Passeio saindo de Santiago: Vinícola Matetic + Isla Negra

Planejando um roteiro para Santiago do Chile? Que tal incluir uma visita a Vinícola Matetic, com degustação de vinhos, almoço, cavalgada pelos vinhedos e ainda uma esticada até Isla Negra, onde fica uma das casas de Pablo Neruda?! Veja aqui os detalhes dessa ótima opção de bate-volta saindo de Santiago.

Na minha viagem mais recente para o Chile, tive a oportunidade de fazer vários passeios e roteiros diferentes incluindo diversas visitas pelas vinícolas da região. A ideia dessa viagem foi descobrir lugares novos em Santiago e, também, as melhores opções de passeios nos arredores da cidade.

Para começar a lista de indicações para o seu roteiro, vou contar como foi o passeio que fiz para a Vinícola Matetic e Isla Negra, com a agência Amma Chileuma ótima opção para quem quer tirar um dia para degustar bons vinhos e ainda conhecer uma das casas mais emblemáticas do poeta Pablo Neruda.

Visitando a Vinícola Matetic e Isla Negra, saindo de Santiago

Sempre que visito a cidade de Santiago, procuro incluir na programação ao menos uma vinícolaapesar de não ser um super conhecedor de vinhos, confesso que as degustações e visitas nos vinhedos sempre me atraem bastante.

Passeio saindo de Santiago: Vinícola Matetic

Foi por isso que fiquei mega feliz quando vi que um dos passeios oferecidos pela Amma Chile incluía não só a clássica degustação de vinhos, mas também uma cavalgada pelos vinhedos, um almoço harmonizado e também uma visita a Isla Negrauma das regiões próximas de Santiago que sempre tive vontade de conhecer.

Se você tem um dia livre no seu roteiro, gosta de vinhos e natureza, e quer conhecer lugares diferentes, esse passeio é uma ótima pedida para sua viagem.

Como é o passeio para a Vinícola Matetic + Isla Negra com a Amma Chile

Para fazer esse passeio é preciso de um dia completo do seu roteiro: você vai sair cedinho do seu hotel e só estará de volta à noite – depois do coquetel servido na Casa Amma.

Apesar de já ter feito um post comentando vários pontos sobre conceito da agência Amma Chile, é legal reforçar aqui para você saber quais são as principais diferenças entre essa e outras agências que atuam em Santiago.

Agência Amma Chile, em Santiago
Agência Amma Chile, em Santiago

Pois bem, é muito importante saber que a cidade de Santiago está bombando de agências e de pessoas que param você nas ruas para arrastar para tudo o que é tipo de passeio – uma voltinha rápida pelo centro já é suficiente para ser abordado umas dez vezes, no mínimo.

Muitas agências fazem uma espécie de lotação: pegam um ônibus enorme, enchem de viajantes desavisados e saem para fazer os passeios sem grandes cuidados e sem se preocupar, em nada, com a experiência que essas pessoas estão vivenciando.

Para mim, de verdade, essas opções não são válidas. Você pode até conseguir preços menores, mas no final, o barato acaba saindo caro. Hoje, pelo que aprendi viajando bastante, as experiências que você tem em uma viagem precisam estar em primeiro lugar.

Prefiro pagar um pouco mais caro em um passeio e ter algo que realmente faça diferença na minha experiência, do que estar perdido no meio de uma lotação.

Café da manhã em Cajon del Maipo, com Amma Chile
Café da manhã em Cajon del Maipo, com Amma Chile

O principal diferencial da Amma Chile é oferecer algo singular e, realmente, se preocupar com a experiência de cada viajante. Por isso, só para você ter uma ideia, os grupos são limitados a, no máximo, 6 pessoasé praticamente uma opção privativa e para quem quer um serviço mais diferenciado.

Vou deixar o link do post que escrevi sobre a Amma Chile para você conhecer mais detalhes dessa nova agência:

Conheça aqui a agência Amma Chile, de Santiago

Como é o passeio para a Vinícola Matetic + Isla Negra, saindo de Santiago

Agora que você já está por dentro de como é o trabalho da agência, vou comentar sobre como foi a minha experiência nesse passeio saindo de Santiago.

Nosso dia começou cedinho, com o café da manhã na Casa Amma que foi nossa hospedagem nessa viagem. De lá, saímos e já pegamos a estrada rumo a Vinícola Matetic, a primeira parada do dia.

Vinícola Matetic: cavalgada, degustação de vinhos e almoço harmonizado

A Vinícola Matetic, localizada entre o Valle de Casablanca e o Valle de San Antonio, é uma das minhas preferidas no Chile. A distância entre a vinícola e a cidade de Santiago é de aproximadamente 100 km – pouco mais de uma hora de viagem.

Passeio saindo de Santiago: Vinícola Matetic

Quando visitei essa viña pela primeira vez, no ano passado, só fiz a degustação – nesse roteiro a experiência foi totalmente diferente e muito mais completa.

Cavalgada na Vinícola Matetic

Assim que chegamos à Vinícola Matetic, nossa primeira atividade foi a cavalgada pela propriedade e pelos vinhedos um passeio super tranquilo e que pode ser feito pela maior parte dos viajantes, independente da idade.

Cavalgada na Vinícola Matetic

O percurso da cavalgada tem cerca de 3 km e termina próximo ao ponto onde é feita a visita e degustação dos vinhos caso você nunca tenha cavalgado, essa é uma boa oportunidade! Os cavalos da vinícola são super mansos, tranquilos e, no máximo, param para fazer uma boquinha em uma moita aqui e um capim ali.

O visual do passeio é muito bonito e a atividade bem relaxante! Uma ótima pedida para começar o dia.

Visita e degustação de vinhos na Vinícola Matetic

Depois da cavalgada, nosso guia nos levou para a visita guiada pela vinícola. Ali, pudemos conhecer com mais detalhes a história dessa vinícola, fundada em 1999. Apesar de muito moderna e com uma propriedade que se estende por mais de 10 mil hectares, ela não está entre as maiores do Chile.

Vinícola Matetic - Chile

Um dos principais diferenciais dessa vinícola é que ela é certificada como uma viña orgânica e biodinâmica ou seja, não usa agrotóxicos ou produtos químicos na sua produção. Tudo ali é feito de maneira natural e com a ajuda de muitos animais que estão espalhados pela propriedade – durante a cavalgada você pode até encontrar algumas alpacas que vivem soltas na propriedade.

A área das barricas também é bem interessante, com arquitetura diferenciada e que utiliza de recursos naturais, como um telhado verde, para manter a temperatura ideal do ambiente.

Depois da visita guiada, seguimos para uma das partes mais aguardadas do passeio: a degustação dos vinhos! Nesse dia, fizemos a degustação da linha Corralillo – uma das mais especiais da Matetic.

Degustação Vinícola Matetic - Chile

A degustação é feita em um espaço ao ar livre e com um visual lindo para os vinhedosdifícil decidir se prestava atenção na explicação ou na paisagem.

Almoço na Vinícola Matetic

Depois da degustação, seguimos para o restaurante da vinícola que fica instalado em outra área da propriedade. Só nesse trajeto, de quase 10 km, que conseguimos ter uma ideia de como o lugar é grande – na cavalgada até esquecemos de que estamos dentro de uma propriedade.

Restaurante Vinícola Matetic - Chile

A área do restaurante é super bonita e fica junto ao hotel da Mateticuma opção interessante para quem quer passar a noite bem perto dos vinhedos.

O almoço, que já está incluso no passeio da Amma Chile, é harmonizado com os vinhos da Matetic claro! Só posso dizer que foi uma experiência maravilhosa!!! Comida saborosíssima e atendimento mega especial – a vontade era terminar de comer e deitar no jardim por, pelo menos, umas 3 horas.

Almoço na Vinícola Matetic

Isla Negra – Segunda parte do passeio

Se dividir esse roteiro em etapas, podemos dizer que a primeira parte foi na Vinícola Matetic e a segunda parte é em Isla Negra, região litorânea do Chile.

Só para você ter uma ideia, da vinícola até Isla Negra são cerca de 30 kmpor isso, esse roteiro é uma ótima alternativa para você conhecer dois destinos saindo de Santiago.

A nossa parada em Isla Negra acontece em uma das casas do poeta Pablo Nerudainclusive, essa foi a que mais gostei de conhecer.

Casa Isla Negra - Pablo Neruda

Outra casa você encontra em Santiago, chamada La Chascona, e outra em Valparaíso, a casa La Sebastiana.

Casa Museo Isla Negra – Pablo Neruda

O poeta chileno, premiado com o Nobel de Literatura em 1971, é uma figura muito importante no Chile. Visitar essas casas é uma forma de viajar para o passado e conhecer um pouco da história do país.

Na Casa de Isla Negra é onde você vai encontrar o acervo mais rico e completo sobre o poeta chileno. A visita é toda guiada por um áudio-guia e você pode visitar os principais aposentos da casa – infelizmente não é possível fotografar o interior dela, apenas as áreas externas.

Casa Isla Negra - Pablo Neruda

De qualquer forma, posso dizer que a visita surpreendeu muito mais do que eu estava esperando. Quando visitei as outras casas de Neruda, não achei o passeio tão interessante – talvez por não ter um conhecimento profundo sobre o poeta. Mas aqui, na casa de Isla Negra, é difícil não se envolver com a história relatada no áudio-guia – que conta com versão em português. Foi uma visita que valeu muito a pena!

Pôr do sol em Isla Negra

Se você der sorte, dependendo da época do ano em que fizer a viagem, vai poder ver o sol se pôr no Pacífico de frente para a casa do poeta. Infelizmente, no dia em que fiz o passeio, uma neblina tomou conta da cidade e o pôr do sol acabou miando – tenho certeza de que seria um visual lindíssimo.

Pôr do sol em Isla Negra

Coquetel na Casa Amma

Depois desse dia incrível, de volta a Santiago, ainda rola um coquetel na Casa Amma para fechar a experiência com chave de ouro. Assim, nos reunimos na casa para falar sobre o dia, brindar e já sonhar com os próximos destinos no Chile quem sabe um viagem pelo incrível Deserto do Atacama?

Coquetel na Casa Amma

Vou deixar aqui um link para você acompanhar todos os posts já publicados sobre o deserto:

Confira aqui todos os posts sobre o Atacama

Vale a pena fazer o passeio com agência?

Talvez você se pergunte se é necessário fazer esse passeio com agência ou se é possível fazer por conta própria? Pois bem, como comentei no início do post, a Amma Chile realmente se preocupa em oferecer as melhores experiências para os viajantes.

Se você for por conta própria, além de não ter toda facilidade que a agência oferece, você não teria como desfrutar da degustação de vinhos e nem do almoço harmonizadose beber, não tem como dirigir… especialmente no Chile.

Para você aproveitar esse passeio de verdade, a melhor opção é, sim, com uma agência – e eu digo isso para todas as vinícolas mais distantes. Não tem como ir por conta própria, dirigindo, e ainda querer fazer degustação – é uma combinação que não dá certo.

Faça sua cotação com a Amma Chile

Como comentei ao longo do post, tudo o que fizemos nesse dia já estava incluso no valor do passeio esse ponto é importante, já que muitas agências deixam tudo como opcional e você tem a ilusão de que outras opções podem ser mais baratas.

Aqui, a cavalgada, degustação, almoço, visita no museu, guia, transporte, coquetel… enfim, tudo está incluso no pacote oferecido pela agência.

Vale reforçar ainda que a Amma Chile tem opção de hospedagem – sim, você pode contratar seus passeios e também se hospedar na Casa Amma. Eu já relatei tudo isso no post sobre a agência, vale a pena dar uma olhada.

Para receber os valores para a sua viagem, vou deixar aqui um formulário para você enviar sua mensagem diretamente para a agência. Assim, eles vão passar os valores e todos os detalhes que você precisa saber para sua viagem – lembrando que leitor do blog Um Viajante tem desconto especial com a Amma Chile.

Quais passeios tem interesse:

Dicas do Chile

Quer mais dicas para sua viagem ao Chile? Aqui no blog você encontra muitos conteúdos, dicas e informações para sua viagem – vale a pena dar uma olhada:

Veja aqui todos os posts sobre o Chile

Espero que tenha curtido a dica de roteiro saindo de Santiago e aproveite para sua viagem. Se tiver qualquer dica ou sugestão para compartilhar, fique à vontade para enviar uma mensagem aqui no post. Até mais!!!

About The Author

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Related posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *