Onde fica e como chegar à Ilha de Páscoa

Conhecida como um dos lugares mais misteriosos e isolados que existem, a Ilha de Páscoa é um destino que fascina e atrai viajantes de todas as partes do mundo. Veja aqui onde fica e como chegar à Ilha de Páscoa.

Recentemente, tive o privilégio de viajar para a Ilha Páscoa e conhecer de perto um pouco da história do povo rapanui e dos MOAIas famosas estátuas de pedra que são o grande enigma desse destino.

Onde fica e como chegar à Ilha de Páscoa

Ao longo dos próximos posts, vou comentar e detalhar como foi a minha viagem, o hotel incrível em que me hospedei, os passeios que fiz e tudo o que aprendi ao longo dos dias em que fiquei na ilha.

Para começar esse conteúdo especial sobre a Ilha de Páscoa, nada melhor do que um post falando sobre a sua localização e também como chegar a esse ponto tão isolado do nosso planeta.

Onde fica a Ilha de Páscoa

A Ilha de Páscoa, ou melhor, Rapa Nuicomo é chamada e reconhecida pelo seu povo nativo – está localizada no Sul do Oceano Pacífico, em uma região chamada Polinésia.

Sobre a Polinésia

Caso você não saiba, Polinésia é o nome de um conjunto de ilhas localizadas no Sul do Oceano Pacífico – dentre elas, a Ilha de Páscoa. O povo polinésio, que foi o primeiro a ocupar a ilha, era formado por grandes mestres da navegação.

Onde fica e como chegar à Ilha de Páscoa

A história deles é fascinante, já que há milhares de anos e com uma tecnologia rudimentar, conseguiram percorrer grandes distâncias à mar aberto – com canoas à vela.

Se você quiser chegar a esse destino munido de boas informações, recomendo bastante a pesquisa sobre o povo polinésio.

Localização da Ilha de Páscoa

Falando em distância, são 3.700 km que separam a Ilha de Páscoa da costa do Chileo que faz dela a última fronteira da América do Sul.

Mapa - Distância da Ilha de Páscoa - Localização da Ilha de Páscoa

Talvez seja um pouco difícil visualizar o quão longe ela está sem dar alguns exemplos mais claros:

Só para ter uma ideia, se você traçar uma linha reta entre a cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, até Boa Vista, em Roraima, a distância será de aproximadamente 3.800 km – quase a mesma distância que separa a Ilha de Páscoa do continente.

Desconto Seguro Viagem

Ainda usando o Brasil como exemplo, contando de João Pessoa, na Paraíba, até Rio Branco, no Acre, a distância é de 3.600 km – ainda precisaria de uma pernadinha a mais para chegar à Ilha de Páscoa.

Distância da Ilha de Páscoa - Localização da Ilha de Páscoa

Se usar a Europa como base, você pode pegar as distâncias de cruzar Portugal, Espanha, França, Alemanha, Áustria e Croácia, SOMADAS, e ainda não atingiria os 3.700 km que separam a Ilha de Páscoa da costa do Chile.

Como chegar à Ilha de Páscoa

Agora que você já tem uma ideia do quão afastada está a Ilha de Páscoa, sua próxima questão deve ser exatamente sobre como chegar até lá.

Onde fica e como chegar à Ilha de Páscoa

Pois bem, a forma mais fácil de chegar à Ilha de Páscoa é com um voo da Latam saindo de Santiago. Atualmente, a Latam é a única companhia aérea a fazer a rota até a ilha – o que acaba tornando o valor da passagem mais elevado e exigindo maior pesquisa e programação antecipada de nós, viajantes.

O voo partindo de Santiago para Ilha de Páscoa dura aproximadamente 5 horas, mas, ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, a rota é feita em uma das melhores aeronaves da companhia.

O aeroporto na Ilha de Páscoa

Eu voei, tanto na ida quanto na volta, no Boeing 787-9 Dreamliner: com capacidade para 313 passageiros, sendo 282 na classe econômica e 30 na Premium Business. A viagem, apesar de longa, tem ótimo entretenimento a bordo – e vale destacar que essa aeronave é aquela com as janelas que escurecem eletronicamente e sem as tradicionais cortinas. Uma aeronave realmente incrível!

O aeroporto na Ilha de Páscoa

Apesar de ter um aeroporto simples em sua estrutura geral, a pista de pouso na Ilha de Páscoa é gigante sendo uma alternativa para possíveis pousos de emergência de grandes aeronaves que cruzam o Pacífico.

O aeroporto na Ilha de Páscoa

Outro ponto interessante é que essa pista teve um investimento da NASAnão que ela tenha qualquer ligação com pousos alienígenas – mas sim, por ter servido de opção para o pouso de ônibus espaciais.

O desembarque do Boeing 787-9 é feito na pista, de onde você segue até o pequeno terminal do aeroporto – nesse momento é comum acontecer uma pequena confusão com uma fila desnecessária.

DICA: Evite a fila no aeroporto da Ilha de Páscoa

Logo que você desembarcar e seguir para o terminal do aeroporto da Ilha de Páscoa, vai perceber uma fila se formando. Como ninguém costuma mencionar nada, você, automaticamente, vai parar nessa fila também.

Essa fila, na verdade, é para quem for comprar o Ticket do Parque Nacional Rapa Nui, que é obrigatório para visitar vários pontos da ilha. Mas ele não precisa ser comprado no aeroporto, já que existe ponto de venda no centro de Hanga Roa.

Evite a fila no aeroporto da Ilha de Páscoa

No meu caso, o ticket já estava organizado com o hotel e agência que fiz os passeiosou seja, fiquei um tempo na fila de bobo. Minha dica é que você veja para adquirir esse ingresso direto com seu hotel, se ele oferecer, ou mesmo no centro da cidade – assim você evita essa fila do aeroporto. Ou seja: ao desembarcar, faça as fotos que desejar e vá direto pegar sua mala na esteira.

O ticket de ingresso ao Parque Nacional Rapa Nui

Falando no ticket, vale reforçar que ele é obrigatório para você visitar a maior parte das atrações dentro da Ilha de Páscoa. O ingresso tem a validade de 10 dias, sendo a contagem iniciada a partir da primeira vez que você usá-lo.

O valor ticket para estrangeiros é de 54.000 pesos chilenoscerca de 317 reais – e para chilenos ou residentes, é de 20.000 pesos. Ele será exigido para você acessar os principais pontos da ilha, portanto é muito importante que mantenha ele sempre com você e guardado com segurança se perder, o prejuízo é grande.

Apesar do valor alto, é importante ressaltar que esse dinheiro é destinado à conservação do Parque Nacional Rapa Nui.

Minha viagem e hospedagem na Ilha de Páscoa

Não posso deixar de destacar que a minha viagem para Ilha de Páscoa foi organizada pela Venturas, uma agência que já me levou para conhecer destinos incríveis! Eles trabalham tanto com expedições internacionais quanto destinos brasileiros.

Ilha de Páscoa - Um Viajante

A minha estadia na ilha foi no Hotel Hangaroa, que tem uma estrutura maravilhosa e um sistema estilo all inclusive: você fecha o pacote com eles e pode personalizar quais refeições quer inclusa no pacote, assim como quantos passeios deseja fazer.

A minha viagem contava com 2 passeios por dia + 2 refeições, além do café da manhã – foi uma opção perfeita! Os restaurantes do hotel são maravilhosos e a bebida, inclusive drinks, vinhos e espumantes, são servidos à vontade durante a refeição – só precisa ter cautela para não passar do ponto e perder o passeio seguinte.

Recomendo muito que você contate a Venturas para fechar essa viagem, já que o valor é o mesmo que você teria direto com o hotel e ainda tem todo suporte da agência durante a sua viagem. Lembrando ainda que, leitores do blog ganham uma surpresa especial ao fechar direto com a Venturas.

Para facilitar sua vida, vou deixar aqui um formulário para você enviar uma mensagem direto para a agência e receber as opções disponíveis. No site da Venturas você também pode verificar os outros destinos que eles trabalham.

Mais dicas da Ilha de Páscoa

Ao longo dos próximos posts, vou compartilhar com você todos os detalhes e experiências que tive nessa viagem. Você também pode acessar todo conteúdo já publicado sobre a Ilha de Páscoa e sobre o Chile, com dicas bem legais para sua viagem:

Veja aqui todos os posts da Ilha de Páscoa

Acesse aqui todos os posts do Chile

Espero que tenha curtido o post. Se tiver qualquer dúvida sobre a Ilha de Páscoa ou como chegar lá, fique à vontade para deixar um comentário por aqui. Valeu!!

About The Author

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Related posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *