSUS, passou a ser aceiro com um Passe de Mobilidade.

Vacina obrigatória para viajar ao Chile

Seguro Viagem Chile 2024

O Seguro Viagem continua sendo um item recomendado para sua viagem ao Chile, porém não é mais um requisito obrigatório para brasileiros que pretendem entrar no Chile.

A melhor forma de contratar o seguro viagem certo e pelo melhor preço é através da plataforma Seguros Promo. Eu sempre recomendo, sou usuário real do site e, a boa notícia, você tem desconto especial para contratar o seu seguro.

Ao entrar no site para fazer a sua cotação gratuita, você deve marcar a América do Sul como destino, preencher a data de embarque para o Chile, a data retorno para o Brasil e os seus dados. Ao pesquisar o seguro a plataforma vai te mostrar uma infinidade de seguradoras e opções.

Sempre compare as opções e o valor de cobertura oferecido. Muitas vezes por uma diferença pequena no valor final, você consegue pegar um seguro com até dobro de diferença na cobertura.

  • Vale destacar que este será um seguro viagem válido para todos os países da América do Sul, então, caso sua viagem inclua outros países, você pode utilizar tranquilamente.

Aproveito para lembrar que sempre que contrata o seu Seguro Viagem através desse link, você contribui com meu trabalho por aqui e não gasta nada mais com isso. Eu super agradeço.

Requisitos especiais para crianças

Segundo o Ministério do Interior do Chile, crianças menores de 6 anos poderão sim entrar no país sem a vacina de Covid-19. No entanto, as crianças devem estar acompanhadas do pai, mãe ou responsável, que deve cumprir todos os requisitos mencionados acima.

Assim como para adultos, o teste RT-PCR também deixa de ser obrigatório. Para as crianças o Seguro Viagem segue como item recomendado e não mais obrigatório. Aproveite o desconto especial e contrate o seguro para sua família, parcelando em até 12 vezes sem juros.

Retorno do Chile para o Brasil

O viajante brasileiro que parte do Chile para o Brasil não precisa mais realizar teste de Covid-19 para entrar em território nacional. A atualização nas regras foi feita no dia 1° de abril de 2022 e também descarta a necessidade da Declaração de Saúde do Viajante.

Retorno do Chile para o Brasil

As novas atualizações seguiram orientações da Anvisa e, felizmente, permitem um pouco mais de tranquilidade para os viajantes que saem e retornam para o Brasil.

Reforço que vou tentar manter essa página sempre atualizada, mas, como comentei, nesse momento é importante que você sempre confirme as atualizações no site do Governo Brasileiro e, também, do Governo do Chile, assim como pode também confirmar diretamente com a companhia aérea da sua viagem.

Se você tiver qualquer dúvida sobre os requisitos de entrada no Chile, documentos ou quiser compartilhar sua experiência, fique à vontade para deixar um comentário no post. 

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

43 Comentários

  1. Fabiana Coutinho

    Olá!!
    Com relação ao teste aleatório, caso seja selecionada, em quanto tempo o processo de verificação ficará pronto?? Acho interessante saber até porque havendo conexão a ser feita isso poderá influenciar no fluxo da viagem.
    Obrigada,
    Fabiana

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Fabi!! Tudo bem? Então, é difícil dizer um tempo exato… ainda mais nessas situações aleatórias. De qualquer forma, eu sempre recomendo um tempo de escala acima de 3 horas em Santiago. Eu mesmo já perdi um voo para o sul do Chile por conta da demora da imigração no aeroporto de Santiago. A minha conexão era de 2 horas e não foi suficiente…. isso porque, além do tempo de sair do avião e uma fila enorme na imigração, todos os passageiros devem retirar a bagagem na esteira, passar pelo raio-x e pegar a fila da companhia aérea para despachar a mala novamente. Depois ainda tem todo o processo de embarque, mais um raio-x… enfim.. 2 horas parece tempo suficiente mas pode ser apertado. Eu recomendo pelo menos 3 horas ou, se possível, um pouco mais…

      Espero ter ajudado…. se precisar de algo estou por aqui…
      Bjoss

      Responder
      1. Fabiana Coutinho

        Muito obrigada!!! Estive pesquisando e descobri que mesmo sendo sorteado para o teste você pode seguir viagem em caso de conexão para Calama. O teste tem seu resultado em mais ou menos 8 horas. Caso de positivo aí sim você terá que ficar isolado onde estiver.

        Responder
      2. Fabiana Coutinho

        Muito obrigada! Estive pesquisando e descobri que caso seja sorteado para o teste ainda assim poderá continuar sua viagem! O teste costuma ter seu resultado em 8 horas. Caso dê positivo você terá que se isolar onde estiver hospedado.

        Responder
    1. Claudio

      Brother….li q eles exigirão as vacinas disponibilizada pelo governo. Se sao 2…. Blz…. Se for 3….tem q ser as 3 e assim por diante. Minha idade liberou a 4 dose. Entao eles saberao q eu tenho q ter as 4.

      Responder
      1. Robson Franzói

        Falaa Claudio!! Então, a informação publicada pelo Governo do Chile deixa um pouco no ar essa questão. A publicação exata diz o seguinte:

        ALTERAÇÕES A PARTIR DO 1 DE SETEMBRO

        • A partir do dia 1 de setembro você deverá apresentar o certificado de vacinação emitido em seu país no momento do embarque ao Chile.

        • O comprovante de vacinação – junto com o documento de identidade – passará a ser válido como Passe de Mobilidade, para que você possa entrar em hotéis, restaurantes ou pegar um voo dentro do Chile.

        • Quem não estiver vacinado, deverá apresentar um resultado negativo em um teste de PCR com menos de 48 horas para entrar no Chile.

        Veja que não fica claro a descrição sobre as doses de reforço.Eu penso que, na prática, um viajante com o esquema vacinal completo já será o suficiente. Imagino que seria difícil que eles tenham o controle para saber exatamente qual cidade no Brasil liberou a quarta dose, por exemplo, para cada idade específica.

        De qualquer forma, semente após 1 de setembro para saber, na prática, como está esse controle…

        Vou seguir acompanhando e atualizando as informações por aqui!!

        Abraços!!!

        Responder
        1. Guilherme Lacerda

          Olá Robson!
          Vc por acaso teria uma atualização de como está questão nos últimos dias? Tenho duas doses da vacina e estou na dúvida se estão aceitando ou não…
          Obrigado!

          Responder
  2. Juliana

    Oi Robson
    Tenho interesse em ir pro chile em junho 2022, sabes me informar alguma agência boa pra fazer os passeios por lá, e algum hotel?
    e o que você sugere de passeios para ficar 7 dias,

    Responder
  3. Juliana

    Oi Robson
    Tenho interesse em ir pro chile em junho 2022, sabes me informar alguma agência boa pra fazer os passeios por lá, e algum hotel?
    e o que você sugere de passeios para ficar 7 dias.
    se puder me dar dicas agradeço.

    Responder
  4. Alisson Guigen

    Olá,
    vi em outro site que em junho o governo chileno eliminou a obrigatoriedade do Seguro Viagem com cobertura para Covid-19 de, no mínimo, USD 30.000 dólares.
    Você saberia dizer se essa informação procede?
    Do mais, agradeço e parabenizo por todo seu conteúdo.
    Obrigado

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Alisson!! Isso mesmo, hoje o seguro segue como recomendado e não mais como obrigatório. O Chile deixou de exigir a cobertura de Covid no seguro. Mesmo assim, se puder, recomendo que faça o seguro… mesmo que seja na versão sem a cobertura de 30.000 dólares. Estou indo para o Chile nessa semana e já contratei… sempre recomendo por ser barato e trazer segurança na viagem.

      Se precisar de qualquer coisa me dá um grito!!!

      Responder
  5. FABIOLA LIMA

    Olá! Com relação à Declaração Juramentada do Viajante C19, li que precisa ser preenchida até 48H antes do embarque, estarei em viagem pelo Peru e Bolívia, irei de ônibus para o Chile daqui a 3 semanas, você acha que já posso preencher a C19, não sei se terei acesso à internet. O que você indica? Obrigada desde já.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Fabiola, tudo bem? Puxa, eles realmente pedem o C19 nesse prazo…. se ele for feito antes das 48h existe uma grande chance de que eles peçam um novo C19 pra você… Na minha viagem recente ao Chile eu vi pessoas tendo que fazer o C19 na hora do embarque, no aeroporto mesmo… Talvez isso dependa do fiscal, mas alguns são bem rígidos sobre essas 48h.

      Se precisar de qualquer coisa estou por aqui!! Bjosss

      Responder
  6. Aldo

    Para Brasileiros retornando ao Brasil com conexao em Santiago precisa tomar alguma providencia antes da viagem, devido a conexao internacional no Chile?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Aldo, tudo bem? Não, nenhuma providência… na minha volta do Chile, por exemplo, eu fiz escala em Buenos Aires e não precisei fazer nada diferente… mas isso, claro, se for apenas uma conexão…. sem ter que imigrar no país. Se você for, por exemplo, trocar de companhia área (comprou uma passagem até Santiago e outra, separada, de Santiago para o Brasil) aí sim, nesse caso, você teria que desembarcar, retirar bagagem e fazer todo o processo de check-in… e cumprir os requisitos de entrada (acredito que esse não é o seu caso, então você não precisa se preocupar…

      Se precisar de qualquer coisa estou por aqui!!

      Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Malba, tudo bem e você? Simm sim… eu sempre contrato o meu seguro viagem na Seguros Promo, que é um site que busca os melhores preços em diversas empresas. O melhor é que, além de facilitar a sua busca, eles sempre tem descontos especiais…. assim fica mais barato contratar direto pelo site deles. Vou te passar o link aqui: https://umvia.me/segurodesconto

      Ao acessar o site por esse link, na tela inicial você já vai ver o botão para aplicar o desconto. Aí é só preencher os dados da viagem para ver as opções disponíveis.

      Ahhh… caso você decida depois e vá mesmo contratar na Seguros Promo, lembra de acessar por esse link que eu te mandei… isso ajuda demais no meu trabalho aqui no blog. Te agradeço muito!!

      Se precisar de qualquer coisa estou por aqui!! Bjoss

      Responder
  7. Fernanda

    Oie tudo bem? Você sabe me dizer se eu levar um resultado de teste aqui do Brasil, negativo, isso me agiliza e se eu for “sorteada” para o pcr.. com esse resultado em mãos negativo eu não precise fazer o teste no Chile?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Fer, tudo bem e você? Olha, eu acredito que mesmo com esse resultado em mãos você não seria dispensada do teste… mas isso talvez dependa do fiscal ou da forma aleatória que eles estão seguindo (já vi que as pessoas são selecionadas de acordo com uma letra ou número do passaporte). De qualquer forma, se você fizer o teste no Brasil antes de viajar e ele der negativo, você já vai embarcar bem tranquila… mesmo que seja sorteada, seu resultado será, praticamente com certeza, negativo.

      O Diogo viajou comigo para o Chile em agosto e foi selecionado…. ele não precisou esperar o resultado no aeroporto.. o teste foi super rápido e ele foi liberado. O resultado chegou por e-mail no dia seguinte… inclusive atualizei o post com essas informações.

      Se precisar de qualquer coisa estou por aqui!! Bjoss

      Responder
      1. Fernanda

        Obrigada pela resposta! Passe de mobilidade está sendo obrigatório? Meus filhos de 7 e 4 anos não possuem vacinas de COVID, eles conseguem entrar sem comprova-lás?

        Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Carol!! Tudo bem e você? Você precisa ter o esquema vacinal completo… então se, por exemplo você tomou uma vacina que eram 2 doses, precisa ter as duas. Se a sua primeira foi uma vacina de dose única, bastaria ela…

      Eu validei o meu Passe de Mobilidade com 3 doses… As duas primeiras foram para completar o esquema vacinar e tomei 1 dose de reforço.

      Recebi o meu passe em pouco mais de 48 horas….

      Se precisar de qualquer coisa estou por aqui!! Bjoss

      Responder
        1. Robson Franzói

          Oi Clau!! Então, é um ponto que não fica exatamente claro…. mas, pelo que eu vejo, quem tem um esquema vacinal completo (se era uma vacina com 2 doses, que tenha tomado as duas… se tomou uma vacina de dose única, bastaria ela)…. Eles não deixam claro sobre as doses de reforço. E, mesmo após 1 de setembro, essa informação ainda não está 100% clara… mas eu acredito que o esquema vacinal completo é o suficiente.

          Vou seguir acompanhando e atualizando as informações por aqui.

          Responder
  8. Fernanda

    Olá, meu filho de 7 anos não tem nenhuma vacina de COVID e nem minha filha de 4.
    Apenas eu e meu esposo possuímos vacina!
    É obrigatório passe de mobilidade?
    meus filhos teriam que ter vacinas para possuir esse passe de mobilidade?

    Responder
  9. Melissa

    Fantástico seu post. Agradeço muitíssimo, está ajudando muito com minha preparação para a viagem que faremos em 1 semana 🙂
    Abraço,
    Melissa
    Foz do Iguaçu

    Responder
  10. Claudia faria pinto

    Com o RG digital eu conseguiria entrar no Chile ? Pois não tenho passaporte e meu RG ainda não ficou pronto que mandei fazer novo 2 via .

    Responder
  11. Mateus

    Só pra confirmar, nem o comprovante de vacinação e nem a Declaração Juramentada do Viajante C19 estão sendo obrigatórios atualmente, confere? Dá pra ir pro Chile levando só o passaporte no bolso então?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Mateus! Tudo bem? A Declaração Juramentada C19 não é mais solicitada, porém eles pedem outra declaração jurada – mais simples. Ela também pode ser preenchida digitalmente, dentro das 48 horas anteriores a sua entrada, ou mesmo preenchida nos formulários disponíveis no aeroporto.

      Responder
  12. João Gabriel Neder

    Boa tarde Robson, tudo bem?
    Sabe me dizer se essa viagem ao Chile, ou até mesmo ao Peru, o passaporte é carimbado?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi João, boa tarde!! Tudo bem e você? Sim sim! Cheguei ontem no Chile e o passaporte foi carimbado sim… no Peru eu não sei como está, mas aqui foi sim!!

      Se precisar de algo estou por aqui! Abraços!!

      Responder
  13. Maria Isabel

    Boa tarde. É obrigatório ter a passagem de volta para embarcar para o Chile? Minha filha vai ficar lá 6 meses por conta do doutorado. Já tem um pedido de visto temporário em análise. Mas ainda não comprou a passagem de volta

    Responder
  14. Felipe

    Vou viajar para o Chile agora em 2023 e tenho uma dúvida: consigo entrar apenas com o passaporte?
    Meu RG tem mais de 10 anos. É necessário emitir um novo ou apenas o passaporte é válido?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Felipe!! Tudo bem? Sim, consegue sim! Se tiver o passaporte válido não precisa do RG. E quem tiver o RG com menos de 10 anos não precisa do passaporte.

      Se precisar de algo mais estou por aqui!!

      Responder
  15. Andrea

    Olá, Robson! Obrigada por essa página tão maravilhosa! Vc sabe se consigo usar RG brasileiro para embarcar em voos nacionais dentro do Chile (desconectados do voo de chegada)?
    O passaporte nao será entregue a tempo pelo Consulado Americano onde estou renovando o visto.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *