Transforme um roteiro de cinema em um roteiro de viagem

Quando montamos um roteiro de viagem nós levamos muita coisa em consideração para definir quais cidades queremos conhecer. Algumas cidades aparecem por dicas de amigos, matérias em revistas e outras você simplesmente quer conhecer por ter visto a cidade em um filme. E porque não montar o seu roteiro de viagem baseado em um roteiro de cinema?

Sounds of Music

Essa onda já é conhecida como ‘turismo cinéfilo‘ e pode ser muito bacana para os amantes de viagens e de cinema. Um filme pode fazer você descobrir uma linda cidade, ou até mesmo uma cidade fazer você descobrir um lindo filme. E foi isso que aconteceu comigo! Eu tinha vontade de conhecer a Áustria por suas belezas naturais, então coloquei a cidade de Salzburg no meu roteiro com este propósito. Ao estudar sobre a cidade eu descobri que além de ser famosa por ser a terra natal de Morzart, Salzburg também foi o palco para a gravação do filme Sounds of Music, no Brasil traduzido para A Noviça Rebelde. O filme de 1965, que agora ganhou sua versão em Blu-ray, tem fãs espalhados por todo o mundo e conta uma história muito bonita e com muita música. Visitando a cidade você pode refazer muitos caminhos do filme.

Quem gostou dessa idéia não pode deixar de visitar o site Movie-locations.com. O site registra rotas de viagem baseadas em cenas de longas famosos. O site oferece a ferramenta de busca por país para depois descobrir quais filmes foram rodados na região e também o contrário. Você também pode filtrar por ator e diretor. No site você confere fotografias dos lugares, como os filmes foram rodados e como é o local na realidade.

Alguns filmes que influenciaram na montagem do meu roteiro de 2012 foram:

• A Noviça Rebelde, rodado em Salzburg, na Áustria

Sounds of Music

• O Fabuloso Destino de Amelie Poulain, rodado no bairro de Montmartre, em Paris.

Amelie Polain

• Meia Noite em Paris, filme com lindas cenas de Paris.

Meia noite em Paris

• Harry Potter, algumas cenas rodadas em Londres.

Harry Potter

Outros filmes que também me influenciaram foram:

O Código da Vinci, com a história se passando em Paris.

Anjos e Demônios, com a história se passando em Roma.

Munique, que conta sobre o massacre nas olimpíadas de 1972, em Munique.

Neste post você pode ver o roteiro do meu mochilão pela Europa, no qual passe por todas as cidades que comentei.

Aproveite e baixe a minha planilha de viagem, vai te ajudar a organizar sua viagem. Veja também neste post quanto custa um mochilão na Europa.

Fique a vontade para comentar este post com dicas de filmes e também de cidades que você conhece ou tem vontade de conhecer por conta de um filme.

About The Author

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Related posts

6 Comentários

  1. Cris Marques

    Olá Robson, que bacana! Adoro road movies (inclusive sugiro uma lista deles na minha fanpage). Sempre aumento a minha lista de lugares e rotas para conhecer, só por causa de alguns filmes… rsrs
    Não conhecia o site Movie-locations, adorei a dica!

    Beijo

    Reply
    1. Robson

      Oi Cris, é muito legal né!?! Muito bom descobrir lugares através de filmes…. eu amo cinema, então é um prato cheio!!

      Obrigado pelo comentário

      Beijo

      Reply
  2. Ariana

    Olá!

    A Irlanda também é um país onde foram filmados muitos filmes, como: Casa COmigo?; Coração Valente; P.S I Love You, entre outros. E com certeza é um lugar digno de se conhecer!

    Reply
  3. Gleidson

    Então Robson, estou com mochilao marcado pra março. Influenciou muito na minha ideia de roteiro, os roteiros da trilogia “Antes do amanhecer”, ” Antes do pôr do sol” e “Antes da meia-noite”. O primeiro se pass a em Vienna, o segundo em Paris e o terceiro em uma ilha grega. Apenas a Grécia fica de fora (por enquanto). Super recomendo os filmes. E adoro a ideia de visitar um lugar que marcou em determinado filme.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Ahhh que boa dica Gleidson, vou assistir esses filmes!! Não conhecia… muuuito obrigado por compartilhar aqui no blog Grande abraço!!

      Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *