Chile em 2022: documentos, requisitos e passo a passo para entrada no país

Ir para o Chile em 2022 vai demandar uma boa organização do viajante, por isso, mais do que nunca, é importante ficar atento aos requisitos e se programar com antecedência. Veja nesse guia os requisitos, documentos, dicas e informações necessárias para você passar pela imigração no Chile.

O Chile sempre esteve entre os meus principais destinos e conteúdos. Com a pandemia de Covid-19, o país fechou as fronteiras por um longo período e muitas viagens tiveram que ser adiadas. Recentemente as fronteiras foram reabertas para viajantes brasileiros, porém com uma série de normas e requisitos específicos relacionados à pandemia.

Viagem Chile em 2022: documentos, requisitos e passo a passo para entrada no país

Como são vários pontos importantes e que requerem uma organização antecipada, decidi preparar um guia com um passo a passo de todos os requisitos que você deve cumprir para ter sua entrada no Chile autorizada.

Preciso destacar o rigor que os chilenos sempre tiveram no que se diz respeito a normas e, claro, durante toda a pandemia isso não foi diferente. Caso você, por descuido ou desatenção, deixe de cumprir um dos requisitos e consiga embarcar do Brasil para o Chile – o que pode ser difícil, já que as companhias aéreas tentam checar todos os documentos – ao chegar lá, é quase certo de que a sua entrada não será autorizada.

  • Por relatos próximos e de amigos, não são raras as situações onde o passageiro brasileiro é barrado na imigração e encaminhado de volta para o Brasil. Um grande aborrecimento que pode estragar sua viagem.

Para evitar que algo assim aconteça, nesse post você pode checar todos os detalhes, documentos e requisitos para entrar no Chile em 2022. Utilize o menu abaixo para navegar pelo conteúdo e ir direto ao ponto de interesse.

Requisitos para entrar no Chile em 2022

Seguindo as recentes atualizações do governo chileno, os viajantes brasileiros que viajam para Chile, seja por via área ou terrestre, devem cumprir os seguintes requisitos determinados pelo governo chileno:

1. Apresentar um documento de identificação, seja o RG ou o Passaporte válido;

2. Preencher e apresentar a Declaração Juramentada do Viajante C19;


De acordo com a nova publicação, a validação da vacina no site MeVacuno passa ser “voluntária“. Já o teste RT-PCR antes do embarque também deixa de ser obrigatório e passa a ser “recomendado“.

Teste RT-PCR chegada ao Chile

Importante: existe a possibilidade de você ser selecionado na chegada ao Chile para realizar um teste RT-PCR. Hoje esse teste é realizado apenas em alguns passageiros, escolhidos de forma aleatória.

Caso você seja selecionado para fazer o segundo teste, deverá aguardar o resultado negativo para ter sua entrada liberada no país.

Atualizações sobre a entrada no Chile em 2022

Este post foi atualizado com base nos requisitos publicados pelo Governo do Chile no dia 16 de junho de 2022 e já estão em vigor desde então.

Viagem Chile em 2022: documentos, requisitos e passo a passo para entrada no país

Passo a passo para entrada de Brasileiros no Chile em 2022

Vou comentar a seguir as informações necessárias para entrada de brasileiros no Chile em 2022. Caso você tenha alguma dúvida após ler o passo a passo e todas as informações, fique à vontade para comentar no final do post.

1. Passaporte válido ou Documento de Identidade (RG)

Vale destacar que sem o passaporte, apenas o RG é aceito: não é possível embarcar com carteira de motorista (CNH), carteira de trabalho ou outro documento. Somente são aceitos o passaporte válido ou o RG (Registro Geral ou, como falamos normalmente, a Carteira de Identidade).

  • Importante: o RG não pode ter mais de 10 anos da data de emissão. Caso você tenha um RG emitido há mais de 10 anos ou ele não esteja bem conservado, procure um lugar na sua cidade para emitir um novo documento.

    Se preferir viajar com passaporte, chegou a hora de emitir o seu! Veja o passo a passo de como emitir o passaporte brasileiro

2. Declaração Juramentada do Viajante C19

O requisito que continua obrigatório para a entrada de brasileiros no Chile é a Declaração Juramentada do Viajante C19. Vale reforçar que a declaração Juramentada do Viajante deve ser feita dentro das 48 horas que antecedem o seu embarque.

Você deve preencher o formulário digitalmente e imprimir para apresentar na chegada ao Chile. Tenha também a versão no seu celular, mas saiba que esse formulário deverá ser entregue no Controle Sanitário no momento da sua entrada no país.

Auto Reporte C19 ao longo de 7 dias
  • Dica: ao dar início ao formulário, você será direcionado para o site MeVacuno. Após fazer o login ou criar sua conta pela primeira vez, você deverá confirmar seu e-mail e aí sim será direcionado ao formulário.
  • Importante: se estiver viajando com crianças menores de 6 anos, você deve incluí-las em sua declaração, na seção Mis Cargas. Se a criança tiver mais de 6 anos de idade, ela não pode ser incluída em sua declaração e deverá ter um formulário próprio.

Esquema de vacinação completo

Desde a atualização mais recente, o viajante não precisa mais validar ou comprovar seu esquema de vacinação.

A validação da vacina no site MeVacuno passou a ser voluntária e não mais obrigatória. Essa atualização foi feita pelo Governo do Chile no dia 12 de abril e passa ter validade a partir do dia 14 de abril de 2022.

Vacina obrigatória para viajar ao Chile

Mesmo não sendo obrigatória, caso você tenha tempo, é possível fazer a validação e assim receber o Pase de Movilidad Chileno, que é o certificado virtual que você pode apresentar em alguns lugares do Chile.

Como a validação deixou de ser obrigatória, é possível que lugares, como bares e restaurantes, deixem de cobrar o Pase de Movilidad Chileno. Por ser uma medida nova, se você tiver tempo, eu ainda recomendo que faça a validação apenas por garantia e por não custar nada.

  • Enquanto algumas pessoas relatam que receberam o certificado de validação em 2 ou 3 dias, outros comentam que esperaram entre 14 e 16 dias. Como esse certificado não tem validade, faça a sua solicitação o quanto antesassim você evita qualquer imprevisto.

Seguro Viagem Chile 2022

O Seguro Viagem continua sendo um item recomendado para sua viagem ao Chile, porém não é mais um requisito obrigatório para brasileiros que pretendem entrar no Chile.

A melhor forma de contratar o seguro viagem certo e pelo melhor preço é através da plataforma Seguros Promo. Eu sempre recomendo, sou usuário real do site e, a boa notícia, você tem desconto especial para contratar o seu seguro.

Ao entrar no site para fazer a sua cotação gratuita, você deve marcar a América do Sul como destino, preencher a data de embarque para o Chile, a data retorno para o Brasil e os seus dados. Ao pesquisar o seguro a plataforma vai te mostrar uma infinidade de seguradoras e opções.

Sempre compare as opções e o valor de cobertura oferecido. Muitas vezes por uma diferença pequena no valor final, você consegue pegar um seguro com até dobro de diferença na cobertura.

  • Vale destacar que este será um seguro viagem válido para todos os países da América do Sul, então, caso sua viagem inclua outros países, você pode utilizar tranquilamente.

Aproveito para lembrar que sempre que contrata o seu Seguro Viagem através desse link, você contribui com meu trabalho por aqui e não gasta nada mais com isso. Eu super agradeço.

RT-PCR para viajar ao Chile

Desde abril de 2022 o teste RT-PCR antes da viagem deixou de ser um item obrigatório.

O teste RT-PCR continua sendo feito na chegada ao Chile de forma aleatória e não mais em todos os viajantes. Pode ser que você seja selecionado e, nesse caso, deverá aguardar o resultado negativo para ter a entrada no país autorizada.

Teste RT-PCR chegada ao Chile

Vale destacar que, independentemente do seu destino final no Chile, caso você esteja apenas em conexão para outra cidade chilena, todos os requisitos e, inclusive, o teste RT-PCR na chegada – se você for selecionado – serão nesse momento e não no destino final. Exemplo: se você chegar por Santiago, mas tem um voo para outro destino do Chile, todos os requisitos serão checados em Santiago.

Requisitos especiais para crianças

Segundo o Ministério do Interior do Chile, crianças menores de 6 anos poderão sim entrar no país sem a vacina de Covid-19. No entanto, as crianças devem estar acompanhadas do pai, mãe ou responsável, que deve cumprir todos os requisitos mencionados acima.

Assim como para adultos, o teste RT-PCR também deixa de ser obrigatória. Para as crianças o Seguro Viagem segue como item recomendado e não mais obrigatório. Aproveite o desconto especial e contrate o seguro para sua família, parcelando em até 12 vezes sem juros.

Retorno do Chile para o Brasil

O viajante brasileiro que parte do Chile para o Brasil não precisa mais realizar teste de Covid-19 para entrar em território nacional. A atualização nas regras foi feita no dia 1° de abril de 2022 e também descarta a necessidade da Declaração de Saúde do Viajante.

Retorno do Chile para o Brasil

As novas atualizações seguiram orientações da Anvisa e, felizmente, permitem um pouco mais de tranquilidade para os viajantes que saem e retornam para o Brasil.

Reforço que vou tentar manter essa página sempre atualizada, mas, como comentei, nesse momento é importante que você sempre confirme as atualizações no site do Governo Brasileiro e, também, do Governo do Chile, assim como pode também confirmar diretamente com a companhia aérea da sua viagem.

Se você tiver qualquer dúvida sobre os requisitos de entrada no Chile, documentos ou quiser compartilhar sua experiência, fique à vontade para deixar um comentário no post. 

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

9 Comentários

  1. Fabiana Coutinho

    Olá!!
    Com relação ao teste aleatório, caso seja selecionada, em quanto tempo o processo de verificação ficará pronto?? Acho interessante saber até porque havendo conexão a ser feita isso poderá influenciar no fluxo da viagem.
    Obrigada,
    Fabiana

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Fabi!! Tudo bem? Então, é difícil dizer um tempo exato… ainda mais nessas situações aleatórias. De qualquer forma, eu sempre recomendo um tempo de escala acima de 3 horas em Santiago. Eu mesmo já perdi um voo para o sul do Chile por conta da demora da imigração no aeroporto de Santiago. A minha conexão era de 2 horas e não foi suficiente…. isso porque, além do tempo de sair do avião e uma fila enorme na imigração, todos os passageiros devem retirar a bagagem na esteira, passar pelo raio-x e pegar a fila da companhia aérea para despachar a mala novamente. Depois ainda tem todo o processo de embarque, mais um raio-x… enfim.. 2 horas parece tempo suficiente mas pode ser apertado. Eu recomendo pelo menos 3 horas ou, se possível, um pouco mais…

      Espero ter ajudado…. se precisar de algo estou por aqui…
      Bjoss

      Responder
      1. Fabiana Coutinho

        Muito obrigada!!! Estive pesquisando e descobri que mesmo sendo sorteado para o teste você pode seguir viagem em caso de conexão para Calama. O teste tem seu resultado em mais ou menos 8 horas. Caso de positivo aí sim você terá que ficar isolado onde estiver.

        Responder
      2. Fabiana Coutinho

        Muito obrigada! Estive pesquisando e descobri que caso seja sorteado para o teste ainda assim poderá continuar sua viagem! O teste costuma ter seu resultado em 8 horas. Caso dê positivo você terá que se isolar onde estiver hospedado.

        Responder
  2. Juliana

    Oi Robson
    Tenho interesse em ir pro chile em junho 2022, sabes me informar alguma agência boa pra fazer os passeios por lá, e algum hotel?
    e o que você sugere de passeios para ficar 7 dias,

    Responder
  3. Juliana

    Oi Robson
    Tenho interesse em ir pro chile em junho 2022, sabes me informar alguma agência boa pra fazer os passeios por lá, e algum hotel?
    e o que você sugere de passeios para ficar 7 dias.
    se puder me dar dicas agradeço.

    Responder
  4. Alisson Guigen

    Olá,
    vi em outro site que em junho o governo chileno eliminou a obrigatoriedade do Seguro Viagem com cobertura para Covid-19 de, no mínimo, USD 30.000 dólares.
    Você saberia dizer se essa informação procede?
    Do mais, agradeço e parabenizo por todo seu conteúdo.
    Obrigado

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Alisson!! Isso mesmo, hoje o seguro segue como recomendado e não mais como obrigatório. O Chile deixou de exigir a cobertura de Covid no seguro. Mesmo assim, se puder, recomendo que faça o seguro… mesmo que seja na versão sem a cobertura de 30.000 dólares. Estou indo para o Chile nessa semana e já contratei… sempre recomendo por ser barato e trazer segurança na viagem.

      Se precisar de qualquer coisa me dá um grito!!!

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.