Foto Viagem: Qual câmera escolher?

Não sei se você sabe, mas boa parte dos comentários aqui no blog são relacionados a fotografia. Fico super feliz que os leitores curtem as fotos que eu tiro. Porém, junto com os elogios também chegam muitas dúvidas: Qual câmera eu uso, quais lentes utilizo nas viagens, qual programa trato as fotos e por aí vai. Então, pensando em ajudar quem gosta de fotografia e quer caprichar nas fotos de viagem, eu decidi criar a uma seção voltada para esse assunto: Foto Viagem, por um Viajante.

Qual câmera escolher para viajar?

A ideia é explorar esse tema em vários posts, para não deixar o conteúdo muito extenso. Também não vou me aprofundar em questões muito técnicas, a ideia é simplificar e ajudar você a fazer boas fotos em suas viagens.

{module Barra Maior Google|none}

Mas antes de mais nada quero falar para vocês sobre a minha câmera, já que é uma das perguntas mais frequentes aqui no blog.

A minha câmera

Bom, atualmente eu tenho uma Sony A77 apesar de muitas fotos aqui do blog foram tiradas com minha antiga Sony A35.

A Sony A77 é uma câmera DSLR, semi profissional, com recursos bem avançados e que está entre as tops da marca. É uma das câmeras mais rápidas do mundo e que conta com um inovador espelho translúcido. Claro que toda essa tecnologia demanda um alto ivestimento.

Sony A77

Mas agora você se pergunta: Preciso fazer um investimento tão alto em uma câmera para ter fotos legais?

A resposta é não. Você nem precisa se basear no meu equipamento como referência. Eu utilizo minha câmera para outras finalidades e por isso investi em algo mais profissional.

Hoje existem opções bem mais acessíveis no mercado que proporcionam resultados excelentes. E é sobre essas opções que vou falar agora.

Entre uma compacta e uma semi profissional, qual escolher?

Bom, isso vai depender muito do seu perfil de viajante. A compacta é muito mais prática para se levar em uma viagem. É uma câmera mais leve, versátil e pequena o suficiente para você levar no bolso. O investimento também é bem diferente, estando muito mais ao alcance de quem quer apenas curtir a fotografia como um hobby.

Já uma semi profissional vai abrir suas possibilidades para um mundo muito maior dentro da fotografia. Mas também é grande, pesada e necessita de uma boa força de vontade para ter ela como companheira. Acredite, carregar ela pra cima e pra baixo não é tarefa fácil.

Opções de câmeras e acessórios Sony

Hoje eu penso que fotografia vai muito além do equipamento. É muito mais da sua dedicação em querer uma foto legal do que outra coisa. E isso vai desde o momento do click até as horas que você vai passar em frente ao computador finalizando e ajustando uma imagem.

Se você realmente deseja entrar nesse mundo da fotografia, mas não tem condições de ivestir em um equipamento muito caro, procure por um modelo de entrada de DSLR. São câmeras muito boas e que já te dão uma boa libertada para explorar esse mundo.

Agora, uma outra opção para quem quer investir em uma câmera semi profissional mas não quer carregar peso são as chamadas compactas premium. Um exemplo é a linha NEX, da Sony: uma câmera super compacta que possibilita a troca de lentes e uma oferece uma qualidade absurda de imagem. Certamente é uma excelente escolha para se levar em uma viagem, mas a brincadeira não é das mais baratas.

Depois de decidir entre uma compacta e uma semi profissional, certamente você vai barrar na dúvida de qual marca comprar.

Bem, sem dúvidas que Canon e Nikon ocupam o topo da lista das indicações. Eu já trabalho com Sony há muitos anos e garanto que nunca tive problemas – estou muito satisfeito. Nesse caso, entre as três marcas, eu acho que você pode escolher a modelo que mais se ajustar ao seu orçamento. Dificilmente você vai se decepcionar com alguma delas.

O que vale lembrar é que depois de escolher sua câmera e comprar as lentes para ela, essa vai ser a marca que vai te acompanhar pra vida. Isso porque as lentes só funcionam em câmeras da mesma marca. Depois de ter comprado algumas lentes da Sony, por exemplo, vai ser muito difícil você mudar para outra marca, já que você teria que vender todo seu equipamento e começar a comprar tudo de novo.

E como escolher a melhor câmera?

Bom, é muito difícil dizer qual é a melhor câmera para você, pois são muitos fatores que vão definir isso. De qualquer maneira existem alguns pontos que você pode se atentar na hora de escolher a sua câmera, mas muitos deles vão requerer um estudo mais a fundo.

Você sabia, por exemplo, que o valor de megapixels da câmera não é referente a qualidade em si da imagem? Pois é, ele está ligado ao tamanho que você pode ampliar essa foto quando for revelar. Acredite, hoje, qualquer câmera com mais de 12 megapixels já faz fotos ótimas. E nem sempre uma câmera com 24MP produz fotos melhores do que uma de 16MP.

Falando em qualidade de imagem mesmo, você deve levar em consideração a qualidade do sensor de captação de imagem, a definição de cores e nitidez da foto que ela produz, a variação do ISO e a distância focal. Sei que falei grego para muitas pessoas agora, mas é isso, se você realmente quer investir em um equipamento fotográfica a primeira dica é para ler e estudar muito.

Faça uma boa pesquisa antes de gastar dinheiro com uma câmera.

Não quero decepcionar você, mas se optar por uma câmera semi profissional, não vai achando que ela faz milagre. Você vai ter que se dedicar bastante e entender tudo que ela faz. As possibilidades são bem maiores, mas a complexidade de uma câmera assim também é.

Agora, se você não quer se preocupar com isso e apenas quer fotos legais, procure uma compacta de qualidade. Certamente vai ser a melhor opção para você levar na sua viagem

*  *  *

Então, no próximo post eu vou falar especificamente sobre lentes e quais eu recomendo que você leve em uma viagem.

Também já estou preparando um post sobre a GoPro, onde vou comentar a minha experiência com a câmera e quais as vantagens dessa linha.

*  *  *

Se você gosta de fotografia vai gostar de seguir o perfil do blog no Instagram. Tá cheio de fotos legais para te inspirar e te deixar com mais vontade de sair clicando pelo mundo. Me segue lá: @blogumviajante

*  *  *

 

Se você tiver mais dúvidas relacionadas a câmeras e fotografia, use e abuse da caixa de comentários. Fique a vontade para perguntar sobre lentes, tratamentos e outros assuntos, assim já vou elaborando os próximos posts com base nas dúvidas postadas.

Um abraço!!!

Melhor Seguro Viagem InternacionalBooking.com

About The Author

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Related posts

43 Comentários

  1. Vinicius Freitas

    Muito bom post! O que você acha de uma T3 ou T3i para começar? E qual você considera um bom set de lentes para um iniciante também?

    Abs!

    Reply
    1. Robson

      Oi Vinicius, tudo bom? Então, não sou especialista em câmeras da Canon, como eu falei eu utilizo a linha Sony. Mas pelo que eu vi a T3i é uma versão melhor do que a T3. Parece que a T3i já filma em FullHD, enquanto a T3 filma em 720p.

      Mas eu recomendo que você converse com alguém que já utiliza a linha Canon para tirar mais dúvidas para você, eu realmente não sei dizer qual a qualidade desses modelos.

      Grande abraço!

      Reply
  2. Tayna Santos

    Excelente post! Matou minha curiosidade de saber qual câmera você usa hehe

    Durante muitos anos usei uma Sony A230, câmera maravilhosa, nunca me deu problema. Mas depois de um tempo, e depois que roubaram minha câmera(beleza né rsrs) resolvi comprar uma compacta, que como você coloca muito bem no texto, é muito mais prática nas viagens, e dependendo do modelo, faz fotos tão boas quanto as semi profissionais.
    Acabei comprando uma Canon Powershot SX750 hs, e estou suuuper feliz e satisfeita. A câmera é super rápida, com funções avançadas, zoom muito bom e ainda é wifi. Muito boa pra quem está procurando uma compacta #ficaadica

    Mais uma vez, parabéns pelo post…e pelo blog

    Abraçoo

    Reply
  3. Carolmayr

    Muito bom post. Estou quase desistindo da minha DSLR, tanto peso!!! No final da segunda semana desta última viagem eu não agüentava mais carregá-la! Pesei agora ela Canon T1i + 18-200mm tem 1.3kg. Se eu ainda soubesse usar todas as funções até justificaria, rs

    Reply
  4. Rubem Maurer

    Olá Robson!
    Estou para fazer uma viagem para Europa e pretendo adquirir uma câmera nova , Não sou profissional, aliás entendo pouco de fotografia. Gostaria de sua opinião para uma câmera leve, bom zoom e de fácil manuseio. Fico grato se puder ajudar.
    Abraços
    Rubem

    Reply
  5. Andréia

    Olá Robson!

    Não consigo parar de ler seu blog, vou fazer a minha primeira eurotrip agora em fevereiro e estou anotando todas as suas dicas, acho até que poderia gabaritar numa prova. A minha pergunta para você é mais específica, eu trabalho com encadernação artesanal, e queria saber se você se recorda de algum ateliê de encadernação, ou papelaria super fantástica para me indicar… Eu vou para Portugal, Espanha, Itália, Suiça, França, Inglaterra e Holanda,e se der Áustria.
    Parabéns pelo seu blog, pela sua dedicação, pelas fotos encantadoras e por compartilhar todas essas dicas fantásticas!

    Um Abraço,
    Andréia.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Andréa…. primeiro de tudo muito obrigado pelo recado aqui no blog. Ahhh que legal seu trabalho, super admiro… Infelizmente não me recordo de um lugar específico… vou tentar descobrir para te dizer…. mas eu lembro de ter visito algumas papelarias, principalmente em Paris, Londres, Madrid e acho que vi em Lisboa também. Você vai andando e vai acabar encontrando. Se descobrir algo eu te aviso ;

      Reply
  6. Flávio Borges

    Fala cara, tudo em cima?

    Me dê uma luz ai.. esta tua câmera dslr é cropada né? Tenho uma T3i, cropada também, e to na dúvida se compensa comprar uma lente grande angular para fotografar paisagens.

    Adoro viajar (e fotografar as viagens) e no meio deste ano passarei um tempo no Chile. Quero aproveitar ao máximo para registrar tudo!

    Como não tenho $$$ para investir numa fullframe, fiquei na dúvida se vale investir em uma 10-24!!

    Valeu, irmão!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Fala Flávio.. a minha não é fullframe não e vou te dizer que a lente 10-24 é um show! Vale muito a pena. A minha 10-24 nem é da Sony, comprei uma genérica da Tamron e estou muito satisfeito com a qualidade. Tenho um amigo que também comprou Tamron para usar na Nikon dele – ele também está feliz da vida.

      Aproveite muito a sua viagem!! Grande abraço!!

      Reply
  7. Aharon

    Olá Robson beleza?

    Eu estou programando um mochilão para agosto e cara como seu blog tem me ajudado. Espelhei muito do meu roteiro no seu, basicamente acrescentei alguns dias e estou lendo todas as suas dicas.

    Sobre a câmera, eu não entendo absolutamente nada de fotografia, mas não quero tirar fotos das belezas de SPA com o meu celular. Então saí pegando indicações com amigos sobre qual câmera usar. Inicialmente me indicaram a Nikon D3100 e a Canon T3i, mas elas são muito aquém do meu orçamento.

    Depois me indicaram a Canon PowerShot SX170 IS, bem mais em conta, mas falaram para eu tentar achar uma da Sony com ISO 3200. Fui procurar e achei essas compacta W830.

    E aí fiquei na dúvida, a Canon parece que tem algum grau de aprendizado, que estou empenhado a aprender, e a compacta no caso seria só apontar e disparar. Vale a pena sacrificar o ISO 3200 da compacta da Sony,para ter uma pequena curva de aprendizado com a Canon?

    Desde já agradeço a ajuda.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Fala Aharo, tudo bom? Cara, antes de mais nada deixa eu agradecer e dizer que fico super feliz em saber que o blog está ajudando na sua viagem!

      Então, não conheço muito bem essas câmeras, mas dei uma rápida pesquisada aqui. Pelo que eu vi, a Canon PowerShot SX170 IS é superior a Sony W830, então nesse caso eu fico com a Canon. A câmera da Sony que está no mesmo nível dessa Canon é a Sony CyberShot DSC-H200. A faixa de preço também é semelhante, mas aí fica com você a decisão.

      Espero ter ajudado.
      Grande abraço!

      Reply
  8. Fernanda

    Olá Robson! Muito bom saber que um conterrâneo tem um blog tão bacana.
    Cheguei aqui, na verdade, pesquisando sobre a GoPro.
    Estou indo em uma viagem pro Alasca.. Estou sem câmera e não queria ficar no cel.
    Me surgiu a ideia da GoPro mas, o q entendi pelo seu blog, uma complementa a outra, e se for para optar, uma “tradicional” seria melhor.
    Ok. Acho que decidido essa parte!
    Mas, minha questão eh se vc poderia me ajudar dando sugestões de modelos de uma câmera que tenha um bom zoom e que seja boa.. Um detalhe: não sou profissional hehe
    Eu penso que para uma viagem dessas, uma câmera com um bom zoom seria interessante.. Entretanto, qualquer dicas (mais né? Pq aqui ja tem várias) q puder me dar – como marca/modelo – será mto bem vinda!!!!!
    Muito obrigada desde já!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Fer… tudo bom? Legal que chegou aqui no blog e é minha conterrânea…

      Então, não sou master especialista e não tenho como indicar câmeras que eu não usei. De qualquer forma eu vou te indicar uma câmera que eu comprei na Ásia: A Sony RX100 III

      Essa câmera é incrível e até estou preparando um post sobre ela. O problema é que é bem difícil achar ela no Brasil.

      Ela é uma câmera super compacta com qualidade premium da Sony – uma das melhores lentes que você pode ter nesse tamanho.

      A Sony RX100 III me conquistou pois ela é tudo que alguém que gosta de viajar e não entende muito de fotografia precisa: é pequena, cabe no bolço, tem um zoom bom, tem uma ângulo aberto bom também, é ótima para fotos noturnas, faz vídeos incríveis, é fácil de mexer e não ocupa espaço… Ela é perfeita!!

      O investimento, claro, é meio salgado… mas eu digo que compensa muito. Foi ela que me salvou quando a minha câmera grande estragou…

      Espero ter ajudado.. qualquer dúvida é só dar um grito

      Reply
  9. Eveline

    Olha eu de novo…. acho que vou encher de comentários os seus posts de fotos e do Atacama…. eu tenho uma compacta básica…. não vai ser nenhum crime ir com ela pro Atacama então né? além de não poder investir numa câmera melhor no momento eu também não tenho o dom de carregar peso em viagens…. gosto de ser bem básica nesse quesito (e até por isso já estou me preparando psicologicamente pro deserto rs)… Enfim…. vou me virar com a compacta e o smartphone mesmo…. Suas dicas são maravilhosas. Com certeza, futuramente, quero investir numa semi profissional e quem sabe num curso de fotografia…

    Reply
  10. Edmo

    Olá Robson…
    Há uns 6 anos eu comecei a fotografar, por hobby, e foi aí que comecei a viajar…(depois de velho..rsrsr)
    A fotografia trouxe essa vontade de conhecer outros países, culturas. Sei muito bem o que é carregar equipamento pesado
    para poder registrar esses momentos…no final do dia parece pesar 50 kg.
    É muito bom ler as suas experiências, tem me ajudado muito. Tem tbm despertado muita vontade de conhecer Tailândia (espero sair daqui no dia 24/12), imagine a expectativa…
    Vou acompanhando os seus relatos aqui e pedindo as suas sugestões…
    Obrigado e parabéns pelo trabalho

    Reply
    1. Robson Franzói

      Fala Edmo, tudo bom?? Fico feliz que está acompanhando o blog e se inspirando para viajar….. Se prepare, a viagem da Tailândia foi um sonho e acredito que vai ser para você também… nunca vou esquecer… acho que vou ter que fazer de novo *-*

      Continua ligado aqui no blog que ainda tenho muita história para contar…. Grande abraço e obrigado pela mensagem

      Reply
  11. Bianca Margato

    Oi, parabéns pelo site e pelos posts de fotografia. Acho q deveria ter mais. Kkkk
    Porque é difícil achar dicas que falem de equipamento voltados pra viagem.
    Você indica algum curso, pode ser online, que ajude a ter uma base? Tanto técnica quanto prática.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Bia!! Tudo bom?? Fico feliz que curte o blog e as fotos… Pois é, tenho tantos posts pra escrever…. mas vou voltar a fazer isso nessa categoria, prometo!!

      Olha, de verdade, pra mim o melhor curso é prática e o YouTube… no YouTube dá pra aprender tudo que você imagina!!!

      Qualquer dúvida é só dar um grito

      Reply
  12. carol

    Olá, Robson!! excelente o seu blog! Vou para o Atacama em novembro e suas dicas serão muito úteis. Também adoro fotografia!! Qual programa de edição você usa?? bjs

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Carol!!! Muito obrigado pela mensagem Adoro receber mensagens positivas, é uma força que me dá e uma certeza de que estou fazendo algo muito bom por aqui

      Então, eu uso o Lightroom para finalizar as fotos…

      Qualquer outra dúvida é só dar um grito

      Reply
  13. Renata Raimundo

    Olá Robson, tudo bem?
    Irei em abril para o Chile e gostaria de comprar uma câmera, qual vc me indicaria com um bom custo benefício?
    Infelizmente não consigo investir muito agora. Vi a powershot SX170 da Canon numa boa promoção, mas tenho dúvida pois vi comentários de pessoas que não gostaram das imagens, acharam sem vida,rs.
    Eu não entendo muito, por isso gostaria da sua ajuda, qual vc me recomenda?
    Parabéns pelo Blog, já virei sua fã e com certeza me inspirarei para a escolha das próximas viagens,
    Desde já muito Obrigada!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Renata, tudo bom e você? Desculpa a demora pra te responder…. estava em Nova York e só agora estou conseguindo responder os comentários aqui…

      Então…. eu nunca usei a SX170 da Canon, mas olhando rapidamente aqui… ela parece uma boa câmera… principalmente pra quem não pode investir muuuito em um equipamento. Acho que ela é uma boa opção sim!!

      Muito obrigada pela mensagem!! Continue acompanhando o blog sim! Se tiver qualquer dúvida é só dar um grito aqui

      Reply
  14. Carlos Hand

    Uma pergunta: Você escreveu no texto sob re as compactas premium: “Um exemplo é a linha NEX, da Sony: uma câmera super compacta que possibilita a troca de lentes e uma oferece uma qualidade absurda de imagem.”
    Qual a câmera oferece essa qualidade absurda?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Carlos, tudo bom? Então… tem as câmera da linha NEX, que você pode trocar as lentes… E tem uma outra câmera compacta, que não troca lente, mas tem um qualidade incrível… é a Sony RX100 MIII… hoje já existe até a MIV.

      Ela não é barata e acho que ainda não tem no Brasil.. mas se for comprar lá fora, é uma ótima opção!

      Qualquer outra dúvida é só dar um grito

      Reply
  15. Thiago Oliveira

    Boa tarde, Robson!
    Primeiramente queria parabenizá-lo pelo blog. Cheio de informações úteis e com fotos fantásticas.
    Viajei pro Atacama com minha família seguindo praticamente só o seu blog e deu muito certo. Uma das melhores viagens que já fiz.
    Minha pergunta é sobre fotografia. Gostaria de saber se você leva tripé em suas viagens.
    Em viagem para o Taiti não levei e me arrependi muito por não conseguir fotografar quase nada a noite.
    Para o Chile levei o tripé e utilizei muito pouco. Senti que não valeu a pena.
    Como você define isso? Gostaria de ouvir sua experiência sobre esse acessório tão útil mas tão pesado. kkkkk

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Thiago, tudo bom?? Primeiro vou te agradecer pelo comentário…. fico muito feliz em saber que chegou por aqui e realmente gostou do conteúdo. Só me desculpa a demora para te responder, acabei viajando na semana passada e só agora estou conseguindo colocar os comentários em dia.

      Então… tripé.. é sempre um ponto de interrogação pra mim. Na primeira viagem que fiz pra Europa eu levei, mas era tão pesado que nem saiu do hotel. Pro Atacama eu cheguei a levar, mas também não utilizei muito… mas também não me incomodou.

      Eu fico sempre pensativo sobre isso…. Na viagem para a Tailândia eu não levei e não me arrependi… Agora estou voltando pra Europa e acho que vou levar, pois vou com um amigo… assim consigo dividir o peso.

      Mas é isso… tripé é pra usar a noite. Tem que estudar o lugar que você vai… se tiver uma ideia de fotos noturnas e quiser encarar o peso, leva! Se não… aí deixa em casa mesmo

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui

      Reply
  16. Gustavo

    Robson, parabéns pelo seu blog. Estou pegando várias dicas. Vou fazer um roteiro parecido com o seu: Lisboa, Sintra, Porto, Madrid, Toledo, Barcelona e Girona. Adorei a sugestão do bate volta de Lisboa a Porto. Pra mim que sou muito agitado e visito muitos lugares em um dia, será excelente. Minha única dúvida ainda está no trecho Lisboa – Madrid… Não sei ainda se vou de trem noturno ou avião. Vi uns voos baratos (com despacho de bagagem) que me deixaram na dúvida. Li em algum lugar que a Raileurope não permite a impressão do bilhete via internet e que cobra uma taxa extra para enviá-lo, isso é verdade? Como funciona a reserva então?

    Depois de tudo isso, a dúvida sobre a câmera rs. Estou pensando em pegar uma câmera semi profissional que tenha wifi, pra facilitar a postagem de fotos… Algo que seja até uns 2 mil reais no máximo. Não entendo muito do assunto, estou começando agora. Vi a Nikon D3300 e a Nikon P610… O que sabe sobre elas? Será que vale a pena se preocupar com wi-fi, se a maioria aceita os cartões sd que já tem o wi-fi?

    Valeu!!!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Gustavo, tudo bom? Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar de uma viagem de um mês pela Europa e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Então… vamos lá… Que maneiro seu roteiro, vai ser uma viagem bem bacana!! Eu fiz a viagem de Lisboa para Madrid no trem noturno e foi bem de boa até…. talvez avião seja mais em conta, dependendo da promoção e/ou antecedência que você comprar a passagem.

      Sobre a RailEurope, assim.. vai depender do trecho eu acho…. As minhas passagens pela Espanha eu consegui imprimir direto em casa, mas existem opções que você vai receber em casa ou vai ter que trocar na estação de trem…. varia de acordo com a passagem mesmo.

      Sobre a câmera, eu não conheço esses modelos que você falou… mas o wifi é realmente prático. Eu tenho duas câmeras: uma Sony A77, que não possui WiFi, e uma RX100 MIII, que possui. Eu, no começo, utilizava bastante o wifi da RX100, mas depois percebi que ao passar a foto para o celular via wifi, a foto perdi qualidade, mesmo para postar no instagram.

      O que eu fiz foi comprar um adaptar para isar o cartão SD direto no iPhone… foi a melhor coisa que fiz… Nesse caso o wifi pra mim é dispensável.

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
      1. Gustavo

        Valeu, pela resposta, Robson. Acompanhei sua viagem no Instagram. Ansioso pelos novos textos. E o trecho Madrid – Barcelona, você comprou pelo site também? Li em alguns blogs que é super difícil conseguir comprar pelo site da Renfe, porque eles recusam os cartões que temos aqui. Quanto à câmera, acho que vou pegar uma Canon PowerShot SX60 HS. Acho que pra quem tá começando, essas superzoons são suficientes, né? Gostei da dica do SD. Sabia da possibilidade, mas não sabia que a transferência por Wifi tirava a qualidade das fotos. Valeu. Abraço.

        Reply
  17. Mr Souza

    Grande Robson, boa noite, tudo bem, cara? . entao, to com um monte de dúvidas com relação ao deserto do Atacama e como seu BLOG é FANTÁSTICO, acredito que voce seja a melhor pessoa para responder as minhas perguntas, (agradeço, de coração, se puder me ajudar).
    1.0 a lente angular 10-24 que você comprou é uma da TAMRON?
    1.1 Eu posso comprar uma cãmera de outra marca e essa lente da TAMRON, ou seja, lente e câmera de marcas diferentes?
    1.2 você levou tripé pra fazer suas fotos no ATACAMA? foi tranquilo?
    1.3 Penso em fazer o Atacama do dia 02 ao dia 11 de Abril, depois, eu seguiria para o Salar de Uyuni, ou seja, 15 dias, acha que dá pra fazer todos os passeios do atacama?
    1.4 a Flavia expediciones e a Ayllu são empresas diferentes ou a mesma? qual voce indica?
    1.5 eu percebi que voce voltou ao atacama em outra épocas diferente, em questão de paisagem para fotos, você preferiu Abril ou a segunda viagem? (pergunto isso pois as fotos da segunda viagem parecem ser mais bonitas, digo, as plantações estão mais verdinhas, me deu a impressão dessa época ser melhor, mas queria te perguntar isso também.)
    1.6 Vi que o Clima no deserto é bem pesado (muito calor durante o dia), esse chapéu que voce usou na primeira viagem voce comprou por lá ou você levou do Brasil?
    1.7 lembrancinhas sao baratas? aceitam cartao?
    1.8 qual o limite diario de saque do VTM?
    1.9 O Transfer do aeroporto de Calama para San Pedro tem de ser reservado com antecedencia ou lá na hora sempre tem disponivel? saberia informar o preço?
    1.10 Os lockers do Campo-base são grandes?
    1.11 lá vende roupa de frio ou tem que levar do Brasil?

    MUITO OBRIGADOOOOOOOOOOOOOOOOOO MESMOOOOOOOOO….

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Mr Souza, tudo beleza!?!?! Que bom saber que curtiu o blog e confia e mim para te ajudar… vamos ver se posso responder todas as perguntas… bora lá!

      1. Sim, uma TAMRON!
      1.1 Então, a TAMRON produz lentes para diversas marcas de câmeras. Se você for comprar para um Canon, por exemplo, vai ter que comprar um TAMRON específica para a Canon. Para a Sony a mesma coisa e assim por diante.
      1.2 Levei sim! Não utilizei tanto quanto imaginava, mas como os passeios são feitos de carro e deu pra deixar ele no hotel a maior parte do tempo, foi tranquilo sim.
      1.3 Simm!!! Seu tempo está ótimo. Minha primeira viagem pra lá durou 15 dias e ainda inclui Santiago, Vina e Valpo no roteiro.
      1.4 Ayllu e FlaviaBia são empresas diferentes. Indico as duas… ambas tem ótima qualidade e oferecem serviços únicos! Recomendo fortemente!
      1.5 Sobre a época… assim… eu amei todas as vezes que já fui pra lá. E já foram 3 vezes! Em julho foi a única fez que eu vi mais neve e isso foi legal… mas no mais é parecido… pode ir tranquilo em qualquer época… abril é ótimo!!!
      1.6 Simm… tem muito sol durante o dia e um chapéu é bom pra proteger. Esse meu eu comprei no Brasil, em Morretes…. na Serra do Mar (aqui no Paraná).
      1.7 Normalmente nos lugares que vendem lembrancinhas não aceitam cartão. Não são super baratos… mas não é uma fortuna. Na Bolívia é mais barato!
      1.8 Olha, acho que não tem um limite do VTM (vale a pena confirmar com a operadora). Eu lembro que tinha um limite de saque por vez no caixa. Não me lembro agora quanto era… mas aí você já podia fazer outro saque em seguida, se precisar de mais dinheiro.
      1.9 O transfer você pode fechar na hora, é bem tranquilo!
      1.10 Olha, que eu me lembre são grandes sim… a viagem foi em 2014 e a memória falha um pouco rsrs… mas que eu me lembre coube até o meu mochilão inteiro.
      1.11 Existem algumas roupas pra vender lá… até tem lojas de roupas térmicas e de marcas famosas (acho que uma ou duas lojas dessas). Mas são bem caras! No mais são roupas típicas…. então é melhor levar as suas daqui mesmo!

      Ufaa… espero que tenha conseguido responder tudo e te ajudado. Desculpa a demora, correria de final de ano!

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  18. Alessandra

    Olá Robson Boa tarde? Estou querendo compra uma camera Canoa sx50 para levar em viagens e passeios o que você acha ? também pretendo filmar , mas estou perdida em qual comprar, quero uma boa e não muito cara .
    pode me ajudar .
    obrigada

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Alê, tudo bom?? Então, eu não conheço esse modelo.. mas dei uma olhada agora e me pareceu bacana. Eu gosto da Canon… acho uma marca boa – apesar de preferir a Sony.

      Acho que é uma câmera simples mas que tem recursos legais… Pode sim suprir sua necessidade

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  19. Marcio Martins

    Ola Robson.

    Pretendo adquirir uma câmera, mas como tenho pouco conhecimento no assunto estou meio “perdido” sobre esta escolha. Li seu blog seus, o que já me auxiliou bastante.
    Vou descrever abaixo um resumo do que pretendo com a câmera, e caso seja possível, gostaria de mais um auxílio seu nesta decisão.

    Irei viajar com a esposa em abril, e tenho a intenção de adquirir uma câmera no mínimo razoável para fotos desta viajem. Esta viajem será especificamente para Itália e Croácia, então terá diversos ambientes diferentes para fotografar, como: ambientes a céu aberto, ambientes internos (museus e igrejas), e praias. Como visto, preciso de uma câmera bem multi funcional, e principalmente que tenha boas qualidades nas fotos a média distancia (paisagens), e com variadas condições de iluminação.

    Como não tenho experiência em fotografia, pensei em uma boa compacta, pela praticidade e portabilidade.
    Também seria muito útil uma que fosse a prova d’agua, pois deverei fazer alguns passeios com snorkel.
    De inicio eu havia cogitado uma GoPro, porém acho que perderei muito devido a falta de zoom e flash, e meu principal objetivo são fotos e não vídeos.

    Depois de bastante pesquisa, estou pensando na Nikon AW130. Vi que a mesma esta na faixa de R$1.600,00 para compra no Brasil.

    Porém ainda tenho as seguintes duvidas:
    -Esta câmera tem realmente tem uma boa qualidade de fotos? Ou eu conseguiria uma muito melhor nesta faixa de preço se não fosse a prova d’agua?
    -Considerando todo o exposto acima, você indicaria algum outro modelo? Ou esta realmente é a melhor escolha?

    Caso seja possível me auxiliar, fico muito agradecido. Apesar de já ter me auxiliado bastante com seu blog.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Marcio, tudo bom? Então, vou tentar te ajudar…. assim, eu não conheço esse modelo da Nikon… mas se eu puder te indicar uma câmera realmente boa e compacta, seria a Sony RX100.

      Existem algumas versões dela… eu indicar da RX100 III pra cima… a 5 é a mais nova, porém a mais cara. Eu tenho a III e é ótima. Tem qualidade de câmera profissional. Não é muuuuito barata, pois realmente é uma câmera de qualidade.

      Mas como já existe a IV e a V, pode ser que você consiga lá fora a III por um bom preço.

      Bom, espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  20. Isabela

    Olá Robson,
    Vc acha que dá para revelar as fotos da go pro ?
    Será que a qualidade vai ficar boa ?
    Comprei uma go pro 5 recentemente e agora fiquei pensando nisso!

    Obrigada

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Isa, tudo bom? Dá pra revelar sim! Talvez você não consiga fazer um poster ou algo muito grande… mas se revelar em tamanho pequeno, normal.. vai ficar bom sim!

      Reply
  21. Marcel

    Fala Robson, cara, excelente blog e posts cara, tem ajudado imensamente em muitos itens.
    Mas poderia me auxiliar mais um pouco sobre câmeras?
    Lá por metade de 2018 estarei indo para Nova Zelândia, ficar uns tempos por lá, estudando, trabalhando e mochilando. Como sabe, na NZ vou ir em ambientes de cidade, museu, floresta, trilha, montanha, vulcão, neve. praia, esportes e por ai vai….
    Sou leigo no assunto fotografia, então não levaria as fotos a um patamar profissional, seria mais com intuito de usá-las para algumas publicações. Porém não quero que detalhes, ou lugares se percam devido a não capacidade de registrar alguma coisa.

    Hoje tenho um celular Xperia M5, que pode quebrar um ganho em algumas fotos, oque tenho duvida é o seguinte. Qual equipamento você considera a melhor opção para levar numa viagem como essa, considerando além dos locais que visitarei, os seguintes pontos:
    1 – quero fotos descentes, que não me deixem perder detalhes, mas não necessariamente algo profissional;
    2 – é possível que eu me depare com a aurora austral, e uma foto nesse caso é indispensável, porem complicada;
    3 – não entendo, sobre ajustes de uma DSRL e nem sobre lentes hahahaha;
    4 – como você já comentou em outros posts, uma DSRL e uma GOPRO seriam o casal perfeito, mas não tenho $$ para esse investimento duplo; Teria algo assim, mas com melhor custo beneficio?
    Nesse sentido, qual seria o melhor investimento, sem voltar pra casa decepcionado com fotos borradas, mas sem ter que desembolsar algo muito além dos R$ 1.500,00?
    Desculpe pelo post grande…
    Abraços

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Marcel, tudo bom? Que bom que chegou aqui no blog, fico super feliz em saber que está curtindo o conteúdo!

      Então, vou tentar te ajudar! Primeiro, independe da escolha, compre seu equipamento novo durante a viagem… vai sair bem mais barato do que comprar no Brasil.

      Agora sobre a sua necessidade. Assim, hoje eu tenho minha câmera profissional e um Iphone 7Plus. Tenho também uma compacta, RX100 da Sony, e a GoPRO, que confesso que já não uso faz um bom tempo.

      Resumindo a minha situação atual: quando eu vejo que o lugar vai dar uma baita foto, eu uso a profissional. Em qualquer outra situação eu uso o iPhone.

      A câmera do 7Plus está absurda. Já fico até imaginando a câmera do 8 e do X. Por conta dessa qualidade eu nem uso mais minha RX100, apesar dela ainda ser superior a ele. Eu apenas escolhe ele pela praticidade…. afinal hoje até drone eu ando carregando.

      Para você eu até indicaria o iPhone, massss, a questão da aurora complica. Então eu recomendo pra você uma Sony RX100. Ela já está na versão VI se não me engano… que é mais cara. A minha é a III e é ótima…. e hoje está mais barata!

      Se você conseguir comprar uma dessa lá fora, tenho certeza que vai curtir muito! É compacta e tem uma das melhores lentes do mundo.

      Espero ter ajudado! Se tiver qualquer dúvida é só me dar um grito aqui

      Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *