Geysers El Tatio – Parte 1 – O Campo Geotérmico do Atacama

Sem dúvidas o tour aos Geisers El Tatio era o passeio que eu mais estava ansioso para fazer. A cerca de 98km de San Pedro de Atacama e a 4.300m de altitude, é um passeio extremamente lindo mas que precisa de certa atenção.

Geysers del Tatio

Por estar situado em uma altitude tão elevada, todos indicam para se fazer esse passeio no último dia da sua viagem, quando nosso corpo já se acostumou com a altitude. A temperatura é outro ponto que merece atenção, não subestime o frio que você encontrar por lá, ele é forte, muito forte!

Um dos momentos de mais beleza nesse passeio é ver o nascer do sol no campo geotérmico. Além de ser o horário em que os geisers estão mais ativos, os raios de sol criam um cenário único. Para tanto, é necessário sair de madrugada de San Pedro, horário que o frio predomina no deserto.

O horário mais comum de saída para esse passeio é as 04h00 da manhã, para que se tenha tempo de chegar no campo geotémico antes do sol nascer. Mas isso varia conforme a época do ano, em algumas estações o sol nasce mais cedo e em outras mais tarde. Lembre-se que quanto mais cedo você sair, mais frio vai enfrentar.

Eu acabei dando sorte, exatamente no dia do meu passeio o horário de saída foi alterado. Ao invés de sair as 04h00, nós saímos as 06h00, o que fez uma grande diferença na temperatura. Algumas pessoas que conhecemos, que fizeram o tour em outros dias, pegaram temperaturas entre -10º e -14ºC. Quando nosso carro chegou no El Tatio a temperatura era de apenas -4º, bem mais tranquilo (mas não dá pra dizer que estava quente hahaha).

Geysers del Tatio - Atacama

Vale destacar que esse frio todo é amenizado quando o sol começa a nascer. A temperatura vai subindo rapidamente, então nada melhor do que se vestir em camadas. Assim você vai tirando algumas peças conforme a temperatura for subindo.

A entrada no El Tatio é cobrada a parte do valor do tour. Após pagar a entrada nosso guia nos deixou no meio do campo geotérmico e indicou onde seria servido nosso café da manhã. A partir de então tivemos tempo para caminhar entre os geisers, tirar fotos e esperar o grande espetáculo que é o nascer do sol.

Geysers del Tatio - Atacama - Chile

Confesso que fiquei de boca aberta ao ver o sol transformando a paisagem. A beleza é realmente indescritível. É diferente, bonito e mágico ao mesmo tempo. Acredite, por mais que você ache as fotos bonitas, elas não conseguem descrever a magia daquele lugar.

Nascer do Sol Geisers el Tatio
Gêiseres el Tatio
Geisers el Tatio - Atacama
Geysers el Tatio

O sol começou a brilhar já comecei a me sentir mais aquecido. Andei para todos os lados para procurar ângulos legais para registrar aquele momento. Acabei não sentindo nenhum efeito causado pela altitude, mas algumas pessoas sentem e até passam mal, o Rafael sentiu bastante tontura. Nosso guia alertou para todos caminharem lentamente, não se abaixar e levantar rapidamente ou fazer movimentos bruscos, tudo isso pode refletir pela altitude.

Retornamos então até o carro e fizemos uma pausa para o café da manhã. Como nos outros dias a Ayllu Expediciones mandou super bem!! Foi servido café, leite, iogurte, torradas, ovo mexido, presunto, queijo, doce de leite, torta… humm… tudo muito bom!! E claro que tomar uma café da manhã em um campo de geisers ativos não é todo dia.

Depois de comer ainda tivemos mais um tempo de curtir os gêiseres. Bem do nosso lado tinha um jogando água com toda força. Foi incrível ver de perto esse fenômeno da natureza.

Geisers el Tatio - Atacama
Geisers el Tatio - Chile
Geisers el Tatio
Geisers el Tatio
Geysers el Tatio

Mas calma lá, tá achando que aventura do dia era só essa? Depois de visitar os Geisers El Tatio ainda fomos tomar uma banho em uma piscina de águas termais, vistamos o povoado Machuca e passamos por lugares ainda mais lindos, acredite! Continua…

Informações gerais: Geisers El Tatio

• O tour foi realizado com a agência Ayllu Expediciones, saiba mais sobre as agências em San Pedro.
• O valor do tour (atualizado 2015) é $45.000 + $5.000 pesos chilenos a entrada no El Tatio.
Frio: vá bem protegido para o frio. Se não tiver roupas especiais para baixas temperaturas, não deixe de colocar várias peças uma sobre a outra. Mais de uma meia, luva, touca e uma jaqueta corta vento ou similar é super indicado.
• Leve água, óculos de sol, boné/chapéu, roupa de banho e toalha (para o banho da piscina termal).

Acompanhe aqui os posts que já rolaram sobre o Deserto do Atacama:

San Pedro de Atacama, o ponto de partida para explorar o deserto.

Valle de la Luna e Valle de la Muerte.

Lagunas Altiplânicas e Salar do Atacama.

Laguna Cejar, Ojos del Salar e Laguna Tebinquinche.

Vai para o Chile? Faça sua reserva e garanta os melhores preços.

Read this post in English: El Tatio Geysers – Part 1: Atacama’s Geothermal Field

 

Mundo Aberto

Mundo Aberto é um projeto dos blogs The Way Travel e Um Viajante para explorar o mundo por mais de um olhar e detalhar cada experiência vivida nas expedições, de pontos turísticos e belezas naturais a informações sobre hospedagem, transporte, alimentação e dicas para aproveitar a viagem.

About The Author

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Related posts

17 Comments

  1. Emerson

    fala ae cara…
    mais uma vez muito legal seu post;
    tira uma dúvida com vc. vc usa algum programa de milhas? tem alguma dica para dar?
    valeu…

    Reply
  2. Layse

    Fiquei com dúvida.. Isso foi no terceiro dia em San Pedro?

    Primeiro dia: Valle de la Luna e Valle de la Muerte
    Segundo dia: Lagunas Altiplânicas e Salar do Atacama e Laguna Cejar, Ojos del Salar e Laguna Tebinquinche
    Terceiro dia???
    Quarto.. trajeto com passeios até Salar de Uyuni ( ida e volta 4 dias )
    ? Volta para Santiago.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Layse… foi assim:
      1º Dia – San Pedro de Atacama + Valle de la Luna e Valle de La Muerte
      2º Dia – Lagunas Altiplânicas e Salar do Atacama + Laguna Cejar, Ojos del Salar e Laguna Tebinquinche
      3º Dia – Geysers El Tatio + Tour Astronômico
      4º Dia – Salar de Tara
      5º Dia – Viagem para o Salar de Uyuni (ida e volta 4 dias)

      Reply
  3. Marcela

    Olá Robson, tudo bom?
    Tem como fazer o passeio do Valle de la Luna e Valle de la Muerte + Tour Astronômico no mesmo dia? Ou não dá tempo?
    Obrigada!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Marcela, tudo bom? Dá tempo sim…. e o tour astronômico tem mais de um horário – se não me engano são 2. Aí você pode fazer no que sai mais tarde qualquer coisa… Mas lembre-se: o tour depende das condições climáticas, então se a noite estiver boa e você estiver com tempo, já faça! Não deixe pro dia seguinte…

      Qualquer dúvida é só dar um grito aqui

      Reply
  4. Tati

    Oi, Robson!! Nossa, esse blog foi um feliz achado… Logo quando comecei a planejar minha viagem a Santiago + Atacama para Abril de 2016. Claro que vou ler todos os seus posts e anotar as dicas que já vi que são ótimas!!! Mas… Fiquei meio tensa com esse frio todo nesse passeio aos geisers, acho que vale acrescentar aqui que sou carioca e frio, definitivamente, não é minha praia! rsrs Mas como não quero perder esse passeio por nada, queria q vc me dissesse como vc fez pra se proteger… Usou alguma roupa especial, tem algum item que vc ache indispensável e que vale a pena adquirir antes de ir… Mais uma vez, parabéns pelo blog, vai ser meu “guia” nessa viagem, com certeza! Abçs

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Tati, tudo bom? Desculpa a demora pra te responder.. acabei tirando uma folga agora no carnaval… Então, vamos lá…

      É realmente frio lá… e dependendo da época, pode ser ainda mais frio.. rsrs

      Não usei roupas especiais não…. mas usei muuuuitas roupas. O ideal é se vestir em camadas, assim, quando o sol nascer e a temperatura for subindo, você pode ir tirando.

      Eu coloquei duas calças, umas 3 meias, uma camiseta de manga comprida, uma blusa de lã, dois moletons e uma jaqueta por cima…. sim, fiquei parecendo um panda…. mas não passei frio não… na verdade não demorou muito pra já começar a esquentar pra mim (mas eu sou de Curitiba, vale ressaltar isso)

      Ahhh, luvas e touca também são necessárias.. e um cachecol pode ser útil também!! haha

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito

      Reply
      1. Tati

        Pedindo desculpas?? Imagina!!! Olha te agradeço muuuito pela resposta, valeu mesmo!! Pretendo ir em abril e aproveitei os dias de carnaval pra começar minhas pesquisas…
        Bem, vou tentar também esse efeito “panda em camadas”, tomara que funcione!!rs Talvez eu procure uma segunda pele térmica e ainda assim coloque todos os casacos do meu armário carioca!! hehe O que não quero é perder a chance de fazer esse passeio e pra isso quero me preparar!
        Ah, deixa eu acrescentar aqui… Vi que vc é de Curitiba e amo sua cidade. Já devo ter visitado umas 4 vezes.
        Mais uma vez, obrigadão! Essa viagem é um sonho e agradeço muito pelo seu help e atenção.
        Abraços

        Reply
  5. Carol

    Olá Robson, estou lendo todas as suas informações e vendo suas lindas fotos, estou indo fazer essa viagem em janeiro e estou lendo tudo que posso e planejando ela muito. Queria saber que câmera você usou pra fazer as suas fotos, estou querendo comprar uma, mas não entendo muito então estou pesquisando. Qual sua câmera e se ela troca a lente que lente que você tem? Obrigado desde já.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Carol, tudo bom? Então, na verdade tenho algumas câmeras: uma GoPro Hero 3 Black, uma Sony a77 e uma Sony RX100 MIII. A Sony A77 é minha câmera principal e ela troca de lentes sim.

      Dá uma olhada nessa categoria aqui: https://www.umviajante.com.br/fotoviagem/

      Nela eu tenho alguns posts sobre fotografia

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Ta, tudo bom? Então, eu não tenho os horários certos aqui… mas normalmente antes das 9h já tem algumas abertas e elas só fecham a noite… tipo umas 9h você ainda encontra agência aberta, se me lembro bem.
      E também tem opção de fechar ainda no Brasil, pra chegar lá com tudo certo…. mas aí vai do que você achar melhor

      Bom, se precisar de qualquer coisa é só me dar um grito aqui. Abraçooo!!

      Reply
  6. Fernando Roque

    Oi Robson, tudo bom? Muito obrigado pelas dicas. Gostaria de saber em qual epoca do ano você foi. Estou planejando uma viagem para final de Julho/2017. Com o frio eu me viro, sá gostaria de saber se vc sabe se tudo funciona normalmente lá, durante o inverno. Obrigado!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Fernando, tudo bom e você?

      Então, eu já fui em abril, em junho e em outubro. Tudo funciona normal sim, pode ir tranquilo. Tenho certeza que você vai curtir bastante

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
      1. Leandro

        Oi Robson, especificamente dessa vez que vc relatou que pedou -4 graus no geiser, que época do ano foi ? Eu vou em Outubro. Será que tem diferença ?

        Reply
        1. Robson Franzói

          Oi Leandro, tudo bom? Essa viagem foi em abril… Eu já peguei -15 em junho e agora estou aqui de novo, quase outubro, e o pessoal está pegando perto de -5 lá…

          Você vai pegar nessa média….

          Se precisar de qualquer coisa é só me dar um grito aqui! Abraço!!!

          Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *