Aluguel de Carros: 8 dicas para alugar carro para viajar

Procurando dicas sobre aluguel de carros para viajar? Separei nesse post 8 dicas essenciais para ajudar você a alugar um carro com segurança e curtir sua viagem sem problemas.

Aluguel de carro - Rentcars

O planejamento de uma viagem envolve muitas etapas – e cá entre nós, essa é uma das minhas partes preferidas! Escolher destinos, selecionar hotéis, pesquisar as atrações e também a possibilidade de alugar um carro e percorrer seu roteiro com toda liberdade que deseja.

Vantagens não faltam: não há horários, nem a necessidade de comprar passagens com antecedência, tem-se a flexibilidade nos roteiros, a oportunidade de passar por paisagens incríveis, e espaço suficiente para compras e bagagem!

Se você empolgou e está cogitando alugar um carro na sua próxima viagem, aqui vão algumas dicas para ficar de olho e garantir que tudo vai correr da maneira mais tranquila e segura possível.

Primeiro, sugiro que você utilize sempre um sistema que compare e faça a relação de diversas locadoras. Eu, pessoalmente, recomendo muito o sistema da RentCars. O site deles comprara o valor da diária de locação dos carros, nas empresas mais conhecidas do Brasil e do mundo! Assim você consegue ver mais opções na hora de fazer a sua reserva e garante ela com total segurança.

Agora vamos as dicas para você alugar seu carro e curtir sua viagem numa boa:

Aluguel de carros: dicas pra alugar carro no Brasil e no mundo!

1. Alugue seu carro com antecedência

Após definir que vai aproveitar sua viagem com um carro alugado, o primeiro passo é fazer a reserva –  isso mesmo! Não deixe para alugar apenas quando chegar no destino – já tive dor de cabeça ao tentar fazer isso. Quase sempre o preço via internet é mais barato do que na loja física.

Aluguel de carros: dicas pra alugar carro no Brasil e no mundo!

Ao fazer a reserva, você pode escolher o horário exato em que irá pegar o carro, garantindo assim que ele esteja pronto e disponível para você seguir viagem assim que chegar no seu destino.

Outra vantagem de alugar carro com antecedência é que caso o modelo que você reservou não esteja disponível, você ganhará um upgrade! Siim!! Vai receber um veículo melhor sem custo adicional.

Faça agora sua reserva na RentCars!

2. Escolha o carro ideal para o estilo da sua viagem

Escolher o carro a ser locado pode parecer uma tarefa fácil, mas alguns detalhes devem ser levados em consideração: quantidade de pessoas que irão viajar, número de bagagem, distância, tipo de estrada que será percorrido… acredite, tudo isso vai fazer diferença lá na frente!

Escolha o carro ideal para o estilo da sua viagem

Por isso, analise como vai ser a sua viagem e só depois escolha o carro que mais combina com ela. Se você está pensando em se aventurar pelo Pantanal, por exemplo, quem sabe seja mais vantagem alugar um SUV do que um carro comum. Não concorda? Nem sempre o carro mais barato é o que oferece o melhor custo-benefício. Especialmente numa viagem longa, pagar por um modelo mais espaçoso pode valer muuuito a pena!!


3. Quilometragem: um detalhe que muita gente deixa de lado

Outro detalhe importante antes de locar o carro é estudar seu roteiro e ter uma noção de quantos quilômetros serão percorridos. Se a distância for grande, aconselho que você alugue um carro com quilometragem livre. Compare as tarifas e faça os cálculos para saber qual é o mais vantajoso para você – já adianto que dificilmente valerá a pena pagar por quilômetros rodados. Fica a dica!


4. Compare os preços das locadoras

Na hora de realmente definir qual será o carro que você irá alugar, eu sei que o preço vai influenciar e muito na seu escolha. Por isso, como já comentei, sugiro que você pesquise em sites que compraram as opções de várias locadoras. As chances de encontrar valores promocionais e ter a certeza de que está contratando um serviço de qualidade são bem maiores!

Compare os preços das locadoras

É legal ressaltar que alugando um carro em um site como a RentCars, você tem mais segurança e garantia do que alugando em algum site desconhecido. Fechar serviços assim na internet requer atenção – como já dizia minha avó: se a esmola é grande, o santo desconfia! Caso você encontre algum valor muito surreal em um site desconhecido, fica esperto! Por isso eu prefiro fechar a reserva em um site conhecido!


5. Fique atento nos adicionais realmente necessários

Uma das informações que você tem que ter em mente ao escolher o modelo de um carro, é que o valor final não será composto apenas pelo do veículo. Existem também alguns adicionais que você pode escolher para deixar a sua viagem mais tranquila e segura.

Esses opcionais vão depender de cada modelo de carro e também da locadora. Veja se o carro tem tudo que você precisa e se eles não estão incluindo algo desnecessário.

Você pode alugar GPS, cadeirinha para crianças e têm algumas locadoras que oferecem até Wi-Fi – veja se realmente você precisa desses itens para não gastar atoa.


6. Sempre reserve com seguro!

Na hora de reservar o carro você vai receber algumas opções de seguros. É muito importante sempre incluir o seguro para um carro alugado. Nunca sabemos quando algum imprevisto ou acidente pode acontecer. Sem o seguro você teria que bancar o prejuízo do seu bolço, o que pode estradar a viagem.

Para viajar tranquilo, inclua o seguro e vá curtir a viagem numa boa.


7. Pegando seu carro no destino

Para pegar o carro não tem muito segredo. É só comparecer na loja da locadora escolhida no horário combinado e apresentar sua reserva.

Aluguel de carros: dicas pra alugar carro no Brasil e no mundo!

Nesse momento eles vão apresentar o contrato para você e pedir seus documentos. Leia com atenção o contrato antes de assinar! Vale a pena dedicar um tempinho pra isso, não custa nada!

Depois, é só pegar as chaves e seguir a próxima dica super importante… falta pouco para aproveitar a viagem!


7. Fique muito esperto durante a inspeção do carro

Antes de sair com o carro destino afora, é preciso fazer a inspeção junto a um colaborador da empresa: ver se não tem nenhum arranhão grosseiro, se os vidros funcionam normalmente, assim como travas das portas e ar condicionado.

Confira se está tudo certo com os pneus, com o step e também com as ferramentas para troca de pneu. O que não estiver em perfeito estado deve estar registrado na ficha de entrega do veículo, da qual você deve ter uma cópia, pois tudo o que não constar será cobrado de você como sendo de sua responsabilidade.

Fique muito esperto durante a inspeção do carro

Eu confesso que saio fotografando o carro inteiro durante a inspeção. Qualquer detalhe eu já aviso o responsável pela inspeção e não deixo passar – é melhor se garantir para evitar grandes problemas na entrega.

Feito isso é só sair para curtir a viagem


8. Devolvendo o carro alugado

Tudo que é bom dura pouco e a essa altura sua viagem vai estar perto do final e chegou a hora de devolver o carro na locadora. O mais importante é ter em mente que você vai ter que devolver o carro com o tanque de combustível cheio caso tenha pego o carro com ele cheio também.

É importante fazer isso em um posto próximo a locadora. Ah, e não se esqueça do horário combinado para a entrega, qualquer atraso pode virar uma diária a mais – não vai dar bobeira! Verifique também o local de entrega combinado, pois tem opções de pegar o carro em uma cidade e devolver em outra – se esse for seu caso, tente sair para entrar com um tempinho de folga, só para evitar imprevistos caso você demora para encontrar o endereço.

Se estiver tudo ok com isso, é só ir até a loja, fazer a inspeção novamente e pegar o comprovante que afirma que está tudo certo com o recebimento do carro e que tudo está pago!

É isso!! O aluguel de carro para viajar não é nenhum bicho de sete cabeças e pode ser feito com tranquilidade aí do sofá da sua casa.


Reserve agora o seu carro para viajar

Como já comentei, eu já aluguei carro algumas vezes e sempre utilizo o sistema da RentCars. Além de evitar o pagamento de IOF, para reservas fora do Brasil, ainda dá pra parcelar o valor do aluguel – uma mão na roda!

Aluguel de Carros: 8 dicas para alugar carro para viajar

Quero ressaltar que hoje a RentCars é parceira do blog e ao fazer a sua reserva pelos links ou banners que você encontra aqui, você vai me dar uma força e não vai gastar nada a mais com isso. Faça sua reserva nesse link!

Eu realmente recomendo o sistema pois já utilizava antes mesmo da parceria, então pode ficar tranquilo – esse não é um post patrocinado

Se ficou alguma dúvida ou se você gostaria de compartilhar sua experiência com esse tipo de serviço, deixa um comentário aqui embaixo! Valeu!

Melhor Seguro Viagem InternacionalAluguel de Carros: Reserve agora!Booking.com

About The Author

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *