Mochilão Europa – Roteiro de viagem

Depois de alguns meses de pesquisa e muito trabalho, finalmente concluí o roteiro do meu próximo mochilão. Serão ao todo 6 países, 8 cidades bases e mais de 10 cidades visitadas em 28 dias de viagem.

Roteiro Viagem

Quem me conhece sabe que o meu perfil de viajante é daqueles que gosta de ter tudo planejado, e quando eu digo “tudo” é tuuudo mesmo. Mas, por viajar sozinho e pela experiência que tive no meu primeiro mochilão, eu sei que sempre tenho a liberdade de mudar meus planos.

Mondial Seguro Viagem

Então vamos ao roteiro!! Vou dar um gostinho para vocês de como será a minha próxima viagem.

Eu saio do Brasil e chego em Portugal, onde vou passar por Lisboa, Porto e Sintra. Estou contando os dias para comer os tão famosos Pastéis de Belém e provar o Vinho do Porto.

De Portugal eu sigo para a Espanha, onde vou visitar Madrid, Toledo e Barcelona. Se tudo der certo vou assistir um jogo do Barça!!

Até então todos estes trajetos serão feitos de trem, porém de Barcelona para Berna, a capital da Suíça, eu vou fazer de avião. O trem noturno que fazia este trajeto, pra minha tristeza, foi cancelado no final de 2012. Só encontrei uma companhia aérea que faz essa rota, a SkyWork. Fiz a compra da passagem no próprio site da companhia e até então está tudo certo.

Bom, na Suíça eu terei duas bases: uma em Interlaken e outra em Berna. Saindo de Interlaken eu pretendo conhecer boa parte da região, dedicando um bom tempo para conhecer os vilarejos e também um dia para subir o Jungfraujoch, conhecido como o Topo da Europa. Na Suíça ainda passarei por Lucerna e Zurique.

Então sigo viagem para Alemanha, onde ficarei novamente em Munique. Achei a cidade incrível na minha primeira viagem e ainda tenho muito a conhecer. Quando vi a oportunidade de passar por lá novamente, não tive dúvidas.
Saindo da Alemanha eu vou para Áustria, onde me hospedarei em Salzburg com um único intuito: visitar uma cidadezinha encravada nas montanhas chamada Hallstatt. Encasquetei que vou visitar esse lugar e nada vai me fazer mudar de ideia, mesmo tendo que pegar ônibus, trem e barco para chegar lá.

Finalmente eu saio da Áustria e sigo para o meu destino final: Praga, a capital da República Tcheca.

 

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

 

Se você está precisando de ajuda para montar o seu roteiro de viagem, vou listar aqui outros posts no blog que podem te ajudar:

Primeiro Mochilão Europa – Roteiro de viagem
Nesse post tem um resumo bem legal do meu primeiro mochilão, vale a pena dar uma olhada!

Viajar Barato – Dicas para fazer um mochilão gastando pouco
Um post com ótimas dicas para você fazer uma viagem irada e sem gastar muito.

Quanto Custa um Mochilão na Europa
Post perfeiro para quem quer ter uma ideia de quanto custa um mochilão na Europa. 

Planilha de Viagem
Aqui você encontra para download a planilha que uso para organizar minhas viages.

Viajar Sozinho
Falta de companhia não é motivo para deixar de viajar. Nesse post você descobre as vantagens de se jogar no mundo sozinho.

Onde ficar na Europa – Dicas de hospedagem
Confira aqui os lugares que já me hospedei. Para outras opções de hospedagem, consulte o Booking!

Se você tiver dicas sobre esse roteiro, sugestões sobre algumas cidades ou têm alguma pergunta, deixe um comentário e ajude a dar vida ao blog!!

About The Author

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Related posts

18 Comentários

  1. Carolina P

    Estou com uma viagem marcada e estava meio que chateada pelo fato de ir sozinha e logo na primeira vez . Curti demais seu ”blog” , só que fiquei com uma duvida … Como vc tira suas fotos ? rs

    Reply
  2. Robson

    Oi Carolina, tudo bom? Então, eu vou pedindo para as pessoas tirarem pra eu aparecer…. não tem muito o que fazer. Mas normalmente as pessoas tiram numa boa. Até hoje só uma menina disse não, mas ela era estranha e acho que não entendeu o que eu queria. E em lugares que existe alguma base, e for seguro, eu coloco a câmera em cima e ligo o timer… rsrs

    Abraço!!

    Reply
  3. Robson

    [quote name="Claudia"]Oie, vc comprou as passagens de trem antecipadas, ou vai comprar na hora? Obrigada!![/quote]

    Oi Claudia, sempre procuro comprar as passagens ainda no Brasil. Apenas viagens curtas que deixo para comprar lá, ou quando não existe a possibilidade de comprar aqui. Como eu viajo normalmente fora de temporada, não tenho problemas em conseguir comprar lá.

    Reply
  4. Fabiola

    Ola Robson …
    como foi o mochilão??? algumas dicas?
    E o valor que investiu, em albergue, comida e hospedagem, tarifas de trem ..etc !
    to ansiosa pra saber rsr

    Reply
  5. Bianca

    Oi Robson, curti muito seu blog! Suas dicas são muito boas. Estou começando a planejar um mochilão para setembro e já tenho alguns lugares em mente. Minha dúvida é a ordem, de onde pra onde vale mais a pena fazer. Você tem algum email pra gente trocar umas idéias?
    Obrigada!

    Reply
  6. Mylena

    Olá Robson, parabéns pelo exemplo de organização, isso me inspira muito a viajar!

    Vou fazer um intercâmbio na Europa, e queria aproveitar para conhecer outros países se sobrar dinheiro.
    Pretendo fazer um mochilão em Portugal, pra ver se levo jeito, e tenho dúvidas bobas: Você anda pra lá e pra cá com a mochila nas costas? ou tem como deixar no lockers do hostel?
    Como você sabe exatamente a estação que deve descer, e qual ôninus tomar para chegar nas atrações? Eu sou muito perdida, e tenho medo de vagar e perder muito tempo tentando me achar.
    Quero além de ir pra Lisboa, conhecer o sul, que tem praias lindas, então queria me programar certinho como você
    Obrigada por proporcionar um blog maravilhoso cheio de informações úteis!!

    Reply
  7. Daniela Costa

    Robson boa noite!! Já ate comentei em outro post sobre minha ida para Lucerna. E esse roteiro que voce montou aqui é exatamente o que eu imaginava e nem sabia. rs
    Vou seguir suas dicas e seguir seus trechos até Lucerna, de la volto para o Brasil.
    Não da pra fazer um post sobre valores, hospedagem e transporte desse mochilão igual voce fez do primeiro?? Ou se puder e não for pedir muito me envie por e-mail.
    Seu blog é muito muio muito bom!! E olha que tenho lido muitos nos ultimos tempos. Parabéns!!

    Reply
  8. Aline

    Olá! Parabéns pelo seu blog, estou adorando os textos e suas fotos são incríveis. O blog está ajudando muito na minha primeira viagem internacional. Meu presente de aniversario de 40 anos p mim mesma hehehe. As cidades que pensei em conhecer são: Bern, zurich, lucerna, fussen, munich, salzburg, hallstatt ( esse graças as suas fotos) , Berlim e Amsterdam. Terei 17 dias para isso. Duvidas: você acha que ficando em Munich consigo ir a Halstatt? Ou tenho que me hospedar em salzburg? Não queria ter muitas trocas de hotel. E quanto aos locais para hospedagem, conhece algum hostel com quarto individual ou hotel mais em conta?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Aline, tudo bom? Muuuuito obrigado pelo carinho na sua mensagem… E é isso aí, tem que viajar mesmo!! É o melhor presente que você pode dar pra você mesma…

      Então, eu fiz pensei em todas as possibilidades de ir até Hallstatt saindo de Munique, mas não tem como mesmo…. pois o ideal é você pegar o primeiro ônibus que sai de Salzburg, e você não consegue chegar lá antes das 8h00 saindo de Munique…. Então não tem jeito mesmo, o melhor é passar a noite em Salzburg…

      O hostel que eu fiquei em Salzburg é muito bom, se chama Yoho Hostel… fica a uma distância boa da estação de trem e é bem limpinho, tudo novo (bom, estamos falando da Áustria né!?!)… É uma ótima opção…

      Qualquer dúvida me dá um grito aqui..

      Reply
  9. Lettícia

    Oi Robson, uma dúvida
    Como você faz pra fazer o BACK UP de suas fotos durante suas viagens já que levar notebook é inviável, talvez um tablet seria melhor, ou na nuvem? Sempre que faço minhas viagens, costumo levar notebook, passar para um pen drive também pra salvar em ambos mas pen drive no caso do mochilão precisaria de um dispositivo como o notebook pra intermediar o back up…

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Leh, tudo bom? Então, taí uma boa questão… assim, realmente…. levar computador não rola. Eu até levo meu tablet as vezes… mas em viagens muito longas ele acaba lotando. Aí assim, quando eu tenho uma boa conexão com a internet, eu subo as fotos em algum servidor… tipo uma nuvem mesmo. O duro é que nem sempre consigo essa “boa conexão” Aí as fotos são pesadas e já viu né.

      O que eu faço e levar vários cartões de memória, não com tanto espaço… prefiro ficar entre 8 e 16GB… e super cuido deles. É um risco né, masss… é o que eu normalmente faço.

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  10. gustavo

    fala robson
    blz?
    to curtindo o blog
    queria te perguntar
    qual é ou quais sao as suas fontes de pesquisa quando está preparando um roteiro para vc?

    Obrigado.
    Abs

    Reply
    1. Robson Franzói

      Faaala Gustavo, tudo blz e aí?? Que bom que tá curtindo o blog, fico feliz em saber!

      Então, hoje eu gosto de procurar muita coisa em blogs internacionais e vídeos também. Vejo um pouco de blogs nacionais também, mas pra tentar buscar algo sempre diferente eu foco mais nos internacionais – ou de pessoas locais, que vivem nas cidades que vou visitar.

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *