Deserto do Atacama | Dicas completas e guia para sua viagem

Está planejando uma viagem para o Deserto do Atacama, no Chile!?! Confira esse guia especial com dicas e informações práticas e rápidas para você organizar sua viagem por completo.

Quando falamos em um destino extremo e muito diferente, como o Deserto do Atacama, as dúvidas que antecedem a viagem nos deixam mais apreensivos do que o normal.

Eu mesmo, que já tive a oportunidade de visitar o Atacama várias vezes, já vi muitos viajantes passando perrengues por não se atentarem a alguns detalhes fundamentais. Obviamente, quem pesquisa e devora as informações sobre o destino, tem tudo para realizar uma viagem tranquila e sem grandes dificuldades.

Deserto do Atacama | Dicas completas e guia para sua viagem

Por conta de todas as vezes que visitei o Atacama, o conteúdo publicado aqui no blog é supercompleto. Se você quiser se aprofundar, vai ver que vale a pena ler cada um dos posts.

Veja todos os posts já publicados sobre o Deserto do Atacama

Dicas sobre o Deserto do Atacama: um guia prático para sua viagem

Apesar de já ter detalhado muitas informações sobre o Atacama no blog, decidi fazer esse guia prático com as dicas essenciais para sua viagem. Vou tentar reunir aqui tudo o que você precisa saber sobre as principais questões do Atacama e assim, realizar sua viagem da melhor maneira possível!

Para facilitar, vou separar as dicas por tópicos – assim você pode navegar diretamente para o que mais interessa.

Veja os tópicos principais:

Clima no Atacama: é realmente muito frio?

Quando se pensa no clima no Atacama, normalmente é o frio que assusta a maioria dos viajantes. Já posso adiantar que sim, é uma questão que realmente precisa ser levada bem à sério na hora de programar essa viagem.

Especialmente nos meses do inverno, entre junho e agosto, você pode se deparar com temperaturas baixíssimas no Atacamamas isso não quer dizer que em outros períodos você não vai encontrar muito frio.

Junho - Junho - Agosto | Deserto do Atacama, Chile - Clima, temperaturas e dicas

Os dois principais fatores que determinam as temperaturas, além da época do ano, são a altitude e o horário dos passeios. Por isso, em atrações como os Geysers El Tatio, é super comum encontrar temperaturas negativas em qualquer época do anolá você estará muito no alto e também chegará muito cedo.

Falando nisso, é bom ressaltar que as temperaturas mais baixas no deserto acontecem pouco antes do sol nascer exatamente no horário em que se iniciam alguns passeios. É exatamente por conta disso que recomendo que você se vista em camadas, assim pode ir tirando as peças de roupas conforme a temperatura for subindo.

Deserto do Atacama em Julho - Clima, temperaturas e dicas

Resumidamente, no Atacama você sempre vai encontrar momentos de baixas temperaturas – independente da época do ano. No verão, principalmente nos passeios próximos de San Pedro de Atacama, as tardes podem ser bem quentes e as noites mais fresquinhas – já na altitude, mesmo durante o verão, o frio pode pegar.

Nevar em San Pedro de Atacama não é tão comum, porém pode acontecer. Já nos passeios mais altos, é comum nevar no inverno. Agora as chuvas, que são mais raras, podem sim chegar entre janeiro e início de fevereiro é imprevisível, mas, se for acontecer, é dentro desse período.

Veja aqui um post sobre o clima e a melhor época de viajar para o Atacama

Altitude no Deserto: como se preparar

Assim como o clima e as baixas temperaturas, a altitude no Atacama é outro ponto que deixa os viajantes apreensivos. Essa é uma questão importante e que merece a sua atenção! Alguns passeios podem levar para regiões acima dos 5.000 metros de altitude, onde podemos sentir algumas reações.

San Pedro de Atacama em si já está alto, acima dos 2.000 metros. Por isso, o recomendado é que você tente se aclimatar o máximo possível antes de fazer os passeios mais altos. Se conseguir, programe passeios como os Geysers e, especialmente, os vulcões, para os últimos dias da sua viagem.

Lagunas Andinas - Salar de Tara - Deserto do Atacama, Chile

No caso dos vulcões, que exigem um esforço um pouco maior, é bem interessante – além da aclimatação – também um passeio de caminhada antes da ascensão – assim você pode sentir como é o seu desempenho na altitude.

Caso você chegue em San Pedro e já sinta algum desconforto, dor de cabeça ou tontura, é interessante ficar alerta. Evite comidas pesadas, como carne vermelha, e, principalmente, bebidas alcoólicas. Mesmo que esteja se sentindo bem, evite isso nos dias que antecedem os passeios mais altos – beber álcool e depois ir para a altitude pode não ser uma boa combinação.

Sobre mascar folhas de coca, eu posso dizer que já precisei e, para mim, deu uma leve ajudada. Normalmente os guias têm algumas folhas com eles – dependendo da agência que você escolher. Na dúvida, se estiver se sentindo mal, não custa experimentar.

Roupas, eletrônicos e mala: o que levar na sua viagem

Fazer a mala para o Atacama não é tarefa simples, já que você precisa mesclar muitos tipos de combinações – desde roupas de inverno até opções de verão. Mas é exatamente isso! Vá preparado para as tardes que podem esquentar mais e também, para as madrugadas negativas ou de bastante vento na altitude.

Tem um item que eu não deixaria de fora da mala: a segunda pele! É ótima e faz bastante diferença para enfrentar o frio. Luvas e toucas devem estar sempre com você nos passeios mais gelados – já fiz o erro de esquecer e passei um bocado de frio.

Mirante Piedras Rojas - Atacama, FlaviaBia

Como já falei, se vestir em camadas é o mais recomendado. Aqui no blog tenho um post mega completo sobre dicas para você fazer sua mala para o Atacama, incluindo itens que não podem faltar e também eletrônicosvale a pena dar uma olhada:

Veja aqui como fazer sua mala para o Deserto do Atacama

Dinheiro: câmbio e qual moeda levar para o Atacama

Mais uma questão que muuuuita gente me pergunta: o câmbio no Atacama. Bom, vou tentar ser simples e o mais direto possível sobre isso.

Sim, você pode trocar dinheiro no Atacama tanto reais quanto dólares. Lá você pode trocar essas moedas por pesos chilenos e também por pesos bolivianos – caso siga esteja nos planos vistar a Bolívia.

Casas de Câmbio no Atacama, Chile

A rua onde se concentram as casas de câmbios em San Pedro de Atacama se chama Calle Toconaoé lá que você tem que ir para trocar o seu dinheiro.

As casas de câmbio funcionam praticamente todos os dias e até bem tarde – elas nem sempre abrem cedo, mas ficam abertas até à noite. O ideal é pesquisar em umas 3 ou 4, e aí escolher a que oferece a melhor cotação para você.

Sobre trocar dinheiro, o que eu costumo fazer é: sempre levo real. Às vezes, trocar real por dólar ainda no Brasil e depois por pesos no Atacama pode ser mais vantajoso, mas normalmente a diferença é muuuito pequena.

Se você tiver alguns dias em Santiago antes de chegar no Atacama, é lá que você vai encontrar as melhores cotações. Caso faça apenas uma escala, nem pense em trocar no aeroporto – é a pior alternativa. Nesse caso, deixe para trocar em San Pedro o aeroporto de Calama tem um câmbio melhor que o aeroporto de Santiago, mas é pior do que o câmbio no povoado.

Câmbio em Santiago: pesos chilenos

Caso você decida levar dólares, lembre-se de cuidar muuuito bem deles. Lá em San Pedro eles são muito chatos para aceitar notas de dólares amassadas – e eles não pensam duas em vezes em recusar uma nota.

Por fim, caso precise sacar dinheiro, existem dois caixas eletrônicos em San Pedro: um na rua principal, a Calle Caracoles, e outro bem pertinho da praça da igreja. Nos restaurantes você até consegue pagar com cartão de crédito, mas é importante perguntar antes – por garantia.

Veja aqui um post sobre o câmbio no Atacama

Veja aqui onde trocar seu dinheiro em Santiago

Compras no Atacama: o que você encontra no deserto

Pode não parecer, mas as opções de compras no Atacama são bem variadas: desde simples lembranças até joias com pedras preciosas. Em San Pedro você consegue encontrar muuuitas coisas!

Falando em lembrancinhas, pertinho da igreja de San Pedro existe uma feirinha de artesanatos locais – mas não vou mentir, é tudo importado da Bolívia ou até mesmo do Peru. Mas é o lugar para encontrar boas opções.

Feira de Artesanato em San Pedro de Atacama

Na Calle Caracoles você encontra lojas mais sofisticadas, com esculturas e peças mais caras – tudo depende de quanto você pode gastar nessa brincadeira.

Já no caso de roupas, as opções também são amplas. Nessa feirinha e também em lojas mais simples, você encontra blusas de lãs, toucas, luvas e até mochilas bem legais e não muito caras.

Agora, nas lojas mais “finas”, você encontra desde North Face e Patagônia, com jaquetas de plumas e roupas mais caras, até ponchos de lã de alpaca, maravilhosos e um pouco mais caros.

Patagonia, San Pedro de Atacama

Eletrônicos são mais complicados. Algumas lojas até oferecem algumas coisas, como adaptadores, cartões de memória, cabos e acessórios para câmeras como a GoPROmas não espere muita coisa. Eu digo que são mais para emergência. Se precisar muito de algo que esqueceu, talvez a única solução seja no Shopping de Calama a uma hora de San Pedro.

Nos mercadinhos você vai encontrar frutas, bolachas, refrigerantes e água. Eu normalmente compro um galão de água grande e vou me abastecendo ao longo dos dias. Também não dá para esperar muito dos mercadinhos.

Veja aqui um super post sobre compras no Atacama.

Internet no Atacama: funciona? Vale a pena comprar um chip?

Chip de Internet no Atacama é um assunto controverso. Muita gente recomenda que você compre um chip, eu já deixo um alerta: não espere por internet nos passeios pelo menos não na maioria deles.

Os chips podem funcionar em San Pedro, porém você também tem o WiFi do hotel e tudo mais. O que acontece é que alguns hotéis não têm internet muito boa, então, nesse caso, um chip pode ajudarvai depender muito da sua necessidade.

San Pedro de Atacama, Chile

Nos mercadinhos de San Pedro você encontra chip para vender e por bons preços. Hoje você também tem a opção da Claro, que tem o pacote internacional já vi comentários bons sobre isso.

Caso você queira chegar lá já conectado, uma alternativa é o chip da EasySim4U já vi algumas pessoas usando e recomendando. Eu nunca testei esse chip no Atacama! Sei que ele sai mais caro do que comprar lá, mas, tem a vantagem de já chegar conectado – então fica à sua escolha.

Você pode comprar o chip nesse link e ganhar 10% de desconto com o cupom UMVIAJANTE10 bastar aplicar esse cupom na tela final de pagamento.

Passeios no Atacama: o que não pode ficar de fora?

Não tenho como fazer um post de dicas sobre esse destino sem entrar no assunto de “Passeios imperdíveis no Atacama”. Essa deve ser, provavelmente, a pergunta que mais recebo aqui no blog.

Bom, vamos lá. Eu, como já comentei, visitei o Atacama um par de vezes. Alguns passeios já tive a oportunidade de repetir mais de 6 ou 7 vezes – e ainda assim sempre fico surpreendido com a beleza dos lugares.

Lagunas Andinas - Salar de Tara - Deserto do Atacama, Chile

O que eu acho muito interessante é que ao longo desses anos e de todas essas viagens, os meus passeios favoritos foram se intercalando. Muitas vezes eu voltava para casa pensando: nossa, esse é imperdível… tem que ser o número um. Mas depois lembro de outro e penso: nossa, mas esse também é demais… e agora?

Obviamente fazer esse ranking não é uma tarefa fácil. Até tenho um TOP10 publicado aqui no blog, mas vou refazer a lista com algumas diferenças. Vou colocar aqui os meus favoritos, não exatamente em ordem de preferência, mas os principais que eu realmente não deixaria de fora do roteiro:

Caminhada pelo Valle de la Luna + Valle de la Muerte

Eu sei que esses já são clássicos, mas realmente não tenho como deixar de fora. Se você conseguir fazer essa versão de caminhada no Vale da Lua incluindo também o Vale da Morte, perfeito! Garanto que é incrível!

Pôr do sol no Valle de la Muerto - FlaviaBia Expediciones


Lagunas Altiplânicas + Piedras Rojas

As Lagunas Altiplânicas são, indiscutivelmente, um dos lugares mais lindos que você pode visitar no Atacama. Já Piedras Rojas, que é lindíssimo também, hoje está com uma parte interditada. Felizmente existe uma versão alternativa desse passeio que possibilita ter uma vista diferente da região e uma experiência diferente nesse passeio – oferecido pela agência FlaviaBia Expediciones, que eu super recomendo!

Lagunas Altiplânicas - Atacama, Chile

Veja aqui como é o passeio das Lagunas Altiplânicas com o Mirante de Piedras Rojas


Lagunas Andinas (Versão alternativa Salar de Tara).

Hoje, o Salar de Tara também está com uma área interditada. Por conta disso, a agência da Flavia elaborou um roteiro alternativo chamado Lagunas Andinas. Nele você vai passar por uma parte do caminho do Salar de Tara, porém vai ter a oportunidade de visitar outras lagoas e salares incríveis – é um dos meus passeios favoritos!

Lagunas Andinas - Passeio imperdível no Atacama

Veja aqui como é o passeio das Lagunas Andinas


Termas de Puritama

As Termas de Puritama são o exemplo perfeito de um oásis no meio do deserto. Mesmo que você curta mais aventura e esteja viajando com esse propósito, eu não deixaria as termas de fora. O lugar é realmente maravilhoso! Caso esteja animado, pode fazer um trekking para chegar nas termas caminhando – já fiz e é lindo!

Termas de Puritama - Deserto do Atacama

Veja aqui como são as termas de Puritama

Veja aqui como é o Trekking de Guatin


Pôr do sol no Salar de Atacama (Laguna Chaxa)

Escolher um pôr do sol favorito no Atacama não é tarefa fácil, mas eu sempre me rendo ao Salar de Atacama. É absurdamente lindo ver o sol se pôr nesse lugar – ainda mais com os flamingos ao nosso redor!


Pôr do sol na Laguna Tebinquiche

Assim que escrevi sobre o pôr do sol no Salar de Atacama, me lembrei: gente, mas tem o pôr do sol na Tebinquiche!! E agora, qual o mais bonito? Vou deixar você decidir isso e depois me contar aqui nos comentários – eu não consigo escolher entre eles!

Roteiro Atacama: o que fazer em 5, 6 ou 7 dias no deserto do Chile


Lagunas Escondidas de Baltinache

Falando em paisagens incríveis, as Lagunas Escondidas de Baltinache não podem ficar de fora da lista. Mais um lugar que reserva uma beleza praticamente indescritível. Hoje existem duas lagunas que você pode entrar e sentir seu corpo flutuar, sem o menor esforço.

Lagunas Escondidas - Atacama

Veja aqui como é o passeio das Lagunas Escondidas


Miragens Andinas

Esse é um dos roteiros mais novos no Atacama e que eu prometi que tinha que incluir na minha lista de passeios imperdíveis. Hoje ele é oferecido apenas pela agência da Flavia e eu garanto que o visual é absurdo!! Pode colocar no seu roteiro sem medo!

Miragens Andinas: um passeio entre vulcões, lagoas, crateras e um salar escondido no Atacama

 Veja aqui como é o passeio das Miragens Andinas


Tour Astronômico no Atacama

Por fim, não poderia deixar de mencionar o passeio das estrelas no Atacama: o Tour Astronômico. O primeiro passeio que fiz foi com a Space, que é muito boa. Hoje, a Flavia tem um passeio exclusivo e totalmente personalizado – que eu recomendo mais, inclusive.

Nesse tour astronômico exclusivo da FlabiaBia, você não tem muitas pessoas e consegue aproveitar de uma forma ainda melhor o tempo – é mais reservado e você consegue interagir com a guia, além de fazer fotos. Independente da quantidade de dias de viagem, esse passeio não pode ficar de fora!


Agências de passeios no Atacama: qual eu recomendo

Enfim chegamos na parte que pode fazer a maior diferença na sua viagem: a escolha da agência certa. No Atacama existem muuuuitas agências oferecendo os mais diversos tipos de passeios: incluindo agências que lotam ônibus grandes e fazem passeios sem se preocupar em nada com a experiência dos viajantes.

Eu mesmo presenciei isso e vi um ônibus desses chegar para o pôr do sol no Valle de la Muerte e sair com os passageiros assim que o sol desapareceu no horizonte… os viajantes não tiveram tempo nem de ver o espetáculo das cores que chegou logo na sequência – fiquei triste por eles.

Para mim, uma viagem é muito mais do que isso. Você muitas vezes vai passar meses economizando para realizar esse sonhoe chega lá com todas as expectativas do mundo. Para muitas pessoas, essa é uma oportunidade única… e é por isso que só me sinto confortável em recomendar algo em que realmente acredito e confio simplesmente por saber que estou contribuindo para a realização do sonho de alguém.

Hoje, a agência que mais recomendo e que sei que se preocupa de verdade com a experiência dos viajantes é a FlaviaBia. Em vários posts aqui no blog eu já falei sobre o trabalho dela e toda a trajetória que acompanhei de perto.

Agência de passeios no Atacama - Chile

A Flavia é brasileira e batalhou para construir uma empresa séria e que tem um trabalho realmente diferenciado no Atacama. Ela não é a agência mais barata e também não é a mais cara, mas eu tenho certeza que é a agência onde você vai ter uma das melhores experiências possíveis no Atacamafalo isso com a maior transparência e honestidade do mundo.

Vou deixar aqui um formulário para você entrar em contato diretamente com agência e receber informações detalhadas para a sua viagem. Se puder comentar que viu o post no blog Um Viajante, eu agradeço – você vai dar uma força para o blog e ainda vai receber um desconto especial que ela oferece para os leitores.

Se você quiser conhecer um pouco mais sobre a agência e saber porque eu realmente a considero como a melhor opção para sua viagem, dá uma olhada nesse post: a agência que eu recomendo no Deserto do Atacama.

Como chegar no Atacama: passagens baratas

Ahhh, acabei de lembrar que não falei sobre outro ponto importante para o seu planejamento: como chegar no Atacama e como encontrar passagens baratas. Pois bem, chegar no Atacama é uma longa pernada: você tem que voar até Santiago e de lá para Calama, a cidade com aeroporto mais próxima de San Pedro de Atacama. De Calama ainda tem um transfer de mais ou menos 1 hora até San Pedro.

A recomendação que dou é para você procurar seu voo do Brasil para Santiago separado do voo de Santiago para Calama normalmente é a forma mais barata. Vou deixar aqui o link em que dou as dicas certeiras para você comprar sua passagem:

 Passagem barata para o Deserto do Atacama

O transfer é tranquilo de contratar assim que você chegar em Calama. Eu recomendo o transfer Pampa, que sempre me atendeu super bem! Os valores são todos tabelados e você tem um desconto se comprar ida e volta de uma vez – recomendo!

Hospedagem no Atacama

E por fim, sua hospedagem no Atacama. Lá você vai encontrar opções super variadas, desde hotéis simples aos mais luxuosos. A dica certa é para você não ficar muito longe da Calle Caracoles, a principal de San Pedro – assim consegue sair para passear numa boa e aproveitar mais.

Hotel Cumbres San Pedro de Atacama

Se optar por um hotel mais distante, recomendo algum que ofereça transfer – como o Hotel Cumbres. Esse é um hotel mais sofisticado e confortável, porém com um preço justo pelo que oferece. Existem hotéis de luxo no Atacama que cobram 4x mais do que ele e eu não acho que justifique tanto.

Veja aqui como foi minha estadia no Hotel Cumbres Atacama

Confira aqui os hotéis que eu recomendo no Atacama


Faça sua reserva no Booking.com

Só quero lembrar que sempre que você reservar seu hotel no Booking, por meio de um desses links do blog, você me dá uma super força e não gasta nada a mais com isso. Mesmo que escolha outro hotel, só o fato de reservar por este link já ajuda muito. Eu super agradeço!

Reserve seu hotel no Booking nesse link!


Seguro Viagem para o Chile e Atacama

Para fechar o post, quero reforçar a importância que é você contratar o seu seguro viagem. Nunca saia do Brasil sem ter o seu seguro, mesmo que o destino não exija ele obrigatoriamente. Especialmente para o Chile, o valor do seguro viagem é super acessível. Aproveita que já é barato e contrate pagando ainda menos com o desconto que eu tenho aqui no blog.

Vou deixar o link para um post onde eu falo sobre o seguro viagem para o Chile e também tenho os cupons para você utilizar e pagar bem menos na contratação:

 Veja aqui tudo sobre o Seguro Viagem para o Chile!

Eu espero que esse post contribua com o seu planejamento. Pensei bastante com tudo que precisava incluir aqui para realmente ajudar na sua viagem. Eu amo escrever sobre o Atacama e o que você precisar, pode contar comigo. Se tiver dúvidas, deixa um comentário aqui no post!! Valeuuu!

PARA SUA VIAGEM AO ATACAMA
Cadastre o seu e-mail e receba dicas personalizadas até a data da sua viagem.
RESERVE SEU HOTEL NO ATACAMA
Booking.com
Sempre que fizer sua reserva, você contribui com o blog Um Viajante e não gasta nada a mais com isso.

About The Author

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Related posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *