Como escolher sua mochila

Quando se decide fazer um mochilão para qualquer lugar no mundo, seja com amigos ou mesmo sozinho, o viajante tem que escolher uma companheira em especial: a sua mochila.

Eu fiz uma pesquisa grande antes de decidir qual mochila eu gostaria de ter ao meu lado. Como eu nunca fui um aventureiro, nunca fiz um mochilão e nunca precisei de uma grande mochila, eu tive que basear as minhas decisões com as experiências de outras pessoas, sempre buscando profissionais que realmente entendam do que estão falando.

Nessa minha pesquisa eu conheci a Deuter. Um marca alemã, tradicional, que está há mais de 110 anos desenvolvendo e fabricando equipamentos esportivos destinados a um público exigente, que aprecia um material bem feito e com muita qualidade. Em sua ampla gama de produtos e acessórios podemos encontrar sacos de dormir, acessórios de bike, pochetes e mochilas para diversas utilidades, tudo com o maior nível de qualidade possível.

Só essa descrição da empresa já me chamou a atenção e com isso eu comecei a pesquisar sobre cada um dos seus produtos e cheguei na linha Aircontact PRO, que segundo a própria fabricante, é a “peso-pesado” da sua linha de mochilas de aventura.

Dentro da linha Aircontact PRO nós temos 3 divisões de tamanho: 55+15, 60+15 e a 70+15. A diferença básica entre elas é apenas a capacidade de carga de cada uma, mas o preço não justifica essa diferença. Por conta de toda a qualidade, a Deuter está longe de ser uma marca de produtos baratos. Então, seguindo alguns conselhos e vendo a pequena diferença de valor entre cada uma, eu decidi pela irmã maior dessa família de mochilas: a Aircontact PRO 70+15.

Deuter Aircontact PRO 70+15

Além de seus detalhes inteligentes, a linha Aircontact PRO conta com o sistema Vari-Flex que promove conforto absoluto ao transportar cargas pesadas. A barrigueira móvel distribui o peso de forma uniforme, dando liberdade de movimento e equilíbrio em qualquer terreno. O ajuste das fitas da barrigueira é feito para frente, facilitando a regulagem; O sistema de ajuste da altura das alças é contínuo, facilitando a regulagem para todos os tamanhos de torso; A mochila possui abertura por cima, mas também um zíper duplo de acesso no meio da mochila; A tampa removível transforma-se em uma pequena mochila daypack, uma mochila de ataque; Ela também conta com alças anatômicas revestidas de 3D AirMesh com sistema de ajuste de carga, etiqueta de SOS e uma capa de chuva feita em Nylon-Taffeta que promove uma proteção extra; Além disso, podem ser usados 2 sistemas de hidratação ao mesmo tempo nos bolsos laterais.

Resumindo: A Deuter é reconhecida mundialmente por fabricar seus produtos com materiais de primeira linha. Tecidos altamente resistentes são usados nas áreas de peso da mochila. O 3D Air Mesh, tecido telado que alia resistência e respirabilidade é aplicado sobre camadas de espuma, garantindo conforto. Todos os zíperes utilizados são da marca YKK, reconhecidos como os melhores do mundo!! E as presilhas e fechos são feitos em Poliamida 6.6, praticamente inquebráveis.

Depois de saber tudo isso sobre um produto, é difícil se decidir por outro. O valor pago inicialmente pode parecer alto, mas este deve ser encarado com um investimento. Sua mochila é a sua verdadeira companheira em suas aventuras, então para o barato não sair caro, avalie bem sua decisão antes de decidir por uma mochila de baixa qualidade.

TRANSPORT COVER DEUTER

Depois que você decidir por sua mochila, e por mais resistente que ela seja, você vai querer cuidar dela de todas as maneiras. Afinal, foi um investimento que você pretende aproveitar por bastante tempo. Pensando nisso a Deuter tem a Transport Cover, que é uma capa de proteção para mochila muito resistente, ideial e praticamente indispensável para você despachar sua mochila em uma viagem de avião ou mesmo para proteção em bagageiros de ônibus. O custo não é alto se comparado com a proteção que ela proporciona. A Transport Cover pode ser guardada no compartimento da capa de chuva da mochila e a própria Transport Cover tem a possibilidade de ser usada como capa de chuva.

Fica aqui a dica e os pontos que me fizeram decidir pela Aircontact PRO da Deuter.

Leia aqui um review completo sobre a Aircontact PRO 60+15 feito pelo Trekking Brasil (com vídeo).

About The Author

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Related posts

16 Comentários

  1. Andre

    Nossa, achei que fazer um ”mochilão” era só um termo kkk nem imaginava que usava de verdade uma mochila…Bem, isso é bom porque mochilas são mais úteis e práticas do que malas!! rs

    Reply
  2. Carlos

    Tem espaço para até duas bolsas de água tipo camelbak nos bolsos laterais, que pode ser usada para garrafas também. Tenho a algum tempo esta mochila e só tenho elogios para comentar. Produto bom e tecnico.

    Reply
  3. Laylla

    Olá, Robson! Primeiramente, quero dizer que estou gostando muito do seu blog! Suas dicas estão sendo úteis no nosso primeiro mochilão para a Europa.
    Então, estou de olho em uma mochila da Deuter, a Traveller, que em sua descrição diz ser ideal para mulheres. Porém, suas dimensões são: 67 x 35 x 26 cm. Acontece que terei que pegar 3 vôos durante minha viagem, e em muitas companhias aéreas, as chamadas low cost, a mala de mão tem um limite de tamanho de 50x40x20.
    Você viajou de avião e teve algum problema com a sua? Tem alguma dica sobre isso?

    Obrigada!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Laylla, tudo bom? Que legal que está curtindo o blog.. então, na verdade essa mochila da Deuter eu não levo como bagagem de mão… sempre vai despachada, pois ela é bem grande… Se pegar uma mochila como a minha também teria que fazer isso…

      Qualquer dúvida só perguntar…

      Reply
  4. Arnaldo

    Olá Rob,
    tudo bem?

    Seu blog é muito legal, cara! Estou adorando as dicas. Já comprei o bilhete de trem da Rail Europe pelo seu site e o código promocional funcionou perfeitamente.

    Vou fazer meu primeiro mochilão agora em outubro pela Europa e queria que me contasse o que você levou na bagagem.

    Como sou marinheiro de primeira viagem, rsrs, você levou outra mochila, foi de mãos abanando, mala de bordo etc etc.

    Como se anda muito nessas viagens, tb queria saber se tem alguma dica para algum tênis especial, caso tenha utilizado.

    Mais uma vez parabéns pelo Blog! Abs.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Arnaldo, tudo bom?? Primeiro muuuito obrigado pela mensagem!! Fico feliz que tenha curtido o blog e que aproveito o desconto da Rail Europe!!

      Então, sobre o que levar…. eu fui em abril, então, como é meia estação, eu acho que vai ser parecido com outubro….. Você vai pegar um friozinho, mas nada muuuito forte – tá que eu moro em Curitiba e já estou acostumado. Você tem que levar alguma blusa não muuuuito pesada, mas que esquente…. Vista roupas que sejam fáceis de tirar, pois se estiver frio na rua, dentro dos lugares é sempre bem quente…

      Eu sempre levo um mochilão com as roupas e uma mochila menor com os eletrônicos: câmera, iPad, GoPro… essas coisas…

      Nunca levei um teêis especial não… só um tênis normal, confortável e não muito pesado… Eu levo também alguns remédios, tipo benegripe, dorflex, eno, dramin… pois é melhor levar do que ter que procurar por lá…

      Bom, espero ter ajudado…. qualquer outra dúvida é só dar um grito!!! Boa viagem!!!!!!!

      Reply
  5. Denis

    Fala ae Robson, beleza ai?

    Já sabia essa marca é melhores que tem tudo isso, gostaria sugerir para avaliar o que acha a marca Quechua? é da frança que tem mochileiros para cargueiras.

    Porque estou pensando optar mochila de quechua ou curtlo ou north face(bem caro) ou outros ainda to vendo..Quero um deuter pois vale muito mesmo e melhores que tem, comprarei para depois, porque vou usar como primeira vez ao começo acho é bom optar para conhecimento e acostumar depois posso optar outra marca para adaptar isso né é que eu acho melhor assim.

    Aguardo

    Reply
  6. Tiago

    Robson Parabéns pelo Blog! Muitas dicas importantes (aquela tabela do Excel é um salva-vidas!).
    Você tem alguma sugestão para tipo/modelo de mochila que se adeque a viagens low cost?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Tiago, tudo beleza? Então, você diz uma mochila para levar na cabine e não precisar despachar?

      Eu adoro a Deuter… acho a qualidade dos produtos deles incrível. Mas tudo vai depender do que você vai levar na mochila. Só roupas? Equipamento fotográfico? Ah, e tem a questão da mochila ser impermeável… tem tudo isso… Depende bastante do uso e do destino…

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui

      Reply
        1. Robson Franzói

          Então Tiago… eu não tenho nenhuma mochila específica para te indicar. Como eu conheço a qualidade da Deuter, eu acho que uma dessas aqui podem servir pra você: http://www.deuter.com.br/mochilas/hiking

          Elas são mochilas menores… então acho que passam de boa pra cabine.

          Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui

          Reply
  7. Lucas

    Oi Robson, beleza? ESou começando nessa vida de viagens agora, e nas minhas buscas por mochilas acabei comprando uma Crampon Tech 72L da Trilhas e Rumos. Mas agora lendo esse texto fiquei na dúvida: será que a minha mochila é adequada?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Lucas, tudo bom? Olha, eu já ouvi falar bem da Trilhas e Rumos. Dá uma olhada nos comentários na internet… certeza que você encontra alguma coisa. Eu nunca usei esse modelo, então não tenho como avaliar pra você.

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *