Onde fica e como chegar a Huilo Huilo, no sul do Chile

A Reserva Biológica de Huilo Huilo, localizada na região norte da Patagônia Chilena, é o destino perfeito para quem busca um refúgio em meio à natureza. Veja aqui onde fica e como chegar à reserva de Huilo Huilo.

Huilo Huilo é um destino muito bem estruturado e que pode receber viajantes em qualquer época do ano. Dentro da reserva, você encontra atividades específicas tanto para os dias quentes, entre a primavera e o verão, quanto para os dias frios e com neve, do outono ao inverno.

Onde fica e como chegar a Huilo Huilo

A reserva é uma área privada protegida e hoje se destaca com projetos de preservação não só da floresta como um todo, mas, especialmente, de espécies ameaçadas de extinção – como o Huemul e também a Rã de Darwin.

No post anterior, falei um pouco mais sobre a Reserva Biológica de Huilo Huilo, seu surgimento e como essa região conseguiu se reinventar e se destacar como um destino sustentável.

Veja aqui o primeiro post sobre Huilo Huilo

Onde fica a reserva de Huilo Huilo

Huilo Huilo está localizada a cerca de 860 km ao sul da cidade de Santiago, na região de Los Ríos do Chile – norte da Patagônia Chilena.

Com uma área que abrange cerca de 100.000 hectares, a reserva está dentro das comunas de Panguipulli e Futrono, com fácil acesso as cidades de Pucón, a cerca de 130 km de distância; Temuco, em torno de 190 km; e Valdivia, com uma distância aproximada de 165 km.

Estradas em Huilo Huilo, Sul do Chile

Os povoados que compreendem a reserva são Neltume, Puerto Fuy, Puerto Pirehueico e Choshuenco.

Vou listar aqui as distâncias e também o tempo de viagem, por terra, entre Huilo Huilo e as principais cidades que podem estar no seu roteiro – tanto no Chile quanto na Argentina.

Santiago – 860 km – 12h de viagem
Temuco – 190 km – 2h40 de viagem
Valdivia – 165 km – 2h20 de viagem
Villarica – 100 km – 1h40 de viagem
Pucón – 122 km – 1h50 de viagem
Panguipulli – 56 km – 50 min de viagem
Puerto Montt – 322 km – 4h30 de viagem
Osorno – 200 km – 3h30 de viagem
San Martin de los Andes (Argentina)* – 86 km – 3h30 de viagem
Bariloche (Argentina)* – 220 km – 6h30 de viagem

*Para a viagem partindo da Argentina, o tempo inclui a travessia com a Barcaça Hua Hum.

Mapa de Huilo Huilo e região

Para você ter uma idea melhor de localização, preparei esse mapa da reserva de Huilo Huilo e das principais cidades que você pode incluir no roteiro.

Como chegar a Huilo Huilo

Chegar a Huilo Huilo é muito mais fácil do que você pode imaginar. Para ajudar no seu planejamento, vou listar as principais formas de acesso à reserva:

Voando de Santiago para Huilo Huilo

A maneira mais rápida e fácil de chegar a Huilo Huilo é pegando um voo a partir da cidade de Santiago. Partindo do Brasil você pode encontrar o voo casado, se optar pela Latam, ou voos separados, com a possibilidade de fazer o trecho final tanto com a SKY quanto com a JetSmart nesses casos, você compra a passagem do Brasil até Santiago separada da passagem até o destino final.

Vôo Latam - Santiago para Temuco
Fiz a viagem: Brasil > Santiago > Temuco com a LATAM

Apesar de Pucón ser um das cidades mais próximas de Huilo Huilo e ter uma demanda grande de visitantes, o aeroporto é pequeno e não opera muitos voos.

A sua opção seria então voar para Temuco, em um voo de aproximadamente 1h20; ou então voar para Valdivia, em um voo de cerca de 1h30.

Tanto para Temuco quanto para Valdivia você encontra voos diários operados pela Latam, que foi a companhia que me levou até lá, e também pela SKY e JetSmartduas opções de companhias low-cost para você encontrar voos baratos.

Chegando nessas cidades, sua opção é contratar um transfer até a reserva de Huilo Huilo, que pode ser organizado diretamente com seu hotel, ou alugar um carro para fazer a viagem de forma independente – tanto de Temuco quanto de Valdivia, a viagem até a reserva dura entre 2h30 e 3h, por uma estrada muito bem conservada.

Onde fica e como chegar a Huilo Huilo

Caso opte por alugar um carro, recomendo o site da RentCars. Nele, você consegue encontrar os melhores valores para reservar seu veículo e garantir sua reserva com segurança – não indico deixar para fazer isso na hora, é muito provável que você não consiga um carro para o mesmo dia.

Pesquise e reserve aqui o seu carro para conhecer Huilo Huilo.

Viajando de ônibus até Huilo Huilo

Caso você tenha tempo e disposição, é possível fazer uma viagem de ônibus até a reserva de Huilo Huilo.

Partindo de Santiago, você encontra ônibus direto para Panguipullia comuna mais próxima da reserva. A viagem dura quase 12 horas, mas tem a vantagem de ser feita à noite: você sai de Santiago por volta das 22h e chega a Panguipulli perto das 9h da manhã.

Estradas em Huilo Huilo, Sul do Chile

O valor dessa passagem varia entre $10.000 e $40.000 pesos chilenos, dependendo do tipo de assento que você escolher – isso seria entre R$60 e R$240 reais.

Chegando à estação rodoviária de Panguipulli, você deverá pegar um ônibus para o povoado de Neltume. Lá, pegará um ônibus de linha com destino a Puerto Fuynesse ônibus você pode avisar qual o lugar em que vai se hospedar e o motorista deixa você no local.

 Encontre aqui sua passagem de ônibus para Panguipulli

Viajando de carro até Huilo Huilo

Se quiser viajar de carro de Santiago até Huilo Huilo, seu caminho principal é pela Rota 5 Sul. Você passará por Temuco e irá seguir até a saída de Lanco, no km 780, ali vai pegar a estrada internacional CH 203 sentido Panguipulli.

Chegando a Panguipulli, você segue pela CN 203 em direção a Choshuenco agora pelas margens do lago. No cruzamento de ‘Puerto Fuy – Choshuenco’, você segue em direção a Puerto Fuy até passar por Llallalca enfim, estará dentro da reserva. Nesse ponto você já terá boas sinalizações para os principais pontos de Huilo Huilo.

A estrada é boa e passa por cenários lindos – certamente é uma viagem dos sonhos para quem tem esse tempo para investir.

Chegando a Huilo Huilo pela Argentina

Caso você esteja realizando uma viagem independente e com ligação com a Argentina, é interessante saber que existe um acesso pelo Lago Pirehueicoque pertence a Panguipulli.

Huilo Huilo, Chile: a floresta encantada da Patagônia Chilena

A viagem pelo lago, por meio da Barcaça Hua Hum, liga Puerto Fuy a Puerto Pirehueico em um trajeto de 26 quilômetros e leva, aproximadamente, uma hora e meia de duração – que proporciona um visual lindo da região.

De Puerto Pirehueico você tem acesso a Passagem Internacional de Hua Hum, que conecta com a cidade argentina de San Martin de Los Andes, tanto por terra quanto pelo Lago Lacar.

Tabela de horário dos barcos:

Verão: janeiro e fevereiro
De Puerto Fuy a Puerto Pirihueico
08h – 13h – 18h
De Puerto Pirihueico a Puerto Fuy
10h – 15h – 20h

Baixa temporada: de março a dezembro
De Puerto Fuy para Puerto Pirihueico: 13h
De Puerto Pirihueico a Puerto Fuy: 16h

Mais informações sobre o barco e horários no site oficial: www.barcazas.cl

Onde ficar em Huilo Huilo

Minha sugestão para sua estadia em Huilo Huilo é o incrível Hotel Nothofagus, que tem uma estrutura maravilhosa. Interligado a ele, você também tem o Hotel Montaña Mágica e o Reino Fungi Lodgetodos compartilham de vários serviços, inclusive o transfer.

Hotel Nothofagus em Huilo Huilo - Incrível!

Recomendo que você faça a sua reserva do hotel no Booking.com e depois, com o e-mail da reserva, você contate o hotel para organizar seu transfer.

Reservar no Booking oferece uma segurança maior e você, sem gastar nada a mais com isso, ainda ajuda o blog – eu super agradeço.

Se preferir outra opção para fazer sua reserva, vou deixar aqui o link do Hoteis.com outro site de reservas muito bem avaliado pelos viajantes.

No próximo post vou falar sobre os hotéis de Huilo Huilo. Fique de olho, porque vão ter várias dicas e informações para sua viagem.

Espero que o post tenha tirado suas dúvidas sobre como chegar a Huilo Huilo. Se tiver qualquer pergunta ou sugestão para compartilhar, fique à vontade para deixar um comentário aqui no post

Huilo Huilo - Patagônia Chilena

Reserve seu hotel em Huilo Huilo

About The Author

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Related posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *