Atacama: conheça a Livraria do Deserto

A Livraria do Deserto, no Atacama, é um espaço que mistura literatura, arte e arquitetura. Um espaço e projeto lindo que merece ser descoberto.

O bom de retornar para algum destino é ter o prazer de redescobrir ele de formas diferentes. Visitar lugares novos, ver o que mudou, o que continua igual… enfim, viver novas experiências… e no Atacama isso não é diferente.

Rever as paisagens incríveis do Deserto do Atacama já é a realização de um sonho, mas poder descobrir lugares novos é ainda mais especial.

Livraria do Deserto, Licancabur - Atacama

Um desses lugares que eu tive o prazer de conhecer foi a Livraria do Deserto, um espaço que mistura literatura, arte e arquitetura – e um visual de tirar o fôlego.

Conheça a Librería del Desierto, no Atacama

Se você está procurando um passeio alternativo para fazer no Atacama, taí uma ótima opção! Eu particularmente me encantei com esse lugar e já queria fazer dele um ponto de parada obrigatória no Atacama.

Localizado no povoado de Solor, não muito distante de San Pedro de Atacama, a Livraria do Deserto está escondida em um recanto apaixonante.

Livraria do Deserto - Atacama, Chile

Quem nos recebe lá é o dono e idealizador desse projeto, Diego Alamos. Se prepare para colocar o seu portunhol em prática!! O Diego recebe os visitantes na livraria com muita atenção e gosta de falar sobre cada detalhe – é visível o quanto aquele projeto é especial pra ele.

Aberta a cerca de um ano, a livraria em si não é muito grande, mas suas prateleiras já contam com mais de 3 mil obras.

Librería del Desierto, Atacama - Chile

Você vai encontrar muitos livros sobre o Chile, a história do país, a cultura e suas diversas regiões. Mas o acervo não se limita nisso… você vai encontrar livros de arte, poesia, fotografia, entre outros.

Obras de ficção também estão disponíveis no acervo – muitas de autores independentes do Chile e também internacionais.

Livraria do Deserto - Atacama, Chile

Para melhorar: os valores são super acessíveis. A ideia do Diego é espalhar cultura por um preço justo – dificilmente você vai sair de lá sem levar um livro com você.

* * * * *

Se você estiver com tempo, aproveite para tomar um café com Diego e bater um papo sobre o projeto – ele ama contar sua história e mostrar cada cantinho do espaço que criou.

Ele vive ali mesmo, com sua mulher e filhinha pequena, em uma casa linda ao lado da livraria – não se surpreenda se ele te convidar para conhecer a casa, ele é o melhor anfitrião que você pode encontrar.

Falando na casa, é simplesmente a casa mais linda que você vai ver no Atacama. Quando eu entrei lá só conseguia pensar: é aqui que eu quero morar, posso? deixa? nunca te pedi nada!!

A casa é simplesmente apaixonante! Totalmente integrada com a paisagem ao seu redor – com muita luz natural e uma vista privilegiada para o Vulcão Licancabur… surreal!

Aos poucos você vai entender o quão especial é o projeto criado por ele. Junto a casa existe um espaço separado para receber artistas e exposições.

Muitas coisas ainda estão em andamento, mas esse projeto já faz parte da Associação de Editores Independentes do Chile e ele está trabalhando para tornar a livraria um ponto de arte e cultura ainda mais especial.

Livraria do Deserto - Atacama, Chile

Agora eu pergunto: um lugar como esse, no meio do deserto, não é simplesmente incrível??

Eu amei muuuuuito essa ideia!!

Como chegar na Livraria do Deserto

Como eu comentei, a Livraria do Deserto está localizada em um povoado não muito longe de San Pedro – Povoado de Solor, a cerca de 6km de distância. O ideal é ir de carro, moto ou de bike – ir caminhando seria um pouco puxado.

Ao olhar no mapa você vai ver que não é muito difícil chegar lá – e no caminho existem várias plaquinhas que o próprio Diego colocou informando a direção certa.

Você vai ter que sair de San Pedro pela Ruta 23, que leva para Toconao. É uma grande reta! Fique atento à sinalização, você vai virar para à direita – saindo do asfalto e seguindo por estrada de terra – quando ver a placa indicando “SOLOR 2 – à direita”.

Você vai seguir em frente até o final da rua e seguir para a esquerda. Logo em frente, em uma bifurcação, você vai continuar pelo lado esquerdo. Desse ponto em diante você anda mais 1 km, em uma rua com algumas curvas.

Livraria do Deserto - Atacama, Chile

No caminho vão ter plaquinhas falando da Librería del Desierto – ela vai estar quase no final dessa rua.

Mapa para chegar na Livraria do Deserto

Pode parecer um pouco difícil, mas é uma visita que vale a pena!

Mapa Livraria do Deserto - Atacama, Chile

Se você separar um dia do seu roteiro para explorar a cidade de San Pedro de Atacama, aproveite para encaixar a visita a Livraria do Deserto! Aproveita e manda um abraço aqui do Viajante pro Diego!

Endereço: Volcan Lascar, 67 – Ayllu de Solor

Horário: Segunda a sexta, das 10h às 20h. Sábados e domingos, das 11h às 20h.

Site oficial: Librería del Desierto

Espero que tenha curtido conhecer comigo um pouco desse projeto lindo. Se você conseguir visitar a livraria, me conta o que achou aqui nos comentários. Qualquer dúvida ou sugestão de lugares legais no Atacama é só me dar um grito aqui. Besos chicos!!!

mondial-pos-2016

Meu Primeiro Mochilão

About The Author

Robson Franzói é um curitibano de 27 anos, formado em design e obcecado por descobrir coisas novas. Em 2012 decidiu correr atrás dos seus sonhos e no seu primeiro mochilão descobriu sua grande paixão: viajar! Amante também da fotografia, o garoto criou esse blog para compartilhar suas histórias, aventuras e clicks pelo mundo. Suas fotos já estão ficando conhecidas, aproveite e acompanhe o Instragram @blogumviajante

Related posts

2 Comments

  1. Jeonathan Lins

    Que lugar incrível!! Já vou colocar na minha lista Robson. Estou indo pro Atacama em Novembro e seu blog foi minha maios inspiração.

    Abraço e continue com esse trabalho lindo!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Jeonathan, tudo bem? Cara, tenho certeza que você vai curtir muito… tanto a viagem quanto a livraria.

      Aproveite o Atacama, é um lugar incrível!!!

      Muito obrigado por sua mensagem, que bom que curte o conteúdo. Fico muito feliz em saber, de verdade!

      Se precisar de qualquer coisa é só me dar um grito aqui! Abraço!!

      Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *