GoPro Hero 8 ou Hero 9 Black: qual vale a pena comprar?

Pensando em comprar uma GoPro e tem dúvidas sobre qual versão escolher? Veja aqui um comparativo simples e claro entre os modelos Hero 8 e Hero 9: recursos, diferenciais, preços e qual vale a pena comprar.

A GoPro é, sem dúvidas, uma das câmeras mais famosas do mundo e, claro, extremamente popular entre os viajantes. Recentemente a marca lançou a nova versão Hero 9 Black, com alguns diferenciais da versão anterior, a Hero 8 Black.

Sempre que um novo modelo é lançado, muitos comparativos são apresentados e a cabeça do consumidor é direcionada, normalmente, para o modelo mais recente. Mas será que a nova GoPro é realmente a melhor escolha para você?

Nesse post, decidir fazer um comparativo super transparente e descomplicado, sem muitos termos técnicos ou recursos que talvez nem façam diferença efetiva pra você. Espero que os pontos que vou comentar ajudem na sua escolha.

GoPro Hero 8 ou 9 Black? Quais as diferenças:

Para deixar o post organizado, separei os principais pontos desse comparativo em tópicos, assim você pode ir direto para o item que mais interessa. Minha ideia é ser simples e direto, por isso recomendo que leia todos:


Diferença de tamanho

Pouquíssima diferença! Apesar da Hero 9 chegar um pouco maior, não acho que é um ponto que deva influenciar a sua decisão entre os dois modelos.

  • O tamanho da GoPro Hero 8: 66,3 x 48,6 x 28,4 mm
  • O tamanho da GoPro Hero 9: 71,0 x 55,0 x 33,6 mm

Vale destacar que essa pequena diferença no tamanho impossibilita a utilização de alguns acessórios das versões antigas no modelo novo – caso a sua ideia seja fazer um upgrade no seu equipamento.

GoPro Hero 8 ou Hero 9 Black?

Diferença entre os displays

Talvez esse seja um ponto que pese na sua decisão. Enquanto a Hero 8 tem aquele tradicional display frontal monocromático, a versão Hero 9 conta com um display frontal colorido. Esse recurso facilita a vida no momento de gravar um vlog ou mesmo fazer uma selfie.

Confesso que nunca foi algo que senti falta ou grande necessidade desse recurso, portanto, para mim, não seria um motivo forte para fazer um upgrade no meu equipamento.


Diferença no design

Tirando a questão do tamanho e do novo display, o design geral da versão Hero 9 segue semelhante ao da versão Hero 8. As duas câmeras contam com o botão do obturador na parte superior e o botão de modo/energia na lateral.

Vale destacar que esse botão lateral ganhou uma leve projeção na versão Hero 9, o que ajuda a localizar e acioná-lo sem ter que olhar.

Diferença entre a GoPRO 8 e 9

Captura de vídeo na GoPro

Boa parte dos viajantes direciona o uso da GoPro para gravação de vídeos. Se é o seu caso, sugiro analisar com bastante atenção. Tanto a Hero 8 Black quanto a Hero 9 Black oferecem configurações de captura de vídeo de alta qualidade, por isso você deve avaliar o que se encaixa na sua real necessidade:

Captura de vídeo na GoPro Hero 8

Nesse modelo, você pode capturar vídeos em resolução 4K com até 60 FPS. Já para takes em slow motion, você tem a possibilidade de gravar em FullHD em até 240 FPS.

Captura de vídeo na GoPro Hero 9

No modelo mais recente, as configurações são superiores. Na Hero 9 você pode gravar vídeos em 5K com até 30 FPS na proporção de 16:9 com lentes ampla, linear e estreita. Para gravações em 60 FPS ela segue com a resolução 4K e, assim como o modelo anterior, slow motion em até 240 FPS em FullHD.

Gravar em 5K é, sim, um diferencial de peso – mas não para todos os usuários. Se por um lado você ganha qualidade, por outro você precisa analisar se tem equipamentos que comportem essa qualidade. Arquivos nessa configuração são muito pesados e se você não tiver um computador potente, ele pode patinar e frustrar suas expectativas.


Diferença entre a GoPRO 8 e 9

Falando em um equipamento para viajantes, você também deve levar em conta como irá armazenar esse material durante e, também, depois da sua viagem. Hoje eu gravo muitos vídeos em 4K, o que já exige bastante espaço de armazenamento durante uma viagem. Quando iniciei minhas gravações em 4K 60 FPS, tive que reforçar muito esse espaço e também fazer um upgrade no meu computador.

Por isso, antes de se animar com esses recursos de peso, veja se eles não vão cair como um peso desnecessário diante da sua necessidade.


Estabilização de imagem – HyperSmooth

As duas versões utilizam uma tecnologia avançada para estabilizar a imagem durante a gravação de vídeo, o recurso chamado HyperSmooth. A cada nova versão ele vem sendo aprimorado e ganhando ajustes para render melhores resultados.

Em vários comparativos é possível analisar essa diferença que, ao meu ver, entre esses dois modelos é bastante sutil. Um ponto que talvez mereça destaque, nesse caso, é o recurso de nivelamento de horizonte, que na Hero 9 pode ser combinado ao HyperSmooth.

Estabilização de imagem - HyperSmooth

Streaming de vídeo

Ambos os modelos possuem o recurso de streaming de vídeo e mantêm o recurso em FullHD 1080pmesmo resultado, sem peso na sua escolha.

Diferença entre a GoPRO 8 e 9

Qualidade e resolução das fotos

Esse é um ponto que pode confundir muitos consumidores. Isso porque a resolução da nova GoPro Hero 9 é de 20 megapixels, enquanto a versão Hero 8 traz uma resolução de 12 megapixels.

Diferença entre a GoPRO 8 e 9

O que é importante entender, e qualquer pesquisa mais aprofundada sobre o tema vai explicar isso em detalhes, é que resolução não é sinônimo de qualidade: não é porque uma câmera com 20 MP vai garantir mais qualidade do que outra com 12 MP.

A resolução de uma foto afeta o tamanho da imagem em si: o quanto podemos, por exemplo, ampliar uma imagem sem perder a qualidade.

Diferença entre a GoPRO 8 e 9

Se você vai usar sua GoPro para publicar fotos em um blog, nas redes sociais ou mesmo pretende revelar algumas em tamanhos não muito grandes, essa diferença de resolução entre os dois modelos não vai trazer grandes benefícios.

Ambas as câmeras contam com o mesmo processador de imagem e dados, chamado de GP1. Outros pontos relacionados à captura de imagem seguem iguais nos dois modelos: tanto a Hero 9 quanto a Hero 8 possuem SuperPhoto + HDR e também possuem suporte para captura de imagens RAW.


Desempenho/bateria

O lado positivo da GoPro Hero 9 ser um pouquinho maior que o modelo anterior é que a bateria também veio um pouco maior. Enquanto a Hero 8 tem uma capacidade de 1220mAh, o novo modelo conta com 1720mAhum ganho de 500mAh.

Segundo a GoPRO, você terá 30% de ganho de tempo em captura de vídeo com essa nova bateria. Eu me pergunto se o novo visor não vai consumir esse ganho extra da bateria, mas deixo aqui como uma pequena observação.


Preço da GoPRO 8 e 9: quanto custa cada modelo?

Chegamos ao ponto que é, talvez, o de maior peso na sua decisão: a diferença de valores entre os dois modelos mais recentes da GoPro. Para começar, vamos ver os preços oficiais de cada uma, disponível em dólares:

  • A GoPro Hero 8 Back custa, fora do Brasil, $349.
  • A GoPRO Hero 9 Black custa, fora do Brasil, $499.

Uma diferença, lá fora, de 150 dólares. Aqui no Brasil, por conta da alta do dólar e a desvalorização do real, os valores são os seguintes:

Como você pode ver, a diferença entre as duas opções está bem expressiva. Por ser um modelo recém lançado, e ainda pela questão da alta do dólar, eu acho a diferença bem pesada.


Conclusão, qual comprar: Hero 9 ou Hero 8?

Como comentei, a decisão entre os dois modelos vai depender muito da sua necessidade. Apesar da gravação em 5k despertar o meu interesse, eu não vejo, particularmente, motivos para gastar essa diferença na versão Hero 9 exatamente por não ter estrutura para trabalhar com esses arquivos.

Se você quiser minha opinião sincera, nesse momento acho que a melhor jogada é investir na Hero 8 Black. De qualquer forma, é um investimento alto, por isso só compre em sites confiáveis!

Recomendo que você compre na Amazon, com total segurança. Eu utilizo com frequência para comprar equipamentos e super indico.

Sobre modelos anteriores, pesquisei um pouco os valores da Hero 7, mas achei eles muito parecidos com a Hero 8por isso, mantenho a minha recomendação no modelo 8.

Lembrando que sempre que comprar algo na Amazon através dos links do blog, você contribui e ajuda o meu trabalho por aqui – sem gastar nada a mais com isso. Eu sou parceiro e usuário da Amazonsó recomendo por realmente confiar nessa loja.

Quero reforçar que esse não é um post patrocinado e que eu não tenho nenhuma ligação com a GoPro. Fiz esse comparativo sendo o mais imparcial possível e focando, especialmente, em quem deseja adquirir uma GoPro para utilizar em viagens.

Se você tiver qualquer dúvida sobre esses ou outros modelos de GoPro, pode ficar à vontade para deixar um comentário por aqui. Vou fazer o possível para ajudar! Valeuuu!!

Sobre o autor

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *