Comprando seu passe de trem para viajar na Europa

Existe a possibilidade de você comprar comprar o seu passe de trem em algumas agências de turismo e operadoras aqui mesmo no Brasil. Mas fique ligado, eles vão te cobrar no mínimo uns 30 Euros só para emitir o seu passe. Tudo bem, é o trabalho deles e quem quiser é só ir lá e pagar, agora se você quiser gastar esses 30 Euros tomando champagne na Torre Eiffel, a escolha é sua.

Você pode comprar seu passe diretamente no site da Eurail ou então pela Rail Europe (que é uma operadora, mas que oferece preços muito bons). A Eurail é a oficiais, não importa onde você comprar, são eles que vão emitir o seu passe. Eu fiz a compra do meu passe direto na site da Eurail e recebi tudo certinho em 7 dias. Você vai receber o seu passe, um guia para o viajante, uma timetable e um jornal, tudo para te ajudar ao máximo na sua viagem. Mesmo a a Rail Europe sendo apenas uma operadora, ela consegue preços melhores que a Eurail – pena que só descobri isso depois que comprei meu passe

Como eu disse no post anterior alguns trens exigem uma reserva para você garantir o seu lugar. Depois de fazer a compra, antes mesmo de receber o passe na minha casa, eu já fui atrás das reservas de trem que eu teria que fazer. Aí começaram os meus problemas e vou contar aqui como eu consegui resolver.

Bom, a DB Bahn, que é a operadora responsável pelos trens na Alemanha, não permite que você faça reservas on-line para trens internacionais… que são os que entram e/ou saiam da Alemanha. Não se engane, você até consegue buscar as reservas no site da DB Bahn, mas na hora de comprar você não é autorizado. Eu descobri que teria de fazer essas reversas direto nas estações de trem, o que pode ser um problema para quem vai viajar em alta temporada (tá que não era o meu caso, mesmo assim eu queria minhas reservas).. outra opção que eles passam é de fazer as reservas por telefone, ligando para o escritório deles no Reino Unido, ou com os agentes de viagem aqui do Brasil.

Pronto, fiquei feliz… era só eu entrar em contato com alguma agência de viagem aqui do Brasil e fazer minhas reservas, certo? Errado!!!! Em todas as agências que eu ligava aqui do Brasil eu era informado que eles só fariam a reserva se eu tivesse comprado o passe de trem “direto” com eles. ¬¬’

Tá, vou tentar por telefone então, ligando lá pro Reino Unido como eles me informaram… Pelo menos ia testar o meu inglês… Bora ligar e.. “Tuu tuuu tuu.. esse número não aceita chamadas do Brasil” Ah, ta me zuando né??? Minha primeira reação foi ficar de cara com a Eurail. Eles deveriam avisar sobre esse tipo restrição antes de você comprar o passe, então eu teria pago 30 euros a mais em alguma agência por aqui e já teria feito minhas reservas. Tá, eu assumo, depois entrei no site da Eurail, fui na página de trens da Alemanha e estava lá esta informação sobre “não ter como fazer as reservas on-line“. Bom, não está em letras garrafais, mas tá lá! Mesmo assim eu sou brasileiro e não desisto nunca!! Mandei um e-mail pra Eurail explicando tudo que estava acontecendo e que eu gostaria de uma ajuda para fazer as reservas.

No dia seguinte eu recebi uma mensagem super educada da Eurail, pedindo mil desculpas por eu estar passando por estes problemas, mas infelizmente é um procedimento do site da DB Bahn e bla bla bla… Maaas uma sugestão deles era pra que eu tentasse fazer as reservas no site da Rail Europe. Hummm… interessante, a própria Eurail indica a Rail Europe :]

Entrei no site da Rail Europe, que tem uma versão do site para o Brasil, inteira em português. Na tela inicial já aparece uma ferramenta para buscar passagens, reservas de passes e reservas de assentos (que era o que eu queria). Busquei, encontrei o que eu precisava, fiz meu cadastro e fui realizar a compra, já imaginado que a qualquer momento ia aparecer um boneco pulando na tela falando “Ehh, pegadinah do malandro… se você não comprou seu passe com a gente você não pode fazer as reservas!!!“.

Masssss… pra minha enorme surpresa e alegria, deu tudo certo! Ah vá que era só isso?????? Sim!!! Extremamente simples e fácil. O valor da reserva é o mesmo do cobrado na estação de trem, só tem a taxa de entrega (que ainda é menor do que a taxa que as operadoras daqui iriam cobrar. Sim!! Além dos 30 euros que você paga a mais na compra do passe, você também paga essa taxa para cada reserva que for fazer!!! Facada!! Ou seja, faça no site da Eurail que sai muuuuuito mais barato).

Fiz as duas reservas que eu precisava… e adivinhe só… elas chegaram na minha casa no mesmo dia que chegou o meu passe. Tudo na mais perfeita ordem!!!

Então resumindo:

Compre seu passe de trem, tickets avultos ou reservas de assento direto com a Rail Europe, vai ser simples e sem problemas.

Ahh e agora temo outra novidade, a Rail Europe se tornou parceira do blog!! Se for comprar algo com eles, utilize os links aqui do blog. Você não vai gastar nada a mais com isso e vai ajudar o blog a continuar ativo! Se tiver alguma dúvida, a caixa de comentários está aqui pra você perguntar!!

About The Author

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Related posts

65 Comments

  1. Viviane

    Robson, uma dúvida. Quando compramos as passagens direto do site da operadora de trem (sem ser passe), é necessário fazer reserva? Comprei alguns mas não vi falando nada sobre reserva, e alguns já vem com o lugar definido. Será que isso já é a reserva?
    Abraços!

    Reply
  2. Karina

    Oi Robson, tudo bom?
    Obrigada pelo post, estava e dúvida se comprava tudo pelo Eurail, mas meus problemas acabaram hohoh (e eu e o marido vamos ter 60 euros a mais para gastar).
    Estou só com uma dúvida e não sei se pode me ajudar. Eu quero fazer o trecho noturno Berlin-Paris e no site do Eurail ele já dá a opção de reservar o lugar. Não é só essa reserva que tenho que fazer? Será q preciso de outra coisa depois? Tá, agora vou ler todo o blog.. hoho Obrigada e saúde!

    Reply
  3. Fabi

    Oi Robson,
    Não entendi muito bem. Os passe vc comprou qd ainda estava no Brasil e os recebeu na sua residência aqui, é isso mesmo?

    Reply
  4. Robson Franzoi

    Sim, isso mesmo. A compra do passe é feita no site da Eurail, ainda no Brasil. Eles entregam o passe na sua casa. Abraços!

    Reply
  5. beatriz

    parabéns Robson, amei o blog, li tudo,,,,adoreiii mesmo todas as dicas muito valiosas!!! gostaria da planilha da 2 viagem, tens???? seria muito util ja que quero ir a Roma, Amsterda…
    abraço!

    Reply
  6. Robson

    [quote name="beatriz"]parabéns Robson, amei o blog, li tudo,,,,adoreiii mesmo todas as dicas muito valiosas!!! gostaria da planilha da 2 viagem, tens???? seria muito util ja que quero ir a Roma, Amsterda…
    abraço![/quote]

    Oi Bia… eu tenho ela sim! Essa semana eu vou acrescentar ela no post, junto com a outra planilha…

    Obrigado e continue acompanhando o blog!!

    Reply
  7. Débora Alves

    Me recomendaram comprar a passagem de trem Espanha/Portugal pelo site da RENFE, mas achei tudo muito confuso lá, não consigo me encontrar direito! Esse site da Eurail é mais fácil de entender, mas a minha dúvida é se eu tenho que comprar obrigatoriamente no site da RENFE ou se esse da Eurail é a mesma coisa. Obrigada!

    Reply
    1. Robson

      Oi Débora… o site da Eurail não vai te vender a passagem…. eles oferecem passes de trem. O site da Renfe é mais chatinho mesmo.. já vi gente reclamando que o site não aceitou os números do cartão de crédito….

      Mas eu consegui sem problemas… tenta ver com calma…. não tem muuito segredo.

      Outra opção é você comprar direto na estação, quando já estiver lá. Em baixa temporada você não vai ter problemas…. e se for em alta temporada, no primeiro dia que você chegar na cidade já vai na estação comprar a passagem para o dia da partida. Assim não vai ter problemas

      Reply
    1. Robson

      Oi Vinícios… a Eurail é mais para você comprar o passe…. A reserva deve ser feita diretamente com a empresa responsável pelo trem ou alguma operadora, como a RailEurope por exemplo…

      Reply
  8. Priscila

    Oi Robson. Fiz o comparativo dos preços dos passes com os tickets ponto a ponto e no meu caso os passes não são vantajosos. No site da Eurail eu li que eles cobram 8 euros por ticket enviado pra minha casa, o que inviabiliza a compra por mim mesma (mais barato pagar uma agência). Vou viajar no Reino Unido, na França e na Espanha. Sabes me informar em qual site é mais vantajoso comprar esses tickets recebendo-os em casa antes de viajar? O site não precisa estar em português. Agradeço desde já.

    Reply
    1. Robson

      Oi Priscila, então.. normalmente os tickets individuais saem mais baratos que os passes, a diferença é a comodidade oferecida pelos passes.

      Para você comprar os tickets você deve entrar diretamente no site de cada companhia que opera o trem. Entre Reino Unido e França você pode comprar diretamente no site da Eurostar. Já na Espanha eu acredito que você pode comprar no site da Renfe – pode depender da sua origem/destino.

      Esses tickets você vai imprimir, eles não precisam enviar para o Brasil. Apenas uma vez eu comprei um ticket da Eurostar e ao invés de imprimir o ticket, eu recebi um código para retirar o ticket direto na estação de trem… foi bem tranquilo, mas acho que eles não estão mais trabalhando assim.

      Qualquer dúvida estou a disposição.
      Abs

      Reply
  9. Luiz Felipe

    Olá, Robson, tudo bem? Eu poderia fazer reserva a partir do Brasil para todos os trens que já tenho em mente, mesmo para aqueles que não exigem reserva? Desde já agradeço pelas informações, amigo.

    Reply
    1. Robson

      Oi Luiz… teoriamente pode sim… mas vai depender do trem… Por exemplo: trens que saem da Alemanha e vão para outro país não é muito fácil comprar o ticket. Pelo site oficial eles não vendem…. mas eu consegui comprar no site da Rail Europe. Recebi os tickets na minha casa sem nenhum problema.

      Ahh… aproveito pra lembrar sobre as reservas de hospedagem. Se você for utilizar o booking, que é o sistema que eu recomend …. se puder, faça através do link do blog… assim você garante a sua reserva com segurança e ajuda o blog (sem pagar nada a mais por isso).. segue o link: http://www.booking.com/index.html?aid=375355

      Obrigado por acompanhar o blog… qualquer dúvida é só dar um grito!!

      Abraçoo!!

      Reply
  10. Juliana

    Ola tudo bem?
    Antes de ver o site achei o mesmo site que voce, da rail europe… não entendi a questao do valor além do passe.
    por exemplo, Trem paris bruxelas = 29 euros. ai trem mais os 30 euros?
    Obrigada.

    Reply
    1. Robson

      Oi Ju, tudo bom? Essa taxa de 30 euros a mais é cobrada pelas operadoras de turismo no Brasil. Por isso vale a pena comprar direto nos sites de fora, ou na rail europe por exemplo.

      Obs.: Verifique se existe alguma nova taxa na hora de comprar seus tickets. Tudo vai ser detalhado na hora da compra, não tem muito segredo

      Reply
  11. Robson

    Fala pessoal, eu queria avisar pra vocês que o blog agora é parceiro da Rail Europe. Vocês podem fazer suas compras de passagens, passes e reservas utilizando qualquer link do blog.

    Vocês não vão gastar nada a mais com isso e ainda vão ajudar o blog a continuar ativo!! Maneiro né!?

    Segue o link: http://www.raileurope.com.br/?cmpid=AF020811

    PS.: Estava calculando a diferença entre Eurail e Rail Europe, e na Rail Europe está mais barato os passes de trem e você ainda ganha 1 dia a mais de viagem. Não sei por quanto tempo vai durar a promoção, mas fica a dica!!

    Reply
  12. Leandro LEAO

    Fala, Robson!

    Brother, eu achei o pass da EURAIL uma excelente opção, de fato!

    Entretanto, quando vou escolher os 4 trechos (comprei o pass de 4 trechos) tenho as taxas de serviço aumentadas a cada trecho.

    Com isso, o meu pass que custa 463 euros pra mim e pra minha esposa, acaba saindo por uns 700 euros, por conta das taxas de serviços acrescidas a cada trecho da viagem.

    É possível “escapar” destas taxas? Porque senão vai ficar apertado pra mim…

    Parabéns pelo blog!

    Grande abraço!

    Reply
    1. Robson

      Oi Leandro, tudo bom?

      Bom, vamos lá… eu estou aqui no site e fiz alguns testes. Pelos valores que você me passou, eu imagino que você e sua esposa tenham mais de 25 anos, então o único passe disponível para vocês é o da Primeira Classe.

      Um Select Pass 4 Países – 5 dias em dois meses – está saindo por 341 euros para cada. Nisso já calculando a opção Saver, que só é permitida para mais de 2 passageiros.

      Então para você e sua esposa, o valor total seria 682 Euros. Eu até preenchi com alguns países aqui e nada foi acrescentado nesse valor.

      Talvez você tenha calculado para mais dias de viagem, mas assim seu valor está próximo do que realmente é. Fique atento se está marcando a opção SAVER.

      E realmente, para quem tem mais de 25 anos o passe é mais car, por ser uma viagem de Primeira Classe.

      Espero ter ajudado!

      Reply
    2. Mauro

      Leandro, eu não sabia deste lance da idade, mas o fato é que nas duas viagens que já fiz para a Europa, o passe de trem nunca foi vantajoso. Comprando os trechos que eu queria (ponto a ponto), diretamente no site das companhias foi sempre muuuiiito mais barato.
      Vc paga com cartão, nem precisa fazer cadastro se não quiser, escolhe o assento, imprime o ticket em casa, e é só viajar…..
      Comprando os tickets com 3 meses de antecedência, vc pega as promoções e paga bem barato. Ano passado eu comprei Paris – Amsterdam, no site da Thalys por 35 euros para o mês de agosto que é alta temporada (perdi de comprar por 22 euros)…….em viagem anterior comprei Berlim – Praga – Berlim no site da DB por 30 euros….e por ai vai…..Com um bom planejamento e antecedência vc consegue bons preços…

      Reply
      1. Neuci

        Mauro
        Irei de trem de Berlim a Praga, poderia me dar algumas dicas a mais sobre como comprar e me proceder lá na estação?
        Obrigada
        Neuci

        Reply
  13. Leandro LEAO

    Fala, Robson!

    Te agradeço muito, meu amigo!

    Comprando individualmente os tickets ficaram mais baratos!

    Abraços e muito obrigado pela ajuda!

    Reply
  14. Ítalo

    Olá amigo, estava pesquisando sobre esses passes e vi no site deles que mostram 20 percursos mais comuns dos trens, porem alguns trechos que tenho em mente fazer como berlim – munique não consta nessa lista. Teriam esses trechos menos comuns disponíveis com o passe ou é somente aqueles 20 citados no site?

    Reply
  15. andrea

    Olá, vou viajar sozinha para europa ano que vem e decidi comprar um passe de trem porque irei visitar muitas cidades em países diferentes. Como sei quando é necessário fazer reserva? Obrigada.

    Andrea

    Reply
  16. Gabriel

    Robson, pretendo fazer um mochilão pela Europa, mas na hora de reservar, é necessário pagar novamente? Fiquei confuso com isso, quando eu selecionei reservar no Rail Europe apareceram novos valores…

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Gabriel… então.. você paga pelo seu passe e paga pelas reservas. Lembre que só alguns trechos exigem reservas. O valor dessas reservas é bem menor do que o valor de uma passagem comum. Verifique na hora de fazer a busca no site se você está buscando apenas pela reserva…

      Reply
  17. Marcus Borgonove

    Robson, boa tarde!
    Só uma coisa, em seu post você dizia que não conseguiu comprar passagens internacionais pela DB Bahn, eu comprei um ticket de Berlin a Praga normalmente. Será que mudou algo? Fica a dica!
    Abraços!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Você comprou direto no site da DB Bahn? Pow, que maneiro se foi… eles devem ter mudado.. antes não permitiam..

      Valeu a dica!!

      Reply
  18. Gabriela

    Oi Robson, tudo bem?

    Primeiramente parabéns pelo post, já ajuda bastante.
    Gostaria de uma pequena “consultoria”sua
    Eu e meu marido vamos viajar em Maio, e estamos pesando se vale a pena comprar o global pass.
    Não deu para entender direito no site da rail europe sobre as reservas.
    Nós vamos para várias cidades. Veja se vc tem alguma dica para nos dar?
    Londres > Bruxelas
    Bruxelas > Bruges (bate volta)
    Bruxelas >Amsterdam
    Amsterdam>Berlim
    Berlim>Dresden
    Dresden>Praga
    Praga>Viena
    Viena>Munique
    Munique>Roma
    Roma>Bern
    Bern>Paris

    Hoteis ja reservados, e passagem de ida ja comprada.
    O que está pegando é o translado entre as cidades.
    Já descartamos avião e temos certeza do trem, mas sobre as reservas que estamos achando bem confuso.

    Pode nos dar algumas dicas?

    Obrigada!
    Abraço e muito sucesso!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Gabi, tudo bom? Então, seguinte… alguns trechos de trem exigem uma reserva – caso você esteja utilizando um passe de trem. Vou te passar o link de uma timetable onde você pode encontrar todos os trechos de trem na Europa: http://pt.eurail.com/plan-your-trip/eurail-timetable

      Acesse esse link e faça a busca de cada trecho. Nos resultados basta você clicar no + ao lado das opções e ele vai listar os detalhes. Caso tenha o [R] cor-de-rosa, é necessária a reserva deste trecho. Normalmente são techos mais disputados. Os trens noturnos exigem reservas.

      Esperto ter ajudado…. qualquer coisa grita

      Reply
  19. Romario

    Olá Robson, tudo bem?

    Primeiramente conheci o seu blog há pouco tempo, adorei os conteúdos e também to planejando meu mochilão na Europa. Minha dúvida é a seguinte:
    Tava olhando no site da RailEurope, um passe global de 15 dias 458 euros, enquanto um tipo de passe parecido na Eurail, tá 379 euros, uma diferença considerável. Mas pelo que tava lendo, o passe da R.E já incluem as reservas de assentos, coisa que na E.R (pelo que li e entendi da sua matéria) teria que fazer reserva à parte toda vez que precisasse.
    No final o que seria mais barato: comprar o E.R o passe mais barato e pagar individualmente cada reserva ou o R.E que é mais caro, porém todas as reservas garantidas?

    Obrigado e parabéns pelo blog!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Fala Romario.. tudo bom?? Eu não lembro de ter visito passes com esse tipo de diferença – que já incluem as reservas. Você consegue me mandar o link aqui pra eu dar uma olhada?

      Caso seja alguma novidade, a única forma de saber se vale a pena é calcular exatamente todos as reserva que você teria que fazer separadamente e somar ao passe, ai você compara os dois valores.

      Agora, se esse passe da R.E realmente incluí qualquer reserva, seria ótimo.. pois pense que você poderia pegar vários trens que precisam de reservas… enfim, me manda o link e deixa eu dar uma olhada pra você…

      Obrigado pela mensagem!!! Grande abraço!!

      Reply
  20. Alysson

    Robson,

    Tenho acompanhado seu blog e suas dicas e tem sido muitos úteis. Estou tentando reservar trens para os trechos paris-genebra; genebra-zurique; zurique-berlin; berlin-munique; munique-milão; milão-roma.

    Os preços do que estou acreditando ser reserva estão na casa dos 100 Euros. Estou tentando no lugar certo ou isso é o preço das passagens pra quem não compra passe? Nesse caso é melhor comprar passagens para esses trechos especificamente ou um select pass (4 países) e reservar assentos?

    Tenho feito tudo no Rail Europe.

    Obrigado.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Fala Alysson, tudo bom? Então… fiz algumas simulações aqui para o trecho Paris-Genebra (para uma pessoa):

      Reserva para a Segunda Classe (você tendo um passe de trem): 26 Euros (achei uma de 9 euros, com conexão).

      Reserva para a Primeira Classe (você tendo um passe de trem): 57 Euros (também está disponível a de 9 euros para a viagem com conexão).

      ********

      Ticke individual para a Segunda Classe (sem o passe de trem): De 55 a 112 euros (depende da data para pegar o valor promocional)

      Ticket individual para a Primeira Classe (sem o passe de trem): De 99 a 181 euros (depende da data para pegar o valor promocional)

      Então, essas foram as diferenças de valores…. aí você tem que calcular todas as viagens e ver o que sair mais em conta pra você… pagar menos nas reservas + o valor do passe, ou comprar tudo em ticket individual.

      A Rail Europa é uma boa opção sim, já fiz várias compras com eles

      Espero ter ajudado!! Qualquer coisa dá um grito!

      Reply
  21. Brenda

    E ai Robeson, beleza!
    eu e minhas amigas estamos planejando o nosso primeiro mochilão, e eu estava pesquisando e encontrei seu blog, muito maneiro. mas enfim tava pensando, tem como compra as passagens de trem depois que estiver la? ou é muito lotado? e os hotéis tambem?
    valeu bjss

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Brenda, tudo bom? Que bom que chegou aqui no blog, fico feliz…. Então, olha, dependendo da época é mais fácil e em outras mais difícil. Alta temporada talvez você não consiga encontrar o que está procurando, por isso eu aconselho fazer as reservas ainda no Brasil (de hotéis). Eu sou muuuuito indeciso, muuuuito mesmo… então deixar para escolher direto lá é um parto pra mim.. prefiro gastar esse tempo de escolha por aqui mesmo.

      Sobre as passagens de trem você pode deixar para comprar lá sim, lembrando que em alta temporada os trens podem lotar com facilidade e você pode ficar sem passagem, então por garantia é bom comprar aqui… mas isso é uma opção pessoal…

      Mais dúvidas é só dar um grito

      Reply
  22. Julio Cesar Furtuna

    Olá, Robson,

    Bom dia! Tudo bem?

    Conheci o site ontem e estou adorando todas as dicas. Parabéns.

    Estarei indo para a Espanha-Madrid domingo (14) e depois embarcando para República Tcheca (18). Só que ainda não comprei a passagem para este trecho. Gostaria de saber se você me indica passagem área ou por terra (trem)?

    Pretendo ficar dois meses na Europa e tenho em mente alguns países, queria também saber se é aconselhável o Eurail individual ou um pacote com vários dias? No site, não conseguir entender se os dias são contados direto ou apenas os dias dos quais eu uso.

    Pois, ficarei em Paris 10 dias e tenho medo de acabar contando 10 dias direto e eu perder tudo. Ainda não comprei, você comprou e eles entregaram na tua residência? Acho que como está muito em cima, vou ter que comprar lá fora mesmo, em alguma estação.

    Espero que você consiga me responder.

    Agradeço desde já.

    Abraço.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Fala Julio, tudo bom? Que legal que chegou aqui no blog… então vamos lá.. vamos ver o que eu posso te ajudar..

      De Madrid para a Rep. Tcheca é uma viagem meio longa, acredito que é melhor fazer ela de avião… mas tem que pesquisar bem as passagens…

      Eu já utilizei o passe de trem para vários dias e também passagens individuais. O passe te dá um pouco mais de liberdade – compensa mais para quem tem menos de 26 anos, pois é mais barato.

      Se você comprar o passe: 4 países e 6 dias (um exemplo)… você não precisa usar esses 6 dias em sequência… não são contados direto, você marca no passe os dias que vai utilizar. O único que é contato direto está escrito como: Contínuo de 15 dias, 21 dias, 1 mês… esses são direto. Agora os outros são: 10 dias em 2 meses, 15 dias em 2 meses…. nesses você tem 2 meses para utilizar o passe… susse né?

      E sim, o passe é enviado para sua casa… não se exatamente como funciona para você comprar ele em uma estação, mas acho que dá pra comprar sim…

      Espero ter te ajudado!! Faça uma ótima viagem!!!!
      Ahhh… lembrei agora… você já fez o seu seguro viagem? É super importante e aqui no blog tem um cupom de 15 % de desconto:, pega ela aqui nesse post: https://www.umviajante.com.br/guia-viajante/176-seguro-viagem-europa/

      Grande abraço!!!

      Reply
  23. Eliane

    Olá, estou enfrentando um problema com a Rail europe, comprei um passe para 4 pessoas na 1 Classe , mas não pude fazer as reservas de assentos pq na época faltavam mais de 90 dias para o embarque.
    O passe já chegou,tudo ok .
    Agora tento fazer a reserva dos assentos pelo site deles e não consigo de jeito nenhum…………..
    ??????

    Reply
  24. Priscila

    Olá Robson! Primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo blog e agradecer pelas diversas dicas, está ajudando muito na montagem do roteiro. Eu e meu marido faremos um tour pela Europa em agosto desse ano, chegaremos em Amsterdã e o próximo destino será Londres. Gostaria de mais informações de como fazer esse trecho. Vi que vc fez o trecho oposto (Londres/Bruxelas | Bruxelas/Amsterdam), mas fiquei na duvida se não tem um trem direto sem passar por Bruxelas ou necessariamente precisa fazer escala em Bruxelas? Estou fazendo a busca diretamente pelo site da Eurostar selecionando as opções Holanda/Any Dutch Station to London St Pancras Int’l (http://www.eurostar.com/rw-en/book/train/outbound-train). Obrigada

    Reply
    1. Robson Franzói

      O Pri, tudo bom? Eu também comprei com essa opção de Any Dutch Station… Mas o trem sempre passava por Bruxelas. Você pode apenas trocar de trem, não precisa necessariamente visitar a cidade. É legal ficar atenta na hora de pegar o trem ou ver bem certinho a sua passagem… quando eu fui não tinha com ir direto, mas não sei se hoje existe essa opção – de qualquer forma a troca de trem é bem tranquila

      Reply
  25. Marcelo Ferreira

    Boa tarde Robson, tudo bem?
    Primeiramente, parabéns pelo Blog! Venho acompanhando já faz um tempo e, sem dúvidas, me sinto inspirado por ele.

    Bro, estou planejando meu 1º Mochilão para a Europa e estou cheio de dúvidas quanto ao transporte dos trens. Bilhetes x Pass: Qual a melhor opção?

    Pretendo visitar 13 países, mas ainda não sei se compro os tickets individuais ou Select Pass ou Global Pass. Provavelmente, escolherei a última opção apesar do alto custo.

    Qual sua recomendação?

    Abraço!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Fala Marcelo, tudo bom? Que legal que acompanha o blog…. Fico super feliz em saber!!

      Então, sobre essa questão do passe de trem, é meio chatinho de escolher mesmo… Pra você saber a melhor opção só fazendo cálculos…. Pegar o preço de todas as passagens individuais e somar para poder comparar com o valor do passe + as reservas obrigatórias (caso necessário).

      Eu já comprei o Select Pass duas vezes, pois se encaixou perfeitamente no meu roteiro… Dependendo do seu roteiro o Global Pass pode ser uma boa opção, pois ele te dá uma liberdade na hora de viajar…

      Nesse post aqui eu falo sobre um desconto oferecido pela Rail Europe, dependendo do passe que você for comprar, pode ser uma boa:

      https://www.umviajante.com.br/guia-viajante/2714-cupom-de-desconto-rail-europe-2015

      Um grande abraço!!! Qualquer dúvida dá um grito!

      Reply
  26. Julia

    Olá,

    estou tentando comprar passagens avulsas pela raileurope, mas estou tendo problemas para aceitarem meu cartão de crédito. Já está desbloqueado para compras internacionais e com limite, mas não consigo finalizar a compra pelo site… =/
    sabe se isso é comum?

    Obrigada!

    Reply
  27. Eder Fabricio

    Boa noite Robson,
    Seu blog é incrível, parabéns. Estou me preparando para um mochilão em 2016 e seu blog foi o melhor e mais completo que conheci nos últimos meses.
    Me ajuda com uma dúvida: Bilhete ou Passe de trem? o que você acha que sai mais em conta? Meus planos é França, Alemanha, Holanda e Inglaterra.
    Abraços.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Fala Eder, tudo bom? Olha, tem algumas coisas que interferem nisso… sua idade já uma delas… Se você tem menos de 26 anos, o passe fica um pouco mais barato… isso já ajuda!

      Caso contrário, a melhor forma de saber é colocando no papel mesmo.. todos os valores dos tickets individuais e o valor do passe. Assim você pode ver o que fica mais barato… normalmente são os tickets, mas pra mim a diferença vou bem pequena.. então preferi pegar o passe mesmo, que já dá uma tranquilidade e tal…

      Bom, é isso… espero ter ajudado.. qualquer coisa é só dar um grito

      Reply
  28. Beatriz

    Olá Robson! Tô planejando uma viagem sozinha e eu quero visitar diversos países na europa, você me indicaria o bilhete ou o passe. Tô bem confusa quanto a isso
    Grata!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Biaa, tudo bom??? Pois é.. então, eu também sempre barrava nesse dúvida…. O que eu fiz para tentar me livrar dela foi calcular todos as passagens individuais e depois comparar com o valor do passe. Em todas as vezes o passe saiu um pouco mais caro, mas a diferença, no meu caso, foi bem pequena… então preferi a comodidade do passe…. O único jeito de escolher entre eles é fazendo isso mesmo… mas dá um trabalhinho…

      Qualquer outra dúvida é só dar um grito!!!

      Reply
  29. Arthur

    Olá Robson… bom dia,

    Eu e minha esposa vamos para Itália em outubro…Vamos ficar 12 dias e tentar passar por cerca de 8 cidades.
    Dei uma olhada nos posts e comentários..

    Fiz uma simulação dos trens comprados direto.. e da utilização do passe eurail família para 5 dias…
    Cheguei a conclusão de que com as reservas o eurail poderia ficar até mais caro.
    Então tentei os trens sem reserva (regionais) e vi que o tempo de transporte aumenta muito… e os trens não são tão confortáveis.. fora o tempo perdido..

    Logo decidi por comprar tudo separado, mas ainda me resta uma dúvida..

    Você poderia me esclarecer se comprando direto pelo site (trenitalia e italo), os passes de trens de alta velocidade, mesmo assim, no final (pagamento) ou dps da compra, vc tem que pagar pela reserva ?!??! Pois, se tiver, aí compensaria o passe eurail.

    Obrigado!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Arthur, tudo bom?? Então, não precisa não… se você compra o ticket individual não vai precisar comprar uma reserva separado… por isso sai mais barato em alguns casos….

      Qualquer coisa dá um grito aqui

      Reply
  30. Carol

    Jura que esta 129 euros o trem de amsterdam para londres? Jesuisseeee… Melhor ir de avião então ne?
    Tudo bem que ja se passaram 4 anos, mas que inflação é essa, meu Deus?
    Esse é o preço normal mesmo?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Carol… pois é… eu dei uma pesquisada aqui em algumas datas e a mais em conta que encontrei até agora foi 101 euros. Não sei se realmente subiu ou se pode aparecer promos.

      Sobre ir de avião, só tem que levar em consideração a bagagem.. eu comprei um trecho de Barcelona para Paris e não tinha nenhuma bagagem inclusa… era quase 20 euros só pela mala. E também a questão da distância do aeroporto para o centro da cidade.

      Quando você somar: Valor da passagem aérea + taxa + bagagem + transportes para o aeroporto…. aí você consegue comprar o que vai sair mais barato. Lembrando que avião tem check-in, tem 3 horas antes para o embarque e tudo mais… confesso que tenho preguiça.. acho o trem muito prático… Só comprei esse trecho aéreo por falta de opção mesmo.

      Enfim… Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui

      Reply
  31. Ana Barcellos

    Oi Robson, tudo bom?
    Confesso que ja vasculhei o blog pra caramba mas ainda tenho algumas dúvidas sobre a rail europe.
    Estarei visitando Londres, Paris, Bruxelas, Amsterdam, Berlim, Praga e Munique em outubro/2016.
    Sim, estou pesquisando o máximo possível, com o máximo de antecedência para conseguir ficar de olho em promoções e quedas do euro.
    Contando que Bélgica e Holanda entram como Benelux na rail europe, estava pensando em comprar o passe para 4 países – já que Londres não está incluso, pretendo ir direto pra lá do Brasil e depois comprar uma passagem direto de londres-paris, e daí começar a utilizar o passe de 4 países.
    Um passe está saindo por 270 euros por 6 dias de viagem.

    Minha dúvida é: Além desse passe ainda vou ter que pagar mais alguns (muitos) euros para reservar os trens/assentos? Não valeria a pena estar comprando separadamente, já que é possível encontrar passagens a parte por 50/60 euros?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Ana, tudo bom e você? Legal que está se programando com antecedência.. é a melhor coisa que você faz!!

      Então… essa questão entre escolher o passe e os tickets individuais é complicada mesmo. A única forme de saber a opção mais em conta é pesquisando tudo separadamente e somando.

      A sua ideia do passe está perfeita, foi exatamente o que eu fiz. Agora você teria que pesquisar quais trens exigem a reserva obrigatória e quanto custa essa reserva. Somar o valor delas com o valor do passe.

      Separadamente você precisa somar o valor de todas as passagens e aí sim comparar com o valor anterior.

      Nas minhas duas primeira viagens os valores ficaram bem aproximados… o que me fez optar pelo passe.

      Dá trabalho viu, mas é a única forma.

      Qualquer outra dúvida me dá um grito

      Reply
  32. Erick Matias

    Olá Robson, acabei de chegar maravilhado do Atacama, meu Deus que lugar incrível. Até agora umas das melhores viagens (só perde para Escócia), mas agora quero ir para a Europa sozinho, já tenho roteiro, mas estou bem confuso para comprar os passes no site da Rail Europe. Estou planejando ir para Roma, Paris e Londres, acho melhor escolher o “Select Pass”, mas não encontro essa opção para montar meu roteiro no site. Teria alguma dica ou outra maneira para eu comprar esses passes antecipados aqui no Brasil?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Erick, tudo bom? Então, você teria que pegar o Select Pass 2 países, pois a Inglaterra não faz parte do passe. Aí você colocaria Italia e França, só não sei se vai valer a pena se você não for visitar outras cidades. Acho que vai ser melhor comprar os tickets individuais, que também estão disponíveis no site da Rail Europe

      Lembre de fazer sua cotação no site através desse link: https://click.linksynergy.com/fs-bin/click?id=PRSiR6DlX5I&offerid=528402.4&type=3&subid=0

      Assim você dá uma força pro blog e não gasta nada a mais por isso

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  33. bruna

    Oi Robson, td bem?

    Vou em Maio para a Europa e comprei 3 passagens de trem. Londres x Paris, Paris x Bruxelas e Bruxelas x Amsterdã. Comprei pela Raileurope msmo, imprimi o comprovante pelo site msmo, mas li aqui que vc recebeu seu passe em casa mediante taxa. Esse documento que imprimi no site vale para o embarque?

    Obrigada

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Bruna, tudo bem e você? Desculpa a demora para te responder, eu estou na Ásia e só agora conseguindo colocar os comentários em dia.

      Ahhh eu imagino que vale sim… é que o passe é diferente do Ticket. Só veja bem as anotações desses tickets, pois as vezes você vai precisar trocar o ticket lá na estação de trem… e alguns casos a versão impressa já vale no próprio trem.

      Veja isso certinho tá

      Se precisar de qualquer coisa é só me dar um grito aqui. Abraçoo!!!!

      Reply
  34. Diogo

    Fala Robson,

    Sou de Curitiba também e estou indo p Europa em agosto. Gostaria de saber se eles te enviaram os passes no endereço brasileiro, pois no site diz que entrega em todo o Mundo, mas não retorna resultados ao simular prazos de entrega para o Brasil?

    Ainda, aproveitando, quando vou simular qual o melhor passe para mim e faço um trecho (ex.: Paris/Bruxelas), conto como um dia de viagem na França e outro na Bélgica ou conto apenas como um dia de viagem em um ou em outro?

    Na real nem sei qual pegar pq partirei da França para Luxemburgo, Bruxelas e Amsterdam, e o site classifica tudo como Benelux, razão pela qual não sei se pego dois países (França + Benelux) ou quatro (França + Luxemburgo + Bélgica + Países Baixos).

    Obrigado

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Diogo, tudo tranquilo? Que legal, é da minha terrinha também! Tem que visitar o Café do Viajante!! Não sei se você sabe, que tenho um café lá no centro cívico

      Então, eles mandaram no meu endereço no Brasil sim!

      Sobre o passe… você vai marcar um dia de viagem (independe se vai mudar de país várias vezes nesse dia).

      Sobre os países… você vai marcar dois países: França + Benelux… pois Luxemburgo + Bélgica + Países Baixos estão englobados ali.

      Espero ter ajudado

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui

      Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *