Viajar Sozinho – 7 vantagens para você se jogar no mundo sozinho

Encarar uma longa viagem sozinho pode parecer loucura para algumas pessoas. Em 2011 isso ainda era um mistério pra mim. Mal sabia eu que estava prestes a descobrir um dos maiores prazeres da minha vida.

Viajar Sozinho - Um Viajante

Depois de terminar a faculdade, estar em um trabalho legal, veio a necessidade de fazer algo a mais. Uma vontade que ainda permanecia adormecida dentro de mim. Até que um dia veio um estalo na minha cabeça e a vontade de viajar despertou.

Mondial Seguro Viagem

De uma hora para outra minha cabeça ficou a mil. As ideias borbulhavam todas embaralhadas. Não sabia nem por onde começar. Com a cabeça fritando me barrei na dúvida: vou encarar essa viagem sozinho? Sim, foi isso que eu decidi e foi um grande passo na minha vida.

Viajar sozinho, descobrir o mundo, conhecer novas pesssoas e culturas… são tantas vantagens que fica até difícil listar algumas para você, mas se esse é o empurrão que você está precisando para se jogar no mundo, vamos lá!

1. Amadurecer

Não tenha dúvidas de que viajar sozinho vai mudar sua vida. Sim, isso vai acontecer!  Você vai passar por muitas experiências e vai vivê-las intensamente. Não vai ter alguém ali pra te socorrer nos apuros e perrengues pelo caminho, mas não se assuste. É nessas horas que você vai ganhar mais força e vai aprender a se virar em qualquer situação. Garanto que você vai voltar muito mais maduro, esperto e cheio de histórias para contar.

Sozinho em Füssen, Alemanha

2. Fazer novos amigos

Embarcar em uma viagem sozinho vai te abrir portas para muitas novas amizades. Quando você não têm um companheiro de viagem, acaba ficando muito mais receptivo para trocar ideias com pessoas diferentes.

O ambiente de um hostel é perfeito para fazer novas amizades. Você vai conhecer pessoas dos quatro cantos do mundo e vai ver como fazer amigos em uma viagem é moleza. Sem contar que brasileiros você encontra em qualquer lugar do mundo, não se surpreenda se voltar pra casa com novos amigos que moram na sua própria cidade. As vezes você precisa estar do outro lado do mundo para encontrar alguém que mora bem perto de você.

Alguns amigos que fiz pelo mundo

Você vai ver também que quanto mais longa for sua viagem sozinho, mais aberto a conhecer pessoas você fica. Eu mesmo, que fico mais na minha no começo da viagem, nos dias seguintes estou puxando papo com qualquer pessoa.

3. Aprender novos idiomas

Era impressionante o receio que eu tinha em não conseguir conversar com outras pessoas, por não ter um bom inglês e não falar outros idiomas. Mas quando se está sozinho você dá os seus pulos e consegue se virar. Estudar o básico, nem que seja em casa, na internet mesmo, é o que eu aconselho.

Praticar outro idioma viajando sozinho é uma ótima oportunidade. Você acaba perdendo a vergonha e, mesmo que aos trancos e barrancos, vai conversando, conversando, conversando e vê que tudo é mais simples do que você pensava.

Sozinho em Porto, Portugal

Na impossibilidade de entender uma língua mais exótica, vale lembrar que você pode fazer mímica. Garanto que ela pode ser útil em algumas situações e no fim vai te render boas risadas e mais histórias para contar.

Mondial Seguro Viagem

4. Ter mais liberdade

Aí sim, uma grande vantagem de viajar sozinho. Nem sempre temos companheiros de viagem que curtem absolutamente tudo igual a nós. As vezes temos gostos diferentes e vontade de aproveitar outras coisas. Nem sempre é fácil falar para o seu amigo ir para um lado enquanto você vai para outro. As vezes fica um situação chata e a culpa acaba deixando o clima meio pra baixo.

Sozinho em Hallstatt, Áustria

Viajando sozinho você não tem com o que se esquentar. Você decide tudo que quer fazer, a hora que quiser e onde quiser. Eu costumo dizer que você é o narrador da sua própria história, você decide o seu caminho. Tudo depende absolutamente de você, tanto os acertos, quanto os erros.

5. Autoconhecimento

Viajar sozinho vai te proporcionar ótimos momentos de reflexão. Muitas vezes você vai se pegar pensando na sua vida, quando estiver parado, sentando num banco de praça, olhando o horizonte, sentindo a brisa do mar ou vendo um pôr do sol no alto de uma montanha…. enfim, momentos onde vai estar apenas você e o mundo.

Sozinho em Azenhas do Mar, Portugal

Muitas coisas vão mudar o seu ângulo de visão. Você vai descobrir coisas novas e redescobrir coisas que estavam guardadas dentro de você.

Você vai voltar de uma viagem se conhecendo muito mais, não tenha dúvidas disso.

6. Arriscar sem medo

Sua confiança vai evoluir muito em uma viagem sozinho. As vezes não percebemos, mas muitas vezes somos covardes, presos em uma rotina que criamos para nossa vida.

Quando você está viajando sozinho você vai ver que algumas coisas se tornam mais simples. Você apenas vai vivendo a vida e aproveitando todas as oportunidades que surgem em seu caminho.

Sozinho em Lauterbrunnen, Suíça

Você até pode se perder em algum momento, mas vai conseguir encontrar o caminho. Vai arriscar uma saída e se ela estiver errada, você vai encontrar outra. Isso é algo que você vai aprender viajando e vai levar para sempre na sua vida.

7. Descobrir que estar só não é estar sozinho

No final de tudo isso você vai descobrir que estar só, não é estar sozinho. Se o seu medo é de ir para algum lugar e não ter alguém com você, relaxa!  Você vai sempre encontrar pessoas no caminho para trocar ideias, dar risada e curtir muitas aventuras. E quando tiver que partir, para um outra cidade, seguir sua viagem ou voltar pra casa, vai ver que já se apegou a essas pessoas e vai ficar pensando em quando vai vê-las novamente.

Para os momentos onde estiver sem ninguém ao seu lado, seja numa viagem de trem, caminhando pela rua ou na beira do mar, apenas desfrute desses momentos. Sinta o mundo que está a sua volta e você vai entender que você não está sozinho.

Um Viajante em Sintra, Portugal

Espero que esse post ajude você a ver que não tem mistério viajar sozinho e que você só tem coisas boas a ganhar. Não deixe para depois o que você pode fazer agora. Não deixe de viajar para algum lugar por falta de companhia. Se joga nesse mundão e aproveite tudo que ele tem pra te oferecer! #sejaumviajante

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Booking Reservas

Se você está precisando de ajuda para montar o seu roteiro de viagem, vou listar aqui outros posts no blog que podem te ajudar:

Primeiro Mochilão Europa – Roteiro de viagem
Nesse post tem um resumo bem legal do meu primeiro mochilão, vale a pena dar uma olhada!

Segundo Mochilão Europa – Roteiro de viagem
Esse foi um post que publique antes de realizar a viagem, mostrando os detalhes do que viria pela frente.

Viajar Barato – Dicas para fazer um mochilão gastando pouco
Um post com ótimas dicas para você fazer uma viagem irada e sem gastar muito.

Quanto Custa um Mochilão na Europa
Post perfeiro para quem quer ter uma ideia de quanto custa um mochilão na Europa.

Planilha de Viagem
Aqui você encontra para download a planilha que uso para organizar minhas viages.

Onde ficar na Europa – Dicas de hospedagem
Confira aqui os lugares que já me hospedei. Para outras opções de hospedagem, consulte o Booking!

 

About The Author

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Related posts

146 Comentários

  1. Cristian

    Muito Bom seu post!!
    Nesta semana encarei uma viagem sozinho, minha primeira bem dizer, foi para o Rio, fui até lá tirar o visto americano! Fiquei três dias intensos, fiz muitas coisas, conheci gente nova, e me conheci!! Belas fotos suas! Forte abraço Robson

    Reply
    1. Robson

      É isso ai Cristian, não importa o tamanho da viagem…. sempre é hora para começar e sempre vale a pena. Continue viajando e você vai descobrir que isso vicia e depois não tem como parar!!

      Abração!!

      Reply
      1. Danielle

        Pois é Srs…nem me fale em viciar, em março lá vou eu de novo me conhecer mais, conhecer gente nova, até mudei meu itinerário, ao invés de conhecer apenas um lugar vou a dois, talvez se estivesse acompanhada isso não ocorresse…vamos lá, viver!!!

        Reply
  2. Estela

    Ahhhh…. é mais fácil quando se é homem… mulher sozinha chama mto a atenção, sempre tem um psico observando rsrsrsrsrsrs

    Reply
    1. Robson

      É verdade Estela, mas depende muito de onde você vai… E vivemos no Brasil né… se você tiver em outros lugares, o mesmo cuidado que tem aqui, não vai ter perigo não..

      Tenho várias amigas que viajam sozinhas e curtem muito. Uma delas, por acaso, embarcou esses dias em uma viagem de volta ao mundo… vai viajar sozinha por 1 ano!! Que sonho né?

      Reply
        1. Rafael Leick

          Estela, conheço várias mulheres que viajam sozinhas. Às vezes, até mais que os homens, viu…
          Vale a pena se arriscar, você vai ver que vai atrair muita coisa boa.

          Robson, parabéns pelo post. Concordo com tudinho que disse. Viajar com companhia tem suas vantagens, mas estar numa jornada interna lá pra fora, jogado “sozinho” ao mundo é incrível!

          Reply
          1. Alice

            Vá sim, Estela! Não perca a chance se tiver… Eu já viajei muito sozinha tanto no Brasil quanto fora… Bjo

    2. Bete

      Estela, eu só vi vantagens em viajar sozinha, ao contrário que vc disse… quando viam que estava sozinha me ajudavam de tudo quanto é forma, só faltavam pegar na minha mão e me levar nos lugares. Cheguei até ganhar estadia, alimentação e transporte, tudo isto sem pedir nada.

      Reply
      1. Robson

        É verdade Bete, foi até o que eu respondi em outro comentário…. meninas viajando sozinhas são super bem acolhidas… recebem atenção e cuidado…. diferente do “cara” viajando sozinho… afinal, ele é homem… sabe se virar… heheh.. acaba rolando isso…

        Cuidado todo mundo tem que ter… tanto homem quanto mulher… o que não pode é deixar de viajar por falta de companhia..

        Reply
    3. Laís

      Oi Estela, também concordo com vc, essa questão de viajar sozinha. Ainda não tive essa experiência para lugares de longa distância. Sempre vai eu e mais uma amiga. É muito bom.

      Reply
    1. Robson

      Oi Samantha, já viajei mais de uma vez… Na Europa já passei por 10 países no total, ano que vem começo a me aventurar aqui pela América do Sul, estou com viagem marcada para o Chile e Bolívia… Não trabalhei por lá não, mas tenho amigos que sim e deve ser uma grande experiência…

      Cada viagem gastei um valor… difícil resumir em um comentário. Estou preparando um post sobre isso

      Obrigado pela visita, grande abraço!

      Reply
  3. Luiz

    Incrível! Tenho 18 anos e eu sempre tive vontade de viajar. Mas essa vontade ta aumentando tanto que já estou me planejando para sair por ai o mais rápido! Seu post ta muito bom =). Ajudou mais ainda heehehe.

    Reply
    1. Robson

      Grande Luiz, que bom que gostou do post! E que massa que está com essa vontade, só tenho força pra te desejar e te digo: vai nessa!!! Você vai ver que não tem coisa melhor na vida! hehe

      Grande abraço!

      Reply
  4. Erick

    Adorei seu post, gosto de viajar sozinho mas gosto de fazer amizades no caminho, depois de trabalhar 3 anos tenho essa vontade de viajar mais tempo, estou poupando para isso e não vejo a hora de começar esse mochilão. Parabéns e muito sucesso pra você

    Reply
    1. Robson

      Esse é o caminho Erick! Pra que não nasceu em berço de ouro, temos que trabalhar bastante e poupar mesmo, para aí sim conquistar o que queremos. Mas acho que assim, o resultado tem um gostinho ainda mais especial.

      E realmente, fazer amigos pelo caminho é bom demais… conhecer gente nova.. novas culturas…

      Muito obrigado pelo recado e por visitar o blog,
      grande abraço!

      Reply
  5. Pedro

    Opa, muito incentivador o que vc disse… alimento este sonho e pretendo fazer como você, me formar (Estou no 6º período de Arquitetura) e depois juntar a grana pra sair por uns tempos, minha maior preocupação é relacionada a dinheiro, quanto tempo e qual foi seu gasto total incluindo passagem? em média pra eu poder ir me planejando!! Obrigado…

    Reply
    1. Robson

      Grande Pedro, sou formado em desenho industrial… lembro que dividia o prédio com a galera de arquitetura…. então, comecei a viajar também depois de formado…

      Estou preparando um post para falar dos meus gastos, difícil resumir em um comentário. E o roteiro que você escolher vai deixar a viagem mais cara ou mais barata. Para a Europa, por exemplo, a Suíça é um país bem caro… eu visitei no meu último mochilão, mas já sabia que era caro e me preparei pra isso.

      Portugal e Espanha já são mais baratos…. e o leste europeu também é bem em conta..

      Aproveita e dá uma olhada na planilha, disponível no blog…. vai ser legal pra você se planejar.

      Grande abraço!

      Reply
  6. Paula

    Nossa a introdução descreveu exatamente o que estou sentindo nos últimos tempos! após o término da faculdade… No entanto venho descobrindo que nem todo mundo senti esse desejo. Todos os amigos ficaram de um dia planejar essa viajem… desanimador! ai pensei em viajar sozinha, começando pelo rio. Mas a vontade de ir ao exterior, estou amando seu relato de Portugal, é enorme. Então vem de novo o medo de viajar… até por que ir até tão longe estremece agente não é? e como que a Estela ser mulher em um albergue deve complicar não? ou você encontra muitas por onde passa? por fim acabo meu texto. hehehe Parabéns pelos textos, dá para viajar sem sair de casa.

    Reply
    1. Robson

      Oii Paula, tudo bem? Que massa que se identificou!!

      Deixa eu te contar, tenho mais “amigas” que viajam sozinhas, do que “amigos”. As meninas são até mais corajosas…. e tem muitas em hostels… muitas mesmo.

      Não se engane com a impressão de que é mais perigoso…. por um instinto, todo mundo acaba se cuidando em uma viagem… e claro que a menina que está sozinha também recebe um cuidado…

      Quando você conhecer uma galera em um hostel e for sair, por exemplo, a galera vai se preocupar mais com você…. sabem que você está sozinha…. mais até do que com o “cara” que está sozinho… afinal.. ele é homem… sabe se virar….

      Não generalizando muito… mas as coisas ainda funcionam um pouco assim.

      E talvez você tenha que ter um cuidado quando estiver na rua… dependendo de por onde vai passar… mas um hostel é um lugar muito tranquilo… só de amigos….

      Em alguns você tem até quartos só para meninas. Mas nos que não tem esse quarto exclusivo… que são compartilhados.. é bem tranquilo. Já fiquei mais de uma vez em quantos que só tinham meninas…. e era o único cara do quarto….. eu sofria pra usar o banheiro… já que elas levavam horas usando… mas foi bem divertido e tudo levado numa boa…

      Menina também viaja sozinha sim!! Não se prenda por conta disso

      Beijo, obrigado pela visita e pelo comentário.

      Reply
  7. Tamara

    Putz, adorei o post. Estou há meses planejando uma viagem pela AL e agora tô desistindo pq não tenho companhia. Fiquei inspirada a ir sozinha. Pode ser uma boa aventura!

    Reply
    1. Robson

      Tamaraaaa não desiste não… com certeza vai ser uma ventura! Mas se programe bem…. pesquise um lugar legal pra ficar.. tudo que você quer ver… e vai lá… com certeza vai fazer amigos na viagem e vai aproveitar muito!

      Obrigado pela visita e pelo comentário.
      Boa viagem!!!

      Reply
    1. Robson

      Oi Ju, que legal que curte viajar sozinha… então, já usei duas câmeras nas fotos do blog.. uma Sony A35.. e agora, a mais nova, uma Sony A77…. são câmeras grandes, já que minha segunda paixão, depois de viajar, é a fotografia.

      Obrigado pela visita… espero ver mais comentários em outros posts hein

      Reply
  8. Nathalia

    Olaa! Que confortante ler isso, tive minha primeira idéia de viajar sozinha, para sua cidade! hahaha vou perder uns shows em minha cidade por conta da faculdade e logo depois entro de férias, Como nem todos os meu amigos gostam e os que gostam das bandas não perderão por aqui em SP ou no Rio, resolvi ir trás das bandas onde estivessem, acredito fazer uma viagem de uns 3 ou quatro dias, e depois vou mais além, por enquanto é o que a grana e o tempo permitem, mas seu texto muito me encoraja, é o segundo que leio á respeito, o outro era de uma garota que ficou 3 meses viajando sozinha e com pouco dinheiro, o que é minha dúvida, quanto á dinheiro, como você se planejou?

    Obrigada desde já, tem belíssimas histórias e fotos aqui. Beijo *.*

    Reply
    1. Robson

      Oi Nat, então… para cada viagem é um planejamento diferente. Aqui no blog tem esse link: https://www.umviajante.com.br/guia-viajante/103-minha-planilha-de-viagem

      Ai você tem a minha planilha de viagem, e pode ver como eu me organizo pra viajar…. E o dinheiro também é relativo ao seu destino e tempo de viagem… estou montando um post falando sobre isso…

      Obrigado pela visita… se vier a Curitiba me avisa… quem sabe nos encontramos…

      Beijo, e obrigado pelo comentário!

      Reply
  9. Jonas Leite

    Olá Robson, também tive essa experiência grandiosa de viajar sozinho em 2009, para Machu Picchu. Comigo, a coisa foi mais tensa pois eu nunca tinha sequer viajado até a cidade mais próxima do Estado vizinho e sequer sei falar espanhol. Daí essa idéia repentina me rendeu comentários apreensivos por parte da minha família, que achava que eu estava meio fraco das idéias quando na verdade eu estava mesmo era procurando fazer algo diferente na minha vida (tipo me perder, pra eu mesmo me encontrar saca?). Fui, voltei e se Deus quiser vou denovo. Viajar é bom demais! Excelente post cara!!! Saudações

    Reply
    1. Robson

      Grande Jonas… minha primeira viagem também foi uma aventura… nunca tinha viajado pra lugar nenhum… nunca tinha entrado em um avião… Entrei a primeira vez com destino a Paris…. foi incrível.. um mês inteiro viajando sozinho pela Europa… que experiência incrível….

      Ano que vem quero ir para Machu Picchu, meu sonho é viajar pra lá… deve ser incrível…

      Que bom que gostou do post… espero ver comentários em outros posts também

      Grande abraço!

      Reply
  10. Guilherme

    Boa robson. Nesse momento estou em Florença, minha segunda parada nessa jornada Europa… Estou mochilando sozinho, e como você descreveu é uma experiência única de auto conhecimento, deprendimento e nos momentos de solidão; exercitar a saudade… Um grande abraço!

    Reply
    1. Robson

      Aproveita muito aí Guilherme!! Florença é uma cidade linda!! Adorei conhecer!! Se tiver tempo estique até San Gimignano, uma das cidades mais lindas que visitei na Itália… e não é longe de Florença!!

      Obrigado pelo comentário!!
      Grande abraço!

      Reply
  11. Sheila

    Adorei o post, vou mostrar pra família e amigos, pois todos acham muito estranho o fato de viajar sozinha…
    Já fiz algumas viagens sozinha, por enquanto só dentro do Brasil e nunca tive grandes problemas, tudo é uma forma de se colocar nas situações.
    Achei muito divertido!

    Reply
    1. Robson

      Isso aê Sheila, esse é o espirito…. qualquer um pode viajar sozinho… homem.. mulher… tudo vai de ficar esperto nas situações…

      Valeu pelo comentário!! Mostre pra todo mundo mesmo

      Beijo!!

      Reply
  12. kdu sandes

    Manero este tópico
    Eu geralmente tenho receio ao viajar sozinho, sempre estou com algumas pessoas em minhas aventuras, que conheço nos mochileiros e tenho o primeiro contato na viagem, mas tive uma experiência de 3 dias em Foz do iguaçu onde estava só, mas em boa parte nunca sozinho.
    Quem sabe um dia eu faço uma viagem longa de 20, 30 dias sozinho. Deve ser bem manero.
    Manero o post brother

    Reply
  13. Rodrigo

    Nossa Robson, começo do artigo você falo tudo, você fica meio doido “PO VOU VIAJAR”, mais ai vem aquela resposta “você e doido, viajar sozinho”, meu primeiro mochilão eu tive muitas duvidas mas acabou que ele deu certo, conheci novas pessoas, cidades e ate fiz alguns amigos para vida toda.
    Parabens pelo otimo post.

    Reply
  14. Helvy

    Achei bacana sua proposta de mostrar suas viagens. Gosto de viajar, acho bacana essa sensação de ser cidadã do mundo e não somente do meu país. Acabei de voltar da Alemanha e Áustria, fiz um curso por lá e depois resolvi conhecer alguns lugares por conta…sozinha… somente eu e meu anjo da guarda. Acredito que me torno mais forte todas as vezes que retorno delas.. me sinto mais segura e firme, talvez, um tanto mais ousada. Mas o melhor de tudo é lembrar que estar sozinho, nem sempre é solidão, e sim solitude, compartilhar estes momentos só seus e de suas lembranças com quem vc nem imagina que iria atingir é fantástico! Tudo de bom pra vc Sr Viajante… Cidadão do Mundo!!

    Reply
    1. Robson

      Muito obrigado por compartilhar sua mensagem Helvy… Viajar é incrível e sempre evoluímos bastante quando voltamos. É um eterno aprendizado.

      Tudo de bom pra você também… Cidadã do Mundo

      Reply
  15. Vagner Medina

    Eita Robson, a um bom tempo quero viajar pela Europa, mas fico adiando, adiando… Lendo esse post agora fiquei muito mais animado.
    Vou voltar ao planejamento.
    Já fui ao Peru, é lindo!! Não sei se está no seu roteiro, mas se não tiver, pode colocar que não vai se arrepender.
    Grande abraço.

    Reply
  16. Lucas

    Perfeito! Viajei à Europa acompanhado e, não pude aproveitar 10% do que queria. É claro que, nem tudo são flores em viajar sozinho, mas eu acredito que as vantagens superam as desvantagens.

    Reply
    1. Robson

      É Lucas.. as vezes temos amigos de infância que adoramos, mas quando fazemos uma viagem juntos acabamos não nos dando bem. Já passei por isso algumas vezes…. É difícil partilhar dos mesmos gostos e vontades em tudo.. Isso pode quebrar o clima da viagem.

      Viajar sozinho pode ter seus contras, mas as vantagens são muito boas!

      Valeu pelo comentário e pela visita! Abraço!!

      Reply
  17. Asley Vieira

    Muito legal mesmo. Fiz minha primeira viagem sozinho para Morro de São Paulo, na Bahia, por três dias, no feriado da Proclamação. A princípio fiquei receoso, mas conheci um grande grupo por lá. Fiz novas amizades e me diverti demais.

    Reply
    1. Robson

      É isso ai mesmo…. vantagens para viajar sozinho é o que não falta…. Viajar com amigos não é de todo ruim…. mas como eu falei… ninguém viaja sozinho e fica sozinho… sempre fazemos amigos e nos divertimos muito. É isso ai mesmo!!

      Obrigado pela visita e pelo comentário!! Abraço!!

      Reply
  18. anderson Borges

    Cara, fantástico teu blog, adorei, parabéns!

    Vou por nós meus favoritos, isso qeu você falou sobre viajar sozinho é uma das coisas que mais gosto de fazer também!

    Reply
    1. Robson

      Opa Anderson, que bom que curtiu cara! Fico super feliz!!

      Viajar sozinho é irado, só quem foi pra saber mesmo…

      Espero comentários seus em outros posts então!!

      Grande abraço! Valeuu

      Reply
  19. brunus_ludovicus

    È exatamente como você descreveu, cara. Eu sou uma pessoa fácil de interagir, mas ao mesmo tempo curto muito minha solidão, e não me atrapalho para fazer alguma coisa por falta de companhia (só brocho um pouco para sair na night, balada, etc, é chato ir e ficar sozinho).
    Recentemente coroei minha vida recém-estabilizada com meu primeiro presente: uma viagem que comecei de Salvador a Foz do Iguaçu, depois atravessei ao Paraguai, e voltando para Foz, peguei um ônibus executivo, onde levei uma semana em Buenos Aires. Fiz exatamente isso: albergue, amizades que estão até agora em meu face, ditei meu ritmo, passei onde quis e na velocidade que quis… O chato é que em alguns momentos gostaríamos de alguém para fotografar, ou para dividir algo em especial, mas em meu albergue conheci gente do Suriname, Coréia do Sul, Uruguai, França, Bélgica, EUA, etc etc. Agora quero ir ao Peru, Bolívia e Equador, e talvez na próxima ao México, para depois disso pensar em me dirigir ao Velho Mundo… Valeu pela troca de idéias!

    Reply
    1. Robson

      Isso ae Bruno…. fez uma viagem maneira!!

      Concordo que ir pra balada sozinho não rola… normalmente tem que juntar uma galera no hostel… tem os famosos pub crawl… E pra tirar foto tem que esquecer a vergonha e pedir para os outros mesmo…. ou achar lugar para apoiar a câmera… hahah..

      Eu estou bem empolgado com minha próxima viagem, que é para o Chile / Bolívia… mas não posso negar que o velho continente é minha paixão…. E meu sonho é a Ásia! Uma hora vai rolar!!

      Abração!!! Não deixe de acompanhar e blog e comentar em outros posts!!! o/

      Reply
  20. Vanessa

    Uau Robson, que post top, simplesmente amei! A maioria das coisas que vc escreveu é verdade, as vezes deixamos de viajr por medo de fikr só! Sem falr que as vezes não tem grana pra levar duas pessoas e acabamos postergando o que poderia ser um relax da rotina. De verdade vou pensar bem e quem sabe eu não encare uma aventura dessa!! Vlw!!!

    Reply
    1. Robson

      Pense nisso sim Vanessa! Garanto que vai ser uma ótima experiência…. no post listei apenas algumas vantagens de cair no mundo sozinho… mas tem muito mais… só vivendo isso para saber!!

      Obrigado pelo comentário… continue acompanhando o blog!!

      Reply
  21. Sara

    Em julho deste ano encarei minha primeira viagem sozinha. Fui estudar inglês por um mês na Nova Zelândia e pra resumir: foi INESQUECÍVEL! Me identifiquei com cada um dos tópicos que você descreveu no post.

    Reply
    1. Robson

      A Nova Zelândia deve ser incrível!! Tenho muita vontade de viajar pra lá….. está nos meus planos!!

      Que bom que gostou do post!! Continue acompanhando o blog e comentando

      Reply
  22. Leyla

    Parabéns pelo post! Genial!
    Eu até tenho uma “certa” coragem de viajar sozinha o que me falta é grana mesmo…kkkkkk…mas penso muito sobre o assunto…Valeu! Abraçosss

    Reply
    1. Robson

      É isso ai Leyla, tem que ter coragem mesmo…. e a grana basta se programar e dar prioridade… demora um pouco pra juntar, mas a recompensa vale a pena!!

      Obrigado pela visita e pelo comentário!! Continue acompanhando o blog!! Abraçoo!!

      Reply
  23. Ton

    Que post legal. Eu sempre tive medo de assumir, mas ultimamente descobri que prefiro viajar sozinho. Não falo muito disso porque as pessoas estranham demais ou meus amigos podem até ficar magoados, mas é bem verdade que me sinto muito mais livre a curtir tudo o que o lugar que estou visitando tem a oferecer, me permito muito mais. Só tem uma coisa que não curto quando to sozinho, não vou a baladas, muito raro, no máximo em uma lanchonete mais agitada fazer um lanche, mas balada mesmo eu não me sinto bem.

    Obrigado pelo post

    Reply
    1. Robson

      Realmente Ton, ir em balada quando se viaja sozinho pode ser mais difícil. Mas nas viagens que eu fiz, sempre fiquei em hostel e sempre tinha o pub crawl. Então você acaba indo pra bares e baladas com uma galera… muita gente que também tá sozinha e quer se divertir.

      Sobre falar com amigos, entendi seu lado… pode ser complicado…. mas cara… pode ser uma experiência que você quer pra você. Uma viagem sozinho. Você pode simplesmente planejar e ir… eles não vão ficar chateados… É mais fácil brigar com algum amigo durante uma trip do que por não terem feito a trip juntos. Você vai voltar cheio de histórias para contar…. vai compartilhar com eles…. no fim, vai ficar tudo bem..

      Que bom que curtiu o post. Continue acompanhando o blog e comentando! Grande abraço!

      Reply
  24. geisa

    Post sob medida para mim.Aos 34 vou fazer minha primeira viajem sozinha.Vou aqui pertinho,na terra de nossos “hermanos”,escolhi Buenos Aires por ser um sonho antigo e por todos falarem que a língua não é necessariamente um entrave.Quanto a mulher viajar sozinha,isso nunca foi motivo de medo para mim,pois cresci visitando muitos lugares,mas ao mesmo tempo vendo minha mãe ter as viagens dela sozinha também…Hoje tenho uma filha espero que ela dê continuidade ao hábito…rsrsrs

    Reply
  25. André Tomaz

    Robson Você descreveu tudo que estou sentindo cara, não sou muito bom no inglês, estava muito inseguro antes de ler seu blog, me ajudou muito, estou com um grana investida para essa aventura a 1 ano e o medo me segurou ate então, sinto que preciso mesmo dessa viagem, penso tanto nela que estou atrasando de certa forma minha vida, preciso da experiência
    Valew mesmo pelas dicas vou continuar lendo o blog, parabéns esta fantástico.
    Abraços!!!

    Reply
    1. Robson

      Grande André, fico muito feliz com seu comentário! Que bom que gostou do blog e que este post foi um empurrão pra você se jogar nessa viagem. Vai mesmo, vai ver que vale a pena e você vai curtir muito! Depois passa aqui pra contar como foi.

      Grande abraço!

      Reply
  26. Edlaine

    Olá ! Terminei a facul e embarquei numas merecidas férias… estou em Tarragona, Espanha e não sei mais o que fazer. De-me umas dicas legais..como sobreviver a Europa! rsrs

    Abraços

    Reply
    1. Robson

      Sobreviver na Europa….. acho que essa é fácil…. aproveite a facilidade de viajar por ai… pegue um trem para um lugar desconhecido e aproveite cada minuto….

      Reply
      1. Edlaine

        Olá , tudo bem? dei a volta pela Europa no trem… e varias outras aventura e estou morando de frente para o mar mediterraneo e do lado de uma estação de trem. Fiquei por aqui msm… d+ bjs

        Reply
  27. Tamara

    Muito bacana o posto (=
    A única dúvida que me veio foi: como vc fazia pra tirar as fotos? rs Ou qual o seu conselho pra quem ama fotografia e não quer ficar refém de uma câmera pesada em todos os passeios?
    Abraço!!

    Reply
    1. Robson

      Oi Tamara, que bom que curtiu o post… Então, dependendo do seu destino, quando você quer aparecer na foto, a melhor maneira é pedir ajuda pra algum viajante que estiver por perto. Claro que vale a atenção de ver para quem você vai pedir… Mas nunca tive problemas, só que já recebi um não de uma menina… acho que ela não entendeu que era pra tirar uma foto minha… achou que eu queria tirar uma foto dela… foi super grossa… ai virei as costas e pedi pra outra pessoa…

      Outra opção é achar um apoio pra máquina e usar o timer. Mas também tem que ficar alerta….

      Sobre câmeras pesadas, realmente é um sofrimento. Eu acabo passando por isso. Uma opção são umas câmeras compactas, tipo a Nex da Sony.. ela possibilita trocar a objetiva e é bem compacta… mas o valor é meio salgado.

      Abraço!!

      Reply
    2. Romulo

      hehehahahae Tamara. Eu tive a mesma dúvida, pois algumas fotos parecem lugares menos movimentados e mesmo assim tá ele lá na foto de boa. Odeio selfies e vou ter que arrumar uns suportes pra celular antes de viajar. Estou sem câmera =/

      Reply
  28. Erika

    Interessante as informações, só me falta a coragem de fazer isso sozinha, minhas férias estão chegando, e eu preciso viajar e esparecer um pouco, mas está tão difícil me imaginar só. Complicado, mas quero que até Maio, eu decida o que fazer!! bjs

    Reply
    1. Robson

      Não tenha medo não Erika. Viajar sozinha vai mudar sua vida. Se você arrumar uma companhia também vai ser legal… o que não pode é deixar de viajar por não ter alguém pra ir com você.

      Monta um roteiro e vaii sim!! Depois volta aqui e conta como foi!!

      Bjs

      Reply
  29. Elaine

    Gente, vão sem medoooo…eu fiz minha primeira eurotrip sozinha em 2012… qnd o avião decolou daqui do RJ, tive uma crise de choro de medoooo… mas foi desembarcar q td mudou!!! o q menos fiquei foi sozinha kkkkkk

    Reply
  30. Lúcio

    Parabéns post, muito bom mesmo!!!
    Gosto muito viajar, desfrutar e conhecer lugares novos, principalmente praias. Viajar com
    companhias é muito bom, porém, igual você disse, é difícil conciliar as idéias da galera e muitas vezes você deixa de fazer algo ou ir em algum por falta de vontade de seus companheiros.
    Já fiz muitos passeios curtos sozinho, sempre em cidades mais próximas da minha, mas ainda não tive coragem de encarar uma viagem mais longa. Sempre tive vontade de contornar o Litoral Norte de São Paulo, começando da baixada Santista e indo até a ultima praia do estado, parando nas praias e curtindo a estrada.
    Depois de ler seu post, fiquei motivado a encarar essa viagem solo, e realizar meu grande sonho, sem ter preocupação com horário e a boa vontade dos amigos.
    Parabéns e continue atualizando seu site com mais fotos de suas viagens!!!
    abraços

    Reply
    1. Robson

      Valeu Lúcio!! Adoro receber comentários assim… conhecer mais as pessoas que leem o blog.

      Continue acompanhando que vou continuar postando sempre

      Obrigado pelos elogios… grande abraço!!

      Reply
  31. Erbert Souza

    Robson.

    Muito bom sua postagem. Me deu mais coragem ainda para fazer minha viagem.
    Cara preciso de muitas dicas e conselhos.
    Cara to querendo ir para NY. Posso ir só com as passagens de ida e volta comprada?

    Reply
    1. Robson

      Fala Erbert, tudo bom?
      Que bom que curtiu o post. Ainda não conheço NY, tenho muita vontade de ir pra lá. Cara, normalmente se compra ida e volta, até pq sai mais barato também. Não sei se chega a ser obrigatório, mas é o mais aconselhado.

      Reply
  32. Vanessa

    Oi,Robson, boa tarde! Sempre desejei fazer meu mochilão pela Europa e vinha adiando, e decidi que vai ser esse ano! Até agora estou sem companhia, mas coloquei na minha cabeça que não vou desistir de viajar por não ter companhia. O que tenho receio de fazer essa viagem sozinha é justamente por ser uma mulher sozinha viajando. Quando se tem outra pessoa, é um olho a mais observando as coisas ao seu redor. Que dicas vc poderia me dar? Roteiro que pretendo: Berlim – Amsterdam – Dublin – Londres e Paris. Onde devo ter mais cuidado e por onde?

    Reply
  33. Roberta

    Meu caro, estou nessa loucura agora! Mas eu também exagerei, primeira viagem para Europa (Itália), sem falar inglês e nem italiano, só no português mesmo! Não façam isso…
    To no meu segundo dia de viagem, em Verona, acho que não sirvo muito para essa coisa não, já chorei muito por não ter com quem compartilhar cada beleza e cada esquina dessa cidade maravilhosa! Semana que vem começa minhas aulas de italiano, vim fazer intercambio, vamos acreditar que tudo vai melhorar!

    Reply
    1. Robson

      Roberta, tudo bom? Ahh se sentir só no começo é normal para algumas pessoas. Mas tente pensar no bem que isso vai fazer pra você. Tente descobrir a Roberta dentro de você… vai aprender muita coisa… logo vai conhecer pessoas novas e vai ver que essa é uma experiência incrível. E qualquer coisa deixa um recado aqui compartilhando sua viagem. Vou adorar saber como está

      Um grande abraço!! E aproveiteeeeeeeee!!!! o/

      Reply
  34. Cristine

    Amei o texto! Viajei sozinha em 2010 para a Europa (minha primeira viagem para fora do país) para superar a separação e foi a melhor viagem da minha vida. Curti cada minuto e procurei aproveitar ao máximo os lugares q visitei: novas culturas, pessoas diferentes. Não tinha horário e não precisava negociar q locais podia ir ou não. Sem dúvidas, foi a melhor coisa q fiz. E, qdo voltei p/ casa, estava renovada e revigorada, c/ página virada, pronta p/ continuar escrevendo minha história.

    Reply
  35. Gabriela Cruz

    PERFEITO esse blog, amei todas as dicas!
    estou planejando começar a fazer viagens sozinha e como sou bem esportiva pretendo aproveitar algumas aventuras extras como saltar de paraquedas, trilhas, rapel entre outros, começando o roteiro de viagem no Brasil e depois ir para o exterior. AMEI o texto, e as fotos, ficaram perfeitas!!!!!!
    Parabéns Robson!!

    Reply
    1. Airlene Motta

      Gabriela, no ano passado coloquei isso em prática, viajar só pelo Brasil, curto fazer trilhas, dica para vc é Começar pela Chapada Diamantina!!!!

      Reply
  36. Renata

    Muito legal ! Viajar sozinha foi uma das experiências mais bacanas da minha vida. Realmente a gente amadurece ! Hoje até penso duas vezes entre viajar sozinha ou acompanhada. Fui para Paris, Londres e Madri.

    Reply
  37. Daiti

    Muito legal esse post, cara! Eu viajo sozinho de férias desde 2010, e sempre é uma experiência fantástica. Concordo com tudo o que foi falado no post. E acho curioso que muita gente não consegue visualizar isso, pois sempre sou muito criticado por conhecidos (com a velha frase “deve ser ruim viajar sozinho, hein”)

    Reply
  38. Ricardo Galvão

    Parabéns pelo post, você conseguiu expressar exatamente o que é viajar sozinho. Neste exato momento estou no aeroporto de San Jose, Costa Rica onde passei 17 dias viajando sozinho e passei por tudo o que voce descreveu, não é a primeira vez que viajo sozinho e as pessoas custam a entender o quanto é bom e lubertador…Parabéns dá pra dizer que foi meu porta voz…rs
    Abraço

    Reply
  39. Airlene Motta

    Amei!!!! passei por essa experiência uma vez e foi a melhor viagem de minha vida! E o melhor vai ter bis! Realmente muitas vezes nos prendemos em nossa rotina, por falta de companhia para viajar.Com um mundão nos esperando temos q desapegar!

    Reply
  40. Lautaro

    Não tem um desses pontos aí que eu não tenha experimentado. É muito real. Eu fiz uma viagem sozinho pela Europa com 20 anos. De todas as vantagens que você falou, eu acho que a mais importante é o autoconhecimento, porque é o que mais pode fazer mudar a sua personalidade.

    Vamos viajar antes do mundo acabar!

    Reply
  41. Bia

    Adorei o post pois é exatamente o que eu faço. Já viajava sozinha a trabalho e pra viajar sozinha a passeio foi mais um passo.
    Hoje já é um vício! Ahahahah
    Perfeito!

    Reply
  42. Geany

    Ai que demaaaais !! viajei uma vez sozinha até fortaleza, meu voo foi cancelado, fiquei quase 24 hrs perambulando por aeroportos, achei que não teria nada pra fazer, fiz tantas amizades, tanto nos aeroportos quanto em fortaleza. Eu amo viajar, sonho em conhecer o mundo *-*

    Reply
  43. Ana Adipietro

    Desde 2010 resolvi partir só! E olhem que tenho hoje 59 anos e estou indo em outubro para a minha quarta experiência! Qdo vc tem gostos um pouco diferentes da maioria sem dúvida é a melhor opção!Adoro está liberdade de decisões e se me arrepender a culpa será exclusivamente minha!

    Reply
    1. Itana

      Ana, adorei o seu comentário, pois viajar sozinho quando se tem 20 anos é uma coisa, outra é quando somos mais “experientes”. Vou fazer a minha primeira viagem sozinha para fora do pais este ano. Também penso como você que quando se tem gostos incomum nem sempre é fácil conciliar. Adoro companhias para partilhar, mas também gosto de fazer uma viagem mais cultural e menos turística, e nem sempre é fácil de encontrar boas cias!!! Valeu!!!

      Reply
  44. Jones G Neves Filho

    Encarei viajar sozinho para Europa por duas vezes. Só falo português. Fui a Espanha, França e Monaco. Depois fui a Buenos Aires e depois Chile. Escrevo agora de São Luís no Maranhao tbem sozinho. Em outubro vou ficar 30 dias na Europa. Realmente e algo ímpar. Sou outra pessoa nessas viagens. E sempre faço novos amigos, pois sempre viajo como mochileiro.

    Reply
  45. Larissa

    Cara, sensacional!!
    Minha primeira viagem para Europa – Portugal e Espanha também fiz sozinha e sem falar inglês. Apenas com a frase: not speak English. Foi fantástica!!! Cada dia, cada segundo, cada pessoa legal que conheci. Concordo com você em grau, gênero e número. Hoje indico para todos, viaje sozinho! Abraço!!!

    Reply
  46. Denis

    Excelente! Concordo plenamente! Se fosse escrever minha experiência em viajar sozinho, seria igual! Parabéns! Belo texto!

    Reply
  47. Lana

    Amei o teu post *-* por ter medo de viajar sozinha eu nunca fui, mas o teu post é maravilhoso. perdi o medo. agora vou começar a me preparar pra fazer uma viagem sozinha rs’

    Reply
  48. Priscila

    Nossa, amei o post! Esse ano encarei duas viagens, uma com a galera da faculdade e uma “sozinha”. Chile e EUA, pretendo ir para a Europa em breve…vou seguir as dicas, e é exatamente isso, não gosto de viajar em grupos por que nem sempre queremos fazer o que os outros querem e isso acaba prejudicando a nossa viagem!

    Reply
  49. Raphael Gonçalves Th

    Eu fiquei um mês em Londres eu fui sozinho e não me arrependo foi a melhor coisa que eu fiz na vida porque eu aprendi muito

    Reply
  50. isabela

    Bom, eu acho q depende muito do lugar que você vai, eu por exemplo fui sozinha pra paris, portugal e roma. Em paris, meu voo atrasou bastante cheguei la a noite, eu achei super perigoso, tanto nas ruas, quanto no metro.Tentaram me assaltar duas vezes, mas como eu saia com pouco dinheiro, não teve problema. O maior cuidado era com meu passaporte mesmo. Fui pra lá sem saber falar nada de Francês e tive dificuldade pq as pessoas não gostavam muito de falar inglês, minha sorte foi ficar em um bom hostel onde encontrei mtas pessoas que viajavam sozinha então foi bom! Em roma, super tranquilo, andei por tudo, me senti segura. Lisboa, me pareceu o brasil, como a gente já tem uma certa maldade, a gente já é mais desconfiado e vê as pessoas na porta observando os turistas. Andei por várias cidades em portugal, e apesar deles não gostarem muito de brasileiro, encontrei mtas pessoas que me ajudaram. Uma coisa que eu aprendi, é que mesmo você estando completamente perdida, deve fazer aquela cara de confiante de quem sabe onde está indo kkkkk, tb você encontra pessoas bacanas no caminho.

    Reply
    1. Maria

      Adoro viajar… viajo sempre acompanhada , mas hei- de viajar só.
      Não concordo com a Isabela nós portugueses adoramos os brasileiros… Quando fui ao Brasil adorei sinto- me em casa.. boas viagens

      Reply
  51. Maria C

    Sou uma pessoa presa a ter sempre muita gente por perto. Esse ano planejei uma viagem com uma pessoa mas depois não deu certo (a pessoa…rs) e comecei a trabalhar meu psicológico para viajar sozinha, mas no fim uma amiga acabou animando de me acompanhar. Será ótimo, mas estou pensando seriamente em fazer essa experiência. Quem sabe ano que vem…

    Reply
  52. Dany

    Poxa, esse texto me ajudou muuuito a decidir viajar sozinha. Vou para o exterior(Argentina) pela primeira vez em outubro, ia com uma amiga mas ela desistiu agora. Estava indecisa mesmo. Mas quando li , vi que eram as dúvidas que eu tinha e devem ser as dúvidas te todo mundo que está na mesma situação. Valeu

    Reply
    1. José Neto

      Pois é….tambem vou sozinho para Buenos Aires e esta meio tenso…depois deste poste..ganhei confiança…muito bom !!!!
      Mes que vem estou por la também Dany!!!

      Reply
  53. Palloma

    Amei seu post, você conseguiu resumir muito bem, mas digo isso em relação a viagens por que ainda não tive a coragem de ir viajar sozinha, já viajei com família, amigos e no minimo com uma amiga… Talvez eu já passei por tantos perrengues em viagens que isso me faz travar um pouco em colocar a ideia de viajar sozinha pra frente. Mas isso não é uma possibilidade que não descarto, quem sabe agora no finalzinho do meu intercâmbio ou quando eu voltar pra o Brasil.

    Reply
  54. Mila

    Eu já tô de saco cheio de viajar sozinha. Faço isso desde os 16 anos e já estou com 34…No começo é tudo curtição… novidade… mas tá chegando uma hora que a mochila “tá ficando pesada” sabe? Uma vontade de dividir as experiência, o almoço, as descobertas, as cervejas, os vinhos, o pôr do sol…. essas coisas….

    Reply
  55. Regis

    Excelente cara! Minha primeira viagem pra fora do pais vai ser sozinho e pra bem longe rs’ Irlanda, Holanda, Inglaterra e Escócia. Ler esse post só me deixou mais entusiasmado, sucesso!

    Reply
  56. Cybele Moura

    Perfeito o post Robson
    Já viajei algumas vezes sozinha e posso dizer que foram as viagens em que menos me senti só rsrs Confesso que, dependendo do roteiro, até prefiro ir sozinha.
    O povo é muito apegado ao que já conhecem e tem medo de arriscar, não imagina o que eu escuto quando falo que vou me aventurar sem companhia. Vou encaminhar teu post cada vez que alguém fizer cara feia quando eu falar que vou viajar sozinha

    Reply
    1. Robson Franzói

      Pura verdade Cybele…. eu já estou preferindo viajar sozinho… garanto que é muito menos estresse e problemas…. Sozinho é muito divertido e você acaba conhecendo e interagindo com muito mais gente Pode compartilhar o post simmm!!!

      Reply
  57. Veronil Fernandes

    Olá! Adorei seu blog!!! Já fiz duas viagens para a Europa e as duas fiz sozinho! Claro que lá me encontrei com alguns amigos e familiares brasileiros, e através de outras pessoas ou não, conheci novas pessoas, fiz várias amizades tanto com europeus quanto com brasileiros que vivem lá! E realmente tudo que vc escreveu no seu blog é verdade hahaha !!! Viajar sozinho é muitooo melhor!!! Abraços!!!

    Reply
  58. Emanuelli

    Sempre acreditei que viajar sozinha me traria boas experiencias. Tenho 20 anos ainda e sei que sou nova, mas quando comecei essa aventura de “abraçar o mundão” foi incrível. Sinto que a cada nova experiência, mesmo aqui dentro do Brasil é fantástico. Minha mãe sempre me diz que é loucura sair e mochilar por um mês, mas tudo o que você aprende, vive e conhece vale a pena. Adorei o post, espero que mais para frente eu possa estar me aventurando para o lado de fora do país, e o mais importante sem medo por estar sozinha.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Manu… muito obrigado pela sua mensagem!!! Você vai ver que quando for pra fora suas experiências serão ainda melhores.. Continue viajando!! É a melhor coisa que podemos fazer

      Reply
  59. Daniel

    Viajar sozinho é realmente uma experiencia incrível.
    Desde 2010 tento fazer uma viagem por ano sozinho.
    É o melhor momento que temos para nos encontrar e sem dizer q as historias são sempre as melhores!
    Aproveitando… a foto 6 onde é!?

    Abs!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Fala Daniel, tudo bom?? Que legal que se identificou com o post

      Então, a foto do item 5 é em Azenhas do Mar, em Portugal… e a do itel 6 é na Suíça, em Lauterbrunnen.

      Grande abraço!!

      Reply
  60. Mayara

    Robsooooooooooooooooooonnnnnnnnnnnnnn!

    Adorei teu blog, já pescado umas dicas do Atacama, que estou indo com meu pai (minha mãe e tia com medo do frio, ficarão em Santiago, então depois voltamos!)!!

    Gostei bastante do seu site, pra matar as saudades de alguns locais visitados.
    Eu estava lendo seu post e escutando o áudio do video “viajar sozinho”, muito bacana tb!
    EIIIIIIIIII a fotos 3 (Praça dos Aliados – Cidade do Porto) e 7 (Castelo dos Mouros – Sintra) desse seu post são em Portugual!?
    *_______________*
    É que passei 6 meses no Porto, enquanto intercâmbio universitário! =)

    Abraço forte e muito sucesso!!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Maaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaayaraaaaaaaa!!!!! Hahahah…. que legal que chegou aqui no blog e gostou do que encontrou…. Espero que esteja ajudando no seu planejamento…

      Simmm, as fotos são de Portugal mesmo!! Lugares incríveis por lá, sonho até hoje em voltar pra Portugal Passar 6 meses por lá eu imagino que foi uma experiência incrível!!

      Continue acompanhando o blog hein!??!?! Um bjooo e obrigado pela visita

      Reply
  61. leandro

    nossa, esse post resumiu meu sentimento, estava planejando uma viagem e barrei na comphania, pois meu amigo desistiu, lendo seu post fiquei ate emocionado, pois justamente hoje estava decidido a viajar sozinho… obrigado otimas dicas

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Leandro, muito obrigado por sua mensagem… bom saber que tantas pessoas também se identificam e tem o mesmo sentimento que eu… Continue acompanhando o blog!! Grande abraço!!

      Reply
  62. Marcos Daniel Nascimento

    Cara, era exatamente o que eu tava precisando ler para ter certeza de que posso viajar sozinho. Sou muito na minha e ficava preocupado em saber se ia conseguir me virar no mundo (espero que sim). Duas perguntas (bestas), mas: fico tenso em ficar em hostel, até porque vou tá com mala grande e tal, quais as vantagens do Hostel e do Hotel? E (a pergunta mais besta ainda), quando você viaja sozinho, como faz pra tirar as fotos? Pq eu fico pensando que só ia poder ter selfie, já que ia tá sozinho hehehe.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Fala Marcos, tudo bom?? Que legal que chegou aqui no blog e fico muito feliz em saber que se animou em viajar mesmo sem companhia..

      Então, eu sou suspeito em falar, pois curto muito viajar sozinho…. acho a melhor coisa que tem! Bom, sobre hostel e hotel… a grande vantagem do hostel é economizar e conhecer gente com mais facilidade… Já o hotel te dá mais conforto…. sobra a mala, não tem problema.. você pode ficar em hostel com mala e em hotel com mochilão, sem problemas….

      Sobre as fotos…. o que eu faço é o seguinte: primeiro procuro um lugar para apoiar a câmera e usar o timer…. se não achar, aí eu peço pra alguém tirar a foto…. se não ficar boa eu espero outra pessoa aparecer e peço para tirar de novo… E assim vou levando…. hahah

      Espero ter ajudado!! Qualquer outra dúvida é só dar um grito!!!

      Reply
    1. Robson Franzói

      hahahaha Capazzz Daniel!!! Consegue fazer a mesma coisa sim!!! Só se programar e ter foco!! Já pensou em ir para o Atacama? Tem muitos posts aqui e não é uma viagem muito cara… tenho amigos que saíram de Curitiba e foram até lá de ônibus!!! Sim, pode acredita!! É demorado, sim, mas também é mais barato e uma grande aventura!!!

      Mas aproveita e continue viajando aqui no blog

      Reply
  63. Luis Felipe

    Estou marcando de ir para Europa nas minhas ferias programada pra setembro, porem nao queria ir sozinho; Sou de São Paulo Capital, gostaria de saber se há alguém q queira ir com companhia só por segurança e por questões de habilidades em relação ao conhecimento, roteiros e etc; deixo aqui meu contato via whatsapp: 11951181288

    Reply
  64. Paulino

    Oi! Parabéns pelo blog, Robson. Você tem alguma sugestão de tênis pra viajar que não provoque calos ou tendinite?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Paulino, tudo bom? Puts… cara… isso depende muito de pessoa para pessoa. Cara um tem um tipo de pisada (alguns pisam com a parte de dentro do pé e outro com a parte de fora). Tudo isso interfere na escolha do tênis.. Veja qual lado do seu tênis gasta primeiro, isso já ajuda a descobrir a sua pisada. Aí na loja você fala isso com o vendedor. Em lojas boas eles vão te ajudar a escolher um bom

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  65. Verônica

    Precisando me jogar nessa aventura nova na vida de viajar. Digo viagem internacional. Tenho 4.0 e vejo que tanto conhecimento não me levou ao maior prazer da vida…viajar…Em janeiro de 2017 tiro férias forçadas…quero Europa, tds me dizem pra começar pelas linguas irmanas, Portugal,Itália e Espanha. Não sei se vou a apenas um país e exploro suas principais cidades ou se vou aos 3. Sei que os hostels são mas em conta, mas acho que é pra uma galera mas despojada…ainda prefiro a segurança e conforto de um hotel, td. simples já que o euro e dolar, estão altissímos…Nunca viajei sozinha, mas acho que talvez seja a grande chance de me descobrir, e viver …Consultei agências, td mt caro, além do que não quero ver roteiros presos a uma janela de um ônibus, quero caminhar, sentir o aroma do povo, do lugar…por isso pratico corrida na orla da minha cidade SSA, afim de ver o sorriso da vida, ms com a violência urbana gritante em nosso país, estarei na cia de Deus e Nossa Senhora…Eu vou…só queria sua sugestão e motivação, e dicas…Quero comprar td pela web, as agências…carissímas..A tds belas viagens e grandes sonhos ….de cultura e conhecimento…saúde e paz, sp…

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *