A História do Camboja, além dos templos de Angkor

O outro lado do Camboja que está muito mais perto do que imaginamos e que muitos preferem não comentar.

Quando decidi colocar o Camboja no roteiro da minha primeira viagem pelo Sudeste Asiático, eu confesso que conhecia pouquíssimo sobre a sua história.

Por alto eu sabia alguma coisa sobre os templos de Angkor, que é a principal atração do país e que atrai milhares de viajantes dos quatro cantos do mundo.

O que eu não conhecia era o passado recente do país… toda a história de guerra, crueldade e sofrimento recém vivida por aquele povo.

Nesse post eu não vou comentar sobre lugares lindos que visitei, templos ou praias paradisíacas. Eu vou contar pra você um pouco da história do Camboja e como saber dela me fez olhar o país com outros olhos.

Um pouco da recém e triste história do Camboja

Bom, a década de 70 foi, sem dúvidas, a época mais difícil e dolorosa para o Camboja. O país entrou em guerra civil depois que o General Lon Nol tomou o poder com um golpe militar.

Camboja, além dos templos de Angkor

O novo regime exigiu que os comunistas vietnamitas deixassem o país e com isso receberam o apoio dos EUA. Enquanto isso o ex chefe de estado, Sihanouk, que foi tirado do poder, pediu ajuda dos seus seguidores para acabar com os golpistas – e assim se iniciou uma guerra civil no Camboja.

No ano de 1975 o Khmer Rouge, ou Khmer Vermelho, ganhou força e o apoio dos norte-vietnamitas, e com a liderança do cruel Pol Pot conseguiu tomar a capital Phnom Penh.

E foi aí que a época mais negra do Camboja começou. O ditador tentou evacuar todas as cidades e converter o país em uma sociedade agrária, forçando todos a trabalhar nos campos. Até o nome do país foi alterado, passando a se chamar Kampuchea Democrático.

Toda a industria do país parou. Livros foram queimados, bibliotecas e templos destruídos e até a religião foi banida. Absolutamente tudo que tinha alguma influencia ocidental era destruído.

Chega ser impensável acreditar que isso aconteceu a tão pouco tempo, mas acredite…

Artistas, músicos, professores, donos de empresas, pessoas que questionassem o novo governo e todos com uma mínima “educação” foram assassinados da forma mais cruel possível.

Chega a doer ao contar isso, mas eles chegaram a matar pessoas que usavam óculos…. simplesmente porque elas pareciam inteligentes.

Muitas pessoas morreram de fome realizando trabalhos forçados. A crueldade foi tão grande que eles tentavam impedir o suicídio daqueles que queriam desistir, pois as pessoas não tinham o direito de escolher como morrer.

Me faltam palavras para descrever o que eu sinto ao saber da história desse povo.

Estima-se que quase 2 milhões de pessoas, de uma população de 8 milhões, foram assassinadas nesse período.

Viajando pelo Camboja

As coisas só começaram a mudar por lá em 1991, quando foi feito um acordo de paz abrangente e a ONU impôs um cessar-fogo. Sihanouk assumiu novamente como Rei do Camboja em 1993, permanecendo até 2004, quando abdicou em favor de um dos seus filhos – que é o atual rei.

A maior parte dos líderes responsáveis por todas essas crueldades ainda não foram julgados. Um dos cabeças da história, Pol Pot, morreu em 1998 de causas naturais…. e ele nunca chegou a pagar pelos crimes que cometeu.

Enfim, esse foi apenas um pequeno resumo da história recente do Camboja. Não que eu seja grande estudioso de história e ou tenha certeza que fiz o resumo da melhor forma, mas como estou postando tanto sobre o Camboja aqui no blog, não me sentiria bem ignorando esse período do país.

Viajando pelo Camboja

Acredite, mas boa parte do que eu li e me informei sobre esse período, todas as atrocidades que aconteceram por lá, eu decidi não detalhar aqui, pois é chocante, cruel e muito triste 🙁

Apenas para registro:

Quem visitar a capital do país, Phnom Penh, pode visitar alguns lugares, como o Museu do Genocídio Tuol Sleng, que são mantidos como eram na época negra do Cambojaapenas precisa ter estômago para lidar com o lugar.

Camboja: um país que está renascendo

Hoje, felizmente, o Camboja é um dos países mais visitados do Sudeste Asiático.

Eu só decidi contar um pouco da história deles para que você, ao chegar lá, entenda e saiba tudo que eles passaram. É um passado muito recente…. então quando você ver lugares pobres, feios, sujos… lembre que eles ainda estão se reerguendo.

Viajando pelo Camboja

Pense que muitas pessoas ali realmente viveram e sentiram na pele esse período difícil da história do Camboja. Ao pegar algum taxi, um tuk tuk, visitar um restaurante…. pense que o cambojano que te atender pode ser ex prisioneiro.. um sobrevivente daquele período.

Saber um pouco mais sobre tudo que eles passaram acabou mudando minha forma de olhar o Camboja e acredito que isso pode acontecer com você também.

Viajando pelo Camboja

Mais importante ainda é ver como esse povo, que sofreu tanto, está lutando e se reerguendo. Como mesmo com uma vida difícil, eles conseguem sorrir…. provavelmente é porque estão conseguindo seguir em frente a cada dia.

Hoje consigo ver o Camboja como um símbolo real de esperança.

Camboja, símbolo de esperança

Quer conhecer ainda mais sobre o Camboja, veja aqui todos os posts que eu já escrevi sobre o país:

 Conheça o Camboja!

No próximo post eu vou contar como foi a aventura para chegar em Koh Rong, uma ilha paradisíaca no Camboja. Até lá, abraço!!

Fotos: as imagens do post sem a marca d’água são do ShutterStock.com
Referências: Lonely Planet BBC NewsCambodia Tribunal Monitor

Melhor Seguro Viagem InternacionalBooking.com

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

17 Comentários

  1. Rafael Carvalho

    Demais, Robson, mandou muito bem. Uma triste realidade que quando a gente vê aqueles hotéis ou a Pub Street em Siem Reap fica pensando no que é que passa na cabeça desse pessoal que nos vê lá, torrando os dólares e achando graça do custo de vida tão baixo. Fotos lindas como sempre. Abração, Rafa

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Rafa!! Que bom ver você por aqui…. pois é, e quando a gente viaja pelo interior, ver a realidade deles é bem chocante… Mas como todo mundo destaca: apesar de tudo, é um povo sorridente e que nos recebe muito bem…. Não tem como não amar o Camboja 🙂

      Abração!!! 🙂

      Responder
  2. Danusia

    Meu Deus, você nem entrou em detalhes e já parece um pesadelo, realmente muito triste!

    Eu também busco saber ao máximo sobre as histórias dos lugares que visito acho isso super interessante, continue postando esse tipo de conteúdo.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Danusia, tudo bom? Pois é…. quanto mais eu pesquisei, mais chocado eu fiquei em saber até onde o ser humano conseguiu chegar em níveis de crueldade…. chega amarga o coração. Mas pelo menos é bom saber que eles estão se reerguendo e hoje estão na lista dos países favoritos do Sudeste Asiático 🙂

      Pode deixar, vou preparar mais conteúdos como esse… Muito obrigado pela mensagem! Abraços!!

      Responder
  3. Simone

    Olá Robson,

    O filme Os Gritos do Silêncio conta um pouco dessa história, é a história verídica de um jornalista americano e seu colega cambojano que presenciaram as atrocidades que se cometiam no Camboja, filmaço.

    Abraço!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Si, tudo bom? Ahhhh muito obrigado pela dica… vou tentar encontrar o filme hoje mesmo…. depois vou incluir no post como indicação sua, muito obrigado por compartilhar!

      Grande abraço!

      Responder
  4. Luisa

    O filme First They Killed My Father também fala sobre isso, muito bom, tem no Netflix, produzido e dirigido por Angelina Jolie e está concorrendo ao Oscar.

    Responder
  5. Rômulo

    Grande Robson, há alguma forma de seguir ESTE blog (site em si). Pois quando clico em me inscrever ele remete para o Youtube. (Claro que já estou inscrito lá né?! e no instagram também.
    Objetivo de vida agora é fazer um post a 4 mãos, junto com o Robson! Acho que seria de muita valia. Escrevi sobre o Cambodia também, nação que me conquistou. Parabéns pelo texto, pelo blog, e por ajudar aos brasileiros a viajarem mais. Este é um dos meus objetivos também. É muito bom ver um blog já completinho! Dá até mais entusiasmo. É isso.
    Ah, sou o Rômulo do 1aviagem.com
    Abraço cara!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Rômulo!! Que bom que curtiu o blog e deixou seu mensagem aqui.. fico muito feliz!! Então, hoje, quando você abre a home do blog, vai receber um alerta de notificações. Basta aceitar e pronto. Sempre envio mensagens legais e atualizações do blog 🙂

      Responder
  6. ROMULO LUCENA SILVA

    Cara, eu soube apenas de uma pequena parte da história, obrigado por compartilhar um pouco mais sobre o Camboja, o que me chamou atenção lá, foi a honestidade das pessoas. Fui só a Siemp Reap, mas por onde passei a honestidade deles me fez sentir em um país de primeiro mundo. Posso ter tido sorte, mas sei que são essas pessoas que me atenderam bem que vão mudar este país. (Preciso escrever um pouco mais sobre eles, mas deixa ter tempo) Obrigado pelo post.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Romulo, tudo bem fico feliz que fez essa viagem e que esse texto ajudou você a conhecer um pouco mais de história desse povo. Eu que agradeço por seu comentário.

      Um grande abraço!!

      Responder
  7. Lucas Gasparotto

    Olá Robson.
    Estou de mudança marcada para o Camboja. Devido ao meu trabalho sempre pesquiso e busco aprender mais sobre os países da Ásia e África. Tenho acompanhado seu trabalho de um tempo pra cá e tem sido muito bom para aprender mais sobre países, culturas e histórias diferentes. Sempre vejo aqui algo diferente dos muitos outros sites e páginas por aí (não estou criticando o trabalho de ninguém), a maioria mostra apenas os pontos turísticos e locais mais ‘legais’ para se visitar, aqui vejo você mostrar cultura, história, locais do dia a dia do povo local. Isso é muito importante!
    Obrigado por seu trabalho. Com certeza vou continuar acompanhando mesmo que seja lá da Ásia.
    Grande abraço, Lucas.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Lucas!! Tudo bem? Que mudança hein… imagino o quanto de experiências novas você terá nessa nova fase. Fico muito feliz que chegou aqui e gostou do meu trabalho… super obrigado por sua mensagem.. de verdade mesmo.

      E se você, nessa nova experiência, tiver algo para contribuir aqui… vou ficar muito feliz também.

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
      1. Lucas Gasparotto

        Robson!!! Obrigado pela resposta! Pois é, grande mudança, ainda mais com a família toda.
        Estarei acompanhando seu trabalho sim…e conte comigo para o que precisar.
        Minha mudança está marcada para o mês de outubro, vamos continuar em contato.
        Obrigado pelo contato. Estamos Juntos!!!
        Grande abraço.

        Responder
  8. Nelma

    Acabei de ver o filme First They Killed My Father .Fiquei chocada e quis conhecer um pouco da história recente do Camboja e na procura encontrei teu Blog.Muito importante que conheçamos as tragédias perpetradas pelas tentativas de implantar os regimes socialistas comunistas no mundo

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Nilma! Tudo bem? Esse filme é bem forte né? Mas eu acho muito importante compartilhar uma parte da história dos destinos que visito, acho que estudar sobre cada lugar torna a viagem ainda mais especial.

      Que bom que chegou aqui. Espero que continue acompanhando o blog. Bjoo 🙂

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *